You are on page 1of 10

ANLISE DE MODELOS DE PERIODIZAO PARA O FUTEBOL Diogo Pantaleo Renato Luis de Alvarenga

Introduo
O treinamento desportivo no faz parte somente da sociedade civil moderna, como cita Bompa (2002) que na Antiguidade Clssica treinava-se sistematicamente para atividades militares ou olmpicas. Com o passar do tempo s atividades fsicas foram tomando um carter extremamente competitivo e at em certo momento da histria uma questo de supremacia racial, e na busca de melhores resultados houve a necessidade da sistematizao dos treinos, para a melhor forma fsica dos atletas e conseqentemente melhores resultados. A periodizao em treinamentos um assunto que atrai treinadores de atletas, e como afirma De La Rosa (2001) a estruturao do treinamento desportivo hoje uma das principais condies para obter um resultado esportivo em qualquer esporte. A busca por treinos eficazes e orientados apenas de forma emprica, foi naturalmente perdendo o sentido e a eficcia com os avanos da cincia, sendo introduzidas teorias de periodizao sustentadas pelos dados cientficos contemporneos. No presente estudo foi desenvolvida uma anlise sobre as teorias de estruturao do treinamento, com objetivo especfico de analisar a aplicao dos modelos mais discutidos na literatura, no treinamento de jogadores de futebol de alto nvel. Reviso de literatura Segundo De La Rosa (2001) indiscutivelmente, a paternidade de uma teoria cientfica ainda vlida (mesmo que com profundas modificaes) sobre a estrutura e a planificao do treinamento no mundo desportivo, devida ao professor Lev Pavilovit Matveev. Ainda segundo De La Rosa (2001) vrios estudos foram realizados, uns de forma complementar para o aperfeioamento da periodizao de Matveev (Platonov, 1988; Harre, 1988; Ozolin, 1989; Forteza,1990; Viru, 1991), sendo estes podendo ser chamados de modelos tradicionais, e outros quebram esta forma tradicional de estruturao de treinamento (Verkhoshanski, 1990; Tschiene,1986, 1988; Bondarchuk e Tschiene, 1985). 1. Modelos tradicionais

Entre os autores que se basearam nas teorias de Matveev para formularem e/ou complementarem suas teorias podemos destacar Tudor O. Bompa e Armando Forteza de La Rosa, que atualmente contribuem de forma efetiva com modelos de estruturao no treinamento de atletas de alto nvel. 1.1. Sistema Matveev No sistema original de Matveev que est baseada na utilizao da dinmica de variaes ondulatrias do treino que em vias de aumento gradual de carga, podem ser retilneas, escalonadas e ondulatrias, sendo a dinmica ondulatria que possibilita melhorar a funcionalidade e a adaptao do atleta de alto nvel. Essas ondas so de caractersticas baixas (microciclos), mdias (mesociclos) e grande (macrociclo). As oscilaes ondulatrias fazem parte tanto da dinmica do volume quanto da intensidade, com particularidades de os valores mximos de cada uma no coincidirem. Esta dinmica das ondas pode ser visualizada na figura 1, na qual o volume alcana o valor mximo do perodo preparatrio e a intensidade no perodo competitivo.

Figura 1. Sistema de periodizao clssico de Matveev

Estas oscilaes possuem como objetivo proporcionar ao atleta nas competies a forma desportiva, que o estado no qual o atleta est preparado para a obteno de resultados desportivos. Este fenmeno polifacetado, composto por predisposio tima do aspecto fsico, psquico, tcnico e ttico para obteno dos resultados, sendo somente com a existncia de todos estes componentes possvel afirmao que o atleta se encontra em forma (MATVEEV, 1997).

