You are on page 1of 28

MINISTRIO PBLICO FEDERAL

Procuradoria da Repblica no Municpio de Marab/PA

EXMA SRA. JUIZA FEDERAL DA 2' VARA DA SUBSEO JUDICIRIA DE MARAB/PA

Processo n 1162-79.2012.4.01.3901
O MINISTRIO PBLICO FEDERAL, pelos Procuradores da Repblica quetz esta subscrevem, no uso de suas atribuies legais, vem, nos termos do art. 581, I, ', do CPP, apresentar RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, nos termos a seguir delineados. Requer, pois, o recebimento do presente recurso e a reconsiderao da deciso ora impugnada, consoante razes adiante explicitadas. Caso contrrio, pugna o Parquet pela intimao do denunciado para apresentao de contrarrazes recursais, nos termos da Smula 707 do STF, e posterior remessa dos autos ao egrgio Tribunal Regional Federal da 1a Regio, a fim de que seja conhecido e provido o presente. Marab, 23 de maro de 2012.

TIAGO MODESTO RABELO


Procurador da Repblica

ANDR A AG
Procurada da Repblica

IVAN CLUDIO MARX


Procurador da Repblica

ANDREY BORGES DE MENDONA


Procurador da Repblica

UBIRATAN CAZETTA
Procurador da Repblica

SRGIO GARDENGHI SUIAMA


P rocurador da Repblica

FELCIO PONTES JR.


Procurador da Repblica

Ruo Antnio Choves, 861 Novo Horizonte Marob/PA - CEP 68.502-370 Fone: (094) 3324-1028 Fox-simile: (094)3314-077

MINISTRIO PBLICO FEDERAL


Procuradoria da Repblica no Municpio de Marab/PA

Processo n 1162-79.2012.4.01.3901

RAZES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

COLENDA TURMA

DOUTOS DESEMBARGADORES

Trata-se de Razes de Recurso em Sentido Estrito interposto pelo Ministrio Pblico Federal em face da deciso de fls. 55/60, consoante os fundamentos fticos e jurdicos adiante aduzidos.

DOS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE

O MINISTRIO PBLICO FEDERAL foi intimado da r. deciso em 19/03/2011 (segunda-feira). Considerando que o prazo legal de 05 dias se iniciou no dia 20/03/2012, encerrar-se- precisamente em 24/03/2012 (sbado), prorrogando-se, pois, para o dia 26/03/2012 (segunda-feira). Portanto, o recurso tempestivo. Outrossim, o presente RESE a espcie recursal adequada para reformar a deciso ora impugnada, nos termos do art. 581, inc. I, do CPP.

Ruo Antnio Choves, 861- Novo Horizonte - Marab/PA - CEP 68.502-370 (094)3324-077 Fone: (094) 3324-1028 -

DO PROCESSO E DA DECISO QUESTIONADA

Depreende-se do procedimento criminal anexo que o denunciado, em data devidamente especificada na inicial, atuando em larga extenso territorial no sudeste do Par e norte do Tocantins, nas proximidades do Rio Araguaia, especialmente nos municpios de Marab, So Domingos do Araguaia, So Geraldo do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Palestina do Par e Brejo Grande do Araguaia, Xambio e Araguatins, em contexto de ataque generalizado - e sistemtico - contra a populao civil, com conhecimento das circunstncias deste ataque e pleno domnio dos fatos, promoveu, mediante sequestro, a privao - em carter permanente - da liberdade das vtimas MARIA CLIA CORRA, HLIO LUIZ NAVARRO DE MAGALHES, DANIEL RIBEIRO CALLADO, ANTONIO DE PDUA e TELMA REGINA CORDEIRA CORRA, infligindo a estas, em razo de maus-tratos e da natureza da deteno, grave sofrimento fsico e moral. Destarte, o Ministrio Pblico Federal, em 14 de maro de 2012, ajuizou a competente denncia. A deciso recorrida, entretanto, rejeitou liminarmente (em 16 de maro de 2012) a denncia oferecida pelo MINISTRIO PBLICO FEDERAL, com base no disposto no art. 395, II e III, do CPP. Tendo identificado, alm da insuficincia dos fundamentos adotados, inexatido e incongruncias na deciso do d. Magistrado, o Parquet Federal, insatisfeito, interpe o presente recurso objetivando a correo da deciso ora impugnada. A propsito, transcreve-se os fundamentos da deciso recorrida, destacando-se os trechos mais representativos dos equvocos verificados: Trata-se de denncia via da qual pretende o MPF a condenao de SEBASTIO CURI RODRIGUES DE MOURA como incurso, por 5 (cinco) vezes, nas penas do crime do art. 148, 52 do CP. Pois bem. Os fatos narrados inquestionavelmente ocorreram durante o perodo da ditadura militar estabelecida no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, sendo o denunciado um dos mais destacados agentes (o Major Curi) que, ento a servio do Estado, atuou no combate chamada Guerrilha do Araguaia.

A denncia no deixa mesmo dvidas quanto ao propsito de instaurar investigao criminal de fatos relacionados a "graves violaes aos direitos humanos durante a Guerrilha do Araguaia". Ocorre que a persecuo penal relativa a tais ilcitos foi definitivamente abolida pelo art. 1, 51, da Lei n 6.683/79, a Lei da Anistia: ( ) que, no fosse a evidente aplicao da Lei da Anistia ao caso concreto, que cristalinamente se enquadra dentre os crimes polticos e conexos referidos no seu art. 1', 51 (a anistia, como se convencionou dizer, foi ampla geral e irrestrita; ademais, os mais notrios crimes relacionados ditadura, expressamente anistiados todos, provavelmente tenham ocorrido justamente no mbito do combate Guerrilha do Araguaia), os fatos narrados na inicial no se subsumem ao tipo do art. 148, 52, do CP. A investigao - histrica, inclusive - a respeito foi e profunda, e no se tem notcia sequer de esperana ou fundada suspeita de que algum dos inmeros 'guerrilheiros' capturados na regio do Araguaia durante o perodo da ditadura militar possa ainda ser encontrado com vida. Pelo contrrio, os trabalhos circunscrevem-se busca e localizao de corpos, pois j se sabe com razovel segurana que essas pessoas foram mortas. O animus, como nos parece historicamente claro, no era o de sequestrar, antes o de capturar e executar.
(
.)

E no basta, no caso, configurao do delito do art. 148 do CP o fato de os corpos dos desaparecidos no terem sido localizados (ainda, pois as buscas continuam). Alis, dada a estrutura legal do tipo do sequestro, de se questionar: sustenta o Parquet que os desaparecidos, trinta e tantos anos depois, permanecem em cativeiro, sob crcere imposto pelo denunciado? A lgica desafia a argumentao exposta na denncia.
(
.)

