You are on page 1of 7

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 2 Empresa - O Empresrio


Objetivos da aula:
Nesta aula, vamos definir Empresa, considerando a orientao da legislao. Tambm vamos conhecer e definir o empresrio e os requisitos legais para sua caracterizao.

1. A EMPRESA
Sabemos que, atualmente, o Direito Comercial adota a Teoria da Empresa, que define empresa como qualquer atividade organizada para a produo e circulao de bens e servios, salvo as atividades intelectuais. Logo, empresa sinnimo de atividade empresarial, ou seja, atividade de produo ou circulao de bens e servios. Na linguagem comum, utilizamos a expresso empresa muitas vezes para designar a sociedade empresarial, ou ainda, um estabelecimento comercial. Exemplo: a empresa foi pintada, a empresa foi assaltada, hoje vou at a empresa. Assim, no podemos confundir empresa com sociedade empresarial nem com o local em que se desenvolve a atividade empresarial. A empresa uma atividade que poder ser realizada por um empresrio individual (pessoa fsica) ou por uma sociedade empresria (pessoa jurdica). Ressalte-se que os scios da sociedade empresria no so empresrios, empresria a sociedade. Os seus scios podero ser chamados de
Faculdade On-Line UVB

Direito Comercial

11

Aula 02 - Empresa - O Empresrio

Anotaes do Aluno

uvb
investidores ou empreendedores, mas no de empresrios.

2. O EMPRESRIO
O Cdigo Civil Brasileiro no define empresa, mas somente empresrio.
Artigo 966: Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico: No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa.

Logo, se empresa atividade, quem exerce essa atividade o empresrio. Repetimos que a empresa uma atividade que poder ser realizada por um empresrio individual (pessoa fsica) ou por uma sociedade empresria (pessoa jurdica). Estamos nos referindo, nesse item, ao empresrio no sentido amplo, ou seja, tanto o empresrio individual como a sociedade empresria. Da definio legal de empresrio, extramos alguns requisitos necessrios para a caracterizao do exerccio da atividade empresarial. So eles: profissionalidade, atividade econmica, atividade organizada, produo e circulao de bens e servios. Vejamos cada um deles: 1) PROFISSIONALIDADE O empresrio exerce profissionalmente a atividade empresarial. Esse profissionalismo engloba os conceitos de pessoalidade, habitualidade e monoplio das informaes.
Faculdade On-Line UVB

12

Aula 02 - Empresa - O Empresrio

Direito Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
Habitualidade diz respeito repetio diuturna de atos, reiterao da prtica da atividade. Assim, no ser empresrio aquele que exerce, esporadicamente ou eventualmente, a venda de bens. Pessoalidade se traduz na necessidade de o empresrio exercer pessoalmente a atividade empresarial. A pessoalidade no requer que o empresrio exera a atividade sozinho, este pode contratar empregados, mo-de-obra necessria consecuo da atividade. No entanto, esses empregados no so empresrios, pois exercem a atividade em nome do empregador, sendo considerados seus prepostos. Monoplio das informaes significa que o empresrio detm todo o conhecimento e informaes acerca do produto ou servio que executa, ou seja, conhece as tcnicas de produo dos bens e da execuo dos servios, qualidades necessrias, matria-prima empregada, condies de uso, nocividade, defeitos e outros. Concluindo, ser empresrio aquele que exercer a atividade empresarial profissionalmente, ou seja, com habitualidade, pessoalidade e com o monoplio das informaes. 2) ATIVIDADE ECONMICA A atividade empresarial considerada econmica porque tem como finalidade a obteno de lucro. Ressalte-se que o lucro pode ser a finalidade da atividade ou apenas um meio para se alcanar outros objetivos. 3) ATIVIDADE ORGANIZADA

Assim, no ser empresrio quem exerce atividade econmica de produo e circulao de bens ou servios sem um desses fatores. Por exemplo, quem compra de atacadistas peas de vesturio e as leva s casas de freguesas para vend-las (sacoleiras) explora atividade de circulao de bens com
Faculdade On-Line UVB

Direito Comercial

A atividade empresarial organizada, pois nela esto presentes os quatro fatores de produo: capital, insumos, mo-de-obra e tecnologia.

13

Aula 02 - Empresa - O Empresrio

Anotaes do Aluno

uvb
finalidade lucrativa, mas no poder ser considerada empresria, pois no organiza mo-de-obra, no possui empregados. 4) PRODUO OU CIRCULAO DE BENS OU SERVIOS Produzir bens fabric-los, a essncia da indstria, e toda atividade industrial empresarial. Produzir servios a mesma coisa que prestar servios. A circulao de bens a atividade de comrcio, a mediao entre o produtor e o consumidor, e a circulao de servios tambm requer essa mediao, ou ainda, intermediar a prestao de servios. Concluindo, empresrio aquele que exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios.

