You are on page 1of 3

G .. D .. G .. A .. D .. U .. A .. R .. L .. S ..

Obreiros da Paz 189

Nmero 5 e a Quintessncia

Ir.: Pablo Felix Mendes C.. M..

23/04/2012
O nmero 5 no segundo grau da maonaria um numero de suma importncia pois representa a idade do Companheiro e a primeira ideia exposta ao maom sobre a matria transposta pela centelha do espirito. O numero 5 nos faz referencia a diversos enfoques tanto no nvel numero lgico como no nvel matria e espiritual. Pretendo atravs deste trabalho expor um pouco sobre cada um destes enfoques.

Numero 5 na Numerologia
O numero 5 ocupa a casa do Quino onde o signo zodiacal Leo. Leo simboliza o Grande Pai; O Homem em seu estado amadurecido e no uma criana irresponsvel. Aqui o individuo comea a ter conscincia de si, de seu universo, de quem e da responsabilidade que carrega por isso. Leo tambm rege o corao e o foco da evoluo o prximo degrau dimensional que estamos atingindo o cardaco. Todos os holofotes esto voltados para ele! Tanto na cincia quanto na espiritualidade.

Quintessncia
A Quintessncia est presente em todas as religies, filosofias, cincias e grupos ocultistas iniciticos. Nas escrituras sagradas da Bblia podemos ver no livro de Genesis 1:30 a seguinte passagem ... e formou o Senhor Deus o homem do p da terra que era Ar, Fogo, e Terra e soprou em suas narinas o Folego da vida. Aos quatro elementos que eram matria inerte foi agregado uma alma, um espirito. Nasce assim a Quintessncia nas Escrituras Sagradas. No Dicionrio Brasileiro vemos que a quintessncia uma substancia etrea e sutil considerada pelos antigos alquimistas o quinto elemento. Os Cabalistas definem que a quintessncia de forma da adio de mais um aos quatro elementos, Agua, Terra, Fogo e Ar. Um espirito dominando os Quatro elementos. A Metafisica define a Quintessncia como o Espirito ou causa universal de todas as coisas Na Filosofia Hindu a quintessncia o Akash (ter) e se localiza na cabea onde fica o centro das faculdades intelectuais, sede da inteligncia e de onde so governados os outros quatro elementos. Estudando o Homem vemos que nele se encontra os Quatro elementos onde no seu sistema sseo representa a Terra, o seu liquido interno ou sangue representa a Agua, no Calor corporal representa o Fogo e no seu sistema respiratrio o Ar mas o homem tem dentro dele um quinto elemento responsvel pela vida intelectual, afetiva, espiritual, religiosa e que nos faz aproximar de Deus. A Quintessncia representa o Espirito de Deus dentro do Homem, representa a essncia Vital, a Vida espiritual, o aperfeioamento genealgico e a fora intelectual.

Concluso
Durante os estudos feitos para o desenvolvimento deste trabalho pude concluir que a Quintessncia se refere ao Transcendental, alm-matria ou sobre matria, lembra ao Maom o dever de conhecer-se a si mesmo. No Grau o qual me encontro acredito que tenho o dever de analisar minhas prprias faculdades e bem empregar conhecimentos adquiridos para o bem da Humanidade.

Bibliografia
LITURGIA E RITUALSTICA DO GRAU DE COMPANHEIRO MAOM; Autor: Jos Castellani; SIMBOLISMO DO SEGUNDO GRAU - 'COMPANHEIRO'. Rizzardo da Camino A SIMBOLICA MAONICA JULES BOUCHER RITUAL DO COMPANHEIRO MAOM Grande Loja Maonica do Estado do Rio Grande do Sul MANUAL COMPANHEIRO MAOM ARLS Obreiros da Paz 189

You might also like