You are on page 1of 8

0021-7557/01/77-Supl.

2/S217

Jornal de Pediatria - Vol. 77, Supl.2 , 2001 S217

Jornal de Pediatria Copyright 2001 by Sociedade Brasileira de Pediatria

ARTIGO DE REVISO

Sexualidade na adolescncia: desenvolvimento, vivncia e propostas de interveno


Sexuality in adolescence: development, experience, and proposals for intervention
Maria Conceio O. Costa1, Clevane Pessoa A. Lopes2, Ronald Pagnoncelli de Souza3, Balmukund Niljay Patel4

Resumo
Objetivo: apresentar, luz da literatura, alguns aspectos do desenvolvimento da sexualidade da infncia adolescncia, assim como propostas de interveno educativo-preventivas. Mtodo: a literatura nacional e internacional forneceu subsdios para abordar aspectos de relevncia no processo de desenvolvimento psicossocial e sexual, na infncia e adolescncia, assim como a importncia dos aspectos educativo e preventivo na formao de jovens. Resultados: ao contrrio da genitalidade, que trata apenas dos aspectos biolgicos, a sexualidade est ligada tambm aos aspectos afetivos, histria de vida e aos valores culturais, os quais contribuem para a formao da identidade geral e para com os componentes da identidade sexual: identidade de gnero, papel de gnero e orientao sexual. O desenvolvimento psicossocial e sexual, o equilbrio emocional e as relaes sociais do indivduo esto subsidiados pelas suas experincias sexuais, tidas ou no, durante a infncia e adolescncia em direo fase adulta. Na adolescncia, modifica-se a relao com a famlia e com o grupo social iniciam os conflitos, as experimentaes e, conseqentemente, as condutas de risco. A famlia, a escola e os sistemas de sade representam importantes elos de identificao, apoio e proteo de crianas e adolescentes em direo maturidade. Concluses: a educao para a sexualidade, desenvolvida de forma individual ou em grupo, pode contribuir para que adolescentes vivenciem a sexualidade e suas relaes afetivas de forma satisfatria, criativa e sem riscos, vinculados ao respeito mtuo e sem discriminao de gnero.
J Pediatr (Rio J) 2001; 77 (Supl.2): S217-S224: adolescncia, sexualidade, educao sexual.

Abstract
Objective: to present a literature review of some aspects concerning the development of sexuality in the period between childhood and adolescence, and to work on some proposals for prevention and intervention. Methods: review of literature on relevant issues related to the process of psychosocial and sexual development during childhood and adolescence, and to the importance of prevention education. Results: differently from genitality, which is only concerned with biological aspects, sexuality encompasses emotional aspects, life history and cultural values. These factors contribute to the formation of general identity and to the components of sexual identity: gender identity, gender role, and sexual orientation. Psychosocial and sexual development, emotional balance, and social relations are based on sexual experience during childhood and adolescence. During adolescence, the relationship with family and social group go through marked changes: conflicts arise, and experimentation and risk behavior are enhanced. The family, school, and health systems represent important links of identification, support, and protection for children and adolescents before they reach maturity. Conclusions: sexuality education, either individually or in group, allows adolescents to experience sexuality and their emotional relations in a satisfactory, creative, and risk-free manner, combined with mutual respect and absence of gender discrimination.

J Pediatr (Rio J) 2001; 77 (Supl.2): S217-S224: adolescence, sexuality, sex education.

1. Professora Titular do Depto. de Sade - UEFS/Ba, Doutora em Pediatria UNIFESP/EPM; Pesquisadora do Ncleo de Estudos e Pesquisas na Infncia e Adolescncia/UEFS; Pediatra habilitada Medicina de Adolescentes - SBP. 2. Psicloga Clnica, Especialista em Sade Pblica, Formao em Terapia Reichiniana e Sexologia na Infncia e Adolescncia, BH-MG. 3. Professor Adjunto da Fac. de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Pediatra habilitado Medicina de Adolescentes SBP. 4. Professor Adjunto do Depto. de Sade da UEFS; Doutor pela Universidade DE Berlim/Alemanha; Pesquisador do Ncleo de Estudos e Pesquisas na Infncia e Adolescncia/UEFS.

Introduo A sexualidade faz parte da vida e est ligada ao desenvolvimento global do indivduo, constituindo um dos elementos da personalidade. De alguma forma, os relacionamentos, o equilbrio emocional e a manifestao de sentimentos do indivduo dependem de uma boa evoluo da sexualidade, durante as etapas da infncia adolescncia.

