You are on page 1of 17

1

A convergncia do Fim da Histria e do Choque das Civilizaes na Nova Ordem Mundial Leonardo Luiz Silveira da Silva1 e Ana Paula Faria Rocha Vilas Boas2

Resumo Este trabalho tem como objetivo caracterizar e ressaltar aspectos convergentes das teorias apresentadas nas obras O Fim da Historia e o ltimo homem, de Francis Fukuyama e O Choque das civilizaes de Samuel Huntington. Ambas foram criadas em perodos prximos, final da dcada de 1980 e incio de 1990, marcadas pelo fim da Guerra Fria. Aps este perodo, findado em 1991 com a dissoluo da URSS, o pensamento neoliberal se intensifica e torna-se hegemnico. A partir do rompimento do regime socialista, os Estados Unidos se tornam um importante ator do Sistema Internacional. Devido ao processo de globalizao, intensificado pela derrubada das barreiras ideolgicas da Guerra Fria e pela revoluo dos sistemas de transportes e comunicao, os procedimentos poltico-econmicos norte-americanos transformaram-se em um modelo a ser seguido. Para Huntington, a Nova Ordem Mundial ps-Guerra Fria organizada em civilizaes, que so unidades de uma regionalizao cujo critrio o cultural. O Choque das Civilizaes seria o efeito da aculturao ocidental em diversas culturas, podendo ser mais ou menos conflituoso, sendo as culturas resistentes o grande empecilho para a consolidao do monoplio poltico-cultural do ocidente sobre o mundo. Para Fukuyama, o Fim da histria o triunfo do liberalismo e a incapacidade de um sistema para suplant-lo. Segundo este autor, a ameaa ao Fim da Histria se manifesta em duas frentes: a primeira existncia de Estados fracos ou falidos, que so membros recalcitrantes de uma sociedade internacional pautada pelos valores defendidos pelas instituies e pelas grandes potncias ocidentais; a segunda o ressurgimento do nacionalismo e a disseminao do fundamentalismo, que so manifestaes de resistncia cultural. A leitura da teoria dos dois autores nos leva a um ponto comum no que diz respeito s foras que lutam contra a hegemonia ocidental.

1- Introduo
1

Gegrafo pela UFMG, Especialista em Gesto de Polticas Sociais pela PUC-MG, Mestre em Relaes Internacionais pela PUC-MG e graduando em Antropologia pela UFMG. 2 Graduanda do curso de Relaes Internacionais pela PUC-MG.

A dcada de 1980 foi muito rica em mudanas. Batizada como a dcada perdida pelo fraco desempenho econmico de muitos pases durante o perodo, vivenciou o crescimento do neoliberalismo como corrente importante do pensamento poltico-econmico, ao mesmo tempo em que assistiu a derrocada do bloco socialista, que foi sinalizada pelas reformas perestroyka e glasnost executadas por Mikhail Gorbachev na ex-Unio Sovitica. O bloco socialista entrou em colapso pondo fim a ordem bipolar que vigorou desde o final da Segunda Grande Guerra Mundial, e que teve em 1989, como smbolo emblemtico do fim do embate entre o capitalismo e o socialismo, a derrubada do muro de Berlim. As ltimas dcadas assistiram no somente a uma mudana poltica como tambm tecnolgica, com conseqncias marcantes na economia. Como no podia ser diferente, tais inovaes tambm tiveram impacto na organizao social. O final do perodo conhecido como a Guerra Fria, mais precisamente os ltimos anos da dcada de 1970 assim como toda a dcada de 1980, no ficou imune a estes acontecimentos. Sobre isso, argumenta David Harvey3:
Se houve alguma transformao na economia poltica do capitalismo no final do sculo XX, cabe-nos estabelecer quo profunda e fundamental pode ter sido a mudana. So abundantes os sinais e marcas de modificaes radicais em processos de trabalho, hbitos de consumo, configuraes geogrficas e geopolticas, poderes e prticas do Estado, etc. No Ocidente, ainda vivemos em uma sociedade em que a produo em funo de lucros permanece como o princpio organizador bsico da vida econmica. (HARVEY, 2004, p.117)

As transformaes destacadas por Harvey so algumas das foras constituintes do processo de globalizao. Eric Hobsbawn4 considera que este processo vem se acentuando desde 1960. Vale ressaltar que o fim da Guerra Fria e a melhoria dos sistemas de transportes e comunicaes produziram um efeito intensificador do processo. Theotnio dos Santos5 define globalizao como sendo:
O surgimento e o desenvolvimento de uma esfera de relaes econmicas, sociais e polticas globais que tendem a se reproduzir como fenmenos mundiais que transcendem as fronteiras nacionais, formando um sistema global, apesar de que, continua dependendo de sistemas nacionais ou locais para assegurar sua total reproduo. (SANTOS, 2003, p.46-47)

O objetivo especfico deste trabalho a caracterizao poltico-econmica do mundo psGuerra Fria, enquanto que o objetivo geral do trabalho apontar, dentro do mesmo perodo,

3 4

Harvey, David. Condio ps-Moderna. So Paulo, Edies Loyola, 13 Ed., 2004. Hobsbawn, Eric. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007. 5 Santos, Theotonio dos. Unipolaridade ou hegemonia compartilhada. in os impasses da Globalizao. So Paulo: Loyola, 2003.

elementos comuns nos trabalhos O fim da histria6 de Francis Fukuyama e O choque das civilizaes7 de Samuel Huntington.

