You are on page 1of 7

PISCICULTURA ORGNICA *

Mnica A. M. Moura e Mello,


monica_moura@aptaregional.sp.gov.br, e

Edmilson Jos Ambrosano,


ambrosano@aptaregional.sp.gov.br

APTA (Agncia Paulista de Tecnologia dos Agronegcios) Plo Regional de Desenvolvimento Tecnolgico do Centro Sul/SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo)

Em dezembro de 2006 realizou-se o V Curso de Capacitao em Agricultura Orgnica, no Plo Regional Centro Sul/APTA/SAA, em Piracicaba. Diante da demanda levantada sobre a necessidade de um treinamento mais especfico em agroecologia na regio, o objetivo do curso foi capacitar os tcnicos executores do Programa Estadual de Microbacias Hidrolgicas (PEMH), do Escritrio de Desenvolvimento Rural (EDR), nas prticas mais avanadas sobre tecnologia aplicada em agroecossistemas conduzidos de forma orgnica para, no futuro, garantir uma orientao adequada aos produtores envolvidos. Participaram, ainda, tcnicos da Prefeitura Municipal de Piracicaba e do Plo Centro Sul e produtores rurais. O evento foi coordenado por Gerson Antonio Groppo (EDR) e pelos pesquisadores Edmilson Jos Ambrosano e Nivaldo Guirado (APTA Regional Centro Sul). Abordaram-se os seguintes temas: adubao orgnica e adubos verdes, criao do peixe orgnico, homeopatia vegetal, compostagem, manejo de plantas espontneas, cultivo de plantas aromticas e medicinais e extratos vegetais no controle de pragas e doenas. Assim como a convencional, a piscicultura orgnica tem importncia econmica na medida em que gera renda para o meio rural, fixa o homem no campo, produz protena animal de alta qualidade e com baixo custo, gera divisas atravs da exportao e auxilia no manejo ambiental de outras culturas. A agricultura orgnica cresce no mundo, em mdia, 20% ao ano. O Brasil hoje o sexto produtor mundial neste segmento, ficando atrs de pases como a Austrlia, China, Argentina, Itlia e Estados Unidos. Devido maior conscientizao do consumidor sobre a importncia da utilizao de tcnicas de produo agrcola ambien talmente sustentveis, vem aumentando a demanda por peixes criados com critrios de aqicultura orgnica.
____________________________________
* Artigo disponibilizado no site do Instituto de Pesca: www.pesca.sp.gov.br em maro de 2007

Entretanto, a maior dificuldade para a expanso do setor traduz-se na obteno de uma "rao orgnica em escala comercial. Segundo o segmento industrial produtor de dietas animais, se hoje j difcil assegurar um suprimento adequado de matria-prima comprovadamente isenta de produtos geneticamente modificados, essa dificuldade ainda maior quando se fala no fornecimento de ingredientes produzidos dentro dos critrios estabelecidos para a agricultura orgnica. importante lembrar tambm que a matria-prima orgnica tem um custo maior que a convencional, elevando o valor final das dietas comerciais e, conseqentemente, dos organismos produzidos. A piscicultura orgnica a criao de peixes com alimentos naturais, por exemplo: plncton, ncton, bentos ou vegetais, ou com rao "orgnica", utilizando preferencialmente alevinos ou ps-larvas de cultivos "orgnicos". A normatizao da atividade est inserida na Lei no 10.831/03 e Instruo Normativa no16/04 do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). Segundo documentos, esse tipo de produo deve conservar o ambiente e proteger os consumidores, proibindo-se o uso de teraputicos sintticos, produtos qumicos e organismos geneticamente modificados. Esse seria o primeiro entrave para o cultivo do carrochefe da piscicultura paulista, a tilpia-do-Nilo (Oreochromis niloticus), que hoje produzida, em quase 100% dos casos, a partir de hibridizao. Porm, segundo a Diviso de Inspeo de Pescado e Derivados (DIPES), do Departamento de Inspeo de Produtos de Origem Animal (DIPOA), da Secretaria de Defesa Agropecuria/MAPA, quando tal processo ocorre atravs de um meio natural, no h impedimento nessa norma. Quando existir um obstculo tecnolgico, podero ser usados mtodos de reproduo que empreguem produtos no sintticos, como o caso da hipfise para peixes reoflicos.

