You are on page 1of 9

Pgina 1 de 9

Voc est em: Artigos Tcnicos > Sistemas de Produo

A influncia do ambiente quente sobre os parmetros fisiolgicos de vacas leiteiras


1. Introduo O ambiente exerce influncia direta sobre o desempenho animal, de modo a interferir positiva ou negativamente, dependendo do nvel de conforto ou de estresse, respectivamente, promovido por ele. Assim, as funes reprodutivas, o crescimento, o consumo alimentar, consumo de gua, e ainda, os parmetros fisiolgicos (temperatura retal, frequncia respiratria, dentre outros) so afetados negativamente em condies ambientais acima da zona da termoneutralidade (26 28 da temperatura ambiente), sendo, portanto, qualquer ser vivo uma C consequncia do ambiente em que vive, um fator de modificao desse ambiente e, ao mesmo tempo, um fator ambiental para todos os demais seres desta espcie e de outras espcies (SILVA, 2000). Assim, segundo Bata e Souza (1997) o ambiente externo compreende todos os fatores fsicos, qumicos, biolgicos, sociais e climticos que interagem com o animal, produz reaes no comportamento destes, definindo, portanto, o tipo de relao ambiente-animal. Desta forma, o animal porta-se como um sistema termodinmico, que, continuamente, troca energia com o ambiente. Neste processo, os fatores externos do ambiente tendem a produzir variaes internas no animal, influindo na quantidade de energia trocada entre ambos, havendo, no entanto, a necessidade de ajustes fisiolgicos para a ocorrncia do balano de calor. De acordo com Kunningham (2004), em situaes de ambientes quentes (estressantes), os animais acionam o seu mecanismo termorregulatrio a fim de dissipar o calor de seu corpo e, com isto, manter a sua temperatura corprea dentro dos valores ideais para cada espcie, sendo a mdia de temperatura retal para bovinos leiteiros igual a 38,6 aceitando-se um limite de variao entre 38 a 39,3 C, C. Para tanto, se faz necessrio que, dentre outros mecanismos, a sudorese e a frequncia respiratria sejam elevadas a partir do momento em que a temperatura ambiente supere valores de 26-28 sendo tambm verificada em situaes de C, estresse trmico, uma mudana no comportamento animal, de modo que o mesmo aumenta o seu consumo de gua, diminui a ingesto alimentar e a ruminao e de acordo com Rossarola (2007), procura por sombras nas horas mais quentes do dia. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos climticos sobre as respostas fisiolgicas de vacas leiteiras em ambientes de temperaturas elevadas. 2. Avaliao dos Parmetros Fisiolgicos com Base na Literatura Vigente Azevedo et al. (2005) realizaram uma pesquisa com 15 vacas leiteiras, sendo cinco delas representantes de cada grupo gentico: 1/2, 3/4, e 7/8 Holands-Zebu (HZ), durante dois anos, avaliando vero e inverno de cada ano no Campo Experimental da EMBRAPA Gado de Leite em Coronel Pacheco - MG.

03/06/2011

Pgina 2 de 9

Os animais durante o vero permaneciam em piquetes providos de sombreamento natural e bebedouros, sendo recolhidos apenas para as duas ordenhas do dia, que ocorria s 05 h: 30 min. e s 13 h: 30 min. No entanto, durante o inverno os animais eram estabulados durante o dia, onde recebiam volumoso e concentrado, sendo liberados para os piquetes somente noite. Temperatura retal (TR C), freqncia respiratria (FR, mov/min.) e temperatura superficial (TS, foram avaliadas s 08:00 e 14:00h, trs vezes por semana, C) sempre aps cada ordenha e as variveis climatolgicas foram avaliadas a cada hora, das 08:00 s 16:00h, em um abrigo termomtrico (temperatura de bulbo seco TBS -; temperatura de bulbo mido - TBU - e temperaturas mximas e mnimas), sendo, no entanto, a temperatura de globo negro - TGN - avaliada a 1,7 m de altura do solo, em ambiente externo prximo ao referido abrigo. Todas as observaes ocorreram sempre no dia de avaliao dos parmetros fisiolgicos. Para uma maior compreenso por parte dos produtores sobre as variveis e ndices de conforto trmico, se faz necessrio dizer que: A TBS representa a temperatura do ar; a TGN representa os efeitos combinados de temperatura do ar, Radiao solar e a velocidade do vento; o ndice de temperatura e umidade (ITU), contempla os efeitos combinados da temperatura ambiente e da umidade relativa do ar, sendo a TBU apenas utilizada em conjunto com a TBS para determinar, atravs de tabela especfica, a umidade relativa do ar (UR). Assim, a observao destas variveis e do ndice ora apresentado (ITU), assim como outras variveis e ndices, propicia ao produtor uma noo de sensao trmica ambiental a que os seus animais esto submetidos, sendo, portanto, importante para a tomada de decises no que se refere a oferecer melhores condies ambientais aos mesmos. Na figura 1 podemos verificar que o turno da tarde na estao do vero apresentou os maiores resultados tanto para a TGN como TBS, quando comparado ao turno da manh seja no vero ou no inverno. Verificamos ainda, que os maiores valores foram de aproximadamente 37 e 30 para a TGN e a TBS (Vero), respectivamente, o C que segundo o autor indica uma situao de estresse de moderado a mdio para os animais pesquisados. Os dados revelam tambm, e isto confirmada por outras literaturas, que o turno da tarde, principalmente nas estaes secas do ano, confere uma maior condio de estresse trmico aos animais que o turno da manh, independente da poca do ano.

