You are on page 1of 8

Histria

da CEF

RESOLUES DE EXERCICIOS HISTRIA E ESTATUTO DA CAIXA PROF. RAFAEL RENZ


1) A CAIXA acaba de completar 150 anos de histria. Por isso, a CAIXA presenciou fatos marcantes na histria do Brasil. Assinale o fato em que a CAIXA esteve presente. a) Independncia do Brasil. b) Capitanias Hereditrias. c) Libertao dos Escravos. d) Guerra do Paraguai. e) O Primeiro Reinado. 2) A CAIXA alm de atuar como banco mltiplo, possui responsabilidades exclusivas. Assinale a alternativa que de responsabilidade exclusiva da caixa: a) gestora dos planos de aposentadoria pblicos. b) Serve como fiel depositrio das reservas brasileiras. c) Recebe os depsitos compulsrios dos bancos. d) Administra o fundo de garantia por tempo de servio. e) Todas as alternativas esto corretas. 3) Assinale a alternativa que mais se identifica com as operaes da caixa. a) Financiamentos Habitacionais. b) Crdito Rural. c) Operaes de Cmbio. d) Arrendamento Mercantil. e) Operaes de Leasing. 4) Quem fundou a CAIXA? a) Getlio Vargas b) Dom Pedro II c) Dom Pedro I d) Floriano Peixoto e) Dom Joo VI 5) Qual foi o primeiro nome da CAIXA? a) Caixa econmica do Brasil. b) Caixa econmica Brasil-Portugal. c) Caixa do povo. d) Caixa de socorro. e) Caixa econmica da Corte.

www.acasadoconcurseiro.com.br Prof. Rafael Renz

Pgina 1

Histria da CEF
6) a) b) c) d) e) 7) a) b) c) d) e) 8) Quando foi assinada a primeira hipoteca? 1888. Nunca ocorreu esse fato. 1921. 1931. 1990. Qual foi o ano que a caixa inaugurou operaes sob consignao? 1888. Nunca ocorreu esse fato. 1921. 1931. 1990. Quando a caixa teve monoplio sobre as operaes de penhor? a)1945. b)1947. c)Nunca ocorreu esse fato. d)1981. e)1934. Quando a caixa incorporou o Banco Nacional de Habitao - BNH?

9)

a) Nunca ocorreu esse fato. b) 1986. c) 1970. d) 1888. e) 1990. 10) Quando a caixa passou a administrar com exclusividade o FGTS? a) Nunca ocorreu esse fato. b) 1970. c) 1888. d) 1986. e) 1990. 11) Em que ano a CAIXA foi fundada? a) 1961 b) 1922 c) 1888 d) 1861 e) 1860

www.acasadoconcurseiro.com.br Prof. Rafael Renz

Pgina 2

Histria da CEF
12) Quando a Caixa Econmica Federal incorporou as Caixas Econmicas Estaduais, tornado a nica caixa vigente no Brasil? a) Nunca ocorreu esse fato b) 1990 c) 1980 d) 1986 e) 1987 13) Em que ano ganhou o monoplio das Loterias federais? a) 1961 b) 1964 c) 1990 d) 2000 e) Nunca ocorreu esse fato. 14) A CAIXA uma instituio financeira: a) 100% privada. b) 100% pblica federal em conjunto com os Estados Brasileiros. c) Parte publica parte privada, ou seja, uma sociedade de economia mista como o Banco do Brasil. d) 100% pblica federal. e) Nenhuma das alternativas se enquadra com o capital da CAIXA, pois quem cliente da CAIXA acaba sendo proprietrio da mesma, caso ela venha a falir. 15) Assinale V (verdadeiro) quando a Caixa apresenta monoplio na operao e F (Falso) para operaes que a Caixa no tenha monoplio: ( ) Poupana. ( ) Poupana Rural. ( ) Financiamentos habitacionais. ( ) Financiamento de saneamento bsico. ( ) Loterias. ( ) Operaes de Finame do BNDES. ( ) FGTS. ( ) PASEP. ( ) PIS. ( ) Seguro desemprego. ( ) Hot Money.

www.acasadoconcurseiro.com.br Prof. Rafael Renz

Pgina 3

Histria da CEF
( ) Crdito Rural. ( ) Penhor Civil. ( ) Todas as modalidades de penhor. 16) Assinale V ( Verdadeiro) para as operaes que a caixa est habilitada a fazer e F (Falso) para as que no est habilitada. ( )Conta garantida. ( ) Operaes com cmbio. ( )Compra e Venda de aes. ( )Capital de giro para mais de 1 ano. ( )Crdito rotativo. ( )Carto de crdito. ( )Poupana. ( )Financiamento de veculos. ( )CDC. ( )Financiamentos habitacionais. ( )Crdito educativo. ( )Depsitos vista. ( )Depsitos a prazo. ( )Letras de Credito Imobilirio LCI. ( )Fundos de investimento de renda fixa. ( )Fundos de investimento de renda varivel. ( ) Emprstimos sob consignao. 17) a) b) c) d) e) Assinale a alternativa que mais se identifica com a misso da CAIXA: Cidadania Polticas sustentveis Parceira do estado brasileiro Agente de polticas pblicas Todas as alternativas

www.acasadoconcurseiro.com.br Prof. Rafael Renz

Pgina 4

Histria da CEF
18) a) b) c) d) e) 19) a) b) c) d) e) 20) a) b) c) d) e) Onde fica a sede da CAIXA? Rio de janeiro So Paulo Braslia Eixo Rio-So Paulo Haja vista que possui operaes em todo o pas, fica evidente que no pode possuir sede. Quem o rgo fiscalizador da Caixa? CVM CMN Ministrio da Fazenda SUSEP BACEN A caixa est vinculada a qual ministrio? Do desenvolvimento Da cultura Do planejamento e gesto Da fazenda Todas as alternativas esto corretas

