You are on page 1of 82

GMP MCV MRE SHR

AUTOR: LUCAS MENDES PRES HAACK

E-MAIL:lucas-haack@hotmail.com

NDICE
MCV
Capitulo 01 - 04 Capitulo 02 - 12 Capitulo 03 - 17 Capitulo 04 - 22 Capitulo 05 - 30

MRE
Capitulo 01 - 42 Capitulo 02 - 49 Capitulo 03 - 57 Capitulo 04 - 59 Capitulo 05 - 63

SHR
Capitulo 01 - 65 Capitulo 02 - 74

AUTOR: LUCAS MENDES PRES HAACK

E-MAIL:lucas-haack@hotmail.com

MOTOR CONVENCIONAL

MCV

AUTOR: LUCAS MENDES PRES HAACK

E-MAIL:lucas-haack@hotmail.com

CAPTULO 01
01-Quais foras atuam em uma aeronave durante o vo? Trao, arrasto, sustentao e peso. 02-Como conseguida a trao em um avio? Atravs do GMP (Motor) 03-Defina: Motor: Qualquer dispositivo que transforma qualquer energia em energia mecnica. Motor terico: o que esta no projeto. Motor real: o que esta instalado na aeronave. Motor trmico: o motor que transforma energia calorfica em energia mecnica. Motor trmico adequado: o motor mais adequado para a aeronave X. Motor convencional: um motor trmico de combusto interna que precisa de um dispositivo intermedirio. Leveza: Principal caracterstica de um motor. Ciclo: o conjunto de transformaes de volume, presso e temperatura. Tempo: Movimento de 180 graus no eixo de manivelas. Fase: Cada uma das transformaes pelas quais passa a mistura ar-combustivel no interior do cilindro. Curso: a distancia entre o PMA e o PMB. Ressonncia: Vibraes que causam rachaduras no carter. 4-Quais os tipos de motores trmicos? Combusto interna e Combusto externa. 5-O que caracteriza um motor a combusto interna? Liberao e transformao de energia na cmara de combusto. 6-O que diferencia um motor a reao de um motor convencional? O motor convencional tem um dispositivo intermedirio que gera propulso. 7-Qual o principal mtodo de compresso de um motor convencional? Pisto. 8-O que PMA? o extremo do cilindro mais prximo da cmara de combusto.

9-O que PMB? o ponto mais distante da cmara de combusto. 10-O motor terico tem seu ciclo operacional realizado em relao a quem? Em relao ao ponto morto. 11-Quando falamos em avano de ignio ou ainda em adianto e atraso em relao abertura da vlvula, a qual motor estamos nos referindo? Motor real. 12-De quanto o avano de ignio em um motor terico? 0 grau. 13-O que diferencia o motor real do motor terico? Cruzamento de vlvulas. 14-Qual a principal caracterstica de um motor aeronutico? Leveza. 15-Qual das caractersticas de motor se relaciona com a sua durabilidade e consequentemente com seu TBO? Rusticidade. 16-Como podem ser refrigerados os motores convencionais? Ar e gua. 17-Porque no usamos atualmente gua para a refrigerao de motores convencionais aeronuticos? Porque aumentaria a leveza do motor. 18-Quando nos referimos a classificao do motor em relao ao seu sistema de refrigerao, o que efetivamente refrigerado? Os cilindros. 19-Quem executa a refrigerao propriamente dita do motor convencional? O leo. 20-Quais as principais caractersticas de um motor em linha invertida? Melhor visibilidade e menor trem de pouso. 21-Quais as maiores vantagens de um motor com cilindros horizontalmente dispostos? Menor vibrao. 22-Quais as caractersticas de um motor em V? ngulo em 60 graus. 23-Como so classificados os motores convencionais em relao ao ciclo operacional? 2 ou 4 Tempos.

24-Como se da em relao ao volume a queima em um motor que opere segundo o ciclo OTO. Em volume constante. 25-Quantas fases e tempos executou um motor a 4 tempos aps girar 14.44 graus em relao ao eixo de manivelas? 14.400 / 720 = 200 200 . 4 = 800 TEMPOS 200 . 6 = 1.200 FASES 26-Quantas fases e tempos realiza um motor a 4 tempos que gira 10.000 RPM. 10.000 / 2 = 5.000 5.000 . 4 = 20.000 TEMPOS 5.000 . 6 = 30.000 FASES 27-Quantas fases e tempos realiza um motor a 4 tempos que gira 5.000RPM aps 15min de operao. 5.000 / 2 = 2.500 2.500 . 4 = 10.000 . 15min = 150.000 TEMPOS 2.500 . 6 = 15.000 . 15min = 225.000 FASES 28-Quantos tempos escapamento ocorrem em um motor a 4 tempos aps girar 28.800 graus em relao ao eixo de manivelas? 28.800 / 720 = 40CICLOS Cada ciclo possui 1 tempo escapamento logo 40 . 1 = 40 Escapamento. 29-Quais so os 4 tempos? Admisso, Compresso, Expanso e Escapamento. 30-Quais so as 6 fases? Admisso, Compresso, Inflamao, Queima, Expanso e Escapamento. 31-O que significa dizer que o pisto executa um movimento alternado linear. Significa dizer que inverte constantemente seu movimento e percorre sempre o mesmo curso. 32-Em que regime operacional ocorre a maior velocidade linear do pisto. Na decolagem. 33-Em que situao encontramos respectivamente as vlvulas de admisso e de escapamento no motor real no final do tempo escapamento. Ambas abertas (cruzamento de vlvulas). 34-Onde feita a regulagem do claro de vlvulas? Entre o balancim e o p da vlvula. 35-Qual a finalidade do cruzamento de vlvulas? Proporcionar melhor desempenho volumtrico e menor temperatura.

36-Quem controla a acelerao em um motor convencional? Manete de acelerao. 37-Qual a mistura ideal? 15.1 38-Qual a potencia de cruzeiro? 75%. 39-O que claro de vlvulas e em que tempo ocorre? Claro de vlvula uma folga e ocorre na compresso. 40-Quais as condies necessria para a regulagem do claro de vlvulas? Motor sempre frio, No tempo compresso e Respeitar a ordem de fogo. 41-O que cruzamento de vlvula, em que tempo ocorre e por qual outro nome conhecido? o momento em que duas vlvulas esto abertas e ocorre no final do escapamento e inicio da admisso. conhecido tambm como lavagem do cilindro. 42-O que diferencia o motor terico do motor real? O cruzamento de vlvulas. 43-O que carter? Carcaa do motor. 44-Qual o material de fabricao do carter? Por qu? Liga de alumnio, Porque leve, forte e bom condutor de calor. 45-Como pode ser classificado os carters quanto a lubrificao? Carter seco ou carter molhado. 46-Quais os principais esforos sofridos pelo carter? Trao, Toro e vibrao. 47-Em quantas sees e quais so o motor radial com uma serie de cilindros? 4 sees. Nariz, Potencia, Difusora e acessrios. 48-O que podemos encontrar na seo do nariz. Engrenagem de reduo da hlice. 49-Qual a funo das engrenagens de reduo da hlice? Reduzir a RPM da hlice. 50-Quais tipos de engrenagens pode ser utilizadas para a reduo da hlice. De dentes retos e de dentes chanfrados. 51-Quais das sees de um motor sofrem os maiores esforos? Por qu? Sees de potencia.

52-O que base do cilindro e onde se localiza? onde se apia o cilindro e fica no carter. 53-De que tipo e qual a funo do compressor localizado no carter difusor? do tipo centrifugo e serve para comprimir a mistura. 54-Qual a finalidade do dreno encontrado na parte inferior da seo difusora? Sangrar o excesso de combustvel na partida. 55-Por qual seo o motor fixado ao seu bero? Seo difusora. 56-O que bero do motor e de que material fabricado? a estrutura que fixa o motor a parede de fogo da aeronave e fabricado em ao cromoniquel. 57-O que parede de fogo e de que material fabricado? a estrutura que separa o motor da aeronave e fabricado em titnio. 58-O que capota e qual a sua funo? uma carenagem (superfcie aerodinmica) que protege o motor. 59-O que so e para que servem os coxis? So amortecedores de borracha e serve para absorver a vibrao. 60-O que chapa de inscrio e quantas podem ser instaladas no motor ou acessrios? Apresenta dados tcnicos do motor ou acessrios e 1 por motor ou acessrio. 61-O que seo de acessrios. Seo onde encontramos os acessrios. 62-Onde esta localizada a seo difusora em um motor radial com duas series de cilindros. Entre a seo de potencia traseira e de acessrios. 63-Quais os tipos de engrenagens podem ser encontrados na seo de acessrios? Dentes retos ou dentes chanfrados. 64-O que pode acarretar a ressonncia do carter de um motor? Pode acarretar rachaduras. 65-Qual a funo dos cilindros e qual o tipo mais usado? Sua funo conter as exploses e o mais usado o tipo I. 66-De quantas partes formado o cilindro e como so unidos? formado de duas partes: cabea e corpo e unida por processo antagnico trmico. 67-De que material fabricada a cabea do cilindro? Liga de alumnio.

68-A quais esforos submetido o cilindro? Trao, Atrito e Temperatura. 69-Qual a finalidade do sistema de refrigerao do motor? Resfriar o cilindro. 70-O que pode causar o uso inadequado de combustvel ao motor? Queima anormal. 71-O que camisa do cilindro, de que fabricada, a qual tratamento trmico submetido e para que? a parte interna do cilindro fabricada em ao e submetido a nitritao. 72-Onde feita a regulagem do claro de vlvulas? Entre o balancim e o p da vlvula. 73-Onde esto localizados os cilindros impares no motor radial de duas estrelas? Na seo de potencia traseira. 74-Qual a posio padro do observador para a manuteno dos cilindros. Posicionar-se atrs do motor. 75-Qual a finalidade da numerao dos cilindros? Identificar os cilindros. 76-Qual a finalidade da ordem de fogo? A finalidade o balanceamento. 77-Como identificamos o lado da vlvula de escapamento de um cilindro? O lado da vlvula de escapamento possui um maior numero de cilindros. 78-Quais as temperaturas encontradas respectivamente no lado da vlvula de admisso e de escapamento. Admisso 200 a 300 graus. Escapamento 600 a 800 graus. 79-Qual a temperatura mxima de operao continua da cabea do cilindro? 232 graus 80-Qual a temperatura mnima de operao da cabea do cilindro e o que acontece se este limite for ultrapassado? Mnima de 100 graus e no acontece nada se o limite for ultrapassado. 81-Onde se encontra o sensor de temperatura da cabea do cilindro? encontrado na vela do cilindro mais quente. 82-Quais so os dispositivos essenciais de controle da temperatura? So as alhetas, os defletores de ar e os anis de seguimento.

83-Por qual razo o cilindro deve ser resfriado? Para evitar a queima anormal de combustvel. 84-O que o aumento da taxa de compresso pode ocasionar? Pode ocasionar a detonao. 85-O que pontos quentes ou focos de calor podem ocasionar? Pode ocasionar a pr-ignio. 86-Quais as razes que implicam na troca do cilindro? Rachadura, vlvula de compresso sem comprimir, guia de vlvula danificada e mais de 20% das alhetas danificadas. 87-Como so numerados os cilindros de um motor radial. So numerados em sentido horrio. 88-Qual a ordem de fogo de um motor com uma serie de 9 cilindros? Primeiro impar 1 3 5 7 9 Segundo Par 2 4 6 8 89-Qual o outro nome conhecido o pisto? Embolo. 90-O que sobra de um cilindro quando o pisto atinge o PMA? Sobra a cmara de combusto. 91-Quais as funes do pisto? Suco, comprimir a mistura, transformar energia trmica em energia mecnica e auxiliar no escapamento. 92-O que saia do pisto? a lateral do pisto. 93-Para que serve as ranhuras encontradas na saia do pisto? Para encaixar os anis de segmentos. 94-Para que serve os orifcios encontrados em algumas ranhuras do pisto? Para o retorno do excesso de leo. 95-O que anel plano? o espao entre duas ranhuras. 96-Para que serve o pino do pisto e qual a sua caracterstica? Serve para prender o pisto a biela. 97-Como resfriado o pisto? Superfcie Ar-combustivel. Meio Anel de segmento. Internamente leo salpicado.

10

98-Quais os tipos de cabeas do pisto e qual a mais usada na aviao. So as planas, cncavas e convexas. A mas usada a plana. 99-O que alezagem? o espao entre a camisa do cilindro e a saia do pisto. 100-O que e por quais outros nomes conhecido o calo hidrulico? o acumulo de leo na cmara de combusto e conhecido tambm como martelo hidrulico, bloqueio hidrulico e trava hidrulica. 101-Como se detecta e se elimina o calo hidrulico? Se detecta girando o motor 2 vezes no sentido do rotor e se elimina tirando as velas dos cilindros inferiores. 102-Quais as conseqncias de um calo hidrulico no detectado? Ele empena a biela. 103-O que acontece com o excesso de leo que entra na cmara de combusto e qual a principal conseqncia? Ele queimado e aumenta o consumo de leo.

