You are on page 1of 8

Sistema predial de gua fria

1. Sistemas de distribuio
a) Sistema Direto de Distribuio Quando a presso da rede pblica suficiente, usa-se o sistema direto de distribuio (ascendente), sem necessidade do reservatrio, desde que haja continuidade do abastecimento. b) Sistema Indireto de Distribuio, sem Bombeamento Quando a presso suficiente, mas sem continuidade, h necessidade de prevermos um reservatrio superior, e a alimentao do prdio ser descendente. o caso comum em residncias de at dois pavimentos. c) Sistema Indireto de Distribuio, com Bombeamento Quando alm de a presso ser insuficiente, h descontinuidade, somos forados a ter dois reservatrios, um inferior e um superior, alm da necessidade de bombeamento. A distribuio deve ser descendente. o caso mais usual nos grandes edifcios, nos quais se exigem grandes reservatrios de acumulao (cisternas), sendo imprescindveis as bombas de recalque. d) Sistema Hidropneumtico de Distribuio H ainda o sistema hidropneumtico de distribuio de abastecimento, que dispensa o reservatrio superior, mas sua instalao cara, s sendo recomendada em casos especiais (gabarito crtico ou para aliviar a estrutura). A rede de distribuio pressurizada atravs de um tanque de presso que contm gua e ar.
e) Distribuio Mista

Parte da alimentao da rede de distribuio feita diretamente pela rede pblica de abastecimento e parte pelo reservatrio superior da edificao.

2. Componentes do Sistema predial de gua fria


(ramal predial, alimentador predial, reservatrio, barrilete, coluna de distribuio, ramais e sub-ramais, peas de utilizao, instalao elevatria) a) Ramal Predial Tubulao compreendida entre a rede pblica de abastecimento e a instalao predial. O limite entre o ramal predial deve ser definido pelo regulamento da companhia concessionria de gua local. b) Alimentador Predial Tubulao compreendida entre o ramal predial e a primeira derivao ou vlvula de flutuador de reservatrio. c) Reservatrio Reservatrio Inferior: Reservatrio intercalado entre o alimentador predial e a instalao elevatria, destinado a reservar gua e a funcionar como poo de suco da instalao elevatria. Reservatrio Superior: Reservatrio ligado ao alimentador predial ou tubulao de recalque, destinado a alimentar a rede predial de distribuio; d) Barrilete Conceito - Tubulaes de sada do reservatrio superior que alimentam colunas de distribuio. Sem barrilete: antieconmico, porm h um excesso de perfuraes no reservatrio. e) Colunas de distribuio: Tubo de queda a tubulao derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais. Barriletes Tubulaes Verticais Ramais Aparelhos Passveis de Refluxo: Sub-ramal de estar protegido por dispositivo quebrador de vcuo Obs: Podem ser instalados em colunas, barrilete e reservatrios comuns a outros aparelhos ou peas, desde que a coluna seja dotada de tubulaes de ventilao.

f) Ramais e Sub-ramais Ramais: Tubulaes derivadas das colunas de distribuio Vo para os subramais. g) Recalque Em prdios de ocupao coletiva conveniente que sejam instalados pelo menos 2 conjuntos elevatrios de modo que um deles sempre fique de reserva. As normas exigem que a CAPACIDADE HORRIA mnima das bombas seja de 15% do consumo dirio. h) Instalao elevatria Conjunto de tubulaes, equipamentos, reservatrios e dispositivos destinados a elevar a gua para o reservatrio de distribuio. i) Peas de Utilizao Registro de Gaveta
Os registros so equipamentos instalados nas tubulaes destinados a limitar, impedir ou permitir o escoamento da gua nas canalizaes do sistema de abastecimento. Em sistemas pblicos de distribuio de gua so geralmente utilizados registros de gaveta.

Registro de Presso
So aqueles que temos em nosso chuveiro, na nossa torneira do lavatrio do banheiro, na torneira da cozinha.

Vlvula de Reteno
um dispositivo mecnico que somente permite um fluido (lquido ou gs) a escoar em uma direo. Elas trabalham automaticamente e a maioria no precisa da ajuda de um operador ou algum atuador eletrnico de controle.

Vlvula de Descarga
Vlvula um dispositivo para regular o movimento de um fluido, nesse caso o da descarga.

3. Dimensionamento: consumo, ramal predial, ramal.


Ver no caderno.

4. Golpe de arete
Quando a gua ao descer com velocidade elevada pela tubulao, bruscamente interrompida, os equipamentos da instalao ficam sujeitos a golpes de grande intensidade (elevao de presso). Logo, denominados de golpe de ariete variao da presso acima e abaixo do valor de funcionamento normal dos condutos forados, em consequncia das mudanas de velocidade da gua, decorrentes de manobras dos registros de regulagem de vazes. O fenmeno vem normalmente acompanhado de som que faz lembrar marteladas, fato que justifica o seu nome. Alm do rudo desagradvel, o golpe de ariete pode romper tubulaes e danificar aparelhos. Por essas razes o engenheiro deve estudar quantitativamente o golpe de ariete e os meios disponveis para evita-lo ou suavizar os seus efeitos. Nas instalaes prediais, alguns tipos de vlvulas de descarga e registro de fechamento rpido provocam o efeito de golpe de ariete, porm, no Brasil j existem algumas marcas de vlvula de descarga que possuem dispositivos anti-golpe de ariete, os quais fazem com que o fechamento da vlvula de torne mais suave, amenizando quase que totalmente os efeitos desse fenmeno.

You might also like