You are on page 1of 3

Aprenda a estudar de maneira eficiente parte 1/2

Publicado em 27 de setembro de 2011 por Gustavo Luiz Acredito que quase todo mundo j passou horas e horas estudando na vspera de prova s vezes at varando noites para tentar aprender alguma coisa. Essa forma de estudo pode te salvar de repetir em alguma matria, porm um dia depois da prova voc no se lembra de mais nada do que foi visto ento ser que compensa tanto sacrifcio. Tambm sofro desse mal de estudar aos 45 minutos do segundo tempo, mas foi procurando maneiras de melhorar minha compreenso que encontrei algumas dicas que pode te ajudar a ser mais produtivo e eficinte nos seus estudos alm de melhorar a capacidade de memorizar a matria e no esquecer mais. Descobri essas dicas lendo o livro do Tony Buzan: Memria Brilhante. Sabe-se que o perodo mais favorvel para obter o mximo de compreenso e memorizao de 20 60 minutos aps o incio do aprendizado. Quando ultrapassa esse perodo nosso crebro no consegue mais reter informao sobre o que est sendo estudado. No conseguimos manter concentrados por um perodo maior que 50 minutos que j comeamos a nos distrair seja assistindo uma aula, reunio ou em uma palestra.

IMPORTANTE FAZER INTERVALOS

Para evitar esse tipo de situao recomenda-se fazer intervalos curtos e estrategicamente espaados melhorando assim o processo de aprendizado e memorizao. Essas pausas so fundamentais e do tempo ao crebro absorver o que est sendo aprendido facilitando e aprimorando a busca de informao na memria quando solicitada. O grfico a seguir mostra a capacidade de recordao para trs padres diferentes de estudo em um intervalo de duas horas(esboo do grfico apresentado no livro).

A linha em vermelho mostra quatro breves intervalos. Os picos indicam quando a capacidade de recordao atinge seu pice, percebe que isso ocorre a cada comeo e fim de um perodo isso que dizer que nossa capacidade de recordao melhor no incio e no final de cada processo. Mais uma evidncia que importante fazer pausas. Mas no exagere nas pausas! So pausas rpidas para tomar um copo dgua e dar uma esticada no esqueleto nada de aproveitar esse tempo para entrar na internet checar uns e-mails ou bater um papo no MSN. A linha em azul mostra uma curva para um perodo de 2 horas sem intervalos note que h um pico no final porm muito inferior a 75% obtido na curva anterior. A linha em vermelho mostra a curva de recordao para perodos superior a duas horas sem intervalos durante o estudo. Note que essa opo no nada produtiva, pois nossa capacidade de recordao fica menor que 50%. Obs: Conhea tambm o mtodo Pomodoro j publicada aqui no blog.

Quando a hora de Parar?


Isso depende muito de cada pessoa mas sabe aquela hora em que voc l mas nem sabe o que est lendo esse o memento de parar e no ultrapasse 50minutos sem dar uma pausa. A capacidade de concentrao cai vertiginosamente quando no fazemos pequenas pausas, portanto recomendado fazer esses intervalos curtos, pois maior ser o numero de comeo e fins e melhor ser nossa compreenso. Sem falar que intervalos so essenciais para o relaxamento do corpo e aliviar tanto a tenso muscular como mental que se acumula ao longo de grandes perodos de concentrao.

Aprenda a estudar de maneira eficiente parte 2/2


Publicado em 29 de setembro de 2011 por Gustavo Luiz No post anterior falei da importncia de fazer pausas para melhorar a eficincia do nosso estudo aumentando assim a capacidade de recordao porm estudar apenas um dia de maneira eficiente no vai fazer voc lembrar para sempre as informaes estudadas ento necessrio fazer Revises! J dizia o Telecurso: hora da reviso

Nosso crebro guarda toda nova informao na memria de curto prazo ento para transferi-l para a memria de longo prazo necessrio fazer revises. Segundo Tonny Buzzan em mdia precisamos repetir a ao pelo menos 5 vezes antes que a informao seja guardada na memria de longo prazo. Recomenda-se que voc reveja e repita o contedo da seguinte maneira:

Logo aps o aprendizado Um dia aps o aprendizado Uma semana aps o aprendizado Um ms aps o aprendizado

De trs a seis meses aps o aprendizado

A curva do esquecimento
A curva do esquecimento apresentado por Alberto DellIsola (o Super Memria) exemplifica bem o que Tonny Bozzan nos quer dizer. A curva mostra nossa capacidade de armazenar informao aps passarmos por uma sesso de estudo com durao de 1 hora.

Aps uma hora de estudo alcanamos o mximo que conseguimos absorver de informao (100%) o que corresponde ao primeiro pice em preto. Observe que se o aluno no faz uma reviso no segundo dia pode esquecer de 50% a 80% do contedo estudado e num perodo de 30 dias sem revisar lembra 2% a 3% apenas, ou seja temos apenas uma vaga lembrana. aquela sensao de que voc j ouviu ou leu sobre aquele assunto mas no sabe mais nada sobre seu contedo e ter que estudar tudo novamente se precisar ento vamos ns estudando horas e horas novamente e varando noites o que no nada eficiente como vimos.

Mtodo para Revisar


Foi a que Alberto nos preparou um mtodo para nunca nos esquecermos do que estudamos fazendo revises peridicas que funciona da seguinte maneira: A cada uma hora de estudo ou aula expositiva temos que fazer uma reviso de apenas 10 minutos sobre o que aprendemos nas primeiras 24 horas. Isso no fantstico apenas 10 minutos e voc volta a reativar os 100% que aprendeu no dia anterior. Depois devemos revisar aps 7dias e precisaremos somente de 5 minutos para lembrarmos de tudo novamente e finalmente aps 30 dias precisaremos mais 2-4minutos para voltar ao pice de que conseguimos aprender no primeiro dia como mostra o grfico. Segundo DellIsola se no fazermos revises ao longo de 30 dias necessitaremos de 50 minutos de estudo para reativar cada hora aula expositiva ou seja a que vem o acmulo de matrias e no conseguimos dar conta de todo o contedo sem falar que a memria no funciona muito bem quando sobrecarregada e com pouco tempo disponvel.

You might also like