A aquisio, manuteno e a perda da forma acontecem em decorrncia dos treinos, variando conforme a fase de desenvolvimento da forma, podendo ser dividido em trs perodos, o preparatrio que devem ser criadas e desenvolvidas premissas para o aparecimento da forma desportiva, e deve ser assegurada a sua consolidao, sendo esta primeira etapa subdividida em mais dois perodos: o de preparao geral e especfica; o competitivo esta pode ter uma estrutura simples ou complexa, e o emprego de uma ou de outra depende do calendrio de competies, das caractersticas do desporto e de outras circunstncias. A orientao desta etapa a obteno do nvel mximo de treino especial (para este ciclo) e para a sua manuteno, bem como para a conservao do nvel de treino geral alcanado; e o de transio que deve possuir um carter de descanso ativo, sendo alterada a forma e os contedos dos treinos. A durao destes perodos pode variar de 3 a 5 meses para o perodo preparatrio, de 1 a 5 meses para o competitivo, e de 3 a 4 semanas para o perodo de transio. A durao segundo Matveev (1997) no imutvel devendo ser equalizada conforme o desporto. Para exemplificar, no caso do futebol adotada a estrutura complexa para o perodo de competio longa (de 4 a 5 meses). Neste caso pode-se utilizar a dinmica de alternncia do volume e da intensidade como na dinmica geral do perodo preparatrio, mas, ressalta Matveev (1997) em escalas reduzidas. 1.2. Sinos estruturais A partir do modelo de Matveev os russos Arosiev e Kalinin propuseram a estruturao pendular, como esta estrutura muito rgida De La Rosa (2001) props um modelo baseado na estrutura pendular, porm com uma proposta mais atual denominada de Sinos estruturais, assim chamada pelo seu idealizador o Prof. Dr. Armando Forteza De La Rosa. Os sinos estruturais seguem os mesmos princpios da diferenciao entre as cargas gerais e especficas, porm em momento algum as cargas gerais estaro acima das cargas especficas, mesmo em momentos de carga especial mnima. Segundo De La Rosa (2001) ainda no estamos em condies de elaborar uma nova teoria a respeito, mas sim frmulas baseadas nas concepes metodolgicas existentes, uma metodologia que permita, passo a passo, determinar o mais exatamente possvel um sistema de planificao de treinamento. 1.3. Modelo Bompa Em seu modelo de periodizao Bompa (2002) descreve que a terminologia no a mesma em todos os pases. O autor utiliza como denominao de seus perodos o microciclo, o macrociclo e o planejamento anual. Bompa (2002) explica que no enfatiza o mesociclo russo

por entender que se trata de mera formalidade.Um planejamento anual possui trs perodos: o preparatrio, o competitivo e o de transio. Por meio do perodo preparatrio que se subdivide em geral e especfico, o atleta desenvolve as caractersticas gerais da preparao fsica, tcnica, ttica e psicolgica para o perodo competitivo. Este perodo de muita importncia para o restante do ano do atleta devendo durar para desportos coletivos no menos que dois ou trs meses. O treinamento fsico segundo Bompa (2002) desenvolvido primeiramente pelo treinamento fsico geral, treinamento fsico especfico e por fim o aperfeioamento das capacidades biomotoras.Fundamentalmente a estrutura e os objetivos dos macrociclos vo ser traados de acordo com o desporto. Macrociclos para o perodo de competio, em desportos coletivos com um ou dois jogos por semana, devem possuir um carter de carga estvel. A mudana de intensidade deve ocorrer durante o microciclo (semana), nos quais os jogos, a recuperao, e treinamento de baixa e mdia intensidade devem ser a norma. 2. Modelos Contemporneos 2.1. Sistema de Treinamento em Blocos Este sistema proposto pelo Prof. Dr. Yuri V. Verkhoshanski, sendo denominado pelo prprio de moderna teoria e metodologia do treinamento desportivo. proposto um grande ciclo de adaptao (GCA), que pode ser entendido como uma fase completa de desenvolvimento do organismo na qual submetido a transformaes, que servem de base para a passagem a um nvel mais elevado da capacidade especfica de trabalho do organismo. Verkhoshanski (1996) cita que na organizao do GCA necessrio respeitar duas condies indispensveis: Orientao concreta da carga de treinamento, (deve-se estabelecer as funes e os mecanismos energticos especficos do desporto) e a formulao objetiva do resultado do treinamento (o objetivo concreto que se pretende obter).

Figura 2. Modelo Geral do Sistema de Treinamento do CGA (VERKHOSHANSKI, 2001c)

O grande ciclo de adaptao, como pode ser visto na figura 2, dividido em trs blocos (etapas) que, na sua sucesso, so reunidos em uma determinada lgica: O bloco A ou de preparao fsica especial (Pfe), dedicado ativao dos mecanismos do processo de adaptao e orientao deste especializao morfo-funcional do organismo na direo necessria ao trabalho no regime motor especfico. O bloco B ou de preparao tcnico-ttica, tem como objetivo principal assimilao da capacidade de utilizar o crescente potencial locomotor, em condies de intensidade gradualmente crescente de execuo do exerccio de competio. O bloco C ou etapa das competies mais importantes, prev a concluso do ciclo de adaptao e a capacidade do organismo, de desenvolver ao mximo a potncia de trabalho no regime motor especfico, ou seja, nas competies. Cada bloco no constitui uma estrutura isolada e Cervero e Granell (2003) afirmam que os blocos se sucedem de forma que parte dos contedos de um possa se sobrepor aos do bloco sucessor. Desta forma os efeitos do bloco sucessor so aproveitados com efeitos retardados do treinamento. 2.2, Modelo de Cargas Seletivas Este modelo proposto pelo Prof . Dr. Antonio Carlos Gomes sendo dentre todos os modelos apresentados o mais especfico para o futebol. Este modelo foi idealizado pelo grande nmero de jogos que dificulta distribuio de cargas durante o calendrio anual. Na prtica Gomes (2002) prev um ciclo anual de 52 semanas que ser dividido em duas etapas, sendo caracterizada uma periodizao dupla com durao de 26 semanas cada. A estruturao das cargas de treinamento proposta deve ser organizada de acordo com os seguintes fatores: a. nmero de sesses na semana; b. tempo destinado ao treinamento no macrociclo; e, c. total de horas destinadas ao mesociclo/macrociclo.

