You are on page 1of 3

Animais em casa

Planejamento para disciplina de Cincias 1 Ano do Ensino Fundamental I.


Disciplina: Cincias Contedo: Animais domsticos Ano de ensino: 1 ano Tema: Animais em casa Objetivo: Conhecer os hbitos e caractersticas de animais domsticos. Material: Lpis, borracha, giz de cera ou lpis de cor, folha sulfite, computador. Conhecimento prvio: Diferenciar os animais domsticos dos selvagens. Atividade motivacional: Apresentar algumas imagens de animais domsticos, como cachorros, gatos, peixes, coelhos, passarinhos, chinchilas, entre outros.

Encaminhamento metodolgico: Iniciar com uma roda de conversa para que os alunos contem se tm bichinhos em casa, como ele , qual o nome, caractersticas, o que gosta de fazer, etc. importante intervir, se algum aluno no tiver nenhum animal em casa, deixando ele a vontade para dizer se gostaria de ter, qual animal gosta mais, se algum dia j teve e se algum na famlia tem. Aps essa conversa inicial, entregar uma folha com as seguintes questes: VOC TEM ALGUM ANIMAL EM SUA CASA? QUAL O NOME? QUE TIPO DE ANIMAL? SE NO POSSUI, ESCREVA QUAL GOSTARIA DE TER OU O NOME DE ALGUM ANIMAL QUE SUA FAMLIA OU AMIGOS POSSUEM. _______________________________________________________________________________________________ __________________________________________ DESCREVA O SEU ANIMAL OU AQUELE QUE GOSTARIA DE TER OU O QUE SUA FAMLIA OU VIZINHO POSSUI. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________ O QUE VOC MAIS GOSTA OU GOSTARIA DE FAZER COM ESSE ANIMALZINHO: _______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ DESENHE O ANIMAL QUE VOC DESCREVEU, NO QUADRO ABAIXO:

Depois de os alunos conclurem essa atividade, montar um livro no computador. Primeiro, digitalize os desenhos e comente com a turma as caractersticas de cada animal, descritas por eles. Em seguida, criem uma histria sobre as imagens que fizeram. Coloque-as numa ordem e depois solicite s crianas que contem como ser a histria. No final da atividade mostre e conte a histria toda para os alunos. Avaliao: Escrever no quadro de giz todos os animais relatados pela turma e cada aluno ir ao quadro para escrever o nome dado ao seu animal de estimao. Aquelas crianas que no tiverem animais, podem escrever o nome de um animal que conhecem, da famlia, de amigos ou de vizinhos, e se no conhecer nenhum podem escrever qual animal gostaria de ter e o nome que teria seu animal. Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda Frana. Janeiro/2010

PLANEJAMENTO ANUAL ENSINO: FUNDAMENTAL ANO: 2009SRIE/ANO: 6 DISCIPLINA: CINCIAS1 ETAPAUnidade 1Tema: Revelaes e relaes de um planeta.Sub-temas:

Dia e noite: dando ritmo vida;

O tempo e suas interpretaes;

Medindo o tempo dos acontecimentos;

O formato da Terra;

Viajando para o centro da Terra.2 ETAPA

Vivemos numa superfcie rochosa?Unidade 2Tema: H que se cuidar desse cho que nos d o po...Sub-temas:

Solo e ambiente: um primeiro olhar;

Investigando os tipos de solo;

A vida do solo;

Conhecendo outros organismos que vivem no solo;3 ETAPAUnidade 3Tema: Alimento para a vida.Sub-temas:

Alimentar-se para qu?

A conservao dos alimentos, ontem e hoje;

Avaliando os hbitos e cuidados com os alimentos.

You might also like