You are on page 1of 16

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO

EDITAL DE CHAMADA PBLICA N 03/2012 SELEO DE PROJETOS

O Comit Nacional de Organizao da Conferncia das Naes Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentvel CNO - Rio+20 e o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no mbito do Documento de Projeto BRA/11/017 Parcerias para realizao da Conferncia das Naes Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentvel Rio+20, visando implementar um Programa de Voluntariado, tornam pblico que recebero projetos de organizaes governamentais e/ou nogovernamentais, para a gesto e monitoramento dos voluntrios selecionados para a Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro. 1. DO CONTEXTO Vinte anos aps a realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), a Rio 92, a cidade do Rio de Janeiro vai sediar a Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, a Rio+20, em junho de 2012. Esta conferncia ser realizada em comemorao aos 20 anos da Cpula da Terra, e destaca-se como um dos eventos mais esperados na agenda da ONU de 2012. O objetivo da conferncia garantir a renovao de um compromisso poltico para o desenvolvimento Sustentvel, avaliar o progresso alcanado e as lacunas na implementao dos resultados importantes de desenvolvimento sustentvel, como tambm enfrentar os novos desafios emergentes. A Conferncia dever debater dois principais temas: I) Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentvel e a erradicao da pobreza e; II) Quadro institucional para o desenvolvimento sustentvel. Alm dessas linhas prioritrias, tambm sero discutidos: A coordenao entre os Estados-membros da ONU para traarem os caminhos rumo implementao de linhas nacionais da economia verde; O aumento da participao de fontes alternativas e sustentveis de energia na matriz energtica mundial; Uso racional da gua e dos recursos marinhos; Governana ambiental internacional; Avanos alcanados desde a Rio 92.

Para apoiar os preparativos de organizao da Conferncia Rio+20, o Comit Nacional de Organizao da Conferncia (CNO) firmou com o PNUD o projeto de cooperao tcnica

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO BRA/11/017 Parcerias para realizao da Conferncia das Naes Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentvel Rio+20. Dentre as aes previstas no projeto, est includa a promoo do voluntariado no contexto da conferncia. Para tanto, foi desenhado o Programa de Voluntariado Rio+20, que prev a participao de voluntrios em trs diferentes categorias, a saber: 1. Jovens Voluntrios: jovens de 18 a 29 anos provenientes de famlias de baixa-renda do Rio de Janeiro, participantes ou ex-participantes de cursos profissionalizantes, selecionados pela FIRJAN. Os jovens j devero ter concludo ou estarem cursando o 9 ano do ensino fundamental. Nmero estimado de jovens nesta categoria: 1000 2. Voluntrios do Ensino Mdio: estudantes de escolas pblicas do Rio de Janeiro cursando o ensino mdio, com idade mnima de 18 anos. Nmero estimado de jovens nesta categoria: 200 3. Voluntrios Universitrios/Profissionais: estudantes universitrios (cursos de graduao ou ps-graduao) ou profissionais formados, de todo o Brasil, interessados em trabalho voluntrio durante a Rio+20. A idade mnima para inscrio de 18 anos. Nmero estimado de voluntrios com este perfil: 500 O foco do Programa de Voluntariado a mobilizao e incluso da juventude. Os 1700 jovens selecionados sero capacitados em temas relacionados ao voluntariado, direitos humanos e cidadania ativa, sustentabilidade e contexto histrico da Rio+20. Dentre os selecionados, espera-se incluir pessoas com deficincia. 2. DO OBJETO Selecionar instituio parceira para desenvolvimento de aes de gesto de voluntrios na cidade do Rio de Janeiro, para a Conferncia Rio+20. No mbito deste projeto a instituio parceira ser responsvel por monitorar e supervisionar os voluntrios durante a Conferncia, a partir das diretrizes constantes neste Edital, bem como da orientao do CNO, durante a vigncia da Carta de Acordo. A instituio dever disponibilizar monitores, supervisores e elaborar os relatrios de gesto, alm de organizar duas sesses de, no mnimo, 8 horas de treinamento para monitores e supervisores envolvidos no processo, a ser ministrado em parceria com o CNO. 3. DA ELEGIBILIDADE Sero consideradas elegveis instituies em situao regular que tenham atuao comprovada na cidade do Rio de Janeiro na execuo de atividades de promoo, gesto e monitoramento de programas de voluntariado. Pargrafo Primeiro: Os projetos podero ser apresentados em conjunto com outras instituies, desde que a parceria seja devidamente comprovada. Pargrafo Segundo: Os projetos devero ser executados at 30 de julho de 2012.

