You are on page 1of 7

CONFORTO COM SEGURANA

CONFORTO COM SEGURANA

PPA - Portas e Portes Automticos Ltda.


Av. Labieno da Costa Machado n-7 3526 - Distrito Industrial CEP: 17.400-000 - Tel: (0**) 14 3407-1000 Gara/SP - Brasil

www.ppa.com.br
CD. P14433 - FORM. 150 - REV.: 1

*Fotos meramente ilustrativas

CONFORTO COM SEGURANA

CONFORTO COM SEGURANA

MANUAL TCNICO EURUS STEEL

PROCEDIMENTO PARA INSTALAO


Introduo: O perfeito funcionamento desse equipamento e garantia depende das instrues que constam neste manual. Aqui esto algumas das ferramentas necessrias para a montagem e instalao do equipamento.

FERRAMENTAS NDICE

Chave Canho Arco de Serra - Procedimento para instalao ........................................................ 02 - Ferramentas ................................................................................... 02 - Cuidados com o porto antes da automatizao ............................ 03 - Caractersticas tcnicas ................................................................. 03 - Procedimento de instalao do equipamento ................................. 04 - Fixando a cremalheira .................................................................... 05 - Sistema de destravamento ............................................................. 06 - Central Digital Microprocessada Facility Full .................................. 07 Caractersticas principais ....................................................... 07 Programando a central aps a instalao do motorredutor ..... 07 Luz de garagem ...................................................................... 08 Sinaleiro ................................................................................. 09 Programando somente a embreagem eletrnica(fora) ........... 09 Apagando todos os transmissores da memria ...................... 09 Configuraes dos jumpers .................................................... 10 Esquema de ligao ............................................................... 11 Termo de garantia ............................................................................. 12 Alicate

Chave de Fenda

Chave fixa Lpis Esquadro

Lixadeira Furaderia Mquina de Solda

Nvel Trena
Pgina 01

Martelo
Pgina 02

CONFORTO COM SEGURANA

CONFORTO COM SEGURANA

CUIDADOS COM O PORTO ANTES DA AUTOMATIZAO


Antes de adaptar a mquina ao porto, faa a verificao do deslizamento, seguindo essas instrues abaixo: 1 Passo: Movimente a folha do porto manualmente e observe o esforo exigido. Esse esforo deve ser mnimo. 2 Passo: Retorne a folha manualmente e confira se o esforo exercido foi igual ao da operao anterior. O porto dever ter uma estrutura resistente e, tanto quanto possvel, indeformvel. As roldanas devero ser de dimetro condizente com as dimenses do porto, estarem em perfeitas condies de rodagem e montadas de maneira que a folha do porto tenha estabilidade em todo seu deslocamento. Recomendamos roldanas com no mnimo 120mm de dimetro. As figuras ao lado representam os dois tipos utilizados de trilhos e roldanas. O sistema que usa seo reta (figura A - cantoneira) apresenta maior atrito e conseqentemente maior desgaste. J o de seo circular (figura B) permite um melhor deslocamento do porto e menor atrito para o automatizador. 3 Passo: Verifique se a folha do porto no emperra no movimento de abertura e fechamento. O trilho de deslizamento do porto dever ser perfeitamente retilneo, desobstrudo periodicamente de qualquer elemento ou sujeira que dificulte o deslizamento das roldanas em toda sua extenso, como mostra a figura ao lado: Observao: Esta informao de grande importncia, pois poder prejudicar a performance do automatizador.

PROCEDIMENTO DE INSTALAO DO EQUIPAMENTO


O perfeito funcionamento deste equipamento depende das instrues que constam neste manual. Para fixarmos o equipamento teremos que proceder da seguinte forma: 1 Passo: Verificar se o piso firme o suficiente para que possa ser parafusado o equipamento, de forma que ele fique nivelado e no haja possibilidade de acmulo de gua; 2 Passo: Caso o primeiro item no esteja de acordo com a exigncia, prover a confeco de uma base de concreto, seguindo as orientaes abaixo, como mostram as figuras; * A altura(h) da base deve ser suficiente para que ela seja assentada com 100mm acima do piso e 200mm abaixo do piso. * A distncia entre a base de concreto e a face da folha do porto dever ser de 20mm. Observe a figura 3. 3 Passo: Fixe a base de ao no motorredutor e parafuse. Coloque o equipamento sobre a base de concreto, a seguir coloque a cremalheira apoiada na engrenagem e encoste-a na folha do porto. 4 Passo: Faa a marcao dos furos da base de ao com a base de concreto, e fure-os de acordo com a medida da bucha(S12). 5 Passo: Fixe o equipamento com os parafusos 5/ 6 x3" usando as arruelas 3/8, mas no aperte definitivamente. 6 Passo: Coloque novamente a cremalheira sobre a engrenagem de maneira que a mesma fique engrenada e 100% encostada na folha do porto, verifique o alinhamento da mquina em relao a folha e ento faa o aperto definitivo dos parafusos.

