You are on page 1of 11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

Tecnologias da Comunicao para a Educao1 Jos Lauro Martins2 Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

RESUMO Esta comunicao discute-se o impacto das tecnologias digitais de informao e comunicao na vida social. Tambm considera que houve um aumento exponencial de informao em circulao por diversos meios e que com a diversificao da produo e dos meios de divulgao a possibilidade de controle pelos meios tradicionais ficou muito mais difcil. E sendo que a informao a matria prima da educao e a comunicao a condio para o processo de gesto da aprendizagem, preciso uma maior aproximao dessas reas de conhecimento. Ainda que para isso seja necessrio de alguma maneira rever o olhar dos profissionais da comunicao social e da educao para que possam perceber o seu papel educomunicativo nas instituies de educao. PALAVRAS-CHAVE: Comunicao; Tecnologias da Informao; Educomunicao; Sociedade. INTRODUO Ao contrrio do que se possa imaginar, o conceito de comunicao amplo e complexo. De acordo com Santos (2003, p.9), a comunicao pode ser entendida alm da mera troca de informaes. O autor afirma que o processo comunicacional composto pela utilizao/criao de cdigos, a interao dos indivduos, o emprego da tecnologia e a interseco com normas culturais e sociais (SANTOS, 2003, p. 9). Portanto, a partir desse conceito possvel afirmar que a Comunicao (e consequentemente seu processo) essencial no estabelecimento das relaes, na disseminao de ideologias e, claro, na divulgao de informaes por meio dos veculos de comunicao.
O ser humano emprega a comunicao para expressar ideias e sentimentos, orientar-se, coagir, narrar histrias, persuadir, exercer controle, conectar-se o mundo, manipular, transmitir conhecimento, organizar seu pensamento e suas atitudes. A comunicao pressupe sempre alguma forma de interao entre os seres humanos (SANTOS, 2003, p. 9).

consenso que a comunicao acontece em circunstncias, maneira e lugares diferentes. E, para que ela acontea, necessria a presena de um elemento
1

Trabalho apresentado no DT 6 Interfaces Comunicacionais, do XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte realizado de 17 a 19 de maio de 2012.
2

Mestre em educao, Doutorando em educao/tecnologias educativas e Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), email: jlauro@mail.uft.edu.br.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

fundamental: a sociedade. Essa informao reforada por Rdiger (1998, p. 9) ao afirmar que o homem no vive sem comunicao. Para ele, ao longo do tempo, a comunicao se tornou um fator bsico de sobrevivncia e satisfao de necessidades na medida em que interfere e auxilia nos processos fisiolgicos e tecnolgicos da sociedade ps-moderna.
Para que a comunicao humana alcanasse o estgio atual, tanto em volume e formatos, quanto em velocidade, foram necessrias diversas transformaes fisiolgicas e processos tecnolgicos revolucionrios. Algumas mudanas aconteceram h tanto tempo que quase nunca so mencionados ou percebidos pelo homem, mas os seus traos se conservam e, vez ou outra, se fazem presentes nos gestos, expresses e rudos que emitimos (PERLES, s/d).

Uma das caractersticas que identificam o ser humano a sua capacidade de aprender e comunicar. Isso possibilitou o ser humano, por exemplo, a construir estratgias de defesa dos animais, a se proteger das intempries naturais e a criar as condies quando a extenso e a fora de seus membros no eram suficientes para seus intentos. As capacidades biolgicas estavam desenhadas no animal humano para a sua evoluo. Mas isso no o diferiria em nada dos outros animais, mas a sua capacidade de produzir, acumular e transmitir os conhecimentos; desde o desenvolvimento de habilidade rudimentar como o uso de uma pedra para lanar em outro animal at o uso de um osso para sua defesa. Foi com essas competncias que desde os primrdios da humanidade o ser humano procurou criar instrumentos que possibilitaram a sua existncia e facilitaram a sua vida. A engenhosidade do ser humano sempre esteve presente conforme as suas necessidades e a sua criatividade. Aproximadamente h 800 mil anos comeou a usar o fogo, h 100 mil anos usava instrumentos de pedras, h 10 mil anos tornou-se agricultor, h seis mil anos inventou a roda, h 3.500 anos descobriu o ferro. Com o passar dos tempos e o acmulo de conhecimento possibilitou tornar-se sedentrio, desenvolver a agricultura, guardar alimentos, domesticar animais, criar instrumentos para cultivar a terra. Da pr-histria aos nossos dias a histria das tecnologias confunde com a histria da humanidade. As tecnologias complexas s so possveis graas ao acmulo, apropriao dos saberes e a habilidade instrumental para a produo de equipamentos e/ou estratgias que permitem aprimorar a relao dos sujeitos com o mundo. Podemos afirmar que a sociedade contempornea dispe, obviamente, das condies para a produo tecnolgica com no houvera antes.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