S217

S218 Jornal de Pediatria - Vol. 77, Supl.2, 2001 A genitalidade refere-se apenas aos rgos da reproduo, localizao ltima das satisfaes erticas na etapa da adolescncia e na vida adulta, enquanto que a sexualidade inclui tambm aspectos afetivos, erticos, amorosos, entre outros aspectos que esto relacionados histria de vida e valores culturais, constituindo os trs componentes da identidade sexual: identidade de gnero, papel de gnero e orientao sexual1,2. A identidade sexual um dos elementos fundamentais da identidade geral, que delineada desde os primeiros momentos da vida e definida na adolescncia, compreendendo a interao com os pais, fatores morais, culturais, sociais, religiosos, entre outros2-4. Identidade de gnero a convico ntima de cada um quanto ao sexo a que pertence (masculino feminino), independente da forma do corpo. Papel de gnero a expresso da feminilidade ou masculinidade de cada um, de acordo com as normas sociais estabelecidas. O papel sexual ou de gnero um dos atributos sociais que o indivduo interioriza no processo de socializao e refere-se ao desempenho do comportamento especfico de acordo com o sexo biolgico. Orientao sexual a preferncia da pessoa para estabelecer vnculos erticos. H grande discusso sobre os aspectos da aprendizagem no papel sexual o inato e o adquirido. Por longo tempo, a conduta sexual foi vinculada natureza biolgica. Tem sido desenvolvida no campo da gentica, da endocrinologia e da psicofarmacologia, para esclarecer os mecanismos e aes dos gens e cromossomos no desenvolvimento gonadal, na conformao de genitais internos e externos, na diferenciao masculina e feminina, assim como na conduta sexual2,5-7.

Sexualidade na adolescncia - Costa MCO et alii

Nessa etapa tambm ocorre o incio da aceitao do sexo biolgico, de acordo com a reao dos pais. a primeira identificao como pertencente a tal sexo. Fase anal (1 ano e meio a 3 anos) A partir de 18 meses, a libido se polariza no polo inferior do intestino, regio anal e perineal. A eliminao de fezes no apenas reflexa nessa etapa, adquire gradativamente o controle das eliminaes e isso lhe d prazer. freqente a manipulao e colocao das fezes na boca. Nessa etapa, ocorrem, tambm, as primeiras perguntas sobre a diferena de sexos. Aproximadamente aos 2 anos, inicia a determinao da identidade sexual e do papel de gnero. Fase genital (3-5 anos) Evolutivamente a criana continua a aceitao do seu eu. A libido polariza-se na regio dos genitais. Idade de grande aprendizagem e de identificao com as figuras parentais. Realiza grande explorao do mundo que a rodeia. A manipulao de genitais freqente. Nessa fase, costumam ser exibicionistas e mostram preferncia ao progenitor do sexo oposto, hostilizando o de mesmo sexo (namoro edpico). As indagaes costumam ser mais amplas: querem saber de onde vm os bebs. Brincam e satisfazem suas curiosidades com outras crianas. Fase de latncia (6 anos puberdade) Coincide com o perodo escolar. Caracteriza-se pela independncia do eu. O pensamento do tipo lgicoconcreto. Segundo Freud, nessa fase haveria uma trgua instintiva, mas outros autores acreditam que h erotizao intelectual e muscular, pois grande o prazer no aprendizado formal e na atividade fsica e esportiva. Ocorre ntida diferenciao dos sexos. A socializao se amplia. Os meninos so mais ntimos dos amigos de mesmo sexo, havendo uma verdadeira discriminao (clube do bolinha e da luluzinha). Com a chegada da puberdade e com a modificao dos hbitos sociais, h aproximao entre os dois sexos (aniversrios com reunio danante, entre outros). Em alguns momentos, podem ocorrer atividades masturbatrias. A identificao j est determinada e se refora com o grupo de amigos do mesmo sexo, com normas e caractersticas prprias, diferentes para homens e mulheres, oportunizam-se os jogos homossexuais. H curiosidade quanto ao nascimento, gravidez, ao papel dos pais, reproduo. Pr-adolescncia Nessa fase, a aparncia fsica pr-puberal, caracterizada pelo aumento de peso, sem outras grandes modificaes. Costuma haver baixo investimento na sexualidade; a obteno das informaes e mitos provm dos amigos, da escola e, desde anteriormente, da famlia.

Desenvolvimento da sexualidade da infncia adolescncia2,6-8 O comportamento sexual comea na infncia, nas atitudes e curiosidades, decorrentes das necessidades de satisfaes instintivas que exigem gratificaes erticas. De acordo com as etapas do desenvolvimento, o indivduo localiza em determinadas regies do corpo (zonas ergenas) o interesse libidinoso. Libido a energia que alimenta a conduta sexual. Fase oral (0 - 18 meses) O psiquismo e a vida afetiva esto ligados aos processos instintivos. O recm-nascido tem necessidades bsicas, que precisam ser atendidas para propiciar-lhe prazer e, assim, estabelecer estreita relao afetiva com a me ou com quem o alimenta. O beb suga para alimentar-se e satisfazer uma necessidade ertica, pois a libido, nos primeiros 18 meses, polariza-se na zona oral e perioral, e, segundo alguns autores, em toda a extenso da pele. A suco do seio materno e o contato pele a pele so gratificantes para o beb.

