You are on page 1of 16

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM III: Contabilidade, Mix de Marketing e Estatstica Aplicada

POLO CURITIBA

2011 KAREN CRISTINE RAMOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM III: Contabilidade, Mix de Marketing e Estatstica Aplicada

Aluno: Karen Cristine Ramos RA: 1129596 Curso: Marketing Semestre: 1

POLO CURITIBA 2011 RESUMO O objetivo deste relatrio demonstrar com base nas matrias estudadas durante o bimestre o desenvolvimento das recomendaes de melhoria e implementao dos processos de marketing, contabilidade e estatstica aplicada da empresa estudada. A empresa estudada uma loja virtual de produtos de informtica, eletrodomsticos, beleza, utilidades e instrumentos musicais que atua fortemente no mercado, sendo uma das maiores empresas do pas no ramo e-commerce. A atuao no mercado se d atravs do site www.kabum.com.br que alm de ter uma navegao fcil e intuitiva, tambm conta com profissionais gabaritados, prontos para responder quaisquer dvidas na hora da compra, funcionando como um vendedor, no que para muitas pessoas, soa como uma garantia. Seus produtos so distribudos em tempo recorde, sendo esse um de seus maiores mritos, s ficando para trs, da tradio de baixos preos, mesmo com produtos de alta qualidade.

Palavras-Chave: Kabum. comrcio eletrnico, e-commerce SUMRIO 1.Resumo.................................................................................................... 02 2.Introduo................................................................................................ 04 3.Descrio Da Empresa............................................................................ 05 3.1 - Denominao e Forma de Constituio................................... 05 3.2 - Natureza e Ramo de Atuao.................................................. 05 3.3 - Principais Mercados e Economia Local Onde Atua................. 05 4.Contabilidade........................................................................................... 05 4.1 - Balano Patrimonial................................................................. 06 5.Mix de Marketing...................................................................................... 09 5.1 Produto.................................................................................... 09 5.2 - Embalagem:............................................................................. 09 5.3 - Servio de apoio e garantia......................................................10 5.4 Matriz BCG.............................................................................. 10 5.5 Preo....................................................................................... 10 5.6 Praa....................................................................................... 10 5.7 Promoo................................................................................ 11 5.8 Comunicao...........................................................................11 6. Estatstica Aplicada................................................................................. 11 7. Melhoria Proposta................................................................................... 12 8. Concluso............................................................................................... 13 9. Referncias Bibliogrficas.......................................................................14

2. INTRODUO Fundado em 2003, o KaBuM! um dos pioneiros no comrcio eletrnico brasileiro e hoje est entre as maiores empresas deste mercado no pas. Esta performance resultado de uma empresa obcecada por agilidade, qualidade de atendimento, velocidade de entrega e respeito pelo consumidor. Prova disso, o KaBuM! possui todos os mais altos ndices de avaliao e selos de qualidade existentes da internet no Brasil. So eles: 1 - Medalha Diamante - Ebit: Avaliao mxima na mais respeitada consultoria de e-commerce da Amrica Latina. 2 - Revista INFO Exame 2010: Eleito o 15 melhor e-commerce do Brasil. Considerando empresas apenas de comrcio eletrnico, ficamos na 6 colocao. 3 - Selo de "Empresa Reconhecida" pelo BuscaP e Bondfaro, os maiores sites de comparao de preos e lojas do pas 4 - Selo de "Loja Certificada" do Zura! e "Aprovao Shopping UOL", outros 5 - Selo SITE BLINDADO: Certificao de segurana do nosso site, auditado pela McAfee - Uma das maiores empresas de segurana digital do planeta. 6 - Eleito em 2011 pela empresa de pesquisa e consultoria "CVA Solutions" o 10 melhor site de e-commerce do Brasil. Sua estrutura fsica corresponde a um Centro Administrativo e Centro de Distribuio alocados estrategicamente prximos as principais vias do pas, facilitando e acelerando o tempo de entrega das mercadorias. Este trabalho tem objetivo caracterizar financeiramente a empresa, bem como, sua estrutura de marketing.