Segundo Gomes (2002) considerar a carga horria semanal para distribuio das capacidades de treinamento, facilitar na montagem da periodizao do nmero de sesses destinadas a cada semana/ms do macrociclo.

As capacidades de treinamento a serem consideras segundo Gomes (2002) so a resistncia especial, fora, flexibilidade, velocidade e tcnico-ttica. A distribuio percentual para cada capacidade feita levando em considerao a temporada de competies, por exemplo, os treinos tcnicos e tticos no primeiro ms de treino ocupam 15% do tempo, e ao final, no ltimo ms do primeiro ciclo atingem 35% do tempo total dos treinos. Discusso Existem diversas e freqentes crticas de especialistas sobre o modelo tradicional de estruturao do treinamento, e nesta corrente de autores que tentam romper completamente com a forma tradicional, Verkhoshanski destaca-se como sendo o maior crtico em relao s teorias de Matveev. Verkhoshanski (2001b) expe que os princpios da periodizao formulados por Matveev tomando como base um estudo relativamente breve da preparao dos atletas, no perodo inicial da formao do sistema sovitico de treinamento (anos 50) e, sobretudo, tendo como base exemplos tirados de trs esportes (natao, levantamento de peso e atletismo). No Brasil a estruturao de treinamentos para futebolistas est baseada em Matveev, Arruda et all (1999) afirma que praticamente todo o processo de organizao e estruturao desenvolvido com futebolistas no Brasil, fundamenta-se no sistema proposto por Matveev. Matveev (1996) analisa que existe uma problemtica acerca da forma desportiva em modalidades coletivas por vrios aspectos. Um dos aspectos apresentados a dificuldade na combinao da forma desportiva individual e do coletivo, levando dificuldade na elaborao de pesquisas experimentais. Outro aspecto colocado a profissionalizao dos atletas, que possuem duas esferas semelhantes porm com princpios diferentes, o do profissionalismo do alcance desportivo e o comercial, sendo este ltimo em decorrncia das propriedades atrativas que so despertadas pelo desporto. Em razo desta perspectiva de desporto comercial, perodos preparatrios curtos e calendrios competitivos grandes como existe no futebol, os atletas segundo Matveev (1996) com muita probabilidade no conseguem alcanar a forma desportiva, estando em um patamar denominado de forma quase desportiva na qual o atleta no avana na qualidade da sua atividade motora, entretanto consegue conservar a qualidade por um perodo maior do que na forma desportiva. Nos estudos de especialistas como Franz e Reis; Morton; Swinkels; Tschiene; Woodman e Pyke, apud Vekhoshanski (2001b) sustentado que os conceitos antiquados da teoria de periodizao de Matveev no correspondem s tendncias de desenvolvimento do esporte de alto nvel. Outros autores corroboram com algumas crticas, explicando que esto relacionadas principalmente aos calendrios e ao grande nmero de competies no ano, confirmando isto,

