You are on page 1of 13

Contribuies do funcionalismo para as prticas de anlise lingustica Functionalism contributions to the linguistic analysis practice Ttulo resumido: Funcionalismo

e anlise lingustica AUTOR

Resumo: Este artigo discute alguns postulados bsicos do funcionalismo e algumas implicaes dessa abordagem no processo de ensino e de aprendizagem da lngua portuguesa. Ilustram-se as reflexes com algumas propostas de anlise lingustica do gnero receita culinria, destinadas a alunos do Ensino Fundamental (8 e 9 anos), as quais se encontram fundamentadas em um dos temas centrais do funcionalismo: a iconicidade. As discusses apontam que, no esteio do conceito de iconicidade sugerido pelo funcionalismo, as atividades de anlise lingustica em sala de aula de lngua materna contribuem para demonstrar ao aluno que o autor realiza escolhas lexicais e estruturais de acordo com seus propsitos comunicativos, no caso da receita culinria, o de ensinar o interlocutor a preparar um prato culinrio. Palavras-chave: Funcionalismo; iconicidade; gnero receita culinria; ensino fundamental. Abstract: This article discusses some basic assumptions of functionalism and some implications of this approach in the Portuguese teaching and learning progress. Reflections are illustrated with some proposals for linguistic analysis of the recipe genre, aimed at elementary school students (8 and 9 years), which are based on one of the central themes of functionalism: iconicity. The discussions indicate that, in the mainstay of the concept of iconicity suggested by functionalism, the activities of linguistic analysis in classroom contribute to the student to demonstrate that the author performs lexical and structural choices according to their communicative purposes, in the case of recipe, to teach the interlocutor to prepare a culinary dish. Keywords: Functionalism; iconicity; cooking recipe genre; elementary school.

Introduo Ao conceber a linguagem como instrumento de interao social entre seres humanos (DIK, 1989), o funcionalismo constitui-se como uma teoria lingustica que, ao contrrio das abordagens formalistas, preocupa-se em pr em exame os vnculos entre as estruturas lingusticas e os contextos em que elas se realizam. Como essa teoria trata no apenas dos constituintes que se limitam sentena, mas chegam anlise da instncia textual, diversos linguistas e linguistas aplicados (OLIVEIRA; CEZARIO, 2007; NEVES, 2003; FURTADO DA CUNHA; TAVARES, 2007; ANTONIO, 2005) sugerem procedimentos metodolgicos de cunho funcionalista para o tratamento da gramtica em sala de aula, isto , procedimentos de anlise e reflexo lingustica que

privilegiam as funes exercidas pelos elementos gramaticais no contexto comunicativo, portanto em textos orais e escritos, no contnuo da diversidade de gneros textuais. Nessa perspectiva, objetivamos neste artigo recuperar alguns pressupostos bsicos da abordagem funcionalista e discutir algumas implicaes dessa abordagem no processo de ensino e de aprendizagem da lngua portuguesa. Ilustramos nossas reflexes, tomando o gnero textual receita culinria, a partir do qual elencamos e comentamos algumas alternativas de atividades de anlise lingustica1 para alunos do Ensino Fundamental (8 e 9 anos), as quais se encontram fundamentadas em um dos temas centrais do funcionalismo: a iconicidade. Partimos do princpio de que se o objetivo precpuo das aulas de lngua portuguesa tornar o aluno um usurio competente da lngua, ampliando suas possibilidades de participao social no exerccio da cidadania (BRASIL, 1998), no podemos mais lhe proporcionar exerccios gramaticais isolados, distantes da situao de uso, mas precisamos lhe oferecer atividades contextualizadas que instiguem e desafiem seu esprito crtico, criativo e reflexivo no que diz respeito aos fenmenos que emergem no uso da lngua no dia a dia. O funcionalismo lingustico e suas implicaes para o ensino da lngua materna Podem-se constatar duas tendncias antagnicas no campo dos estudos da linguagem: a formalista representada pelo descritivismo americano e pelos diversos modelos do gerativismo que tem como foco a forma lingustica, e a funcionalista, que rene vrias linhas que tm em comum o fato de privilegiar a funo exercida pelas formas lingusticas na comunicao. A tendncia formalista, herdando a concepo saussuriana de linguagem, privilegia a viso de lngua como sistema, ou seja, como um conjunto cujos elementos se estruturam num todo organizado (MARTELOTTA; AREAS, 2003, p.17). Dessa forma, os formalistas buscam estudar a rede de dependncias internas em que se estruturam os elementos lingusticos, excluindo os aspectos de ordem pragmtico-discursiva inerentes situao comunicativa real. Por outro lado, o funcionalismo observa a lngua do ponto de vista do contexto da situao extralingustica o propsito comunicativo, os participantes, o contexto discursivo, concebendo-a, desse modo, como uma estrutura malevel, sujeita a presses oriundas das diferentes situaes comunicativas, que ajudam a determinar sua estrutura gramatical (MARTELOTTA; AREAS, 2003, p.20). Por considerar o uso das expresses lingusticas na
1