3. DESCRIO DA EMPRESA 3.1 - Denominao e Forma de Constituio Kabum Comrcio Eletrnico S.A. Nome fantasia: Kabum!. Endereo eletrnico (loja virtual: www.kabum.com.br) 3.2 - Natureza e Ramo de Atuao Empresa de grande porte, em formato e-commerce e seu ramo de atuao destinado ao comrcio varejista de eletrnicos, utilidades domsticas, instrumentos musicais e produtos de informtica em geral. 3.3 - Principais Mercados e Economia Local Onde Atua O principal mercado da empresa o comrcio online, onde disponibiliza todos seus clientes, vrias opes de produtos, desde computadores, celulares, tablets simples encordoamento para violo. A principal estratgia da Kabum sempre manter os menores preos com produtos de qualidade e maior agilidade de entrega. Sua entrega invejvel, mesmo em tempos de greve do sistema de Correios. A Kabum, por ser uma empresa ecommerce, abrange o Brasil inteiro, tendo como visitao em sua pgina mais de 200.000 clientes por dia. Possui produtos de qualidades variadas, tendo como opo desde o baixo ao mais alto padro, e sempre mantendo qualidade e agilidade na entrega e ainda oferecendo garantia todos os produtos ao consumidor final. A Kabum ainda proporciona a seus clientes vrias formas de pagamento, seja online (carto de crdito, dbito, transferncia eletrnica), ou em boleto vista que aceito em qualquer banco ou casa lotrica. Todas as compras podem ser parceladas em at 12 vezes sem juros no carto e em compras vista, a Kabum sempre oferece 15% de desconto. Seu ambiente de compra um ambiente seguro e trabalha 100% em criptografia SSL. 4. CONTABILIDADE (DADOS FICTCIOS) a tcnica contbil que consiste na decomposio, comparao e interpretao das demonstraes contbeis (FERREIRA, 2009) Essas anlises utilizam tcnicas para a obteno de concluses de situaes econmicas e financeiras que se relacionam com o patrimnio, de acordo com o interesse dos usurios, atravs da interpretao dos dados coletados de demonstraes financeiras. A anlise de balano de dados tem finalidade informar a situao financeira de uma organizao para que pessoas possam decidir atravs da comparao entre grupos de elementos desses demonstrativos por meio de ndices com o objetivo de conhecer a relao entre cada grupo com o balano patrimonial. Os quocientes no devem ser interpretados de forma isolada, devendo ser feita em conjunto com outras variveis, visto que cada organizao possui caractersticas prprias mesmo diante de problemas aparentemente iguais (MACHADO, 2007).

Anlise de quocientes o mtodo mais utilizado, estabelece o relacionamento entre dois elementos heterogneos de um mesmo exerccio, indica quantas vezes um divisor est contido num dividendo. Os indicadores obtidos podem ser classificados como: patrimoniais, operacionais ou de velocidade. Os indicadores patrimoniais so obtidos atravs de elementos patrimoniais como na relao entre ativo circulante e passivo circulante na anlise de liquidez corrente. Os indicadores operacionais so observados atravs de elementos formadores de resultado um exemplo na relao entre lucro lquido e vendas lquidas no clculo da margem lquida. Os indicadores de velocidade so obtidos pela relao de um elemento patrimonial e um de resultado (FERREIRA, 2009). No atual contexto socioeconmico; marcado por transformaes; em que predominam a incerteza e a imprevisibilidade quanto ao futuro; a utilizao das informaes contbeis gerenciais assume uma importncia vital; sendo imprescindvel sobrevivncia e ou crescimento das empresas; em geral. Para manterem-se atuantes e garantirem o sucesso nos negcios; as empresas precisam promover seu desenvolvimento organizacional. Considerando as especificidades das pequenas empresas e sua contribuio cada vez mais crescente na economia do pas; Podemos afirmar que o balano patrimonial contempla fiel e obrigatoriamente os bens, direitos e obrigaes de uma empresa, representando a sua situao atual, sendo a principal ferramenta de analise. Nele demonstrado a capacidade ou no de gerao de lucros, pois a destaca de maneira clara e objetiva de seu patrimnio. O balano patrimonial pode ser analogicamente comparado a um farol que guia a empresa no mundo dos negcios e por meio dele que tomam as decises de investimentos, corte de despesas, crescimento da empresa, podendo ser visualizado a seguir: 4.1 - Balano Patrimonial Demonstra as contas patrimoniais, por meio dos bens, direitos e obrigaes adicionando ao patrimnio liquido o valor na DRE (Demonstrao do Resultado do Exerccio),nas contas de lucros ou prejuzos acumulados. Ao contrario na DRE, no balano, patrimonial os valores que representam os bens, direitos e obrigaes passam para passam para outros exerccios, demonstrando ao longo do tempo a situao patrimonial da pessoa jurdica. O resultado do balano patrimonial traz na realidade as mesmas informaes, porm demonstra as contas patrimoniais e seus saldos, mudando somente a apresentao. importante salientar que o balano patrimonial tem que apresentar a soma do ativo, igual a do passivo e se isso no ocorrer, porque alguma informao est incorreta. O balano patrimonial muito solicitado por bancos, fornecedores investidores e etc. KABUM COMRCIO ELETRNICO S.A. Balano Patrimonial (em milhares de Reais) Ativo:
ATIVO Circulante Caixa e bancos Aplicaes financeiras Consolidado 31.03.0 0 31.12.99 Controladora 31.03.0 0 31.12.99

