You are on page 1of 2

Tratado de Tordesilhas

Em 1492, o navegador genovs Cristvo Colombo realizou uma das maiores descobertas realizadas no perodo das grandes navegaes. Financiado pelos recursos da Coroa Espanhola, esse navegador anunciou a descoberta de terras a oeste. Tal feito acabou inserindo o reino espanhol no processo de expanso martimo-comercial que, desde o incio daquele sculo, j havia propiciado significativas conquistas para o Imprio Portugus ao longo de todo sculo XV. Com a ascenso dos espanhis na explorao de novas terras, o clima de disputa com os portugueses se acirrou. Para que um conflito de maiores propores fosse evitado, o papa Alexandre VI foi convocado para negociar os limites de explorao colonial entre essas duas potncias europeias. Inicialmente, Portugal buscava garantir seu monoplio na costa africana e a Espanha preocupava-se em legitimar a explorao nas terras localizadas a oeste. No ano de 1493, o papa ento anunciou a assinatura da Bula Inter Coetera, que fixava uma linha imaginria a 100 lguas da Ilha de Aores. No entanto, no ano seguinte, o rei portugus Dom Joo II exigiu a reviso desse primeiro acordo, que no satisfazia os interesses lusitanos. Segundo alguns historiadores, essa mudana de ideia era um forte indcio de que os portugueses tinham conhecimento de outras terras localizadas na poro sul do novo continente descoberto pelos espanhis. Sculos mais tarde, documentos explicariam essa repentina mudana de ideia dos lusitanos. Buscando evitar o desgaste de um conflito militar, os espanhis aceitaram a reviso dos acordos com uma nova intermediao do papa. Com isso, o Tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494. Nesse novo acerto ficava estabelecida a demarcao de um novo meridiano localizado a 370 lguas a oeste da ilha de Cabo Verde. Os territrios a oeste seriam explorados pelos espanhis; e as terras a leste deveriam ser controladas pelos lusitanos. Dessa forma, o novo acordo assegurou a explorao lusitana em parte dos territrios que hoje compem o Brasil. Pouco tempo depois, as determinaes desse tratado seriam questionadas pelas outras naes europeias que iniciavam seu processo de expanso martima. Diversos monarcas no aceitavam o fato de a diviso ter se restringido aos pases ibricos. Os franceses, por exemplo, passaram a organizar expedies martimas para o Brasil em sinal do no reconhecimento do tratado. As naes que protestaram contra, na verdade, reivindicavam o princpio de posse til da terra para legitimar a explorao colonial. Mediante tal proposta, os portugueses se viram forados a intensificar os mecanismos de controle e dominao sobre seus territrios. A partir de 1530, Portugal enviou Martinho Afonso para as terras brasileiras, com o objetivo de fundar o primeiro centro de explorao colonial. Em contrapartida, expedies inglesas e francesas buscaram terras na regio norte do continente americano.

Lei urea
Aps uma longa batalha dos abolicionistas para acabar com a escravido no Brasil no sculo XIX, no dia 13 de maio de 1888 finalmente sancionada a Lei urea, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira.

At a promulgao definitiva da abolio da escravatura, muitas leis foram criadas no sentido de libertar lentamente os trabalhadores forados. Em setembro de 1871 foi criada a Lei do Ventre Livre, que proibia o trabalho de negros escravizados que no haviam atingido a maioridade; e a Lei dos Sexagenrios, favorvel aos escravos de mais de 60 anos. Como regente do Brasil na poca, a Princesa Isabel foi a responsvel por assinar a Lei urea, depois de diversas tentativas empenhadas pelos integrantes da Campanha Abolicionista, que se desenvolvia desde 1870. Tambm houve grande envolvimento com a liberdade dos escravos da prpria Princesa Isabel. Ela votou a favor Lei do Ventre Livre como senadora do Parlamento e financiou quilombos e refgios de escravos com o fim de libert-los. O projeto da Lei urea foi apresentado pela primeira vez uma semana antes de ser aprovado pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva. Passou pela Cmara e foi rapidamente avanado pelo Senado, para sano da princesa regente. Foi uma medida estratgica, porque os deputados e alguns senadores queriam que o projeto de lei fosse aprovado de qualquer maneira enquanto o rei D. Pedro II viajava para o exterior. A aprovao da lei acabou se tornando uma faca de dois gumes para a princesa. Se por um lado ela pretendia alavancar sua carreira poltica, acabou arruinando todas as possibilidades ao assinar a Lei urea. De fato, a sano foi um enorme passo dado pelos liberais, que um ano mais tarde iriam derrubar o sistema monrquico em favor da Proclamao da Repblica. Por mais que a libertao dos escravos representasse a vitria de uma rdua batalha contra as elites, os negros no foram absolvidos em sua totalidade. Primeiramente, no houve um projeto efetivo de integrao que permitisse que os antigos escravos se sustentassem de forma independente. Assim, muitos continuaram prestando servios aos seus senhores para garantir moradia e alimentao. De todos os pases do continente americano, o Brasil foi o ltimo a abolir a escravido. Ainda hoje, mais de um sculo depois de aprovada a Lei urea, o regime escravocrata ainda resiste em lavouras e grandes pedaos de terra.

You might also like