You are on page 1of 9

Motores de Combusto Interna * 1.

Introduo O motor de combusto interna qualquer tipo de mquina que obtm energia mecnica diretamente do consumo de energia qumica de combustvel queimado em uma cmara de combusto que uma parte integral de um motor. Atualmente, existem quatro tipos principais de motores de combusto interna: o motor de ciclo Otto, o motor Diesel, o motor rotacional (Wankel), e a turbina de gs. O motor de ciclo Otto, nomeado devido ao nome de seu inventor, o tcnico alemo Nikolaus August Otto, o familiar motor de gasolina usado em automveis e avies; o motor Diesel, inventado pelo engenheiro Rudolf Christian Karl Diesel, opera em diferentes princpios e usualmente utiliza leo como combustvel. aplicado em geradores de energia eltrica e projetos de potncia marinhos, em caminhes e nibus, em tratores e em alguns automveis. Ambos os motores de ciclo Otto e Diesel so construdos em modelos quatro tempos e dois tempos. 2. Componentes dos motores As partes essenciais dos motores de ciclo Otto e Diesel so as mesmas e so classificados da seguinte forma: - Estacionrios: - blocos, crter e cabeote; - mveis: - pisto, biela, virabrequim ou eixo de manivelas, eixo de comando de vlvulas, vlvulas e conjunto de acionamento de vlvulas; - bombas: - bomba de leo e bomba dgua; - mancais: - de escorregamento e de rolamento. O bloco o motor propriamente dito, onde existem os furos, tambm chamados de cilindros, que vo alocar os pistes. O bloco possui um sistema de arrefecimento por ar, com aletas dispostas externamente com uma grande rea de radiao do calor, ou por gua apresentando dutos internos no bloco por onde circula gua responsvel por roubar o calor do motor. A gua circula pelos dutos forada por meio de uma bomba dgua e resfriada nas serpentinas finas do radiador. Na parte inferior do bloco esto os alojamentos dos mancais centrais, onde se apia o virabrequim. O crter a parte inferior do bloco, cobrindo componentes inferiores do motor. Em motores de quatro tempos, tem a funo de depsito de leo lubrificante e nos motores dois tempos, funciona como pr-cmara de admisso. O cabeote uma espcie de tampa do motor, contra a qual o pisto comprime a mistura de ar e combustvel, e somente ar no motor Diesel. Geralmente possui furos onde so instaladas as velas de ignio (ciclo Otto) ou os bicos injetores (motor Diesel). E no cabeote onde se localiza a cmara de combusto, espao livre que fica acima do pisto quando este se encontra no ponto morto superior (PMS). O pisto a parte mvel da cmara de combusto, recebe a fora de expanso dos gases queimados, transmitindo biela, por intermdio de um pino de ao. Geralmente composto por liga de alumnio. A biela o brao de ligao entre o virabrequim, recebe o impulso do pisto, transmitindo-o ao virabrequim. E o conjunto biela-virabrequim que transforma o movimento retilneo do pisto em movimento rotativo do virabrequim. O virabrequim ou eixo de manivelas o eixo motor propriamente dito. Recebe o movimento proveniente das bielas transmitindo potncia s demais partes mveis do motor.
*

ENG 336 - Mquinas Agrcolas Ricardo Ferreira Garcia - DEA - UFV - rgarcia@ufv.br

O eixo de comando de vlvulas tem como funo abrir as vlvulas de admisso e descarga, nos tempos de admisso e descarga, respectivamente. dotado de ressaltos que elevam o conjunto tucho/haste/balancim abrindo as vlvulas no momento oportuno. acionado pelo virabrequim por meio de engrenagem, corrente, ou ainda correia dentada. As vlvulas de admisso e descarga tem a funo de permitir a entrada de ar e combustvel (ar puro no ciclo Diesel), e de permitir a sada dos gases queimados do cilindro, respectivamente. O conjunto de acionamento das vlvulas compreende o tucho e uma haste que interliga ao balancim, sendo que este apoia-se diretamente sobre a vlvula. No momento em que o eixo de comando de vlvulas gira, o ressalto deste aciona o tucho, que por sua vez move a haste, fazendo com que o balancim transmita o movimento vlvula, abrindo-a. A bomba de leo responsvel pelo bombeamento do leo do crter aos diversos pontos do motor, que necessitam de lubrificao. A bomba dgua destina-se a efetuar a circulao de gua pelo motor e radiador, para arrefecimento do motor. As bronzinas, ou casquilhos, buchos e arruelas de encosto so peas que visam elevar a eficincia dos motores e prolongar a vida til dos elementos mveis de maior responsabilidade e custo, como o virabrequim, o bero e o eixo de comando de vlvulas. Os mancais, por sua vez, tm a funo de apoiar os eixos, deixando-os girar, transmitindo potncia, e mantendo-os alinhados.