2- Contexto Poltico econmico do perodo ps-Guerra Fria Neste captulo, partiremos do pressuposto terico de que a atual configurao poltica do mundo a unipolaridade a partir do exerccio de poder dos Estados Unidos em escala mundial. No a inteno deste trabalho discutir se a potncia norte-americana decadente ou no, como apontou Paul Kennedy8 a partir da premissa do declnio relativo do poder estadunidense (KENNEDY, 1989). Tambm no faz parte da metodologia analisar as foras constituintes do exerccio do poder, como fez Noam Chomsky quando analisou a balana de poder a partir da tica militar e da econmica, separadamente9 (CHOMSKY, 2003). O que se faz necessrio ao trabalho para o alcance do seu objetivo, a anlise das conseqncias da grande influncia poltica, econmica e cultural dos Estados Unidos no mundo ps-1991. Eric Hobsbawn difere a hegemonia americana do perodo ps-Guerra Fria em relao a outras hegemonias, como a britnica, destacando como caracterstica mpar o fato de Washington ser a capital poltica de um imprio intensamente globalizado. Hobsbawn10 baseia o seu argumento em quatro premissas:
(...) A primeira a extraordinria acelerao da globalizao a partir da dcada de 60, acompanhada das tenses que surgiram, por conseqncia, entre os aspectos econmicos, tecnolgicos, culturais e outros desse processo e o principal campo da atividade humana que at aqui tem se mostrado impermevel a ela a poltica. (...) (...) A segunda o colapso do equilbrio internacional de poder existente desde a Segunda Guerra Mundial que manteve ao largo tanto o perigo de uma guerra global quanto a desintegrao de grandes reas do mundo no rumo da desordem e da anarquia.(...) (...) A terceira a crise dos Estados nacionais soberanos(...) (...) O mundo entrou na era dos Estados incapazes e, em muitos casos, a era dos Estados falidos ou fracassados.(...) (...) A quarta o regresso das catstrofes humanas macias, que incluem expulses de populaes e genocdios, e com elas, a volta do medo generalizado.(...) (...) Estas imagens desoladoras, concentradas que esto em algumas reas do globo e visveis nas telas de nossas casas quase ao mesmo tempo em que ocorrem, exercem sobre o pblico dos pases ricos um impacto imediato e muito maior do que antes. (HOBSBAWN, 2007, p. 55-57)

O fim da URSS, em 1991, no pode ser encarado como um ponto de ruptura drstica e consolidao dos Estados Unidos como potncia hegemnica, pois o processo foi gradativo e iniciou6 7

Fukuyama, Francis. O fim da histria e o ltimo homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. Huntington, Samuel P. O choque das civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. 8 Kennedy, Paul. A ascenso e queda das grandes potncias transformao econmica e conflito militar de 1500-2000. Rio de Janeiro: Campus, 1989. 9 Chomsky, Noam. Contendo a democracia. Rio de Janeiro: Record, 2003. 10 Hobsbawn, Eric. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007.

se anteriormente. Hobsbawn11 considera que j na dcada de 70 o equilbrio bipolar comeava a fraquejar (HOBSBAWN, 2007). A crise econmica que se manifestou em meados dos anos 70 e que teve como smbolo a crise do petrleo de 1972-73 forou o sistema capitalista a adotar mudanas bruscas. Estas ajudaram a aumentar o descompasso entre o poder poltico-econmico norte-americano frente a URSS e romperam com o equilbrio que se mantinha desde o incio da Guerra Fria. Colabora com esta idia o professor Manuel Castells12:
(...) em meados da dcada de 70, os EUA e o mundo capitalista foram sacudidos por uma grande crise econmica, exemplificada (mas no causada) pela crise do petrleo em 197374. Essa motivou uma reestruturao drstica do sistema capitalista em escala global e, sem dvida, induziu um novo modelo de acumulao em descontinuidade histrica com o capitalismo ps-Segunda Guerra Mundial. (CASTELLS, 2003, p.97)

E tambm David Harvey13:


Aceito amplamente a viso de que o longo perodo de expanso do ps-guerra, que se estendeu de 1945 a 1973, teve como base um conjunto de prticas de controle de trabalho, de tecnologias, hbitos de consumo e configuraes de poder poltico-econmico, e de que esse conjunto pode com razo ser chamado de fordista-keynesiano. O colapso deste sistema a partir de 1973 iniciou um perodo de rpida mudana, de fluidez e de incerteza. (HARVEY, 2004, p. 119)

A balana de poder comeou a pender para o lado dos Estados Unidos desde o fim da dcada de 1970. O colapso da Unio Sovitica coloca um ponto final na bipolaridade e inaugura um perodo em que as instituies ganham grande importncia como novos atores do cenrio poltico mundial. Se por um lado as instituies acabam por defender um comportamento por parte dos Estados que compartilhe os mesmos princpios defendidos pelos Estados Unidos, por outro, fica cada vez mais freqentes os episdios em que estas instituies adotam posturas contrrias aos interesses americanos, como pudemos ver na ocasio da invaso do Iraque em 2003 e no recente caso da condenao dos Estados Unidos feita pela OMC no que diz respeito ao protecionismo (particularmente na questo dos subsdios aos produtores de algodo). A ONU, que uma instituio que permite a participao verticalizada dos seus membros medida que concede o direito de veto a apenas cinco pases que compem o Conselho de Segurana, assistiu a ao militar dos Estados Unidos contra o Iraque em 2003, antecipando a deciso do Conselho e ignorando uma possvel sentena contrria aos seus interesses. Sobre o tema, considera Hobsbawn14:
As Naes Unidas no tm poder ou autoridade prprios, dependem da deciso coletiva de Estados e podem ser bloqueadas pelo poder absoluto de veto que pode ser exercido por cinco
11