Finalmente, ainda que, por hiptese, admita-se a presena de indcios da prtica do delito de sequestro na situao vertente, e, mais, afaste-se - ao arrepio da deciso proferida pelo a devida aplicao da Lei da STF no julgamento da ADPF 153 Anistia, verificar-se-ia inapelvel a prescrio da pretenso punitiva, art. 109, III do CP, uma vez que, diante do contexto em que se deram os fatos e da extrema probabilidade de morte dos desaparecidos, haveria mesmo de se presumir a ocorrncia desse evento morte (valho-me, aqui, da assertiva lanada pelo Ministro MARCO AURLIO no julgamento a ADPF 153, que, embora a questo no estivesse sob julgamento, manifestou devido o reconhecimento da morte presumida em casos tais, "porque no crvel que, ocorrido o retorno do retorno ao regime democrtico, pessoas sequestradas no aparecessem"). Ademais, os desaparecidos
-

referidos na denncia, dentre outros, foram oficialmente reconhecidos como mortos pelo art. 1 da Lei n 9.140, de 04/12/1995 (redao original), data em que seria, ento, o termo inicial do prazo prescricional relativo ao delito do art. 148 do CP, cuja pena mxima, na forma do seu 2, de 8 (oito) anos.
()

Por fim, se o Supremo Tribunal Federal expressamente reconheceu a consonncia da Lei da Anistia com a prpria ordem constitucional ptria, no cabe buscar o seu afastamento em razo de julgado proferido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, inclusive porque o art. 1 0 , 51', da Lei n 6.683/79 operou, para situaes concretas e especficas, efeitos imediatos e voltados para o passado - como bem disse o Min. EROS GRAU, tratou-se de uma lei-medida, no de uma regra genrica e abstrata para o futuro -, de modo que no poderia mesmo um julgamento posterior, fundado em conveno internacional, pretender retroagir mais de 30 (trinta) anos para desfazer os efeitos produzidos e exauridos na esfera penal pelo mencionado ato normativo. Por estas razes, tendo em vista a impossibilidade jurdica do pedido, uma vez que expressamente vedado pela Lei da Anistia, alm de absolutamente desprovida da mnima justa causa a permitir a instaurao da ao penal, rejeito liminarmente a denncia, art. 395, II e III, do CPP. (grifos nossos)

FUNDAMENTAO

1. DA CONTRADIO [DOS FUNDAMENTOS] COM AS EVIDNCIAS CONSTANTES DOS AUTOS E DO EQUVOCO QUANTO TIPICIDADE PENAL. A ADOO DE FALSAS PREMISSAS COMO RAZES DE DECIDIR - INOCORRNCIA DA PRESCRIO E INAPLICABILIDADE DA LEI DE ANISTIA AOS CRIMES OBJETO DA AO PENAL EM RAZO DO CARTER PERMANENTE DOS DELITOS IMPUTADOS AO DENUNCIADO Como fundamento de sua deciso, o d. Magistrado assevera que

"no se tem notcia sequer de esperana ou fundada suspeita de que algum dos inmeros 'guerrilheiros' capturados na regio do Araguaia durante o perodo da ditadura militar possa ainda ser encontrado com vida". Equivoca se o julgador.
-

Em verdade, considerando os termos da deciso do d. Juzo a quo, verifica-se que no houve a correta anlise dos documentos colacionados aos autos,

haja vista que,

s fs. 04/05 do intitulado vol. II dos autos (referente ao

procedimento apenso n 1.16.000.001029/2011-54/PA), consta ofcio da AdvocaciaGeral da Unio (AGU) noticiando que as pesquisas realizadas no mbito dos trabalhos do GTT 1 indicam a possibilidade de alguns guerrilheiros estarem vivos, dentre eles, Hlio Luiz Navarro e Antnio de Pdua Costa, duas das vtimas citadas na denncia.
Em razo disso, no referido ofcio, a AGU requereu o acionamento da Polcia Federal para investigar "(1) a situao dos guerrilheiros apontados como

mortos ou desaparecidos, que eventualmente podem ainda.estar vivos".


Ademais, em carta recentemente encaminhada ao Ministrio Pblico Federal em Marab, o irmo de outra das vtimas, Maria Clia Corra (ROSINHA), o Sr. Aldo Creder Corra, relatando o sentimento de seus familiares, registra que "...Nossa famlia no acredita que a Maria Clia est morta at que

se prove o contrrio. Ns no descartamos a hiptese de que ela possa estar viva; alis, a incerteza de tudo que foi ocultado dos familiares nos traz o sentimento de que ela no se foi. Se outras pessoas - autoridades, sociedade e outros familiares dizem saber que ela est morta, ns temos a expectativa de que isso tem que ser investigado e resolvido (...) Saibam que, ns, familiares de Maria Clia Corra, temos expectativa de que ela seja encontrada.".
No obstante, prossegue o d. Magistrado e conclui que: "j se sabe

com razovel segurana que essas pessoas foram mortas". Alega ainda o Magistrado a quo uma suposta "extrema probabilidade de morte dos desaparecidos".
Com efeito, alm de desconsiderar o documento supra citado,

produzido pela prpria AGU, o julgador vai alm e conclui (rectius: presume),

"com razovel segurana", que as vtimas, provavelmente, esto mortas.


Assim, entretanto, no nos parece. Como presumir, para fins penais a morte? De onde extraiu o Magistrado a tal "razovel segurana" e a "extrema probabilidade"?

1 O Grupo de Trabalho Tocantins foi criado em razo de sentena judicial proferida nos autos do processo n. 82.00.24682-5/DF, com vistas a identificar os restos mortais dos militantes que participaram da denominada Guerrilha do Araguaia.

Ora, nos autos no h provas neste sentido. Alis, rejeitando liminarmente a denncia, no se permitiu que se fizesse prova a respeito. Prova h dos sequestros qualificados, nada mais. Como cedio, o Magistrado deve se ater aos elementos constantes dos autos, pois "o que no est nos autos no est no mundo" (quod non est in

actis non est in mundo) 2 . Ao se basear em elementos estranhos aos autos para
formular presunes, o Magistrado afrontou o princpio do livre convencimento motivado, estabelecido no art. 155 do CPP, que estabelece que "O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial (...)". No presente caso, no h prova produzida em contraditrio judicial. Portanto, trata-se de uma inferncia do n. Magistrado no particular, sem qualquer reflexo nos autos. Fica, inclusive, prequestionada a negativa de vigncia ao disposto no artigo 155 do CPP, em referncia. Sendo assim, a nica e imperiosa concluso que se impe a de que - no interesse da verdade e da justia - tal circunstncia deve ser objeto de prova, o que apenas se pode alcanar, com real segurana, em sede de instruo processual, aps o recebimento da denncia.

1.1. DA CONFORMIDADE DA IMPUTAO COM PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL

FEDERAL E A INDEVIDA PRESUNO DE MORTE PARA FINS PENAIS


No obstante o Magistrado a quo tenha afirmado, em sua deciso, que o Ministrio Pblico estaria dando "outra roupagem aos fatos", pois "j se

sabe com razovel segurana que essas pessoas foram mortas", tal ilao no
correta. Situao anloga, alis, j foi enfrentada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento de dois recentes processos de extradio requerida pelo Estado Argentino, tendo a Corte, em ambos os casos, deferido o pedido para determinar a devoluo de agentes envolvidos em episdios de sequestro (e desaparecimento forado) de vtimas do regime militar no pas vizinho.

