You are on page 1of 8

A Geopoltica e Economia no ps-guerra

Resumo: esta lio visa mostrar as mudanas que ocorreram no mundo aps a Segunda Guerra mundial. Neste perodo o mundo ficou dividido, a tal ponto que vemos traos disso ainda nos tempos modernos.

A Reorganizao Geopoltica

A Alemanha foi o piv no conflito que teve tanto na Primeira Guerra Mundial como na Segunda Guerra. O pas mergulhou numa grande crise tanto econmica como social, em conseqncia da Primeira Guerra Mundial. Foi criado assim condies ideais para o surgimento do nazismo: grave crise econmica; revanchismo, principalmente contra a Frana, pelas humilhaes impostas pelo Tratado de Versalhes; nacionalismo; racismo. Adolfo Hitler chegou no poder em 1933, lanando a Alemanha num processo expansionista. Com a derrota da Alemanha, Japo e Itlia e o enfraquecimento do Reino Unido e da Frana, o mundo foi levado por mudanas econmicas e geopolticas. Os Estados Unidos agora do bloco capitalista, e do outro lado, Unio Sovitica, que expandiu sua influencia e seu territrio, definindo o bloco socialista.

Aps a unio entre Estados Unidos e Unio Sovitica para derrotarem o eixo, foi acirrada uma disputa pela hegemonia no globo, dando inicio a Guerra Fria, que se estendeu no momento ps-guerra at o final dos anos 80.

Os Estados Unidos lanaram em 1947, a doutrina Truman e o Plano Marshall, sendo consenso, portanto, considerar este ano como inicio da Guerra fria.

A doutrina Truman tinha por objetivo a conteno do socialismo. Foi desenvolvido por George F. Kennan, e tinha como idia bsica impedir a expanso da Unio Sovitica, fazer alianas com outros pases para isola-la. J o Plano Marshall, idealizado por George C. Marshall era um plano para ajudar pases na Europa afetados pela guerra, e recuperar mercados para produtos e capitais norte-americanos.

O Plano Marshall tambm foi estendido a Alemanha (Ocidental) e Itlia. A recuperao e regularizao da economia e comercio mundial era necessria para a conteno do socialismo, e assegurar para os Estados Unidos em mercado que seria capaz de consumir sua elevada

produo. O Plano Marshall contribui para expandir os ideais da sociedade de consumo, o chamado american way of life ( modo americano de viver ).

Em 1948 para administrar a ajuda recebida atravs do plano Marshall, foi criada a OECE ( Organizao Europia de Cooperao Econmica ), em 1961, seu nome foi mudado para OCDE ( Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico ), visto que foram includos pases no-europeus. Alm do mais, seus objetivos foram ampliados: a gerao de empregos, incentivar o crescimento econmico, expandir o comrcio e a estabilidade financeira dos pases membros. A OCDE, congrega alguns dos pases mais ricos do mundo, sediada em Paris.

Com a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989, a reunificao da Alemanha, o desmantelamento do Pacto de Varsvia em abril de 1991, e a dissoluo do Imprio Sovitico a Guerra fria chega ao seu fim.

A Guerra Fria foi marcada pela bipolarizao de poder entre Estados Unidos e Unio Sovitica, que competiam para conseguir zonas de influencia. Comearam a corrida armamentista, um querendo superar o outro em fora militar. Portanto a paz era impossvel de ocorrer, mas tambm a guerra no aconteceu. Isto porque cada pas tinha um grande poder destrutivo, e se ocorresse uma guerra, era certo que esta guerra no teria vencedores, haveria uma mtua destruio.

O mundo ficou divido em blocos geopolticos e ideolgicos. De um lado o bloco ocidental, e do outro, o bloco oriental. O bloco ocidental designou os pases capitalistas, apoiados pelos Estados Unidos. O bloco oriental designava os pases socialistas, junto com a Unio Sovitica.

As duas superpotncias procuravam ter bastante poder blico

Reordenando a economia

Em julho de 1944, na Conferencia de Bretton Woods, nos Estados Unidos, os 44 pases aliados lanaram uma nova ordem econmica, um plano que visava estimular o desenvolvimento capitalista e a reconstruo e estabilidade econmica mundial. Apesar de vrios pases participarem quem dava as regras era os Estados Unidos, e tambm uma parcela o Reino Unido. Foram criados o Banco Mundial, o FMI (Fundo Monetrio Internacional) e o Gatt (Acordo Geral sobre tarifas Aduaneiras e Comrcio).