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO

4. DA HABILITAO DAS INSTITUIES As instituies interessadas em participar do processo devero apresentar originais ou cpias autenticadas em cartrio da seguinte documentao: I - Os atos constitutivos, Estatuto ou Contrato Social, em vigor, devidamente registrados na forma da lei. No caso de sociedades civis, inscrio do ato constitutivo, acompanhado de documentos de eleio de seus administradores. II 1 (um) Atestado de capacidade tcnica, fornecido por pessoa jurdica de direito pblico ou privado, comprovando que a Instituio executou ou vem executando, satisfatoriamente, atividades de gesto de programas de voluntariado. III - Declarao de que a Instituio no possui em seu quadro de pessoal empregado(s) com menos de 18 (dezoito) anos, exercendo trabalho noturno, perigoso ou insalubre. Idntica declarao de que no possui em seus quadros menores de 16 (dezesseis) anos, em qualquer trabalho, salvo na condio de aprendiz.

5. DOS RECURSOS APLICADOS NO APOIO FINANCEIRO AO PROJETO Os recursos para apoio financeiro do projeto a ser executado pela instituio parceira selecionada so oriundos do projeto de cooperao tcnica BRA/11/017 Parcerias para realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel Rio+20.

6. DOS VALORES APORTADOS NA FORMA DE APOIO FINANCEIRO AO PROJETO E DA FORMA DE DESEMBOLSO O apoio financeiro destinado para a Instituio selecionada ser de at R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais), sendo pago da seguinte forma: 20% mediante entrega de plano de trabalho e metodologia detalhado para realizao das atividades de gesto dos voluntrios envolvidos na Conferncia; 30% mediante entrega de lista de monitores e supervisores envolvidos, com plano de distribuio geogrfica e escala de trabalho destes durante o evento; 50% mediante entrega de relatrio final de gesto de voluntrios, incluindo listas de frequncia dos voluntrios, dirios de superviso, avaliao do processo de trabalho dos voluntrios durante a conferncia, com a identificao de problemas, lies aprendidas e sugestes de aprimoramento para futuros processos de aplicao de voluntrios em grandes eventos.

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO

7. DA APLICAO DOS RECURSOS REPASSADOS Os recursos podero ser utilizados para a remunerao direta dos profissionais envolvidos no projeto, encargos trabalhistas e fiscais, material didtico, alimentao, divulgao do Projeto junto ao pblico alvo, equipamentos, adequao de espaos, material de consumo e demais custos correlatos necessrios realizao do projeto.

8. DOS CRITRIOS DE SELEO DAS PROPOSTAS Os projetos apresentados pelas instituies sero selecionados em funo dos seguintes critrios de julgamento, cada um deles com peso diferenciado na pontuao geral, detalhada no Anexo deste Edital. Critrio I Experincia Comprovada na rea de Voluntariado; Critrio II Perfil da equipe; Critrio III Estratgia Metodolgica:

9. DO PRAZO E LOCAL PARA ENTREGA DAS PROPOSTAS Os projetos devero ser entregues at s 12 horas, do dia 07 de maio de 2012, no endereo abaixo: Comit Nacional de Organizao da Conferncia Rio+20 Avenida Repblica do Chile, n 330 Edifcio Ventura, Torre Oeste, 21 andar - Centro Rio de Janeiro RJ CEP: 20031-170 A/C Coordenao de Acessibilidade e Incluso Social O envelope dever estar identificado como Edital n 003/2012 Gesto de Voluntrios, com a identificao da Instituio, contendo o Projeto impresso em 02 (duas) vias, sem rasuras ou emendas, rubricadas todas as folhas, datada e assinada a ltima folha pelo representante legal. A Instituio tambm dever entregar o Projeto gravado em meio magntico (CD-Rom ou DVD). 10. DO PROJETO As entidades devero apresentar as propostas, segundo os termos estabelecidos neste edital, de acordo com o Roteiro de Projetos - Anexo II.

