You are on page 1of 9

Universidade Federal de Sergipe Centro de Cincias Biolgicas e da Sade Departamento de Morfologia

FASCIOLOSE

So Cristvo 2012

Universidade Federal de Sergipe Centro de Cincias Biolgicas e da Sade Departamento de Morfologia

Cinara Santos Souza Larissa Anzia Paulo Henrique Santos Andrade Regina Frana Reis

FASCIOLOSE

Trabalho realizado para a disciplina de Parasitologia Clnica, orientado pelo docente Silvio Santana Dolabella.

So Cristvo 2012

Sumrio
Introduo ............................................................................................................................................... 4 Morfologia............................................................................................................................................... 4 Hbitat ..................................................................................................................................................... 5 Ciclo Biolgico ....................................................................................................................................... 5 Patogenia ................................................................................................................................................. 6 Diagnstico ............................................................................................................................................. 6 Epidemiologia ......................................................................................................................................... 7 Profilaxia ................................................................................................................................................. 7 Tratamento .............................................................................................................................................. 7 Referncias bibliogrficas ....................................................................................................................... 9

Introduo A Fascola heptica um parasito de canais biliares de ovinos, bovinos, caprinos, sunos e vrios mamferos silvestres. encontrada em quase todos os pases do mundo, nas reas midas, alagadias ou sujeitas inundaes peridicas. Esse verme pode, ocasionalmente, parasitar o homem e, em nosso pas, j foram assinalados numerosos casos, sendo o primeiro deles, em 1958, no Mato Grosso. Todos os casos assinalados ocorreram em regies onde a prevalncia nos animais bastante alta, variando de 10 a 74,7% de parasitismo. A fasciolose animal est em expanso no Brasil; depois de um longo perodo em que ficou restrita aos Estados do Sul, alcanou o Vale do Paraba em So Paulo, expandiu para o Mato Grosso e est sendo identificada em vrias regies de Minas Gerais. Fora do Brasil, tm sido referidos casos humanos na Argentina, Chile, Cuba, Mxico, Porto Rico, So Domingos, Venezuela, Uruguai, Frana, Inglaterra e vrios outros pases. Entre os criadores de animais, esse helminto popularmente conhecido como baratinha do fgado. Morfologia O verme adulto tem um aspecto foliceo (Figura 1); mede cerca de 3cm de comprimento por 1,5 de largura e tem cor pardo-acinzentada. Apresenta uma ventosa oral (localizada na extremidade anterior), da qual segue uma faringe curta. Dessa, partem ramos cecais (um de cada lado) at a extremidade posterior. Os cecos so extremamente ramificados. Logo abaixo da ventosa oral encontramos a ventosa ventral ou acetbulo, onde nota-se a abertura do poro genital. Esse parasito hermafrodita. Possui as seguintes caractersticas: aparelho genital feminino um ovrio (ramificado), otipo, tero e glndulas vitelinas, e aparelho genital masculino dois testculos (muito ramificados), canal eferente, canal deferente e bolsa do cirro (rgo copulador). O tegumento apresenta-se coberto por espinhos recorrentes disseminados na poro anterior do helminto.

Figura 1. Forma adulta de Fasciola hepatica.

Hbitat A F. hepatica ser encontrada primordialmente nas vias biliares tanto em seus hospedeiros habituais (ovino, bovino, caprino, sunos e vrios mamferos silvestres), quanto no homem, porm no homem pode tambm ser encontrada nos alvolos pulmonares. Ciclo Biolgico O ovo produzido pelos adultos de F. hepatica so eliminados pelas fezes do hospedeiro, isso porque ao liberar o ovo na vescula biliar o mesmo expelido juntamente bile para o intestino. Em condies consideradas favorveis, temperatura entre 25-30C, umidade e ausncia de putrefao, este ovo dar origem a um miracdeo, que antes, ainda sob a proteo do invlucro do ovo, teria uma sobrevida de at nove meses, porm que tem este tempo reduzido a aproximadamente 6 horas ps perda do envoltrio. No entanto para que isto acontea fundamental a presena de gua e luz. O molusco que no Brasil da espcie Limaea columela e L. viatrix libera um muco, o qual atrai o miracdeo que nada em sua direo o penetrando. Dentro do molusco cada miracdeo d origem a um esporocisto, que origina vrias rdias, e estas originam cercrias. Vale ressaltar que se o miracdeo penetrar em outro tipo de molusco este morrer. Minutos aps a sada da cercria do molusco a mesma perde a sua calda, aps o aparecimento da secreo das glndulas cistognicas, dando origem a metacercria, processo conhecido como encistamento. A metacercria deste modo pode aderir vegetao aqutica ou ficar na superfcie ou fundo da gua.