20.083 43.258 155.380 251.549

17.023 21.231

42.474 12.383

Contas a receber de clientes Estoques Dividendos e juros sobre o capital prprio a receber Impostos a recuperar Outras contas a receber

59.675 128.398 196.878 193.913 67.823 61.400 10.072 7.319 509.911 685.837

57.715 196.009 303 67.049 8.710 368.040

127.517 193.646 8.180 60.697 7.080 451.977

Realizvel a Longo Prazo Emprstimos e adiantamentos a sociedades controladas, coligada e ligada Contas a receber de acionistas Plano de Venda de Aes Imposto de Renda e Contribuio Social diferido Depsitos judiciais Outras contas a receber

53.578 104.326 29.564 558 188.026

54.112 103.145 28.464 558 186.279

541 53.578 104.326 28.759 306 187.510

434 54.112 103.145 27.789 306 185.786

Permanente Investimentos Imobilizado Diferido

1.182 85.983 54.393 141.558

947 84.654 52.002 137.603

179.255 82.532 53.557 315.344

204.576 81.646 51.457 337.679

1.009.71 839.495 9

870.894 975.442

Passivo:
PASSIVO Circulante Fornecedores Emprstimos e financiamentos Salrios e encargos trabalhistas Impostos, taxas e contribuies Dividendos e participaes propostos Proviso para contingncias Outras contas a pagar Consolidado 31.03.00 31.12.99 Controladora 31.03.00 31.12.99

148.217 33.942 24.203 15.428 13.813 6.962 19.900 262.465

189.069 96.971 26.708 22.706 13.782 8.100 30.658 387.994

146.807 33.942 23.838 14.978 13.736 6.962 16.718 256.981

188.739 19.611 26.656 22.389 13.736 8.100 29.871 309.102

Exigvel a Longo Prazo Emprstimos e adiantamentos controladas Emprstimos e financiamentos Impostos, taxas e contribuies Imposto de renda diferido Proviso para contingncias

de

sociedades 307.538 32.422 28.728 30.967 399.655 315.023 27.848 28.630 31.876 403.377 38.954 307.538 30.351 28.728 30.967 436.538 46.383 315.023 26.080 28.630 31.876 447.992

Patrimnio Lquido Capital social Reservas de lucro Aes em tesouraria Prejuzo do perodo

116.513 107.789 -27.012 -19.915 177.375 839.495

116.513 107.789 -5.954 218.348

116.513 107.789 -27.012 -19.915 177.375

116.513 107.789 -5.954 218.348 975.442

1.009.719 870.894

Demonstraes do Resultado Exerccios findos em 31 de dezembro Em milhares de Reais, exceto lucro lquido (prejuzo) por lote de mil aes
Controladora 2001 2000 1.663.085 1.652.261 -309.162 1.343.099 -1.007.706 335.393 Consolidado 2001 2000 1.764.730 1.693.079 -320.715 1.444.015 -1.037.769 406.246 -316.129 1.376.950 -1.029.798 347.152

RECEITA BRUTA DE VENDAS E SERVIOS Impostos, devolues e descontos sobre vendas e servios -304.457

RECEITA LQUIDA DE VENDAS E SERVIOS 1.358.628 Custo das mercadorias vendidas e servios prestados -981.826 LUCRO BRUTO RECEITAS (DESPESAS) OPERACIONAIS Com vendas Gerais e administrativas Honorrios dos administradores Receitas financeiras Despesas financeiras Outras receitas operacionais Depreciao e amortizao 376.802

