You are on page 1of 9

Fundamentos de Cinemtica 1. Preliminares A Mecnica o ramo da Fsica que tem por finalidade o estudo do movimento e do repouso.

. dividida em Cinemtica, Dinmica e Esttica. A Cinemtica descreve o movimento de um corpo sem se preocupar com suas causas. A Dinmica estuda as causas do movimento. A Esttica analisa as condies para se manter um corpo equilibrado ou em repouso. Nesta etapa iniciaremos a Cinemtica, cujo mtodo de descrio de movimentos emprega, basicamente, as seguintes grandezas: espao, tempo, velocidade e acelerao. 2. Ponto Material

Quando estudamos o movimento de um corpo, muitas vezes necessrio levarmos em conta o seu comprimento, a sua largura e a sua altura. Porm, em certos casos, essas dimenses (comprimento, largura e altura) so muito pequenas em relao ao percurso que esse corpo vai descrever; a ento, desprezamos essas dimenses e consideramos o corpo como se fosse um ponto material.

Considere um automvel em duas situaes de movimento. Quando este automvel fizer manobras dentro de uma garagem, ele no pode ser encarado como um ponto material, porque devemos levar em conta o seu comprimento, largura e a altura para que no haja coliso. Mas quando este carro fizer o percurso de 20 km entre duas cidades A e B, como ilustra a figura a seguir, ele pode ser considerado um ponto material, porque seus 4 m de comprimento tornam-se desprezveis se comparados aos 20000 m de percurso.

3. Mvel muito comum no desenvolvimento terico ou no enunciado de um exerccio, falarmos em corpos que esto associados ao nosso cotidiano, como o movimento de uma pessoa, de um automvel e assim por diante. Muitas vezes, no h necessidade de se especificar qual o corpo que est em movimento, se uma moto, um carro ou uma bicicleta, ento o chamamos genericamente de mvel. 4. Referencial Para descrever o movimento, o observador deve definir um sistema de referncia ou referencial em relao ao qual o mvel ser analisado.

5. Movimento e Repouso Dizemos que um corpo se encontra em movimento, sempre que a sua posio se modificar, no decorrer do tempo, em relao a um certo referencial. Dizemos que um corpo se encontra em repouso, sempre que a sua posio se mantiver (for a mesma), no decorrer do tempo, em relao a um certo referencial.

Note na figura a seguir que o passageiro no interior do nibus est em repouso em relao ao nibus e ao motorista, porque a sua posio em relao a eles sempre a mesma. J em relao ao observador fixo na Terra, tal passageiro est em movimento, porque sua posio muda com o decorrer do tempo.

A Cinemtica no estuda as causas dos movimentos, servindo ento para ela qualquer referencial.

Assim, se o referencial for o Sol, a Terra gira ao seu redor, e se o referencial for a Terra, o Sol gira ao seu redor.

6. Trajetria Consideremos um mvel que esteja em movimento para um dado referencial. Portanto, a posio desse mvel, em relao ao referencial, altera-se no decorrer do tempo. Se unirmos as sucessivas posies do mvel por uma linha contnua, obteremos a trajetria descrita pelo mvel para o referencial adotado

Na figura acima, P1, P2, P3, ... representam as sucessivas posies ocupadas pelo mvel, correspondentes aos instantes t1, t2, t3, ... A curva obtida com a unio das sucessivas posies ocupadas pelo mvel denominada trajetria.

Em determinadas situaes, considerando-se dois referenciais diferentes, podemos ter duas trajetrias diferentes. Observe a figura a seguir.

A lmpada que se destaca do teto de um vago (em trfego uniforme nos trilhos) cai de forma retilnea em relao ao vago e, ao mesmo tempo, apresenta trajetria parablica em relao aos trilhos. 7. Deslocamento Descolamento a posio final subtrada da posio inicial, ou seja, numa viajem Porto Alegre - Osrio, Osrio - Porto Alegre o seu deslocamento nulo, porque voc andara 100 km para ir at Osrio e mais 100 km para voltar para Porto Alegre, entretanto no sentido contrrio ao anterior, com isso o deslocamento final zero (100-100=0) 8. Distncia percorrida? Distncia o quanto o corpo andou, ou seja, na viagem Porto Alegre - Osrio, Osrio Porto Alegre, voc anda 100 km para o primeiro trajeto, e mais 100 km para o segundo trajeto, no total voc percorreu 200 km. 9. Velocidade A velocidade de um corpo dada pela relao entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quo rpido um corpo se desloca. A anlise da velocidade se divide em dois principais tpicos: Velocidade Mdia e Velocidade Instantnea. considerada uma grandeza vetorial, ou seja, tem um mdulo (valor numrico), uma direo (Ex.: vertical, horizontal,...) e um sentido (Ex.: para frente, para cima, ...). Porm, para problemas elementares, onde h deslocamento apenas em uma direo, o chamado movimento unidimensional, convm trat-la como um grandeza escalar (com apenar valor numrico). As unidades de velocidade comumente adotadas so: m/s (metro por segundo); km/h (quilmetro por hora); No Sistema Internacional (S.I.), a unidade padro de velocidade o m/s. Por isso, importante saber efetuar a converso entre o km/h e o m/s, que dada pela seguinte relao:

A partir da, possvel extrair o seguinte fator de converso:

10. Velocidade Mdia

Indica o quo rpido um objeto se desloca em um intervalo de tempo mdio e dada pela seguinte razo:

Onde: = Velocidade Mdia = Intervalo do deslocamento [posio final posio inicial ( = Intervalo de tempo [tempo final tempo inicial ( Por exemplo: Um carro se desloca de Florianpolis SC a Curitiba PR. Sabendo que a distncia entre as duas cidades de 300 km e que o percurso iniciou as 7 horas e terminou ao meio dia, calcule a velocidade mdia do carro durante a viagem: = (posio final) (posio inicial) )] )]

= (300 km) (0 km)

= 300 km

E que:

= (tempo final) (tempo inicial)

= (12 h) (7h)

=5h Ento:

Mas, se voc quiser saber qual a velocidade em m/s, basta dividir este resultado por 3,6 e ter:

11. MU Imagine um carro deslocando-se em uma estrada, mantendo o ponteiro do velocmetro sempre na mesma marca, por exemplo, a 60 km/h. Isso quer dizer que se o carro mantiver sempre essa velocidade, ele ir percorrer 60 km a cada 1 hora. Essa situao descrita acima uma exemplificao do que chamamos de movimento uniforme. Definimos movimento uniforme como sendo aquele movimento que tem velocidade escalar constante em qualquer instante ou intervalo de tempo. Podemos dizer ainda que o mvel percorre distncias iguais em intervalos de tempos iguais. A funo Horria do Movimento Uniforme No movimento uniforme temos que a velocidade escalar constante e coincide com a velocidade escalar mdia em qualquer instante ou intervalo de tempo. Matematicamente, a velocidade escalar mdia pode ser expressa da seguinte forma:

Onde: S a variao de posio do mvel, S = S So; t a variao do tempo, t = t to. Substitudo S e t na equao da velocidade descrita acima, temos:

Fazendo tempo inicial igual a zero, to= 0, temos a funo horria do movimento uniforme. S = So + Vt Essa uma funo do primeiro grau e chamada de funo horria da posio. Atravs dela podemos determinar a posio de um mvel num determinado instante.

Encontro entre um mvel A e um Mvel B Considere dois mveis A e B se movimentando em uma mesma trajetria simultaneamente em sentido opostos ou em mesmo sentido. O encontro entre o mvel A e o mvel B ocorrer quando eles estiverem na mesma posio. Ou seja: Sa = Sb Caractersticas do Movimento Uniforme Como vimos inicialmente, o movimento uniforme o movimento que possui velocidade constante, ou seja, ela no varia com o passar do tempo. Entretanto, essa velocidade, apesar de ser constante, diferente de zero, ou seja, ela pode assumir qualquer outro valor que no seja o zero. Sendo a acelerao definida da seguinte forma:

E sabendo que no movimento uniforme a variao da velocidade igual a zero, pois a velocidade final igual velocidade inicial, conclumos que a acelerao constante e igual a zero. Ao observamos atentamente os movimentos dos mveis no cotidiano vamos perceber que o movimento uniforme na realidade no existe, pois sempre necessrio aumentar ou diminuir a velocidade durante o trajeto at determinado local. Todos os mveis e at ns, os seres humanos, fazemos quando, por exemplo, corremos para no chegar atrasado ao servio. O movimento que retrata de forma clara os movimentos que ocorrem no cotidiano o movimento uniformemente variado, o qual possui velocidade varivel e acelerao constante. 12. Grficos no MU. O movimento uniforme o movimento onde a velocidade no varia com o tempo, isto , a velocidade constante. Sabendo que a velocidade escalar mdia de um mvel pode ser dada por:

v = S t
Onde: s = s s0 , a variao do espao, medida em metros (m) t = t t0, a variao do tempo, medida em segundos (s) Fazendo o tempo inicial igual a zero (t0 = 0) temos:

v = s s0 t

Isolando o espao final (s) na equao, temos que:

s = s0 + v.t, v 0 (funo horria do espao no MU)


Podemos observar que o espao uma funo do tempo s = f(t), do 1 grau em t. Uma funo de 1 grau representada graficamente por uma reta, no sistema de coordenadas cartesianas, em relao ao eixo dos tempos. Para v > 0 a funo crescente, assim o grfico da funo pode ser:

Grfico do MU para v = cte. >0

Notamos que o grfico da funo uma reta crescente, portanto, o movimento progressivo, ou seja, o mvel caminha na mesma direo e sentido da orientao da trajetria. Para v < 0 a funo decrescente, e a representao grfica da funo :

Grfico do MU, para v = cte. < 0

Nesse caso a velocidade menor do que zero (v < 0), o movimento retrgrado, ou seja, o mvel caminha no sentido contrrio ao da orientao da trajetria. Grficos da velocidade Como a velocidade escalar mdia constante, os grficos podem ser: 1 Para v > 0:

v > 0 - Movimento Progressivo

Note que o grfico da velocidade uma reta paralela ao eixo dos tempos, para v = f(t). Essa funo uma funo constante. 2 Para v < 0:

v < 0 - Movimento Retrgrado

Nota: Os grficos no determinam a trajetria, apenas representam as funes do movimento. Como no movimento uniforme a acelerao nula (a=0), o grfico da acelerao uma reta que coincide com o eixo dos tempos.

Grfico da acelerao MU

You might also like