11

CAPTULO 02
1-O aumento da taxa de compresso pode ocasionar o que? Detonao. 2-Pontos quentes ou focos de calor gerados, por exemplo, pela carbonizao podem ocasionar o que? Pr-Ignio. 3-De que materiais so fabricados os anis de seguimento? Ao cromado macio ou ferro fundido. 4-Como so classificados os anis ou molas de segmentos? Anis compressores e anis lubrificadores. 5-Quais as funes desempenhadas pelos anis de segmentos? Comprimir e lubrificar. 6-Qual a funo e localizao dos anis de compresso? So os superiores e evita a fuga dos gases. 7-Qual a funo e localizao dos anis lubrificadores? Ficam abaixo dos compressores e acima do orifcio do pino do pisto. 8-Qual a funo e localizao dos anis raspadores? Esto na saia do pisto abaixo do orifcio do pisto e sua funo asegurar uma fina camada de leo. 9-O que calo ou martelo hidrulico? o acumulo de leo na cmara de combusto. 10-Como se verifica ou no a presena de calo hidrulico. Girando a hlice 720 graus (2 vezes) no sentido do bordo de ataque da hlice. 11-Como se elimina o calo hidrulico? Removendo-se as velas dos cilindros inferiores. 12-Quais as conseqncias do calo hidrulico no detectado? O empenamento da biela. 13-O que acontece com o leo que durante o funcionamento do motor entra na cmara de combusto e quais as consequncia? Ele queimado e como consequncia aumenta o consumo de leo. 14-Defina taxa de compresso. a quantidade de vezes que a mistura pode ser comprimida sem detonar. 15-Qual a taxa de compresso limite? Por qu? 7:1 Em razo da qualidade do combustvel.

12

16-Defina cilindrada. o deslocamento do pisto do PMA ao PMB deslocando um volume especifico. 17-Qual a diferena entre cilindrada total e parcial? Cilindrada parcial em um nico cilindro, j a total so em todos os cilindros. 18-Calcule a cilindrada total de um motor radial de 9 cilindros sabendo que seu pisto possui um dimetro de 12 polegadas e um curso de 3 polegadas. CT=x CP=r.h R=9 CP=3,14.6.3 D=12 pol CP=339,12 C=3 pol CT=339,12.9=3.052,08pol H=C R=D/2 19-Qual a unidade de medida da cilindrada? Polegada Cbica. 20-Qual a funo da biela? Transferir o movimento do pisto ao eixo de manivelas. 21-Quais so os tipos de biela? Planas, Mestra e Articulada E P ou Forquilha. 22-Qual a funo do eixo de manivelas? Transformar o movimento alternado linear do pisto para o movimento circular do eixo de manivelas. 23-Quais so as partes em que se encontra dividido o eixo de manivelas? Munho, Moente e Braos. 24-Onde se apia o eixo de manivelas? No carter sobre os mancais. 25-De que material fabricado o eixo de manivelas? Ao-Cromo-Niquel. 26-De que parte o eixo de manivelas proveniente o leo que salpicado para o interior do pisto? Do contra peso. 27-O que uma manivela? um conjunto formado por 1 moente e 2 braos. 28-O que um eixo de manivelas? um conjunto de manivelas. 29-Como so balanceados os eixos de manivelas? Dinmica e estaticamente.

13

30-Quantos eixos de manivelas podem ser encontrados no motor? Apenas 1. 31-O que decalagem de manivelas? a distancia em graus entre 2 moentes observando-se a ordem de fogo. 32-O que decalagem de inflamao? a distancia em graus entre 2 cilindros observando-se a ordem de fogo. 33-Qual a funo do mecanismo de comando de vlvulas? Comandar no momento adequado tanto a abertura quanto o fechamento das vlvulas. 34-Como so abertas e fechadas as vlvulas? Aberta mecanicamente e fechada atravs de molas. 35-Qual a RMP do eixo de ressaltos? Metade em relao ao eixo de manivelas. 36-Qual a RPM de um prato de ressaltos de um motor radial com uma serie de 9 cilindros que gira no mesmo sentido do eixo de manivelas? 9 4 5 1/8 1/10 *Mesmo sentido maior configurao. Logo 1/10. 37-Em que direo em relao ao eixo de manivelas gira o prato de ressaltos em um motor radial sabendo-se que possui Rpm correspondente a 1/8 da desenvolvida pelo eixo de manivelas e uma serie de 7 cilindros. 7 3 4 1/6 1/8 Mesmo sentido. 38-Qual a posio das engrenagens de um prato de ressaltos de um motor radial de 5 cilindros que gira com 1/6 da RPM desenvolvida pelo eixo de manivelas. 5 2 3 1/4 1/6 Externa. 39-Qual a posio do prato de ressaltos em relao ao eixo de manivelas? Concntrico. 40-Quantas trilhas ou pistas a em um prato de ressaltos? Por qu? Sempre duas. 1 para a vlvula de escapamento e outra para a vlvula de admisso. 41-Quantas trilhas de ressaltos so encontradas em um motor radial com 28 cilindros? 8 trilhas. 42-Qual a funo dos tuchos. Transformar o movimento circular do prato em movimento linear.

14

43-Qual a vantagem do tucho hidrulico? Possui folga 0 (zero). 44-Quais so os tipos de tuchos comuns? Seguidores de ressaltos e Roletes. 45-Qual a funo das hastes impulsoras? Transmitir o movimento do tucho ao balancim. 46-O que passa no interior da haste impulsora e sob qual condio? leo pressurizado. 47-De que material so fabricadas as hastes impulsoras? Liga de alumnio. 48-Qual a funo dos envelopes? Proteo da haste e assegurar o retorno de leo. 49-De que material so fabricados os envelopes? Liga de alumnio. 50-Como se da o retorno do leo dos cilindros inferiores em um motor radial? Atravs da interligao das caixas dos balancins. 51-Qual a funo dos balancins? Inverter o movimento gerado pela haste para acionar as vlvulas. 52-Em que componente o mecanismo de comando de vlvulas encontramos o parafuso de regulagem do claro de vlvulas? No balancim. 53-Qual a funo de conjunto de reteno de vlvulas. Manter as vlvulas em seu local. 54-Quantas molas so utilizadas para cada vlvula? Por qu? Duas por razes de segurana e para que 1 absorva as vibraes da outra. 55-Por que as molas possuem espirais contrarias? Para que no se entrelacem. 56-De que materiais so fabricadas as vlvulas de admisso? Ao-cromo-niquel. 57-De que material so fabricadas as vlvulas de escapamento? Nicromo, silcromo e ao-cobalto-cromo. 58-O que encontramos no interior das vlvulas de escapamento utilizadas em motores de alta potencia . Sal de sdio ou sdio metlico.

15

59- Quais so os tipos de vlvulas? Plana, Tulipa, Semi-tulipa e cogumelo. 60-Qual a vlvula mais utilizada na admisso? Plana. 61-Qual o tipo de vlvula mais usada em MCA? Tulipa. 62-A que tipo de tratamento trmico so submetida as vlvulas e qual sua finalidade? Nitretao para endurecer a superfcie. 63-Em que ngulo podem ser encontradas as vlvulas? 45 ou 30. 64-Qual a angulao mais usada e por qu? 45 Porque proporciona maior vedao. 65-Quais as funes dos mancais? Atenuar o atrito entre duas superfcies. 66-Como so lubrificados os casquilhos? Lubrificados por presso. 67-Quais os tipos de mancais? Planos, Rolamento esfrico, Rolete cnico e Rolete plano.

16

CAPTULO 03
1-Defina rendimento? Rendimento uma relao entre o produzido e o transformado. 2-Qual o percentual referente ao rendimento trmico? 25,3% 3-Qual dos rendimentos pode ter percentual menor, igual ou maior que 100%? Rendimento volumtrico. 4-A quanto equivale 1500kgm/s em CV? 1500/75 = 20CV (CV dividir por 75) 5-A quanto equivale 22000Lbs ps/s em HP? 2200/550 = 40HP (HP dividir por 550) 6-Qual a unidade de potencia usada na aviao? HP 7-Defina: A Potencia terica ~> a potencia contida no combustvel. B Potencia indicada ~> a desenvolvida no cilindro. C Potencia de atrito ~> a perdida para o acionamento dos acessrios. D Potencia efetiva ~> a disponvel no eixo de manivelas. E Potencia de empuxo ~>BHP a disponvel no eixo da hlice. F Potencia til ~> a necessria para manter o avio no ar. G Potencia mxima ~> a desenvolvida na decolagem. H Potencia mnima ~> a desenvolvida em marcha lenta. I Potencia nominal ~> a mxima de operao continua. J Potencia geral ~> a mxima no eixo de manivelas. L Ponto de fulgor ~> a temperatura na qual a vapor suficiente, sendo liberado, para alimentar chamas. M Ponto de vapor ~>Temperatura em que o vapor comea a ser liberado. N Ponto de nevoa ~>Temperatura em que o contedo paraninfico do leo comea a ser liberado em forma de cristais. O Ponto de fluidez ~>Temperatura na qual o leo deixa de fluir.

17

P Viscosidade ~> a resistncia que o leo tem de fluir. 8-Qual a diferena entre potencia efetiva e potencia geral? A efetiva esta disponvel e a geral medida no eixo de manivelas. 9-Qual a maior das potencias? A potencia terica. 10-Qual a menor das potencias? A potencia de atrito. 11-Que nome recebe a potencia desenvolvida no interior do cilindro? Potencia indicada. 12-Para que serve o freio de prony? Para simular uma hlice no banco de provas, mede a potencia. 13-O que mede o freio de prony e em qual unidade? Mede em potencia e sua unidade em HP. 14-Quais os tipos de atritos e quais so as suas caractersticas? Os atritos so: Cintico e Esttico. O esttico ambos os corpos esto parados e no cintico pelo menos um dos corpos esta em movimento. 15-Quais so os dois principais propsitos da lubrificao? Lubrificar e resfriar. 16-Qual a principal caracterstica de um leo lubrificante? Viscosidade. 17-Em que se baseia a lubrificao fluida? No principio de separao das superfcies 18-O que o leo forma entre o pisto e o cilindro? Forma um selo para evitar vazamento. 19-Qual a razo da troca constante de leo? Perda das caractersticas e propriedade do leo. 20-Qual a origem do leo lubrificante usado em motores convencionais? O leo de origem mineral. 21-Como medida da viscosidade? Atravs do viscosmetro. 22-Quais os sistemas de aferio de viscosidade usados na aviao? SAE e Saybolt.

18

23-O que acontece com a presso de um sistema se for utilizado um leo de baixa viscosidade? A presso diminui. 24-O que acontece com a presso do sistema se o leo estiver muito frio? Aumenta a presso. 25-O que significa a letra w em um recipiente de leo? Significa que o leo adequado para emprego em clima frio. 26-Quais as razes da utilizao de leo lubrificante de alta viscosidade em motores convencionais aeronuticas? Grandes folgas, altas temperaturas operacionais e grandes presses, sobre tudo nos rolamentos. 27-Qual o correspondente saybolt para o leo sae 30, 40, 50, 60 e 70 respectivamente. Sae30-65saybolt, Sae40-80saybolt, Sae50-100saybolt, Sae60-120saybolt e Sae70140saybolt. 28-Qual a cor identificativa das tubulaes de leo lubrificante. Amarela. 29-Qual a funo do sistema de lubrificao? Pressurizar, filtrar (limpar) e regular a presso. 30-Como so resfriadas as tubulaes de leo lubrificante? Atravs de ar. 31-Quais os tipos de sistemas de lubrificao? Carter seco e carter molhado. 32-Como so refrigeradas e identificadas as tubulaes de leo lubrificante? Refrigerada por ar e identificada por uma fita de cor amarela. 33-Como o leo sai do tanque e chega a bomba principal e o que acontece em caso de entupimento da ventilao? Sai por gravidade e ficara com dificuldade de chegar at a bomba. 34-Quais as funes do turbilhonador? Evitar a formao de espuma e funciona como um acelerador de temperatura nos primeiros momentos do motor. 35-Qual a caracterstica da ventilao do ropertanque? Ele ligado diretamente ao motor e indiretamente a atmosfera. 36-Qual a maior causa de consumo de leo em um motor convencional aeronutico e como deve estar o tanque antes do vo? A maior causa a vaporizao e o tanque deve estar full antes do vo.

19

37-Qual a funo do leo da parte mais baixa do tanque? Acionamento da hlice hidramtica em emergncia. 38-Onde procuramos no sistema indcios de contaminao do leo? No dreno. 39-Quais as condies para a diluio do leo. Antes do corte do motor e temperatura abaixo de 40C. 40-O que acontece com a presso do sistema de combustvel e de lubrificao quando se dilui o leo? As presses no sistema de combustvel e de leo caem. 41-De que tipo a bomba de leo e por quem ela acionada? do tipo engrenagem e acionada pelo motor. 42-Qual a presso para a abertura da vlvula de repercusso? 1 A 3 PSI. 43-Onde esta instalada a vlvula de repercusso? Entre a bomba e o motor. 44-Onde esta instalada a vlvula de derivao, qual sua funo e por qu? Esta instalada depois da bomba e antes do filtro, sua funo permitir que o leo flua mesmo com o filtro entupido. 45-Quais os tipos de filtro e qual acionado por um motor hidrulico? Tela, labirinto de ar e cuno, sendo esse ultimo o acionado pelo motor hidrulico. 46-Onde regulamos a presso do sistema e como? No parafuso existente na vlvula de alivio. 47-Onde esta localizada a tomada de presso do sistema? Depois da bomba e antes do motor. 48-Em um sistema de lubrificao do tipo carter seco onde encontramos o sensor de temperatura? Por qu? Depois do tanque e antes do motor. 49-De que tipo so os manmetros de leo? Tubo de bourdon. 50-Qual o principal mtodo de lubrificao utilizado na aviao? Presso. 51-Qual o mtodo de lubrificao utilizado em motores convencionais aeronuticos? Misto. 52-O que decantador de leo? a parte inferior do motor para onde o ol flui aps lubrificar e resfriar.