Sexualidade na adolescncia - Costa MCO et alii

Jornal de Pediatria - Vol. 77, Supl.2 , 2001 S219

Etapa precoce da adolescncia (10 aos 14 anos)1,7,10 Inicia-se a maturao fsica puberal; h extremo interesse e curiosidade sobre o prprio corpo e sobre o corpo de seus iguais. As fantasias sexuais so freqentes, podendo servir como motivo de culpa; a masturbao inicia-se nessa idade e tambm pode ser acompanhada de sentimento de culpa; as relaes costumam ser platnicas, sem contato fsico, tais como interminveis conversas ao telefone. Etapa mdia (14 aos 17 anos) O desenvolvimento puberal est completo ou quase completo, marcado pela menarca no sexo feminino e pela semenarca no sexo masculino. alto o nvel de energia sexual, com maior nfase nos contatos fsicos; o comportamento sexual costuma ser de natureza exploratria e egosta, buscando tirar proveito das relaes: encontros marcados, carcias e relaes casuais acompanhadas de relaes genitais ou extra-genitais. O grande risco, nessa fase, a negao das conseqncias do comportamento sexual. Etapa tardia (17 aos 20 anos) 1,7,10 A maturao fsica est completa; o comportamento sexual costuma ser mais expressivo e menos exploratrio, e as relaes, mais ntimas e compartilhadas. Predomina a escolha de par duradouro com relao de afeto. Maior conscincia dos riscos e necessidade de proteo. Nos nossos dias, embora parea no haver grande diferena de conduta entre ambos os sexos, os sentimentos e desejos costumam ter caractersticas distintas. Para os rapazes, os impulsos sexuais so, inicialmente, bastante separados da noo de amor. O desejo sexual claramente localizado nos rgos genitais; urgente e costuma exigir rpido alvio. Um jovem, quando excitado, prefere uma companheira, embora ele ache natural satisfazer-se atravs da masturbao. As fantasias erticas fixamse em atributos fsicos especficos como seios, pernas e genitais. Para as moas, o amor tem prioridade sobre a genitalidade. Apesar de uma posio mais agressiva e atuante das meninas de hoje, poucas experimentam o desejo de forma semelhante aos rapazes. A maioria das adolescentes costuma ter excitaes difusas e no diferenciadas de outros sentimentos. So fantasias de ligaes romnticas, com entrega, impulsos maternais, modificaes sbitas no estado de humor, compaixo ou prazer especial ao serem penteadas ou ao terem as costas esfregadas. Nem sempre o orgasmo o objetivo essencial. Normalmente, nas meninas, a excitao sexual especfica deve ser despertada por estimulao direta do corpo, particularmente as zonas ergenas7,9-11. De qualquer forma, a realidade atual a de que as relaes sexuais com intercurso genital iniciam-se mais precocemente, seja por fora de imitao, de presses dos companheiros, por fuga da masturbao (ainda geradora de muita culpa), ou por real mudana nas caractersticas com-

portamentais. Os mtodos anticoncepcionais permitem uma grande margem de segurana, oferecendo maior liberdade mulher. Entretanto, alarmante o nmero de gestaes no-desejadas na adolescncia e o aumento da incidncia de doenas transmitidas por contato sexual. Isso se deve falta de conhecimentos sobre a forma e a funo do aparelho genital e reprodutor, aos preconceitos quanto aos mtodos contraceptivos, ao uso inadequado destes, e tambm porque duvidam e, inconscientemente, costumam testar a sua fertilidade.

Vivncia da sexualidade na adolescncia Na adolescncia, a vivncia da sexualidade como um caminho no qual a evoluo e a maturidade vo determinar o itinerrio. A expresso da sexualidade nessa fase se d de diferentes formas. A primeira a represso do prprio impulso, principalmente se os primeiros contatos forem frustrantes. Outra atitude frente ao ato sexual aceitar, mesmo sem envolvimento afetivo, talvez essa seja a forma de expresso mais freqente na adolescncia inicial e intermediria. A preferncia sexual com afeto o posicionamento que demonstra postura mais integrada frente sexualidade, escolha esta que se encontra subsidiada pelas vivncias que cada adolescente enfrenta ao longo de sua vida, sejam elas sexuais, ou no, e que so socialmente rotuladas de atitudes amadurecidas12-14.

A origem das vivncias A curiosidade sexual Na infncia, ocorrem os primeiros contatos com os pais, carinhos, brincadeiras, convvio com colegas, sensaes de prazer e desprazer, nascendo, assim, a curiosidade sexual, que pode gerar dvidas e conflitos. Nessa etapa, a escola um dos principais elementos para contatos interpessoais. Os colegas permitem o conhecimento mnimo, surgindo as fantasias sexuais, imagens erticas de relao sexual, resultando na masturbao ou auto-erotismo, com manipulao dos rgos sexuais. A represso masturbao d incio restrio da sexualidade. Para o desenvolvimento do papel sexual ou de gnero, o adolescente precisa de pessoas complementares, que desempenham outros papis, e este contato provoca a necessidade de formar vnculos afetivos, que vo determinar suas novas experincias. Nessa fase, a troca afetiva pode ou no ser valorizada e, dependendo das vivncias, essa troca pode determinar dificuldades na formao de vnculos afetivos mais profundos. A troca afetiva do grupo pelo objeto de amor Na adolescncia, o desejo de envolver-se e o medo de se entregar causam muitos conflitos. Nesse momento, h que optar em trocar a turma para desenvolver um novo papel,