Figura 1. Tilpia-do-Nilo (Oreochromis niloticus), o carro-chefe da piscicultura paulista

Respeitando-se os princpios da piscicultura orgnica, as unidades de produo no podem afetar o ambiente, sendo proibida a utilizao de reas de repouso de aves, migrao e desova de peixes, manguezais etc., e devem estar a uma distncia segura de fontes poluidoras e de outras unidades de produo convencional. O cultivo deve

ser baseado nas condies naturais dos recursos hdricos, no se permitindo o uso de aeradores ou injeo de oxignio na gua com a finalidade de aumentar a capacidade de suporte do ambiente. Preferencialmente, a gua que abastece o sistema deve ser originria de nascentes da propriedade ou de microbacias cobertas por vegetao nativa ou onde se pratique a agricultura orgnica. A produtividade natural pode ser aumentada com o emprego de fertilizantes orgnicos previamente aprovados; na sua ausncia, permitida a utilizao de fertilizantes alternativos (por ex., compostos, hmus de minhoca etc.), preferencialmente de operaes de cultivo extensivo, ou ainda adubos orgnicos curtidos (por ex., cama de frango alimentado com rao isenta de antibiticos ou resduos de sunos ou bovinos orgnicos). Da a possibilidade de integrao da piscicultura orgnica com outras culturas, como a de sunos, cujo aproveitamento de resduos se configura como uma alternativa para a fertilizao de tanques de piscicultura orgnica. Para ser vivel, essencial que esse consrcio ocorra em regies de concentrao suincola. Como principais fatores limitantes pode-se citar a no aceitao pelo consumidor, a inexistncia de tratamentos adaptados para os efluentes e a ausncia de um sistema de Boas Prticas de Manejo (BPMs) que garanta sustentabilidade ao sistema, bem como de informaes sobre os impactos dessa atividade. O consrcio ser vivel a partir da realizao de anlises fsicas, qumicas e microbiolgicas da gua de cultivo e dos peixes produzidos, garantindo-se seus enquadramentos nos padres estabelecidos pela Diviso Nacional de Vigilncia Sanitria de Alimentos (DINAL) e pela Resoluo CONAMA no 357, de 2005, que classifica os sistemas hdricos de acordo com seus usos. Deve-se priorizar o bem-estar das espcies cultivadas em todas as fases de produo e abate. Em caso de necessidade de tratamento, deve-se empregar, inicialmente, mtodos naturais (por exemplo: controle fsico secagem, frio; uso de compostos inorgnicos atxicos - sal, cal virgem; compostos orgnicos naturais atxicos cido ctrico; substncias naturais vegetais - alho, cravo, neem; e homeopatia de p-de-pedra). O estoque deve ser originrio de empreendimentos orgnicos; na ausncia de comprovao da origem, permite-se a introduo de sementes convencionais, desde que elas adquiram pelo menos 90% de sua biomassa em regime orgnico. Sempre que possvel deve-se promover o policultivo, que beneficia os indivduos produzidos e promove a ciclagem de nutrientes, possibilitando a ocupao de diversos nichos no ambiente aqutico. Um exemplo deste sistema a criao da carpa-comum (Cyprinus carpio), das carpas chinesas: prateada (Hypophthalmichthys molitrix), capim (Ctenopharyngodon idella) e cabea-grande (Aristichthys nobilis), e do jundi (Rhamdia quelen) em consrcio com a rizicultura. Ele muito interessante na medida em que suprime/reduz a dependncia da utilizao de agroqumicos na produo do arroz irrigado. A piscicultura entra como atividade paralela, elevando a rentabilidade da rizicultura, pois

os peixes substituem as mquinas no preparo do solo, reduzindo em 40% a 50% os custos de produo; otimizando o uso do solo e da gua, inclusive na entressafra do cereal, gerando receita em torno de R$ 3 mil/ha de espelho dgua, com uma produtividade em torno de 400 kg peixe/ha;e finalmente agregando valor de 10% a 15% ao arroz, que vendido como orgnico. Como fator limitante cita-se a falta de informao para a adoo do sistema, principalmente no que diz respeito densidade e poca de estocagem dos animais, e de padronizao dos tabuleiros de arroz, o que muitas vezes impede sua drenagem completa e, deste modo, a despesca total dos peixes.