-235.878 -34.482 -6.203 93.108 -132.266 5.497 -32.778 -343.002

-260.064 -38.585 -3.075 35.275 -82.275 17.254 -31.276 -362.746

-259.173 -49.578 -14.696 107.508 -134.411 7.264 -34.417 -377.503

-295.351 -56.106 -4.956 67.260 -84.691 17.254 -32.165 -388.755

Lucro (prejuzo) operacional participao em controladas e coligada

antes

da 33.800 28.553 62.353 -4.902 -27.353 20.823 -6.530 -8.224 28.743 -477 28.266 22.285 -41.603 -3.436 -45.039 17.310

Participao em controladas e coligada LUCRO (PREJUZO) OPERACIONAL Resultado no operacional Lucro (prejuzo) do exerccio antes do imposto de renda, contribuio social e da participao estatutria Imposto de renda e contribuio social .Do exerccio .Diferido Lucro (prejuzo) do exerccio antes da participao estatutria Participao estatutria - empregados Lucro (prejuzo) do exerccio antes da participao minoritria Participao minoritria LUCRO LQUIDO EXERCCIO (PREJUZO) DO

57.451

-14.754

50.551 -220 4.167 54.498 -3.473 51.025 6.087

-27.729 -256 -3.442 -31.427

3.061 60.512 -3.400 57.112

-5.165 -19.919

-19.919

-31.427 11.508

57.112

-19.919

57.112

-19.919

Lucro lquido (prejuzo) por lote de mil aes do capital social em circulao no fim do exerccio R$ 0,83

-R$ 0,28

10

5. MIX DE MARKETING A estrutura de marketing da empresa conduzida por pessoas diretamente ligadas ao ambiente e-commerce. Sua propaganda feita diariamente em forma de mala-direta, com promoes de produtos e vantagens para quem comprar diretamente do e-mail. Para ter acesso esses e-mails, o cliente tem que entrar no site da kabum (www.kabum.com.br) e se cadastrar. Em algum momento desse cadastro, existe a opo de receber promoes por e-mail (mala-direta). Com o crescimento da Kabum, percebe-se um investimento maior em propaganda em veculos de comunicao de maior exposio, como a TV. Recentemente, foi disponibilizado um banner num jogo de futebol que foi transmitido pela maior emissora do pas. A Kabum tambm preocupa-se em que seus clientes j fiis, vejam essas propagandas, emitindo e-mails e colocando banners em seu prprio site, alertando-os ficarem atentos hora em que o banner eletrnico apareceria, pois a partir da, a loja tambm lanou uma promoo com crditos ao cliente que acertasse o tempo exato do jogo em que apareceu a propaganda. Percebe-se que a empresa investe muito em manter seus clientes, pois a partir do depoimento deles que a loja consegue uma gama ainda maior de novos clientes. 5.1 - Produto Os produtos oferecidos pela empresa so tangveis e durveis, so celulares, computadores, tablets, mquinas fotogrficas, filmadoras, instrumentos musicais das melhores marcas e modelos destinados ao consumidor final. A empresa oferece vrios nveis de produto. Desde os produtos de segundo nvel, ou bsico, passando por produtos de terceiro nvel, que aquele Produto real ou esperado pois oferece ao consumidor final o produto pronto, o computador que ele espera comprar, o produto de quarto nvel, ou o Produto ampliado buscando superar as expectativas dos clientes atravs de um melhor atendimento, chegando at a oferecer a seus clientes o produto de quinto nvel, que so os produtos com as mximas qualidades e de preo superior. 5.2 - Embalagem A Kabum, como uma empresa e-commerce, entrega suas mercadorias atravs dos Correios ou de fretamento. Por esse motivo, a Kabum tem um preocupao especial com suas embalagens. Alm da embalagem comum do produto, a Kabum envolve cada produto em plsticos bolha, e acomoda numa caixa da prpria loja, resistente e em tamanho um pouco maior que a embalagem original. A embalagem personalizada com o logotipo da empresa e dentro dela, nota fiscal e garantia do produto. 5.3 - Servio de apoio e garantia Todos os produtos vendidos na Kabum tem garantia. Inclusive, garantia de devoluo, caso o cliente no se sinta satisfeito com o produto aps a compra. ele dado o direito de escolher outro produto da loja, reutilizando os crditos que ficou com a compra anterior. 5.4 - Matriz BCG