S220 Jornal de Pediatria - Vol. 77, Supl.2, 2001 comeando a experimentar os poderes da seduo. A sexualidade com entrega d lugar aos segredos ntimos de cada um. A entrega supe sincronia (retorno) e simultaneidade (tempo). No momento da entrega, a expresso dos sentimentos d-se atravs do corpo, e, se no existir coeso entre corpo e mente, no se pode estabelecer comunicao. Durante o encontro e a troca afetiva, d-se o desejo da concretizao do ato sexual. Para concretizar esta vivncia, necessrio superar algumas fases, e em uma delas, a pessoa com quem deseja ter uma relao sexual efetiva que promove a expanso da sexualidade. A escolha da pessoa O desejo da relao sexual depende da identificao do adolescente com a outra pessoa. O interesse surge em decorrncia da atrao, da curiosidade, da paixo, e nesse momento que as vivncias anteriores facilitam ou bloqueiam. No envolvimento parcial, caracterstico das primeiras etapas da adolescncia, a procura apenas de sensaes. No envolvimento soma-se o desejo de sensaes com contato fsico, embora isso no esteja to claro para o adolescente. A relao sexual A vivncia do ato sexual reorganiza suas experincias sexuais anteriores, mas os medos impedem que ele vivencie de forma plena esse momento, o que pode produzir insegurana em relao ao futuro. O significado pessoal que cada adolescente dar sexualidade pode alterar suas expectativas, criando, ou dissolvendo problemas. O ato sexual pode provocar frustraes, ou ser fonte de estmulo permanente. A satisfao em uma relao sexual a base para o desenvolvimento das prximas vivncias sexuais, construindo suas experincias rumo maturidade sexual2,4,12. A descoberta da homossexualidade Uma das situaes mais conflitantes para o adolescente, de ambos os gneros, reconhecer em si traos de homossexualidade latente ou expressa. Ele sabe que seu papel de gnero o obriga a determinadas posturas individuais e coletivas, teme as presses familiares e grupais, angustia-se ao prever as reaes dos outros, alm do que, estando numa idade de grande interesse por tudo, freqentemente acompanha pela mdia ou na escola, comunidade e grupo de apoio, o rechao e as humilhaes impostas aos jovens homossexuais, que podem chegar da rejeio morte. O adolescente vivencia, em muitos momentos de vida, uma admirao por algum do mesmo sexo por exemplo, no seu time de futebol, na sua banda musical, no seu grupo de teatro, entre seus vizinhos , a qual pode estar sendo produzida por sentimentos vrios como afeto e paixo; pelo senso esttico sentir-se atrado pela beleza, pela projeo a vontade de parecer com algum; pela convivncia os laos da amizade costumam ser ambguos; pela prpria auto-imagem distorcida, rejeitada ou narcsica.

Sexualidade na adolescncia - Costa MCO et alii

importante que o educador ou profissional de sade posicione-se de forma a acolher com tranqilidade esse jovem, aumentar sua auto-estima e auto-referncia, promover condies para que seja respeitado, inclusive procurando esclarecer familiares, membros da comunidade e outros adolescentes. importante lembrar que o interesse homoertico nem sempre leva ao comportamento homossexual, e tambm que homossexuais tm comportamentos de riscos semelhantes aos dos heterossexuais. No devem ser discriminados em hiptese alguma. Quando eles trazem ao especialista uma histria de conduta amorosa, afetiva, de prazer, precisam ser respeitados em suas caractersticas de emoo, desejo e amorosidade. Obviamente, obter-se a aprovao dos pais ou de um grupo para o comportamento homossexual no tarefa fcil. Em se tratando dos familiares em especial o genitor do sexo masculino, quando se trata de um rapaz o sofrimento costuma vir acompanhado de perplexidade, revolta, pouca aceitao e muita dor. Portanto, o profissional deve evitar confrontar-se com sentimentos da famlia. necessrio ter sabedoria para conduzir os primeiros momentos da descoberta da homossexualidade, at que haja respeito de todos e aceitao do(a) prprio(a) adolescente. Conforme foi salientado, verifica-se que, em certos casos, trata-se de homoerotismo passageiro, j que, na adolescncia, no incomum a ambigidade referencial o que vale dizer que nem toda relao homossexual na adolescncia significa homossexualidade. fundamental que o profissional tenha habilidade para no transmitir seus prprios sentimentos e preconceito, podendo, assim, contribuir com o reforo da auto-estima do indivduo. Em relao a grupos e, muitas vezes, individualmente, muito importante trabalhar a homofobia (medo da homossexualidade), pois esta costuma vir recheada de equvocos, dificultando at o desenvolvimento da cidadania do indivduo homossexual. Cumpre relembrar que no h cura para a homossexualidade, j que no se trata de doena isso j preconizado pela Organizao Mundial da Sade (OMS) e por Organizaes de Direitos Humanos. Na homossexualidade, a identidade e o papel de gnero no apresentam nenhuma distoro ou equvoco. A homossexualidade est relacionada orientao sexual, cuja condio a preferncia ertica por indivduo do mesmo sexo (masculino ou feminino). importante no se confundir homossexualidade com outras condies em que ocorrem distrbios da identidade sexual - como a transexualidade e anormalidades de desenvolvimento da genitlia externa como a intersexualidade. Cumpre lembrar que o gosto por vesturios, adereos e penteados de outro gnero no caracteriza homossexualidade. Na adolescncia, eles gostam de modismos, coisas diferentes, so criativos e cedem s presses de afiliao a seus grupos de apoio11,15-18.