Bompa, apud De La Rosa (2001) argumenta que com os calendrios competitivos atuais, no existe tempo suficiente para a utilizao de meios de preparao geral que no correspondam especificidade concreta do esporte em questo, demonstrando uma clara contradio com a prpria teoria. Cervero e Granell (2003) acrescentam que atualmente so poucos os desportistas que utilizam a estrutura de Matveev para a organizao do treinamento. Esta dificuldade acontece porque o calendrio dos desportos atualmente tem de ser divididos dentro do ciclo anual, em no mnimo, duas fases, bem como considerar as particularidades de cada desportista. Em relao aos perodos de preparao conveniente afirmar que a preparao geral principalmente para atletas de alto nvel de especializao, como em atletas profissionais de alto nvel de futebol, conflita com o princpio da especificidade do treinamento, que segundo Dantas (2003) aquele que impe como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos da performance desportiva em termos da qualidade fsica interveniente, sistema energtico predominante, segmentos corporais e coordenaes psicomotoras utilizadas. Dando suporte a esta colocao Weineck, apud De La Rosa (2001), afirma que a preparao geral s elevaria o estado fsico geral, no contribuindo para outros processos adaptativos que aumentassem o rendimento, e por esta razo, no faz sentido para um atleta de alto nvel que j o possui elevado devido aos anos de treinamento realiz-lo. Bompa (2002) cita que a especializao fisiolgica o fator determinante de vitrias em competies, alm de que altas capacidades fisiolgicas auxiliam a rpida recuperao dos atletas. No intuito de justificar o perodo preparatrio no modelo tradicional, argumenta-se que durante o perodo preparatrio se criam premissas que levam os atletas forma desportiva e esta s pode ser sustentada com uma boa base, obtida atravs de uma grande estimulao do sistema aerbio, para aps desenvolver outras capacidades biomotoras como a fora, velocidade, resistncia anaerbia, flexibilidade e coordenao, corroborando com esta colocao Arruda et all (1999) confirma que tradicionalmente, acredita-se que uma grande estimulao da aptido cardiorrespiratria, principalmente no perodo preparatrio, seria capaz de sustentar durante algum tempo as capacidades mais especficas como a resistncia de fora anaerbia e fora rpida. Apesar de diversas crticas ao modelo tradicional Gomes (2002) analisa que os modelos tradicionais contriburam de forma positiva para os modelos contemporneos, que evoluram em muito no aspecto qualitativo, pondo origem s propostas especficas para cada modalidade esportiva.

Concluso Assumindo uma anlise acerca do desporto comercial que exige resultados em curto prazo e, calendrios com deficincia na estruturao, a proposta metodolgica clssica de Matveev na estruturao do treinamento se mostra com solues metdicas no coerentes com o esporte de alto nvel, muito pelo fato de o calendrio no possuir um espao para preparaes prcompetitivas longas com alguns momentos no ciclo anual de performance. Com isso, admite-se concluir que os modelos tradicionais no so coerentes com o atual calendrio do futebol brasileiro e com a evoluo do desporto moderno, como j citado e amplamente abordado em Vekhoshanski (2001a; 2001b; 2001c); Vekhoshanski (1996) Pantaleo e Alvarenga (2005). As teorias da corrente contempornea apresentam-se mais coerentes com a realidade do futebol brasileiro, principalmente pelo fato de no se utilizar preparao geral que na opinio de diversos especialistas como Weineck, apud De La Rosa (2001) a preparao geral s elevaria o estado fsico geral, no contribuindo para outros processos adaptativos que aumentassem o rendimento, e por esta razo, no faz sentido para um atleta de alto nvel que j o possui elevado devido aos anos de treinamento realiz-lo. Compreendendo a complexidade da forma desportiva, que conforme Almeida et all (2000) deve se considerar a existncia de uma srie de variveis intrnsecas e extrnsecas interferindo direta ou indiretamente no rendimento esportivo, e ainda que, com controle sobre estas variveis seria tambm necessrio entender a interrelao entre elas, sendo desta forma uma prtica dificultada porm, necessria, que ainda faltam claras fundamentaes e parmetros fisiolgicos na literatura para fenmenos como a transferncia de potencial com efeito retardado, os meios e mtodos mais eficazes de treinamento para cada etapa do treinamento, parmetros para mudanas de estmulos e alternncia das cargas, para que, durante as competies no futebol de alto nvel, no ocorra a perda acentuada ou possa minimizar a perda da performance durante a temporada. Devido ao extenso calendrio do futebol brasileiro de essencial importncia atravs de mais estudos experimentais, a elucidao acerca do alcance e de sustentao do alto nvel de performance. Sobre as diversas metodologias apresentadas neste estudo conveniente concluir que apesar dos modelos contemporneos estarem coerentes com o calendrio do futebol brasileiro e com a evoluo do desporto moderno, a tendncia geral busca de novas formas de estruturao devido s novas tendncias do desporto moderno. O principal objetivo destas novas buscas para Gomes (2002), assegurar a prontido do atleta na obteno de resultados no maior nmero de competies possveis durante o ano. Referncias

ABOARRAGE, N. Hidrotreinamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

ALMEIDA, H. F. R.; ALMEIDA, D. C. M.; GOMES, A. C. Aspectos multidimensionais da

forma desportiva: uma tica contempornea. Revista Treinamento Desportivo, v. 5, n.


