You are on page 1of 4

Vencendo a Tentao pelo Exemplo de Jesus

Recentemente fui procurado por um jovem amigo, pedindo orientao para ajudar uma jovem evanglica que estar passando por um processo de tentao constante (ela diz: desde que entrou em determinada escola secular o assdio sexual por parte dos colegas tem sido constante e forte, convites para ficar...) Buscando o Senhor Jesus, meditando e pesquisando um pouco cheguei seguinte concluso: A questo tentao no ambiente da humanidade no novidade, esta jovem no a nica, algo que atinge todo ser humano uns mais, outros menos independente de nvel espiritual, a questo est no espao que damos a tentao, ai onde reside o grande perigo. Na rea da tentao lutamos contra trs inimigos ou trs campos de batalha: o diabo, o mundo e a carne (natureza humana corrompida). Chamo ateno para leitura cuidadosa do texto Bblico em Mt 4. 1-10. Questes que deve ser observada a respeito de tentao: a. Jesus foi tentado na forma humana (Hb 4.15 Mt 4.2). A prova que no final de 40 dias e noites Ele teve fome, fome um dos impulsos mais ativas da natureza humana. b. A tentao pertence natureza humana (1Co 10.13).

c. A tentao no pecado, ou seja, o ser humano no estar em pecado por ser tentado, mas pecar se ceder (1Co 10.12; Pv 1.10) . d. e. f. Deus no tenta ningum (Tg 1.13). A tentao est vinculada ao que causa desejo e desperta vontade (Tg 1.14). Ningum tentado acima do que pode suportar (1Co 10.13).

g. Satans joga pesado, sem d ou piedade, utiliza-se da tentao para tentar levar o homem a se distanciar de Deus. h. O homem peca ou cede a tentao por vontade prpria. (PV 1.10; Pv19.3 Lm 3.39)

Estratgias de satans na rea da tentao: a. Violncia - O inimigo ataca com fora total, e sempre para destruir (Jo 10.10), Satans joga pesado, sem d ou piedade, utiliza-se da tentao para tentar levar o homem a se distanciar de Deus. b. Oportunidade - Geralmente o adversrio utiliza-se ou aplica a tentao quando estamos sozinhos dentro de uma perspectiva tangvel, quando no temos ningum para nos orientar, consolar, alertar, ajudar ou censurar. O enganador ataca na hora de maior fragilidade, momentos de carncia; mesmo no conhecendo tudo, ataca reas mais carentes do momento. c. Engano - O inimigo mestre na utilizao de sofismo, ou seja, usa argumentos aparentemente vlidos, porm no conclusivos; geralmente quem emprega o sofismo utiliza m f, pode at citar textos Bblicos, porm o objetivo no ser trazer a verdade da Palavra de Deus. (Gn 3.1-5; Mt 41-10) reas de ataque I. Primeira rea de ataque a natureza humana (Mt 4.3) Jesus estava com fome, embora a natureza humana de Jesus no fosse corrompida (Mt 1.18b), Ele estava sujeito a tentao (Hb 4.15). O inimigo sabe que a nossa natureza tem necessidades e quando falamos de natureza humana tambm nos referimos carne, a Bblia Sagrada ordena ao que tange ou se referir carne, deve fugir (1Co 6.18; Rm 6.12-14; 2Tm 2.22).

Nesta rea no tem homem forte ou espiritual que resista ou vena se no fugindo, Jesus usou a Palavra, e a Bblia Sagrada nos orienta a fugir, Devemos fugir de tudo que atrai a nossa carne para a corrupo, precisamos fazer como Jos na casa de Potifar (Gn 39.12-13); est fugindo, mas tem algum te seduzindo, Jesus deu a receita: Vigiar e Orar (Mt 26.41), est o mal insistindo, repreenda e faa como Jesus (Nem s de po viver o homem mas de toda Palavra que sai da boca de Deus),ou seja Jesus deixou claro para satans que existe algo maior, melhor e mais poderoso para nos dar fora e poder para controlar a nossa vontade A Palavra de Deus. II. Segunda rea de ataque a soberba da vida (Mt 4.6) - O diabo desafiou a Jesus, levando ao ponto mais alto do templo e falando se Tu s o Filho de Deus..., ou seja, mostra quem tu s, mostra que tu s capaz, que o Filho de Deus (Mt 4.6).

Satans e seus agentes continuam a usar dessa arte para tentar, a soberba, a auto-suficincia, tem levado muitos, cair de forma irreversvel (1Co 10.12). Temos que ter muito cuidado com as alturas e desafios oferecidos pelo adversrio, quantas pessoas tropearam na caminhada, perderam a intimidade com o Esprito Santo simplesmente por se deixar dominar pela soberba da vida, pelos desafios de superioridade, capacidade prpria; quando algum se comporta de maneira que tem o objetivo de mostrar quem , e, no quem Deus, estar tentando a Deus. Esse tipo de atitude tem levado pessoas a carem no lao do passarinheiro. Quantas pessoas se deixam levar por termos como: Tu no s santo, tu vais resistir, tu suportas... Mas por traz de tudo isso est um abismo infernal. Isso soberba. A soberba um pecado grave (Sl 19.13). A soberba uma tentativa de dizer que no precisa de Deus. Depender, confiar e esperar em Deus o melhor remdio contra a soberba da vida. Trs cuidados precisam ter sobre lugares alto oferecidos pelo adversrio 1) Quando satans levanta, eleva, elogia para derrubar, destruir, envergonhar. Cuidado, satans levanta para derrubar, Deus humilha para verdadeiramente levantar. Precisamos esperar o tempo de Deus, Paulo entendeu isto, vejamos 2 Co 12.10.