20

53-Qual a principal caracterstica da bomba de recalque? Por qu? Possui maior potencia que a principal porque o leo esta sujo. 54-Quais as partes e respectivas temperaturas operacionais do radiador? Camisa externa 0 A 40C, Jaqueta anelar 40 A 60C e Camisa interna ou colmia 60C+. 55-Qual a temperatura mnima do leo para a checagem do motor? 40C 56-Qual a funo e onde esta instalada a vlvula termostatica? Na entrada do radiador, ela direciona o leo atravs de uma passagem dependendo da sua temperatura. 57-Como se da o retorno de leo dos cilindros inferiores de um motor radial? Atravs da interligao das caixas dos balancins. 58-Como detectado o ao do motor e quais suas implicaes? Detectado com o auxilio de um im se estiver em forma de pedao condena-se o motor. 59-Como detectado o estanho no motor e quais suas implicaes? Detectado atravs de um ferro de solda, aps detect-lo lana no relatrio de vo e libera a aeronave. 60-Como detectado o alumnio no motor? Alumnio detectado com acido clordrico. 61-Como so detectados cobre e bronze no motor, e se estiver em forma granular qual sua provvel origem? Detectados atravs do Acido ntrico, sua origem da guia de vlvula e acarreta na troca do cilindro. 62-Como detectada a prata no motor e qual sua origem? Detectada atravs do acido ntrico, sua origem do mancal da biela mestra.

21

CAPTULO 04
01 Defina Volatilidade? Capacidade com que o combustvel liquido tende a tornar-se vapor. 02 Quais elementos integram o triangulo do fogo? Oxignio, Calor e Combustvel. 03 De que so compostos os sistemas de deteco de fogo? Sensores e alarmes. 04 Como atuam os extintores de CO2? Absorve o oxignio (dilui). 05 O que significa CO2? Dixido de carbono. 06 O que no devemos utilizar em incndios em sistemas de freio? gua. 07 Qual a primeira providencia a ser tomada em incndio de classe C? Desconectar o Comburente da fonte de fora. 08 Como a gua pode ser utilizada em incndios de classe B? Pulverizada em forma de neblina. 09 Qual a validade dos extintores de aeronave? 6 meses. 10 Qual a cor identificativa dos agentes extintores? (tubulaes). Marrom. 11 Qual a validade dos extintores de espuma? 1 Ano. 12 O que proporciona o funcionamento dos extintores de espuma? A mistura das duas substancias presentes em seu interior. 13 Como verificada a carga em extintores de CO2? Atravs da Pesagem. 14 Qual agente extintor utilizado em sistemas de extino Convencionais? CO2. 15 Qual o melhor extintor para fogo de classe A? Extintor de gua. 16 Quanto ao mtodo de extino, Como atua o extintor de espuma? Abafamento e resfriamento.

22

17 O que libera o tetracloreto de halon 104 em contato com metais quentes? Fosgnio. 18 Com relao ao motor Convencional responda: A Qual manete responsvel pelo desenvolvimento da potencia? Manete de acelerao. B Em que posio devem estar as manetes durante a partida? Manete de mistura e acelerao atrs e a manete de hlice em passo mnimo. C De que tipo a bomba de Combustvel? Do tipo palheta. D De que tipo a bomba de leo? Do tipo engrenagem. 19 Com relao ao sistema de oxignio responda: A Caractersticas do oxignio? Inodoro e incolor. B O que o oxignio pode causar em contato com tecidos humanos se estiver na forma liquida? Queimadura ou geladura. C Apartir de qual altitude obrigatrio o uso do oxignio? 9 Mil ps. DAbaixo de qual altitude no se deve respirar puro? 34 Mil ps. E Qual o material de fabricao das tubulaes de alta presso? Ao Inox. F Qual a cor do cilindro de baixa presso? Amarelo. G Qual a cor do cilindro de alta presso? Verde. H Qual a cor identificativa das tubulaes? Verde. I Quais so os tipos de fluxos? Continuo ou demanda. J Qual o produto utilizado para limpeza das tubulaes antes de sua instalao? Gasolina branca sem chumbo L Qual a substancia misturada com oxignio forma uma substancia altamente inflamvel?

23

Betume. 20 Com relao ao sistema de proteo a formao de gelo: A Como evitada a formao de gelo no tubo de pitot? Atravs de uma resistncia eltrica. B O que so botas inflveis e por qual outro nome so conhecidos? Degeladores automticos instalados em bordos de ataque e em empenagens. C Onde se forma gelo no carburador? Na entrada (gelo de impacto), na borboleta e aps a borboleta (Gelo de vaporizao do combustvel). D Quem forma o gelo de impacto? Neve, Chuva, granizo. E Como identificada a formao de gelo no carburador? Pela diminuio da RPM. 21 O que retorno de chamas e como provocado? a queima da mistura ar combustvel dentro da tubulao da admisso e provocado pelo empobrecimento da mistura. 22 Como so classificados os instrumentos quanto sua funcionalidade? Instrumentos de vo, de navegao e motor. 23 O que so instrumentos de navegao? So instrumentos que auxiliam na navegao (direo, Localizao, Orientao). 24 O que so instrumentos de vo? So instrumentos que indicam a atitude da aeronave. 25 O que so instrumentos do motor? So instrumentos que indicam a Condio de operao do motor. 26 O que so manmetros? Instrumento que tem a funo de medir a presso. 27 O que so manmetros de presso absoluta? So manmetros que inicia-se apartir do 0 absoluto ou vcuo. 28 O que so manmetros de presso relativa? So manmetros que desprezam a presso atmosfrica. 29 Qual mecanismo sensvel no manmetro de presso absoluta? Cpsula aneride. 30 Qual mecanismo sensvel do manmetro de presso relativa? Tubo de bourdon.

24

31 De que material fabricado o tubo de bourdon para alta presso. Ao Inox. 32 Como so acionadas as bombas hidrulicas? Eletricamente e mecanicamente. 33 De que depende a bssola para seu funcionamento? Do magnetismo terrestre. 34 Qual o tipo de limbo utilizado em bssolas aeronutica? Limbo mvel 35 Quantos graus de inclinao podem ser suportados pela bssola? 18. 36 Em que substancia esta mergulhada a bssola? Querosene. 37 Em que eixo funciona a bssola? Vertical. 38 Qual a cor da faixa de operao normal do instrumento? Verde. 39 Qual cor identificada a faixa de operao em ateno de um instrumento? Amarela. 40 Por qual cor e por qual sinal identificada a faixa de operao proibida de um instrumento? Vermelha e o sinal um trao. 41 Qual providencia deve ser tomada no caso de um instrumento esteja operando na faixa amarela. Faz-lo retornar para a faixa verde. 42 O que representa a faixa azul de operao? Operao normal sobre certas condies. 43 Para que serve a indicao branca pintada no vidro do instrumento? Para saber se o instrumento esta em sua posio correta. 44 Quais componentes integram o sistema do pitot esttico? Tubo de pitot, tomadas estticas e tubulaes. 45 Em que componentes sentida a presso dinmica? No tubo de pitot. 46 Quais instrumentos do sistema do pitot esttico dependem da presso dinmica para o seu funcionamento?

25

Velocmetro. 47 Qual componente do sistema do pitot esttico responsvel por capitar a presso esttica. Tubo de pitot (aeronaves antigas) Tomada esttica (aeronaves novas) 48 Como protegido o tubo de pitot Contra a formao de gelo? Atravs de uma Resistncia eltrica. 49 Qual a funo das tomadas estticas? Capitar presso esttica (presso atmosfrica local) 50 Quais instrumentos do sistema do pitot esttico necessita de presso esttica para o seu funcionamento? Altmetro, Velocmetro e Claimb. 51 Qual a funo do altmetro e sua unidade de medida? Mede altitude em ps. 52 Qual a caracterstica da cpsula aneride do altmetro? Possui vcuo no seu interior. 53 O que altitude? a distancia entre o nvel do mar e o nvel de vo da aeronave. 54 O que altitude absoluta? Mesma coisa que altura. 55 O que altitude indicada? a mostrada no altmetro. 56 O que altitude de presso? quando o altmetro esta regulado com a altitude de campo. 57 De que depende o velocmetro para o seu funcionamento? Diferencial de presso. 58 Por qual outro nome conhecido o velocmetro? Anemmetro. 59 O que mede o velocmetro e em qual unidade? Mede velocidade da aeronave em relao ao ar em ns. 60 O que mede o maquimetro e em qual unidade? Mede a velocidade da aeronave em relao ao som em Mach. 61 O que necessrio para termos a indicao da velocidade verdadeira da aeronave? Correo de temperatura.

26

62 O que encontramos no interior da cpsula aneride do velocmetro? A soma das duas presses. 63 Por quais outros nomes conhecido o Climb? Indicador de razo de subida e descida ou variometro. 64 O que indica o climb e em que unidade. Razo de subida e descida em ps por minuto. 65 De que dependem os instrumentos giroscpios para o seu funcionamento? Dos princpios Giroscpios. 66 O que indica o climb com a aeronave nivelada? Zero 67 Quais so os princpios giroscpios? Precesso e rigidez. 68 Qual a bomba de vcuo mais confivel? Eltrica 69 O que indica o giro direcional? Proa e direo. 70 O que indica o horizonte artificial? Indica a atitude da aeronave. 71 Que nome dado a uma curva fechada? Derrapagem. 72 Qual instrumento possui uma miniatura de um avio em seu mostrador? Horizonte artificial. 73 O que so instrumentos do motor? So aqueles que traduzem informaes e funcionamento do motor. 74 Qual principal mecanismo interno de um manifold pressure? Cpsula aneride. 75 Por qual outro nome conhecido o manifold pressure? Indicador ou manmetro de presso de admisso da CARGA. 76 Qual a funo do manifold pressure? Medir a presso da mistura ar combustvel que esta sendo admitida. 77 Em que unidade esta calibrada o manifold pressure? INHG (polegadas de mercrio) 78 Que tipo de presso mede o manifold pressure?

27

Presso absoluta. 79 Qual presso indicada respectivamente por um manifold pressure quando a aeronave esta no solo com os motores parados ou no espao sideral. Com o motor parado marca presso atmosfrica local e no espao marca zero. 80 De que tipo o indicador de presso de leo? Tipo tubo de bourdon. 81 Com relao a leitura de que tipo o sistema de indicao de presso de leo. Indireta. 82 Em que ponto da linha de presso tomada a presso de leo? Depois da bomba e antes do motor. 83 Qual a funo do indicador de temperatura de leo do motor? Indicar a temperatura em que o leo entra no motor. 84 Qual a finalidade do indicador de temperatura de entrada de ar do carburador? Para medir a entrada de ar no carburador. 85 O que auxilia o indicador de temperatura de entrada de ar do carburador? No monitoramento do retorno de chamas. 86 Qual a funo do fluxometro? Mede o fluxo do combustvel. 87 Em que unidade de medida esta calibrado o fluxometro? Em libras/Hora. 88 O que liquidometro? Mede a quantidade de combustvel. 89 Qual a funo do totalizador de combustvel? Totalizar o combustvel consumido. 90 Qual material ou substancia funciona como condutor di-eletrico do capacitor do liquidometro? O prprio combustvel. 91 O que mede o tacmetro? Indicador de RPM do motor. 92 Por qual outro nome conhecido o tacmetro? Taqumetro. 93 Qual a caracterstica do tacmetro mecnico? O uso de contrapesos. 94 O tacmetro auxilia no cheque de qual componente do motor? No cheque dos magnetos.

28

95 Quais os tipos de taqumetros? Mecnico e eltrico. 96 O que indica sincroscopico? Indica o sincronismo entre os motores. 97 Onde sentida a temperatura dos cilindros do motor convencional? Na arruela da vela do cilindro mais quente. (arruela fabricada em ferro constantan) 98 De qual material fabricado o thermocouple usado para medir a temperatura do cilindro? Ferro constantan.

CAPTULO 05
29

1-Qual a unidade de alimentao do motor que produz a mistura Ar/Combustvel R: Carburador 2-O que e mistura rica ? R: aquela que tem uma proporo de combustvel ( Maior que de Ar ). 3-O que e mistura pobre? R: aquela que tem uma proporo de ar maior que combustvel. 4-Qual a proporo da mistura quimicamente correta? R: 15:1

5-Na proporo 26:1 em que situao o motor se encontra? R: Apaga

6-Quais so os dois tipos de carburador? R: Boia e presso

7-O que provoca a transformao da gasolina liquida em vapor? R: A suco na garganta da Venturi

8-Qual a funo da borboleta? R:Medir a quantidade de ar que entra no carburador.

9-O que comanda a borboleta? R:Manete de potencia.

10-Por que o bico de injetor esta localizado na garganta do Venturi? R:Para provocar a pulverizao da gasolina.

11-O que gigleur ? 30

R:Furos calibrados por onde passa ar e gasolina.

12-O que so bolhas de vapor? R:Ar na linha

13-O que pode provocar no carburador uma mistura muito pobre? R:Retorno de chama

14- O que pode provocar no sistema de gasolina uma bolha de vapor? R:Parada total do motor.

15-O que pode causar uma bolha de vapor? R:Turbilhanamento da bomba.

16-Caso haja uma bolha de vapor muito grande o que pode acontecer no motor? R:Motor apaga

17-Quais so os sistemas de um carburador? R:Marcha lenta, acelerao rpida, economizador, sistema de controle de mistura.

18-Por que o bico injetor esta localizado na garganta do venture? R: Para provocar a pulverizao da gasolina.

