You are on page 1of 10

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Para que servem as imagens mediticas? Os ambientes culturais da comunicao, as motivaes da iconomania, a cultura da visualidade e suas funes. 1
Norval Baitello Junior2 Resumo: A exacerbada proliferao da visualidade contempornea lana a pergunta de sua funo.
Encarando a comunicao a partir de uma perspectiva de ambiente comunicacional, tal questo ganha destaque no apenas no atual uso da imagem, mas no seu uso por pocas pregressas. Assim, os conceitos benjaminianos de valor de culto e valor de exposio oferecem uma primeira via de compreenso para o irresistvel apelo que exercem as imagens sobre o homem. A exacerbao do valor de exposio, contudo, passa a determinar a feio de uma poca, deslocando a imagem artstica para um segundo plano em favor da imagem meditica. Tal deslocamento gera o fenmeno da iconomania.

Palavras-chaves:1. iconomania, 2. ambiente comunicacional, 3. teoria da imagem

I.

sua imagem e semelhana

Acostumados que estamos ao excesso de imagens e visualidade exuberante que caracterizou progressivamente o desenrolar do sculo XX, moldado que foi pelas mquinas de reproduo, de conservao, de projeo e de transmisso, as camadas mais profundas da histria da imagem e seus usos permanecem no esquecimento. O entretenimento (ou disperso) visual que est em todas as partes, espaos pblicos e espaos privados, em busca da captura de nosso olhar que o anima, criou uma tal hegemonia dos media visuais em relao silenciosa e vagarosa escrita e mesmo em relao aos media de audio pura, tambm desenvolvidos no sculo findo, que as regulamentaes e legislaes tambm entram em cena tentando coibir sua proliferao indiscriminada. Espaos reservados para imagens, tais quais museus, exposies, galerias e templos diversos passam categoria de depsitos de tempos remotos, de recordao de objetos incompreensveis, de uma lgica enigmtica. Assim como nos indagamos qual teria sido o sentido das representaes parietais de Lascaux e So Raimundo Nonato, o sculo XXI especular sobre a motivao dos depsitos de
1

Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicao e Cultura, do XVI Encontro da Comps, na UTP, em Curitiba, PR, em junho de 2007 2 Professor da PUCSP e lder do grupo de pesquisas CISC.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

imagens, sagrados e profanos, cultivados com tanto fervor (ou glamour) nos dois milnios anteriores. Sero estes espaos destinados a abrigar o extico outro da imagem meditica? Ou sua tosca origem, seu engatinhar hesitante, seu tatibitate balbuciante? Assim como a era da histria da arte enxergou arte paleoltica nas cavernas de Altamira, veremos tambm as representaes da Via Crucis como forma primitiva e tosca das HQ? Tal formalismo de leitura tem conduzido a um achatamento histrico das anlises em cincias da comunicao, impedindo a adequada compreenso dos ambientes comunicacionais diversos. Na compreenso da cultura da visualidade igualmente tem levado a um falseamento da funo da imagem. Podemos dizer que tal fenmeno produz um erro anlogo ao da prtica do antropomorfismo em zoologia3. O olhar projetivo de si mesmo para a criao do outro, sua imagem e semelhana.

II.

Ambientes de imagens e iconomania

Ambiente, do latim ambiens/ambientis particpio presente do verbo ambire, significando andar ao redor, cercar, rodear. A raiz indoeuropia ambhi- (significando em volta de) tambm d origem ao radical grego anfi (de anfbio e anfiteatro), significando de um lado e de outro. Definido por Houaiss, ambiente tudo que rodeia os seres vivos e/ou as coisas. Ora, os conceitos funcionalistas de emissor, receptor e informao especializam e isolam momentos de um mesmo ambiente, amputando-lhe a complexidade, as simultaneidades, as superposies. Em uma perspectiva diversa daquela, temos que verificar que cada coisa ou pessoa gera em torno de si um ambiente saturado de possibilidades de comunicao, podendo ser vista em qualquer dos papis ou funes simultaneamente e de modo no excludente. Assim, um ambiente comunicacional constitui uma atmosfera saturada de possibilidades de vnculos de sentido e vnculos afetivos em distintos graus. Ser pois integrada em seu ambiente que a imagem permitir entrever sua funo. O conceito de ambiente requer, entretanto, ainda algum delineamento; ele possui muitas analogias com os conceitos de paisagem e de cenrio, conquanto queira abranger mais implicaes. Tanto paisagem e cenrio como ambiente denotam a presena de uma intencionalidade subjacente criao de um entorno. Sobre esta intencionalidade presente
3