11

Vaca Leiteira: Os lucros da empresa so altos devidos as margens de lucratividade serem bem altas em porem os retornos de investimentos so lentos pois os recebiveis a longo prazo so grandes e nem sempre a gerao de caixa alta, j o crescimento de mercado baixo e os investimentos so apenas em estoque. 5.5 - Preo A empresa tem como estratgia trs tipos de preos: o Premium, o de Penetrao e de qualidade comum. No preo Premium, a loja oferece produtos de alta qualidade com preos superiores. E no Preo de Penetrao, a loja ofere produtos de alta qualidade com preos abaixo do normal e a estratgia de qualidade comum, com produtos de preo condizente com sua qualidade. Independente de qualquer nvel de produto, a Kabum sempre opta por ter os preos mais baixos do mercado. Seu lema Uma exploso de preos baixos. Sempre antenada quanto s maiores lojas de departamentos do pas, que tambm tem lojas online, a Kabum sempre se destaca tendo o menor preo, o menor frete, a maior variedade em produtos e a entrega mais segura e rpida do pas. Com isso, a loja uma das maiores empresas online do pas e a mais competitiva do mercado. A empresa investe em promoes todos os dias, independente de datas comemorativas. Com isso, a empresa consegue atingir uma alta fatia do mercado e manter um fluxo de caixa. Raramente a empresa muda seus preos. Somente o faz se for para baixlos. 5.6 - Praa Como apenas um bom produto e um preo adequado no so suficientes para assegurar as vendas, o canal de distribuio uma preocupao constante para empresas de mantm comrcio online. Tambm no basta ter a melhor entrega se o produto no chegar nas mos do consumidor final em boas condies. A empresa lana um desafio seus prprios clientes. Assim que o pagamento do produto for confirmado, o produto ser postado, no mximo em 1 hora. E o que realmente acontece. O ciclo de entrega do produto do tipo D. A Kabum uma empresa Atacadista e Varejista e sua distribiio vai dos Centros de Distribuio para os Correios ou empresa de fretamento ao Consumidor Final. Os Centros de Distribuio esto alocados estrategicamente prximos as principais vias do pas, facilitando e acelerando o tempo de entrega das mercadorias. Quando voc entra na loja, escolhe o seu produto, coloca em seu carrinho de compras, digita o seu CEP, e automaticamente ele calcula o seu frete. Assim que todas as informaes estiverem corretas, voc pode optar as condies de pagamento, seja carto de crdito, dbito, transferncia online ou boleto bancrio. Realizando a sua compra, a Kabum lhe fornece um endereo, dentro do seu prprio ambiente cadastral, para que voc possa verificar, a todo tempo, em que parte do processo est a sua compra. Todas as vezes que o processo atualizado, automaticamente mandado um email para a sua caixa postal. Se seu produto teve seu pagamento confirmado, no mximo em 1 hora ele postado nos correios ou em alguma empresa de frete, e logo enviado um email voc, com todos os dados do rastreamento da sua encomenda. Assim, voc saber exatamente onde ele est, em determinado momento. Geralmente, as entregas da Kabum no ultrapassam 3 dias teis.