2 Neste sentido. apenas a titulo exemplificativo, afirmou o STF: "Vige em nosso sistema o princpio do livre convencimento motivado ou da persuaso racional. segundo o qual compete ao Juiz da causa valorar com ampla liberdade os elementos de prova constantes dos autos. desde que o faa motivadamente. com o que se permite a aferio dos parmetros de legalidade e de razoabilidade adotados nessa operao intelectual. (STF, RHC 91691. Relator(a): Min. MENEZES DIREITO, Primeira Turma. julgado em 19/02/2008 - grifamos)

Em um dos casos, o Ministro relator Ricardo Lewandowski asseverou que "embora tenham passado mais de trinta e oito anos do fato imputado ao

extraditando [desaparecimento forado de presos polticos naquele Estado], as vtimas at hoje no apareceram, nem tampouco os respectivos corpos, razo pela qual no se pode cogitar, por ora, de homicdio'.
Por ocasio desse mesmo julgamento, extrai-se do voto do Ministro Cezar Peluso que somente no caso de haver realmente o procedimento de declarao judicial - com provas de que a pessoa realmente faleceu e declarao judicial, que, dentre outras coisas, fixe a data provvel da morte, com a expedio da certido de bito, nos termos do pargrafo nico do art. 7 do Cdigo Civil - que se poder falar em efeitos penais e, portanto, em extino da punibilidade, pois sem tal sentena "permanece sempre a dvida'. De fato, neste exato sentido a lio do Ministro Cezar Peluso, ainda na Extradio 974, em passagem que se aplica perfeitamente ao presente caso e, por isso, merece transcrio: Como (...) se v e deflui ntido do teor literal do art. 7 do Cdigo Civil em vigor, para que exsurja considervel presuno legal de morte, no basta o mero juzo de extrema probabilidade da morte de quem estava em perigo de vida (inc. 1), havendo mister a existncia de sentena que, depois de esgotadas as buscas e averiguaes, produzidas em procedimento de justificao judicial, fixe a data provvel do falecimento ( nico). Ora, no h, ao propsito das hipotticas mortes das vtimas dos sequestros - que se no resumem s onze pessoas nominadas no sumrio do processo (...), e cuja mdia de idade, poca do desaparecimento, eram de pouco mais de vinte anos (...), o que afasta certa probabilidade de morte natural -, nenhuma sentena, seja de declarao de ausncia, seja de declarao de morte presumida, de modo que, ainda quando, ad argumentandum

tantum,

se pudera, em simples conjectura, cogitar de

3 Extradio n 974, Relator: Ministro Marco Aurlio, Relator p/ o Acordo: Ministro Ricardo Lewandowski, Tribunal Pleno, julgado em 06/08/2009, Dje-228, publicado em 04/12/2009. 4 Extradio n 974, Relator: Ministro Marco Aurlio, Relator p/ o Acordo: Ministro Ricardo Lewandowski, Tribunal Pleno, julgado em 06/08/2009, Dje-228, publicado em 04/12/2009.

circunstncias desconhecidas nestes autos, que, aliadas ao s decurso do tempo, induzissem alguma probabilidade do falecimento, faltariam, para caracterizao do corpo de delito indireto, os requisitos exigidos pelo prprio art. 7 de nosso Cdigo Civil. Noutras palavras, essa norma no incide na espcie, simplesmente porque se lhe no reuniram os elementos de seu suporte ftico (fattispecie concreta), donde a ideia de homicdios no passar, ainda no plano jurdico, de mera especulao, incapaz de desencadear fluncia do prazo prescricional.

E incapaz de o desencadear ainda por outro motivo de no


menor peso. que, falta de sentena que, como predica o art. 7, nico, do Cdigo Civil, deve fixar a data provvel do falecimento, bem como na carncia absoluta de qualquer outro dado ou prova a respeito, no se saberia quando entraram a correr os prazos de prescrio da pretenso punitiva de cada uma das mortes imaginadas ou de todas, que poderiam dar-se, como si acontecer, em datas diversas, salva cerebrina hiptese de execuo coletiva!

E, tirante o que nasce das fabulaes, de modo algum se poderia


sustentar, com razovel pretenso de consistncia, hajam falecido todas as pessoas que, segundo a denncia, teriam sido sequestradas e, muito menos, assentar-lhes as datas provveis de cada bito. Como visto complementa o respeitvel Ministro Cezar Peluso, em seu douto voto, que, ante a ausncia de exame de corpo de delito direto ou indireto, o homicdio no passa "no plano jurdico, de mera especulao, incapaz de desencadear fluncia do prazo prescricional". Realmente, tratando da morte presumida, no mbito cvel, o art. 7 do Cdigo Civil dispe, em seu pargrafo nico, que a declarao da morte presumida "...somente poder ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguaes, devendo a sentena fixar a data provvel do falecimento". No caso presente, no h que se falar - especialmente para fins penais e dispensando-se, liminarmente, a instruo processual - em morte presumida.

que, repise-se, enquanto no houver certeza da morte, mediante identificao de seus restos mortais ou por outro meio suficientemente capaz de determinar com preciso as circunstncias desses eventos, descabe presumir que
as vtimas tenham sido mortas. Penalmente, h apenas, no caso, a certeza da ocorrncia dos sequestros (qualificados), delitos de carter permanente.

Pois bem. Justamente em face das razes ora enunciadas, uma vez que no h que se falar em morte presumida ou em presuno de morte, que a
instruo processual deveria ter sido oportunizada.

Verifica-se que a deciso do Magistrado a quo, portanto, mais uma vez, negou vigncia ao art. 7 do Cdigo Civil, o que fica desde logo prequestionado. No outro pedido de extradio,
o STF no s tipificou o

"desaparecimento forado" de militantes polticos argentinos como "sequestro qualificado", como tambm afirmou que a natureza permanente e atual do delito afasta a regra de prescrio: 5

EXTRADIO INSTRUTRIA. PRISO PREVENTIVA DECRETADA PELA JUSTIA ARGENTINA. TRATADO ESPECFICO. REQUISITOS

ATENDIDOS. EXTRADITANDO INVESTIGADO PELOS CRIMES DE HOMICDIO QUALIFICADO PELA TRAIO ("HOMICDIO AGRAVADO POR ALEIVOSIA E POR EL NUMERO DE PARTICIPES") E SEQESTRO QUALIFICADO ("DESAPARICIN FORZADA DE PERSONAS"). DUPLA TIPICIDADE ATENDIDA. EXTINO DA PUNIBILIDADE DOS CRIMES DE HOMICDIO PELA PRESCRIO: PROCEDNCIA. CRIME PERMANENTE DE SEQESTRO QUALIFICADO. INEXISTNCIA DE PRESCRIO. ALEGAES DE AUSNCIA DE DOCUMENTAO, CRIME MILITAR OU POLTICO, TRIBUNAL DE EXCEO E EVENTUAL INDULTO: IMPROCEDNCIA. EXTRADIO PARCIALMENTE DEFERIDA. (...) 4. Requisito da dupla tipicidade, previsto no art. 77, inc. II, da Lei n. 6.815/1980 satisfeito: fato delituoso imputado ao Extraditando correspondente, no Brasil, ao crime de sequestro qualificado, previsto no art. 148, 1, inc. III, do Cdigo Penal.
5 Cabe destacar que tal julgado posterior deciso da ADPF n 153, demonstrando a manuteno do entendimento defendido na Ext. 974 acima referida.

(...) 6. Crime de sequestro qualificado: de natureza permanente, prazo prescricional comea a fluir a partir da cessao da permanncia e no da data do incio do sequestro. Precedentes.

11.

Extradio

parcialmente

deferida

pelos crimes

de

"desaparecimento forado de pessoas", considerada a dupla tipicidade do crime de "sequestro qualificado". 6

Portanto, o prprio Supremo Tribunal Federal, em dois casos idnticos aos dos presentes autos, deferiu a extradio de agentes acusados pelo Estado argentino de terem participado de sequestros ocorridos h quase quatro dcadas, justamente sob o argumento de que, enquanto no se souber o
paradeiro das vitimas, remanesce a privao ilegal da liberdade e perdura o crime permanente imputado aos extraditados - e, in casu, ao Denunciado - sob a figura tpica do sequestro qualificado'.