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO 11. DOS ANEXOS QUE INTEGRAM O EDITAL a) Anexo I Modelo Carta de Acordo. b) Anexo II - Roteiro Elaborao de Projeto. c) Anexo III Perfil da Equipe. d) Anexo IV - Tabela de Critrios e de Pontuao Tcnica.

12. DO JULGAMENTO A anlise do Projeto e da documentao apresentada, em resposta ao presente edital, ser efetuada por uma Comisso constituda por: representantes do PNUD, do Comit Nacional de Organizao da Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, e de outras instituies que podero ser convidadas pela Comisso, no perodo de avaliao dos Projetos. Caso a Comisso julgue necessrio, poder realizar visita s instituies para confirmar sua atuao. Pargrafo nico: Os recursos sero disponibilizados para o projeto que obtiver a maior pontuao, de acordo com disposto no Anexo III, at o limite da disponibilidade financeira para esta ao, no mbito do Projeto BRA/11/017.

13. DA CARTA DE ACORDO A Carta de Acordo ser firmada entre o PNUD e a Instituio responsvel pelo projeto aprovado, e ter vigncia at 30 de julho de 2012. Pargrafo nico: Para fins de assinatura da Carta de Acordo, sero exigidos documentos comprobatrios da regularizao jurdico-fiscal da instituio.

14. DA DIVULGAO DOS RESULTADOS Cada Instituio que responder a esta chamada ser comunicada sobre o resultado da anlise de seu Projeto. O Projeto selecionado ser publicado no site do PNUD (www.undp.org.br) e do CNO (www.rio20.gov.br). A divulgao do resultado de seleo no implicar direito a apoio financeiro e tcnico por parte do CNO e/ou do PNUD.

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO

15. DAS DISPOSIES GERAIS O presente Edital poder ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, a qualquer momento, por iniciativa do PNUD ou do CNO, sem que isto implique direito a indenizao ou reclamao de qualquer natureza. A presente seleo conduzida no mbito do Acordo Bsico de Assistncia Tcnica firmado entre a Repblica Federativa do Brasil e a Organizao das Naes Unidas, suas Agncias Especializadas e outras, assinado em 29 de dezembro de 1964, aprovado pelo Decreto Legislativo n 11, de 1966 e promulgado pelo Decreto n 59.308, de 23 de setembro de 1966 e na esfera do Documento de Projeto BRA/11/017 Parcerias para realizao da Conferncia das Naes Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentvel Rio+20. As Instituies participantes da seleo reconhecem que o PNUD goza dos privilgios e imunidades a ele dispensados por fora da Conveno sobre Privilgios e Imunidades das Naes Unidas de 1946 ratificada pelo Governo Brasileiro e nada do que est contido no presente instrumento dever ser interpretado como renncia, tcita ou expressa, pelo PNUD a tais privilgios e imunidades.

16. DOS ESCLARECIMENTOS Quaisquer esclarecimentos ou informaes adicionais devero ser solicitadas por escrito, pelo email rio20.edvoluntariado@itamaraty.gov.br colocando no assunto: EDITAL 03/2012 - Gesto de Voluntrios.