Sexualidade na adolescncia - Costa MCO et alii

Jornal de Pediatria - Vol. 77, Supl.2 , 2001 S221

Comportamento sexual do adolescente atual11 Pesquisas demonstram que adolescentes do sexo feminino iniciam vida sexual entre 15 a 17 anos e, no sexo masculino, dos 13 aos 15 anos. Nas classes sociais mais protegidas, a iniciao tende a ser mais tardia. No sexo feminino, o parceiro da primeira relao sexual em geral o namorado e, em alguns casos, um eventual parceiro. No sexo masculino, entre 40 e 50% iniciam com namoradas ou eventuais parceiras, e cerca de 30%, com prostitutas. A maior parte dos jovens considera-se satisfeita com suas relaes sexuais. As mulheres, predominantemente, julgam necessrio algum envolvimento afetivo para as relaes, e os homens, muito menos. Entretanto, mesmo assim, parece ter havido um progresso nesse sentido, pois 60% referem a afetividade como elemento importante na vivncia da sexualidade. A maioria dos adolescentes, mesmo conhecendo os mtodos contraceptivos, inicia vida sexual sem proteo e, no seguimento da atividade sexual, o uso sistemtico deixa quase 30% sem proteo, tanto na contracepo como contra as DST/AIDS. Os locais mais utilizados para as relaes so a prpria casa ou a casa de amigos1,13,18,19.

Educao afetivo-sexual Para promover a educao sexual de forma adequada, necessrio que, alm da empatia e trato do assunto com naturalidade, o educador tenha bom nvel de conhecimento sobre determinados conceitos e caractersticas da sexualidade humana, imprescindveis discusso dos temas relacionados. A educao para a sexualidade um processo contnuo, vinculado formao de crianas e jovens que, alm das informaes cientficas, oferece esclarecimentos para a compreenso e o desenvolvimento da sexualidade, de forma plena e saudvel, em diferentes momentos da vida. A educao para a sade deve possibilitar a compreenso da relao entre o estilo de vida e as condutas protetoras, ou de risco para a sade, partindo do que j est incorporado nos adolescentes11,22,23. Objetivos Desenvolver um pensamento crtico que possibilite atitudes positivas para a sexualidade, entendida como elemento inerente ao ser humano. Favorecer o processo de reconhecimento, identificao e aceitao como ser sexual e sexuado, durante o transcorrer da vida, sem temores, angstias nem sentimentos de culpa. Possibilitar o desenvolvimento de papis sexuais, baseado nos direitos humanos, relaes de respeito e igualdade entre as pessoas, superando toda a discriminao de gnero. Revalorizar o componente afetivo na vida do indivduo e em suas relaes entre si. Favorecer o conhecimento do corpo como elemento do autocuidado com a sade. Estimular condutas sexuais conscientes e responsveis para si mesmo e os demais. Propiciar a comunicao com a famlia, promovendo relaes eqitativas, destacando o respeito e a considerao entre os integrantes. Promover critrios eqitativos e condutas de responsabilidade compartilhada com parceiro, tanto na procriao como frente ao uso de mtodos contraceptivos. Estimular condutas de responsabilidade recproca na preveno das DST/AIDS.

1.

2.

Problemas relacionados sexualidade Em decorrncia de mudanas no comportamento sexual, profissionais de sade, pais, professores e sociedade em geral tm enfrentado uma srie de problemas e conflitos que exigem posicionamento no que se refere ateno psicossocial e de sade adolescncia, no qual a abordagem dificultada pela presena de problemas e sintomas, como por exemplo: gravidez precoce, em decorrncia da iniciao sexual precoce e sem proteo contraceptiva; doenas sexualmente transmissveis, incluindo a AIDS, nessa faixa etria; impotncia masculina; ejaculao precoce, entre outros que, na grande maioria, tm etiologia psicossomtica; anorgasmia, mais comum no sexo feminino, freqentemente associada ansiedade, falta de informao sobre a fisiologia sexual, ausncia de dilogo com o parceiro, que, na maior parte das vezes, tambm um jovem inexperiente10,20,21.

3.

4. 5. 6. 7.

8.

9.

Interveno A interveno pode ser realizada pela educao sexual, individual ou em grupo, atravs de atividades ldicas, discusses coletivas e aconselhamento ou tratamento individual ou grupal, utilizando tcnicas especficas ou psicoterapia convencional, no servio de sade, escolas, consultrio ou ambulatrio.

Agentes educadores na sexualidade humana A educao para a sexualidade deve comear o mais cedo possvel, sendo uma deciso consciente e responsvel, assumida pelos pais ao longo da vida. De acordo com os objetivos, esse processo educativo deve propiciar que, no fim da adolescncia, o indivduo tenha apreendido e introjetado elementos bsicos de sua identidade sexual, em um processo intimamente vinculado socializao e construo de sua identidade total24-26.