Destaque-se que o Magistrado a quo, na deciso ora questionada, invoca as palavras do Ministro Marco Aurlio na APDF 153 - afirmando a extrema probabilidade da morte dos desaparecidos. Porm, deve-se ressaltar que referida argumentao no constituiu a ratio decidendi no caso da ADPF 153, tratando-se apenas de obter dictum 8 em voto vencido, que no possui carter vinculante. Inclusive, na Extradio 974, o Ministro Marco Aurlio j havia defendido a referida tese - da provvel morte das pessoas sequestradas, inclusive invocando o art. 1 da Lei 9140/95, tratado mais frente, como fez tambm o n. Magistrado a quo.
6 Ext 1150 - REPBLICA ARGENTINA. Relator(a): Min. CRMEN LCIA. Julgamento: 19/05/2011. rgo Julgador: Tribunal Pleno. 7 Nessa mesma linha, em caso envolvendo exatamente o sequestro de pessoas durante o perodo do regime militar, a 2 a Cmara de Coordenao e Reviso do MPF (voto n 1935/2011, doc. anexo), no bojo do procedimento n. 1.00.000.007053/2010-86, consignou que "sequestros de pessoas no encontradas so crimes permanentes, no prescritos e passveis de apurao". 8 Como ensina Fredie Didier Jr., valendo-se da lio de Jos Rogrio Cruz Tucci, "a ratio decidendi so os fundamentos jurdicos que sustentam a deciso; a opo hermenutica adotada na sentena, sem a qual a deciso no teria sido proferida como foi; trata-se da tese jurdica acolhida pelo rgo julgador no caso concreto. 'A ratio decidendi (...) constitui a essncia da tese jurdica suficiente para decidir o caso concreto (rule of law). O obiter dictum (obiter dicta, no plural) consiste nos argumentos que so expostos apenas de passagem na motivao da deciso, consubstanciando juzos acessrios, provisrios, secundrios, impresses ou qualquer outro elemento que no tenha influncia relevante e substancial para a deciso ("prescindvel para o deslinde da controvrsia"), sendo apenas algo que se fez constar "de passagem", no podendo ser utilizado com fora vinculativa por no ter sido determinante para a deciso". (Notas sobre a distino entre ratio decidendi e obiter dictum, disponvel em http://www.lfg.com.br/material/fredie//int pcivil ratio 22 11.pdf. Acesso em 23 de maro de 2012).

No entanto, a tese do citado Ministro no foi aceita. Em outras

palavras, a fundamentao utilizada pelo Magistrado a quo - da provvel morte dos sequestrados, com a invocao da Lei 9140/1995 - j foi expressamente rechaada pelo STF, no apenas na Extradio 974, mas tambm na Extradio 1150, diga-se.
Outrossim, consta ainda como fundamento de decidir o argumento de que

"...os desaparecidos referidos na denncia, dentre outros, foram

oficialmente reconhecidos como mortos pelo art. 1 da Lei n 9.140, de 04/12/1995 (redao original), data em que seria, ento, o termo inicial do prazo prescricional relativo ao delito do art. 148 do CP...".
Constata-se aqui outro

equvoco considervel. Incorreu novamente a deciso, pois, em claro desvio de perspectiva. No ponto, inicialmente, h de se esclarecer que mencionado dispositivo legal foi elaborado em favor dos familiares, ou seja, para que estes pudessem se valer do comando legal naquilo que lhes fosse benfico, especialmente para fins cveis. Assim, certo que Lei n 9.140/95 no visava, em hiptese alguma, prejudicar direitos, muito menos usurpar o Estado. De fato, como dito na cota introdutria denncia, a declarao conferida pela Lei Federal 9.140/95 no tem o condo de extinguir a vida, a liberdade e a integridade fsica das cinco vtimas nomeadas na pea acusatria, visto que nenhuma presuno de morte pode ser invocada para afastar a persecuo penal de condutas permanentes, ainda no exauridas. Seria realmente impensvel que o Estado pudesse decretar a morte de uma pessoa por meio de uma lei. Defender o pressuposto indicado pelo Magistrado a quo traria, como ltima consequncia, a aceitao da referida posio, o que no se mostra razovel e confronta aquilo j decidido pelo e. SFT. E se alguma das pessoas indicadas na Lei 9.140 apresentar-se viva? Seria defensvel afirmar que ela est morta para todos os fins? A resposta claramente negativa, especialmente quando se contata que a morte de tais pessoas no fato incontroverso, muito ao contrrio, como a prpria Advocacia-Geral da Unio, alis, j teve a oportunidade de registrar, conforme documento constante dos autos e j aqui referido.

jus puniendi do

Com efeito, nem mesmo para fins civis a mencionada Lei pode ser considerada como instituidora de uma presuno absoluta de bito, tanto que o pargrafo nico do artigo 3 determinou que: "Em caso de dvida, ser admitida

justificao judicial", o que revela o carter relativo da declarao. Ora, se


mesmo para meros fins sucessrios e de reparao de danos a Lei admite a dvida, como se pode pretender que - para fins penais - se aceite uma declarao abstrata como prova da morte? Se assim fosse, a lgica e a razo restariam subvertidas. Nesse contexto, ao contrrio do que imagina o julgador a quo,

jamais poderia a citada lei servir como elemento probatrio de homicdio e, muito
menos, termo inicial da contagem do prazo prescricional na espcie. Alis, apenas por hiptese, caso se entenda possvel - como sugere a deciso impugnada - reconhecer que as mortes (presumidas) teriam ocorrido com o advento da lei, ou seja, em 1995, nem assim a prescrio poderia fluir. Isso porque, no particular, considerando que a conduta foi praticada por grupo armado - comandado pelo Denunciado - em contexto de ataque generalizado e sistemtico contra a populao civil, de se aplicar, face a tais circunstncias, o regime de imprescritibilidade imposto pelo art. 5, inc. XLIV, da CF/88, j vigente por ocasio da publicao da Lei n 9.140/95. Eis o texto da norma constitucional: "XLIV - constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico" (g. n.) Ora, consoante fartamente demonstrado na inicial acusatria, inegvel que as condutas delituosas em voga, gravemente atentatrias aos direitos humanos e ao Estado Democrtico - conforme j reconhecido, inclusive, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos - amoldam-se perfeio ao dispositivo constitucional ao norte mencionado. Alis, sua concepo e razo de ser refere-se exatamente a prticas desse jaez'.
9 A respeito, cabe referir a deciso do juiz federal Ali Mazloum (da 7 a Vara Federal Criminal Federal de So Paulo, Proc. 2009.61.81.013046-8) em que no aceitou pedido de arquivamento a respeito de crime permanente (ocultao de cadver), ocorrido na dcada de 70, em razo de seu carter permanente (o que afastaria a aplicao da anistia e da prescrio). Inclusive, afirmou o juiz que, durante o curso da consumao desse crime, surgiu uma nova norma que previu sua imprescritibilidade. Aqui o juiz faz referncia justamente ao art. 5, inc. XLIV da CF/88, referindo que o crime investigado se amoldava perfeitamente norma constitucional, resultando-lhe aplicvel a imprescritibilidade j que ao momento do surgimento da nova Constituio no havia cessado a