19-Qual a posio da borboleta no regime de marcha lenta ? R:Quase fechada

31

20-De q eu maneira o motor deve ser cortado? R:Marcha lenta

21-Caso haja fogo no motor convencional, qual seria o procedimento de extino de fogo? R:Deixar a hlice continuar girando

22-Por que os fabricantes de carburador aconselham a abrir totalmente a borboleta quando o motor estiver quase parado? R:Para bombear ar fresco para o interior do carburador

23-O que e congelamento do carburador? R:Formaao de gelo quando a temperatura alcanar 3 graus positivos

24-Como se combate o gelo no carburador? R:Ar quente

25-A partir de que temperatura comea a haver formao de gelo? R:3 positivos

26-O que acontecera ao motor se houver formao de gelo por impacto no filtro? R:Parada do motor

27-Como tambm e chamado o carburador de bia? R:Nivel constante

28-Quais so os elementos responsveis para manuteno do nvel constante da cuba? R:Boia e estilete

32

29-Qual a principal desvantagem do carburador do tipo bia? R:Tendencia ao congelamento

30-qual a localizao da cmara de flutuao ou cuba? R:Entre a bia e o estilete e o bico injetor

31-Por que a sada do bico injetor esta localizado 1/8 da polegada acima do nvel da gasolina? R:Para evitar que haja vazamento com o motor parado

32-O que acontecera ao motor se a bia ou cuba furar? R:O motor voara com mistura rica

33-Qual a funo da bomba de acelerao rpida no carburador? R:Suprir com uma quantidade adicional de combustvel a mistura formada

34-Qual a localizao no carburador de bia do filtro de combustvel? R:Na entrada do carburador

35-Onde e feita a tomada de presso de combustvel? R:No filtro

36-Que comando atua na bomba de acelerao rpida? R:Mante de potencia

37-De que maneira a bomba de acelerao rpida entra no circuito?

33

R:Quando a manete de potencia e levada bruscamente para a frente

38-Em caso de pane na bomba de acelerao rpida qual o procedimento a tomar com relao ao carburador? R:Troca de carburador

39-Qual a funo da vlvula economizadora? R:Economizar combustvel . ( Em vo de cruzeiro)

40-A partir de quantos por cento de abertura da borboleta a vlvula economizadora entra no circuito? R:65% pro cento

41-Em que regime do motor a vlvula economizadora deixa de funcionar? R:Em vo de cruzeiro

42-Qual a manete responsvel pelo comando da vlvula economizadora? R: Manete de potencia

43-A quantos graus de abertura da borboleta e considerad marcha lenta? R:Ate 10 graus

44-Por que na marcha lenta no carburador de bia a gasolina no sai pulverizada pelo bico injetor; indique seu caminho de sada? R:Por que a quantidade de ar que entra no carburador e insuficiente para provocar a vaporizao da gasolina; nessa caso a gasolina sai pulverizada por uma caminho auxiliar

45-Qual o princpio de funcionamento do carburador? R:Diferencial de presso 34

46-J que a mistura ar/combustvel e formada com a presena de presso de ar e combustvel, qual a origem do ar no inicio da partida? R:Na suco do embolo no tempo de admisso

47-Considerando a pergunta anterior em que situao fica a mistura? R:Rica

48-Qual e atualmente o sistema mais moderno de formao de centelha nos motores convencionais de aviao? R:Magneto(Injeao)

49-Quais so os elementos essncias de um sistema de ignio? R:Magneto, cablagem, vela e distribuidor

50-O magneto para seu funcionamento depende de que? R: independe de qualquer coisa

51-Como e conhecida a resistncia que qualquer material oferece ao fluxo das linhas magnticas? R:Permeabilidade

52-Basicamente o magneto e composto de que? R:Circuito primrio e secundrio, ima, sapatas polares, platinado e condensador

53-O que e folga E ? R: Ponto de tenso mxima do magneto

35

54-Quando o ima do magneto esta na posio de folga E qual a situao dos platinados? R:Inicio de abertura

55-O circuito eltrico primrio e composto de que? R:Bobina primaria, condensador e platinado

56-Em que situao esto os contatos do platinado quando o circuito primrio esta fechado? R:Colado(junto)

57-Qual a funo do condensador? R:Proteger o platinado contra a queima

58-Qual e a sua relao de sua posio com relao ao platinado? R:Paralelo

59-Quando h sincronismo entre o inicio de abertura dos platinados e o dedo de arrasto mvel do distribuidor e em que posio esta o embulo do pisto? R:20 antes do PMA de compresso

60-Qual a funo da bobina secundaria? R:receber a tenso aumentada da bobina primaria, triplic-la e na bobina secundaria e envi-la ao distribuidor

61- Se no houver centelha no do dedo de arrasto do distribuidor o sinal que a bobina secundaria est inoperante. Qual a providencia a ser tomada? R.: Troca de magneto.

36

62- Qual a caracterstica quando o magneto comea a desimantar o im? R.: Pane intermitente.

63- Se houver interrupo entre o distribuidor e a vela qual o procedimento? R.: troca de cabo.

64- De quantos volts deve ser capaz o magneto para que a centelha venha a saltar entre os eletrodos da vela? R.: 20.000 volts.

65- Em que posio da chave de ingnio deve ser manipulada pelo piloto durante o vo? R.: Ambos (bota)

66- quando o magneto estiver na posio LEFT, qual o magneto que esta funcionando? R.: Esquerdo.

67- Quando o magneto estiver na posio OFF e o motor continuar queimando qual a pane provvel? R.: A chave na posio OFF no esta fazendo massa (terra).

68- Porque as centelhas saem sincronizadas ao mesmo tempo durante o funcionamento do motor? R.: Para no haver atraso na ignio.

69- Qual a presso mnima do combustvel pressurizado que sai no bico injetor do carburador de bola em que presso respectivamente? R.: 5 libras por polegadas e 3 libras por polegadas.

37

70- No carburador de presso qual a cmara que contem gasolina medida? R.: Cmara C.

71- A camada D comporta que tipo de gasolina? R.: No medida ou no calibrada.

72- O que contem a camara A e B? R.: Ar.

73- Como elas so chamadas (camaras A e B)? R.: Camaras pneumticas.

74- Onde esta presa a vlvula principal do carburador de presso? R.: Entre as camaras A e B.

75- De onde provem o ar que abastece as camaras A e B? R.: A tubo de impacto, B Venturi auxiliar (suco de ar).

76-Em quantas camaras se dividem o carburador de presso? R.: A, B, C e D.

77- Quais so as posies do comando do carburador, no carburado de presso? R.: Cortado, auto pobre, auto rico, e full-rich.

78- Qual a funo do corretor altimetrico? R.: Evitar que o motor voe com mistura rica.

38

79- O controle automtico de mistura baseado em que? R.: Densidade do ar.

80- Em caso de pane no corretor altimetrico qual a provedencia a ser tomada? R.: Abastecer com uma quatidade a mais de combustvel. 81- Qual a camara no carburador de presso que supre o motor de gasolina (combustvel)? R.: Camara C.

82- Quando o comando de combustvel estiver na posio cortado qual a presso mnima de gasolina que vai para o bico injetor? R.: Zero.

83- No caso de carburador de presso para onde vai o excesso de vapor excedente no carburador de presso? R.: Para um dos tanques de combustvel.

84- Porque a camara A tem que ter maior presso que a camara B? R.: A camara A tem maior presso para admitir o maior credito do combustvel.

85- Explique porque na troca de um carburado, o vo de experincia tem que ser no mnimo de 4.000 ps? R.: Porque o corretor altimetrico s comea a funcionar a 4.000 ps.

86- De onde provem o ar no carburador de presso para a camara B? R.: Tubo de Venturi auxiliar.

87- Porque numa decolagem se usa mistura rica? R.:Para refrigerar o motor. 39

88- Num motor de injeo direta de 8 cilindros, quantos bicos injetores h? R.: 8 bico injetores.

89- Qual a relao de velocidade entre o eixo de manivelas e o rotor do distribuidor? (ANAC Rotor do distribuidor) R.: Dois para um, o eixo tem a velocidade maior.

90- O que relutncia? R.: a dificuldade que o material tem em se imantar.

91- Qual a caracterstica no funcionamento do magneto quando o iam comea a se desimantar? R.: Pane intermitente.

92- Quando o ima do magneto perde a imatao qual a maneira que o mecnico tem para se certificar disto? R.: O eixo do magneto fica livre.

93- De que maneira ligado o circuito primrio de baixa tenso com o PLATINADO? R.: Esta ligado em serie com o PLATINADO.

94- Quando a corrente do circuito primrio passa para o circuito secundrio, uma corrente simples ou alternada? R.: Aumentada (alternada).

95- Quando a bobina secundaia recebe a tensao da primaria, que grau de intensidade ela envia para o distriuidor?

40

R.: Alta tenso triplicada.

96- Quantos volts so necessrios para que chegue ate a vela uma centelha forte e capaz? R.: 20.000 votls.

97- Quantos terminais de cabos de vela so necessrios em cada distribuidor? R.:A mesma quantidade de cilindros do motor

98- Qual a funo do feutro que esta localizado acima do platinado? R.: Lubrificar o came e protege-lo contra a corroso.

99- Quando o im esta na folga E qual a posio do embulo dentro do cilindro? R.: 20 antes do PMA compresso (inicio da abertura do platinado).

100- Quando se troca uma magneto deve-se sincroniza-lo com outro magneto. Quando por um descuido retirarmos de uma vez os dois magnetos qual a ferramenta que se usa para sincroniza-los? R.: Time Rite.

101-Qual a funo dos parafusos que prendem o platinado? R.: Fixao do platinado.

102- Qual o parafuso responsvel pela maior ou menor abertura do platinado? R.: Excntrico.

103- Porque nos motores radiados o came chamado de compensado? R.: Porque cada ressalto abre o platinado para a queimada de um cilindro.

41

104-O que e que faz abrir os platinados ? R.:O came

105-Qual e a funo das molas que operam nos platinados ? R.:Fechar os platinados

106- Qual e a medida do inicio de abertura de uma platinado? R.:12 a 16 milesimos de plegada

107-Qual a funo do condesador? R.:Proteger o platinado contra a queima

108-De que maneira esta ligado o condensador ao platinado ? R.:Paralelo

109-Por que nos motores em linha ,em V e de cilindros opostos o came e quadrado ? R.:Por que todas as bielas so ligadas ao eixo de manivelas

110-Por que na partida dos motores so coloca a chave dos magnetos em ambos ? R.: Por que o vibrador envia a teno para um dos dois distribuidores.convencionou se que e o direito, mais pode ser o esquerdo.

111- A partir de quantas RPM o magneto fornece centelha? R.: 100rpm do eixo de manivelas

112-Por que os cabos de velas tem que ser blindados ou childrados ? R.:Para evitar fuga de tenso para massa

42

113-Se o cabo de vela partir qual o recurso que pode ser utilizado ? R.:Utiliza-se um papagaio ou troca o cabo

114-Na troca de um magneto, por que devemos colocar o embulo do cilindro n1 no PMA no tempo de compresso ? R.:Porque a centelha salta a 20 antes do PMA no tempo de compresso

115-Por que todas as ordens de fogo comeam com o N1 ? R.:Porque o cilindro N1 e o cilindro de referencia

116-Quais so as quatro posies de uma chave de ignio ? R.:OFF, Right, Left e Both(ambos)

117-Se a chave de ignio estiver na posio esquerdo, qual o magneto esta funcionando ? R.:Esquerdo

118-Por que no desvemos cortar o motor pelo magneto ? R.:Porque o motro estando quente continua queimando a mistura e demora a queimar

119-Qual a unidade auxiliar usada para conduzir centelha, antes que o motor alcance 100RPM? R.:Vibrador de partida

120-Qual a funo do vibrador de partida ? R.:Pulsar a tenso da bateria, multipilica-la e enviar para o circuito primrio e secundrio e depois para o distribuidor e velas 43

121-Em que momento o vibrador de partida entra no circuito ? R.:Na hora de engrazar

122-De que maneira se verifica o funcionamento do vibrador de partida ? R.:Com o motor parado colocando a chave na posio ENGRAZAR e observando o zumbido(cigarra)

123-Em que posio o platinado esta quando a centelha salta da vela ? R.:Inicio de abertura

124-A que temperatura alcana a centelha da vela na ocasio da queima ? R.:300F ou 149C

125-Quais so os principais componentes de uma vela de ignio ? R.:Carcaa, eletrodo central, eletrodo de massa e cermica

126-Por que a cobertuda externa de uma vela tem q ser blindada? R.:Para no haver fuga de alta tenso para a massa

127-De que material e feita a arruela da vela de ignio do cilindro considerado mais quente ? R.:Ferro constantan

128-Quais so os tipos de disposio dos eletrodos de uma vela ? R.:Tangencial, topo e lateral

129-O que pode ocasionar uma ignio de superfcie atravs de ima vela ?

44

R.:Os eletrodos carbonizados

130-Definir: Vela quente- E aquela vela q tem o eletrodo central curto e grosso (armazena calor) Vela fria- E aquela que recebe calor e dissipa-o (eletrodo central e longo)

131-Qual e em medida a distancia dos eletrodos de massa de uma vela ? R.:12 a 16 milsimos da polegada

132-Qual e o tempo de funcionamento de uma vela ? R.:600 a 800 horas

133-Citar 2 causas provveis de eliminao da vela ? R.:Quebra da cermica e sextavado danificado

134-O que e alcance de uma vela ? R.:E o numero de roscas que fica inserido no cilindro

135-qual o tamanho das medidas mais usadas de rosca de vela ? R.: 10:1, 14:1/25 e 18:1/2

136-Qual o produto qumico utilizado para evitar formao de deposito de chumbo na vela ? R.: Dibromido de etileno

137-Qual o torque maximo que pode ser dado em 1 vela ? R.:360lbs/pol

45

138-Antes de se instalar uma vela por que h necessidade de se passar pasta grafitada no alcance da vela ? R.:Para facilitar na retirada.