Figura 1. Mdias de TBS ( e TGn ( em funo dos horrios (Manh e tarde) e C) C) das pocas do ano (Vero e Inverno). TBS = Temperatura de bulbo seco ( C).

03/06/2011

Pgina 3 de 9

TGN = Temperatura de globo negro ( C). Fonte: Adaptado de Azevedo et al. (2005). As condies de ambiente desfavorveis ao conforto trmico animal durante o vero confirmado pela observao do ITU (figura 2). Percebe-se que durante o vero e no turno da tarde o ITU apresentou valores prximos a 78, o que segundo Cassuce (2009) apud NATIONAL WEATHER SERVICE (1976), representa uma condio que requer cuidado.

Figura 2. Mdias de ITU em funo dos horrios (Manh e tarde) e das pocas do ano (Vero e Inverno). ITU = ndice de temperatura e umidade. Fonte: Adaptado de Azevedo et al. (2005). Deixando-se de lado esta queda na TR apresentada inicialmente e voltarmos a nossa ateno para o fato da sua elevao em si em funo da elevao do ITU (Figura 3), observaremos que a TR dos animais de todos os grupos genticos pesquisados (, e 7/8 HZ) a partir de um valor de ITU de aproximadamente 73 75, elevou progressivamente na medida em que o ITU tinha seus valores aumentados, sendo o valor de ITU igual a 85 o ponto crtico de TR para todos os animais pesquisados.

03/06/2011

Pgina 4 de 9

Figura 3. Temperatura retal de vacas leiteiras mestias , e 7/8 Holands-Zebu em funo do ndice de temperatura e umidade. Fonte: Azevedo et al. (2005). Foi perceptvel que quanto maior o grau sangneo de holands nos animais, maior foi a sua vulnerabilidade s condies climticas indesejveis (ambiente de estresse trmico), sendo relatado pelos autores valores de TR iguais a 39,48, 39,98 e 40,29 para os animais dos grupos , e 7/8 HZ, respectivamente, quando o ITU atingiu valor de 85, sendo, portanto, considerado um estresse severo, uma vez, que a temperatura retal limite determinada pela literatura de 39,3 C, conforme Kunninghan, 2004. Este achado literrio nos faz refletir sobre os animais a serem criados em regies de clima semi-rido, onde na maior parte do ano (aproximadamente sete a oito meses) o clima apresenta-se com caractersticas quente e seco, promovendo, portanto, uma condio de desconforto trmico por um longo perodo do ano, o que possivelmente compromete o desempenho das vacas leiteiras, pois segundo Silva (2000) as perdas por estresse trmico dependem do nvel de intensidade e do perodo a que o animal acometido pelo estresse. Obviamente que os animais deste experimento no passaram todo o tempo sob um ITU de 85 e que possivelmente, nos horrios mais quentes do dia, os mesmos se abrigaram sombra das rvores, uma vez, que os piquetes eram providos de sombreamento natural, mas deixa implcito, tanto para a academia como para o produtor de leite bovino, que animais com grau sangneo superior a 1/2 HZ para serem criados em regies de clima quente necessitam de adaptaes ambientais com o intuito de conferir melhores condies de conforto trmico aos mesmos, principalmente para as pocas mais quentes do ano e no turno da tarde. A este respeito, Souza e Silva (2008) inferem que para regies onde imperam temperaturas elevadas e outros problemas de ordem hdrica como as secas, a explorao de animais de alta produo, de origem de climas frios praticamente inviabilizada. Sendo assim, um desafio manter a produo de leite em nveis satisfatrios, nessas regies. Para tanto, necessrio, em primeiro lugar, escolher a raa com maior grau de adaptao aliada a uma produo de leite que atenda a finalidade de forma econmica e sustentvel; em segundo lugar, providncias no sentido de oferecer um ambiente que atenda s exigncias desses animais. Para que os animais do referido experimento tivessem tido uma variao na TR desta natureza, significa dizer, que houve um aumento mais do que considervel em sua freqncia respiratria, a fim de dissipar o calor a que estava submetido e