Desse modo, tambm por tal razo, no haveria que se falar em prescrio, revelando-se, portanto, o equvoco da fundamentao no particular. Quanto tipicidade penal, verifica-se, mais uma vez, o desacerto da deciso ora impugnada. A esse respeito, funda-se a deciso na seguinte indagao: "Alis, dada a estrutura legal do tipo do sequestro, de se questionar:

sustenta o Parquet que os desaparecidos, trinta e tantos anos depois, permanecem em cativeiro, sob crcere imposto pelo denunciado?".
Ao que se responde que o tipo penal do sequestro, distinto da figura do crcere privado, no exige necessariamente, para fins de configurao delitiva, o constante aprisionamento da vtima em cativeiro. Ademais, como j ressaltado alhures, no h razo para espanto e nem se trata de nenhuma novidade a tipificao penal de tais condutas no crime de sequestro (qualificado), haja vista que, repise-se, o prprio Supremo Tribunal Federal, em duas oportunidades, entendeu, acertadamente, pelo enquadramento tpico penal de condutas anlogas/equivalentes na figura delituosa do sequestro qualificado, o que dispensa maiores comentrios. No se podendo determinar com preciso as circunstncias desses eventos, uma vez que desconhecido o paradeiro das vitimas, descabe presumir que estas estejam mortas, remanescendo - como demonstrado - as evidncias dos sequestros, ainda no exauridos em razo de seu carter permanente. Alis, os precedentes jurisprudenciais do STF j fartamente referidos e colacionados tanto na pea acusatria como na cota introdutria denncia, estranhamente, no foram objeto de quaisquer consideraes por parte do d. Juzo a quo ao exarar a deciso ora questionada. Dessarte, do contido nos autos, contrariamente ao quanto alegado como razo de decidir, o Ministrio Pblico Federal deu aos fatos a "roupagem" que verdadeiramente eles possuem, em conformidade com as premissas fticas e jurdicas que se fazem presentes e em perfeita sintonia com a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal. Demais disso, se o d. Magistrado tivesse oportunizado a fase instrutria, entendendo ao final - aps a produo da prova - por uma nova
permanncia do crime.

roupagem dos fatos, poderia tranquilamente se valer dos permissivos legais para alterar o enquadramento jurdico penal das condutas capituladas provisoriamente na denncia. Assim que, caso se conclusse que as condutas narradas amoldamse s figuras penais da ocultao de cadver ou do homicdio, por exemplo, deveria, no momento adequado, aplicar os institutos previstos nos arts. 383 ou 384
do CPP, atribuindo em consequncia os efeitos consectrios - para os devidos fins -

a partir da nova capitulao penal das condutas delituosas. Portanto, tambm sob essa perspectiva, a deciso falha e no se sustenta. Fato que, uma vez que tipificadas as condutas descritas na inicial no art. 148, pargrafo 2, do CPB - como o prprio STF j teve a oportunidade de fazer, por duas vezes -, cumpre invocar os exatos termos do art. 111, inc. III, do CPB, segundo o qual a prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, comea a correr "nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanncia'. A ratio invocada a mesma adotada pelo E. STF na Smula 711: "A Lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia".
No est o MPF, portanto, questionando a constitucionalidade da Lei 6.683/79
-

matria j decidida pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento

da Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental n 153 - mas sim, to somente, postulando, em conformidade jurisprudncia do c. STF, a incidncia do art. 111, inciso III, do Cdigo Penal. A deciso impugnada, portanto, negou vigncia ao art. 111, inc. III, do Cdigo Penal, o que fica desde logo prequestionado.

2. DA OBRIGATORIEDADE DA PERSECUO PENAL E DA INOPONIBILIDADE DA PRESCRIO - E DA ANISTIA - POR FORA DA DECISO DA CORTE

10 A respeito, importa observar que, ao tempo dos fatos. o mesmo tambm resultava aplicvel de acordo com a antiga redao do mesmo artigo da parte geral do Cdigo Penal (antes da reforma de 1984): "Art. 111. A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final. comea a correr: (...) c) nos crimes permanentes ou continuados. do dia em que cessou a permanncia ou a continuao".

INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS NO CASO GOMES LUND ("GUERRILHA DO ARAGUAIA") vs BRASIL A r. deciso contm ainda outro equvoco, pois, ao desprezar a fora normativa - e impositiva - da deciso proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, deixou de respeitar os seus efeitos no sistema jurdico brasileiro. No obstante, a r. deciso traz como outro de seus fundamentos, o argumento - claramente insuficiente e equivocado - de que:

"...se o Supremo

Tribunal Federal expressamente reconheceu a consonncia da Lei da Anistia com a prpria ordem constitucional ptria, no cabe buscar o seu afastamento em razo de julgado proferido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, inclusive porque o art. 1, .51, da Lei n 6.683/79 [Lei da Anistia] operou, para situaes concretas e especficas, efeitos imediatos e voltados para o passado...".
A assertiva - parcialmente correta, mas a concluso defeituosa. A r. Sentena, portanto, equivocou-se sobre aspecto essencial. Ao contrrio do que se diz, no se pretende negar a validade ou afastar a Lei da Anistia, muito menos desrespeitar a deciso do STF quanto a sua constitucionalidade. A presente demanda persecutria, diga-se, consubstancia, inegavelmente, questo no apreciada pelo e. STF. Verifica-se que a deciso ora questionada aduz que a Lei da Anistia operou efeitos imediatos e voltados para o passado em relao a situaes concretas e especficas. Ora, se assim, tem-se que, em sentido contrrio, o citado dispositivo legal no alcana situaes voltadas para o futuro e, portanto, condutas que se prolongam no tempo. dizer: a Lei n 6.683/79 no atinge os crimes permanentes. Da no ser possvel afirmar - como desacertadamente o faz a deciso ora impugnada quando sugere, ignorando as peculiaridades do caso - que a sentenca da Corte Interamericana de Direitos Humanos estaria retroagindo para

"desfazer efeitos produzidos e exauridos na esfera penal pelo mencionado ato normativo".
Em suma: sob o pretexto de concordar com a tese validada pelo STF no sentido de que Lei da Anistia ampla, geral e irrestrita, o d. Juzo se esquece

que ela prpria (a Lei 6.683/79),

expressamente, se refere a fatos ocorridos

(consumados) at 15 de agosto de 1979, no se aplicando, portanto, a condutas que se prolongam no tempo crimes permanentes -, j que no se sabe o paradeiro das vtimas. Outrossim, como cedio, a Corte Interamericana de Direitos Humanos rgo previsto na Conveno Americana sobre Direitos Humanos, ratificada, aprovada (Decreto Legislativo n 27/1992) e promulgada pelo Brasil (Decreto n 678, de 6 de novembro de 1992). Ademais, em 08 de novembro de 2002 o Pas reconheceu a jurisdio obrigatria dessa Corte, conforme o Decreto n 4.463. A Conveno, em seu art. 68, I, dispe que "os Estados Partes na Conveno

comprometem-se a cumprir a deciso da Corte em todo caso em que forem partes".


Assim, todos os rgos judicirios brasileiros, inclusive o juzo ora recorrido, esto obrigados a cumprir a deciso da Corte Interamericana e a respeitar a sua autoridade. E isto no significa que seja ela mais uma instncia recursal, mas apenas que o Brasil, no exerccio de sua soberania e dando concretude ao mandamento do art. 7 do ADCT ("O Brasil propugnar pela formao de um tribunal internacional dos direitos humanos"), vinculou seus rgos judicirios Corte em matria de direitos humanos. Sobre o tema, valem as precisas lies de Andr de Carvalho Ramos: De que adiantaria a Constituio pregar o respeito a tratados

internacionais de direitos humanos se o Brasil continuasse a


interpretar os direitos humanos neles contidos nacionalmente? Nem preciso dizer que se todos os pases que pregam o respeito Declarao Universal dos Direitos do Homem ou aos tratados de direitos humanos pudessem interpretar livremente seus comandados, ento no existiria padro universal de direitos, abrindo-se as portas para o relativismo. Essa interpretao nacional desconectada da interpretao internacional destri a prpria essncia da internacionalizao dos direitos humanos, que consiste em impedir que as paixes de momentos das maiorias - mesmo

aquelas entronizadas nos rgos judiciais mximos sacrificar os direitos de todos".