S222 Jornal de Pediatria - Vol. 77, Supl.2, 2001 Educao formal O sistema formal de educao representa importante determinante na socializao e na representao social do feminino e masculino, seja atravs do material educativo (livros, textos), ou atravs de aes diretas que exercem os educadores, de acordo com a prpria representao social e noo de valores, nas condutas de seus educandos, podendo deixar seqelas ao longo de suas vidas. O educador tem interferncia direta nos princpios do desenvolvimento da personalidade do aluno, atravs da troca de valores, normas prprias e nvel de instruo. Essa educao ocorre de forma organizada, de acordo com os distintos planos de ensino, e resulta de docentes capacitados previamente para a funo. Para os adolescentes que se encontram vinculados, tm importante papel socializador. Nos ltimos anos, tm ocorrido experincias que tentam desenvolver esse espao pedaggico como uma rea de formao dos educandos, entretanto, as dificuldades so muitas. A abordagem da sexualidade em nvel do sistema formal constitui um desafio conceitual e metodolgico a ser enfrentado, tanto pela repercusso que tem na vida de docentes como na de adolescentes e suas famlias. Do mesmo modo, os currculos de diversas especialidades tcnico-profissionais deveriam integrar a temtica da sexualidade, particularmente no exerccio do trabalho cotidiano com jovens. Atualmente, alguns temas relacionados sexualidade esto sendo discutidos com alguma freqncia pelo professorado com pais e alunos22,24,25. Educao no-formal A educao informal desenvolve-se atravs dos mecanismos espontneos de socializao e repercute significativamente na conduta de crianas e adolescentes. Esse tipo de educao produz-se de forma contnua nos distintos nveis: famlia, grupos de amigos, comunidade, meios de comunicao e encontra-se na base da relao e do vnculo entre as pessoas no cotidiano. No geral, no reconhecida a fora desse mecanismo educativo que enfatiza, de forma explcita, o que se diz ou o que se informa s crianas e adolescentes. A experincia diria, nos distintos momentos e situaes da vida, importante geradora de modelos, atravs dos quais os adultos influem decisivamente no comportamento dos jovens22. Papel da equipe de sade A equipe de sade, vinculada ateno do adolescente, tem um lugar de destaque na educao da sexualidade, seja de forma explcita, no transcurso de atividades de educao para a sade, como colaborando em cursos nos centros educativos, comunidades, entre outros meios. No geral, esse trabalho se desenvolve dentro de um marco de preveno primria, com orientao prioritria na preveno da gravidez precoce, das enfermidades de transmisso sexual e de infeces HIV/SIDA, do consumo de substncias psicoativas e sobre a importncia dos estilos de vida, na preservao e proteo da sade.

Sexualidade na adolescncia - Costa MCO et alii

freqente considerar que a educao sexual dos jovens responsabilidade exclusiva da famlia ou da escola e no competncia tambm do setor de sade. Outras vezes, os profissionais querem atuar, mas falta-lhes a capacitao especfica nessa rea. Acabam transmitindo valores e experincias pessoais. Brindar adolescentes com a possibilidade de um dilogo franco e um espao de comunicao e desenvolvimento de atividades da sade favorece o clima necessrio de confiana e respeito para tratar dos temas relativos sexualidade2,22. Participao dos jovens Resulta da educao para a sade, contando com a participao ativa de adolescentes. Todo processo que busque a tomada de conscincia e a adoo de condutas protetoras para a sade deve propiciar a autogesto e considerar as pessoas como sujeitos de ao. Consideraes sobre a educao afetivo-sexual para adolescentes 1. Na escola, os educadores devem estar capacitados para lidar com essa trajetria biopsicossocial e pedaggica. importante que preconceitos, tabus e mitos em relao sexualidade sejam introjetados junto com o saber cientfico. 2. Os pais devem ser comunicados e integrados ao processo educativo afetivo-sexual, para que no haja barreiras e bloqueios ao desenvolvimento da identidade sexual do adolescente. 3. O discurso, as tcnicas para dinmica de grupo, as posturas e atitudes dos educadores precisam ser compatveis com aquilo que praticam. O adolescente apreende e aprende, crtico e contestador; se perceber que o discurso no corresponde prtica, ficar na defensiva, desconfiado, e o que pior, muitas vezes, decepcionado. 4. Os adolescentes devem ser estimulados em todos os sentidos ao desenvolvimento da sua auto-estima. Os educadores podem dar-lhes condies para que sejam eles mesmos. Cumpre lembrar que a recproca verdadeira: as relaes hierrquicas ou de poder, ao exercer uma autoridade distorcida, os adultos desautorizam os adolescentes, impedindo-lhes a criatividade, a participao verdadeira. 5. A existncia da transversalidade e a interdisciplinaridade permitem que a ao educativa afetivo-sexual permeie as matrias curriculares, de forma proveitosa, na qual necessrio que os educadores estejam coesos e cooperativos entre si e com os adolescentes 22,23,25,26.