Figura 1 Partes essenciais de um motor de Ciclo Otto tpico. 3. Funcionamento dos motores O cilindro, usualmente fixo, fechado em uma extremidade e onde desliza um pisto intimamente ajustado. O movimento de ida e volta do pisto varia o volume do cilindro entre a face superior do pisto e a extremidade fechada do cilindro. A face inferior do pisto ligada ao eixo virabrequim por meio de uma biela de conexo. O virabrequim transforma o movimento alternativo do pisto em movimento circular. Em motores com vrios cilindros, o virabrequim tem uma parte excntrica para cada biela, de modo que a potncia de cada cilindro seja aplicada ao virabrequim no ponto apropriado de sua rotao. Os eixos virabrequins tm volantes pesados e contrapesos, que pela suas inrcias minimizam a irregularidade do movimento do eixo. Um motor pode ter de um a vrios cilindros. O sistema de fornecimento de combustvel de um motor de combusto interna consiste de um tanque, uma bomba de combustvel, e um dispositivo para vaporizar ou atomizar o combustvel lquido.

Nos motores de ciclo Otto este dispositivo o carburador, ou nos modelos mais recentes, um sistema de injeo de combustvel. Na maioria dos motores com carburador, o combustvel vaporizado conduzido aos cilindros atravs dutos de admisso, e vrios motores, so providos de um sistema similar de dutos para levar os gases produzidos pela combusto para fora do motor. O combustvel admitido por cada cilindro e os gases so expelidos atravs de vlvulas operadas mecanicamente. As vlvulas so normalmente mantidas fechadas por meio da presso de molas e so abertas no instante apropriado durante o ciclo de operao por ressaltos que so engrenados ao eixo virabrequim. Por volta dos anos 80, sistemas de injeo de combustvel mais sofisticados, tambm usados em motores diesel, tm substitudo largamente os mtodos tradicionais de fornecimento da mistura apropriada de ar e combustvel. Em motores com injeo de combustvel, sistemas de monitoramento controlados mecanicamente ou eletronicamente injetam a quantidade apropriada de mistura diretamente no cilindro ou na vlvula de admisso no instante oportuno. A mistura vaporiza assim que entra no cilindro. Este sistema mais eficiente que o carburador e produz menos poluio. Em todos os motores devem existir algum meio de ignio do combustvel. Por exemplo, o sistema de ignio do motor de ciclo Otto consiste em uma fonte de baixa voltagem, de corrente contnua que conectada ao enrolamento primrio de um transformador, chamado de bobina de ignio. A corrente interrompida vrias vezes por segundo por uma chave automtica chamada de platinado. A pulsao da corrente no primrio induz a uma alta voltagem pulsante no enrolamento secundrio. A alta voltagem distribuda para cada cilindro em seqncia por meio de um mecanismo de rotao chamado de distribuidor.O dispositivo de ignio a vela de centelha, um condutor isolado disposto na parede ou no topo de cada cilindro. Na parte inferior da vela existe uma pequena folga entre dois condutores. A alta voltagem forma um arco voltaico entre esta folga, formando uma fasca que faz a ignio da mistura no cilindro.

Figura 2 Partes dos motores de Ciclo Otto. Devido ao calor da combusto, todos os motores devem ser equipados com algum tipo de sistema de refrigerao. Alguns motores de avio e automveis, pequenos motores estacionrios, e motores externos de barcos so refrigerados pelo ar. Neste sistema, a superfcie externa do cilindro tem vrias aletas dispostas com uma grande rea de radiao do calor do cilindro. Outros motores so refrigerados por gua e tm dutos internos no cilindro por onde circula gua responsvel por roubar o calor do motor. A gua circula pelos dutos forada por meio de uma bomba de gua e resfriada nas serpentinas finas do radiador. Diferentes das mquinas a vapor e turbinas, os motores de combusto interna no desenvolvem torque quando do partida, e um torque inicial deve ser fornecido para girar o eixo virabrequim por meio de um motor eltrico ou um motor de arranque que conectado por meio de engrenagens ao virabrequim com uma embreagem automtica que desengata as engrenagens aps a partida do motor. Pequenos motores podem ter partida manual girando o virabrequim com uma alavanca ou puxando uma corda enrolada vrias vezes no volante do motor. Mtodos de partida de grandes motores incluem partida com