03/06/2011

Pgina 5 de 9

manter a TR corprea dentro dos limites aceitveis para a espcie, fato este, que pode ser observado na figura 4. Observa-se que no valor mximo de ITU (85), FR mdia para , e 7/8 HZ foram de 86, 97 e 104 mov./min. Respectivamente, o que segundo os autores, a maior FR dos animais 7/8 HZ evidenciou a necessidade de dissipao de calor, em razo de sua temperatura corporal mais elevada. O que se percebe que todos os grupos estiveram em condio de estresse, j que a FR de todos os animais superou os 60 mov./min.

Figura 4. Freqncia respiratria de vacas leiteiras mestias , 3/4 e 7/8 HolandsZebu em funo do ndice de temperatura e umidade. Fonte: Azevedo et al. (2005). Mais uma vez, fica evidente a dificuldade termorregulatria dos animais com maior grau de sangue holands (7/8 HZ). O que o produtor deve absorver destas informaes, que em situaes ambientais onde predominam condies estressantes pelo calor, os animais, principalmente os europeus e os de grau sangneo elevado, lanam mo de mecanismos fisiolgicos para manter a temperatura corporal. Contudo, esta manuteno ocorre em sua maioria, a custas do aumento da sudorese e da elevao da FR, o que demanda do animal gasto de energia, energia esta que deveria ser utilizada para a produo de leite, ocasionando perdas econmicas ao produtor.

Figura 5. Vacas leiteiras sob estresse calrico.

03/06/2011

Pgina 6 de 9

Fonte: Titto et al. (2008). A TS dos animais dos trs grupos genticos teve o mesmo comportamento dos demais parmetros fisiolgicos apresentados neste trabalho, ou seja, aumentaram em funo da elevao das unidades de ITU (Figura 5), no se percebendo figura, qualquer alterao entre os grupos genticos pesquisados (, 3/4 e 7/8 H-Z), embora, os autores tenham relatado que a TS dos animais H-Z tenha sido ligeiramente superior a TS dos animais dos demais grupos, e atriburam tal diferena, ao fato dos animais H-Z apresentarem uma tonalidade de pelagem mais escura, sugerindo, portanto, a possibilidade de maior absoro de calor superficial de animais de pelagem escura, frente a animais de pelagens mais claras.

Figura 6. Temperatura de superfcie corporal de vacas leiteiras mestias , 3/4 e 7/8 Holands-Zebu em funo do ndice de temperatura e umidade. Fonte: Azevedo et al. (2005). Percebe-se que os valores da TS de todos os grupos genticos foram prximos a 42 C quando o ITU esteve em 85, sendo mais uma vez, o valor de ITU anteriormente relatado, considerado pelos autores como crtico para a produo de vacas leiteiras com os graus sangneos ora demonstrados. Os autores encontraram correlao positiva (P<0,01) da TR e a FR com a TS corporal, indicando uma associao entre o aumento da TS e as elevaes da TR e FR. Isso sugere que os animais absorveram calor ambiental e que a conseqente elevao na temperatura da pele ativou o mecanismo homeotrmico, causando aumentos na FR, como forma da manuteno da temperatura corprea, como verificado na TR. necessrio aps a exposio de todos estes dados sobre TR, FR e TS que faamos uma reflexo sobre as condies de produo de leite no Brasil, especialmente nas regies de clima Semi-rido, pois sabe-se h muito tempo, que os maiores custos de produo de uma vacaria dizem respeito produo do alimento, seja na obteno de volumoso de boa qualidade ou na aquisio de concentrados, o que leva produtores e pesquisadores a uma corrida intensa em busca da melhor relao custo benefcio do alimento utilizado na pecuria leiteira, principalmente quando se fala em sistema intensivo de produo e, muitas vezes, esquecemos de investir em estruturas tanto nas pastagens, como no curral de espera e at mesmo na sala de ordenha que confiram conforto trmico aos animais.

03/06/2011

Pgina 7 de 9

Figura 7. Vacas leiteiras sob a sombra de rvores (sombra natural). Fonte: Titto et al. (2008).