MOTOR A REAO

46

MRE
AUTOR: LUCAS MENDES PIRES HAACK E-MAIL:lucas-haack@hotmail.com

CAPTULO 01
01-O que Motor? Motor um dispositivo que transforma qualquer tipo de energia em energia mecnica. 02-O que Motor trmico? Motor trmico aquele que transforma energia calorfica em energia mecnica. 03-O motor a reao um motor de combusto continua. 04-O que fora? Fora tudo que pode modificar a velocidade de um corpo qualquer. Unidades: kgf, N, ibf etc. 05-O que torque?

47

Grandeza vetorial que dada quando aplicamos uma fora e fazemos um objeto girar ao redor do seu eixo ou de um ponto central. Unidades: lb.fb, N.m etc. 06-O que presso? uma fora qualquer aplicada sobre uma unidade de rea, perpendicularmente. Unidades: N.m = Pascal, lb.in = psi. 07-O que densidade? Densidade a relao entre a massa e o volume. 08-Quais so as trs escalas de temperatura mais usadas? Celsius, Kelvin e Fahrenheit. 09-Qual a unidade de potncia? Watt (W) 10-O que Hidrodinmica? a parte da mecnica dos fluidos que estuda o escoamento dos fluidos. 11-O que presso esttica? a presso com que o fluido, em repouso ou no, atua sobre as estruturas internas de um tubo. 12-O que presso dinmica? a presso que ocorre devido ao impacto do fluido em movimento. Se a massa do fluido permanecer constante, a presso dinmica aumentara se ocorrer um aumento de velocidade do fluido em escoamento. 13-Difuso de um fluido Velocidade diminui Presso aumenta Temperatura aumenta 14-Expanso de um fluido Velocidade aumenta Presso diminui Temperatura diminui 15-Quais so os fatores que influenciam na trao de um motor aeronutico? Presso atmosfrica Temperatura atmosfrica Umidade relativa do ar 16-Quando a presso atmosfrica do ar aumenta a densidade do ar aumenta e a trao do motor aumenta. 17-Quando a temperatura atmosfrica do ar aumenta a densidade do ar diminui e a trao do motor diminui.

48

18-Quando a umidade relativa do ar aumenta a densidade do ar diminui e a trao do motor diminui. 19-Quais so os componentes bsicos do motor? Compressor, cmara de combusto e turbina. 20-Qual tipo de motor a reao carrega seu prprio combustvel? Foguete 21-Quais os fatores que influenciam na trao de um motor a reao? Presso atmosfrica, temperatura atmosfrica e umidade relativa do ar. 22-Em um motor turbo hlice, qual a finalidade da hlice? Prover a trao (gera 90% da trao) 23-Qual o ciclo de partida de um motor a reao? Partida/ignio, Admisso de combustvel, acendimento, velocidade de auto-sustentao, Starter off, RPM de marcha lenta (IDLE). 24-Os motores a reao podem ser divididos em? Motores aspirantes de ar e Motores foguetes. 25-Quais so as principais caractersticas de um motor estatoreator/estatojato? No possui nenhuma pea mvel, Precisa estar em deslocamento para funcionar, Possuem reao direta, Trao continua e So usados como acrscimos de empuxo. 26-Qual o ciclo bsico dos motores aerotrmicos? Admisso de ar, Compresso por difuso, Injeo de combustvel, Expanso dos gases e escapamento.

27-Quais as caractersticas do motor Pulsojato? Consiste em uma simples tubulao com um sistema de vlvulas, um motor intermitente, As vlvulas do motor so abertas por presso de impacto e reduo da presso interna quando os gases so expelidos, Vibra muito e muito barulhento e apesar de ser intermitente a trao continua. 28-Qual fator mais influencia na construo da carcaa de um MRE? O tipo de compressor. (axial ou centrifugo) 29-Quando ocorre o desligamento do sistema de partida e ignio de um motor turbojato? Aps atingir a velocidade de alto sustentao. 30-Como se comporta a RPM de um motor turbojato aps a RPM de marcha lenta ter sido alcanada? Estabiliza.

49

31-Qual o fluido de trabalho de um motor aerotrmico? Ar 32-Como ocorre a compresso em um motor pulsojato? Compresso por difuso. (velocidade diminui, presso e temperatura aumentam) 33-Qual a principal caracterstica de um motor estatoreator? No tem peas mveis. 34-Em qual posio a manete de potencia deve estar durante o procedimento de partida do motor? IDLE, ou marcha lenta. 35-Qual o componente responsvel pela renovao do ar no motor? Compressor. 36-Qual a finalidade do Starter no motor? Quebrar a inrcia do eixo compressor turbina. (permite a partida do motor) 37-Como se desloca o ar em um MRE equipado com compressor axial? Paralelo ao eixo do motor. 38-Quais as caractersticas do motor turbojato? Motor projetado para que a turbina extraia a energia cintica dos gases suficiente para girar o compressor (60% a 80%), o restante ser transformado em propulso na descarga. Possui alto nvel de rudo pois toda a trao desenvolvida na descarga. timo desempenho em grandes altitudes e velocidade da aeronave. Alto consumo de combustvel. Conhecido tambm como jato puro. Pode ser considerado simples ou duplo. O duplo possui 2 conjuntos rotativos de compressores. 39-Compressor de baixa presso: Presso de admisso a presso de impacto. Acionado pela turbina de baixa presso. 40-Compressor de alta presso: A presso no seu interior maior. Acionado pela turbina de alta presso. 41-Quais so as caractersticas do compressor duplo? Nos motores turbo jato com compressor duplo, o arranque gira primeiro o eixo de alta presso composto pelo HPC e HPT.

50

Os eixos de baixa e alta presso so paralelos e concntricos. Alta taxa de compresso. Reduz a possibilidade de estol no compressor. 42-Quais so as caractersticas do motor turbohlice? um motor de propulso mista. Mais complexo do que um motor turbojato. Consiste em um motor turbojato com hlice. A turbina aciona uma hlice. Deve existir uma caixa de reduo de velocidade entre a turbina e a hlice. Fora de propulso conseguida 90% hlice 10% gases. Produz mais trao em baixas velocidades do que um turbojato. Requer menos pista para decolagem. Ideais para vo em media velocidade. Menor consumo de combustvel.

43-Quais so as caractersticas do motor turboeixo? um motor de propulso mista. Muito semelhante ao motor turbohlice. Possui turbina livre assim como nos modernos turbohlice. usado em helicptero. A turbina livre acionada pelos gases em expanso e no possui qualquer ligao mecnica com o eixo principal do motor. 44-Quais as caractersticas do motor turbofan? Possui duas correntes de ar a serem descarregadas na atmosfera. So elas: Ar frio proveniente do fan (ar secundrio ou bypass). Ar quente proveniente da queima da mistura (ar primrio)

51

Podem ser considerados baixa razo de bypass at 40% e alta razo de bypass acima de 40% O fan produz de 30 a 75% da trao gerada pelo motor. um motor que acelera maior massa de ar do que um turbojato. Somente 20% do ar admitido usado para a queima. Permite alta trao e baixo consumo de combustvel. Muito silencioso. O dimetro externo das ps do fan bem menor do que as hlices de um turbohelice. 45-Quais so as caractersticas do motor foguete? Podem operar dentro ou fora da atmosfera pois carrega o oxignio necessrio para combusto. O oxignio pode ser carregado na forma lquida ou atravs de outras substancias que por reao qumica liberam oxignio. 46-Quais so as sees do motor? Entrada de ar, seo do compressor, seo de combusto, seo da turbina, seo do escapamento, seo de acessrios e sistemas. 47-Qual o capitulo do ATA100 relacionado ao motor e seu funcionamento? Capitulo 72. 72-30-00 - Compressor 72-40-00 - Cmara de combusto 72-50-00 - Seo de turbina 72-60-00 - Seo de acessrios 48-Quais as caractersticas do sistema de induo de ar? Visa captar e canalizar o ar para o motor. Deve fornecer o ar com pouco turbilhonamento de fluxo. Reduzir a possibilidade de ingesto de detritos. Ser projetado de tal forma a reduzir o arrasto durante o deslocamento da aeronave. 49-Em relao a aeronaves subsnicas: O duto de admisso ideal o pitot Possui pequeno comprimento interno. Gera pequeno atrito do ar com as paredes internas. Aproveita melhor a presso de impacto.

52

50-Qual o sistema de induo ideal para testes em motores? Tipo boca de sino, pois possui elevada eficincia aerodinmica, conduz o ar com a mnima perda de presso e em alguns casos possui tela protetora. 51-Como pode ser a entrada do sistema de induo? Simples ou dupla. A simples conduz o ar axialmente para o motor e a dupla instalada quando h interferncia da estrutura da aeronave. Ex caas. 52-Como o formato interno do sistema de induo de ar? O formato interno depende da velocidade operacional da aeronave, ou seja se ela subsnica ou supersnica, isso se deve aos efeitos do escoamento do ar nos dois patamares de velocidade. 53-Qual o formato interno do sistema de induo de ar em aeronaves subsnicas? Divergente, pois aumenta a presso esttica favorecendo os compressores e em vo de cruzeiro reduz a velocidade do ar admitido. 54-Qual o formato interno do sistema de induo de ar em aeronaves supersnicas? O melhor formato o que combina as sees convergente e divergente (Geometria varivel), possui mecanismo que altera o formato da entrada de ar para uma melhor eficincia. 55-Quais so os sistemas de proteo Quanto a suco de objetos estranhos? Separadores inerciais (turbohelice). Jatos destruidores de vortex (redemoinho) Tela protetora. 56-Como funciona os separadores inerciais? uma chapa metlica que ao ser acionada se coloca contra a corrente de ar na parte superior do duto de admisso deslocando os objetos estranhos para a parte inferior da corrente de ar que so expelidos por uma sada no final do duto de admisso. 57-Como funciona o dissipador de vortex? um pequeno jato de ar sangrado do compressor que elimina o vortex gerado pelo motor em funcionamento no solo. Usado por motores turbojato e turbofan. 58-O que rendimento trmico? a quantidade de energia obtida pelo motor em funo da quantidade de energia introduzida pelo motor. 59-Em relao aos motores aeronuticos como medido o consumo de combustvel? medido pelo peso de combustvel por horas voadas. Essa indicao dada por um instrumento chamado FLUXMETRO. 60-Como dado o consumo especifico de combustvel? (SFC) dado pela relao entre o consumo horrio de combustvel e a trao desenvolvida pelo motor a jato ou pela potencia no eixo do motor no caso do motor turbohelice ou turboeixo.

53

61-Quanto maior for o empuxo ou a potencia, conseguida por libra ou kilo de combustvel e quanto menos for o consumo especifico de combustvel podemos concluir que? Maior ser o rendimento do motor. 63-O que rendimento propulsivo? Definido como a quantidade de empuxo desenvolvido pela descarga, comparado com a forma de energia fornecida ao motor em forma utilizvel.

CAPTULO 02
1.A finalidade do compressor nos motores a jato : ( ) Entregar ar comprimido a turbina. ( ) Fornecer cmara a mistura ar/combustvel. (X) Fornecer a cmara ar comprimido. ( ) Acionar a turbina. 2.A taxa de compresso de um compressor cuja presso de admisso seja de 28 pol. De mercrio (Hg) e presso na sada do mesmo 280 pol. De mercrio :

54

( ) 280:1 ( ) 28:1 ( ) 1:10 (X) 10:1 3.O consumo especifico do motor aumenta quando a taxa de compresso do seu compressor: ( ) Aumenta. (X) Diminui. ( ) Duplica. ( ) Oscila 4.Os tipos de compressores mais usados nos motores a reao so: ( ) Root e axial. ( ) Axial e pisto. (X) Centrifugo e axial. ( ) Excentrifugo e axial. 5.A principal vantagem do compressor axial sobre o compressor centrifugo : ( ) Maior taxa frontal. (X) Maior taxa de compresso. ( ) Menor taxa de compresso. ( ) Maior arrasto. 6.Comparando-se as traes de dois motores com compressores, um centrifugo e outro axial, de mesmas caractersticas, o motor de compressor axial teria empuxo em relao ao outro: ( ) Menor. ( ) Igual. ( ) Duplo. (X) Maior. 7.O compressor centrifugo tem sobre o compressor axial a vantagem de: (X) Maior facilidade de manuteno. ( ) Menor rea frontal. ( ) Maior custo. ( ) Menor consumo especifico. 8.As principais peas que compem o conjunto do compressor centrifugo so: ( ) Estator e difusor. ( ) Rotor e estator. (X) Ventoinha e difusor. ( ) Difusor e rotor. 9.A funo da ventoinha no conjunto do compressor centrifugo : (X) Aumentar a velocidade do ar. ( ) Diminuir a energia cintica do ar. ( ) Transformar a velocidade do ar em presso. ( ) Suprir o combustvel cmara.