Hobsbawn, Eric. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007. Castells, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 2003. 13 Harvey, David. Condio ps-Moderna. So Paulo, Edies Loyola, 13 Ed., 2004. 14 Hobsbawn, Eric. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007
12

5 membros. Mesmo as ademais organizaes como o FMI, Banco Mundial, s funcionam com o patrocnio das grandes potncias. O nico rgo que no sofre esta limitao, o GATT (Acordo Geral de Tarifas e comrcio desde 1995 Organizao Mundial do Comrcio) tem encontrado obstculos reais na oposio de pases concluso de acordos. Os nicos atores efetivos so os Estados. E, em termos de poder militar capaz de executar aes importantes em escala global, s existe um Estado que pode desenvolv-las: os Estados Unidos. (HOBSBAWN, 2007, p.58)

A influncia do poder hegemnico no sistema internacional passa a ser vista como uma ameaa a proposta democrtica e participativa entre as naes pregada pela maior parte das instituies, visto que o interesse da potncia hegemnica pode entrar em choque com princpios de igualdade e participao efetiva dos demais membros. Sobre esta problemtica, Gilberto Dupas15 considera que:
A nova doutrina de segurana norte-americana altera drasticamente o ordenamento poltico iniciado com o fim da Segunda Guerra Mundial e define pela primeira vez aps o colapso do sistema sovitico um estilo de exerccio hegemnico fronteirio coero, sem ter sido precedido por nenhuma ampla consulta ou conferncia internacional envolvendo os antigos parceiros e alianas. Com a disposio de usar a fora de forma unilateral e preventiva, os Estados Unidos tentam transformar sua soberania em valor absoluto, marginalizando os pases com quem dividiam ainda que formalmente as responsabilidades pela regulao sistmica mundial. (DUPAS, 2003).

Hobsbawn16 considera que a crise dos Estados soberanos um elemento componente da construo do imprio globalizado norte-americano (HOBSBAWN, 2007), o que corrobora com a idia da marginalizao dos pases que colaboravam para a regulao sistmica mundial, praticada pelos Estados Unidos. A crise da soberania pode se manifestar de duas formas claras: a primeira a partir do processo chamado por Francis Fukuyama17 de eroso da soberania, que cria Estados falidos ou fracassados, incapazes de superar crises econmicas e institucionais profundas; a segunda a opo por um modelo de Estado em que os caminhos institucionais feitos pelos agentes internos mediante presses externas, acabam construindo um ambiente propcio para a deteriorao da soberania Estatal. Sobre esta segunda forma de manifestao da crise da soberania, Casanova18 relata com detalhes as escolhas institucionais que levam os Estados a enfrent-la:
A liberalizao da economia, o desregulamento do setor financeiro, a privatizao e desnacionalizao de riquezas naturais, de empresas bancrias, industriais, agropecurias, e de antigos servios pblicos como estradas de ferro, eletricidade, telefonia, correios, gua
15

Dupas, Gilberto. A nova doutrina de segurana internacional dos Estados Unidos e os impasses na governabilidade global in Os impasses da Globalizao, Rio de Janeiro, Editora Puc Rio, pp.191, 2003. 16 Hobsbawn, Eric. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007 17 Fukuyama, Francis. Construo de Estados. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. 18 Casanova, Pablo Gonzlez. Globalidade, neoliberalismo e democracia in Globalizao excludente. Petrpolis: Vozes, 2000.

6 potvel, escolas, hospitais... todas essas medidas de privatizao, desnacionalizao, integrao e globalizao coincidiram como uma nova poltica de cortes de gastos pblicos para equilibrar o oramento e para dedicar ao pagamento do servio da dvida. (CASANOVA, 2000, p.55)

A experincia neoliberal norte-americana surgiu como um modelo dominante. Os pases endividados e com as receitas comprometidas, foram orientados a retirar o peso do Estado da economia, como soluo para superar a estagnao econmica. As instituies como o Banco Mundial e o FMI serviram tambm a este propsito, ao condicionar os emprstimos feitos aos Estados necessitados adoo de medidas neoliberais como aquelas descritas por Pablo Gonzles Casanova. A idia liberal ganhou fora no meio acadmico medida que a potncia intervencionista bipolar fraquejava. Foi criada uma imagem positiva do Estado vinculada a idia liberal, que foi reforada pelo discurso hegemnico que desencorajava o intervencionismo e louvava o livre mercado. A diminuio da autonomia estatal e a democratizao19 dos regimes de diversos pases em desenvolvimento criaram as condies timas para o vigor do que Hobsbawn 20 chamou de imprio globalizado (HOBSBAWN, 2007). A maior abertura dos mercados possibilitou a atuao das economias mais dinmicas em escala global, o que foi uma das importantes foras motrizes da globalizao. Este processo, que se intensificou na ltima dcada do sculo XX, pode ser entendido como uma fora homognea criada pelo poder econmico, com conseqncias scio-econmicas e culturais. O exerccio da hegemonia norte-americana, desta forma, baseado na atuao e poder exercido frente s instituies e na capacidade de exportar o seu modelo poltico-econmico ao mundo. Para tanto, o Estado conta com o dinamismo de sua economia domstica e com uma iniciativa privada que no faz somente do seu territrio nacional de origem a sua rea de atuao. A instalao de multi e transnacionais americanas em todos os continentes e em quase todos os pases ajudou a consolidar um irresistvel processo de aculturao que teve como ponto de partida o modo de vida estadunidense. Hobsbawn21 refora este argumento apresentando nmeros:
Os Estados Unidos, no seu auge na dcada de 1920 e novamente depois da Segunda Guerra Mundial, representavam cerca de 40% da produo industrial do mundo e em 2005 ainda eram o maior produtor, embora apenas com 22,4% do valor industrial agregado. (HOBSBAWN, 2007, p.61)