inrcia, que consiste em um volante que girado manualmente ou por motor eltrico at a energia cintica ser suficiente para girar o virabrequim, e partida por exploso, que consiste na exploso de um cartucho que movimenta uma roda acoplada ao motor. Estes tipos de partida so largamente usados em partidas de motores de avio. 4. Motores de ciclo Otto Um motor de ciclo Otto tpico um motor de quatro tempos, ou seja, em um ciclo completo, seus pistes desenvolvem quatro tempos, dois prximos da cabea do cilindro e dois distantes da cabea do cilindro. Os motores de dois tempos combinam em dois cursos as funes dos de quatro tempos, sendo assim, h um curso motor para cada volta completa do virabrequim. Porm, possuem eficincia e potncia menores do que os de quatro tempos. A eficincia de um motor de ciclo Otto moderno limitada por vrios fatores, incluindo perdas por refrigerao e por atrito. Em geral, a eficincia destes tipos de motores determinada pela taxa de compresso do motor. A taxa de compresso, relao entre os volumes mximos e mnimos da cmara de combusto, usualmente cerca de 8:1 ou 10:1. Maiores taxas de compresso, acima de 15:1, com um conseqente incremento de eficincia, so possveis com o uso de combustveis antidetonantes de alta octanagem. A eficincia de um moderno motor Otto varia na faixa de 20 a 25%, em outras palavras, somente esta porcentagem da energia calorfica do combustvel transformada em energia mecnica. 4.1. Funcionamento do motor de ciclo Otto de quatro tempos Seu ciclo dividido em quatro tempos a seguir: admisso, compresso, expanso (ou combusto), e descarga (ou escape). Em cada tempo, o virabrequim gira 180o em torno de seu eixo. Durante o primeiro tempo do ciclo, a admisso, o pisto se move do ponto morto superior (PMS) para o ponto morto inferior (PMI) do cilindro enquanto que simultaneamente a vlvula de admisso se abre, formando-se uma depresso no interior do cilindro. O movimento do pisto durante este tempo suga uma quantidade de mistura de ar e combustvel para dentro do cilindro. Durante a compresso, o pisto se move do PMI ao PMS do cilindro comprimindo a mistura ar e combustvel na cmara de combusto, espao vazio no topo do cilindro. Neste tempo as vlvulas de admisso e descarga se encontram fechadas. Pouco antes do pisto atingir o PMS, o sistema de ignio transmite corrente eltrica vela, fazendo soltar uma fasca entre seus eletrodos, que inflama a mistura fortemente comprimida. Os gases queimados expandem exercendo presso sobre o pisto, que movido do PMS para o PMI no terceiro tempo, a expanso, tambm com as duas vlvulas fechadas. neste tempo que se produz energia mecnica. Durante o ltimo tempo, a descarga, o pisto se desloca do PMI para o PMS, encaminhando os gases queimados para fora do cilindro por meio da vlvula de descarga, que aberta, deixando assim o cilindro pronto para repetir um novo ciclo. Em seu sistema de lubrificao, leva o leo no crter, sendo a bomba de leo responsvel pela distribuio do leo nas partes mveis do conjunto pisto-biela-virabrequim e do resto do motor.