55

10.A ventoinha do compressor centrifugo acionada por meio de: (X) Turbina. ( ) Compressor auxiliar. ( ) Cmara. ( ) Gases. 11.A velocidade do ar transformada em presso no ou na: ( ) Cmara. ( ) Coletor. (X) Difusor. ( ) Entrada do compressor. 12.A compresso do ar por meio do conjunto do compressor centrifugo conseguida transformando-se energia: ( ) Calorfica em mecnica. ( ) Cintica em calorfica. ( ) Mecnica em eltrica. (X) Cintica em energia de presso. 13.Nos compressores centrfugos uma parte da compresso conseguida tambm na: (X) Ventoinha. ( ) Tubulao. ( ) Entrada. ( ) Cmara. 14.A eficincia de um compressor funo da folga entre a ventoinha e carter, que deve ser mnima possvel para evitar: ( ) Aquecimento do ar. (X) Fugas de presso. ( ) Atrito alto. ( ) Interferncia entre o difusor e a ventoinha. 15.As palhetas da ventoinha formam uma passagem especial que : ( ) Paralela. ( ) Convergente. ( ) Convergente divergente. (X) Divergente. 16.As ventoinhas carenadas so aquelas que apresentam: ( ) Maior fuga de ar. (X) Menor fuga de ar. ( ) Menor folga entre carter e ventoinha. ( ) Menor rendimento. 17.Os compressores axiais so construdos com: ( ) Um estagio. (X) Vrios estgios. ( ) Com um rotor. ( ) Trs estgios.

56

18.As partes que constituem o conjunto do compressor axial so: ( ) Rotor e bomba. (X) Estator e rotor. ( ) Difusor e bomba. ( ) Ventoinha e rotor. 19.As ps do rotor giram, durante o funcionamento do motor, entre as: ( ) Palhetas do rotor. ( ) Palhetas do difusor. ( ) Turbinas. (X) Alhetas do estator. 20.Um estagio de compresso do compressor axial formado por: ( ) Uma carreira de ps do rotor. ( ) Uma carreira de palhetas do estator. (X) Uma carreira de ps do rotor e uma do estator. ( ) Duas carreiras de ps do rotor. 21.A taxa de compresso elevada dos compressores axiais, conseguida com: ( ) Duas carreiras de ps do rotor e estator. ( ) Diversas carreiras de ps do rotor. ( ) Muitas carreiras de palhetas do estator. (X) Muitas carreiras de ps do rotor e do estator. 22.Na entrada de ar do compressor axial existem alhetas diretoras com a funo de: ( ) Aumenta a taxa de compresso. ( ) Orientar o ar para o segundo estagio de compresso. (X) Orientar o ar para o primeiro estagio. ( ) Diminuir o fluxo de ar. 23.As alhetas diretoras dos compressores axiais so , em alguns motores, moveis. O ngulo de posio das mesmas varia automaticamente conforme: ( ) A taxa de compresso. (X) O fluxo de ar ( ) A temperatura da cmara. ( ) A presso dos gases queimados. 24.As palhetas do compressor axial tem comprimentos diferentes por causa de: ( ) Diminuio de presso de ar. ( ) Aumento do volume de ar. (X) Diminuio do volume de ar. ( ) Temperatura do ar. 25.A velocidade do ar que atravessa um compressor axial praticamente: (X) Constante. ( ) Varivel. ( ) Dupla. ( ) Tripla.

57

26.No compressor axial, o aumento da presso obtido no: ( ) Estator. ( ) Rotor. (X) Rotor e estator. ( ) Exaustor. 27.Alem da seo difusora, as palhetas do estator servem tambm para: ( ) Aumentar o desvio da direo do ar. (X) Corrigir o desvio de direo do ar. ( ) Aumentar a velocidade do ar. ( ) Reduzir o fluxo de ar. 28.A correo do fluxo de ar que sai das ps tem por finalidade fazer com que o ar chegue as ps do estagio seguinte: ( ) Com maior presso. ( ) Com menor presso. (X) Em ngulo correto. ( ) Em ngulo maior do que no estagio anterior. 29.A ultima carreira de palhetas do estator serve para: ( ) Diminuir a presso do ar. (X) Corrigir o desvio de direo do fluxo de ar. ( ) Turbilhonar o ar. ( ) Aumentar a velocidade do ar para as cmaras.

30.A elevada eficincia dos compressores axiais esta baseada no fluxo uniforme de ar que o atravessa e na: ( ) Alta taxa de compresso por estagio. (X) Baixa taxa de compresso por estagio. ( ) Variao de velocidade do ar no seu interior. ( ) Temperatura uniforme do ar. 31.Para se conseguir taxa de compresso alta nos compressores axiais, no se usa muitos estgios porque ocorreria: (X) Estol no compressor. ( ) Um elevado aumento de temperatura do ar. ( ) Aumento de volume. ( ) Diminuio de temperatura. 32.A sangria no compressor axial adotada com a finalidade de aliviar o mesmo, em certas condies operacionais, afim de evitar-se: (X) Estol. ( ) Aumento de velocidade. ( ) Compresso. ( ) Difuso.

58

33.O compressor duplo compe-se de dois compressores o primeiro de: ( ) Alta presso e o segundo de baixa presso. ( ) Baixa presso e o segundo tambm. ( ) Alta presso e o segundo tambm. (X) Baixa presso e o segundo de alta presso. 34.Os componentes que compem o compressor axial tem: (X) Acionamento independente. ( ) O mesmo acionamento. ( ) Velocidades iguais. ( ) Mesmas dimenses. 35.As palhetas do compressor de alta presso do conjunto do compressor axial duplo, em relao as do compressor de baixa presso, so: ( ) Maiores. (X) Menores. ( ) Iguais. ( ) Duplas. 36.Nos motores com compressor axial duplo, o arranque, na partida, gira: ( ) O compressor de baixa presso. (X) O compressor de alta presso. ( ) Ambos. ( ) Qualquer um dos acima.

37.As palhetas dos compressores axiais so construdas tendo uma toro da raiz para a ponta afim de corrigir o: ( ) ngulo de sada do ar da p. ( ) Fluxo de ar. (X) ngulo de ataque do ar na p. ( ) diferena de temperatura. 38.Quando o fluxo de ar no compressor sofre uma queda de uniformidade, diz-se que h no mesmo: (X) Estol. ( ) Aumento de compresso. ( ) Difuso. ( ) Ingesto. 39.Num motor que haja formao de gelo na entrada de ar, pode ocorrer: ( ) Estol. ( ) Aumento de compresso. (X) Ingesto. ( ) Difuso. 40.Quando um compressor estola, pode ocorrer com o motor:

59

( ) Aumento de RPM. (X) Vibrao. ( ) Diminuio de temperatura. ( ) Aumento de velocidade. 41.A sangria de um compressor duplo normalmente realizada: ( ) No compressor de baixa. ( ) No compressor de alta. (X) Entre os dois compressores. ( ) Na admisso. 42.No interior da cmara de combusto os gases queimados e o ar: ( ) contraem-se (X) Expandem-se ( ) Separam-se ( ) Nada sofrem. 43.Para a refrigerao dos gases queimado usa-se: (X) Ar. ( ) leo. ( ) gua. ( ) Combustvel. 44.Os gases queimados precisam ser resfriados porque: ( ) O material da cmara no suporta temperaturas elevadas. ( ) Com temperatura elevada h perda de trao no motor (X) O material da turbina no suporta temperaturas elevadas. ( ) Com o resfriamento dos gases queimados alcana-se maior eficincia de queima. 45.A funo do queimador na cmara de combusto : ( ) Entregar ar ao combustvel. (X) Semelhante a de um maarico. ( ) Aumentar a velocidade do ar. ( ) Fornecer a centelha para a queima da mistura ar/combustvel. 46.O ar que entra na cmara de combusto deve ter: ( ) A velocidade maior do que na sada do compressor. ( ) Velocidade igual a da descarga. (X) Velocidade menor do que a da sada do compressor. ( ) Qualquer velocidade. 47.A taxa de compresso de um MRE Diretamente proporcional ao empuxo. 48.A ventoinha de um compressor centrifugo acelera a massa de ar e atravs da fora Centrifuga girando o sentido de escoamento do fluxo de ar em 90 graus. 49.Os MREs que mais empregam o compressor do tipo misto so o Turbo hlice e o Turbo eixo, por desenvolverem baixa e mdia potncia. 50.Onde ocorre o aumento de presso em um compressor centrifugo?

60

Difusor. 51.Onde so fixadas as alhetas de um estator em um compressor axial? Carcaa do motor. 52.Os rotores de compressores axiais podem ser fabricados nos formatos de Tambores ou Difusores. 53.Em relao ao numero de estgios, a taxa de compresso Diretamente proporcional. 54.Onde esto localizadas as IGVs? Na entrada da seo do compressor. 55.O acionamento da parte rotora de um compressor axial feito atravs de Turbina. 56.Dentre os tipos de compressores, qual possui maior facilidade de construo e baixo custo? Centrifugo. 57.Quando por qualquer motivo o ngulo de ataque das palhetas estiver muito grande ou o fluxo do ar turbilhonado temos um condio de Estol. 58.A Vlvula de sangria ou bleed valve funciona sangrando o ar, prximo aos estgios traseiros de compresso para evitar a ocorrncia de estol. 59.O que influencia na determinao da quantidade de estgios de uma turbina? Quantidade de elementos que a turbina ter que acionar. 60.Em relao aos motores turbo jatos, a quantidade de energia extrada pela turbina em um turboeixo ser Maior. 61.Um sistema de drenagem das cmaras de combusto se faz necessrio, pois evita Acumulo de combustvel nas camaras, evita expanso e evita borras nos bicos injetores. 62.No sistema ATA 100, a seo da turbina corresponde a 72-50-00. 63.As OGVs so responsveis por eliminar a tendncia do ar ao turbilhonamento ao quando o mesmo direcionado para ser queimado. 64.Cite 3 aes que minimizam o estol em um compressor axial. Sangria de ar, IGVs e estatoras de ngulo varivel. 65.So cmaras que possuem tubos propagadores de chama: Canecas e canular. 66.A cmara que possui melhor taxa de resfriamento dos gases a Anular.

61

CAPTULO 03
1. A turbina em um motor a reao extra energia cintica contida? R:Nos gases de escapamento 2. A turbina alem de girar o compressor, tem por finalidade? R:Girar os acessrios e ventoinha (turbo-fan) 3.As alhetas guias estacionarias formam entre si passagens? R:Convergentes 4. Se a rea entre as alhetas guias dos orientadores for muito grande, a turbina? R:Perde potencia ou eficincia 5.As palhetas da turbina so montadas na periferia dos discos e estes so balanceados? R:Esttico e Dinmico 6.As palhetas dos discos das turbinas tem o seu encaixe semelhante? R:Pinheiro 7.Em um motor turbo-fan, a ventoinha acionada pela turbina? R:N1 (baixa)

62

8.As turbinas do tipo reao possuem as passagens entre as estatoras constantes e entre as rotoras convergentes. 9. Nas turbinas tipo reao qual a finalidade das estatoras? R:Enviar os gases no ngulo apropriado para as palhetas rotoras 10. As turbinas do tipo impulso possuem as passagens entre as estatoras convergente e entre as rotoras constantes. 11. A turbina do tipo impulso-reao e a mais utilizada em motores a reao atualmente. 12.As orientadoras e as palhetas so subetidas a temperaturas elevadssimas . 13. Os acessrios do motor fornecem forao para os sistemas hidrulicas , pneumticas e eltrica . 14. Devido a alta dependncia do motor o sistema de acionamento dos acessrios deve ser confivel . 15.Os acessrios do motor so acionados pelo eixo do motor atravs de engrenagens. 16. Entre o eixo do motor e os eixos da caixa de acessrios existem redutores de velocidade. 17.Qual a grande vantagem do motores que usam pos-queimadores? R:Maior trao 18. Qual a desvantagens do motores que usam pos-queimadores? R:Maior consumo 19. Como e realizada a reverso de empuxo em um motor turbo-fan? R:Desvio de ar by-pass 20.O rudo na descarga de um motor a reao e devido a que fato? R:Alta velocidade dos gases de escapamento e demora da mistura da atmosfera 21. Nos motores turbo-helice coomo e relaizada a reverso de empuxo? R:Mudana de passo da hlice. 22. A ATA correspondente a seo das turbinas? R:72-50-00 23.Cite 4 unidades instaladas na seo de acessrios de um MRE? R:Starter, gerador, bomba hidrulica e bomba de combustvel 24.A seo de acessrios pode ser reservatrio? R:leo lubrificante 25. A transmisso de fora traves dos eixos na seo de acessrios e realizada atravs? R:Engrenagens

63

26. Qual acessrio e responsvel pela partida do motor? R:Starter 27. Qual acessrio e responsvel pelo leo lubrificante chegar ate os rolamentos da turbina? R:Bomba de leo 28. Qual acessrio e responsvel por fornecer energia eltrica a aeronave? R:Gerador 29.Qual a unidade e responsvel existente na seo de acessrios e responsvel pelo fornecimento de combustvel aos queimadores? R:FCU 30.Qual elemento da descarga e o responsvel pelo aumento do empuxo? Justifique. R:Bocal propulsor. Maior velocidade dos gases de escapamento.

CAPTULO 04
Sistema de combustvel 1.O fluxo de combustvel varia em juno da quantidade de ? R: Ar admitido 2.O sistema de combustvel subdividido em 2 partes ? R: 1 ATA 28 / motor ATA 73 3.O sistema de baixa presso esta instalado na ? R:Clula 4.Onde e instalado a bomba principal ? R:Gear-box = caixa de acessrios 5.A unidade responsvel por um fluxo constante e entrega-lo a bomba principal chama-se BOOSTER PUMP, que e acionada pelo piloto atravez de comandos eltricos. 6.O filtro baixa presso deve ser drenado diariamente junto com o tanque para remover gua decantada, que pode estar presente no combustvel.