19

A democratizao entendida aqui como o avano dos princpios democrticos e no como um ponto final a ser alcanado. A idia da Poliarquia, clssico de Robert Dahl, traduz bem este pensamento, ao enxergar a democracia em estgios e admitir a inviabilidade de uma democracia stricto sensu, o que explicaria a origem do termo. 20 Hobsbawn, Eric. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007 21 Hobsbawn, Eric. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007

Em relao ao perodo de hegemonia britnica, os Estados Unidos ainda contam com a vantagem de possurem em seu territrio as matrias-primas necessrias para fazerem do pas a potncia industrial que .

3- O choque das civilizaes e a nova ordem mundial

Samuel Huntington escreveu inicialmente seu trabalho para a revista Foreign Affairs. Este trabalho foi de grande repercusso, o que encorajou o autor a desenvolver o seu livro: O Choque das Civilizaes e a Recomposio da Ordem Mundial22. Neste livro, Huntington alerta que vrios escritores como socilogos, antroplogos e historiadores j discorreram sobre o significado de civilizao. Segundo ele, nas obras de tais escritores possvel encontrar tanto diferenas de perspectiva, metodologia, enfoque e conceitos, como idias convergentes sobre a natureza, identidade e dinmica das civilizaes. Huntington tem o cuidado de diferenciar o conceito de civilizao no singular e no plural. Partindo da idia defendida pelos pensadores franceses do sculo XVIII, a sociedade civilizada diferia da sociedade primitiva porque era estabelecida, urbana e civilizada (HUNTINGTON, 1997, p. 45). Para ser aceito como tal e ser considerado como parte do sistema internacional, era necessrio seguir os critrios dos europeus do que ser civilizado. Com o avano do contato entre sociedades separadas por milhares de quilmetros, proporcionado pelos adventos tecnolgicos, a lgica europia de definio do que civilizado passou a ser questionada. Pessoas passaram a utilizar o termo civilizao no plural, o que tornou obsoleta a idia europia de que existia apenas um padro para o que seja civilizado. Cada civilizao era civilizada sua prpria maneira. Huntington esclarece que a sua teoria do choque das civilizaes se preocupa com o conceito de civilizao no plural, que uma definio que leva em conta o tema do relativismo cultural. Contudo, o autor destaca que a distino entre o sentido singular e o plural continua sendo relevante e a idia de civilizao no singular reapareceu no argumento de que existe uma civilizao mundial universal. Com a intensificao do processo de globalizao e com a relevante atuao das instituies no sistema internacional, comeou a ser criada uma idia de comportamento ideal dos Estados e das sociedades. Pases que desconsideram o que foi estabelecido em grandes convenes internacionais passam a ser mal vistos por outros pases do sistema. O recente caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada morte por apedrejamento por ter cometido adultrio, possibilitou um enquadramento da sociedade iraniana como no civilizada (brbara) por diversos rgos de imprensa
22

Huntington, Samuel P. O choque das civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.

e por governos ao redor do mundo. Neste caso, fica evidente que luz da definio do que seja os direitos humanos universais, a execuo da mulher um afronta. Do ponto de vista da sociedade iraniana, nada mais do que o cumprimento de uma longa tradio. A reao universal quanto execuo ganha propores jamais vistas justamente pelo fato de que fica cada vez mais forte a construo ideolgica do que Huntington chamou de civilizao universal. Huntington produz uma regionalizao do mundo, em que as regies agrupadas existem a partir do mesmo critrio: a afinidade cultural. Segundo o critrio do autor23:
As pessoas se definem em termos de antepassados, religio, idioma, histria, valores, costumes e instituies. Elas se identificam com grupos culturais: tribos, grupos tnicos, comunidades religiosas, naes e, em nvel mais amplo, civilizaes. As pessoas utilizam a poltica no s para servir aos seus interesses, mas tambm para definir as suas identidades. Ns sabemos quem somos quando sabemos quem no somos e, muitas vezes, quando sabemos contra quem estamos. (HUNTINGTON, 1997, p.20)

Huntington elenca sete civilizaes e coloca a existncia de uma outra civilizao sob suspeita. So elas a Snica, Japonesa, Hindu, Islmica, Ortodoxa, Ocidental e a Latino-Americana. O autor coloca em dvida a existncia de uma civilizao africana sob a alegao de que os principais estudiosos de civilizao, com exceo de Braudel24, no reconhecem uma civilizao africana distinta (p.53)25. A partir desta regionalizao do mundo proposta por Huntington, as civilizaes se relacionam, tendo no produto desta relao um convvio mais ou menos conflitante, que se configura pelo grau das suas diferenas culturais e pela sua influncia poltica. Sobre este raciocnio, o autor26 considera que:
As sociedades no-ocidentais, especialmente na sia Oriental, esto desenvolvendo a sua riqueza econmica e criando bases para um poder militar e uma influncia poltica maiores. medida que aumenta seu poder e auto-confiana, as sociedades no-ocidentais cada vez mais afirmam seus prprios valores culturais e repudiam aqueles que lhes foram impostos pelo ocidente. (HUNTINGTON, 1997, p.20-21)

Apesar de afirmar que os Estados-naes continuam sendo os principais atores do relacionamento mundial (p.20)27, o autor constri um mapa que no levam em conta os limites dos Estados, como o caso da inexistncia de um vnculo civilizacional entre a regio do Tibete e a China. Outro exemplo a linha civilizacional entre a frica negra e o Magrebe africano, que corta diversos pases daquela faixa, como o Sudo, o Chade e a Nigria.