Expresso cunhada por Geraldi (1984), na obra O texto na sala de aula, para fazer referncia aos estudos gramaticais feitos a partir do texto, o que evidencia uma abordagem de construo e reflexo sobre os fenmenos lingusticos, no devendo, portanto, ser confundida com o ensino tradicional de gramtica.

comunicao, a anlise lingustica de base funcional pressupe, ento, uma certa pragmatizao do componente sinttico-semntico do modelo lingustico (NEVES, 1994, p.113). Diversos artigos e ensaios, como de Borges Neto (2004) e Rajagopalan (2004), procuram definir esses modelos, levantar semelhanas e diferenas entre eles, eleger vantagens e desvantagens de cada um deles no rol dos estudos lingusticos atuais, bem como elencar suas possveis contribuies para as prticas de ensino e aprendizagem da lngua materna. Nesse sentido, Borges Neto (2004), adepto do formalismo, ilustra com uma metfora interessante as diferenas entre essa abordagem e o funcionalismo, a qual gostaramos de recuperar nesta discusso. Para esse autor, o conflito pode ser comparado com a questo de se saber a origem da forma da lmina do machado. Um funcionalista explica que a lmina do machado tem a forma que tem porque se destina ao corte de madeira, ou seja, a funo cortar madeira que determina o formato da lmina. Supe-se, assim, que o primata ancestral, necessitando cortar um pedao de madeira, procurou um material com caractersticas adequadas tarefa. Ao achar uma pedra em forma de cunha, constatou que essa forma seria a adequada e criou o primeiro machado. J um formalista explica que por ter a forma de cunha que o machado serve para cortar madeira. Assim, o primata ancestral deve ter percebido que as pedras em forma de cunha eram adequadas no s para separar a pele dos animais caados, quebrar castanhas ou moer alimentos, mas tambm para o corte de madeira, emergindo, portanto, das funes a forma do machado. Borges Neto conclui que na lingustica, a questo semelhante: a linguagem tem a forma que tem porque determinada por suas funes? Ou suas funes que so permitidas pela forma? (2004, p.15). Respondendo questo, o estudioso da linguagem de filiao formalista sustenta que so as formas lingusticas que determinam as funes. J o linguista funcionalista defende que as expresses lingusticas so modeladas pelas determinaes pragmticas da interao comunicativa, ou seja, pela multiplicidade funcional da linguagem. Sem pretenso de arrolar argumentos para instigar a polmica, Rajagopalan, partidrio do funcionalismo, reconhece que a questo mais de ordem scio-poltica, de momento histrico, do que de ordem epistemolgica:
importante entender como o debate sobre a pergunta: O que vem primeiro: a forma ou a funo? acaba se transformando numa questo poltica. No campo da lingustica, os atuais formalistas so aqueles que pleiteiam, de forma intransigente, a autonomia da sintaxe, da mesma forma que os funcionalistas, com igual paixo e intransigncia, apostam na impossibilidade de sustentar a tese da autonomia (2004, p.29).