Ver a esse respeito CYRULNIK, Boris (1995). La naissance du sens. Paris: Hachette.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

nas coisas que criam ambiente escreveu o filsofo japons Tetsuro Watsuji (1889-1960) em sua Antropologa del paisaje, definindo-a como um estar fora de si mesmo, um existir voltado para o outro, um ex-sistere. (WATSUJI 2006:26). Assim, estar em um ambiente significa estar integrado a ele, configurando-o e sendo configurado por ele. Contudo, alerta ainda Watsuji que () el error ms extendido al hablar de clima y paisaje consiste en centrarse en la perspectiva dualista: influjos mtuos externos entre el individuo y el entorno natural. Ese punto de vista es el resultado de abstraer el fenmeno concreto del ambiente () desconectndolo de la existencia humana y su historia cultural, para reducirlo tan solo a un entorno natural. (WATSUJI 2006:31). Um ambiente comunicacional portanto no apenas o pano de fundo para uma troca de informaes, mas uma atmosfera gerada pela disponibilidade dos seres (pessoas ou coisas), por sua intencionalidade de estabelecer vnculos. Assim, uma cultura da palavra escrita constri ambientes adequados s temporalidades da leitura. E uma cultura da imagem visual operar igualmente a construo de ambientes voltados para a hegemonia da viso, com todas as conseqncias que dela decorrem. Vivemos hoje em um mundo no apenas de franco domnio da imagem, como de escalada aberta das imagens com uma visvel perda progressiva da escrita em favor de cones. A esta crescente iconizao atribui-se o adjetivo amigvel, o que por si revela o alto custo e a dificuldade de incluso que caracterizaram a era da escrita, por ter exigido (e ainda exigir) longo tempo de aprendizagem bem como altos custos monetrios. Embora a civilizao da escrita sobreviva em muitos redutos, seu tempo lento abre flancos para o avano clere dos ambientes de imagens, algo que Gnther Anders (1956 e 1980 / 2003) denominou iconomania. Anders oferece um raro exemplo de investigao e reflexo sobre ambientes comunicacionais, suas potencialidades positivas e negativas, seus sinais de alerta, sintomas e aspectos vigorosos, sua sustentabilidade. Com ele ganham as cincias da comunicao uma notvel contribuio crtica. Mesmo sendo seu estudo voltado para um ambiente temporal e espacial mais amplo, os elementos mais marcantes analisados so os dados e fatos das mediaes e dos media. Como, por exemplo, a iconomania.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

III.