2) Cuidado com as coisas que esto alem do nosso domnio ou capacidade, lendo Rm 12.16, entenderemos que o texto no se refere a sonhos (planos pessoais, projeto de vida), mas em desejar algo que no nos compete ou estar alem da nossa capacidade ou realidade. 3) Cuidado com as alturas oferecidas na nossa comunidade, no nosso prprio ambiente, na nossa prpria casa ou igreja, muitas das vezes o perigo esta nos lugares que mais amamos, Jesus foi levado para o pinculo do templo, casa de orao. Muita das vezes o perigo est mais prximo do que imaginamos e nos deixamos enganar pela beleza dos olhos. A parte mais sensvel da mulher audio Muito cuidado nessa rea. A parte mais sensvel do homem a viso Muito cuidado nessa rea. III. Terceira rea de ataque a cobia dos olhos (Mt 4.8) Essa rea a que atrai com maior violncia, que causa mais desgaste, que retira mais energia, que provoca mais lascvia ou desejos, essa rea est mais prxima do processo mental e conseqentemente mais danosa.

A Bblia Sagrada fala de cobia da carne (Tudo aquilo que atrai a nossa natureza), cobia dos olhos (Tudo aquilo que atrai com maior ferocidade) e soberba da vida (tudo aquilo que leva a atitudes precipitadas, egocntricas e que no espera ou depende de Deus (Ec 3.1)). Falando de cobia dos olhos existem trs coisas que atrai com maior fora: Poder, dinheiro e sexo. Como vencer as tentaes A receita de Jesus, pois no existe frmula mgica. A frmula aplicar a Palavra de Deus na minha vida diria. Vejamos: 1) Para vencer a tentao necessrio ser Cheio do Esprito Santo (Lc 4.1- Jesus foi Cheio do Esprito Santo) O crente cheio do Esprito Santo no dar vazo as obras da carne (Rm 8.4-17; Gl 5.1626). 2) Para vencer a tentao necessrio se deixar guiar pelo Esprito Santo (Mt 4.1- Jesus foi guiado pelo Esprito Santo) Muitos ignoram a orientao do esprito Santo, resistindo os seus alertas e livramentos (At 7.51; Ef 4.30). 3) Para vencer a tentao necessrio mortificao da carne atravs de jejum (consagrao, santificao) (Mt 4.2 Jesus Jejuou) A santificao quebra a vontade da carne (Cl 3.5; Gl 5. 24-25; Gl 5.16-18). O Jejum produz poder sobre a vontade. A vontade uma faculdade da alma que tem poder at para subjugar a conscincia, ela consegue determinar sobre a razo e os sentimentos, para vencer a vontade necessrio uma conscincia sensvel a voz de Deus, para isso necessrio santificao e consagrao. 4) Para vencer a tentao necessria se alimentar da Palavra de Deus, necessrio conhecer e viver a Palavra (Jesus usou a Palavra Mt 4.4,7e10), muitos por no conhecer as escrituras perecem, o desprezo pela Bblia Sagrada notrio, como se vencer sem a Espada do Esprito. Jesus o mestre amado usou a Palavra, use-a (DT 8.3, SL 91.11-12, Dt 6.13-16, Sl 119.130, Sl 119.140, Sl 119.97, Sl 119.105, Sl 119.9-11, Sl 119.116-17, Sl 1, Jo 17.17, Rm 10.17 e Hb 4.12.) Ame a palavra. 5) Para vencer a tentao necessrio enfrentar o tentador (Jesus enfrentou o diabo) Precisamos na dependncia e vontade de Deus resistir o diabo e ele fugir (Tg 4.7), tentaes da natureza humana (carnal) a Bblia Sagrada nos orienta fugir mas quanto ao inimigo devemos enfrentlo com f pois s assim aniquilaremos os ataques. 6) Para vencer a tentao necessrio repreender (Jesus repreendeu o inimigo Mt 4.10) Tem irmos que ao invs de repreender, expulsar em Nome de Jesus, se esconde ou dar mais vazo. Clame o Sangue de Jesus e em nome de Jesus repreenda, pois maior o que est conosco.

7) Para vencer a tentao precisamos lembrar, ter em mente que a ltima Palavra a do Senhor Jesus, Deus fiel para nos ajudar, nos socorrer (1Co 10.13; Lm 3.22-26; 1 Jo 2.1-2, 1Jo 3.8b) Trs observaes essenciais para um vencedor 1. Precisamos ficar vigilantes (Mt 26.41), pois o diabo embora saiba que perdedor, se retira por um pouco perodo de tempo, mas depois tentar novamente (Lc 4.13). 2. Deus fiel para te ajudar, para te socorrer (1 Co10.13, Lm 3.22-26)

3. Resista, permanea em fidelidade, honre ao Teu Deus, pois o Senhor Deus te galardoar (Tg 1.12), fidelidade em meio as adversidades traz prosperidade fsica e espiritual. Trs conselhos prticos na vida Nunca tome atalhos em sua vida. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida;

Nunca seja curioso para aquilo que mal, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal; Nunca tome decises em momentos de dio e de dor, pois voc pode se arrepender e for tarde demais. Que o Deus de paz fale muito mais alto e vossos coraes e que esse pequeno estudo sirva de nimo e consolo para nossas vidas, e a honra e Glria seja dado ao Deus vivo em nome de Jesus Cristo. Adaias Marcos Ramos da Silva Categoria: Religio Tentao / Namoro / Sexo Adaiasmarcos.blogspot.com.br Adaias297@yahoo.com.br

You might also like