possam

Segundo o referido autor, esta posio nacionalista violaria no apenas o art. 5, 2 012 e 3013, da Constituio Federal, mas todos os comandos constitucionais que tratam de "tratados de direitos humanos", inclusive mencionado art. 7 da ADCT. Sobre este ltimo, afirma: Ora, que adiantaria a Constituio chegar a mencionar expressamente um tribunal internacional de direitos humanos se fosse autorizados constitucionalmente a qualquer autoridade brasileira ignorar seus comandos desse mesmo Tribunal?'. Assim sendo, a deciso do Magistrado a quo, ao negar cumprimento deciso da Corte Interamericana de Direitos Humanos, afrontou o disposto nos artigos 5, 2 e 3 e o art. 7 da ADCT, o que fica desde logo prequestionado. Nesse contexto, reportando-se aos argumentos j lanados na cota introdutria e aqui melhor explicitados, os rgos do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico encontram-se jungidos ao cumprimento dessas determinaes, na medida em que a sentena da Corte Interamericana de Direitos Humanos vincula todos os agentes do Estado, conforme preceitua o artigo 68.1 da Conveno Americana sobre Direitos Humanos'. No cabe, portanto, ao juiz a quo decidir qual a competncia da Corte Interamericana de Direitos Humanos, pois essa matria de competncia exclusiva do prprio rgo internacional. Vale dizer, no cabe ao juiz recusar o cumprimento da sentena da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

11 CARVALHO RAMOS. Andr. Crimes da ditadura militar: a ADPF 153 e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. In: GOMES, Luiz Flvio: MAZZUOLI. Valrio de Oliveira (org.). Crimes da ditadura militar: Uma anlise luz da jurisprudncia atual da Corte Interamericana de Direitos Humanos. So Paulo: RT, 2011, p. 213. 12 " 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos principios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte". 13 " 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais.(Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004". 14 Ob. cit., p. 213. 15 "Os Estados Partes na Conveno comprometem-se a cumprir a deciso da Corte em todo caso em que forem partes".

Com efeito, por fora da aplicao do princpio de comptence de

la comptence, cabe apenas prpria Corte Interamericana de Direitos Humanos


definir se tem, ou no, competncia para apreciar a matria. Desse modo, o d. Juzo recorrido est obrigado a dar cumprimento ao fixado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, especialmente no item 3 da sentena do Caso Gomes Lund, a saber: 3. As disposies da Lei de Anistia brasileira que impedem a investigao de graves violaes a direitos humanos so incompatveis com a Conveno Americana, carecem de efeitos jurdicos e no podem continuar representando obstculo para a investigao dos fatos do presente caso [...] e tampouco podem ter igual ou semelhante impacto a respeito de outros casos de graves violaes a direitos humanos consagrados na Conveno Americana. O respeito autoridade das decises da Corte Interamericana de Direitos Humanos, ressalte-se, no afasta ou sequer fragiliza minimamente a soberania do Estado-parte, haja vista que a prpria Constituio que contempla a criao de um Tribunal Internacional de Direitos Humanos (art. 7 do Ato de Disposies Constitucionais Transitrias), prevendo, em seu art. 5 , 2, que:

"Os

direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte".
Ademais, a ratificao e aprovao da Conveno, bem como a aceitao da jurisdio da Corte, afiguram-se atos prprios e voluntrios do Estado brasileiro, praticados em estrita observncia dos procedimentos previstos na Constituio e em concretizao de valores palmados em nossa lei fundamental. Para recusar a autoridade da Corte Interamericana de Direitos Humanos seria necessrio ento que existisse alguma inconstitucionalidade - formal ou material nos atos de ratificao, aprovao e promulgao da Conveno Americana sobre Direitos Humanos ou de aceitao da jurisdio da CIDH 16 , o que no ocorre na espcie.
16 Marlon Alberto Weichert. A sentena da Corte Interamericana de Direitos Humanos e a obrigao de instituir uma Comisso da Verdade. In CRIMES DA DITADURA MILITAR: uma anlise luz da jurisprudncia atual da Corte Interamericana de direitos humanos. Luiz Flvio Gomes. Valerio de Oliveira Mazzuoli, (organizadores). So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. p. 226/242.

Em especial, para se sustentar a no aplicao de uma sentena da CIDH proferida contra o Brasil, teria que ser declarado inconstitucional o prprio ato de promulgao da clusula do artigo 68.1 da Conveno'. Diante, porm, das regras dos artigos 44.1 da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados 18 e em face da prpria Conveno Americana sobre Direitos Humanos, o Pas no poder denunciar apenas um artigo da Conveno, o que implicaria - para recusar a autoridade da sentena da Corte Interamericana de Direitos Humanos - ter que abdicar do sistema interamericano de direitos humanos como um todo. Tal postura, alis, alm de desastrosa, tambm no encontraria amparo constitucional algum, pois esbarraria no bice da vedao do retrocesso em matria de direitos humanos fundamentais (que deflui do prprio art. 60, 4, inc. IV, da Constituio Federal), alm de importar claramente, lado outro, em violao do princpio da proibio da tutela insuficiente/deficiente dos direitos humanos. Sendo assim, a superveniente negativa da jurisdio da Corte Interamericana de Direitos Humanos importaria em nova responsabilizao internacional do Estado Brasileiro. No caso em tela, de graves violaes a direitos humanos, nem se alegue limitao temporal da competncia da Corte. A matria foi inclusive suscitada pelo Estado brasileiro perante aquele rgo jurisdicional internacional, tendo a Corte Interamericana de Direitos Humanos se pronunciado a respeito, conforme se dessume do item 17 da deciso da Corte, nos seguintes termos: 17. [...] a Corte recorda que o carter contnuo ou permanente do desaparecimento forado de pessoas foi reconhecido de maneira reiterada pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos, no qual o ato de desaparecimento e sua execuo se iniciam com a privao da liberdade da pessoa e a subsequente falta de informao sobre seu destino, e permanecem at quando no se conhea o paradeiro da pessoa desaparecida e os fatos no tenha sido esclarecidos. A
17 O Supremo Tribunal Federal j reconheceu a fora normativa da Conveno Americana sobre

Direitos Humanos. em patamar supralegal. conforme RE 466.343/SP, rel. Min. Cezar Peluso. Ou seja, a Conveno hierarquicamente superior legislao ordinria. 18 - O direito de uma parte, previsto num tratado ou decorrente do artigo 56, de denunciar, retirar-se ou suspender a execuo do tratado, s pode ser exercido em relao totalidade do tratado, a menos que este disponha ou as partes acordem diversamente" (art. 44.1)

Corte, portanto, competente para analisar os alegados desaparecimentos forados [sequestros] das supostas vtimas a partir do reconhecimento de sua competncia contenciosa efetuado pelo Brasil. Alis, visto que o juzo entendeu que a sentena internacional, na espcie, no lhe vincula, negando vigncia ao Decreto n 678/1992 e tambm ao art. 5, pargrafo 2, da CF/88, deveria ter declarado incidentalmente a inconstitucionalidade do j mencionado artigo 68, 1, da Conveno Interamericana de Direitos Humanos. Ou seja, para sustentar que a sentena internacional no tem valor jurdico, ao d. Juzo caberia se pronunciar sobre a validade constitucional do referido diploma internacional incorporado ao ordenamento jurdico ptrio. Certo que, repise-se, no h como o pas ter ratificado a norma e agora, por discordncia ou antipatia, seus rgos judicirios decidirem contra a deciso da Corte e a prpria Conveno sem nenhum ato prvio de denncia ou de declarao de inconstitucionalidade. Portanto, ao se recusar a cumprir a sentena da Corte Interamericana de Direitos Humanos - mais especificamente o item 3 do dispositivo -, esse d. Juzo federal deveria declarar a inconstitucionalidade da norma convencional supra referida e, com isso, impor ao Pas a denncia integral da Conveno Americana sobre Direitos Humanos, razo pela qual de se respeitar a sentena da Corte Interamericana, sob pena de grave retrocesso e prejuzo ao arcabouo protetivo dos direitos humanitrios. Posto isso, exceto na hiptese de ser declarada a inconstitucionalidade da prpria Conveno Americana sobre Direitos Humanos, devem ser observadas as disposies da sentena da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes Lund.