Nessa reunio foi definido um novo padro monetrio, o padro dlar-ouro. O banco central norte americano (Federal Reserve Board), garantiu uma paridade de 35 dlares por uma ona troy (31,1g) de ouro. Ou seja, quem quisesse trocar dlar por ouro, o governo dos Estados Unidos garantiu a troca nessa paridade. Nas duas dcadas seguintes aps o ps-guerra, essa situao levou as grandes potencias a aumentar as suas economias.

J no final da dcada de 60 a economia norte americana dava sinais de crise. Isto ocorreu devido aos gastos na corrida armamentista, dficits oramentrios e desequilbrio na balana comercial, o que levou o governo norte americano a emitir moeda sem lastro, isto quer dizer, sem a reteno de valor correspondente em ouro. Em 1973 numa reunio do FMI, foi decidido o fim do padro dlar ouro. A partir da os Estados Unidos passou a emitir dinheiro sem lastro, e teve que observar sua moeda se desvalorizar frente a outras moedas, como o ienes japons.

O Banco Mundial (ou Bird) no comeo foi criado com objetivo de ajudar os pases europeus afeados pela guerra. Mas com o tempo passou a financiar criao de infra- estrutura nos pases subdesenvolvidos:construo de estradas, construo de usinas de energia, instalao de industria de base e etc.

O FMI tem como objetivo estimular o comercio mundial e promover ajuda econmica aos pases membros que apresenta, problemas econmicos, evitando que desequilbrios econmicos em alguns pases levassem a uma crise global. Na prtica, o FMI atua resolvendo crises de pases que apresentam problemas para equilibrar seus balanos de pagamentos. Com o FMI se estabeleceu regras bsicas das relaes financeiras internacionais. Os pases membros converteram o valor de suas moedas ao dlar ou ao ouro, e isto a valorizao da moeda norte americana.

Todos os pases membros do FMI tem cotas de fundo proporcionais aos recursos eles contribuem. Os Estados Unidos tem a maior parte de cotas, o que leva ele a tomar as decises finais em relao as polticas do FMI, visto que o poder de deciso proporcional as cotas que cada pas possui.

O Gatt tambm teve como objetivo estimular o comrcio mundial e combater medidas protecionistas. Em 1995 o Gatt passou a denominar-se OMC (Organizao Mundial de Comrcio) e tem procurado aumentar sua influencia no comrcio mundial.

Essa trs instituies agem reciprocamente, ou seja, se um pas no respeitar as regras estabelecidas pela OMC, no tem acesso aos recursos financeiros do FMI e do Banco Mundial. De modo similar, o Banco Mundial s libera recursos para pases que orientam sua economia com as metas aceitas ou sugeridas pelo FMI.

Tentando reorganizar a poltica internacional

A ONU (Organizao das Naes Unidas) foi criada em 1945, numa Conferencia em So Francisco (Estados Unidos), com o objetivo de garantir a paz mundial, e a cooperao entre os pases, para se resolver problemas econmicos, sociais e humanitrios. Sediada em Nova Iorque, a ONU substituiu a Liga das Naes criada aps a Primeira Guerra Mundial.

A ONU constituda por vrio rgos, por exemplo: Unesco (para Educao, Cincia e Cultura), FAO (para a Agricultura e Alimentao). Alem de vrios programas e organizaes, como: Unicef (Fundo das Naes Unidas para Infncia). Nestes rgos e programas participam quase todos os pases do mundo. Apesar que, mesmo com a criao da ONU, no foi possvel impedir a morte de milhes de pessoas em conflitos. Os dois rgos mais importantes da ONU so, a Assemblia Geral e o Conselho de Segurana. A Assemblia Geral faz recomendaes, e no decide sobre questes de segurana internacional. formada por todos os pases membros, mas as resolues feitas na Assemblia tem que ter pelo menos nove votos dos pases que fazem parte do Conselho de Segurana; at 1990 qualquer resoluo poderia ser vetada pelos EUA ou pela Rssia; atualmente o poder de veto foi estendido aos cinco membros permanentes.

O Conselho de Segurana o rgo de maior poder da ONU. formado por quinze pases membros, sendo que cinco so permanentes, e os outros dez so eleitos a cada dois anos. Esse Conselho pode investigar conflito e disputas internas ou entre pases. Pode recomendar acordos de paz ou sanes que envolvem corte de relaes diplomticas e at mesmo

bloqueio econmico. Os cinco pases permanentes so: Estados Unidos, Reino Unido, China, Frana e Rssia.

Na pratica, durante a Guerra Fria, a ONU ficou paralisada, visto que se as decises tomadas contrariassem os EUA ou a Unio Sovitica eles vetavam as resolues.

Geopoltica no perodo ps-guerra

Neste perodo de Guerra Fria os interesses dos Estados Unidos se completaram, como exemplo a elaborao da Doutrina Truman e o Plano Marshall (j citados nesta lio).