REVOLUO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO O aparecimento e o uso das tecnologias digitais modificam a vida em sociedade e as novas geraes participam dos benefcios e desafios de viver na poca, por exemplo, do trem-bala que percorre a centenas de quilmetros por hora conduzido por meio de computador. A vida analgica que obedecia distncia geogrfica e o ritmo da vida tinha um tempo de amadurecimento. Por exemplo, para enviar uma carta havia certo ritual. Essa carta era pensada, comprava-se o envelope, o papel adequado, escrevia-se em uma linguagem elaborada, colocava no correio, pagamento pelo servio e dias depois a correspondncia era entregue ao destinatrio. Como o telefone celular liga-se e fala imediatamente, ou escreve-se um e-mail sem ritual porque essa ao pode ser repetida facilmente a qualquer momento. Os suportes para a conduo das informaes deixam de ser registrada num papel, como o caso da carta tradicional, para percorrer quase instantaneamente uma rede de fibra tica com capacidade de 16 trilhes de bits por segundo. Com isso, tambm o volume de informaes que circulam tiveram um aumento exponencial. As tecnologias digitais de informao e comunicao (TDIC) tem despertado interesse pela sua penetrao na vida social, pois no se trata apenas a questo de ser ou no uma novidade, trata-se de uma grande transformao alterou radicalmente os mais diversos setores das sociedades. Castells (1999, p. 67ss) considera que as tecnologias digitais de informao podem ser comparveis ao que foram as descobertas das novas fontes de energia que possibilitaram a revoluo industrial. Segundo ele, vivemos uma revoluo da tecnologia da informao e como tal tornou-se um paradigma estruturante que identifica e instrumentaliza os processos de transformao nas sociedades. Castells (1999, p.108) identificou cinco aspectos que qualificam a revoluo da tecnologia da informao: (a) a informao a sua matria; b) a penetrabilidade dos efeitos; c) a estrutura de redes; d) a flexibilidade e a (e) convergncia de tecnologias. Destaca-se nesse entendimento que esses aspectos so a base material para as transformaes propiciadas pelas TDIC e que faz das mesmas no apenas novidades tecnolgicas, mas instrumentos que influenciam nas transformaes sociais. O fato de a informao ser a matria principal das transformaes e as tecnologias serem as ferramentas utilizadas na sua ressonncia social observa-se uma relao dialtica de criatura e criador que muda de posio em situaes objetivas. Afinal, o acmulo de informao e o processamento adequado que possibilita o desenvolvimento de tecnologias sofisticadas que, por sua vez, facilita o trfego, o processamento e a
3

