You are on page 1of 5

Liberdade religiosa

Na liberdade religiosa incluem-se a liberdade de crena, de aderir a alguma religio, e a liberdade do exerccio do culto respectivo. As liturgias e os locais de culto so protegidos nos termos da lei. A lei deve proteger os templos e no deve interferir na liturgia, a no ser que assim o imponha algum valor constitucional concorrente de maior peso na hiptese considerada. Os logradouros pblicos no so, por natureza, locais de culto, mas a manifestao religiosa pode ocorrer ali, protegida pelo direito de reunio, com as limitaes respectivas.

Na liberdade de religio inclui-se a liberdade de organizao religiosa. O Estado no pode interferir sobre a economia interna das associaes religiosas. No pode, por exemplo, impor a igualdade de sexos na entidade ligada a uma religio que no a acolha.

Para evitar que o Estado crie embaraos liberdade de religio, o constituinte estabelece a imunidade de impostos sobre templos de qualquer culto, no art. 150, IV, b, do Texto Magno. A imunidade se refere a impostos, e no a contribuies sindicais. Mas a imunidade alcana toda espcie de impostos, inclusive IPTU sobre imveis de propriedade [de entidade religiosa] que se encontram alugados, j que a imunidade prevista no art. 150, VI, b, CF, deve abranger no somente os prdios destinados ao culto, mas, tambm, o patrimnio, a renda e os servios relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas. Alm disso, como o dispositivo se vincula liberdade de religio, a imunidade deve dizer respeito ao culto religioso. Seitas que no tenham natureza religiosa devem ser consideradas alheias hiptese de imunidade. O conceito de religio, ademais, liga-se prcompreenso que o termo propicia. Ser inequivocamente religio o sistema de crenas que se vincula a uma divindade, que professa uma vida alm da morte, que possui um texto sagrado, que envolve uma organizao e que apresenta rituais de orao u de adorao. No ser um culto religioso uma atividade comercial ou de ensino qualquer, apenas porque se inicia com uma orao. H de se considerar, ademais, quo prxima [a situao em exame] est de uma combinao de caractersticas de uma religio paradigmtica, julgando-se isso luz da razo particular que motivou a questo.

O Estado brasileiro no confessional, mas tampouco ateu, como se deduz do prembulo da Constituio, que invoca a proteo de Deus. Por isso, admite, ainda que sob a forma de disciplina de matrcula facultativa, o ensino religioso em escolas pblicas de ensino fundamental (CF, atr. 210, 1). Admite, igualmente, que o casamento religioso produza efeitos civis, na forma do disposto em lei (CF, art. 226, 1 e 2).

A liberdade religiosa tambm apresenta aspecto de direito a prestao. O art. 5, VII, da CF assegura, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva. O Estado no pode impor, nessas entidades, aos seus internos, o atendimento a servios religiosos, mas deve pr disposio o conforto religioso aos que o desejam.

O respeito liberdade religiosa, em especial no que tange organizao da religio, impede que certas questes sejam dirimidas pelo Judicirio. As opes religiosas tampouco podem ser confundidas com decises empresariais, nem o ministrio religioso ser baralhado com atividade trabalhista.

A liberdade religiosa inconcilivel com condio de sursis que impea algum de freqentar cultos que no aconteam em lugar especialmente destinado a tanto, proibindo, assim, a freqncia a cultos ocorridos em residncias.

A invocao da liberdade religiosa, de seu turno, no pode servir de pretexto para a prtica de atos que caracterizam como ilcitos penais. Nessa linha, o STF decidiu que o curandeirismo no se inclui no mbito da liberdade religiosa.

A laicidade do Estado no significa, por certo, inimizade com a f. No impede a colaborao com confisses religiosas, para o interesse pblico (CF, art. 19, I). A sistemtica constitucional acolhe, mesmo, expressamente, medidas de ao conjunta dos Poderes Pblicos com denominaes religiosas e reconhece como oficiais certos atos praticados no mbito dos cultos religiosos, como o caso da extenso de efeitos civis ao casamento religioso.

