You are on page 1of 9

9 ano

SISTEMA EXCRETOR
Durante o metabolismo celular produzem-se excrees, como o CO2, ureia, cido rico, que so libertados para a linfa intersticial e lanadas no sangue. O CO2 eliminado do organismo ao nvel dos pulmes (hematose pulmonar). OS restantes resduos contendo azoto (ureia, cido rico e outros) so eliminados ao nvel dos rins. O sistema excretor formado por um conjunto de rgos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal lquido de excreo do organismo.

ASPECTOS ESTRUTURAIS
Os rgos do sistema excretor localizam-se na cavidade abdominal e asseguram a vida, filtrando a totalidade do nosso sangue cerca de 320 vezes por dia e eliminando os produtos txicos. constitudo por: um par de rins um par de ureteres bexiga urinria uretra

Os vasos sanguneos so os responsveis pelo transporte de sangue de e para os rins. Os rins tm a forma de um gro de feijo enorme e possuem uma cpsula fibrosa, que protege o crtex - mais externo, e a medula - mais interna, e ainda por uma zona mais central de onde parte o urter. A esta zona chama-se bacinete.

1/5

Cincias Naturais

SISTEMA EXCRETOR

Figura 1A

Figura 1B

Figura 1A corte longitudinal de um rim; B - esquema de corte longitudinal de um rim; C Nefrnio: unidade bsica de um rim

Figura 1C

A zona cortical e a zona medular so as regies funcionais de um rim. Existem nelas milhares de nefrnios. Cada nfronio constitudo por um tubo urinfero (onde se diferenciam diferentes zonas) e vasos sanguneos a ele relacionados. Num tubo urinfero podemos identificar: uma estrutura em forma de taa Cpsula de Bowman que se localiza na zona cortical conferindo-lhe um aspecto granuloso. As pores tubulares distribuem-se pela zona medular apresentando esta um aspecto estriado. Cpsula de Bowman

Tubo distal

Tubo proximal

Figura 2 - estrutura de um nefrnio

Ansa de Henle

2/9

Cincias Naturais

SISTEMA EXCRETOR

cpsula de Bowman chaga a arterola eferente. Esta divide-se em vrios capilares que se encontram no interior da cpsula, formando o glomrulo de Malpighi. Do glomrulo de Malpighi parte a arterola aferente que forma uma rede de capilares que envolvem as restantes pores do tubo urinfero. Os tubos urinferos renem-se em tubos colectores que drenam a urina para o bacinete.

FUNO RENAL
A urina produzida nos rins a partir de materiais transportados pelo sangue. Inicialmente, h filtrao de uma parte do plasma, que passa do glomrulo de Malpighi para a cpsula de de Bowman do tubo urinfero, e que constitu o filtrado glomerular o filtrado glomerular. Por comparao da composio do plasma, filtrado glomerular e urina possvel compreender o que se passa o longo do tubo urinfero.

EXERCCIO: Como se forma a urina?

Figura 3 Tabela 1 comparao entre a constituio do plasma, filtrado e urina; Figura 3 estrutura de um nefrnio

3/9

Cincias Naturais

SISTEMA EXCRETOR

1. Indique as substncias comuns ao sangue e urina? 2. Refere os dados que permitem afirmar que ao nvel dos tubos urinferos ocorre: - uma filtrao selectiva de substncias existentes no plasma; - uma eliminao de excrees; - uma reabsoro para o sangue para algumas substncias do filtrado. 3. Que substncias existem na urina e que no esto presentes nem no filtrado nem no plasma.

Os tubos urinferos constituem uma extensa superfcie de troca entre o meio interno e o meio externo. ao nvel dos tubos urinferos que se vai formar a urina. A urina , fundamentalmente, constituda por gua com substncias dissolvidas. No processo de formao da urina so de destacar trs etapas: filtrao, reabsoro e secreo.

Filtrao ao nvel das cpsulas de Bowman, grande parte do plasma passa


dos capilares glomerulares para os tubos urinferos. Apenas as grandes molculas, como protenas e lpidos, no so filtradas. ao longo dos tubos urinferos so reabsorvidas vrias substncias do filtrado para o sangue que circula nos capilares envolventes. A gua reabsorvida em grande quantidade e outras substncias, como a glicose, so, em regra, totalmente reabsorvidas. H ainda outras substncias que so apenas parcialmente reabsorvidas, como os sais minerais e a ureia.

Reabsoro

Secreo existem clulas da parede


dos tubos urinferos que elaboram certas substncias a partir de componentes do plasma. Essas substcias passam ao fazer parte da urina, como, por exemplo, os cidos orgnicos.
Figura 4 processos bsicos da funo renal

Os rins tm a capacidade de regular a concentrao de diversas substncias no sangue, reabsorvendo as quantidades necessrias ao equilbrio do meio interno e deixando sair o excesso na urina. Por exemplo, quando a concentrao de cloreto de sdio no sangue superior normal, o cloreto de sdio reabsorvido at atingir a sua concentrao normal no sangue, que cerca de 7 g/L, sendo o restante eliminado. Quando a concentrao da glicose no sangue superior a 1,6 g/L (como no caso dos diabticos) a reabsoro no total, sendo detectada na urina.