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

difuso da informao. Isso pode criar ciclos virtuosos que potencializa as transformaes sociais. Sabe-se que no a tecnologia que determina a sociedade, mas a sociedade que d forma tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que utilizam as tecnologias (CASTELLS e CARDOSO, 2006, p. 16). Castells (1999. p. 81) tambm cita a primeira Lei de Kranzberg que preconiza que a tecnologia no boa, nem ruim e tambm no neutra. Sendo assim, o uso das tecnologias que define a qualidade do impacto da mesma na vida das pessoas. Porm a produo dos recursos ou equipamentos no segue necessariamente uma demanda social. Ao que segue a segunda lei de Kranzberg: a inveno a me de todas as necessidades (CASTELLS, 1999). A exemplo disso pode-se observar que o lanamento de um produto realmente novo, ainda que seja com uma tecnologia j conhecida, pode proporcionar mudanas importantes na sociedade porque as tecnologias esto presentes de tal forma em nossas vidas que intencionalmente ou no interfere nas nossas decises. Nesse caso, a criatividade e a competncia proporcionou uma nova proposta e gera novas necessidades at ento impossveis de serem experimentadas. Como vimos os suportes tecnolgicos possibilitaram transformaes importantes na sociedade, principalmente pelo fato do acesso a informao ter se tornado mais gil e facilitado. Consequentemente o volume de informao que circulam por diversos meios tornou-se muito maior e a possibilidade de controle que podia haver em uma biblioteca ou em uma emissora de radio ficou muito mais difcil com a diversificao da produo e dos meios de divulgao. As redes transitam pela internet e se recriam no ciberespao (Levy, 1999) longe dos olhos das autoridades e do interesse dos grandes grupos de comunicao. O referencial cognitivo na web no mais do poder nem do conhecimento situado em nichos institucionais. As TDICs tornaram possveis e forma possibilitadas por outra lgica de distribuio tecnolgica, poltica, econmica e social do conhecimento: uma inteligncia coletiva (Levy, 2001). Como disse Ismar de Oliveira Soares: Seu referencial cognitivo baseia-se justamente no surgimento de uma realidade virtual, acessvel a imensas audincias, criando a crena na existncia de uma comunidade (tambm virtual) entre produtores e receptores (OLIVEIRA, 2000). Esse paradigma de produo, acesso e disseminao da informao impactaram todas as aes que tenha como matria prima a informao. Com isso os prprios veculos tradicionais comunicao de massa (televiso, radio, jornal e revista) e os representantes sociais que ostentavam o seu prestgio/poder em conseguir divulgar suas ideias se veem
4

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

diante de outra situao que desconhecida at a poucas dcadas: todos podem expor as ideias, informaes sociais ou pessoais a uma rede universal. Com isso, a comunicao de massa deixa de ser uma exclusividade dos grandes veculos e passa ser acessvel qualquer pessoa com acesso s redes situadas em um servidor em qualquer lugar do mundo. A distncia entre o emissor e o receptor no existe quando se produz para disponibilizar na internet. Pois, ao mesmo tempo em que o usurio da rede atua como receptor na rede, o autor de um dirio que passa a produzir de um blog pessoal no faz mais apenas uma comunicao individual, mas sim torna-se o editor de um veculo de comunicao de massa. Como disse Oliveira (2000) A comunicao de massa faz as pessoas sentiremse, de alguma forma, cidads de um mundo em mutao. Mesmo a divulgao da produo cientfica vem mudando radicalmente. J no aconselhvel que se espere o final de uma pesquisa para a produo de uma obra com os resultados finais. Em geral se produz artigos como os resultados parciais e ao final publica uma coletnea. possvel que no futuro tenha clssicos da cincia no mais em volumosas obras, mas em artigos que apresentaram significativos avanos cientfico de uma poca ou de determinada rea de conhecimento.

O SIGNIFICA DA COMUNICAO PARA A EDUCAO As TDICs trouxeram outras formas de comunicao e de interveno na realidade; a vida tornou-se muito mais complexa pelos numerosos problemas e tantas possibilidades e recursos para solucion-los. Basta apenas considerar o que um caixa eletrnico significa para as pessoas que no tiveram acesso a esse recurso na sua infncia e juventude. A interface do correntista com o seu banco se dava por meio de uma agncia bancria e seus atendentes. Em muito pouco tempo a interface com o banco substituda por uma mquina que facilita o acesso, mas que exigiu novas aprendizagens, desde a confiana na mquina, a memorizao de senhas, a leitura da tela, a tomada de deciso a que boto apertar. As tecnologias baseadas na internet oferecem ainda mais um complicador, pois alm servir de canal para a difuso da informao tambm locus para a reproduo. Ou seja, aps divulgao da informao na rede pode ser modificada, esquecida, reproduzida indefinidamente com sem o controle do autor. Esse fato assusta os educadores acostumados com as tecnologias estticas, como o livro por exemplo. Nesse caso se o