Para o autor, no possvel arguir em defesa de um ou de outro lado, como se forma e funo fossem incompatveis: O que importante perceber neste caso que a forma necessariamente evoca a ideia de funo e vice versa (...) a forma e a funo so atributos inalienveis de qualquer sistema (RAJAGOPALAN, 2004, p.27-28). No entanto, ao aproximar a lingustica da prtica cotidiana da sala de aula, Neves (2003), Furtado da Cunha e Tavares (2007), Oliveira e Cezario (2007) afirmam que so os constructos tericos de origem funcionalista que podem oferecer contribuies mais significativas para o tratamento dos aspectos gramaticais da lngua portuguesa. Neves (1994) ressalta que o que caracteriza a concepo de linguagem defendida pela abordagem funcionalista sua natureza no somente funcional, mas tambm dinmica, uma vez que reconhece, na instabilidade da relao entre estrutura e funo, a fora dinmica que est por detrs do constante desenvolvimento da linguagem (p.126). Assim sendo, o funcionalismo contribui para uma percepo mais ampla acerca do fenmeno lingustico, ao privilegiar a atividade lingustica real e autntica, com textos produzidos em situaes cotidianas orais ou escritas diferentemente da abordagem formalista, que focaliza to-somente a prpria estrutura lingustica, desvinculada de todas as influncias que cercam sua produo e recepo. Tambm, Furtado da Cunha e Tavares destacam a necessidade de um ensino de lngua que leve em conta o funcionamento da lngua nas interaes comunicativas:
A lngua determinada pelas situaes de comunicao real, em que falantes reais interagem e, consequentemente, seu estudo no pode se resumir anlise de sua forma, j que essa forma est relacionada a um significado e a servio do propsito pelo qual utilizada, o que depende de cada contexto especfico de interao (2007, p. 157).

Definir o funcionalismo tarefa complexa, conforme explica Neves (1997), visto que as vrias abordagens consideradas funcionalistas no so, em geral, identificveis por rtulos tericos, mas por meio dos nomes dos tericos que as desenvolveram. Ela ainda acrescenta que, segundo Nichols (1984), h um funcionalismo conservador, um funcionalismo extremado e um funcionalismo moderado:
O tipo conservador apenas aponta a inadequao do formalismo ou do estruturalismo, sem propor uma anlise da estrutura. O tipo moderado no apenas aponta essa inadequao, mas vai alm, propondo uma anlise funcionalista da estrutura. O funcionalismo extremado nega a realidade da estrutura como estrutura, e considera que as regras se baseiam internamente na funo, no havendo, pois, restries sintticas (NEVES, 1997, p.55 - 56).

Sintetizando o pensamento bsico das teorias funcionalistas, Neves (1997) esclarece que qualquer uma das abordagens funcionalistas tem como preocupao bsica examinar o modo

como os usurios da lngua se comunicam eficientemente, pondo-se sob exame a competncia comunicativa, expresso utilizada por Hymes (1974), para fazer referncia capacidade que os indivduos tm no apenas de codificar e decodificar expresses, mas tambm de usar e interpretar essas expresses de uma maneira interacionalmente satisfatria (NEVES, 1997, p.15). Neste trabalho, focalizamos um dos principais centrais do funcionalismo: a iconicidade, definida como a correlao natural e motivada entre forma e funo, ou seja, entre o cdigo lingustico e o contedo (NEVES, 1997; FURTADO DA CUNHA et al., 2003; FURTADO DA CUNHA, 2008) questionando, desse modo, o dogma da arbitrariedade, proposto pela lingustica estrutural, que dissocia no signo lingustico, o significante daquilo que ele evoca conceptualmente, o significado. O princpio da iconicidade, ou da motivao lingustica, desdobra-se em trs subprincpios, os quais so apresentados por Givn na obra Syntax I (1984). constituintes da expresso e do contedo e ordenao linear dos segmentos. De acordo com o subprincpio da quantidade, quanto maior o volume de informao, maior a quantidade de forma, de tal maneira que a estrutura da construo gramatical sugere a estrutura do conceito que ela expressa. No exemplo a seguir, a repetio do verbo cavar fornece evidncia favorvel a esse subprincpio:
O socorro Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profisso - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distrao do ofcio que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e no conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que, sozinho, no conseguiria sair. Gritou. Ningum atendeu. Gritou mais forte. Ningum veio.Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado (...) (FERNANDES, Millr. Fbulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nrdica, 1991)