Imagem e paradoxo

Ambientes de imagens no so, contudo, novidade na histria cultural do homem. Seria mope afirmar que so uma novidade na cultura humana. As representaes em numerosas cavernas, Lascaux, Gargas, Altamira, El Castillo, So Raimundo Nonato e tantas outras, no mundo todo, as representaes imagticas profusamente presentes em tumbas egpcias, os registros em cermicas ou em relevos em distintos pontos do mundo e diversas culturas atestam que o homem j convive de longa data com ambientes de imagens. Muitos templos pagos primitivos e templos cristos tambm tiveram na representao visual bidimendional (afrescos e pinturas) e tridimensional (estaturia e relevos) seu principal recurso expressivo. Assim, ao invs de buscar a projeo de uma nica funo nas imagens de todas as pocas, convm muito mais compreender o papel especfico exercido por elas em cada era distinta. Por se tratar, entretanto, de tarefa de grande flego e complexidade, exigente de saberes histricos especficos e vastos, tal empreendimento apenas principia, com o estabelecimento das bases de uma Teoria da Imagem (ou Cincia das Imagens), algo mais abrangente do que uma simples moda ou virada representada pelo chamado iconic turn. o que prope Hans Belting (2005) em seu Pour une anthropologie des images (Cf. tambm BELTING 2006a ) . Trabalhando sobre as relaes entre imagem, mdium e corpo, o autor demonstra como se constituram as razes das diversas formas de representao icnica, uma relao constitutiva do humano, fundada no prprio paradoxo entre imagens exgenas e endgenas. , portanto, no corpo que nasce a percepo da presena de uma ausncia. E o homem aprende a transferir esse paradoxo para outros suportes, outros mdiuns.4 Assim, a imagem se distingue de seus mdiuns ou suportes, tornando-se uma entidade autnoma, que estar ancorada no corpo naquelas situaes em que o suporte for aniquilado, ou se transferir para outros suportes. Mdium, imagem e corpo ganham assim um estatuto equalitrio na criao de ambientes, uma vez que constituiro trs instncias relativamente autnomas, conquanto intimamente interdependentes, para constituir ambientes de imagens, ou seja, ambientes culturais de vinculao, a partir da visualidade.

IV.
4

Era de culto, era de exposio

Foi mdium/mdiums a soluo encontrada pelo tradutor francs para fugir das acepes da palavra media, associada aos meios tcnicos. O original alemo Medium/Medien.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Procedeu de Walter Benjamin a original diferenciao entre valor de culto e valor de exposio. Referia-se ele obra de arte na passagem da manufatura de um objeto imagtico nico para a produo em srie de objetos idnticos. A categoria criada para diferenciar um de outro justamente aquela do efeito ambiental. Que tipo de ambiente favorecia o objeto nico e que tipo de impacto ambiental provocaria a reprodutibilidade tcnica da imagem? Surpreende at hoje, no clssico ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica, que Benjamin no se tenha restringido a uma leitura meramente tcnico-formal da mudana cultural provocada pelo avano tecnolgico, mas que inovadoramente tenha vislumbrado a ambincia criada pela mudana na produo dos suportes das imagens. Pois a passagem de uma ambincia de culto para uma ambincia de exposio reflete exatamente a alterao de funco e motivao para o uso das imagens. Benjamin vale-se das categorias de aura, proximidade, distncia, pois est justamente operando com elementos de ambincia, maneiras de materializao dos vnculos, paisagens que se criam em torno de uma nova forma de distribuio das imagens. A paisagem determinada pelo valor de culto e aquela delineada pelo valor de exposio constituem valores polarmente dispostos. Aquela trazia algo distante para o aqui e agora; esta transportava o aqui e agora para o espao remoto e distante. Aquela emprestava ao observador o status de referncia a ser animada pelo distante e/ou transcendente; esta no apenas retirava ao observador a fixidez referencial retirando-lhe a unicidade como tambm e principalmente lhe roubava o lastro de transcendncia. Ora, Benjamin no falava de outra coisa seno da passagem da era da arte ainda contaminada com o esprito do sagrado para a era da arte dos media, j arrebatada pelo esprito da visibilidade. Belting (1990), em seu extenso tratado Imagem e culto, contradiz a voz quase unssona da histria da arte ocidental, afirmando que a imagem que domina o ocidente europeu desde o fim do Imprio Romano at a idade mdia tardia era a imagem de culto. No fazia parte dos critrios essenciais de avaliao sua natureza artstica. No havia ainda iniciado a Era da Arte (Zeitalter der Kunst). Assim o formula Belting (1990:9): Uma histria da imagem algo distinto de uma histria da arte. Mas o que se quer dizer com isto? O conceito imagem, no uso corrente, abrange tudo e nada, tal qual estamos acostumados com o conceito arte. Por isso, que se diga de antemo que se entende por imagem a seguir o retrato pessoal, a imago. Ele representava uma pessoa e era