2.1.

DA INEXISTNCIA DE AFRONTA DECISO PROFERIDA NO JULGAMENTO DA

ADPF 153

Importa tambm repisar que a presente ao penal no encontra

bice algum no julgamento da Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental n 153, pelo Supremo Tribunal Federal.
Na ADPF 153 houve a discusso da validade da Lei de Anistia (Lei n 6.683/79) luz da Constituio Federal. Todavia, por se tratarem os crimes narrados na denncia de sequestros - e, dessarte, permanentes - os fatos descritos na ao criminal no so alcanados pelas previses da Lei de Anistia. Assim, o julgamento da ADPF 153 no interfere no processamento do presente feito. Outrossim, o julgamento da ADPF no esgotou o controle de validade da Lei de Anistia, pois atestou a compatibilidade da Lei n 6.683/79 com a Constituio Federal brasileira, mas no em relao ao direito internacional. Nessa matria, como cedio, cabe Corte Interamericana de Direitos Humanos se pronunciar, de forma vinculante, em matria de controle de convencionalidade. que para uma norma ser considerada juridicamente vlida - em relao aos parmetros de proteo aos direitos humanos - indispensvel que sobreviva aos dois controles. Conforme aponta Andr de Carvalho Ramos: No caso da ADPF 153, houve o controle de constitucionalidade. No caso Gomes Lund, houve o controle de convencionalidade. A anistia aos agentes da ditadura, para subsistir, deveria ter sobrevivido intacta aos dois controles, mas s passou (com votos contrrios, diga-se) por um, o controle de constitucionalidade. Foi destroada no controle de convencionalidade'". Em seguida, o mesmo autor conclui: "No se desafia o STF, mas sim ficam esclarecidos os campos de atuao: para a Alta Corte nacional h a palavra final sobre o ordenamento nacional; para a Corte Interamericana de Direitos Humanos resta a palavra final sobre a Conveno Americana de Direitos Humanos, costume internacional e tratados conexos, que incidem tambm sobre o Brasil"' Desse modo, no que se refere fora cogente e ao carter vinculante da deciso da Corte Interamericana de Direitos Humanos (caso Gomes
19 Ob. cit.. p.. 218 20 Ob. cit., p. 219.

Lund e outros vs. Brasil), foroso reconhecer que o fato de se dar cumprimento deciso da Corte Interamericana - ao que o Brasil se obrigou, em compromisso internacional regularmente introduzido em seu ordenamento jurdico - no implica dizer que a deciso da Corte Interamericana seja superior do Supremo Tribunal Federal ou que se esteja desautorizando a autoridade do sistema de justia ptrio. Repita - se: no se pretende negar a validade ou afastar a Lei da Anistia, muito menos desrespeitar a deciso do STF no particular. O julgado do e.

STF (ADPF 153) e o citado diploma normativo, como dito, no alcanam situaes
distintas, voltadas para o futuro - condutas que se prolongam no tempo -, e, portanto, no atingem os crimes permanentes, haja vista que a Lei 6.683/79 expressamente se refere a fatos ocorridos (consumados) at 15 de agosto de 1979,

no se aplicando, assim, s condutas descritas na denncia. 3. DA QUALIFICAO DAS CONDUTAS IMPUTADAS COMO "CRIMES CONTRA A
HUMANIDADE"
Argumento de reforo, explicitado no tpico 2.2 da cota introdutria denncia e sequer enfrentado na fundamentao da deciso judicial ora impugnada, diz respeito patente qualificao dos fatos em voga como crimes contra a humanidade/graves violaes a direitos humanos. Com efeito, ainda que se entenda, por qualquer motivo, que os fatos imputados na pea acusatria j se encontrem exauridos, a pretenso punitiva estatal no estaria extinta. Isto porque as condutas atribudas ao denunciado - o sequestro (desaparecimento forado) de cinco dissidentes polticos na regio do Araguaia - j eram, poca do incio da execuo, reputadas como crimes contra a humanidade, razo pela qual devem incidir sobre eles as consequncias jurdicas decorrentes da subsuno s normas cogentes de direito internacional, notadamente a imprescritibilidade e a insuscetibilidade de concesso de anistia. A qualificao dos fatos imputados ao denunciado como "crimes contra a humanidade" decorre de

normas do jus cogens', que, desde 1945",

21 O costume fonte de direito internacional e, nos termos do art. 38 da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados, possui fora normativa vinculante mesmo em relao a Estados que no tenham participado da formao do tratado que reproduza regra consuetudinria. 22 A primeira formalizao do crime contra a humanidade ocorreu no artigo 6.c do Estatuto do Tribunal de Nremberg. Foram qualificados como crimes dessa natureza os atos desumanos cometidos contra a populao civil, a perseguio por motivos polticos, o homicdio, o extermnio e a

obrigam os Estados membros da comunidade internacional a promoverem a responsabilizao criminal dos autores de graves violaes a direitos humanos, praticadas de modo sistemtico contra parcela ou segmento da populao civil. Segundo a Corte Interamericana de Direitos Humanos: crimes contra a humanidade so caracterizados pela prtica de atos desumanos, como o homicdio, a tortura, as execues sumrias, extralegais ou arbitrrias, e os desaparecimentos forados (sequestros), cometidos em um contexto de ataque generalizado e sistemtico contra uma populao civil, em tempo de guerra ou de paz n . No h a necessidade de um genocdio. suficiente que se verifique a prtica de apenas um ato ilcito - dentro do referido contexto - para que se consume um crime contra a humanidade' No caso concreto, o indispensvel destacar que os violentos crimes praticados por agentes do Estado em face dos militantes do PC do B e da populao civil se amoldam ao conceito de crime contra a humanidade, firmado juridicamente (jus cogens) desde o fim da 2 a Guerra Mundial. Assim, muito antes dos agentes do Estado e membros das Foras Armadas perpetrarem, durante a ditadura militar, o sequestro, o homicdio e a ocultao de cadveres, no contexto das aes de perseguio e represso violenta dos dissidentes polticos, tais condutas j eram reputadas pelo direito como crimes contra a humanidade. Outrossim, certo que o reconhecimento de um crime contra a humanidade implica a adoo de um regime jurdico imune a manobras de impunidade. Esse regime especial , conforme proclamado pela Assembleia Geral da ONU, "um elemento importante para prevenir esses crimes e proteger os
deportao. dentre outros. A definio de crimes contra a humanidade do Estatuto do Tribunal de Nremberg foi ratificada na primeira sesso da Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas. em 11 de dezembro de 1946. mediante a Resoluo n 95. Nessa ocasio. a ONU confirmou "(...) os princpios de Direito Internacional reconhecidos pelo Estatuto do Tribunal de Nremberg e as sentenas de referido Tribunal" 23 Cf. Caso "Almonacid Arellano y otros Vs. Chile". "Excepciones Preliminares, Fondo Reparaciones y Costas". Sentena de 26 de setembro de 2006. Srie C, n 154. Par. 96. Disponvel em: < http://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_154_esp.doc >. 24 Conferir deciso do Tribunal Internacional para a ex-Iugoslvia. caso "Prosecutor v. Dusko Tadic". IT-94-1-T. "Opinion and Judgement". 7 de maio de 1997. Par. 649. Disponvel em: <http://www. un.org/icty/tadic/trialc2/judgement/tad-tsj70507JT2-e . pdf>. Igual entendimento foi posteriormente firmado pelo Tribunal em "Prosecutor v. Kupreskic". IT-95-16-T. "Judgement". 14 de Janeiro de 2000. Pr. 550, Disponvel em: <http://www.un.org/icty/kupreskic/trialc2/judgement/kuptj000114e.pdf > e "Prosecutor v. Kordic and Cerkez" 9. IT-95-14/2-T. "Judgement". 26 de fevereiro de 2001. Par. 178. Disponvel em: <http://www.un.org/icty/kordic/trialc/judgement/kor-1010226e.pdf >.