4/9

Cincias Naturais

SISTEMA EXCRETOR

As substncias txicas que no interessam ao organismo, como aditivos alimentares e resduos de medicamentos, passam para o filtrado glomerular e no so reabsorvidas, sendo eliminadas na urina. Em cada dia so produzidos, aproximadamente, 180 L de filtrado, sendo, no entanto, eliminada apenas cerca de 1,8 L de urina, o que equivale a cerca de 1 % do filtrado. Aps a passagem pelos rins, o sangue, j purificado, drenado, atravs das veias renais, para a veia cava inferior voltando ao circuito sanguneo. A urina formada continuamente nos tubos urinferos, sendo recolhida no bacinete, a partir do qual se escoa para a bexiga, atravs dos ureteres. Quando a bexiga est suficientemente distendida, contrai-se e expulsa a urina, atravs da uretra, para o exterior. Apesar da urina ser produzida continuamente ao nvel dos rins, a sua eliminao descontnua. Podem ocorrer diversas perturbaes na formao da urina. Entre as mais comuns podem citar-se as infeces urinrias, causadas, geralmente, por bactrias. Devido no s ao menor tamanho da uretra, mas tambm devido aproximao entre o orifcio urinrio e o nus, as mulheres esto mais sujeitas do que os homens a contrair infeces urinrias. No sentido de minimizar esse perigo, e tambm de contribuir para um bom funcionamento do sistema urinrio, devem adoptar-se comportamentos adequados.

OPTAR
Esvaziar a bexiga completamente quando se urina; Beber de 8 a 10 copos de gua por dia; Utilizar roupa interior de algodo; Fazer uma higiene diria cuidada.

EVITAR
Estar muito tempo sem urinar (reter a urina); Usar jeans muito apertados; Utilizar sem cuidados os sanitrios pblicos;

5/9

Cincias Naturais

SISTEMA EXCRETOR

Quais so os problemas que podem afectar os rins?


J percebeste que a excreo fundamental para a sobrevivncia. Sem ela, muitas substncias txicas acumular-se-iam no organismo, e as consequncias poderiam ser muito graves, podendo, mesmo conduzir morte por envenenamento. Para que tal funo ocorra, de vital importncia o funcionamento dos rins. Pelo menos um dos rins tem de estar em perfeito funcionamento. No entanto, determinadas doenas so responsveis pela degenerao destes rgos e eles deixam de ser capazes de realizar as suas funes de filtrao.

. Insuficincia renal a incapacidade dos rins para filtrar e purificar o sangue. Como consequncia desta alterao, acumulam-se no organismo produtos txicos que deveriam ser eliminados ou, ao contrrio, eliminam-se substncias que se deveriam conservar no corpo, atravs da reabsoro, como, por exemplo, as protenas e glbulos vermelhos. Esta situao pode ser provocada por diversos factores, como a ingesto de determinadas substncias qumicas txicas, tais como o mercrio, certas drogas e mesmo medicamentos, que podem levar paragem do funcionamento dos rins. Infeces bacterianas e mal formaes genticas podem igualmente ser responsveis pela incapacidade dos rins de desempenharem as suas funes. Clculos renais "Pedras nos rins" So cristais de diferentes tamanhos, formados de constituintes urinrios que se depositam nos rins, mas podem ser encontrados em qualquer parte do aparelho urinrio. Como causam obstruo, provocam muita dor, que se irradia para as costas e abdmen,

com nuseas e vmitos. O tratamento, em geral, cirrgico para remoo de clculos grandes. Modernamente, existe a litotripsia ultra-snica, por meio da qual a pedra fragmentada a laser e, posteriormente, eliminada naturalmente. A conduta de carcter preventivo a ingesto aumentada de gua, para que a urina seja eliminada menos concentrada.

Infeces

- As infeces do aparelho urinrio recebem nomes de acordo com sua localizao. Na bexiga, cistite; nos rins, nefrite, glomrulo-nefrite e pielonefrite; na uretra, uretrite; na prstata, prostatite. So causadas por bactrias e tratadas com antibiticos.

Incontinncia urinria - a falta de controle da bexiga, com perda involuntria da urina. Afecta, principalmente, os idosos, pois os msculos que controlam a passagem da urina para a uretra tornam-se menos eficientes. Pode ser causada por infeco urinria. O tratamento varia de acordo com o tipo de incontinncia. Podem incluir

6/9

Cincias Naturais exerccios para fortalecer os msculos da pelve, medicamentos e, at, cirurgia reparadora. Mesmo quando crnica, a medicina dispe de meios que tornam mais fcil conviver com o problema.