Abordagem da sexualidade no consultrio ou ambulatrio A abordagem da sexualidade, no consultrio ou ambulatrio, pode ser individual ou em grupo, utilizando-se

Sexualidade na adolescncia - Costa MCO et alii

Jornal de Pediatria - Vol. 77, Supl.2 , 2001 S223

tcnicas objetivas. No grupo, um aprende com o outro, alguns verbalizam mais facilmente, mas todos aproveitam. A sensao da universalidade dos problemas, ou seja, a percepo de que os problemas so comuns a quase todos talvez seja o maior ganho. Em oito a dez sesses, pode-se realizar um bom trabalho. Alguns jovens, depois dessa experincia, solicitam o atendimento individual. Na abordagem individual, os objetivos so mais especficos, voltados problemtica em questo. Como continente para as ansiedades do paciente, o profissional, alm de esclarecimentos sobre sexualidade, pode ajudar o paciente a perceber e verbalizar suas dificuldades e, com isso, encontrar mais facilidade em super-las. Dessa forma, o adolescente ter mais possibilidades de compreender seu conflito, definir sua identidade e, conseqentemente, sua conduta sexual. Dentre os problemas, predominam a falta de experincia e ausncia de dilogo entre os parceiros, com conseqente falta de ajustamento; ausncia de orgasmo; impotncia; falta de proteo anticoncepcional; uso inadequado dos mtodos anticoncepcionais por falta de conhecimento e conseqente uso incorreto destes; relaes sexuais em local imprprio, com conseqentes inibies; sentimento de culpa em relao aos pais; iniciao precoce por necessidade de imitar os companheiros, sem ter atingido o necessrio amadurecimento psicolgico; ausncia de afeto nas relaes; necessidade do uso de drogas para manter relaes, entre outros. A sexualidade no pode ser considerada isoladamente, mas dentro de um contexto global da vida do adolescente, no qual se inclui seu relacionamento com os companheiros, sua vida familiar, seu trabalho ou sua atividade escolar. Pode ocorrer que um adolescente, na etapa mdia do seu desenvolvimento, procure orientao especfica quanto iniciao sexual, como preparar-se e comportar-se frente primeira relao sexual, ou para examinar alguma dificuldade decorrente de uma experincia j obtida. Na maior parte das vezes, entretanto, o problema no colocado to explcita e claramente. mais comum que o jovem refira manifestaes somticas, escondendo frustraes ou conflitos originados em dificuldades de natureza sexual. Cabe ao profissional a habilidade de perceber tais conflitos, atravs das informaes ou das atitudes do paciente e, com serenidade e habilidade, encontrar o momento propcio de abordar os problemas. No raro, gasta-se o tempo de vrias entrevistas tratando-se aspectos relacionados a outras atividades do paciente, tambm importantes, para, posteriormente, em momento apropriado, levantar a questo da sexualidade, ou o prprio paciente revelar suas preocupaes ou dificuldades nessa rea. Quando o relato claro e mais ou menos livre, procura-se obter o mximo de informaes. Quando o paciente demasiadamente reservado, pede-se que responda s perguntas na medida que lhe for possvel. O trabalho destina-se mais a esclarecer at que ponto as dvidas e dificuldades so verdadeiras ou fantasiosas, se

fazem parte de um conflito adquirido durante o desenvolvimento, ou se so apenas dvidas e desconhecimentos prprios dessa fase e, portanto, mais fceis de serem resolvidas. Deve-se esclarecer a partir de fatos relacionados com o paciente e com base em dados cientficos. As informaes inadequadas, recebidas atravs dos companheiros, dos educadores ou dos prprios pais, precisam ser corrigidas com habilidade. A experincia tem demonstrado que grande nmero de casos constituem dificuldades prprias da idade, da falta de esclarecimento, do tipo de educao familiar ou de ambiente preconceituoso, portanto, podem ser resolvidos pelo mdico de adolescentes, em cuja formao inclui-se o atendimento dos aspectos biolgicos e psicossociais relacionados ao cotidiano do adolescente, suas relaes com a famlia, escola e grupo social. Durante o perodo de atendimento, o mdico deve procurar perceber o alvio das tenses do paciente e sua progressiva facilidade em revelar suas dvidas ou dificuldades em melhorar sua performance, ou se requer o encaminhamento a especialista da rea de sade mental1,11,27,28.

Consideraes finais A sexualidade e a educao afetivo-sexual questo imprescindvel a ser enfrentada por toda a sociedade, tendo em vista que os meios de comunicao utilizam as questes da sexualidade de forma banalizada, sem contribuir para que o adolescente reflita e possa estabelecer critrios de causa e efeito na forma de encarar e se comportar frente ao exerccio da sexualidade. Outro aspecto a considerar a formao de recursos humanos para desenvolver a educao para a sexualidade que, muitas vezes, realizada de forma espontnea e de acordo com as prprias concepes dos educadores, de como manejam situaes cotidianas. Assim, por falta de preparo tcnico e metodolgico, transmitem aos adolescentes conceitos e representaes prprias, sem levar em conta critrios cientficos e ticos necessrios formao do jovem. Na famlia, a maioria dos dilogos sobre sexualidade so voltados s advertncias contra DST/AIDS e higiene no perodo menstrual. A maioria dos pais no reconhece que os filhos necessitam de orientao objetiva e clara, para que estabeleam critrios de causa e efeito frente aos seus atos. Os adolescentes, por no estarem informados ou subsidiados pelas informaes dos adultos, aprendem e disseminam informaes inadequadas e preconceitos que, somados ao comportamento onipotente caracterstico da adolescncia, contribuem para que as experincias sexuais possam condicionar riscos. fundamental considerar que tanto a famlia e a escola como os profissionais de sade podem contribuir para que adolescentes vivenciem a sexualidade e suas relaes afetivas de forma satisfatria e sem riscos, vinculada ao respeito mtuo e sem discriminao de gnero.