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

professor conhece seu contedo e sabendo que no ele vai mudar no oferece risco em indicar a sua leitura. Enquanto numa pesquisa na internet, os usurios so impelidos a tomar decises para que encontre as informaes desejadas e construa um percurso prprio entre o acesso, a escolha e o processamento da informao. A estrutura pedaggica do processo educativo inteiramente diferente nas duas possibilidades. Numa pesquisa em livro indicado pelo professor, o estudante tem acesso limitado a informao e permanece vinculado ao professor enquanto numa pesquisa na web dificilmente o estudante ver somente o que fora solicitado pelo professor, consequentemente com menor controle e maior possibilidade de acesso a informao. V-se ento que no apenas uma questo tecnolgica, precisamos atentar as formas de aprendizagem adjacente nova realidade pedaggica. Bento Silva sintetiza esse fenmeno da seguinte maneira:
De um mundo comunicativo em que a bagagem intelectual estava apenas preservada sob a forma escrita e grfica, e em que nas restantes linguagens o indivduo comum conhecia apenas a possibilidade de recepo, de ora em diante, no s a bagagem intelectual passa a estar conservada em diversas linguagens, como qualquer indivduo adquire a capacidade de expressar-se no s atravs da palavra falada ou da escrita, mas tambm da imagem e do som (SILVA, 2008).

A estrutura social contempornea comporta uma lgica difusa da informao muito diferente da lgica clssica que permeou a sociedade ocidental at a primeira metade do sculo passado. Como diz Soares (2000), a escola destacava por trabalhar com a informao certa disponveis nos livros e esse era valor fazia da educao escolar uma instituio reconhecida e respeitada. Porm, com criao das redes digitais facilitou o acesso s informaes. A princpio aparece um fato que contrape as antigas bibliotecas tidas como reservatrio da inteligncia humana e a internet com acesso ao conhecimento vulgar. Embora essa seja uma posio apenas retrica porque nem os livros tm apenas os conhecimentos definitivos e nem a internet tenha apenas informaes sem relevncia. Sabemos que as informaes das cincias e do cotidiano foram para a rede sem distino que as qualifique a priori e o acesso no depende de intermedirios que possa filtrar as informaes. Em outras palavras, nas ltimas dcadas houve um grande avano tecnolgico que impactou no mercado de trabalho que passa a exigir novas habilidades e novos conhecimentos; na comunicao social houve a pulverizao de veculos de informao na web; no consumo de bens culturais passa a termos a possibilidade de acesso a shows, museus, msica de todos os pases; na conduta poltica devido facilidade de
6

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

divulgao dos atos dos agentes pblicos; as fronteiras do mundo se abriram ao ciberespao e a educao no pode ficar alheia ao que acontece na sociedade.

EDUCOMUNICAO A matria prima da educao a informao e a comunicao condio para que o aprendente modifique subjetivamente a informao apreendida e processe a aprendizagem. Ou seja, a comunicao esta no centro do processo educativo. A gesto comunicacional adequada dos usos dos instrumentos tecnolgicos e metodolgicos de difuso da informao para pode contribuir para aprimorar os processos educacionais. Embora educao e comunicao estejam imbricadas no processo educativo, necessria a aproximao enquanto reas de conhecimento. Ainda que seja necessrio de alguma maneira rever o olhar dos profissionais da comunicao social para que possam perceber o seu papel educomunicativo nas instituies de educao. Ismar de Oliveira Soares expe o distanciamento entre a comunicao e a educao da seguinte maneira:
Educao e comunicao se distanciam, tambm, pelo tecido de seus discursos. O discurso educacional mais fechado e enquadrador, oficial, mais autorizado. Validado por autoridades, no questionado. Neste sentido, autoritrio, posto que selecionado e imposto em forma de currculo a alunos e professores. O discurso comunicacional, ao contrrio, desautorizado, desrespeitoso e aberto, no sentido de que est sempre procura do novo, do diferente, do inusitado (SOARES, 2000).