CARACTERSTICAS TCNICAS
Alimentao: .............................. 110V / 220V Freqncia: ....................................... 50/60Hz Potncia: ............................................. 1/2HP Rotao: .................. 1450(50Hz)/ 1750(60Hz) Reduo: ................................................. 30:1 Proteo: ............................................... IP 44 Manobras dia: ............................... 60 ciclos/h Capacitor: ........................................ 25uf 110v ....................................................... 12uf 220v Isolao: ...................................................... F Dimenses da Embalagem:260 x 240 x 317 mm Peso do automatizador: ........................... 9Kg Peso mximo do porto: ...................... 600Kg
Pgina 03

Pgina 04

CONFORTO COM SEGURANA

CONFORTO COM SEGURANA

FIXANDO A CREMALHEIRA
1 Passo: Coloque a mquina no modo manual, abra totalmente o porto,coloque a cremalheira sobre a engrenagem de maneira que a mesma fique com uma folga de 2mm entre os dentes, e faa a fixao na folha a cada 30 ou 40 cm com solda ou parafuso, em toda a extenso da folha do porto. Observao: Caso a folha do porto esteja empenada prover calos para garantir o alinhamento da cremalheira, h casos em que a cremalheira dever passar do comprimento da folha, caso acontea prover uma mo francesa para que a mesma no pule os dentes na partida da mquina. 2 Passo: Alimente a central com 220v, conforme a voltagem do equipamento, para fazer a gravao dos DETALHE DA MO FRANCESA controles conforme descrito nesse manual. Com o porto no manual, coloque a folha no meio do curso e passe o equipamento para o modo automtico. Desligue a energia momentaneamente e ligue-a novamente; acione o controle e verifique se o porto abre obedecendo o comando. Se o porto abrir, indicar que o sentido de rotao est correto, caso isto no ocorra, inverta os fios preto e vermelho do motor. 3 Passo: Fixao dos Ims - com o porto fechado, coloque o suporte do im posicionado de frente com o REED, abra o porto at o final e coloque o outro im de frente com o REED. Ligue o motor e faa o teste final, observando se os REEDs esto desligando corretamente, caso haja necessidade inverta o conector da placa. Depois de fixados os suportes dos ms, faa os ajustes finos e se necessrio utilize a abertura que existe no suporte do m para deslocar o mesmo de posio, conforme ilustra a figura abaixo.

SISTEMA DE DESTRAVAMENTO
Em caso de queda de energia eltrica, o equipamento possui um sistema de destravamento que permite o porto trabalhar manualmente. Para isso siga atentamente as orientaes abaixo: 1 Passo: Desencaixe a tampa do destravamento. 2 Passo: Introduza a chave do destravamento no orifcio e gire-a no sentido anti-horrio. 3 Passo: Empurre a alavanca do destravamento, conforme a figura abaixo, para liberar o destravamento da mquina.

Pgina 05

Pgina 06

CONFORTO COM SEGURANA

CONFORTO COM SEGURANA

CENTRAL DIGITAL MICROPROCESSADA FACILITY FULL Caractersticas principais:


1. Microcontrolador com tecnologia Motorola. Mdulo receptor RF 433,92MHz interno. 2. Code learning aprende at 63 transmissores diferentes e independentes dos botes. 3. Memorizao automtica do percurso de abertura / fechamento (A/F) + 2 seg. (Fbrica = 30segundos / Mximo = 10min). 4. Seleo do modo automtico ou modo semi-automtico, atravs do transmissor (Fbrica = semi-automtico). 5. Programao do tempo de Pausa para fechamento automtico, atravs do transmissor (Mximo = 4min). 6. Ajuste da embreagem eletrnica (Fora), atravs do transmissor (Fbrica = mximo). 7. Comando para apagar todos os transmissores, atravs do transmissor. 8. Entrada para receptor avulso. 9. Reverso automtica (abertura) na falta do Fim de Curso de Fechamento. 10. Reverso automtica (abertura) pelo sensoriamento do motor (mdulo de antiesmagamento opcional entrada SCM). 11. Botoeira incorporada. 12. Sada para acionar luz de garagem ou sinaleiro (mdulo opcional entrada LGS). 13. Partida suave e Freio eletrnico; 14. Sada para acionar Trava-Eletromagntica (mdulo opcional entrada TRV). 15. Entrada para Fotoclula.

