You are on page 1of 6

Ensaio sobre motores de induo trifsico

Nome: Gabriel Caumo Vaz Nome: Gabriel Gonalves Rocha Oliveira Nome: Marcos Aurlio Mascagne Nome: Victor Neves Rocha

n 11 n 12 n 23 n 35

2N

Neste ensaio voc ir efetuar as ligaes, estrela e tringulo e comprovar a relao entre as correntes de linha e de fase destas ligaes. 1- Montar o circuito ao lado efetuando a ligao pedida. a) Anotar todos os dados da placa do motor. b) Energizar o circuito e efetuar as medies pedidas. c) Medir a corrente de partida. d) Calcular VL,Vf,IL e P.

2- Montar o circuito abaixo efetuando a ligao pedida. a) Anotar todos os dados da placa do motor. b) Energizar o circuito e efetuar as medies pedidas. c) Medir a corrente de partida. d) Calcular VL,Vf,IL e P.

3- Medir com multmetro a resistncia eltrica das bobinas. a) 1-4 = 33 b) 2-5 = 33 c) 3-6 = 33

4-

Calcular o Z, XL e L de cada bobina sabendo-se que a freqncia de 60 Hz.

5- Responda as seguintes questes: a) Como constitudo o rotor tipo gaiola de esquilo? Resposta: constitudo por um pacote de chapas de ferro - silcio com barras de cobre ou alumnio colocadas em ranhuras e interligadas em curto circuito nas extremidades.

b) Qual o outro nome dado ao motor de induo? Resposta: Motor assncrono.

c) Qual a funo do enrolamento auxiliar em um motor monofsico de fase auxiliar? Resposta: Ele responsvel por iniciar a partir do motor.

d) Por que os motores monofsicos de fase auxiliar possuem capacitor e interruptor centrfugo? Resposta: Um capacitor e um interruptor centrfugo so colocados em srie com o enrolamento auxiliar. A funo do capacitor aumentar a defasagem entre os enrolamentos principal e auxiliar, mantendo-a em aproximadamente 90 e aumentar o conjugado de partida. O interruptor centrfugo tem por funo desligar o enrolamento auxiliar, quando o motor atinge aproximadamente de sua velocidade nominal.

e) Faa os esquemas de ligao 110 e 220 V, em motores monofsicos de fase auxiliar.

f)

O motor de 12 pontas pode ser ligado em quais valores de tenso? Resposta: 220 V, 380 V, 440 V e 760 V.

g) Faa o esquema de ligao de um motor trifsico com seis pontas, para ser ligado em 220 V.

6- Resolva os problemas que seguem: a) Qual a corrente eltrica de um motor trifsico de 3 CV, com um rendimento de 0,77 e cos 0,83, com fechamento em tringulo? b) Um motor monofsico de fase auxiliar de CV, alimentado em 110 V, tem um fator de potncia de 0,78 e rendimento de 0,79. Calcule a corrente desse motor.

7- Um motor trifsico ligado a uma rede de 200v absorve da linha 208 A quando fechado em tringulo. Calcule as correntes de partida e comutao. Compare com uma partida direta. Anulada.

8- Seja um motor de induo trifsica. Quando em vazio gira a quase 1200 RPM. Quando colocada em carga nominal (plena), no seu eixo a velocidade cai para 1140 RPM. O motor alimentado com tenso nominal de 220 VCA e freqncia de 60 Hz. Pergunta-se: a) Quantos plos tm o motor? Resposta: 6 plos.

b) Qual a freqncia de tenso induzida no rotor plena carga? Resposta: A freqncia de tenso induzida no rotor plena carga 60 Hz.

c) Qual o percentual do escorregamento? Resposta: 5 %

d) Qual seria a velocidade desse motor com um escorregamento de 10%? Resposta: 1080 RPM. Velocidade = 1200 120 Velocidade = 1080 RPM

9- Concluso: Aps o ensaio e as medies realizadas no motor ligado em tringulo e estrela podemos observar o funcionamento do motor nos diferentes casos. No caso da potncia, percebemos que ela foi maior na ligao tringulo do que na estrela, assim como a corrente. Essa diferena foi dada devido caracterstica da ligao estrela que no foi respeitada, pois ela feita quando h alimentao de 380V, mas ns a ligamos em 220V, de modo que a tenso de fase foi 3 vezes menor do que o ideal, fazendo com que a corrente, sendo diretamente proporcional a tenso, diminusse tambm. Como a potncia depende tanto da tenso quanto da corrente, ela foi menor do que na ligao tringulo, que foi devidamente ligada. Com esse ensaio pudemos, portanto, analisar as caractersticas estudadas sobre as ligaes tringulo e estrela, que funcionam, respectivamente, como ligaes paralela e srie, com suas caractersticas de divisor de corrente e divisor de tenso. Embora as potncias tenham sido diferentes, a rotao manteve-se a mesma. Isso aconteceu porque a rotao depende somente da freqncia e do nmero de plos do motor, que no foram alterados quando mudamos as ligaes.

You might also like