12

5.7 - Promoo A comunicao da empresa direcionada a seu publico alvo os consumidores da classe C e D, com todo o empenho para a comunicao pela percepo da marca e tambm do apelo de preo em determinados momentos em que se julga necessrio. A diversificao da mdia foi um ponto muito utilizado pela empresa por se tratar de uma empresa nova precisando propagar sua marca. 5.8 - Comunicao O pblico-alvo da empresa so consumidores de produtos de informtica e eletrodomsticos. Aquelas pessoas que tm total confiana em comrcio online. Embora a loja, hoje, tenha em sua lista de compras muito mais que produtos de informtica, devido ao crescimento da mesma. A empresa mantm canais exclusivos de acompanhamento de feedback. So canais de relacionamento em que o cliente pode se comunicar diretamente com a loja, dando sujestes, elogios, reclamaes ou crticas. So eles os mais usados: os canais de relacionamento twitter e o facebook. Mesmo tendo esses dois canais como os mais poderosos, a loja ainda disponibiliza ao cliente, um espao abaixo de cada produto para que se possam fazer perguntas ou apenas comentar sobre o produto ou servio oferecido pela loja. Existe ainda no site, um chat online, que no caso, serviria como um vendedor. So pessoas que esto disponveis, online, em horrio comercial, para que no momento da sua compra, possa tirar qualquer dvida que tiver em relao produtos, preos, entrega, etc. 6. ESTATSTICA APLICADA A palavra estatstica lembra maioria das pessoas, recenseamentos. A estatstica tambm comumente associada s pesquisas de opinio pblica, aos vrios ndices governamentais, aos grficos e mdias publicadas na imprensa, na realidade, entretanto, a estatstica engloba muitos outros aspectos, sendo fundamental na analise de dados provenientes de quaisquer processos que exista variabilidade. Estatstica um conjunto de mtodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenmenos coletivos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, em 2009, a inflao medida pelo IPC-A (ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo) registrou taxa acumulada de 4,31%, inferior aos 5,90% registrados em 2008. J o IGP-M (ndice Geral de Preos ao Mercado), medido pela Fundao Getulio Vargas - FGV, apresentou no acumulado de 2009, deflao de 1,71%, contra inflao de 9,81% no acumulado do ano anterior. No ano, houve uma desvalorizao do dlar em relao ao real de 25,5%. A taxa bsica de juros da economia (SELIC) fechou o ano de 2009 em 8,75% ao ano, menor patamar desde 1999, quando comeou a ser utilizada como meta de poltica monetria, e abaixo dos 13,75% ao ano, registrados ao final de 2008. O Brasil foi um dos primeiros pases a mostrar sinais de recuperao da crise financeira mundial. O comrcio varejista, no ano, apresentou um crescimento de

13

5,9% em volume de vendas (conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE). A Companhia reitera sua confiana no desenvolvimento econmico do Pas e nas oportunidades de crescimento do segmento de varejo, e manter foco na expanso de seu site e nmero de produtos oferecidos aos clientes. Sabendo que a empresa um site que abrange o pas inteiro, temos como dados obtidos do prprio site a quantidade de clientes que visitam-no diariamente. Para se ter uma melhor noo da participao do KaBuM! no mercado, se todas as pessoas que visitam o KaBuM! (www.kabum.com.br) diariamente fossem colocadas em um estdio de futebol, seria possvel lotar aproximadamente trs vezes o estdio do Morumbi (SP) todos os dias.

7. MELHORIA PROPOSTA Como a loja se ambienta em um site, uma sujesto de melhoria, que proporcionaria maior confiabilidade na compra do produto, seria disponibilizar mais

14

fotos de cada produto, em ngulos diferentes, e de preferncia, numa resoluo em que se possa verificar entradas e sadas do produto. Pois verificamos, em algumas reclamaes, que certos produtos no teriam a sada necessria para o que o cliente precisava. Como no tinha nenhuma imagem para verificar, o consumidor final comprou por intuio. Isso no s atrapalha o consumidor em questo tempo, como tambm atrapalha a loja, que mais uma vez, ter que arcar com custos de envio e ainda reobter esse produto. Mais um ponto de melhoria, seria investir em pessoas que ficassem 24 horas disposio dos clientes, no ambiente chat do site, j que compras online no tm hora para serem feitas.

8. CONCLUSO A realizao dessa anlise nos leva a concluir que atributos como qualidade, desempenho operacional, foco no cliente, pessoas qualificadas nas reas

15

especficas da empresa, governana corporativa, todos esses fatores se constituem na capacidade de gerar resultados futuros, associados pesquisa de satisfao de clientes, consolidam a posio de liderana de uma empresa no mercado. Na atual conjuntura econmica no h gesto eficaz do negcio, sem informaes em tempo real, slidas e que tenham valor para que o corpo administrativo possa ter subsdios para a tomada de decises.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1 http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/sobre.cgi

16

2 MACHADO, R. A anlise das demonstraes financeiras e suas aplicaes. Disponvel em: http://www.administradores.com.br/artigos/analise_das_demonstracoes_financeiras/ 13155/ > Acesso em: 08 Outubro 2010. 3 FERREIRA R. J. Anlise das demonstraes financeiras. Disponvel em: http://www.vemconcursos.com/arquivos/aulas/Ricardo_ferreira_contab_cap01.pdf> Acesso em 4 dez 2009 4- http://ri.lasa.com.br/upload/anual/00002723.pdf

You might also like