64

7.A vlvula by-pass abre por presso diferentes em caso de entupimento do filtro de baixa presso. 8.A shut-off valve fica na posio aberta durante o funcionamento do motor. 9.A bomba principal do motor e do tipo ? R:Engrenagem ou mecnica. 10.Onde fica localizado a vlvula de medio ? R:FCU UNIDADE DE CONTROLE DE COMBUSTIVEL. 11.A fuel shut-off valve localizada na FCU e operada pela manete de partida. 12.A unidade que mede a quantidade de combustvel que esta sendo consumida chamase? R: fluxometro 13.A vlvula P/D valve divide o fluxo de combustvel em 2 canais no queimador. 14.Os motores do tipo turbo-helice usam medidores do tipo ? R:leo e ar 15.Os queimadores do tipo duplex so amplamente utilizado em aeronaves modernas e servem para fornecer combustvel pulverizado ao interior das cmaras de combusto. 16.Os filtros do tipo microfiltro absorvem a gua presente no combustvel. 17.O combustvel fornecido aos queimadores deve ser livre de vapor. 18.O querosene de aviao deve possuir qualidades lubrificante pois muitos como a bomba funcionam lubrificados por ele. 19.Onde o enxofre produzido pela queima do combustvel produz acido sulfrico que ataca diretamente as palhetas da turbina, o combustor e a seo do escapamento. Sistema de lubrificao 1.O leo lubrificante nos motores turbo-helice, alem da funo de lubrificao, tem a seguinte funo ? R:Resfriamento. 2.O leo usado na lubrficaao dos motores turbo-jato tem viscosidade ? R:Baixa. 3.Quanto ao modo de armazenamento, nos motores a reao pode ser ? R:Carter seco ou molhado. 4.A capacidade da bomba de recuperao em relao a de presso e ? R:Maior.

65

5.Os rolamentos dos motores a reao so lubrificados por meio de ? R:Presso atrasves orifcio calibrado. 6.As bombas usadasnos sitema de lubrificao so do tipo ? R:Engrenagem 7.Os rolamentos do motor que recebem maior quantidad de oelo so os do(a) ? R:Trazeira 8.Os radiadores de oelo dos motores turboo-helice so resfriados por ? R:Ar. 9.Qual e a funo da vlvula de alivio ? R:Aliviar o excesso de presso. 10.A vlvula de contorno existente no filtro de presso funciona no caso de? R:Entupimento do filtro Sistema de partida 1.Quais os tipos de arranque utilizados nos MRE aeronuticos? R:O arranque pode ser eltrico, pneumtico, hidrulico ou a gs. 2.Onde se localiza o starter? R:Localiza-se na caixa de acessrios. 3.Em um MRE de fluxo axial dublo qual compressor e acionado pelo starter? R:N2. 4.O sitema de partida depende dos sustema de ignio ? Por que? R:Sim, causaria um crank. 5.Qual a finalidade principal do starter? R:Transmitir petencia inicial ao eixo (tira-lo de inrcia) 6.A que velocidade de auto-sustentao? R:Quando o motor no necessita mais do starter 7.Qual o tipo de arranque usado em motores de mdio porte? R:Arranque eltrico 8.Como e feito o acoplamento do starter ao eixo principal do motor? R:Acoplado ao motor por meio de engrenagens e embreagem 9.O que e arranque-gerador? R:E um starter, que aps a auto-sustentaao funciona como um gerador de energia gerador C.C ele requer fonte de 24 volts e 15500 amperes para a partida. 10.De onde provem o ar para alimentar o starter pneumtico? R:APU ou fonte extrena

66

11.Qual a finalidade da start valve? R:Utiliza a abertura e o fechamento da vlvula de partida 12.Qual a finalidade do starter switch? R:Controla o fluxo de ar para o starter. Sistema de degelo 1. O sistema destinado a evitar as aes prejudiciais do gelo nos motores e ? R:Anti-gelo pneumtico 2. As hlices dos motores turbo-helice so degeladas por meio de sistema anti-gelo? R:Eltrico 3. A formao de gelo na entrada do motor e mais fcil de acontecer nos motores equipados como que tipo de compressor? R:Axial 4. O gelo que se forma na entrada de ar do motor a reao causa? R:Diminuio da RPM 5.O gelo depositado nas hlices dos avies turbo-helice causam? R:Desbalanceamento da hlice 6. Cite a influencia da formao de gelo na entrada do motor em eaoa ao EGT? R:Restringe a entrada de ar, RPM do eixo cai, FCU ennta compensar a diminuio da RPM, EGT sobe. 7.Por que usa-se o sitema anti-gelo na entrada do motor em lugar do sistema degelo? R:Evitar a ingesto (FOD) 8. Cite 3 areas sujeitas a formaao de elo na aeronave? R:Espinor, bordo de ataque e entrada do filtro de baixa presso. 9. Como funciona o sistema anti-gelo dos motores turbo-fan? R:Usa ar sangrado do compressor e distribui esse ar do motor no bordo de ataque do duto de admisso.

67

CAPTULO 05
01-A blindagem dos instrumentos deve ser capas de evitar a entrada de: Ar, gua e poeira. 02-Qual instrumento monitora a potencia de sada do motor? Tacmetro de N1. 03-Se um dos termopares do EGT falhar, como ficar a medida da temperatura? Um pouco menor do que deveria ficar. 04-O que a instrumentao? a cincia da medio? 05-Quais cores representam as faixas de operao dos instrumentos? Verde, amarelo, vermelho e branco. 06-Qual instrumento mede o torque desenvolvido por um turbolice? Torquimetro. 07-Qual o tipo de termopar o mais usado em MRE para monitorar EGT? Alumel/cromel.

68

08-Qual componente do sistema tacmetro a interface de comunicao N1/N2? Control alternator. 09-Onde se localiza o termmetro de EGT em um MRE? Na entrada da LPT. 10-Durante a partida qual taqumetro deve ser observado? N2.

HELICES E ROTORES

69

SHR
AUTOR: LUCAS MENDES PRES HAACK E-MAIL:lucas-haack@hotmail.com

CAPTULO 01
Rotores 01. O que plano de rotao? R: a linha mdia da trajetria da ponta da p, sempre perpendicular ao eixo de rotao. 02. Quais so os tipos de configurao das ps do rotor? R: Simples, Tandem, Lado a Lado, Lado a Lado Sincronizado e Co-Axial 03. Quais fatores influenciam no dimetro do disco do rotor? R: Peso da aeronave, Rotao do rotor principal, Curva acentuada e fora G 04. O que eixo de rotao? R: a linha imaginaria que sempre perpendicular ao plano de rotao 05. Quais so os principais movimentos dos rotores? R: Mudana de passo, Batimento(Flapping ou Gangorra) e Avano e Recuo 06. Quais so os principais comandos de vo?

70

R: Coletivo( Alavanca do coletivo), Cclico( Manche Cclico) e Pedais 07. Como composto o Prato Oscilante? E onde fica instalado? R: Pelo prato fixo e pelo prato rotativo. Em torno do mastro. 08. O que faz o Prato Oscilante? R: Faz o intercambio de comandos do cclico e coletivo para o rotor principal, com movimentos para cima e para baixo modificando o passo das ps. 09. Por qual outro nome conhecido o Prato Oscilante? R: Swash plate 10. Por que motivo o ngulo na raiz da p diferente da ponta da p? R: Para distribuir uniformemente a sustentao em toda a rea da p. 11. O que efeito torque ou conjugado de reao? R: a fora produzida durante o giro do rotor principal que faz a fuselagem girar no sentido contrario ao giro do rotor. 12. Qual a funo do rotor de cauda? R: Eliminar o efeito torque mantendo a proa do helicptero. 13. O que efeito translacional? R: a tendncia que o helicptero tem de deslocar-se lateralmente quando esta fazendo um vo pairado. 14. Como se elimina o efeito translacional? R: feita uma pequena inclinao no mastro, inclinando o disco do rotor fazendo com que o helicptero permanea parado. 15. Para que serve o estabilizador vertical? R: Para manter o Helicptero aproado quando em velocidades superiores a 60knots. 16. Para que serve o estabilizador horizontal? R: Para impedir que o mesmo gire em torno do seu eixo transversal (capote). 17. Quais so os tipos de rotores? R: rotor rgido, rotor semi - rgido e rotor articulado 18. Qual movimento e executado pelo rotor rgido? R: mudana de passo 19. Quais movimentos so executados pelo rotor semi - rgido? E como executa tais movimentos? R: batimento e mudana de passo possui uma articulao para cada movimento 20. Quais movimentos so executados pelo rotor articulado? R:mudana de passo, batimento e avano e recuo 21. Quais so as particularidades que o rotor articulado possui?

71

R: tem que ter no mnimo 3 ps, e possui dumpers (amortecedores de arrasto) que iro dar mais velocidade a p que avana e diminuir a velocidade da p que recua para eliminar o efeito curiolis. 22. O que a envergadura? R: a distancia que vai da ponta da p do rotor principal at a raiz. 23. O que o alongamento? R: a envergadura dividida pela corda da p. 24. O que solidez total do disco? R: a rea das duas ps dividida pela rea do disco do rotor. 25. O que solidez parcial? R: a rea de uma p dividida pela rea do disco do rotor 26. O que razo de carga? R: o peso bruto dividido pela rea do disco? 27. O que o ngulo do cone? R: o ngulo formado pela posio primaria das ps, quando o helicptero esta no solo, e a posio secundaria das ps quando o helicptero esta voando. 28. Quais os fatores que influenciam no ngulo do cone? R: peso da aeronave, fora centrifuga (RPM), curva acentuada com aumento da carga G e recuperao de mergulho com aumento da fora G. 29. O que rea til de sustentao? R: a projeo do disco do motor principal no solo ou sobre um plano, o dimetro varia. 30. Como a fora centrfuga atua sobre o helicptero? R: de duas maneiras, nas ps tentando arranc-las do punho e na fuselagem tentando partir o mastro e o rotor de cauda, quando o helicptero esta fazendo uma curva. 31. Quais foras atuam sobre o helicptero que esta fazendo um vo pairado? R: Peso e sustentao. 32. O que o desbalanceamento geomtrico? R: o que acontece devido ao eixo de rotao permanecer perpendicular ao plano de rotao. 33. O que a P que avana? R: a p que se desloca no mesmo sentido de vo do helicptero, ngulo ou passo menor ( bate p/ cima) 34. O que a p que recua? R: a p que se desloca no sentido contrario ao vo do helicptero, assim a velocidade da aeronave diminuda da velocidade da p. ngulo ou passo maior (bate p/ baixo)

72

35. O que dissimetria de sustentao? R: a tendncia que o helicptero tem de girar em torno do seu eixo longitudinal. 36. O que o efeito de fluxo transverso? R: o desbalanceamento que ocorre no inicio do deslocamento onde o nariz afunda e a parte traseira ganha sustentao, aps a estabilizao o helicptero voa nivelado. 37. O que o efeito curiolis? R: a tendncia que qualquer corpo em movimento sobre a superfcie terrestre tem de mudar seu curso, devido a direo rotacional e a velocidade da terra. 38. Qual a diferena do efeito curiolis no hemisfrio norte e no hemisfrio sul? R: no norte a trao no sentido horrio (p/ direita) no sul no sentido inverso (ante horrio) 39. O que o efeito pendular? R: a tendncia do eixo de rotao de permanecer sempre perpendicular ao plano de rotao. 40. O que a ressonncia com o solo? R: a quebra da relao angular entre as ps provocando desbalanceamento do rotor principal chegando a destruir a aeronave. 41. O que fazer quando o helicptero entra em ressonncia com o solo? R: o piloto devera decolar imediatamente para eliminar a fonte de vibrao se no houver potencia o piloto devera cortar o motor e puxar o coletivo para que o motor pare rapidamente.

42. Quais so os fatores que influenciam na ressonncia com o solo? R: pouso com apenas um lado do esqui, pneus descalibrados ou com diferentes presses e amortecedores do trem com presses diferentes. 43. O que o arrasto de perfil? R: o vento deslocado pelo rotor principal atingindo a fuselagem do helicptero, empurrando para baixo, 44. O que o efeito solo? R: o colcho de ar formado abaixo do disco do rotor, quando o helicptero esta com a altura de uma p do solo. 45. Quais fatores influenciam no efeito solo negativamente? R: terreno inclinado, pairado sobre a gua e pairado sobre a vegetao alta. 46. Quando ocorre e o que o estol de potncia? R: quando o helicptero faz um pairado fora do efeito solo utilizando acentuado ngulo de ataque das ps e o mximo de potencia do motor sem ser suficiente para sustenta lo.

73

47. Onde ocorre e o que o estol da p? R: ocorre na p que recua devido ao aumento do passo nesta p para compensar a dissimetria de sustentao. 48. Que estol limita a velocidade mxima que o helicptero poder atingir? R: estol de p. 49. Onde ocorre e o que estol de ponta de p? R: acontece na p que avana, quando a p atinge velocidade supersnica, provocando compresso do ar e turbilhonamento nos filetes de ar na ponta da p. 50. Quando pode ocorrer o estol de turbilhonamento? R: em alto rotao, decidas sem potencia ou em decidas verticais com acentuado ngulo de passo e com potncia. 51. O que o estol de turbilhonamento? R: quando aumentamos o passo e os filetes de ar no fluem sobre o aeroflio chocam se com o bordo de ataque turbilhonando. 52. O que auto rotao? R: a capacidade que o helicptero tem de fazer um pouso em segurana, planando como um avio. 53. Defina o que e projeo giroscpica? R: significa que toda fora atuando num corpo que gira s ser efetiva 90 graus aps o ponto de atuao da fora no sentido de rotao. 54. O que rigidez giroscpica? R: um corpo com movimento giratrio que tendera a manter o mesmo plano de rotao, mesmo que uma fora externa atue sobre ele. 55. Como dividido o sistema de transmisso? R:eixo curto, transmisso principal, mastro, eixo do rotor de cauda, caixa de engrenagem de 42 e caixa de engrenagem de 90. 56. Qual a funo do eixo de transmisso de potncia (eixo curto)? R: transmitir a fora motriz para a transmisso com a mesma velocidade do motor. 57. Para que serve o acoplamento flexvel do eixo curto? R: para no quebrar o eixo em funo do balano da caixa de transmisso que flutuante. 58. Qual a nica caixa construda de ao? R: a caixa dos planetrios. As demais caixas so de liga de magnsio. 59. Qual a funo da caixa suporte de transmisso e de que material fabricada? R: tem funo de suportar todo o conjunto da transmisso e fabricada de liga de magnsio. 60. Qual a funo da caixa de acessrios?

