You are on page 1of 4

J se tornou clssica a idia de que para aprender uma nova linguagem de programao no se deve ir direto descrio sua formal.

. Ao invs disso, melhor examinar cuidadosamente um pequeno programa escrito nessa linguagem, o mais simples possvel, mas que permita "quebrar o gelo". Isso faz sentido pois, por exemplo, quando vamos aprender Ingls, ou outro idioma qualquer, no iniciamos com a leitura compenetrada de um livro de gramtica, mas aprendemos algumas estruturas simples e procuramos exercit-las, adiando o estudo rigoroso para quando estivermos suficientemente maduros. Ao compreender as diversas partes componentes do exemplo, j teremos dado um grande passo para podermos escrever qualquer programa. Seguindo essa linha, apresentamos nosso primeiro programa, o clssico "Al pessoal!". O objetivo deste programa simplesmente escrever na tela a frase "Al pessoal!". Vejamos como o cdigo fonte: public class AloPessoal { public static void main(String args[]) { System.out.println("Alo pessoal!"); } }

Digitando o programa
Que tal colocarmos a mo na massa e digitarmos esse programinha? Para isso, recomendvel utilizar um editor de texto simples como o Notepad ou Bloco de Notas do Windows. Se estiver no Unix, use preferencialmente o TextEdit ou o vi. O nome do arquivo deve ser exatamente igual ao nome que aparece aps a palavra class na primeira linha do programa e dever ter .java como sufixo. Assim sendo, o nome dever ser "AloPessoal.java". Cuidado para digitar corretamente as maisculas e minsculas, pois a linguagem Java sensvel ao tipo de caixa das letras.

Compilando o cdigo fonte


Para criar o cdigo binrio, chamamos o compilador Java atravs da linha de comando, do seguinte modo: javac AloPessoal.java Com isso, ser criado um arquivo binrio (desde que tudo corra bem) com mesmo nome do arquivo original, mas com sufixo .class no lugar de .java. No nosso caso, teramos um arquivo AloPessoal.class. Entre as (muitas) coisas que poderiam dar errado nesse momento, o cdigo fonte pode conter erros. Esse no dever ser o caso, se tiver digitado o programa exatamente como aparece acima. Se, porm, o compilador emitir mensagens de erro, ser preciso identificar as linhas que esto incorretas, corrig-las no editor, e chamar o compilador novamente. As linhas que contm algum tipo de incorreo so listadas pelo compilador juntamente com seu nmero, facilitando sua localizao no editor.

Executando o cdigo
Para podermos executar o programa necessrio chamar o interpretador Java, pois, como vimos, os bytecodes foram feitos para rodar em uma Java Virtual Machine. Podemos faz-lo do seguinte modo: java [nome da classe] onde [nome da classe] o nome do arquivo sem o sufixo .class. Em nosso caso, este ser AloPessoal. Ao executar o programa, ele dever exibir na tela a frase: Alo pessoal! Se isto no ocorrer, volte atrs e verifique se o programa foi digitado exatamente como aparece na listagem acima. Este um programa muito simples. Porm, a boa compreenso das estruturas presentes nele dever permitir a programao fluente em Java em pouco tempo.

Entendendo a estrutura do programa


Todo programa Java, deve conter ao menos uma declarao da forma public class [nome] { public static void main(String args[]) { ... } } Onde [nome] o nome da classe e a parte "..." o cdigo Java vlido, a ser executado no programa. O nome de uma classe um identificador, como qualquer outro presente no programa, porisso no deve conter espaos ou outros caracteres grficos, isto , deve ser um nome composto de uma seqncia de caracteres que seja vlida para um identificador. Outros exemplos de identificadores so nomes de variveis, nomes de comandos, etc. Vamos adiar um pouco a complicao sobre o que vem a ser uma classe, pois isso depende de alguns conceitos da programao orientada a objetos. Por hora, vamos apenas aceitar que todo programa Java deve conter ao menos uma classe, e que dentro de uma classe que vo os dados e os procedimentos. Notemos ainda que todo programa Java (mas no as applets) deve ter uma classe dotada de um procedimento chamado main. Os procedimentos em Java so chamados mtodos. Os mtodos encerram um conjunto de declaraes de dados e de comandos que so executados mediante a chamada do mtodo por seu nome. Vamos estudar os mtodos em detalhe mais adiante. O mtodo main o ponto onde se d o incio da execuo do programa, isto , um mtodo chamado automaticamente pela JVM. Voltando ao nosso programinha AloPessoal, o cdigo a ser executado System.out.println("Alo pessoal!"); System.out.println o nome de uma funo que serve para escrever informaes textuais na tela. Os dados a serem escritos, devem estar delimitados entre os parnteses "(" e ")". "Alo pessoal!" uma frase. Em computao, uma palavra ou uma frase que tenha funo literal denominada string. Em Java, a representao de uma string constante se d colocando os caracteres entre aspas, por exemplo: "Imagem", "Rio de Janeiro", "Braslia", etc, so strings constantes. Note que existe um ; (ponto e vrgula) no final da linha, logo aps o ")". Em Java, obrigatrio colocar um ponto e vrgula aps cada comando. Isso porque um comando pode ser quebrado em mltiplas linhas, sendo necessrio sinalizar de algum modo onde que o comando termina. Java sensvel ao tipo de caixa, isto , distingue caixa alta (maisculo) da caixa baixa (minsculo). Os programadores acostumados a linguagem C e C++ vo certamente sentir-se em casa; porm os programadores acostumados linguagem PASCAL devem ficar mais atentos.