Esses

subprincpios relacionam-se quantidade de informaes, ao grau de integrao dos

No incio do texto, o narrador usa uma quantidade maior de formas lingusticas (repete trs vezes o verbo cavar) para reforar a ao iterativa de cavar e a quantidade de tempo que o personagem levou para cavar, refletindo uma relao motivada entre o significado (quantidade/tempo relacionados ao verbo cavar) e a forma (repetio do verbo que expressa a ao de cavar). A atuao desse subprincpio pode ser observada tambm, segundo Furtado da Cunha (2008), na extenso das palavras: palavras derivadas, mais extensas, veiculam uma maior quantidade de informaes conceituais em comparao com as palavras de que se originam. o que se pode perceber nas palavras coveiro, enrouquecer e esbravejar que

apresentam um volume maior de forma em comparao com as palavras primitivas (cova, rouco, bravo), j que veiculam uma maior quantidade de informao: coveiro, por exemplo, o indivduo que abre covas para enterrar os mortos, sendo uma expresso mais complexa que a palavra primitiva. O princpio da iconicidade relaciona-se tambm ordem dos segmentos no encadeamento sinttico. Tomando-se o exemplo anterior, pode-se perceber que a disposio das oraes do texto narrativo reflete a sequncia temporal em que as aes ocorreram: primeiro o personagem cavou, depois percebeu que cavou demais, em seguida tentou sair da cova e no conseguiu, na sequncia percebeu que no conseguiria sair sozinho, gritou, gritou mais forte, enrouqueceu de gritar, etc.. Essas oraes no poderiam ser postas em posies diferentes daquelas em que se encontram, j que inverses provocariam um desordenamento das ideias. Ainda, segundo o subprincpio da ordenao linear, a informao mais urgente, previsvel e imprescindvel tende a ocupar o primeiro lugar da cadeia sinttica, de maneira que a ordenao dos elementos no enunciado indica a sua ordem de importncia para o falante (FURTADO DA CUNHA et al., 2003). Podem-se citar, como exemplo, os textos instrucionais, nos quais os verbos, que expressam as aes a serem desenvolvidas, normalmente so o elemento inicial nas sentenas, pois demandam maior ateno no fluxo discursivo. O subprincpio da integrao prev que os contedos que esto mais prximos no plano mental so colocados juntos sintaticamente no ato comunicativo. Wilson e Martelotta (2008) explicam isso lembrando o fato de os adjetivos estarem sempre ao lado dos substantivos a que se referem, como no sintagma nominal cala curta. Ao pensarmos na entidade cala, imediatamente acionamos suas caractersticas inerentes, como seu tamanho. Se os conceitos entidade e tamanho esto prximos no sentido, no estranho que se mantenham lado a lado na frase. Ampliando a discusso sobre o princpio da iconicidade, Oliveira e Cezario esclarecem que no queremos dizer que no haja arbitrariedade lingustica, mas sim que, ao produzir uma situao discursiva, fazemos escolhas lexicais e estruturais de acordo com os nossos objetivos para tentarmos conseguir sucesso na comunicao (2007, p.97). Exemplificando a questo, as autoras mencionam os textos argumentativos em que o autor, para defender o seu ponto de vista e convencer o interlocutor, precisa valer-se de muitos e bons argumentos, e as narrativas de viagens que so ricas em detalhes e apresentam uma forte adjetivao para que o interlocutor faa um quadro mental mais prximo da realidade experienciada pelo locutor. A questo da iconicidade contribui, ento, para que possamos perceber que o usurio da lngua, em qualquer manifestao lingustica, oral ou escrita, compe seu discurso considerando
6