Figura 2. Espcies que podem ser utilizadas em sistema de policultivo consorciado com a rizicultura. a) Carpa comum (Cyprinus carpio); b) Carpa prateada (Hypophthalmichthys molitrix); c) Carpa capim (Ctenopharyngodon idella); d) Carpa cabea grande (Aristichthys nobilis); e) Jundi (Rhamdia quelen)

A excluso de competidores/predadores deve ser feita sem causar injrias aos mesmos, empregando-se telas, armadilhas etc. A alimentao deve suprir as necessidades dos organismos cultivados, evitando-se o desperdcio. No caso de se empregarem raes certificadas, no se deve usar ingredientes apropriados para o consumo humano direto e ingredientes de origem animal da mesma espcie cultivada. O processamento e/ou armazenamento do pescado devem ser realizados somente em indstrias certificadas, no se permitindo o uso de conservantes sintticos. Ateno especial dada gerao de resduos, tambm um grave problema para o sistema convencional e para a pesca extrativista. Recomenda-se que os subprodutos sejam reutilizados; se no for possvel, deve-se descart-los responsavelmente. necessrio tambm procurar reduzir o volume de efluentes gerados. Uma alternativa a prtica da recirculao da gua, hoje restrita a universidades e centros de pesquisa, devido a seu alto custo, que torna proibitivo o valor do pescado produzido comercialmente. No caso de produo paralela orgnica/convencional, h um prazo mximo para a propriedade realizar a converso. Todo pessoal envolvido na produo, processamento e comercializao deve receber treinamento sobre a fisiologia do cultivo orgnico. um ponto essencial para a manuteno das caractersticas que envolvem este tipo de produo, uma vez que somente o produtor/funcionrio engajado na causa orgnica ser seu multiplicador. Neste caso deve-se tambm seguir as BPMs na segurana dos trabalhadores, envolvendo processos de treinamento, manuteno de mquinas agrcolas e sinalizao dos riscos, bem como a correta disposio final de combustveis e resduos slidos e a infra-estrutura para prevenir situaes de emergncia. A primeira converso da aqicultura brasileira do sistema convencional para o orgnico aconteceu na indstria PRIMAR, localizada no Stio So Flix, s margens do esturio da lagoa de Guararas, litoral oriental do estado do Rio Grande do Norte e pioneira no cultivo industrial do camaro marinho Litopenaeus vannamei. Anteriormente, a empresa praticava o monocultivo dessa espcie em tanques escavados. O processo de converso durou 1,5 ano (um ano para as raes e mais seis meses para prevenir os efeitos de teraputicos e produtos qumicos). Atualmente, realizado o policutivo sem drenagem dos tanques, permitindo a manuteno de sua produtividade natural. Os principais desafios econmicos para compensar a reduo da produtividade do sistema, as despesas fsicas e de pesquisa e desenvolvimento para introduo de novas espcies e a alterao dos sistemas de cultivo foram compensados pelo preo diferenciado agregado ao produto orgnico.

Figura 3. Camaro marinho Litopenaeus vannamei

Em 2005, a PRIMAR lanou na BioFach Amrica Latina (principal evento do setor orgnico na Amrica Latina, onde os profissionais encontraram o marketplace ideal para promover seus produtos e servios) a ostra orgnica, a primeira no mundo produzida com certificao internacional. Diante do exposto, conclui-se que a piscicultura orgnica se caracteriza como importante nicho de mercado, com grandes chances de expanso, uma vez que cresce continuamente o interesse mundial pelo pescado produzido sem compostos sintticos ou dietas fabricadas a partir de matria-prima geneticamente modificada. Tanto o consumidor final quanto as redes de distribuio de alimentos tm sido responsveis pelo aumento dessa demanda. Apesar de se constituir em um sistema ecologicamente correto e com um valor agregado superior ao do produto convencional, a piscicultura orgnica ainda esbarra em barreiras dentro de sua prpria cadeia produtiva, como a ausncia de alimento orgnico produzido em escala comercial e de um volume constante de pescado que abastea as plantas processadoras certificadas, o que mantm ainda essa proposta em um estgio embrionrio. ______________________________ As imagens dos peixes apresentadas foram obtidas a partir do site: http://www.fishbase.org/home.htm; a do camaro Litopenaeus vannamei, do site: http://www.broodstock.com/close0.jpg. Os selos das certificadoras orgnicas foram extrados dos sites: www.kanoa.com.br/port/certificacoes.htm e www.chaovivo.com.br. As imagens Tilpia orgnica e Produo de tilpia, a partir do site: www.aquaculture.co.il/.../S_organic_Tilapia.html

Para saber mais, consulte:

- Criao Racional de Peixes:


http://www.ceplac.gov.br/radar/Artigos/artigo14.htm
-

Manual sobre Manejo de Reservatrios para a Produo de Peixes. FAO/ONU 1988: http://www.fao.org/docrep/field/003/AB486P/AB486P00.htm#TOC Revista Panorama da Aqicultura: http://www.panoramadaaquicultura.com.br Arroz brasileiro: http://www.arroz.agr.br/site/index.ph

You might also like