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

tratado como uma pessoa. Neste sentido se tornou objeto preferido da prxis religiosa.(...) A arte, tal qual o autor aqui a quer compreender, pressupe a crise da velha imagem e sua revalorao como obra de arte no Renascimento. (...) Pode-se ento falar de uma era da arte, que dura at hoje. Antecedeu a ela uma era da imagem (...). Assim, demonstra o autor ao longo das 700 pginas de Bild und Kult, com base no estudo das formas imagticas arcaicas como cones, relquias e imagos, que projetar sobre as imagens de culto intenes artsticas ser no mnimo um falseamento histrico. Igualmente seria falso projetar sobre as imagens paleolticas (por ex. as mos em negativo das cavernas de Gargas o os bises de Lascaux) a natureza de culto religioso5 . Identicamente ser falso identificar intenes prioritariamente artsticas nas imagens contemporneas em seu uso meditico.

V.

A era da imagem meditica

As repetidas declaraes de morte da arte, desde as vanguardas histricas dos princpios do sculo XX, nunca fizeram tanto sentido quanto nos momentos em que elementos, materiais, processos e produtos mediticos comearam a ocupar os espaos museolgicos e de exposies. Concertos para aparelhos de rdio sintonizados em ondas curtas, instalaes videogrficas, montagens, colagens e assemblages a partir de jornais, revistas, cartazes publicitrios, etc. oferecem a evidncia de que a produo de imagens deslocou-se do mbito artstico para o meditico. E confirmam a tentativa de Aby Warburg, j nos anos 20, de deslocar o foco de sua iconologia para imagens utilitrias (selo postal e imagens de propaganda poltica) ou trabalhos de artesos da ilustrao e artistas de menor projeo. Seu Atlas de imagens MNEMOSYNE (Bilderatlas MNEMOSYNE) constitui o exemplo mais cabal de uma proposta de reflexo voltada mais para a imagem em sua maior amplitude de usos do
5

Leroi Gourhan (1985:127-8), em As religies da pr-histria afirma cautelosamente ao final de seu ensaio: O facto do extraordinrio ter sido apercebido explicitamente, estabelece uma forte suspeita em favor da concepo de um sobrenatural, mas no provavelmente no sentido em que ns o temos vindo a conceber desde h alguns milnios. A religiosidade no s feita de religio, englobando em bloco um cortejo de factos fisiolgicos e psicolgicos que criam um campo emocional no qual a explicao racional no ocupa o primeiro lugar. abusivo tentar aplicar os resultados arqui-seculares do pensamento intelectual de uma minoria erudita, aos homens de um incio e de procurar oferendas, sacrifcios ou cultos, na ausncia de documentos irrefutveis. Inversamente, seria tambm excessivo no imaginar um princpio para aquilo que universal nas pocas mais recentes. Factos suficientemente controlados bastam para estabelecer que prticas no orientadas para as tcnicas da vida material existiram antes do homo sapiens; denominemo-las religiosas, uma vez que testemunhavam um comportamento que ultrapassa a vida vegetativa (...)