A Unio Sovitica, superpotncia rival, desde a dcada de 1940 j mostrava sua liderana em muitos setores, superada apenas pelos EUA. Depois de 1945, passou a ter influencia em quase todos os continentes.

Os Estados Unidos, por sua vez, criaram blocos militares visando impedir que a influencia socialista se expandisse. Muitos setores norte-americanos acreditavam que se a Unio Sovitica expandisse a sua influencia, alm dos pases do Leste europeu e a China, aos poucos todos iriam cair nas mos do inimigo. Estabeleceu-se em cordo sanitrio que isolava a potencia rival. Ao modo de ver dos ocidentais, o socialismo era uma doena e deveria ter sua expanso contida.

Em 1949 foi criado ento, a OTAN ( Organizao do Tratado do Atlntico Norte), uma aliana formada pelos Estados Unidos, Canad, e vrios outros pases ocidentais. Sua sede fica em Bruxelas (Blgica). A criao da OTAN foi uma resposta ao bloqueio feito por Stlin, a Berlim ocidental. Com a construo de vrias bases militares, e um grande mercado de armamentos no s para a fora militar dos Estados Unidos como tambm para a de seus aliados, se delimitou a zona de influencia norte-americana.

Em maio de 1949 foi proclamada a RFA (Repblica Federal da Alemanha) ou Alemanha Ocidental, nas zonas ocupadas pelos EUA, Reino Unido e Frana. A resposta da Unio Sovitica foi a criao, em outubro do mesmo ano, da RDA (Repblica Democrtica Alem) ou Alemanha Oriental. Tinha como capital a parte oriental de Berlim, ocupada pelos soviticos.

O Muro de Berlim foi construdo em 1961. A Alemanha passava por crises econmicas, e muitas pessoas estavam deixando o setor oriental em busca de melhores condies na parte ocidental. Com o intuito de acabar com essa migrao de trabalhadores e reafirmar a sua soberania, os lideres soviticos construram o Muro de Berlim. Esse muro que dividia a cidade de Berlim, era um dos smbolos que mostrava as tenses da Guerra Fria: o conflito leste x oeste (capitalismo x socialismo).

A resposta da Unio sovitica depois da criao da Otan foi a formao do Pacto Varsvia. Esse pacto tinha a mesma finalidade da Otan, a defesa militar de seus aliados. Em 1991 quando houve o fim da URSS, o Pacto de Varsvia foi extinto.

Os Estados Unidos formaram outras alianas para deter a expanso socialista: a Anzus acordo bilateral com Japo, as Filipinas, Austrlia e Nova Zelndia; Otase uma ambiciosa

aliana militar asitica formada pelo Reino Unido, Frana, pelos pases da Anzus, Tailndia e Paquisto.

Com o fim da Guerra Fria, as alianas que no foram extintas, se tornaram rgos polticos. A Otan passou a ter um novo objetivo: manter a paz na Europa. Para isso foi criado o projeto Parceria para a Paz. A Otan ainda se expandiu com a entrada de pases que faziam parte da exUnio Sovitica. A Rssia tem sido contra essa poltica, afirmando que uma ameaa sua segurana. Mas se trata apenas dos ltimos suspiros da Guerra Fria.

Exerccio

Responda:

1) Quais os objetivos da criao da Doutrina Truman?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2) O que pretendia o Plano Marshall?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3) Como o mundo ficou dividido em meios geopolticos e ideolgicos aps a segunda guerra mundial?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4) Com que objetivo foi criada a ONU?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5) O que visava a criao da OTAN?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gabarito

1) Os Estados Unidos criaram essa doutrina em 1947 com objetivo de conter o socialismo. Fazer alianas com outros pases para isolar a Unio Sovitica.

2) Tambm criado pelos Estados Unidos, esse plano pretendia ajudar os pases europeus que foram afetados pela guerra, tambm recuperar mercados para os produtos e capitais norteamericanos. A recuperao da economia era essencial para a conteno do socialismo. Esse plano ajudou muito para expandir os ideais de consumo.

3) Foi iniciado o conflito leste x oeste. De um lado, ocidental, ficavam os ideais capitalistas liderados pelos Estados Unidos. Do outro, oriental, estavam os conceitos socialistas, juntos com a Unio Sovitica.

4) Foi criada para tentar reorganizar a poltica internacional, garantir a paz mundial, e a cooperao entre os pases para resolver problemas sociais, econmicos e humanitrios.

5) Era um bloco militar que visava impedir a expanso do socialismo. Com a criao de bases militares e um grande mercado de armas, foi delimitada a zona de influencia norte-americana.

You might also like