S224 Jornal de Pediatria - Vol. 77, Supl.2, 2001 Agradecimentos especiais Aos alunos de iniciao cientfica do NEPA UEFSBa, Flvia P. O. Arajo, Lidiane de F. Rebouas, Elosa B. Bacelar e Pierry Fbio C. Coni, pela contribuio na formatao e pesquisa bibliogrfica.

Sexualidade na adolescncia - Costa MCO et alii

Referncias bibliogrficas
1. Souza RP. Sexualidade - Riscos - Escola. In: Morais de S CA, Passos MRL, Kalil RS. Sexualidade humana. Rio de Janeiro: Revinter; 2000.p.160. 2. Basso SC. Sexualidad Humana. Montevideo, Braslia: OPS OMS; 1991.p.232. 3. Nospitz JD. El desarrollo psicossocial del adolescente. In: Basso SC. Sexualidade Humana. Montevideo, Braslia: OPAS-OMS; 1991. p.87-95. 4. Rosa M. Psicologia Evolutiva. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes; 1991.p.105. 5. Luna MF. Aspectos Psicolgicos en Sexualidad Humana. In: Basso SC. Sexualidade Humana. Montevideo: Braslia: OPASOMS; 1991. p.69-85. 6. Andrade HHSM. Desenvolvimento psicossexual na infncia e na adolescncia. In:. Magalhes MLC, Andrade HHSM. Ginecologia Infanto-Juvenil. Rio de Janeiro: Medsi; 1998. p.515-21. 7. Costa MCO, Souza RP. Avaliao e cuidados primrios da criana e do adolescente. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1998.p.290. 8. Brenner C. Noes bsicas de psicanlise e introduo psicologia psicanaltica. Rio de Janeiro: Imago; 1973.p.195. 9. Vitiello N. Comisso Nacional de Sexologia Febrasgo. Sexologia II. So Paulo: Roca; 1986. 10. OPAS Organizao Panamericana de Sade. Educacin de la Sexualidad en el Contexto de la Salud Integral en la Adolescencia. Washington, DC: OPAS/OMS; 1997.p.65. 11. Souza RP, Oliveira JS, Wagner MB, Vinciprova AR. Sexual behavior of teenagers: conclusions from the results of a comparative study between two surveys - South Brazil. J Adol Health 1996; 18:166-7. 12. Costa M. Sexualidade na Adolescncia. 5 ed. Porto Alegre: LDM; 1986.p.176. 13. Ribeiro, M. Educao sexual: novas idias e novas conquistas. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; 1993.p.413. 14. Velasco AM. Pubertad, adolescencia, y cultura. In: Basso SC. Sexualidade Humana. Montevideo, Brasilia: OPAS-OMS; 1991.p.53-67.

15. Bailey JM, Pillard RC, Neale MC, Agyei Y. Heritable factors influence sexual orientation in women. Arch Gen Psychiatr 1993; 50:217-23. 16. Bailey JM, Benishay DS. Familial aggregation of female sexual orientation Am J Psychiatr 1993; 150: 272-77. 17. Byne W, Parson B. Human sexual orientation: the biologic theories reappraised. Arch Gen Psychiatr 1993; 50: 230. 18. Lang T. Studies in the genetic determination of homosexuality. J Nerv Dis 1949; 92:55-64. 19. Souza RP. O adolescente do terceiro milnio. Porto Alegre: Mercado Aberto; 1999. 160p. 20. Eisenstein E, Souza RP. Situaes de Risco Sade de Crianas e Adolescentes. Rio de Janeiro: Vozes; 1993.p.144. 21. Lopes GP. Sexualidade Humana. 2ed. Rio de Janeiro: Medsi; 1993.p.364. 22. Basso SC. Organizacin Panamericana de La Salud. Educacin de La Sexualidad en el Contexto de La Salud Integral en La Adolescencia. Revisin de Experiencias de Paises y Propuesta acerca de un Marco Conceptual. 1997.p.95. 23. Stanley E. Introduction to sexuality in the medical curriculum. Med Education London 1978; 12: 441-45. 24. Lopez-Juarez A. La tica de la Sexualidad. In: La Educacion de la Sexualidad Humana. Sociedad y Sexualidad. Mexico: Conapo; 1982.p.364. 25. Randal A, Randal JP. Sex education in the schools. Am J Clin Pediatr 1969; 6:371. 26. Fontoura A. Sociologia Educacional. A escola viva. 18 ed. Rio de Janeiro: Aurora; 1967.p.425. 27. Hutz A. Sexualidade humana. Aspectos diagnsticos e orientao teraputica. In: Duncan BB, Schimidt MI, Giugliani ERJ. Medicina Ambulatorial. Condutas clnicas e ateno primria. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1990. p.311-14. 28. Souza RP, Osrio LC. A educao sexual de nossos filhos. 3 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto; 1992.p.143.

Endereo para correspondncia: Dra. Maria Conceio O. Costa Av. Euclides da Cunha, 475 apto. 1602 Graa CEP 40150-120 Salvador, BA E-mail: costamco@hotmail.com

You might also like