SISTEMA EXCRETOR a dificuldade para esvaziar a bexiga por obstruo do esfncter. As causas podem ser stress, problema neurolgico, ou, mais comum, aumento da prstata.

Reteno

urinria

Quando os rins falham, o que se pode fazer? Quando os rgos excretores, como os rins, so danificados, o organismo rapidamente desenvolve sintomas de intoxicao e a morte pode ser rpida, se o problema no for resolvido ou controlado rapidamente. Deste modo, os doentes tm de recorrer ao auxlio de rins artificiais - os aparelhos de hemodilise. Com estes aparelhos, o sangue filtrado e purificado, em intervalos regulares. O transplante de rins actualmente uma das melhores solues para o caso de pessoas cujos rins no funcionam. No entanto, para tal necessrio encontrar um dador compatvel, ou seja, com condies idnticas s do doente. O dador poder ser uma pessoa que acabou de falecer, mas cujos rgos ainda se encontram em condies para funcionarem, ou ento uma pessoa viva, que tenha os dois rins em boas condies, de forma a poder dispensar um deles. Normalmente, estes casos acontecem apenas entre membros de uma mesma famlia. A hemodilise normalmente mantm as pessoas vivas at que um rgo para transplante esteja disponvel. Preveno das doenas urinrias Ingerir lquidos para maior formao de urina, favorecendo a eliminao de bactrias (cerca de 2 litros de gua por dia facilitam o funcionamento dos rins) Urinar vrias vezes ao dia. Mices frequentes defendem o aparelho urinrio contra a penetrao de bactrias. Manter rigorosa higiene pessoal, com limpeza cuidadosa dos genitais. As mulheres devem evitar roupas justas e roupa interior de de nylon ou tecido sinttico que impedem a transpirao. Preferir roupa interior de algodo. Evitar bebidas alcolicas; Evitar alimentos muito condimentados; Fazer uma alimentao cuidada, evitando o excesso de carne, salgados e doces, pois os rins no tm a capacidade de eliminar todos os resduos que resultam desses excessos. Evitar desodorizantes ntimos

7/9

Cincias Naturais

SISTEMA EXCRETOR

QUESTES:
1. Complete os espaos de moda a que as afirmaes fiquem correctas: 1.1 A urina produzida continuamente ao nvel dos rins e transportada atravs dos ________ at _______. L fica armazenada temporariamente. 1.2 Na estrutura do rim distinguem-se trs zonas: uma mais externa, a ___________, de aspecto granuloso; a zona _______, com aspecto estriado; e a cavidade central, o __________, de onde parte o urter. 1.3 Cada rim constitudo por numerosas estruturas, os ______ __________, onde se forma a urina. Essas estruturas esto rodeadas por uma rede de ______ _______. 1.4 A nvel da ________ __ ________ ocorre uma filtrao selectiva do sangue, Algumas molculas como as _________ no iram constituir o _________ glomerular. 1.5 No processo de formao de urina possvel destacar trs etapas : a ________ , a _________ e a secreo. 1.5.1. Em que consiste cada uma das etapas acima referidas. 2. Observe com ateno a imagem seguinte. 2.1 Faa a legenda da figura. 2.2 Faa corresponder a cada um dos algarismos da figura uma das seguintes afirmaes: A- acumulao da urina __ B conduo da urina para o exterior __ C purificao do sangue __ D conduo da urina desde o local de formao at ao local de acumulao __ 2.3 Refira duas diferenas entre o sangue eu circula no vaso 5 e o que circula no vaso 6. 3. Diga, sucintamente, como ocorre a purificao do sangue e a formao de urina.

8/9

Cincias Naturais

SISTEMA EXCRETOR

4. A urina pode ser analisada no sentido de obter informaes acerca do estado de sade dos indivduos. O quadro seguinte refere-se anlise de urina de trs indivduos: Contedo de urina

Joo Nuno Miguel

gua, sais minerais, ureia, glicose gua, sais minerais, ureia gua, sais minerais, ureia, protenas

4.1 Qual dos rapazes diabtico? Justifique. 4.2 O Miguel apresenta sinais de mau funcionamento dos rins. Comente a afirmao com base nos dados. 5. Cada rim constitudo por cerca de uma milho de nefrnios. A figura seguinte representa esquematicamente um nefrnio; o quadro regista valores de substncias ao nvel das diferentes zonas do nefrnio.

5.1 Identifica os lquidos A, B e C.- Justifique as opes. 5.2 Refira o n. que no esquema se refere: 5.2.1 ao filtrado: 5.2.2 urina: 5.3 Em qual dos n. da figura ocorre filtrao? Como se design essa estrutura? 6. Indique trs doenas do sistema urinrio. Em que consistem? 7. Diga trs comportamentos saudveis para o bom funcionamento dos rins.

9/9

You might also like