6. O led SN comea a piscar como um relgio, a cada 1 seg, e fica aguardando ser programado o modo automtico ou semi-automtico: Modo Semi-Automtico: Depois de aberto o porto s fechar se houver outro comando do controle remoto, pressionar e liberar boto direito. Modo Automtico: Quando enviado o comando para abrir o porto, fechar automaticamente, o tempo de pausa deve ser programado, pressionar boto esquerdo e contar os segundos pelo relgio para temporizar a Pausa e em seguida liberar boto. 7. O porto comea a entrar em ciclo de fechamento e abertura continuamente e fica aguardando ser programada a fora do motor (embreagem eletrnica), essa fora deve ser verificada tentando-se segurar o porto, para diminuir ou aumentar a fora exercida pelo motor deve-se proceder da seguinte forma.

Programando a Central aps a Instalao do Motorredutor


O porto dever estar aberto, isto , os fins de curso no devem coincidir com os ms. Localize na placa Facility o jumper PROG, fecheo para iniciar o modo de programao e siga os passos abaixo para gravar os controles remotos: 1. Mantenha pressionado o boto do transmissor que deseja gravar. 2. Localize o boto TX da central Facility (observe o diagrama do Esquema Eltrico), pressione e libere o boto (o led SN deve piscar durante a gravao). 3. Libere o boto do transmissor. Obs.: Para gravar outros botes, repita os itens anteriores (1 3). Para entrar no modo de programao manual e siga o processo seguinte. 4. Pressione simultaneamente os dois botes do transmissor (gravado) 1 nica vez, em seguida libere-os (o led SN pisca), aguarde 5 segundos para a central entrar em modo de programao automtica. 5. O porto fechar at encontrar o FCF (Fim de Curso de Fechamento) e comea a abrir memorizando o tempo de percurso at encontrar o FCA (Fim de Curso de Abertura). O tempo A/F (Abertura e Fechamento) + 2 segundos gravado na memria.
Pgina 07

7.1 - Diminuir fora -> pressionar e liberar boto esquerdo, verifique novamente a fora, se necessrio v pressionando o boto at ajust-lo como deseja. 7.2 - Aumentar fora -> se necessrio aumentar a fora, v pressionando o boto direito at o ajuste desejado. 8 - Quando a fora desejada for selecionada, pressionar os dois botes simultaneamente e em seguida libere-os, o porto ser desligado e a fora selecionada ser gravada na memria. 9 - O led SN comea a piscar como um relgio, a cada 1 seg, e fica aguardando ser programado a sada para luz de garagem ou sinaleiro:

Luz de Garagem:
A luz de garagem ficar ligada durante o movimento de abertura e fechamento do porto que ir desligar depois de um determinado tempo. Este tempo dever ser programado atravs do controle remoto da seguinte forma, pressionar o boto direito e contar os segundos pelo relgio para temporizar a luz de garagem para desligar.

Pgina 08

CONFORTO COM SEGURANA

CONFORTO COM SEGURANA

Sinaleiro:
O sinaleiro ficar ligado durante o movimento de abertura e fechamento do porto, que ir desligar imediatamente aps o fechamento do mesmo. Programe-o atravs do controle remoto pressionando o boto esquerdo. 10. Para finalizar a programao retire o jumper PROG (Observe a figura abaixo). Importante: Se o jumper PROG for retirado a central finalizar a programao automtica, mantendo as configuraes anteriores.

2. Pressionar os dois botes do transmissor gravado simultaneamente, 3 vezes seguidas, o led SN da Central pisca, aguarde 5 segundos. 3. O led SN ir piscar indicando que apagou todos os transmissores da memria. 4. Para finalizar a operao retire o jumper PROG.

