You are on page 1of 4

A TEORIA DAS RELAES HUMANAS A Teoria das relaes Humanas ( ou Escola Humanstica da Administrao ) surgiu nos Estados Unidos

como conseqncia da Experincia de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. ORIGENS DA TEORIA DAS RELAES HUMANAS 1. A necessidade de se humanizar e democratizar a administrao, libertando-a dos conceitos rgidos e mecanicistas da Teoria Clssica; 2. O desenvolvimento das cincias humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influncia intelectual e suas primeiras aplicaes organizao industrial; 3. As idias da filosofia pragmtica de John Dewey e da Psicologia Dinmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na administrao; Elton Mayo o fundador da Escola; 4. As concluses da Experincia de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenao de Elton Mayo, que colocaram em xeque os principais postulados da Teoria Clssica da Administrao.

A EXPERINCIA DE HAWTHORNE Em 1924 a Academia Nacional de Cincias dos Estados Unidos fez uma pesquisa para verificar a correlao entre produtividade e iluminao no local de trabalho, dentro dos pressupostos da Administrao Cientfica. Pouco antes, Mayo conduzira uma pesquisa em uma empresa com alto grau de rotatividade ( 250% ao ano ), e havia tentado inutilmente vrios esquemas de incentivos salariais. Mayo deu ento maior flexibilidade, surgiu um esprito de grupo, a produo aumentou e a rotatividade do pessoal diminuiu; Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas iniciou uma experincia na Fbrica de Hawthorne, da Western Eletric Company, para avaliar a correlao entre iluminao e a eficincia dos operrios, medida por meio da produo; Verificou-se que os resultados eram influenciados por variveis de ordem psicolgica;

A empresa no estava interessada em aumentar a produo, mas em conhecer melhor seus empregados. CONCLUSES DA EXPERINCIA DE HAWTHORNE O nvel de produo no determinado pela capacidade fsica ou fisiolgica do empregado, mas por normas sociais e expectativas grupais. Quanto maior a integrao social no grupo de trabalho, maior a disposio para produzir; O comportamento do indivduo se apia totalmente no grupo. Os trabalhadores no agem ou reagem isoladamente como indivduos, mas como membros de grupos. A qualquer desvio das normas grupais, o trabalhador sofre punies sociais ou morais dos colegas; Isto significa que a administrao no pode tratar os empregados um a um, mas sim trata-los como membros de grupos e sujeitos influncia social destes grupos; Conceito de homo social; Grupos informais: constituem a organizao humana da empresa, definindo regras de comportamento, formas de recompensas ou sanes sociais, etc.; Relaes humanas: o comportamento humano influenciado pelas atitudes e normas informais existentes no grupo em que participa; a importncia das pessoas se relacionarem; A especializao no a maneira mais eficiente de diviso de trabalho. Para evitar a monotonia, os operrios trocavam de posio. Isto prejudicava a produo, mas elevava o moral do grupo. DECORRNCIAS DA TEORIA DAS RELAES HUMANAS Com o advento das Teoria das Relaes Humanas, uma nova linguagem passa a dominar o repertrio administrativo: fala-se agora em motivao, liderana, comunicao, organizao informal, dinmica de grupo, etc. Os conceitos clssicos de autoridade, hierarquia, racionalizao do trabalho, departamentalizao, princpios gerais da administrao passam a ser contestados.

Com a Teoria das relaes Humanas, surge uma nova concepo sobre a natureza do homem: O homo social, que se baseia nos seguintes aspectos: 1. Os trabalhadores so criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores. O comportamento no trabalho conseqncia de fatores motivacionais; 2. As pessoas so motivadas por necessidades humanas e alcanam sua satisfao por meio dos grupos sociais com quem interagem; 3. O comportamento dos grupos sociais influenciado pelo estilo de superviso e liderana; 4. As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. AS NECESSIDADES HUMANAS BSICAS A) Necessidades fisiolgicas; B) Necessidades psicolgicas: secundrias e raramente satisfeitas em sua plenitude. Se subdividem em: Necessidade de segurana ntima; Necessidade de participao; Necessidade de autoconfiana; Necessidade de afeio. C) Necessidades de auto-realizao: o corolrio de todas as necessidades humanas. Raramente so satisfeitas em sua plenitude.

CICLO MOTIVACIONAL COM OU SEM BARREIRA

Equilbrio

Estmulo/Incentivo

Necessidade SATISFAO Ou BARREIRA

Tenso

Comportamento ou ao

You might also like