direitos humanos e as liberdades fundamentais, e para promover a confiana, estimular a cooperao entre os povos e contribuir para a paz e a segurana internacionais'.
Nessa esteira, os crimes contra a humanidade, em razo da interpretao consolidada pelo jus cogens, so ontologicamente imprescritveis e impassveis de anistia. Trata-se de atributo essencial, pois a finalidade da qualificao de um fato como sendo atentatrio humanidade garantir que no possa ele ficar impune. Diga-se ainda que o Brasil reconheceu expressamente o carter normativo dos princpios estabelecidos entre as naes, quando em 1914 ratificou a Conveno Concernente s Leis e Usos da Guerra Terrestre'', que consubstancia norma de carter geral. A imprescritibilidade, alis, foi afirmada pela Assembleia Geral da ONU em diversas Resolues editadas entre 1967 e 1973, a saber:

(i) n 2.338

(XXII), de 1967; (ii) n 2.391 (XXIII), de 1968; (iii) n 2.583 (XXIV), de 1969; (iv) n 2.712 (XXV), de 1970; (v) n 2.840 (XXVI), de 1971; e (vi) n 3.074 (XXVIII), de 1973. Ademais, cabe ressaltar que a prescrio penal no constitui garantia fundamental, haja vista que a CF/88 no estabeleceu um regime geral para a prescrio. Assim, o instituto da prescrio, via de regra, figura no plano normativo ordinrio. Veja, neste sentido, o quanto definido na Extradio 1042:

EMENTA: I. (...) II. Citao por edital e revelia: suspenso do processo e do curso do prazo prescricional, por tempo indeterminado - C.Pr.Penal, art. 366, com a redao da

L. 9.271/96. 1. Conforme assentou o

Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ext. 1042, 19.12.06, Pertence, a Constituio Federal no probe a suspenso da prescrico, por prazo indeterminado, na hiptese do art. 366 do C.Pr.Penal. 2. A indeterminao do prazo da suspenso no
25 Cf. "Cuestin del castigo de los criminales de guerra y de las personas que hayan cometido crmenes de lesa humanidad". Resoluo n 2583 (XXIV). 1.834a sesso plenria de 15 de dezembro de 1969. V. <http://daccessdds.un.org/doc/RESOLUTION/GEN/NR0/259/73/IMG/NR025973.pdf? OpenElement>. 26 Decreto n 10 719/14 que aprovou a Conveno Concernente s Leis e Usos da Guerra Terrestre.

constitui, a rigor, hiptese de imprescritibilidade: no impede a retomada do curso da prescrio, apenas a condiciona a um evento futuro e incerto, situao substancialmente diversa da imprescritibilidade. 3. Ademais, a Constituio Federal se limita, no art. 5, XLII e XLIV, a excluir os crimes que enumera da incidncia material das regras da prescrio, sem proibir, em tese, que a leg,islaco ordinria criasse outras hipteses. 4. No cabe, nem mesmo sujeitar o perodo de suspenso de que trata o art. 366 do C.Pr.Penal ao tempo da prescrio em abstrato, pois, "do contrrio, o que se teria, nessa hiptese, seria uma causa de interrupo, e no de suspenso." 5. RE provido, para excluir o limite temporal imposto suspenso do curso da prescrio.

(RE 460971,

Relator(a): Min. SEPLVEDA PERTENCE, Primeira Turma, julgado em 13/02/2007, DJ 30-03-2007 PP-00076 EMENT VOL-02270-05 PP00916 RMDPPP v. 3, n. 17, 2007, p. 108-113 LEXSTF v. 29, n. 346, 2007, p. 515 522)
-

Lado outro, como cedio, o e. STF vem consolidando o entendimento de que as normas internacionais que versam sobre direitos humanos ostentam carter supralegal. Desse modo, considerando o quadro normativo anterior Reforma Penal de 1984, vale ressaltar que a referida alterao legislativa no hbil a derrogar normas especiais introduzidas a partir do direito internacional, consoante j apontou o SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA (REsp 58.736 - MG), cabendo, pois, reconhecer a convivncia harmnica das normas gerais de direito interno com as normas (princpios) especiais cogentes do direito internacional sobre direitos humanos. Assim, na esteira de um "direito dilaggico", todas as fontes normativas, ao invs de se exclurem, devem se unir (dialogar) para servir de obstculo s violaes dos seja da CF/88 ou dos tratados de direito humanos em que a Repblica Federativa do Brasil parte'', reforando, pois, a proteo aos direitos humanos. Em sntese, no bastasse o prazo prescricional sequer ter comeado a correr (a consumao do crime encontra-se protrada no tempo at a atualidade),

27 Luiz Flvio Gomes e Valerio de Oliveira Mazzuoli, In: GOMES. Luiz Flvio: MAZZUOLI, Valerio de Oliveira (coord). Crimes da Ditadura Militar - Uma anlise luz da jurisprudncia atual da Corte Interamericana de Direitos Humanos. 2011. Editora Revista dos Tribunais, p. 119

o crime imputado na denncia a SEBASTIO CURI imprescritvel por fora da sua natureza de lesa-humanidade. Logo, sob qualquer ngulo, o recurso deve ser provido.

CONCLUSO

Face ao suscitado, jamais se poderia concluir que "a lgica desafia

a argumentao exposta na denncia". Em verdade, por tudo que foi dito, a


insuficincia dos fundamentos postos na deciso questionada que,

data venha,

desafia a lgica e afronta o direito. A nica "impossibilidade jurdica" que h que se destacar, pois, a de se negar vigncia e validade CF/88, aos tratados internacionais e ao ordenamento (jurdico) ptrio. Destarte, sob qualquer perspectiva que se adote, no h que se

falar em impossibilidade jurdica do pedido ou ausncia de justa causa. Ante todo o exposto, o MINISTRIO PBLICO FEDERAL pugna pela admissibilidade, bem assim se no for reconsiderada a deciso questionada pelo juzo a quo
-

pelo provimento do presente Recurso em Sentido Estrito e a

consequente reforma da deciso recorrida para que seja recebida a pea acusatria, dado-se prosseguimento ao processo em seus ulteriores termos, como medida de justia. Marab, 23 de maro de 2012.

TIAGO MODESTO RABELO Procurador da Repblica

ANDR CA -SRA).

"(=';<:

il- s )curado da 'epblica

IVAN CLUDIO MARX


Procurador da Repblica

ANDREY BORGES DE MENDONA


Procurador da Repblica

UBIRATAN CAZETTA
Procurador da Repblica

SRGIO GARDENGHI SUIAMA


Procurador da Repblica

FELCIO PONTES JR.


Procurador da Repblica

You might also like