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

que para a imagem artstica. O projeto utpico de construo de um Atlas mapeando famlias de imagens, suas vinculaes e a constituio de ambientes gerados por elas, oferecem a amostra do diagnstico feito por Warburg j no incio do sculo XX, de que uma era da imagem meditica (incluindo a as ilustraes de livros, jornais e revistas, as fotografias, o filme, a publicidade, o cartaz e tantos outros suportes) j se anunciava com extremo vigor. A segunda metade do sculo XX viu, por um lado, ainda mais a proliferao de obras de arte que no se deixam apreender sem as categorias da comunicao e dos media (tomemos apenas alguns poucos exemplos: N. J. Paik, Fabrizio Plessi, Bill Viola, Robert Frank, Cindy Sherman, Gary Hill). E, por outro, viu concomitantemente o crescimento exponencial da produo de imagens mediticas e seus canais de escoamento. A produo artstica parece ento se espelhar na imagem meditica ou sobre ela refletir. Este seria um dos sintomas apontando para escalada das imagens mediticas e da criao de ambincias nas quais elas se tornam presena marcante, quando no determinante, e referncia axial. Comparada com a produo de imagens artsticas, a quantidade de imagens produzidas pelos media contemporneos (cinema, jornais e revistas, televiso, acrescido de potentes novos meios de conservao e distribuio como vdeo,CD, DVD, Internet, www, youtube, blogs e fotoblogs) talvez somente possa ser designada como ocenica: no possvel nem ao menos quantific-la, nem mesmo por estimativa. Nada mais evidente, portanto, que vivemos em um ambiente iconomanaco. Caberia ento aqui compreender razes mais profundas para essa escolha civilizatria irresistvel. E suas conseqncias.

VI.

Iconomania, multiplicao de si mesmo e sedao

Anders vislumbra uma poderosa malaise da unicidade como testemunho da desvalorizao de si mesmo provocada pelos rumos civilizatrios tomados no ltimo sculo. E como tentativa de compensao desenvolve uma dependncia imagtica reinante hoje, a iconomania. Assim o descreve Anders (1956/1994: 56-7): Dentre as razes responsveis por essa hipertrfica produo de imagens, uma das mais importantes que o homem conseguiu conquistar, por meio das imagens, a chance de criar spare-pieces

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

[peas sobressalentes] de si mesmo; portanto pregar uma mentira em sua insuportvel unicidade. Ela uma contra-medida, realizada em grande estilo, contra o seu existo uma nica vez. Enquanto ele permanea excludo da produo em srie, transforma-se em produto reproduzido, quando fotografado. Ao menos em efgie ele ganha uma existncia mltipla (...). Pode parecer simplista, pondera o autor em seguida, a identificao do homem com seus produtos. Considerando-se, contudo, o medo da morte e a rejeio da morte, pode-se compreender que este seja um desejo possvel. No o desejo de viver eternamente, mas o desejo de no morrer. O cenrio da iconomania pode ser ainda lido de outras maneiras, se consideramos ainda o fator medo. A associao de imagem com permanncia, registro fixo de algo que se transforma ou desaparece e possui, portanto, uma natureza paradoxal, pode fundamentar a funo da imagem em seu valor de culto, em seu valor mgico e em seu valor de exposio. Nas camadas histricas mais profundas, toda imagem possui algum potencial causador de fobias, por evocar, por recordar e, por fim, trazer tona camadas soterradas do tempo. A estratgia contrafbica pode ser justamente a reproduo da prpria imagem. Pela atividade de reproduo busca-se obter a sedao. Trata-se de um processo em escalada, conforme afirmam Pross (1974) e Wyss (1976), criao de um dficit emocional que se seda temporariamente para ressurgir e novamente ser sedado. Seria portanto a sedao que se busca na atividade de reproduzir imagens? A sedao do medo dos demnios alexandrinos que, dizem, Warburg alimentava durante suas conferncias, com chocolate.

Bibliografia ANDERS, Gnther (1956/1994). Die Antiquiertheit des Menschen. 1. ber die Seele im Zeitalter der zweiten industriellen Revolution. Mnchen: C.H.Beck. [7a. ed. 1994] ANDERS, Gnther (1980). Die Antiquiertheit des Menschen. 2. ber die Zerstrung des Lebens im Zeitalter der dritten industriellen Revolution. Mnchen: C.H.Beck. ANDERS, Gnther (2003). LUomo antiquato. 1.Considerazione sullanima nellepoca dellaseconda revoluzione industriale. Torino: Bolatti Bolinghieri. ANDERS, Gnther (2003). LUomo antiquato. 2. Sulla distruzione della vita nellepoca della terza revoluzione industriale. Torino: Bolatti Bolinghieri.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

