You are on page 1of 4

Resumo do Filme:

O filme se passa num colegio interno onde um professor tenta moldar a personalidade dos alunos, baseando na historia da cultura grego-romana.

tudo sempre ocorreu bem ,ate o dia que entra na escola um aluno arrogante e rebelde Sedwick Bell, filho de um politico.Diante desse aluno o professor tenta mudar o carater do mesmo e ganhar sua confiana. Nesse colegio existia um concurso Senhor Julio Cesar, que vem a ser uma desputa entre os alunos da classe,o professor observa o comportamento deste aluno bell, e vislubra um futuro brilhante para o rapaz,embora com toda rebeldia e pouco interesse do jovem,o que o professor nao contava era que com todo os esforo do docentes o rapaz fosse desonesto e colasse no concurso na rodada. A descepao foi enorme, pois para o rapaz participar deste concurso o professor foi contra seus principios eo pasou na frente de um tambem brilhante aluno.

REFLEXAO sobre o filme:

O Clube do Imperador transmite menssagens importantes, como a importncia da tica e da honestidade, valores to deixados de lado na sociedade atual, onde predomina o egosmo. Nos faz ainda refletir que no se deve desistir de nossos objetivos, mesmo quando os contra tempos parecerem imped-los. Como no caso do professor, deve-se espelhar em cada um dos resultados bons e positivos de nossos esforos, e no frustrar-se com os obejtivos que no foram conquistados, preocupando-se, todavia, em sempre fazer o melhor possvel para que cada um deles seja alcanado e, mais do que isso, que contribuam para o bem da sociedade e do prximo.

CRITICA: Educaao de base e educaao familiar vem de bero.A escola educa mais nao muda o carater das pessoas,podem melhorar se quiserem.

"A juventude envelhece, a imaturidade superada, a ignorancia pode ser educada e a embriaguez passa, mais a estupidez dura pra sempre.

(1)de que forma o filme aborda a ideia de democracia como condio necessria para a livre comunicao entre os homens? Vemos no filme que os alunos podem democraticamente, manifestar sua opinio sobre temas que iro afet-los diretamente em sua vida escolar. E vemos varias cenas em que os mesmos tem direitos iguais de participao durante a aula. (2) identifiquem no filme as concepes de aprendizagem: empirismo e apriorismo, descrevendo algumas cenas que as

caracterizam?________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (3) ser possvel aos professores atravs de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ (4) qual o significado de educar, passado no filme pelo professor hundert? No filme o conceito de educar vai muito alm do ato de transmitir conhecimento, educar estimular o raciocnio, aprimorar o senso crtico, as faculdades intelectuais, fsicas e morais. O homem um ser que precisa de orientao e informao. Esses conhecimentos so adquiridos na escola, e ela, juntamente com os pais, deve despertar nos alunos a curiosidade e a capacidade para entender o mundo que os cerca, e de ensin-los os conceitos empregados pela sociedade. (5) ate que ponto a convivncia diria com os professores pode influenciar o carter e as atitudes dos alunos?

a convivncia diria com os professores influencia o carter e atitude dos alunos a partir do memento em que o relacionamento entre professor deve ser de amizade, de troca de solidariedade, de respeito mtuo, enfim, no se concebe desenvolver qualquer tipo de aprendizagem, em um ambiente hostil, e a escola um espao onde se constroem relaes humanas. E a relao professor/aluno representa um esforo a mais na busca da praticidade, afetividade e eficincia no preparo do educando para a vida, numa redefinio do processo ensino-aprendizagem. (6) o individualismo e a busca da vitoria a qualquer preo so ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lies trabalhadas na escola? No, pois o individualismo anda com a solido, e o aluno provavelmente se v como o centro do mundo. No vai ter facilidade para exprimir suas ideias e opinies, e tem o risco de se decepcionar ou acabar criando inimizades entre os que o cercam. Muito pelo contrrio, o ensino que se deve ter na escola de coletivismo, para uma melhor socializao. (7) enquanto professores, devemos continuar acreditando e investindo na recuperao dos alunos, seja na formao tica ou acadmica? Sim, pois o professor no deve preocupar-se somente com o conhecimento atravs da absoro de informaes, mas tambm pelo processo de construo da cidadania do aluno e necessria a conscientizao do professor de que seu papel de facilitador de aprendizagem, aberto s novas experincias, procurando compreender, numa relao emptica, tambm os sentimentos e os problemas de seus alunos e tentar lev-los autorealizao (8) ser que o idealismo muitas vezes no chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relao a seus alunos? sim porque o Idealismo acarreta um efeito indesejvel, pois ao tornar o que se est estudando em sala de aula, o prprio aluno, estuda apenas aquele contedo e a sua forma de analisar e compreender qualquer Coisa que se estude. Pouco importa as caractersticas, as qualidades, os atributos dele, e dos assuntos trabalhados; pois o que importa a maneira de como esse processo est sendo executado pelo professor, que passa para a turma o assunto. (9) como voc analisa a oportunidade que o professor deu a um aluno desacreditado e arrogante na esperana de uma mudana?

o professor deu a oportunidade porque ele observou o comportamento deste aluno bell, e vislumbrou um futuro brilhante para o rapaz,embora com toda rebeldia e pouco interesse do jovem,o que o professor no contava era que com todo os esforo do docentes o rapaz fosse desonesto e colasse no concurso na rodada. A decepo foi enorme, pois para o bell participar deste concurso o professor foi contra seus princpios e o passou na frente de um tambm brilhante aluno. (10) comente a frase: "A juventude envelhece, a imaturidade superada, a ignorncia pode ser educada e a embriaguez passa, mais a estupidez dura pra sempre." ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ (11) no final do filme que ensinamentos os alunos passaram ao professor e para nos alunos/professores?___________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

You might also like