as diversas finalidades ou propsitos comunicativos, ou seja, h motivao para a forma de um texto ser do jeito que (OLIVEIRA; CEZARIO, 2007, p.11). Nas situaes de ensino e aprendizagem da lngua, o professor, lanando mo dos estudos a respeito de iconicidade, pode encontrar alternativas mais eficazes e criativas para o tratamento da gramtica nas aulas de lngua portuguesa nos nveis fundamental e mdio, propiciando uma aproximao mais positiva entre o aluno e a lngua. Para isso, conforme apontam Furtado da Cunha e Tavares (2007), a anlise e reflexo dos tpicos gramaticais deve se dar em textos orais e escritos, de gneros variados, pois eles representam em si o objeto mais apropriado para o estudo da lngua. A gramtica existe somente quando utilizada, uma vez que as relaes entre formas e funes gramaticais dependem da gama de fatores que interferem a cada interao comunicativa oral e escrita (p.157). Na mesma linha de raciocnio, Decat (2008) destaca a necessidade de uma abordagem funcionalista para o estudo dos processos da lngua em uso, considerando a variabilidade da lngua e a variabilidade dos textos, no contnuo dos gneros textuais. Ao comungar da ideia de Givn (1984) de que as propriedades sintticas emergem do discurso, a autora defende a indissociabilidade entre a forma e as funes discursivo-pragmticas exigidas pelos gneros. Nesse sentido, de suma importncia que o tratamento dos tpicos gramaticais nas aulas de lngua portuguesa encontre-se relacionado ao estudo de gneros textuais para que, assim, o aluno apreenda a funo que os vrios recursos do sistema formal da lngua assumem na comunicao discursiva e, desse modo, passe a utiliz-los com maior eficincia. O gnero receita culinria na sala de aula: algumas alternativas luz do funcionalismo Discorremos nesta seo acerca de algumas possibilidades de prticas de anlise lingustica com o gnero receita culinria com alunos das sries finais do Ensino Fundamental (8 e 9 anos), tendo em vista as contribuies da abordagem funcionalista de linguagem. A receita culinria uma manifestao do tipo textual injuntivo, prprio ao estabelecimento de orientaes, regras e ordens (DECAT, 2008). Caracterizando a dimenso social do gnero, constata-se que o autor (algumas vezes no identificado e outras vezes, um especialista) uma pessoa que sabe preparar determinado alimento e pretende ensinar como faz-lo; o leitor algum que deseja aprender a fazer o alimento; a finalidade levar o destinatrio ou cozinheiro a obter sucesso no preparo de um prato culinrio; tem-se como local de publicao os jornais e revistas, os sites, os livros e cadernos de receitas e embalagens de produtos. Quanto aos aspectos composicionais, constata-se que o gnero receita culinria apresenta: o nome da receita a ser preparada, a lista de ingredientes (escrita na vertical) e o

modo de fazer (escrita na horizontal), contendo a sequncia dos procedimentos que devem ser seguidos no preparo do alimento. Essa estrutura bsica pode apresentar variaes, por exemplo, no caso de receitas que apresentam o nome e um nico agrupamento que contm o modo de fazer e os ingredientes. Selecionamos a seguir a receita Pav delicioso, retirado de um caderno pessoal de receitas, para a qual elencamos algumas atividades de anlise lingustica:
Pav delicioso Ingredientes 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 3 latas de leite condensado 8 colheres (sopa) de achocolatado 1 pacote de biscoito doce quebrados grosseiramente acar de confeiteiro Modo de preparo Unte uma assadeira retangular (40 cm X 34 cm) com manteiga ou margarina. Em uma panela em fogo mdio, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, 3 latas de leite condensado e 8 colheres (sopa) de achocolatado. Aumente o fogo e mexa, mexa, mexa... at soltar do fundo da panela (+/- 15 minutos). Abaixe o fogo. Salpique os biscoitos quebrados. Misture. Desligue o fogo. Despeje tudo na assadeira untada. Deixe esfriar. Depois de frio, corte em quadrados do tamanho desejado. Passe no acar de confeiteiro. ATIVIDADES: - Observando os ingredientes do Pav delicioso, pode-se dizer que a ordenao dos itens obedece a algum critrio? Eles poderiam ser expostos de outra maneira? Comente. - E quanto ao modo de preparo, as oraes so ordenadas de modo aleatrio ou obedecem a algum critrio? Justifique. - O que predomina no desenvolvimento das instrues: perodos simples ou perodos compostos? Por qu? - Percebe-se que os perodos que formam o modo de preparo so separados por pontos. Esses pontos so necessrios? Comente. - Quanto ao uso das formas verbais, observe: - Em que lugar da orao os verbos aparecem? Justifique sua resposta. - Por que razo o verbo mexer, encontra-se repetido trs vezes no modo de preparo?