23

Huntington, Samuel. O choque das civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. Braudel, Fernand. Gramtica das civilizaes. So Paulo: Martins Fontes, 2004. 25 IDEM. 26 IBIDEM. 27 Huntington, Samuel. O choque das civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
24

Considerando o fato dos limites das civilizaes no coincidir com os limites dos Estados, plausvel afirmar que as reaes contrrias aos valores impostos pelo ocidente sejam somente localizadas em um determinado grupo social de um pas. Este fato abre espao para os governos que representam a maioria em detrimento da minoria, no estejam em harmonia com as intenes dos grupos minoritrios no que diz respeito as suas aes polticas. O bom relacionamento que o governo saudita goza em relao aos Estados Unidos no foi uma garantia para evitar a construo de movimentos de resistncia cultural. Muitos dos envolvidos nos atentados de 11 de Setembro eram sauditas, incluindo Osama Bin Laden. Na viso de Samuel Huntington, a civilizao ocidental se coloca no centro das relaes intercivilizacionais, o que explicado pelo seu poder econmico, que resulta na exportao de valores culturais. Segundo o autor28:
A expanso do Ocidente promoveu ao mesmo tempo a modernizao e a ocidentalizao das sociedades no-ocidentais. Os lderes polticos e intelectuais dessas sociedades reagiram ao impacto ocidental de uma dessas trs formas: rejeitando tanto a modernizao quanto a ocidentalizao, abraando ambas ou abraando a primeira e rejeitando a segunda. (HUNTINGTON, 1997, p. 86)

A intensificao do processo de globalizao colabora para o surgimento destes movimentos de resistncia cultural, pois torna mais intensa as relaes intercivilizacionais, colocando as diferenas culturais em confronto. Como os valores ocidentais so hegemnicos e elementos constituintes da expanso do capitalismo liberal, movimentos como o fundamentalismo surgem em civilizaes culturalmente bem distintas da ocidental como, por exemplo, a islmica. O fundamentalismo islmico no possui mais do que algumas dcadas. Claramente a intensificao da globalizao e com ela o contato entre a diversidade cultural, que possibilitou a sua existncia. Um dos mais antigos movimentos fundamentalistas sunitas surgiu na dcada de 1960, com a construo ideolgica de Sayyid Qutb. Segundo Peter Demant29:
Na Califrnia, Qutb se sentiu enojado frente sexualidade aberta da sociedade ocidental, humilhado pelo racismo no menos explcito (Qutb era pardo) e escandalizado pela simpatia para com o sionismo que ele encontrou em toda a parte. (DEMANT, 2004, p.205)

Os movimentos de cunho fundamentalista, construdos por processos similares, tiveram e continuam tendo grande influncia na regio que Huntington elenca como civilizao islmica.

28 29

IDEM. Demant, Peter. O mundo muulmano. So Paulo: Contexto, 2004.

10

Segundo Albert Hourani30, estes grupos estavam preparados para a violncia e o martrio e a mostra viva disso foi, segundo o mesmo autor, o fato de que:
Isso foi demonstrado quando membros de um deles assassinaram Sadat em 1981, e quando os Irmos Muulmanos na Sria tentaram derrubar o regime de Hafiz Al-Assad no ano seguinte. (HOURANI, 1994, p.443)

O aperfeioamento da tecnologia de transportes e comunicaes, juntamente com o afrouxamento das barreiras ideolgicas, foram capazes de produzir uma relao mais intensa entre as civilizaes. Tambm produziram, diante da rejeio de valores ocidentais como a democracia, o papel da mulher na sociedade, a sexualidade e outros, um imaginrio ocidental acerca da construo do que seja o isl, perante a dificuldade dos ocidentais de perceberem como que uma sociedade (ou civilizao segundo Huntington) pode rejeitar valores to obviamente sensatos luz de uma tica ocidental. Sobre o mesmo tema, trabalha com primazia Edward Said31, em Orientalismo o oriente como inveno do ocidente32. Uma das formas encontradas de defesa s ameaas de aculturao promovidas pela civilizao ocidental a acusao que recai sobre o ocidente a respeito do estado de estagnao econmica e de pobreza de alguns Estados islmicos. Em duas obras, Bernard Lewis aborda a temtica. Em A crise do isl33 possvel ler:
Quase todo muulmano afetado por pobreza e tirania. Ambos os problemas so atribudos, especialmente por aqueles interessados em desviar a ateno de si mesmos, aos Estados Unidos o primeiro, dominncia e explorao econmica norte-americanas, agora apenas superficialmente disfarada de globalizao; o segundo, ao apoio norte-americano a muitos dos chamados tiranos muulmanos que servem aos seus propsitos. (LEWIS, 2004, p.110)

Historicamente, segundo Bernard Lewis em O que deu errado no Oriente Mdio34, outras potncias ocidentais j foram culpadas pela percepo popular a respeito do fracasso do desenvolvimento social da regio. Este fato aponta para um padro de defesa da prpria cultura contra processos de aculturao vindos de regies mais desenvolvidas economicamente. Nesta obra o autor argumenta que:
30 31

