You are on page 1of 3

CONCEITUANDO HIPERTEXTO COLETIVAMENTE Podemos dizer que em termos de comunicao o hipertexto, no mbito da internet, engendra uma espcie de revoluo.

O hipertexto a possibilidade da produo e absoro compartilhadas de dados, informaes e conhecimento; tambm a possibilidade de entrar em contato com uma enorme multiplicidade de dados; de um link a outro passeamos por temas bastante diferentes um dos outros. O hipertexto configura o modo de operar bsico da navegao pela internet, j que aquilo mesmo que possibilita a formao da rede, que liga um texto a outro. O hipertexto dota assim a produo e a difuso do conhecimento de rapidez e dinamismo inpensveis sem a internet.

HIPERTEXTO

um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informao, que podem ser outros textos, palavras, imagens ou sons, ligados entre si por conexes. Os hiperlinks fazem essas conexes, so os elos da grande teia que se forma a partir de um tema, onde informaes diversificadas se mesclam, se complementam ou divergem buscando conceitos, que expressem a diversidade e multiplicidade de conhecimentos e vises de mundo. Possui caractersticas bastante peculiares, como a simultaneidade, pois informaes distintas so anexadas e compartlihadas ao mesmo tempo; no existem limites tcnicos, cientficos ou socioculturais, uma vez que o texto pode ter quantas ramificaes forem possveis . As fragmentaes tambm so permitidas, no se exige dele coeso ou coerncia, pois se ramifica de acordo com a viso de mundo. Estimula a interatividade e o compartilhamento de conhecimentos e informaes. Num mundo, cada vez mais globalizado, h que se fazer do hipertexto uma prtica cada vez mais comum e acessvel. Sendo digital, estando disponvel em rede e aberto contribuies, valoriza a multiplicidade de conhecimentos e opinies.

http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/ #ixzz1sVZOaQLR

O USO DO HIPERTEXTO NO AMBIENTE ESCOLAR

Muito se fala em conhecimento colaborativo, em construo coletiva, em aprendizagem em rede, mas na realidade escolar, lcus inicial da formao de cidados, no sentido mais amplo da palavra, observamos como a escola est distante da proposta interativa. O que bastante inapropriado, pois o uso de sistemas de hipertexto no ambiente educacional pode favorecer o aprendizado incidental, onde o aluno pode descobrir respostas diversas na busca de uma informao especfica. Esse processo amplamente favorecido pelo carter transversal do hipertexto. O fato de suas hiperligaes levarem o usurio em diversas direes de forma no cartesiana, pode contribuir para a produo de um conhecimento mais variado e amplamente colaborativo. Ao expor o usurio a informaes provenientes das mais variadas fontes e contextos simultneamente, o uso do hipertexto pode se apresentar como um meio de construo da criticidade do aluno na anlise dos assuntos, documentos, fatos e situaes. Por outro lado, no se pode descartar eventuais aspectos negativos da presena dos hipertextos. Essa facilidade de acesso s interligaes de assuntos que, em diferentes nveis de significao, se tocam pode expor o usurio a a uma variedade de opinies e textos to grande que, ao invs de facilitar a construo de um pensamento, pode mesmo dificultar ou distrair o sujeito a tal ponto que este se desvie completamente do tpico em questo. Resumindo, a no-linearidade do hipertexto pode ser fator bastante positivo dentro da educao. Para tanto necessrio planejamento e adequao. Por: Ktia Mattos Referncias: http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html (acessado em 19/04 s 14:50)

You might also like