Por meio dessas questes, torna-se possvel discutir com os alunos uma especificidade do gnero receita, que a iconicidade na organizao dos elementos da lista de ingredientes e das oraes do modo de preparo. Os ingredientes so expostos, no aleatoriamente, mas conforme a ordem de utilizao na montagem da receita: primeiro a manteiga, depois o leite

condensado, em seguida o achocolatado etc.. Do mesmo modo, a distribuio das oraes no texto reflete a sequncia cronolgica das aes descritas, correspondendo a cada etapa da receita e especificando, desse modo, a ordem de elaborao do alimento. Essa forma de organizao consiste numa facilidade para o leitor, contribuindo para que ele no se esquea de utilizar algum dos itens elencados, o que poderia ocasionar resultados inesperados na finalizao da receita. Ainda sobre o subprincpio da ordenao linear, a informao mais importante tende a ocupar o primeiro lugar da cadeia sinttica, de modo que a ordem dos elementos do enunciado revela a sua ordem de importncia para o falante (MARTELOTTA; AREAS, 2003). No caso da receita culinria, observa-se que no modo de preparo o emprego do verbo no incio das oraes tem motivao icnica: os verbos retratam as aes necessrias para a elaborao da iguaria e por isso ocupam a posio inicial na orao. Por fora da funo instrucional a que se presta o gnero, as formas verbais em Pav delicioso aparecem no modo imperativo, procurando, assim, direcionar as aes do interlocutor para prepar-lo (DECAT, 2008; PISCIOTTA, 2001). Ainda no tocante aos verbos, nota-se a repetio da estrutura mexa, mexa, mexa, no modo de preparo refletindo a atuao do subprincpio da quantidade que revela o desejo do autor de expressar a necessidade de que a ao seja realizada de modo intensivo e iterativo. Saliente-se ainda que em Pav delicioso, como nas demais receitas culinrias, predominam os perodos simples, materializados pelas chamadas oraes absolutas, sendo que cada perodo, separado do outro por ponto, indica uma etapa do processo de preparo do prato.
O que predominam na receita Pav delicioso: substantivos concretos ou substantivos abstratos? Essa predominncia se aplica a outras receitas culinrias? Comente. Voc deve ter percebido que na lista de ingredientes e no modo de preparo da receita Pav delicioso, encontramos somente substantivos comuns aqueles que se aplicam a qualquer elemento de uma classe. No entanto, em embalagens de produtos alimentcios, como de farinha de trigo, fermento em p, amido de milho, podemos encontrar alguns substantivos prprios. Por qu? Na maioria das gramticas escolares, os adjetivos so definidos como palavras que qualificam os substantivos. Discuta a validade desse conceito, analisando os adjetivos que aparecem na receita Pav delicioso. Observe um caderno (ou um site) de receitas culinrias e faa um levantamento dos adjetivos e locues adjetivas que aparecem nesse gnero textual. Verifique se esses adjetivos qualificam os substantivos, ou seja, atribuem uma qualidade, ou se classificam os substantivos Nome da receita Ex: Rocambole Adjetivos qualificadores Fcil ( fcil de fazer!) Adjetivos classificadores

Os adjetivos podem ser intensificados por meio de um sufixo ou por meio da anteposio de um advrbio (por exemplo: muito, bem). Verifique quais adjetivos do exerccio anterior podem ser intensificados. Observando a receita Pav delicioso e outras que voc pesquisou, discuta: qual a importncia dos adjetivos qualificadores e dos adjetivos classificadores nas receitas culinrias? Que tipo de adjetivos predomina nas receitas culinrias?