Configuraes dos jumpers


Jumper 6050 (Seleciona freqncia da rede-eltrica). Aberto = 60Hz. Fechado = 50Hz. Jumper PS (Partida Suave). Aberto = ativada. Fechado = desativada. Jumper MODA (Comando na abertura do porto). Aberto = aceita comando durante abertura do porto. Fechado = no aceita comando durante abertura do porto. Jumper PROG (habilita programao da central). Aberto = modo usurio. Fechado = modo programao. Funes do led SN Piscando 1x = 60Hz. Piscando 2x = 50Hz. Piscando 3x = ciclo de abertura. Piscando 4x = ciclo de fechamento. Piscando a cada 1segundo = temporizando Pausa p/ fechamento automtico. Aceso = Quando porto aberto e fotoclula interrompida (obstruo).

Programando somente a embreagem eletrnica(FORA)


O porto dever estar aberto, isto , os fins de curso no devem coincidir com os ms. 1. Fechar jumper PROG na central Facility. 2. Pressionar os 2 botes do transmissor (gravado) simultaneamente 2 vezes e em seguida liber-los (o led SN pisca *Leia a observao no fim do manual). 3. Aguardar 5 segundos, o porto deve abrir e fechar. porto ser inicializado com fora mxima. O porto deve entrar em ciclo de fechamento e abertura continuamente e aguardar ser programada a fora do motor (embreagem eletrnica). Para determinar a fora do motorredutor, tente segurar o porto, observe a fora empregada e regule da seguinte forma: Diminuir fora Aumentar fora -> pressionar e liberar boto esquerdo. -> pressionar e liberar boto direito.

5. Quando a fora desejada for selecionada, pressionar os dois botes e em seguida liber-los, o porto ser desligado e a fora selecionada ser gravada na memria. 6. Para finalizar a operao retire o jumper PROG.

Apagando todos os transmissores da memria


O porto dever estar aberto, isto , os fins de curso no devem coincidir com os ms. 1. Fechar jumper PROG na Central Facility.
Pgina 09 Pgina 10

CONFORTO COM SEGURANA

CONFORTO COM SEGURANA

ESQUEMA DE LIGAO

TERMO DE GARANTIA
MOTOPPAR - Indstria e Comrcio de Automatizadores Ltda., Localizada na Avenida Dr. Labieno da Costa Machado, n 3526, Distrito Industrial, Gara/SP, CEP 17.400-000, CNPJ 52.605.821/0001-55, IE 315.011.558.113 garante este aparelho contra defeitos de projetos, fabricao, montagem e/ou solidariamente em decorrncia de vcios de qualidade do material que o torne imprprio ou inadequado ao consumo a que se destina pelo prazo legal de 90( noventa ) dias da data da aquisio, desde que observadas as orientaes de instalao descritas no manual do usurio. Em caso de defeito, no perodo de garantia, a responsabilidade da PPA fica restrita ao conserto ou substituio do aparelho de sua fabricao. Por consequncia da credibilidade e da confiana depositada nos produtos PPA, acrescemos ao prazo acima mais 275 dias, atingindo o total de 1 (um) ano, igualmente contato da data de aquisio a ser comprovada pelo consumidor atravs do comprovante de compra. No tempo adicional de 275 dias, somente sero cobradas as visitas e os transportes. Nas localidades onde no existam servios autorizados, as despesas de transportes do aparelho e/ou tcnico correm por conta do proprietrio consumidor. A substituio ou conserto do equipamento no prorroga o prazo de garantia. Esta garantia perder seus efeitos se o produto: - Sofrer danos provocados por acidentes ou agentes da natureza, tais como, raios, inundaes, desabamentos, etc.. - For instalado em rede eltrica imprpria ou mesmo em desacordo com quaisquer das instrues de instalao exposta no manual; - No for empregado ao fim que se destina; - No for utilizado em condies normais; - Sofrer danos provocados por acessrios ou equipamentos acoplados ao produto. Recomendao: Recomendamos a instalao pelo servio tcnico autorizado. A instalao por outrem implicar em excluso da garantia em decorrncia de defeitos causados pela instalao inadequada. Somente tcnico autorizado PPA est habilitado a abrir, remover, substituir peas ou componentes, bem como reparar os defeitos cobertos pela garantia, sendo que, a no observao deste e qualquer utilizao de peas no originais constatadas no uso, acarretar a renncia deste termo por parte do consumidor. Caso o produto apresente defeito procure o Servio Tcnico Autorizado. Comprador: ____________________________________________ Endereo: ______________________________________________ Bairro: _________________ CEP: _________________________ Revendedor: ___________________________________________ Fone: __________________ Data da Venda: _________________ Identificao do Produto: _________________________________

Pgina 11

Pgina 12

You might also like