A coorroborao da comunicao a educao talvez seja essa uma das questes mais negligenciada nas duas reas. Nos cursos de formao de professores no dado importncia objetiva aos aspectos comunicativos nem da instituio escolar nem da comunicao em sala de aula, parece que essa uma rea contida nas outras reas como na didtica e nas metodologias e suficientemente resolvida. Com isso a comunicao escolar permanece referenciada pela tentativa e erro e como consequncia no novidade ouvir nas reunies escolares as reclamaes relacionadas nas falhas de comunicao. Por outro lado comunicao escolar ou pedaggica no valorizada como campo de trabalho para os comunicadores sociais. Mas se considerarmos que os comunicadores sociais so especialistas em linguagens comunicacionais, certamente facilitaria entender a contribuio dessa rea de conhecimento para a formao de educadores que usaro todas as linguagens para melhor preparar os estudantes para a vida. Alm disso a participao com competncia desses profissionais na formao de professores
7

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

contribuiria para valorizar os aspectos comunicacionais da didtica e ajudaria os educadores a compreender melhor a comunicao humana, principalmente quando se trata de trabalhar com crianas e jovens. O comunicador social com formao acadmica para atuar como educomunicador diretamente nas instituies de ensino, na formao dos professores, ou no apoio a produo e uso de material pedaggico que utilizam das linguagens miditicas, na produo de metodologias de ensino que inclua recursos miditicos e na produo de veculos de informao interno da escola como radio informativo, jornal mural e a at mesmo produo veculos de comunicao para web com a participao de professores e alunos. Tambm poderia atuar diretamente com os alunos na leitura dos meios de comunicao de massa. Conforme Soares (2000), a contribuio da educomunicao para o processo educativo no se limita apenas ao uso da comunicao como instrumento de educar pela comunicao. Para ele, Educomunicao como o conjunto das aes inerentes ao planejamento, implementao e avaliao de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos em espaos educativos (...) (SOARES, 2002). Por fim, a relevncia da questo est na discusso que fora levantada por meio das pesquisas sobre a interface da comunicao e educao. Os estudos mostram que a educomunicao pode contribuir significativamente para melhorar a gesto

comunicacional do processo educativo. As TDICs tornou-se mais presente na vida das vidas das pessoas e facilitou a produo e divulgao da informao, preciso tambm apropriar desses meios no processo educativo. No basta apenas que os professores e alunos tenham acesso rede por meio de um computador pessoal ou do laboratrio escolar, preciso que as novas formas de comunicao estejam presentes no processo de aprendizagem. Para isso necessrio que os professores e alunos tenham acesso aos equipamentos e profissionais que possam promover a incluso das tecnologias digitais e, principalmente, de todas as linguagens comunicativas presente na sociedade contempornea.

CONCLUSO Ismar de Oliveira Soares (2000) questionou se estaramos vivendo o desmanche da civilizao do livro e dos contedos seriados e sistematizados, entrando no mundo veloz, contingente, fluido e mutvel da civilizao audiovisual, cuja marca a incerteza
8

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

e a expectativa do novo, a cada minuto? Certamente no uma questo que possa ser respondida de forma objetiva. Em se tratando da educao, podemos ter uma certeza: a educao est sofrendo um grande impacto pela sua dificuldade de mudana na mesma velocidade que acontece s transformaes sociais e no tem como no mudar. Talvez a nica afirmao segura seja que o modelo tradicional de comunicao educativa concentrada num continuum espao-temporal tendo o professor como emissor principal (Silva, B. 2000), esse modelo est no fim. Considerando que a aprendizagem tem um vnculo com o contexto do aprendiz no d para esperar bons resultados se o processo educativo no estiver integrado modus vivendis dos estudantes. O que fazemos enquanto educador no processo educativo tem sido levar a informao ao aluno apoiado por uma comunicao didtica que:
Abrange aspectos de contextualizao face ao ambiente sociocultural e s condies subjectivas dos alunos, tomando-se em considerao os contextos educativos em que o currculo e aco didctica se desenvolve, a singularidade e complexidade das interaces, a pluralidade das culturas e a multidimensionalidade dos interesses dos sujeitos, assuntos e processos (SILVA, 2000).