Figura 3 Admisso; Compresso; Expanso (trabalho motor); e Descarga 4 tempos de um ciclo dos motores Otto. 4.2. Funcionamento do motor de ciclo Otto de dois tempos O princpio geral de um motor dois tempos encurtar o perodo em que o combustvel introduzido cmara de combusto e em que os gases liberados so expelidos em uma pequena frao da durao do tempo ao invs de permitir que cada uma destas operaes ocupe um tempo inteiro. Nos motores de dois tempos mais simples, as vlvulas do cabeote so substitudas por vlvulas tubulares ou janelas de transferncias - aberturas na parede do cilindro que so cobertas pelo pisto no final de seu percurso para cima. A lubrificao do conjunto pisto-biela-virabrequim feita adicionando-se leo ao combustvel. A lubrificao feita no momento em que a mistura de ar, combustvel e leo lubrificante introduzida no cilindro para posterior queima. No primeiro tempo do ciclo, quando ocorrem a admisso e compresso simultaneamente, durante o movimento ascendente do pisto, do PMI ao PMS, a janela de transferncia e as janelas de admisso e descarga permanecem fechadas, devido geometria de posio das mesmas em relao ao curso do pisto. Nessas condies, origina-se vcuo parcial na parte inferior do motor, ao mesmo tempo que ocorre compresso da mistura na cmara de compresso. Prximo ao PMS, a saia do pisto permite a abertura da janela de admisso e o vcuo succiona a mistura para a parte inferior do motor. Quando o pisto aproxima-se do PMS, o sistema de ignio transmite corrente eltrica vela, fazendo soltar uma fasca entre seus eletrodos, que inflama a mistura fortemente comprimida na parte superior do pisto. A presso de expanso dos gases provenientes da combusto atua sobre o pisto, empurrando-o em direo ao PMI. Ocorrem ento o segundo tempo, a expanso e descarga. Durante o curso descendente do pisto , a janela de transferncia e o canal de admisso permanecem fechados, comprimindo-se assim a mistura admitida na parte inferior do motor. Prximo ao PMI, a cabea do pisto permite a abertura da janela de transferncia e o canal de descarga, permitindo que os gases queimados sejam expelidos, ao mesmo tempo que a nova mistura injetada para a cmara do cilindro, atravs da janela de transferncia. Desta forma, a nova mistura, ao entrar no cilindro, ajuda a expelir os gases queimados pela janela de descarga.

Figura 5 Admisso/Compresso; e Expanso/Descarga ciclo dos motores Otto de dois tempos. 5. Motores de ciclo Diesel Teoricamente, o motor de ciclo Diesel difere do ciclo Otto por ter sua combusto a volume constante ao invs de ocorrer a presso constante. A maioria dos motores diesel tambm so motores de quatro tempos mas eles operam diferentemente que os quatro tempos de ciclo Otto. A eficincia do motor tipo Diesel, que geralmente determinada pelos mesmos fatores que do ciclo Otto, maior que de qualquer motor do ciclo Otto e atualmente atingem mais que 40%. Motores tipo Diesel so, geralmente, motores de baixa rotao, com a velocidade do virabrequim entre 100 a 750 rpm quando comparados aos 2500 a 5000 rpm de um motor tpico de ciclo Otto. Alguns tipos de Diesel, porm, trabalham em velocidades at 2000 rpm. Devido ao fato de motores Diesel usarem taxas de compresso de 14:1 ou mais, estes so geralmente mais pesados, e esta desvantagem compensada pela sua grande eficincia e pelo fato de poderem ser operados com leos combustveis mais baratos. Tambm como os motores de ciclo Otto, os motores tipo Diesel apresentam motores de dois tempos e quatro tempos. 5.1. Funcionamento do motor de ciclo Diesel de quatro tempos Na admisso, s ocorre entrada de ar, e no a mistura ar e combustvel, pela vlvula de admisso. No segundo tempo, a compresso, o ar comprimido a uma pequena frao de seu volume inicial e aquecido a aproximadamente 440oC devido a esta compresso. No final da compresso, o combustvel vaporizado injetado na cmara de combusto e se queima instantaneamente devido alta temperatura do ar na cmara. Alguns motores diesel tm sistema de ignio eltrico auxiliar para a realizar a ignio do combustvel na partida e at que ele se aquea. Esta combusto movimenta o pisto para baixo no terceiro tempo, ou expanso. O quarto tempo, a descarga, semelhante ao do ciclo Otto.

Figura 6 Admisso; Compresso; Expanso (trabalho motor); e Descarga 4 tempos de um ciclo dos motores Diesel.