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO

ANEXO I MODELO DA CARTA DE ACORDO PROJETO VOLUNTARIADO RIO+20 CARTA DE ACORDO N Pelo presente instrumento, sob a gide do Acordo Bsico de Assistncia Tcnica firmado entre a Repblica Federativa do Brasil e a Organizao das Naes Unidas, suas Agncias Especializadas e a Agncia Internacional de Energia Atmica, em 29 de dezembro de 1964, aprovado pelo Decreto Legislativo n 11, de 25 de abril de 1966 e promulgado pelo Decreto n 59.308, de 23 de setembro de 1966, no mbito do Documento de Projeto BRA/11/017 Parcerias para realizao da Conferncia das Naes Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentvel Rio+20, executado pelo Ministrio das Relaes Exteriores, resolvem o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento, rgo subsidirio da Organizao das Naes Unidas, neste ato representado por seu Representante Residente, Sr. Jorge Chediek, doravante denominado PNUD e a Instituio __________, neste ato representada pelo seu ____________________, doravante denominada Agncia Implementadora, de comum acordo, celebrar a presente Carta de Acordo, pelas clusulas e condies a seguir estipuladas: I - DO OBJETO O objeto da presente Carta de Acordo, no mbito do Projeto BRA/11/017, o desenvolvimento de aes de gesto de voluntrios na cidade do Rio de Janeiro, para a Conferncia Rio+20. II - DA IMPLEMENTAO O referido objeto ser implementado pela Agncia Implementadora de acordo com o Anexo I Projeto Bsico que constitui parte integrante do presente instrumento. III - DOS RECURSOS FINANCEIROS ALOCADOS Para a implementao do referido objeto, sero aportados, no mbito do Projeto BRA/11/017, recursos financeiros no montante de R$ 160.000,00 conforme condies e cronograma abaixo: 20% mediante entrega de plano de trabalho e metodologia detalhados para realizao das atividades de gesto dos voluntrios envolvidos na Conferncia; 30% mediante entrega de lista de monitores e supervisores envolvidos, com plano de distribuio e escala de trabalho destes durante o evento; 50% mediante entrega de relatrio final de gesto de voluntrios, incluindo listas de frequncia dos voluntrios, dirios de superviso, avaliao do processo de aplicao de voluntrios durante a conferncia, com a identificao de problemas, lies aprendidas e

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO sugestes de aprimoramento para futuros processos de aplicao de voluntrios em grandes eventos.

IV - DAS OBRIGAOES DO PNUD a) Proceder, mediante solicitao do CNO, aos desembolsos dos recursos financeiros para a implementao do objeto do presente instrumento. b) Acompanhar o desenvolvimento da presente Carta de Acordo. c) Verificar e exigir, por solicitao do CNO, que a implementao do objeto esteja em conformidade com o presente instrumento e seu anexo. d) Supervisionar as atividades de execuo, por intermdio do CNO, avaliando seus resultados e seus reflexos, podendo assumir ou transferir, conjuntamente com o CNO a responsabilidade pela execuo do objeto de modo a evitar a descontinuidade dos trabalhos acordados.

V - DAS OBRIGAES DA AGNCIA IMPLEMENTADORA a) Implementar, na esteira dos recursos financeiros desembolsados, o objeto do presente instrumento em conformidade com o seu Anexo I. b) Destacar obrigatoriamente a participao do CNO e do PNUD nas aes promocionais e demais divulgaes relativas s aes objeto da presente Carta de Acordo. c) Facilitar a atuao das atividades de monitoramento do PNUD e do CNO, franqueando acesso a informaes, documentos e instalaes relacionados com a implementao do objeto do presente instrumento. d) Manter registros, arquivos e controles especficos relativos ao objeto da presente Carta de Acordo, por um prazo mnimo de 05 (cinco) anos. e) No utilizar os dados do presente instrumento para promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. f) Substituir monitores/supervisores que necessitem se ausentar do processo, por quaisquer que sejam os motivos.

VI DAS OBRIGAES DO CNO a) Solicitar ao PNUD os desembolsos dos recursos financeiros para a implementao do objeto do presente instrumento. b) Acompanhar o desenvolvimento da presente Carta de Acordo contando com a colaborao de parceiros locais. c) Verificar e exigir que a implementao do objeto esteja em conformidade com o presente instrumento e seu anexo.

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO d) Supervisionar as atividades de execuo, avaliando seus resultados e seus reflexos podendo assumir ou transferir, conjuntamente com o PNUD a responsabilidade pela execuo do objeto de modo a evitar a descontinuidade dos trabalhos acordados.