Figura 8. Vacas leiteiras protegidas da irradiao solar nas instalaes (sombra artificial). Fonte: Titto et al. (2008). Consideraes finais e recomendaes A produo de leite que enfrenta vrias dificuldades produtivas depara-se com mais um fator a ser administrado, o ambiental, de modo que produtores e pesquisadores tm a responsabilidade de encontrarem um ponto de equilbrio entre os diversos fatores ambientais e a eficiente produo de leite. Fica evidente a necessidade do fornecimento de sombreamento nas pastagens, seja natural ou artificial, bem como, da escolha de material das instalaes que absorvam e reflitam a menor e maior, respectivamente, quantidade possvel de radiao solar. Embora o sombreamento na pastagem no permita uma cobertura total da rea, o que seria invivel e indesejvel, pela interferncia no desenvolvimento da mesma (fotossntese), fica evidente o uso de sombra como opo de arrefecimento corpreo por parte dos animais durante os perodos mais quentes do dia, principalmente durante os perodos quentes e secos do ano. A observao do comportamento animal na pastagem e nas instalaes, configura um fator importante, pois possibilita ao produtor avaliar atravs da freqncia respiratria, com base no perodo em que a mesma permanece alterada, uma condio do nvel de estresse destes animais e a partir de ento, tomar as medidas necessrias para aliviar tal estresse. No esquecer, de considerar as exigncias de conforto trmico dos animais puros ou de elevado grau sanguneo originados de clima temperado, criados em regies onde o clima no favorece um conforto trmico necessrio para o bom desempenho produtivo desses, sem a realizao de melhorias do ambiente de criao, como por

03/06/2011

Pgina 8 de 9

exemplo, o provimento de sombras e a utilizao de manejo adequado s condies climticas especficas de cada regio. Referncias AZEVEDO, M.; PIRES, M. F. A.; SATURNINO, H. M.; LANA, A. M. Q.; SAMPAIO, I. B. M.; MONTEIRO, J. B. N.; MORATO, L. E. Estimativa de nveis crticos superiores do ndice de temperatura e umidade para vacas leiteiras 1/2, 3/4, 7/8 Holands-Zebu em lactao. Rev. Brasileira de Zootecnia, v. 34, n. 6, p.2000-2008, 2005. BATA, F. C.; SOUZA, C. F. Ambincia em edificaes rurais: conforto animal. Viosa: UFV, 1997, 246p. CASSUCE, D. C.; BATA, F. C.; TINCO, I. F. F.; ARAJO, H. B.; MENEGALI, I. Avaliao de sistemas de resfriamento adiabtico evaporativo em baias livres sobre o desempenho de bovinos com alta produo de leite. In: SIMPSIO DE CONSTRUES RURAIS E AMBINCIA. BEM ESTAR ANIMAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, 1, Campina Grande, PB, 2009. Anais... Campina Grande - PB, 2009. 1 CD-ROM. KUNNINGHAM, J. G. Tratado de fisiologia veterinria. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Coogan, 2004, 579p. ROSSAROLLA, G. Comportamento de vacas leiteiras da raa holandesa, em pastagem de milheto com e sem sombra. Santa Maria, 2007. 46 p. Dissertao (Mestrado em Zootecnia) - Centro de Cincias Rurais - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. SILVA, R. G. Introduo bioclimatologia animal. So Paulo: Nobel, 2000, 286p. SOUZA, B. B.; SILVA, I. J. O. Mudanas climticas: A escolha cetra da raa e do sistema de criao garante o aumento na produo leiteira. Radares Tcnicos, MilkPoint, 2008. Disponvel em: < http://www.milkpoint.com.br/WnoticiaID=49720&acta=70&areaID=61& Seo ID=186 >. Acesso em: 27 Ago. 2009. TITTO, E. A. L.; Pereira, A. M. F. VILELA, R. A.; TITTO, C. G.; AMADEU, C. C. B. Manejo ambinetal e instalaes para vacas leiteiras em ambiente tropical. In: I Workshop de Ambincia na Produo de Leite, Instituto de Zootecnia de Nova Odessa- SP. 30 de outubro de 2008. CD-ROM.
Saiba mais sobre os autores desse contedo:
Alberio Lopes Rodrigues Estudante Patos - Paraiba

Wanda Maria de Alencar Xavier Bezerra Varejo

Apucarana - Paran

Bonifcio Benicio de Souza Patos - Paraiba Professor Associado - UAMV/CSTR/UFCG, Bolsista de Produtividade do CNPq

03/06/2011

Pgina 9 de 9

Tags: animais, temperatura, ambiente, leiteira, vacas, itu, produo, figura, animal, estresse, trmico, quente, leite, ndice, vero, fonte, sombra, umidade, conforto

03/06/2011

You might also like