Hourani, Albert. Uma histria dos povos rabes. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. Said, Edward. Orientalismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007. 32 Nesta obra, Said desmitifica a viso ocidental acerca do mundo islmico. uma obra muito interessante pois o seu argumento possui muita substncia e critica grandes nomes orientalistas, como por exemplo Bernard Lewis. No poupa tambm Samuel Huntington ao argumentar que o autor acredita que as civilizaes seriam compartimentos impermeveis cujos membros esto interessados no fundo em afastar os seus rivais. Said considera esta viso um absurdo, pois um dos grandes progressos na moderna teoria cultural a percepo, quase universalmente reconhecida, de que as culturas so hbridas e heterogneas. Apesar de reconhecer a grandiosidade da obra de Said, no acho que Huntington tenha colocado as suas idias exatamente desta forma. 33 Lewis, Bernard. A crise do isl: Guerra santa e terror profano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 34 Lewis, Bernard. O que deu errado no Oriente Mdio? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

11

O perodo da hegemonia francesa e britnica em grande parte do mundo rabe nos sculos XIX e XX produziu um bode expiatrio novo e mais plausvel o imperialismo ocidental. (...) (...) Mas o interldio anglo-francs foi relativamente breve e terminou meio sculo atrs; a mudana para o pior comeou muito tempo antes de sua chegada e no diminuiu aps a sua partida. Inevitavelmente, o papel que lhes cabia como viles foi assumido pelos Estados Unidos, juntamente com outros aspectos da liderana do ocidente. (LEWIS, 2002, p. 176, 177)

Os movimentos de resistncia esto claramente relacionados intensificao do processo de globalizao. Este processo ditado pela lgica ocidental de desenvolvimento e suas prticas polticoeconmicas, colocando em cheque instituies e costumes que so caros tradio cultural islmica. Sobre a hegemonia da civilizao ocidental e a sua capacidade de se impor sobre as demais civilizaes, Huntington35 considera que:
O ocidente est tentando e continuar a tentar manter sua posio de preeminncia e defender os seus interesses, definindo-os como os interesses da comunidade mundial. Esta expresso se tornou o substantivo coletivo eufemstico (substituindo o mundo livre) para dar legitimidade global s aes que refletem os interesses dos Estados Unidos e de outras potncias ocidentais. O ocidente est, por exemplo, tentando integrar as economias das sociedades no-ocidentais num sistema econmico global que dominado por ele. Atravs do FMI e de outras instituies econmicas internacionais, o ocidente promove seus interesses econmicos e impe a outras naes as polticas econmicas que ele considera apropriadas. (HUNTINGTON, 1997, p.228)

Segundo Bernard Lewis, a percepo da aculturao via modo de vida ocidental muito clara na sociedade rabe. O autor considera que a globalizao tornou-se um dos temas mais importantes na mdia rabe36 (p.110) sendo inclusive relacionado com a penetrao econmica norte-americana. Segundo o mesmo autor, a supremacia americana, como o Oriente Mdio a v, indica para onde dirigir a culpa e a hostilidade37 (p.110) Manuel Castells38 credita os movimentos de resistncia islmicos s recentes mudanas na organizao do Estado-nao, que, como vimos, esto correlatas ao processo de globalizao polticoeconmica:
Na verdade, a exploso dos movimentos islmicos parece estar relacionada tanto ruptura das sociedades tradicionais (inclusive o enfraquecimento do poder do clero tradicional) quanto ao fracasso do Estado-Nao, criado pelos movimentos nacionalistas com o objetivo de concluir o processo de modernizao, desenvolver a economia e/ou distribuir os benefcios do crescimento econmico entre a maioria da populao. (CASTELLS, 1999, p.33)
35 36

Huntington, Samuel. O choque das civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. Lewis, Bernard. A crise do isl: Guerra santa e terror profano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 37 IDEM. 38 Castells, Manuel. O poder da identidade. So Paulo: Paz e Terra, 1999.

12

Apesar de ter sido abordado at o momento apenas o movimento de resistncia islmico, outros movimentos que tem sua origem no seio de outras civilizaes definidas por Huntington, tambm so fortes e claramente produzidos ou intensificados pela fora da globalizao. O movimento islmico mais estudado pela sua grandiosidade e fartura de exemplos, motivada primeiramente pelo tamanho de sua populao, que supera um bilho de habitantes, como tambm pela quantidade de Estados que engloba, no norte da frica, Oriente Mdio, sia Central e Sudeste da sia. Movimentos como a Verdade Suprema no Japo,
no podem ser tratados apenas como um ato de alucinao coletiva, mas sim de uma manifestao hiperblica e amplificada de rebeldes com alto grau de escolaridade, manipulada pelo guru messinico, num misto de meditao e eletrnica, negcios e espiritualidade, poltica informacional e guerra tecnolgica. (CASTELLS, 1999, p.131)39

Estes movimentos visam contestar a atual ordem poltica, que se configura a partir do exerccio de uma hegemonia feito pela civilizao ocidental. Mesmo considerando que outros Estados incorporados a civilizao ocidental possam participar do exerccio desta hegemonia, plausvel admitir que o que ocorre uma reproduo da ordem imposta pelos Estados Unidos da Amrica, que acaba sendo a fora motriz das relaes de conflito do mundo contemporneo.

4- O fim da histria e a Nova ordem Mundial O fim da histria, que no uma idia original, veio tona novamente com o artigo que Francis Fukuyama escreveu para a revista The National Interest em 1989. Marx, Hegel e Kojeve, em perspectivas mais ou menos prximas do que Fukuyama problematiza, j haviam escrito sobre o assunto. A idia de Fukuyama40 se baseia em alguns princpios:
Surgiu no mundo todo um notvel consenso sobre a legitimidade da democracia liberal como sistema de governo, medida que ela conquistava ideologias rivais como a monarquia hereditria, o fascismo e, mais recentemente, o comunismo. (...) (...) a democracia liberal pode constituir o ponto final da evoluo ideolgica da humanidade e a forma final de governo humano, e como tal, constitui o fim da histria. (FUKUYAMA, 1992, p.11)

Sobre o papel da democracia liberal no mundo, Hobsbawn41 se questiona:


39 40

IDEM. Fukuyama, Francis. O fim da histria e o ltimo homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. 41 Hobsbawn, Eric. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007.