A partir da discusso a respeito da iconicidade, a abordagem das classes de palavras, tratadas na escola como compartimentos estanques, sem vinculao com a situao comunicativa, pode ganhar contornos mais significativos, ao se analisar o comportamento das categorias gramaticais no uso comunicativo, inseridas em um gnero textual. Desse modo, tomando-se as propriedades semnticas dos substantivos, pode-se debater que as palavras pertencentes a essa classe funcionam como um instrumento da lngua usado pelo falante para dirigir a ateno do interlocutor para alguma entidade a que ele pretende fazer referncia, sendo essa de primeira ordem (indivduos pessoas, animais, coisas), de segunda ordem (estado de coisas aes, estados, processos), de terceira ordem (entidades abstratas: crenas, expectativas, julgamentos) ou de quarta ordem (ilocues que caracterizam os atos de fala declaraes, perguntas, exclamaes) (CAMACHO et al., 2008, p.32). Assim, por se tratar de manifestao textual de tipologia injuntiva, destinada a instruir o interlocutor a fazer uso de determinadas coisas/alimentos no preparo da iguaria, no gnero receita culinria, os substantivos predominantes na lista de ingredientes so concretos (biscoito, manteiga, acar, leite), referindo-se a entidades de existncia independente, entidades de primeira ordem, as quais, segundo Camacho et al., apresentam as seguintes caractersticas: (i) sob condies normais, so relativamente constantes quanto a suas propriedades perceptuais; (ii) so localizadas em algum ponto no tempo e no espao; (iii) so observveis publicamente; (iv) podem ser avaliadas em termos de sua existncia (2008, p.32). Ainda, quanto a essa mesma classe, no gnero receita, os substantivos so, em sua maioria, comuns (biscoito, manteiga, acar, leite), isto , denominam, em traos gerais, a classe de entidades qual pertence o seu referente (CAMACHO et al., 2008, p.32). Nesse sentido, a designao de uma entidade como biscoito sugere que essa entidade apresenta um feixe de caractersticas que a define como pertencente classe dos biscoitos. J a presena de substantivos prprios em receitas culinrias encontra-se restrita nos casos em que o gnero

10

veiculado em embalagens de produtos, quando os termos ao fazerem designao individual dos elementos a que se referem, identificando um referente nico com identidade distinta dos demais referentes (CAMACHO et al., 2008, p.46), funcionam como uma espcie de propaganda de algum produto, persuadindo o interlocutor a usar/comprar um ingrediente em especfico. No que se refere ao trabalho com os adjetivos, em primeiro lugar, torna-se fundamental provocar reflexes em sala de aula a respeito da validade ou no de determinados conceitos expostos na gramtica tradicional, testando-os face aos dados lingusticos para constatar se eles descrevem ou no a estrutura e/ou funcionamento da lngua em relao ao elemento em foco. Questionando o rigor dos conceitos expostos na gramtica e reproduzidos nas aulas de lngua portuguesa, Neves argumenta: aprendemos durante a vida toda que adjetivo a palavra que qualifica o substantivo. Como ocorre com tudo o que se aprende de gramtica na escola, ningum nos desafiou a pr essa definio prova (2010, p.178). Nessa perspectiva, tomandose a receita Pav delicioso, poderamos perguntar: no incio do modo de preparo, qual a qualidade que est sendo conferida ao substantivo assadeira, quando ele se articula com o adjetivo retangular? De fato, retangular adjetivo classificador, porque restringe o conceito quela assadeira que tem o formato de retngulo. De forma diferente ocorre em pav delicioso, em que delicioso atribui, agora sim, uma qualidade (no caso, positiva) ao pav. Constata-se que no gnero receita culinria so mais comuns os adjetivos classificadores, para especificar ao interlocutor as propriedades que devem ter um determinado ingrediente a ser utilizado, por exemplo, condensado (leite condensado), doce (biscoito doce), de confeiteiro (acar de confeiteiro). Os adjetivos qualificadores, em menor nmero, aparecem nos ttulos das receitas ou na parte final, quando o autor pretende ressaltar as qualidades positivas do prato: Receita de torta fcil; Mousse super rpida de limo; Fica saboroso e fresquinho!. Consideraes finais Para o funcionalismo, no so as expresses lingusticas em si que interessam, mas as funes que elas exercem nos contextos de uso. Por isso, nos textos que um falante concreto produz, em uma situao real de comunicao, sob condies especficas de interao, que se deve dar a abordagem dos tpicos da gramtica da lngua portuguesa. O trabalho com gneros surge, nessa perspectiva, como uma alternativa para se discutir em sala de aula que as relaes entre regularidades lingusticas e funes dependem de uma srie de elementos que interferem na prtica comunicativa diria. No esteio do conceito de