BELTING, Hans & GOHR, S. (Hrsg.) (1997). Die Frage nach dem Kunstwerk unter den heutigen Bildern. Stuttgart. BELTING, Hans & HAUSTEIN, Lydia. (Hrsg.) (1998). Das Erbe der Bilder, Mnchen: C.H.Beck BELTING, Hans & KAMPER, D (2000). Der zweite Blick. Bildgeschichte und Bildreflexion, Mnchen: W.Fink. BELTING, Hans & KAMPER, Dietmar & SCHULZ, Martin (Hgs) (2002). Quel corps? Eine Frage der Reprsentation. Mnchen: W. Fink. BELTING, Hans (1981). Bild und Publikum im Mittelalter. Berlin BELTING, Hans (1983). Das Ende der Kunstgeschichte. Mnchen: C.H.Beck. BELTING, Hans (1989). Lhistoire de lart est-elle firme? Paris: Chambon. BELTING, Hans (1990a). Bild und Kult. Eine Geschichte des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst. Mnchen: C.H.Beck. BELTING, Hans (1990b). La fine della storia dellarte o la liberta dellarte. Torino: Einaudi. BELTING, Hans (1994). Likeness and presence: a history of image before the era of art. Chicago: Chicago P. BELTING, Hans (1995). Das Ende der Kunstgeschichte. Eine Revision nach zehn Jahren, Mnchen: C.H.Beck. BELTING, Hans (1998b). Limage et son public au Moyen Age. Paris: Monfort. BELTING, Hans (1998c). Image et culte. Paris: Cerf. BELTING, Hans (2000). Bild-Anthropologie.Entwrfe fr eine Bildwissenschaft. Mnchen: W.Fink. BELTING, Hans (2001). Il culto delle imagini. Storia dellicona dallet imperiale al tardo Medioevo. Roma: Nis Carocci Editore. BELTING, Hans (2005). Image, Medium, Body: A New Approach to Iconology. In: Critical Inquiry 31 (Winter 2005). University of Chicago. P.302-319. BELTING, Hans (2005). Das echte Bild. Bildfragen als Glaubensfragen. Mnchen: C. H. Beck. BELTING, Hans (2005). Pour une anthropologie des images. Paris: Gallimard. BELTING, Hans (2006). A imagem autntica. A religio oferece um verdadeiro campo de treinamento para o uso da mdia, a qual ela alternadamente consagrou e condenou. In Humboldt, n.. 92, ano 48. Mnchen: Goethe-Institut. BELTING, Hans (2006a). Imagem, mdia, corpo: uma nova abordagem Iconologia/Image, Medium, Body: A New Approach to Iconology. In Ghrebh Revista de Comunicao, Cultura e Teoria da Mdia / Journal of Comunication, Culture and Media Theory, n.8. maio-outubro 2006. (www.revista.cisc.org.br/ghrebh8 ) BELTING, Hans (2006b) O fim da histria da arte. Uma reviso dez anos depois. S. Paulo: Cosac Naify. BENJAMIN, Walter (1980). Gesammelte Schriften. 12 vol. Frankfurt/Main: Suhrkamp GUBERN, Romn (1996/2003) Del bisonte a la realidad virtual. La escena y el laberinto. Barcelona: Anagrama. 3 ed. PROSS, Harry (1974). Politische Symbolik. Theorie und Praxis der ffentlichen Kommunikation. Sttutgart/Berlin/Kln/Mainz: Kohlhammer. WARBURG, Aby (2003) Der Bilderatlas MNEMOSYNE. Berlin: Akademie Verlag. Ed. por Martin Warnke (colaborao: Claudia Brink). 2a. edio aumentada. WATSUJI, Tetsuro (2006) Antropologa del paisaje . Climas, culturas y religiones. Salamanca: Ediciones Sgueme.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

WYSS, Dieter (1976) Mitteilung und Antwort. Untersuchungen zur Biologie, Psychologie und Psychopathologie von Kommunikation. Gttingen: Vandenhoeck

10

You might also like