A infeco pelo hospedeiro, seja ele o habitual ou o homem, se d atravs da ingesto da metacercria em alimentos ou gua. Dentro do hospedeiro, mais especificamente no intestino delgado, ocorre o desencistamento, perfurao do intestino pela metacercria, que cai na cavidade peritoneal, perfura a cpsula heptica e comea a migrar pelo parnquima heptico, dois meses depois est nos ductos biliares, onde amadurecem e reinicia o ciclo. Patogenia Quando as formas jovens do parasito so liberadas no duodeno e jejuno do hospedeiro, no produzem leses significativas ao migrar atravs da parede do intestino a cavidade peritoneal, mas sim provocam eosinofilia importante. Nos animais, ocorre a migrao simultnea de grande quantidade de formas imaturas pelo fgado causando uma hepatite traumtica e hemorragias. Alm de provocar uma sria perda de peso, diminuio da produo de leite e, mesmo, morte dos animais. No homem, por no ser o hospedeiro normal do parasito, o nmero de formas presentes costuma no ser elevado. Ainda assim podemos constatar alteraes orgnicas provocadas pelo helminto. No peritneo se encontram focos necrticos e fibrosos relacionados migrao das larvas, e se podem produzir leses ectpicas, podendo encontrar parasitos nos vasos sanguneos pulmonares e nos ventrculos cerebrais. Ao perfurar a cpsula de Glisson h um infiltrado leucocitrio e ao penetrar no parnquima heptico haver necrose devido ao traumatismo provocado pelo trematodo migrante. A presena dos parasitos adultos dentro dos ductos biliares, alm dos movimentos e dos espinhos do tegumento, provoca ulceraes e irritaes do endotlio dos ductos, levando a uma hiperplasia epitelial. Em seguida, h reao cicatricial, com concrees na luz dos ductos. Essas alteraes levam a uma diminuio do fluxo biliar, provocando cirrose e insuficincia heptica. Os sintomas mais comuns so: febre, dor abdominal, ictercia, nusea, vmito, entre outros. Diagnstico A confirmao diagnstica desta parasitose se realiza por mtodos coproparasitolgicos de sedimentao como o Ritche ou sedimentao simples ou por estudo microscpico do contedo duodenal.

Tambm se pode recorrer a mtodos sorolgicos como: intradermorreao, imunofluorescncia, reao de fixao do complemento e ELISA, sobretudo na etapa migratria do parasito. Epidemiologia Entre as doenas causadas por enteroparasitas, a fasciolose uma zoonose causada por duas espcies de trematdeos, Fasciola heptica e Fasciola gigantica. Na Europa, Amricas e Oceania, apenas a Fasciola heptica est presente. Os ovinos e bovinos so seus principais reservatrios e os casos humanos, muitas vezes, acompanham a distribuio da doena nos animais. No Brasil, principalmente nas Regies Sul e Sudeste, verifica-se a presena dessa parasitose nos rebanhos bovino e ovino, com prevalncias variando de 6,3 a 27,2%. De acordo com a prevalncia total na populao, obtida mediante diagnstico coprolgico, pode-se classificar trs reas de endemicidade distintas: hipoendmica (<1%); mesoendmica (1-10%); e hiperendmica (>10%). Na Amrica do Sul, os pases andinos apresentam os maiores problemas de sade associados infeco por fasciolose. No Brasil, alguns trabalhos relatam a ocorrncia de casos humanos da doena, principalmente nos Estados do Paran, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de janeiro, Santa Catarina e So Paulo. No se verificou relatos de casos humanos nas Regies Nordeste e Norte do Brasil. Outros estudos demonstram a presena de moluscos Lymnaea columella e Lymnaea viatrix, hospedeiros intermedirios da fasciolose, nas Regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste e em reas dos Estados do Amazonas, Bahia e Paraba. Tambm h relatos de ovos de Fasciola heptica identificados em verduras nos Estados de So Paulo e Paran. Profilaxia O tratamento de ovinos e bovinos doentes de extrema importncia pelo fato destes se apresentarem como os principais reservatrios da doena. A literatura relata que a principal forma de transmisso de fasciolose para o ser humano a ingesto de gua e alimentos contaminados. Ento necessrio o adequado tratamento da gua. Tratamento Triclabendazole.

Triclabendazole combinado com artesunate, artemether ou OZ78 estudo que vem sendo realizado mostra que pode haver benefcio nessa associao, porm as variaes de resposta, em relao s doses admistratadas em ratos, ainda so grandes. O triclabendazole continua a ser a droga de escolha contra a fasciolose. Uma vez que temos interaes sinrgicas observadas de combinaes de triclabendazol (2,5 mg/ kg) mais artemether (6,25-100 mg / kg) sobre a carga de vermes adultos em ratos infectados com Fasciola heptica. A quimioterapia combinada de artemether com triclabendazole pode oferecer uma vantagem em relao monoterapia triclabendazole, particularmente na possibilidade de futuras falhas no tratamento comm triclabendazole sozinho.

Referncias BRAVO T. C. Fascioliasis. Diagnstico, epidemiologia y tratamientos. Rev. Gastroenterol. Mex., v. 68, n. 2, 2003. DUTHALER U; SMITH T. A; KEISER J. In Vivo and In Vitro Sensitivity of Fasciola hepatica to Triclabendazole Combined with Artesunate, Artemether, or OZ78. Antimicrob. Agents Chemother, v. 54, n. 11, p. 4596-4604, 2010. KEISER J; SAYED H; EL-GHANAM M; SABRY H; ANANI S; EL-WAKEEL A; HATZ C; UTZINGER J; EL-DIN S. S; EL-MAADAWY W; BOTROS S. Efficacy and Safety of Artemether in the Treatment of Chronic Fascioliasis in Egypt: Exploratory Phase-2 Trials. PLoS. Negl. Trop. Dis, v. 5, n. 9, p. 1285, 2011. LPEZ A. Fasciolasis heptica: Reporte de un caso y revisin de la literatura. Revista Chilena de Radiologa, v. 10, n. 3, p. 118-123, 2004. NEVES D. P. et al. Parasitologia Humana. 11 ed. So Paulo: Atheneu, 2005. OLIVEIRA A. A; NASCIMENTO A. S; SANTOS T. A. M; CARMO, G. M; DIMECH, C. P. N; ALVES, R. M. S; MALASPINA, F. G; GARCIA, M. H. O; SANTOS, D; AGUIAR G. P. R; CARMO E. H. Estudo de prevalncia e fatores associados fasciolose no Municpio de Canutama, Estado do Amazonas, Brasil. Epidemiol. Serv. Sade, v. 16, n. 4, p. 251-259, 2007.

You might also like