21) a) b) c) d) e) 22) a) b) c) d) e) 23) Assinale o tipo de operao que o estatuto da CAIXA no cita: A administrao da CEF deve respeitar os princpios constitucionais da: Legalidade, pessoalidade, sigilo bancrio, tica e cidadania. Impessoalidade, sigilo bancrio, profissionalismo e competncia. Respeito, dignidade, profissionalismo e sigilo bancrio. Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Nenhuma das alternativas est correta. Com relao aos objetivos da caixa assinale a incorreta Receber depsitos da economia popular. Efetuar operaes no mercado de capitais. Prestar servios bancrios de qualquer natureza. Administrar os servios de loterias federais. Fiscalizar as entidades que atuam Sistema Financeiro de Habitao SFH.

www.acasadoconcurseiro.com.br Prof. Rafael Renz

Pgina 5

Histria da CEF
a) b) c) d) e) Operaes de leasing Operaes com cambio Mercado de capitais Servios relacionados s atividades de fomento da cultura e do turismo Credito rural 24) Sobre a CAIXA, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso): ( ) O Banco do Brasil atua em todo o territrio nacional, podendo inclusive ter agncias no exterior. Entretanto, a CAIXA, apesar de tambm atuar em todo o territrio nacional, est impossibilitada de ter agencias fora do pas, o que uma desvantagem competitiva em relao aos demais bancos. ( ) Impossibilitada de criar filiais. ( ) Possibilidade de criar Escritrios. ( ) Impossibilidade de criar uma agncia mvel, pois, segundo a lei, no permitido, haja vista que esta agncia no teria um endereo. ( ) Executar a poltica de crdito dos governos estaduais. ( ) Operar no Mercado de Capitais. ( ) Operar no Mercado Financeiro. ( ) Administrar a compensao de cheques e outros papis. ( ) Fazer operaes de redesconto. ( ) Fazer arrendamento mercantil. ( ) Fazer operaes de Leasing. ( ) Realizar operaes de corretagem de seguros e de valores mobilirios. ( ) Compra e venda de aes. ( ) Compra e venda de debntures. ( ) Administra o compulsrio somente de bancos pblicos. ( ) Administra o compulsrio de bancos pblicos e privados. ( ) Compra e venda de commercial papers.

www.acasadoconcurseiro.com.br Prof. Rafael Renz

Pgina 6

Histria da CEF
25) A administrao da CEF respeitar os princpios constitucionais, bem como preceitos. Assinale a alternativa em que no se encontra os preceitos que a caixa deve seguir. a) Desconcentrao da autoridade executiva como forma de assegurar maior eficincia e agilidade s atividades-fim, com descentralizao e desburocratizao dos servios e operaes. b) Racionalizao dos gastos administrativos. c) Simplificao de sua estrutura, evitando o excesso de nveis hierrquicos. d) Incentivo ao aumento de produtividade, da qualidade e da eficincia dos servios. e) Prioridade no amparo ao bem estar e qualidade de vida dos colaboradores. 26) Com relao aos objetivos da CAIXA, assinale a incorreta: a) Conceder emprstimos e financiamentos de natureza social, em consonncia com poltica do Governo Federal, observadas as condies de retorno, que, no mnimo, venham a ressarcir os custos operacionais, de captao e de capital alocado. b) Prestar servios de custdia de valores mobilirios. c) Manter linhas de crdito especficas para as microempresas e para as empresas de pequeno porte. d) Depsitos judiciais. e) Efetuar aplicaes somente reembolsveis destinadas especificamente a apoiar projetos e investimentos de carter socioambiental. 27) Com relao ao pessoal da caixa, assinale verdadeiro ou falso: ( ) O pessoal da CEF admitido, obrigatoriamente, mediante concurso pblico, de provas ou de provas e ttulos, sob regime equivalente ao dos servidores pblicos. ( )O pessoal da CEF admitido, obrigatoriamente, mediante concurso pblico, de provas ou de provas e ttulos, sob regime jurdico da Consolidao das Leis do Trabalho CLT e legislao complementar. ( ) Como o pessoal da CEF admitido, obrigatoriamente, mediante concurso pblico , A CEF no poder requerer a cesso de servidores dos quadros de pessoal da administrao pblica federal, inclusive das empresas pblicas e sociedades de economia mista, para o exerccio de funo de assessoramento ao Conselho de Administrao e Presidncia da CEF. ( )Podero ser contratados, a termo, profissionais para o exerccio de funo de assessoramento ao Conselho de Administrao e Presidncia da CEF. 28) Com relao aos objetivos da CAIXA, assinale a opo incorreta: a) Receber depsitos, em especial os de economia popular, tendo como propsito incentivar e educar a populao brasileira nos hbitos da poupana.

www.acasadoconcurseiro.com.br Prof. Rafael Renz

Pgina 7

Histria da CEF
b) Prestar servios bancrios de qualquer natureza, praticando operaes ativas, passivas e acessrias. c) Administrar, com exclusividade, os servios das loterias federais. d) Exercer o monoplio das operaes de penhor de qualquer natureza. e) Prestar servios delegados pelo Governo Federal, que se adaptem sua estrutura e natureza de instituio financeira, ou mediante convnio com outras entidades ou empresas. GABARITO C D A B E D D E B E D A A D F F F F V F V F V V F F V F TODAS V E D E C D E E F F F F F V V F F V V V V V F F V E E F V F V D

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

www.acasadoconcurseiro.com.br Prof. Rafael Renz

Pgina 8

You might also like