3. ATIVIDADES ECONMICAS CIVIS


As atividades empresariais no abrangem todas as atividades econmicas possveis, existindo outras que no so regulamentadas pelas mesmas disposies legais que regulamentam os empresrios, so as denominadas atividades econmicas civis. As atividades econmicas civis so regulamentadas pelo Direito Civil, pelas regras civis. Podemos falar que so quatro as categorias de atividades econmicas civis: aquelas exploradas por quem no empresrio; quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica; produtores rurais no inscritos no Registro de Empresas (Junta Comercial) e Cooperativas.

Faculdade On-Line UVB

14

Aula 02 - Empresa - O Empresrio

Direito Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
1) Aquelas exploradas por quem no empresrio Atividades desenvolvidas por quem no esteja definido legalmente como empresrio sero atividades civis. Para a definio de empresrio, podemos nos socorrer da lio mencionada no item II e lembramos o exemplo da sacoleira que, embora exera atividade de circulao de bens com o intuito de lucro, no empresria e, portanto, a atividade exercida por ela ser considerada uma atividade econmica civil. 2) Quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica Esta categoria est prevista no pargrafo nico do art.966 do Cdigo Civil Brasileiro:
Artigo 966: [...] Pargrafo nico: No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa.

No entanto, o mesmo texto da lei nos diz que se essas profisses constiturem elementos de empresa sero consideradas atividades empresariais e no mais civis. Essas profisses passam a constituir elementos de empresa quando
Faculdade On-Line UVB

Direito Comercial

Afirma o dispositivo legal citado que, mesmo que esses profissionais contratem auxiliares, no estaro exercendo atividade empresarial. Exemplo: o dentista que contrata uma auxiliar para seu consultrio.

15

Aula 02 - Empresa - O Empresrio

Podemos citar como exemplos aquelas atividades exercidas pelos profissionais liberais (mdicos, dentistas, advogados), pelos msicos, escritores, artistas plsticos.

Anotaes do Aluno

uvb
exercerem uma atividade organizada, com mo-de-obra, capital, tecnologia, sendo o exerccio da profisso somente um de seus elementos. Exemplo: um dentista especializado em odontologia peditrica possui seu consultrio e uma auxiliar (atividade econmica civil), mas, para aproveitamento maior da clientela, organiza uma clnica, contratando outros dentistas de diversas especialidades, vrios auxiliares, recepcionistas, contador, faxineiras etc. Esse dentista no mais estar exercendo uma atividade civil, pois sua profisso passou a ser somente um elemento de uma atividade empresarial organizada. 3) Produtores rurais no inscritos no Registro de Empresas (Junta Comercial). A atividade rural no Brasil, regra geral, explorada, principalmente, de duas formas distintas: pelos titulares de grandes negcios rurais (agroindstria ou agronegcio) e pela famlia que explora uma agricultura de sobrevivncia. Diante disso, nosso legislador deixou a critrio do ruralista a sua condio, de conformidade com o art. 971 do Cdigo Civil Brasileiro:
Art. 971. O empresrio, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus pargrafos, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro.

4) Cooperativas
Por fora do art. 982 do Cdigo Civil, as Cooperativas sero sempre
Faculdade On-Line UVB

Direito Comercial

Assim, somente ser considerado empresrio o produtor rural devidamente inscrito no Registro de Empresas, que so, na sua maioria, os grandes empresrios rurais.

16

Aula 02 - Empresa - O Empresrio

Anotaes do Aluno

uvb
sociedades simples (sociedades civis), independentemente da atividade que explorem. O estudo das Cooperativas realizado pelo Direito Civil e estas so regulamentadas pelos arts. 1.093 a 1.096 do Cdigo Civil e pela Lei n 5764/71.

Sntese
Com o estudo realizado nesta aula, fomos capazes de: definir empresa e distingui-la de outros institutos; conhecer a definio de empresrio e atividade empresarial; saber que a empresa pode ser desenvolvida por uma pessoa fsica (empresrio individual) e por uma pessoa jurdica (sociedade empresria); distinguir atividades empresariais de atividades civis.

Referncias
BRASIL. Cdigo Civil. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. GONALVES, Maria Gabriela Venturoti Perrotta Rios; GONALVES, Victor Eduardo Rios. Direito Comercial Direito de Empresa e Sociedades Empresrias. So Paulo: Saraiva, 2006.

Faculdade On-Line UVB

17

Aula 02 - Empresa - O Empresrio

Direito Comercial

You might also like