5.2. Funcionamento do motor de ciclo Diesel de dois tempos Os motores Diesel de dois tempos tm funcionamento semelhante aos Otto de dois tempos, porm, admitem apenas ar puro, geralmente forado no interior do cilindro por um compressor de baixa presso. Possui tambm um sistema de lubrificao semelhante aos motores de quatro tempos, isto , leva o leo no crter e tem bomba de leo, filtro, etc. 6. Motor Rotacional (Wankel) Em torno de 1950, o engenheiro alemo Felix Wankel desenvolveu um motor de combusto interna de um projeto radicalmente novo, em que o pisto e o cilindro so substitudos por um rotor com trs cantos girando em um cmara grosseira de forma oval. A mistura ar e combustvel levada atravs de uma porta de admisso e presa entre uma face do rotor giratrio e a parede do cmara oval. A rotao do rotor comprime a mistura, que sofre ignio por uma vela de fasca. Os gases liberados na queima so ento expelidos atravs da porta de descarga atravs da ao do rotor giratrio. O ciclo se realiza alternadamente em cada face do rotor, ocasionando trs ciclos de potncia em cada volta do rotor. Devido ao tamanho compacto e a conseqente reduo de peso do motor Wankel quando comparado com o motor de pisto, ele se torna como uma opo importante para automveis. E alm disto, sua simplicidade mecnica fornece baixos custos de manuteno, sua demanda de refrigerao baixa, e seu baixo centro de gravidade o torna seguro para dirigir. Vrios carros providos de motor Wankel foram fabricados em srie no Japo no incio dos anos 70, e vrias indstrias automotivas dos Estados Unidos tambm trabalharam com este conceito de motor. Porm, a produo do motor Wankel foi interrompida como resultado de sua baixa economia de combustvel e sua alta emisso de poluentes.

Figura 7 Princpio de funcionamento dos motores Wankel. 7. Motor de Carga Estratificada Uma modificao do motor convencional de pisto e vela de ignio, o motor de carga estratificada projetado para reduzir as emisses sem precisar de um sistema de recirculao dos gases expelidos ou conversor cataltico. Seu princpio uma cmara de combusto dupla para cada cilindro, com uma pr-cmara que recebe a mistura de ar e combustvel rica enquanto que a cmara principal carregada com uma mistura muito pobre. A vela faz a ignio da mistura rica e que em seguida faz a ignio da mistura pobre. O pico de temperatura resultante baixo o suficiente para inibir a formao de xidos de nitrognio, e a temperatura principal suficientemente alta para limitar a emisso de monxidos de carbono e hidrocarbonetos. Vrias pesquisas em modificaes dos motores convencionais assim como alternativas para eles tm sido realizadas. Algumas destas opes incluem uma verso modificada de motor de dois tempos, motor duplo uma combinao de motor de combusto interna e motor eltrico, e o motor Stirling.

8. Conceitos a) Potncia A potncia pode dada pela seguinte expresso P= fora deslocamento e expressa nas tempo

seguintes unidades: - Horse Power (HP) a fora necessria para elevar um peso de 33 mil libras a um p de altura em 1 minuto. a unidade de medida da norma SAE, obtida ensaiando o motor despido de suas unidades auxiliares; - Cavalo Vapor (CV) a fora necessria para elevar um peso de 75 kg a um metro de altura em 1 segundo (75 kg.m.s-1). a unidade de medida da norma DIN com o motor todo equipado. b) Momento de uma fora Momento de uma fora em relao a um ponto, o produto desta fora pela distncia do ponto direo da fora. dado pela expresso M = fora distncia e expresso nas unidades: - Quilogrmetro (kgm) produto da fora atuando perpendicularmente num brao de alavanca de um metro; - Libra-p (torque) fora de uma libra atuando perpendicularmente num brao de alavanca de 1 p. c) Potncia indicada (PI) a potncia indicada de um motor caso ele transforme toda a energia do combustvel em mecnica. Exemplo: - consumo (c): 8 L/h; - densidade do combustvel (d): 0,8; - poder calorfico do combustvel (pc): 11000 kcal.kg-1 (1 kcal = 427 kgfm); pc( kcal kg 1 ) d c( L h 1 ) 427 PI ( cv ) = = 111,34 cv 3600 75 d) Curso do pisto (L) a distncia que o pisto percorre entre seu ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI). e) Cmara de compresso ou combusto (v) o espao livre que fica acima do pisto quando este se encontra no PMS. f) Cilindrada (C) o volume total deslocado pelo pisto entre seu PMI e o PMS multiplicado pelo nmero de cilindros do motor.

d 2 L N 4 em que: d = dimetro do pisto (cm); L = curso do pisto (cm); N = nmero de cilindros do motor.
C= Exemplo: Um motor com 4 cilindros, tem pistes de dimetro de 83 mm e curso de 69 cm. Deseja-se saber qual sua cilindrada (C). Resposta: C = 1500 cm3. g) Relao (ou taxa) de compresso (RC) a relao RC = C +v v

Exemplo: Um motor possui 1500 cm3 de cilindrada e volume da cmara de 215 cm3. Deseja-se saber sua taxa de compresso. Resposta: RC = 7,9 se diz, 7,9:1 (7,9 para 1).

You might also like