13

Qual o futuro da democracia liberal? No papel ele no parece muito desanimador. Exceto a teocracia islmica, j no h movimentos polticos poderosos que desafiem, em princpio, essa forma de governo e nada indica que isso venha a ocorrer no futuro imediato. (HOBSBAWN, 2007, p.113)

Fukuyama no se preocupa com o tipo de democracia que est presente como forma de governo na maioria das naes do mundo. As democracias so diferentes em sua essncia, mais ou menos inclusivas, mais ou menos legtimas e foram batizadas como poliarquias por Robert Dahl42. Este termo virou um chavo da cincia poltica que refere-se ao fato das democracias efetivamente existentes serem pobres aproximaes do ideal democrtico. Fukuyama43 considera as falhas do sistema democrtico:
(...) A democracia liberal estava aparentemente livre de contradies internas fundamentais. No significa que as democracias estveis atuais, como os Estados Unidos, a Frana ou a Sua, estejam isentas de injustias e de srios problemas sociais. Porm so problemas de implementao incompleta dos princpios de liberdade e igualdade, nos quais essas democracias se baseiam, e no oriundos de falhas nos prprios princpios. (FUKUYAMA, 1992, p.11)

Na sua obra O Fim da Histria, Fukuyama no considera que seja o fim da ocorrncia de eventos, nem dos fatos grandes e importantes, mas da histria como um processo nico, coerente e evolutivo44 (p.12), considerando a experincia de todos os povos em todos os tempos. Dois importantes sinais de que o fim da histria esteja ocorrendo so a fraqueza dos Estados no-liberais e a caducidade de teorias esquerdistas. Quanto ao segundo, o autor considera que
Na dcada de 50, quando o economista argentino Raul Prebicsh presidiu o Comit Econmico das Naes Unidas para a Amrica Latina, era moda atribuir o subdesenvolvimento no s da Amrica Latina mas do Terceiro Mundo principalmente ao sistema capitalista global. Argumentava-se que os iniciadores do sistema na Europa e nos Estados Unidos, haviam estruturado a economia mundial a seu favor, condenando os que viessem depois a posies dependentes como fornecedores de matria-prima. No comeo da dcada de 90 essa idia havia mudado completamente. (FUKUYAMA, 1992, p.72)

Assim como o socialismo e o intervencionismo eram considerados como componentes de uma frmula de fracasso econmico, os pases que experimentaram o colonialismo atribuam todo o problema do subdesenvolvimento colonizao, como se esta fosse um obstculo instransponvel. Os tigres asiticos, mesmo considerando que se localizavam em regies estratgicas para a lgica da Guerra Fria, seriam bons exemplos de superao das seqelas coloniais via liberalizao econmica.
42 43

Dahl, Robert. Poliarquia. So Paulo: Edusp, 2005. Fukuyama, Francis. O fim da histria e o ltimo homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. 44 IDEM.

14

De acordo tambm com o raciocnio de O Fim da Histria, com a prevalncia da democracia liberal, o que impera a racionalidade. Esta pode estar, por sua vez, a servio da construo de uma paz perptua45 como argumenta Fukuyama:
A necessidade de cooperao dos Estados democrticos no sentido de promover a democracia e a paz internacionais uma idia to antiga quanto o prprio liberalismo. A defesa de uma liga internacional de democracias governadas por um domnio da lei foi esboada por Immanuel Kant em seu famoso ensaio Paz perptua, bem como em sua idia para uma histria universal. Kant argumentou que os princpios auferidos quando o homem passou do estado da natureza para a sociedade civil, foram em grande parte anulados pelo Estado de guerra, prevalente entre as naes. (FUKUYAMA, 1992, p.339)

A guerra impediria o desenvolvimento pleno da natureza humana, no sendo, portanto, racional. A formao de blocos econmicos comerciais e zonas de desenvolvimento em conjunto, teoricamente, reforam a estabilidade regional. Uma guerra contra um vizinho democrtico e liberal pode significar uma crise econmica para ambos os pases envolvidos, dependendo do grau de entrelaamento econmico. Contudo, o liberalismo pode fabricar uma nova entidade poltica no mundo, que pode estar a servio da instabilidade poltica e de conflitos: os Estados fracos ou falidos. Em uma outra obra, Francis Fukuyama46 aborda esta temtica:
(...) Para as sociedades individuais e para a comunidade global, o enfraquecimento do Estado no um preldio para a utopia, mas para o desastre. Uma questo crtica enfrentada pelos pases pobres e que impede suas possibilidades de desenvolvimento econmico seu nvel inadequado de desenvolvimento institucional. (...) No sistema internacional, a estatidade tem se encontrado sob ataque e foi solapada por diversas razes. Em todo o mundo menos desenvolvido, os Estados so fracos e o fim da Guerra Fria levou ao surgimento de um grupo de Estados falidos e problemticos da Europa ao sul da sia. Estes Estados fracos tm representado ameaas ordem internacional porque constituem a fonte de conflitos e graves abusos de direitos humanos e porque se transformaram em locais de procriao de uma nova espcie de terrorismo que pode alcanar o mundo desenvolvido. (FUKUYAMA, 2005, p. 156) 5- O lugar comum de Huntington e Fukuyama na Nova Ordem Mundial