Nesse sentido, no h embarao ao contrrio, parecem bem vindas, como ocorre em tantos outros pases a iniciativa como a celebrao de concordata com a Santa S, para a fixao de termos de relacionamento entre tal pessoa de direito internacional e o pas, tendo em vista a misso religiosa da Igreja de proporcionar o bem integral do indivduo, coincidente com o objetivo da Repblica de promover o bem de todos (art. 3, IV, da CF). Seria erro grosseiro confundir acordos dessa ordem , em que se garantem meios eficazes para o desempenho da misso religiosa da Igreja, com a aliana vedada pelo art. 19, I da Constituio. A aliana que o constituinte repudia aquela que inviabilizava a prpria liberdade de crena, assegurada no art. 5, VI, da Carta, por impedir que outras confisses religiosas atuem livremente no Pas.

O reconhecimento da liberdade religiosa pela Constituio denota haver o sistema jurdico tomado a religiosidade como um bem em si mesmo, como um valor a ser preservado e fomentado. Afinal, as normas jusfundamentais apontam para valores tidos como capitais para a coletividade, que devem no somente serem conservados e protegidos, como tambm ser promovidos e estimulados.

A Constituio protege a liberdade de religio para facilitar que as pessoas possam viver a sua f. Da a Constituio chegar a prever a assistncia religiosa para que estejam submetidos a internao coletiva (art. 5, VII).

O reconhecimento da liberdade religiosa decerto que contribui para prevenir tenses sociais , na medida em que, por ela, o pluralismo se instala e se neutralizam rancores e desavenas decorrentes do veto oficial a crenas quaisquer. O reconhecimento da liberdade religiosa tambm tem por si o argumento de que tantas vezes a formao moral contribui para moldar o cidado. Essas razes, contudo, no so suficientes em si para explicar a razo de ser da liberdade de crena. A Constituio assegura a liberdade dos crentes, porque toma a religio como um bem valioso por si mesmo, e quer resguardar os que buscam a Deus de obstculos para que pratiquem os seus deveres religiosos.

Entende-se, assim, a preocupao do constituinte em garantir o culto e as liturgias das religies (art. 5, VI, da CF), bem como, e em decorrncia, a imunidade tributria que institui no art. 150, VI, b do Texto Magno. No se esgotam a, porm, as medidas que os Poderes Pblicos podem e eventualmente devem - adotar, para amparar, na vida prtica, o valor religioso. A adoo de feriados religiosos justifica-se sob esse prisma, em especial, mas no necessariamente, quando facilita a prtica de atos da f professada pela maioria da populao ou por uma poro significativa dela.

Essas medidas se justificam, por outro lado, do ponto de vista cultural, entendendose, como quer Peter Hberle, que o Estado constitucional democrtico vive tambm do consenso sobre o irracional. Adverte o Professor alemo que no se pode subestimar essas fontes de consenso emocionais, acrescentando que somente o enfoque culturalista pode iluminar as possibilidades e limites dos dias festivos no Estado constitucional, j que o positivismo jurdico no sabe muito bem que fazer com eles. Num sentido mais amplo e profundo os dias festivos so todos os dias da Constituio, porque pretendem trazer conscincia elementos diversos do Estado Constitucional em conjunto. Justificam-se as festividades religiosas sob o amparo do Estado constitucional sempre que se refiram a smbolos que reacendam na memria coletiva as suas razes culturais histricas que lhe conferem identidade e no h negar, sob esse aspecto, por exemplo, a marcante contribuio do catolicismo para a formao espiritual, moral e cultural do povo brasileiro. Esses smbolos, prossegue Peter Hberle, dizem frequentemente mais sobre o esprito de um povo do que algumas normas jurdicas. Desse modo, declaram-se dias festivos, constroem-se monumentos, nomeiam-se ruas, so criadas e so saudadas as bandeiras e se cantam hinos. Desse modo se elabora a histria e se traa o futuro.

A liberdade religiosa consiste na liberdade para professar f em Deus. Por isso, no cabe argir a liberdade religiosa para impedir a demonstrao da f de outrem ou e certos lugares, ainda que pblicos. O Estado, que no professa o atesmo, pode conviver com smbolos os quais no somente correspondem a valores que informam a sua histria cultural, como remetem a bens carecidos por parcela expressiva da

sua populao por isso, tambm, no dado proibir a exibio de crucifixos ou de imagens sagradas em lugares pblicos.

(Mendes, Gilmar Ferreira. Curso de Direito Constitucional / Gilmar Ferreira Mendes, Inocncio Mrtires Coelho, Paulo Gustavo Gonet Branco So Paulo: Saraiva, 2007.)

You might also like