O contexto atual das tecnologias da comunicao dispe de inmeros recursos que a sociedade incorpora por considerar seus atrativos e os resultados ainda que seja apenas idealizado pelo consumidor e sem resultados prticos. Mas esses equipamentos passam a compor o modo de vida das pessoas e o contexto da aprendizagem tambm modificado. A mudana no promove necessariamente de substituio completa de uma tecnologia por outra, mas pode ser apenas uma mudana de suporte tecnolgico. O livro no precisa desaparecer, mas o suporte j esta sendo substitudo e pode agregar outras linguagens, ou seja, o livro digital pode agregar no apenas textos e imagens estticas, mas tambm udio, vdeo, animaes e hipertextos que facilitam o entendimento de seu contedo. Nesse contexto de excesso de informaes no mais suficiente manter o trabalho do educador de levar a informao ao estudante. Precisamos saber como levar o estudante at s informaes ou apenas orient-lo para facilitar e direcionar o processo de aprendizagem conforme objetivos claros para os aprendizes. Nesse caso a informaes validas no so mais as do professor mas precisam ser garimpadas e organizadas para conforme o planejamento da gesto da aprendizagem. A civilizao do livro enquanto expresso mxima do conhecimento organizado tambm se desfaz no pela escassez de conhecimento, mas exatamente ao contrrio,

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

pelo excesso de informao e pelo acesso facilitado. A comunicao didtica precisa acompanhar e gerir o acesso informao pulverizada em diversos meios e suportes. Isso s possvel com o uso das TDICs em todos os momentos da educao. Assim o ofcio do professor muito mais complexo, pois alm do domnio terico ele precisa tambm de habilidade para dominar os numerosos recursos e a capacidade de transposio didtica dos mesmos para o contexto curricular. Nesse contexto de efervescncia tecnolgica promove novos modelos comunicacionais que atendem as necessidades da sociedade. Por consequncia a educao impelida a utilizar os novos recursos seja levado pelos professores, ou seja, pelos alunos. Em sntese, a educao tem a seu dispor novos recursos tecnolgicos que exigem novas habilidades metodolgicas e comunicativas. O uso competente desses recursos um desafio permanente para os educadores.

REFERNCIAS
CASTELLS, Manuel e CARDOSO, Gustavo (Org.). A sociedade em Rede: do conhecimento aco poltica. Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2006. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (Vol. I). 8 ed. So Paulo: Paz e Terra, 1999. LEVY, Pierre. As Tecnologias da inteligncia. So Paulo: Editora 34, 1993. LEVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. SILVA, Bento D. Tecnologias, Ecologias da Comunicao e Contextos Educacionais. In: Moiss de Lemos Martins & Manuel Pinto (Orgs.) Comunicao e Cidadania - Actas do 5 Congresso da Associao Portuguesa de Cincias da Comunicao. Braga: Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade (Universidade do Minho), 2008. ISBN 978-989-95500-1-8 OLIVEIRA, Ismar de. Gesto comunicativa e educao: caminhos da educomunicao. Comunicao & Educao, So Paulo, (jan./abr. 2002). PERLES, Joo Batista. Comunicao: conceitos, fundamentos e histria. Disponvel em < http://www.bocc.ubi.pt/pag/perles-joao-comunicacao-conceitos-fundamentos-historia.pdf> Acessado em 05 abril 2012. RDIGER, Francisco. Introduo teoria da comunicao: problemas, correntes e autores. So Paulo: Edicom, 1998. SANTOS, Roberto Elsio dos. As teorias da comunicao: da fala internet. So Paulo: Paulinas, 2003. SILVA, Bento. mago da Comunicao Educativa. Cadernos do Noroeste, Comunicao e Sociedade 2. Srie Comunicao, vol. 14 (1-2), pp. 689-710, 2000.

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicao: um campo de mediaes. Comunicao & Educao, So Paulo, (19): 12 a 24, set./dez. 2000.

11

You might also like