VII - DO PESSOAL CONTRATADO No mbito da presente Carta de Acordo no se estabelece nenhum vnculo entre o PNUD, o CNO e o pessoal designado pela instituio recipiente, sendo de inteira, nica e exclusiva responsabilidade da agncia implementadora a observncia da legislao aplicvel ao pessoal por ela contratado bem como sobre todos os encargos, tributos e demais obrigaes de natureza trabalhista, previdenciria, fiscal, comercial e civil decorrentes dos recursos humanos utilizados nos servios que incidam sobre a presente Carta de Acordo. VIII DOS BENS

Os bens patrimoniais (equipamentos e material permanente) adquiridos, produzidos, transformados ou construdos com recursos oriundos desta Carta de Acordo permanecero sob a guarda e responsabilidade da agncia implementadora durante a vigncia do presente instrumento.

Pargrafo Primeiro A propriedade plena da agncia implementadora sobre tais bens ficar constituda mediante o cumprimento integral e satisfatrio do objeto da presente Carta de Acordo.

Pargrafo Segundo Em caso de resciso por quaisquer dos motivos previstos no presente instrumento, os bens patrimoniais devero ser automaticamente disponibilizados ao PNUD.

IX DA PARTICIPAO NOS RESULTADOS DOS TRABALHOS vedada, sem o prvio consentimento do PNUD e do CNO, a utilizao em qualquer outro projeto, dos resultados tcnicos e de todo e qualquer desenvolvimento ou inovao tecnolgica decorrentes dos trabalhos realizados no mbito da presente Carta de Acordo.

X DA VIGNCIA

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO A presente Carta de Acordo ter vigncia 30 de julho de 2012, podendo ser prorrogada por meio de termos aditivos mediante mtuo consentimento das partes.

XI DA RESCISO A presente Carta de Acordo poder ser rescindida de comum acordo entre as partes ou unilateralmente pelo PNUD em caso de infrao de qualquer de suas clusulas e condies ou ainda pela utilizao dos recursos pela instituio recipiente em desacordo com o previsto no presente instrumento.

XII - DOS PRIVILGIOS E IMUNIDADES A agncia implementadora reconhece que o PNUD goza dos privilgios e imunidades a ele dispensados por fora da Conveno sobre Privilgios e Imunidades das Naes Unidas de 1946, ratificada sem reservas pelo Governo brasileiro e nada do que est contido na presente Carta de Acordo dever ser interpretado como renncia pelo PNUD, tcita ou expressa, a tais privilgios e imunidades.

XIII DA SOLUO DE CONTROVRSIAS Qualquer disputa entre as partes, envolvendo questes relacionadas a esta Carta de Acordo, que no tenha sido resolvida dentro de 60 dias aps o recebimento de notificao escrita contendo solicitao de acordo amigvel, dever ser submetida a processo de arbitragem conduzido de acordo com as regras e procedimentos da United Nations Commission on International Trade Law (UNCITRAL), em vigor data deste instrumento. E por estarem justos e acordados firmam a presente Carta de Acordo, para um s efeito, em 03 (trs) vias de igual teor e forma.

Braslia-DF, ____ de ________ de 2012.

PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO PNUD

10

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO AGNCIA IMPLEMENTADORA

TESTEMUNHA:

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO DA CONFERNCIA RIO+20

11

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO ANEXO II ROTEIRO DE ELABORAO DE PROJETO

1. DADOS CADASTRAIS Ttulo: Valor Total do Projeto: Nome da Entidade: Endereo (rua, nmero, bairro): Cidade: Forma Jurdica: DDD/Telefone: UF: DDD/Fax: Cargo: CPF: DDD/Fax: Cargo: Nome do/a Responsvel pelo Acompanhamento do Projeto: DDD/Telefone: DDD/Celular: DDD/Fax: Email: Nmero RG/rgo emissor/UF CEP: E-mail: CNPJ:

Nome do/a Representante legal: Profisso: DDD/ Telefone: Estado Civil:

1. APRESENTAO (Comentrios sobre a instituio tais como: finalidade, local de funcionamento, suas principais atividades, projetos realizados, nmeros de voluntrios mobilizados e gerenciados pela Instituio e outras informaes julgadas apropriadas.) 2. DESCRIO DO PROJETO (Descrever em, no mximo, 4 pginas o projeto proposto e a metodologia a ser adotada descrever e quais sero os mecanismos e instrumentos de monitoramento e acompanhamento) 3. ORAMENTO (Descrever detalhadamente incluindo as rubricas de pagamento de pessoal: coordenador, supervisor e monitor; materiais; deslocamento; alimentao; e custos de gesto. 4. DESCRIO DA EQUIPE

12

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (Descrever o perfil da equipe, incluindo o currculo do coordenador e dos supervisores. O currculo dos monitores poder ser apresentado em atividade posterior)

13

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO

ANEXO III - PERFIL ATRIBUIO DA EQUIPE (mnimo) A equipe de profissionais contratados pela Instituio Parceira dever ser composta por: 1 Coordenador Geral 10 Supervisores 70 Monitores

Coordenador Geral: Descrio da Funo: Coordenar o Projeto garantindo sua plena execuo em articulao com o CNO e PNUD. Nvel superior completo Facilidade para liderar e motivar equipes Fluncia em ingls / desejvel espanhol Experincia anterior em voluntariado, preferencialmente em atividade de superviso de voluntrios Experincia anterior em gesto de projetos.

Supervisores: Descrio da Funo: Supervisionar grupo de monitores garantindo sua adequada distribuio e a plena execuo das atividades junto s Coordenaes do CNO. Nvel superior completo Facilidade para liderar e motivar equipes Fluncia em ingls / desejvel espanhol Experincia anterior em voluntariado, preferencialmente em atividade de superviso de voluntrios

Experincia tcnica especfica: rea de Atuao Organizao e produo de eventos Servio social, preferencialmente em atendimento a pessoas com deficincia Turismo/hotelaria Meio ambiente/gesto ambiental Jornalismo/comunicao social Relaes Internacionais Quantidade (mnima) 3 1 1 2 1 2

14

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO Monitores: Descrio da Funo: Coordenador grupo de voluntrios nos seus locais de atuao, garantindo a plena execuo das atividades, bem como organizando o trabalho administrativo. Graduandos ou graduados Facilidade para liderar e motivar equipes Fluncia em ingls / desejvel espanhol Preferncia com experincia anterior em voluntariado

Experincias tcnicas especficas: rea de Atuao Experincia em Produo de Eventos Experincia em Turismo e Hotelaria Experincia em Meio Ambiente ou Educao Ambiental Experincia em Tecnologia da Informao Experincia em Jornalismo e Comunicao Social Experincia em Relaes Internacionais Experincia em Servio Social Experincia em Acessibilidade e gesto de pessoas Quantidade (mnima) 15 3 12 6 8 10 8 8

Observaes gerais: A instituio dever apresentar o Currculo do Coordenador Geral e dos Supervisores, no momento de apresentao da Proposta. Os monitores e supervisores devero participar como ouvintes de ao menos uma turma de capacitao de voluntrios durante o ms de maio, para se familiarizarem com os contedos ministrados. Incluso de, no mnimo, 7 monitores com domnio da Lngua Brasileira de Sinais. A orientao aos supervisores ser dada pelo CNO, sendo de responsabilidade da instituio retransmiti-la, por meio de sesso de treinamento, aos monitores. Os supervisors e monitores devem estar disponveis para trabalho de monitoramento e superviso no perodo de 04 a 30 de junho de 2012, sendo que as atividades se concentraro no perodo de 13 a 22/06.

15

COMIT NACIONAL DE ORGANIZAO - CNO RIO+20 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO Os voluntrios atuaro em sua maioria durante o dia (8 s 18h), mas h a possibilidade de atuao de grupo de voluntrios em perodo noturno (at as 20h). ANEXO IV -TABELA DE CRITRIOS E DE PONTUAO TCNICA

CRITRIOS Critrio I Experincia Comprovada na rea de Voluntariado Critrio II Perfil da equipe Critrio III Estratgia Metodolgica TOTAL DE PONTOS

PONTUAO At 30 pontos At 20 pontos At 50 pontos At 100 pontos

16

You might also like