As relaes entre as foras hegemnicas da economia e poltica mundial que esto vinculadas globalizao e as sociedades que produzem os movimentos de resistncia cultural esto na raiz do raciocnio do choque das civilizaes. Aps o trmino da Guerra Fria, as barreiras ideolgicas foram suplantadas para o exerccio do pleno domnio do liberalismo econmico e de princpios democrticos, colocando em risco padres culturais ortodoxos vinculados a um modus vivendi cuja manuteno pode ser entendida como uma forma de perpetuao poltica. o embate entre o ditador e
45 46

IBIDEM Fukuyama, Francis. Construo de Estados. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

15

a democracia, entre o campo e a cidade, entre a famlia tradicional e a moderna, entre o modo de produo artesanal e industrial e entre a f e a cincia. O processo de globalizao serve ao raciocnio de Huntington como a fora motriz que propaga o embate entre o que o autor chamou de civilizao ocidental e as civilizaes mais ortodoxas, como a islmica. Fukuyama, por sua vez, entende que a globalizao contribuiu de forma decisiva para por um fim aos Estados no-democrticos e propor a democracia liberal como alternativa mais sensata ao desenvolvimento socioeconmico. Contudo, o autor do fim da histria v como ameaa paz o fundamentalismo religioso e o nacionalismo nos anos recentes. Segundo o autor47,
o recrudescimento da religio pode significar o desagrado com a falta de personalidade e vazio espiritual demonstrado pelo consumismo das sociedades liberais. A outra grande contradio potencial e no resolvida pelo liberalismo o nacionalismo e outras formas de conscincia racial e tnica. O nacionalismo esteve envolto nas causas das duas Grandes Guerras Mundiais e complicam a integrao regional do mundo moderno. (FUKUYAMA, 1989, p.16)

Assim, a intensificao da globalizao ocorrida a partir de 1991 contribui para que o exerccio da hegemonia americana e do dogma democrtico liberal, pudessem ser entendidos como elementos cruciais do tipo de conflito definido por Huntington como Choque das civilizaes. Ao mesmo tempo, o mesmo processo foi fundamental para que Fukuyama vislumbrasse o fim da histria, mediante a impossibilidade de que outro sistema poltico econmico surgisse paralelamente ao capitalismo liberal como uma alternativa plausvel. Os movimentos de resistncia cultural, que surgem a partir do embate cultural entre o ocidente e culturas pouco ou no ocidentalizadas, so as conseqncias do processo descrito por Huntington e que tiveram em 11 de Setembro de 2001 um dos seus exemplos mais emblemticos. A resistncia cultural, tambm para Fukuyama, a forma que se manifesta na Nova Ordem Mundial como conseqncia da globalizao e que impede a consolidao da Paz Perptua, como possvel vislumbrar no esquema abaixo: Modelo de afinidade entre as teorias do Choque das civilizaes e do Fim da histria
Animosidades entre grupos de civilizaes distintas suplantam a tradicional forma de conflito Terrorismo, distrbios civis Estados Fracos e Falidos

Fundamentalismo religioso e fortalecimento do nacionalismo

Movimentos de resistncia cultural


47

Fukuyama, Francis. The end of history? Chicago: National Interest, summer of 1989.

16

Exerccio da Hegemonia Americana, do liberalismo e do modo de vida Ocidental

Intensificao da Globalizao

O Choque das civilizaes de Samuel Huntington Fim da URSS

Popularizao da Internet

O Fim da Histria de Fukuyama

Avanos dos sistemas de Telecomunicaes

Fonte: Proposto pelos prprios autores Referncias Bibliogrficas Braudel, Fernand. Gramtica das civilizaes. So Paulo: Martins Fontes, 2004. Casanova, Pablo Gonzlez. Globalidade, neoliberalismo e democracia in Globalizao excludente. Petrpolis: Vozes, 2000. Castells, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 2003. Castells, Manuel. O poder da identidade. So Paulo: Paz e Terra, 1999. Chomsky, Noam. Contendo a democracia. Rio de Janeiro: Record, 2003. Dahl, Robert. Poliarquia. So Paulo: Edusp, 2005. Demant, Peter. O mundo muulmano. So Paulo: Contexto, 2004. Dupas, Gilberto. A nova doutrina de segurana internacional dos Estados Unidos e os impasses na governabilidade global in Os impasses da Globalizao, Rio de Janeiro, Editora Puc Rio, 2003. Fukuyama, Francis. O fim da histria e o ltimo homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. Fukuyama, Francis. Construo de Estados. Rio de Janeiro: Rocco, 2005 Fukuyama, Francis. The end of history? Chicago: National Interest, summer of 1989. Harvey, David. Condio ps-Moderna. So Paulo, Edies Loyola, 13 Ed., 2004. Hobsbawn, Eric. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007. Hourani, Albert. Uma histria dos povos rabes. So Paulo: Companhia das Letras, 1994.

17

Huntington, Samuel P. O choque das civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997 Kennedy, Paul. A ascenso e queda das grandes potncias transformao econmica e conflito militar de 1500-2000. Rio de Janeiro: Campus, 1989. Lewis, Bernard. A crise do isl: Guerra santa e terror profano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. Lewis, Bernard. O que deu errado no Oriente Mdio? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. Said, Edward. Orientalismo. So Paulo: Companhia das letras, 2007. Santos, Theotonio dos. Unipolaridade ou hegemonia compartilhada. in os impasses da Globalizao. So Paulo: Loyola, 2003.

You might also like