2, p. 44-50, 1999. ARRUDA, M.; GOULART, L. F.; OLIVEIRA, P. R.; PUGGINA, E. F.; TOLEDO, N. Futebol:

uma nova abordagem de preparao fsica e sua influncia na dinmica da alterao dos ndices de fora rpida e resistncia de fora em um macrociclo. Revista
Treinamento Desportivo, v. 4, n. 1, p. 23-28, 1999. BALIKIAN, P., LOURENO, A, RIBEIRO, L. F. P., FESTUCCIA, W. T. L., NEIVA, C. M.

Consumo mximo de oxignio e limiar anaerbio de jogadores de futebol: comparao entre as diferentes posies. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 8, n. 2, p.
3236, 2002 BOMPA, T.O. Periodizao: teoria e metodologia do treinamento. 4. ed. So Paulo: Phorte, 2002. CUNHA, F. Histrico e importncia da preparao fsica para o futebol no Brasil. Efdeportes. Buenos Aires, n. 63, ago. 2003. http://www.efdeportes.com/efd63/brasil.htm. DANTAS, E. H. M. A Prtica da Preparao Fsica. 5. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003. DE LA ROSA, A. F. Treinamento desportivo: carga,estrutura e planejamento. 1. ed. So Paulo: Phorte, 2001. DE LA ROSA, A. F. Treinar para ganhar. 1. ed. So Paulo: Phorte, 2004. Aires, n. 27, nov. 2000. http://www.efdeportes.com/efd17/forteza.htm. GOMES, A. C. Treinamento Desportivo: estruturao e periodizao. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. GRANELL, J. C.; CERVERA, V. R. Teoria e Planejamento do Treinamento Desportivo. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. MATVEEV, L. P. Treino Desportivo: metodologia e planejamento. 1. ed. Guarulhos: Phorte, 1997. MATVEEV, L. P. Comentrios modernos sobre a forma desportiva. Revista Treinamento Desportivo, v. 1, n. 1, p. 84-91, 1996. MOREIRA, A.; OLIVEIRA, P. R.; OKANO, A. H.; SOUZA, M.; ARRUDA, M. A dinmica de DE LA ROSA, A. F. Las direcciones del entrenamiento deportivo. Efdeportes. Buenos

alterao das medidas de fora e o efeito posterior duradouro de treinamento em basquetebolistas submetidos ao sistema de treinamento em bloco. Revista Brasileira de
Medicina do Esporte, v. 10, n. 4, p. 243-250, 2004. OLIVEIRA, A. L. B.; SEQUEIROS, J. L. S.; DANTAS, E. H. M. Estudo comparativo entre o

modelo de periodizao clssica de Matveev e o modelo de periodizao por blocos de

Verkhoshanski. Fitness & Performance Journal, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p. 358-362,


2005. PANTALEO, D.; ALVARENGA, R. L.; Anlise de modelos de periodizao para o futebol. 2005. 35f. Trabalho de concluso de curso (Especializao) - Faculdade de Educao Fsica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. SEQUEIROS, J. L. S.; OLIVEIRA, A. L. B.; CASTANHEDE, D.; DANTAS, E. H. M. Estudo

sobre a fundamentao do modelo de periodizao de Tudor Bompa do treinamento desportivo. Fitness & Performance Journal, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p. 341-347, 2005.
VALDIVIELSO, F. N. Modelos de planificacin segn el deportista y el deporte. Efdeportes. Buenos Aires, n. 67, dez. 2003. http://www.efdeportes.com/efd67/planif.htm. VERKHOSHANSKI, Y. V. Treinamento Desportivo: teoria e metodologia. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001a. VERKHOSHANSKI, Y. V. Principles for a rational organization of the training process

aimed at speed development. Revista Treinamento Desportivo, v. 4, n. 1, p. 3-7, 1999.


VERKHOSHANSKI, Y. V. Para uma teoria e metodologia cientfica do treinamento

esportivo. A crise da concepo da periodizao do treinamento no esporte de alto nvel. Efdeportes. Buenos Aires, n. 32, mar. 2001b.
http://www.efdeportes.com/efd32/treinam1.htm. VERKHOSHANSKI, Y. V. Os Horizontes de uma teoria e metodologia cientifica do

treinamento esportivo. Efdeportes. Buenos Aires, n. 34, abr. 2001c.


http://www.efdeportes.com/efd34b/horizon.htm. VERKHOSHANSKI, Y. V. Problemas atuais da metodologia do treino desportivo. Revista Treinamento Desportivo, v. 1, n. 1, p. 33-45, 1996. WEINECK, E. J. Futebol Total: O treinamento fsico no futebol. Guarulhos, SP: Phorte, 2004.

You might also like