74

R: alojar o mecanismo acionador dos acessrios instalados externamente e serve como reservatrio de leo. 61. Qual a RPM do eixo curto ou pinho de entrada ou sada do motor? R: 6600 RPM 62. Qual a RPM do rotor principal ou mastro? R: 324RPM 63. Qual a RPM do eixo de acionamento do rotor de cauda? R: 4300 RPM 64. Qual a RPM do rotor de cauda ou da sada da caixa de 90? R: 1650 RPM 65. Em qual rotor ocorre a dissimetria de sustentao? R: nos dois 66. Na transmisso por qual outro nome chamada a caixa superior? R: top case 67. A manga acionadora do rotor de cauda gira com que RPM? R: 4300 RPM 68. De que tipo a bomba de leo instalada na caixa de acessrios e qual a finalidade? R: do tipo rotor, e tem a finalidade de manter a presso de leo no sistema dentro dos limites operacionais. 69. Quantos drenos fazem parte do sistema de lubrificao da transmisso? R: 3 drenos 70. Qual a caracterstica dos jatos de lubrificao? R: cada um possui um nmero estampado no flange do seu corpo e o mesmo numero estampado na base do seu alojamento. 71. Quais so os limites de temperatura e presso? R: mnima 30 PSI, normal 40 a 60 PSI e mxima 70 PSI, e temperatura mxima de 110C 72. Qual a finalidade do mastro? R: transmitir o movimento de rotao da transmisso para o sistema do rotor principal. 73. Como constitudo o eixo de acionamento do rotor de cauda? R: constitudo de alumnio anodizado e dividido em seis sees sendo cinco intercambiveis. 74. Para que serve o sistema de roda livre? R: serve para permitir a auto rotao.

75

75. Para que serve a caixa de engrenagens da transmisso? R: para diminuir a rotao do motor. 76. A caixa de engrenagens de 42 possui suspiro? R: instalado fora da tampa. 77. A caixa de engrenagens de 90 possui suspiro? R: A prpria tampa o suspiro. 78. De que so feitas as ps do rotor principal? R: so metlicas, de construo tipo honey comb (colmia) com 22 ps de comprimento cada uma, o bordo de ataque recebe uma lamina de ao inoxidvel e o bordo de fuga de liga de alumnio. 79. Qual a finalidade da cabea do rotor principal (cubo)? R: tem a finalidade de receber as ps que so presas ao mesmo por um parafuso e um brao de arrasto. 80. Como esta dividido o cubo do rotor principal? R: em 7 partes, canga, punho, almofadas, brao de arrasto, munho, chifre e barra de trao e toro. 81. Qual a finalidade do brao de arrasto? R: fixar o bordo de fuga da p e fazer o alinhamento longitudinal da mesma. 82. Qual a funo do chifre? R: mudar o ngulo da p. 83. Qual a funo do munho? R: suportar todo o rotor principal, fixar o RP ao mastro e permitir o movimento de mudana do plano de rotao(flapping). 84. Qual a funo da barra de toro e trao? R: reter o punho a canga e contrariar as foras aerodinmicas que tendem a mudar o ngulo das ps por meio de toro da mola, tambm suportar toda a fora centrifuga e suavizar o movimento dos ngulos das ps. 85. Como feito o balanceamento das ps? R: os parafusos de fixao so ocos para que se possa por chumbo e realizar o balanceamento das ps. 86. O que significa quando temos no painel de instrumentos uma indicao luminosa e um sinal auditivo? R: significa que a RPM do rotor principal esta abaixo do mnimo de 294 RPM (under speed). 87. O que significa apenas um sinal luminoso no painel de instrumentos? R: significa que a RPM esta acima do mximo de operao que 339RPM. 88. Qual a finalidade do conjunto do prato oscilante? R: permitir a mudana do plano de rotao do RP e o ngulo das ps.

76

89. Como dividido o conjunto do prato oscilante? R: prato rotativo externo, prato fixo interno, suporte de alavanca, luva do coletivo e tesoura. 90. O que a barra estabilizadora? R: um conjunto de contrapesos instalados acima do RP e montada a 90graus do mesmo. 91. Qual a funo da barra estabilizadora? R: fornecer maior estabilidade aos comandos do helicptero em todas as condies de vo. 92. Qual a funo dos dampers? R: amortecer o movimento de batimento para retardar os movimentos executados pelo piloto. 93. Como se verifica o estado do amortecedor? R: baseando se no tempo que leva no deslocamento que deve ser de 5 mais ou menos 1 segundo, ou de 4 a 6 segundos. 94. O que a alma da barra estabilizadora? R: um arame de ao que fixa o contrapeso ao tubo da barra ou somente barra. 95. Em quantas e quais so as partes divididas o rotor de cauda? R: em 3 partes que so, p, cubo e conjunto de mudana de passo. 96. Qual a finalidade do cubo do RC? R: receber as ps e prender o conjunto do RC ao eixo da caixa de 90graus. 97. Qual a funo da haste de mudana de passo? R: ligar as cruzetas as ps, transmitindo o movimento destas e mudando o ngulo das ps. 98. Qual a finalidade da vareta de mudana de passo? R: deslocar a cruzeta para frente e para trs, produzindo assim a mudana de passo das ps do RC. 99. Qual a funo da cremalheira? R: transmitir o comando dos pedais pela vareta de mudana de passo e em conseqncia, mudar o passo das ps. 100. Quais so os comandos de vo do helicptero? R: coletivo, cclico e pedais. 101. Qual a finalidade do compensador de queda? R: estabilizar a RPM do motor. 102. Qual a finalidade do cclico?

77

R: mudar a direo do plano de rotao do rotor principal em todas as direes em torno da articulao do mastro. 103. Qual a finalidade do estabilizador sincronizado? R: auxiliar na manobralidade do helicptero, no sentido de levantar ou baixar o nariz, durante seu deslocamento para frente e para trs. 104. Quem causa a vibrao de baixa freqncia? R: o rotor principal 105. Quem causa a vibrao de alta freqncia? R: o rotor de cauda 106. O que vibrao vertical? R: a vibrao causada por uma p com ngulo maior que as outras (mais sustentao) 107. O que vibrao lateral? R: a vibrao causada por p ou punho mais pesada que a outra. 108. O que sustentao de deslocamento? R: um somatrio do ar succionado pelo rotor principal com o ar de impacto do rotor principal proveniente do deslocamento que faz com que se ganhe altitude sem aumentar o passo das ps. 109. Quando aparece a sustentao de deslocamento? R: aparece quando o helicptero alcana a velocidade de 15MPH ( milhas por hora).

110. Na construo da p por que a raiz tem ngulo de ataque maior do que na ponta? R: isto para distribuir uniformemente a sustentao em todo a rea da p, sem esta toro as ps quebrariam durante o giro. 111. Por qual outro nome conhecido o desbalanceamento geomtrico? R: efeito curiolis 112. Como Que sustentao de deslocamento?se compensa o desbalanceamento geomtrico? R: com o aumento de velocidade d p que avana e diminuio da velocidade da p que recua. 113. O que estol de potencia? E quando ocorre? R: quando se utiliza um elevado ngulo de ataque das ps e o Maximo de potencia do motor sem ser suficiente para sustenta lo. Ocorre fora do efeito solo. 114. Por que o eixo curto possui acoplamento flexvel? R: por que a transmisso flexvel 115. O que fixa o eixo curto na transmisso?

78

R: braadeira curvica e bi partida instalada com uma defasagem de 90graus para balanceamento. 116. Como a caixa suporte da transmisso fixada? R: fixada por lords na estrutura para absorverem a vibrao da transmisso. 117. Qual a principal caracterstica do filtro? R: o filtro de leo intercambivel com o filtro do sistema de combustvel. 118. Qual a funo do compensador de queda? R: compensar a queda de rotao do rotor principal. 119. Qual a causa da vibrao vertical? (baixa freqncia) R: Ps do RP fora da pista 120. Qual a causa da vibrao lateral?(baixa freqncia) R: desbalanceamento do RP no sentido longitudinal e no sentido da corda. 121. Quais so os mtodos utilizados para se verificar a intensidade da vibrao vertical? R: mtodo eletrnico (vibrex) e mtodo mecnico, bandeira de tracking

CAPTULO 02
Hlices 01. O que pode ocasionar excessiva velocidade na ponta da p? Baixa eficincia da p, Flutuao e Vibrao. 02. Passo mnimo e alta rotao so usados para? Decolagem *Aps a decolagem pode ser solicitado um aumento do passo e uma rotao menor. 03. Qual o mnimo de ps em uma aeronave? 2 ps 04. Onde a hlice montada? Em motores convencionais no eixo de manivelas e Em motores a reao, em uma caixa de reduo de engrenagens. 05. Qual a finalidade da hlice? Transformar a fora de rotao do motor em trao. 06. De quanto varia a eficincia da hlice?

79

Varia de 50% a 87%, dependendo de quanto a hlice recua. 07. O que passo geomtrico? a distancia que uma hlice deveria recuar. 08. O que passo efetivo? a distancia realmente percorrida 09. Qual a diferena entre passo geomtrico e passo efetivo? Recuo 10. A pa da hlice dividida em? Estaes de 6 em 6 polegadas apartir do centro do cubo. 11. O que flanco? a parte grossa e circular da base. 12. Qual o nome da base da p? Raiz. 13. As ultimas 6 polegadas so? A ponta da p. 14. Como chamado o ngulo da p? Passo. 15. O que tenta arrancar as ps do cubo? Fora centrifuga. 16. O que tenta dobrar as ps na direo oposta a direo de rotao? Fora de flexo de torque. 17. O que tenta dobrar as ps da hlice para frente? Fora de flexo de empuxo. 18. Qual a fora que tende a trazer a p para o menor ngulo? Fora de toro centrifuga. 19. Qual a fora que tende a trazer a p para o maior ngulo? Fora aerodinmica. 20. Porque a p tem que ser rgida? Para evitar flutuao. 21. Como se faz para controlar a rotao do motor? Variando o ngulo da p. 22. Quando determinado o ngulo ou passo da p de passo fixo? Na sua construo.

80

23. Em quais tipos de aeronaves so utilizadas as hlices de passo fixo? Aeronaves de potencia, velocidade, alcance e altitudes baixas. 24. Quando possvel mudar o passo das hlices ajustveis no solo? Quando a aeronave estiver no solo com o motor desligado e a hlice parada. 25. Em quais tipos de aeronaves so utilizadas as hlices ajustveis no solo? Aeronaves de potencia, velocidade, alcance e altitudes baixas. 26. Qual a principal caracterstica da hlice de passo controlvel? Permite uma mudana no passo ou ngulo da p, enquanto estiver girando. 27. O que aumenta ou diminui o passo? O governador. (atravs do mecanismo de mudana de passo) 28. Quem aciona o governador? Eixo de manivelas do motor. 29. Nas hlices automticas quem ajusta o passo? O governador 30. Por qual outro nome conhecido as hlices automticas? Hlices de velocidade constante. 32. Quando o freio aerodinmico ativado? Quando a aeronave toca no solo. 33. Quais as principais caractersticas das hlices embandeirveis? Reduzir a resistncia ao avano, causada por uma hlice, na condio de falha do motor. 34. O que so hlices tratoras? So hlices montadas na parte anterior de um eixo, a frente da estrutura. 35. O que so hlices propulsoras? So hlices montadas na parte posterior de um eixo, atrs da estrutura. 36. Quais as caractersticas das hlices usadas em aeronaves leves? Velocidade constante e passo fixo. 37. Quais as caractersticas da hlice de passo fixo de madeira? No muda o passo, restringe seu uso a aeronaves pequenas com motores de baixa potencia, baixo peso, rigidez, economia de produo, simplicidade de construo e facilidade de construo. 38. O que preso no bordo de ataque e ponta da p das hlices de madeira? Friso de ao inoxidvel. 39. Para que so feitos pequenos furos na ponta da p de madeira? Para permitir a drenagem.

81

40. Quais so os tipos de cubos usados para montar hlices de madeira no eixo de manivelas do motor? Eixo estriado, Eixo cnico ou Flange de ao. 41. Quais as caractersticas da hlice de passo fixo de metal? Tem a seo da p mais fina e usada em aeronaves leves. 42. Quais as caractersticas da hlice de velocidade constante? Elas podem ser do tipo NO embandeirveis ou elas podem ser capazes de embandeirar e reverter o passo e usa um cilindro hidrulico para atuao do passo. 43. Qual a fora centrifuga das ps? Em torno de 25 toneladas. 44. Onde o conjunto pisto cilindro esta montado? Na parte frontal da aranha do cubo. 45. Para que os contrapesos so fixados as braadeiras das ps? Para aumentar o passo das ps utilizando a fora centrifuga. 46. A Presso de leo suprida por? Um governador atravs de uma bomba interna. 47. O que acontece se a velocidade do motor for reduzida em uma hlice de velocidade constante no embandeirveis? A vlvula piloto vai para uma posio mas baixa, isto diminui o ngulo da p, permitindo ao motor retomar a condio de velocidade estvel.

82

You might also like