Mais exemplos
Podemos escrever "Alo pessoal!" escrevendo primeiro, "Alo " e depois, "pessoal!". Para isso, o programa deve ser alterado da seguinte forma: public class Alo { public static void main(String args[]) { System.out.print("Alo "); System.out.println("pessoal!"); } } Para escrever dados genricos na tela, existe o comando System.out.printque escreve o dado e mantm o carro na mesma linha. H tambm oSystem.out.println que escreve dados e muda o carro para a prxima linha. Podemos concatenar dois ou mais strings usando o operador "+". Por exemplo, "Alo " + "pessoal!"

o mesmo que "Alo pessoal!". Para escrever um nmero, basta escrever[string]+n onde [string] um string qualquer e n um nmero. Por exemplo: public class Numero { public static void main(String args[]) { System.out.println("O valor " + 29); } } Como o lado esquerdo da expresso um string, 29 convertido para string"29" e concatenado com "O valor ". Compilando e executando esse exemplo como fizemos anteriormente, devemos obter na tela: O valor 29 Observemos que os comandos System.out.print e System.out.printlnescrevem uma informao de cada vez. Desta forma, precisamos usar "+" para unir "O valor e " com 29 para formar uma nica string. No exemplo acima, nada impede que os dados sejam escritos em duas etapas: primeiro, "O valor e " e depois, 29. Neste caso, teramos: public class Numero { public static void main(String args[]) { System.out.print("O valor e "); System.out.println(29); } } Entretanto, a primeira abordagem parece mais razovel pois torna a programao mais clara e concisa, alm de economizar comandos.

Usando variveis
Uma varivel simplesmente um espao vago, reservado e rotulado para armazenar dados. Toda varivel tem um nome que a identifica univocamente e um valor, que corresponde informao a ela atribuida. Por exemplo, int n;especifica que n o nome de uma varivel que pode armazenar um nmero inteiro como valor. Em geral, num contexto onde aparece o nome de uma varivel ocorre a substituio por seu valor. O valor de uma varivel pode mudar muitas vezes durante a execuo de um programa, por meio de atribuies de valor. H diversos tipos de variveis em Java, correspondendo aos vrios tipos de dados aceitos. A discusso sobre esses tipos de dados ser feita no prximo captulo. Antes porm, vamos fazer um pequeno programa que declara uma varivel interira, atribui a ela uma constante, e imprime seu valor na tela. public class Numero { public static void main(String args[]) { int n; n = 17+21; System.out.println("O valor numrico " + n); } } O local onde uma varivel est declarada extremamente importante. Uma varivel conhecida apenas dentro de algum escopo. Por exemplo, uma varivel declarada no escopo de uma classe (fora de um mtodo) conhecida por qualquer mtodo que esteja declarado dentro dessa mesma classe, enquanto uma varivel declarada no escopo de um procedimento conhecida apenas por esse procedimento. H ainda outros tipos de escopo, como veremos mais adiante. O sinal "=" um operador, utilizado para atribuir um valor a uma varivel. Por exemplo, n = 1; faz com que o valor 1 seja armazenado na varivel n. H tambm os operadores usuais de adio, subtrao, multiplicao e diviso de nmeros. Estes so representados pelos smbolos "+ ", "-", "*" e "/", respectivamente.

Ao executar o programa acima (claro, depois de compil-lo), ele escreve O valor numerico 38

Introduzindo comentrios no cdigo


Um comentrio uma poro de texto que no tem funo para o compilador Java, mas til ao leitor humano. Assim sendo, um comentrio identificado mas ignorado completamente pelo compilador Java. A utilidade dos comentrios bvia: deve conter explicaes sobre um particular desenvolvimento do cdigo, permitindo ao leitor compreender claramente o que se deseja realizar. Os comentrios so introduzidos no cdigo Java de duas formas distintas:

Colocado em qualquer parte do programa e delimitado entre "/*" e "*/". Escrevendo "//" antes do comentrio, que se estender at o final da linha.

Por exemplo, o cdigo: // // Este um exemplo de como somar dois numeros // public class Numero { public static void main(String args[]) { /* Mtodo principal */ double x,y; // estes sao numeros reais de dupla precisao // System.out.print("x = 2.0"); /* inicializando o "x" */ x = 2; y = 3.0; /* iniciando o y, e fazendo y = y+x; */ y = y + x; // escrevendo a soma System.out.println("x+y = " + (x+y)); } } /* fim de Numero */ equivalente ao cdigo: public class Numero { public static void main(String args[]) { double x,y; x = 2; y = 3.0;

y = y + x;

System.out.println("x+y = " + (x+y)); } } double um tipo de dado que indica um nmero real de dupla preciso. Veja a tabela no incio da prxima seo. No prximo captulo, vamos estudar detalhadamente os tipos de dados aceitos pela linguagem Java.

You might also like