iconicidade proposto pelo funcionalismo, as atividades de anlise lingustica elencadas neste artigo demonstram que no gnero textual receita culinria, o autor realiza escolhas lexicais e estruturais de acordo com seus propsitos comunicativos, neste caso, o de ensinar o interlocutor a preparar um prato culinrio. Referncias ANTONIO, J. D. Algumas contribuies do funcionalismo e da lingustica textual para o ensino de gramtica na escola. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maring, v.27, n 1, p. 1-6, 2005. BORGES NETO, J. Formalismo vs Funcionalismo nos estudos lingsticos. Ensaios de filosofia da lingstica. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. p. 15-24. BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAO FUNDAMENTAL. Parmetros Curriculares Nacionais. Lngua Portuguesa. Braslia, DF: MEC/SEF, 1998. CAMACHO, R. G.; DALLAGLIO-HATTNHER, M. M.; GONALVES, S. C. L.. O substantivo. In: ILARI, R.; NEVES, M. H. M. Gramtica do portugus culto falado no Brasil: classes de palavras e processos de construo. Campinas: Ed. da Unicamp, 2008. p. 865-931. DECAT, M.B.N. A relevncia da investigao dos processos lingsticos, numa abordagem funcionalista, para os estudos sobre os gneros textuais. In: ANTONIO, J. D. (org.) Estudos descritivos do portugus: histria, uso, variao. S. Carlos: Claraluz, 2008. p. 173-191 DIK, S. The Theory of Functional Grammar. Dordrecht: Foris Publications, 1989. FURTADO DA CUNHA, A. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, M. E. (org.). Manual de lingustica. So Paulo: Contexto, 2008. p.157-176 ______; COSTA, M. A.; CEZARIO, M. M. Pressupostos tericos fundamentais. In: FURTADO DA CUNHA, M. A.; RIOS DE OLIVEIRA, M.; MARTELOTTA, M. E. Lingstica funcional: teoria e prtica. R. de Janeiro: Faperj/DP&A, 2003. p.29-55 ______; TAVARES, M. A. Ensino de gramtica com base no texto: subsdios funcionalistas. Aris: Revista de Cincias Humanos e Artes, v.13, n.2, jul./dez., 2007. Disponvel em http://www.ch.ufcg.edu.br/arius/01_revistas/v13n2/05_arius_13_2_ensino_de_gramatica_com_ base_no_texto.pdf. Acesso em 01/11/2011. Acesso em 01 dez. 2011. MARTELOTTA, M. E.; AREAS, E. K. A viso funcionalista da linguagem no sculo XX. In: FURTADO DA CUNHA, M. A.; RIOS DE OLIVEIRA, M.; MARTELOTTA, M. E. Lingstica funcional: teoria e prtica. Rio de Janeiro: Faperj/DP&A, 2003. p.17-28 NEVES, M. H. M. Uma viso geral da gramtica funcional. Alfa, So Paulo, 38:109-127, 1994. ______. A gramtica funcional. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

12

______. Que gramtica estudar na escola? Norma e uso na Lngua Portuguesa. So Paulo: Contexto, 2003. ______.Linguagem e ao escolar. Alguns aspectos da gramtica de usos na escola. In: ______. Ensino de lngua e vivncia de linguagem. Temas em confronto. S. Paulo: Contexto, 2010. p. 171-196. OLIVEIRA, M. R. de; CEZARIO, M. M.; PCN luz do funcionalismo lingstico. Linguagem e Ensino: Revista do Programa de Ps-graduao em Letras / Universidade Catlica de Pelotas. Pelotas, v. 10, n1, p. 87-108, 2007. PISCIOTTA, Harumi. Anlise lingstica: do uso para a reflexo. In: BRITO, Eliana Vianna; MATTOS, Jos Miguel de; PISCIOTTA, Harumi (org.). PCNs de Lngua Portuguesa: a prtica em sala de aula. So Paulo: Arte e Cincia, 2001, p. 93-128. RAJAGOPALAN, K. Formalismo vs. Funcionalismo: sobre as premissas ocultas dessa polmica. Ensaios de filosofia da lingstica. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. p. 25-33. TRAVAGLIA, L.C. Para que ensinar teoria gramatical. In: Revista de Estudos da Linguagem, v. 10, n. 2. UFMG, 2002. Disponvel em: http://www.mel.ileel.ufu.br/homepages/travaglia/artigos/artigo_para_que_ensinar_teoria_grama tical.pdf. Acesso em 01 dez. 2011. WILSON, V.; MARTELOTTA, M. E. Arbitrariedade e iconicidade. In: MARTELOTTA, M. E. (Org.). Manual de lingustica. So Paulo: Contexto, 2008. p.71-85.

You might also like