You are on page 1of 15

Programa de Formao Tcnica Continuada

Esquemas de Aterramento

ndice
1.0 Introduo
1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 Definio dos esquemas padronizados de aterramento............................................2 Caracterizao e objetivos........................2 Esquema TT (neutro aterrado)..................2 Esquema TN...........................................2 Esquema TN-C........................................2 Esquema TN-S........................................2 Esquema TN-C-S....................................2 Esquema IT(neutro isolado)......................3 Esquema IT (neutro aterrado por impedncia)............................................3

5.0

Esquema IT
5.1 5.2 5.3 Caractersticas........................................7 Conseqncias.......................................7 Projeto e operao..................................8

6.0

Implementao do sistema TN
6.1 6.2 6.3 6.4 Condies preliminares............................8 Condies impostas................................9 Proteo contra contatos indiretos............9 Mtodos de determinao do nvel de corrente de curto-circuito..........................9 6.5 6.6 6.7 Mtodo das impedncias........................10 Mtodo da composio..........................10 Mtodo convencional..............................10

2.0

Caractersticas dos esquemas de aterramento


2.1 Esquema TN-C........................................3 2.1.1 Caractersticas........................................3 2.1.2 Conseqncias.......................................3

7.0 3.0 Esquema TN-S


3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 Caractersticas........................................5 Conseqncias.......................................5 Compatibilidade eletromagntica...............5 Arranjo da proteo contra contatos indiretos e fogo........................................5 Projeto e operao..................................6 Qualquer modificao da instalao requer um rearranjo e verificao das condies de proteo.............................................6

Proteo em reas de alto risco.............12

8.0

Proteo em reas de alto risco.............13


8.1 8.2 8.3 8.4 8.5 Condies preliminares..........................13 Condio de primeira falta......................13 Princpio da monitorao de falta terra.....................................................13 Exemplos de equipamentos e dispositivos...........................................13 Implementao de dispositivos de monitorao permanente de isolao (PIM)....................................................14

4.0

Esquema TT
4.1 4.2 Caractersticas........................................6 Conseqncias.......................................6

1.0
1.1

Introduo
Definio dos esquemas padronizados de aterramento 1.5 Esquema TN-C
TN-C TN-S TN-C-S

Os diferentes esquemas de aterramento descritos caracterizam o mtodo de aterramento do neutro da BT de um transformador AT/BT e o aterramento das partes metlicas expostas da instalao suprida por ele. A escolha desses mtodos orienta as medidas necessrias para proteo contra os riscos de contatos indiretos.

O condutor neutro tambm usado como condutor de proteo e designado como PEN (condutor de proteo e neutro). Este esquema no permitido 2 para condutores de seo inferior a 10mm e para os equipamentos portteis O esquema TN-C requer o estabelecimento de um ambiente eqipotencial eficiente dentro da instalao com eletrodos de terra espaados to regularmente quanto possvel.

1.2

Caracterizao e objetivos

Os esquemas de aterramento a serem descritos caracterizam o mtodo de aterramento do neutro da BT de um transformador AT/BT (ou qualquer outra fonte) e os meios de aterramento das partes metlicas expostas da instalao de BT. A escolha do esquema de aterramento determina as medidas a serem tomadas para proteo das pessoas contra os riscos de contatos indiretos. Se necessrio, vrios esquemas de aterramento podem coexistir em uma instalao.

1.3

Esquema TT (neutro aterrado)

1.6

Esquema TN-S

Um ponto (geralmente o centro da estrela de um enrolamento BT ligado em estrela) da fonte ligado diretamente terra. Todas as partes metlicas expostas e todas as partes metlicas estranhas instalao so ligadas a um eletrodo de terra separado na instalao. Este eletrodo independente do eletrodo da fonte, podendo suas zonas de influncia se sobrepor, sem afetar a operao dos dispositivos de proteo.

Os condutores de proteo e neutro so separados. Em sistemas com cabo enterrado onde exista uma capa de proteo de chumbo, o condutor de proteo geralmente a capa de chumbo. O uso de condutores separados PE e N (cinco fios) obrigatrio para circuitos de seo inferior a 10mm2 para cobre e 16mm2 para alumnio e em equipamentos mveis.

1.7 1.4 Esquemas TN

Esquema TN-C-S

A fonte aterrada como no esquema TT (acima). Na instalao, todas as partes metlicas expostas e as partes tambm metlicas mas no pertencentes instalao so ligadas ao condutor neutro . As vrias verses dos esquemas TN so:

Os esquemas TN-C e TN-S podem ser usados na mesma instalao. No esquema TN-C-S , o esquema TN-C no devem nunca ser usado a jusante do sistema TNS. O ponto em que o condutor PE se separa do condutor PEN geralmente na origem da instalao.

1.8

Esquema IT (neutro isolado)

Nenhuma conexo intencional feita entre o ponto neutro da fonte e a terra. Todas as partes condutoras expostas e estranhas instalao so ligadas ao eletrodo de terra.

2.0
Na prtica todos os circuitos tm uma impedncia de fuga para a terra j que nenhuma isolao perfeita. Em paralelo com esta resistncia de fuga distribuda h uma capacitncia distribuida e essas partes juntas constituem a impedncia normal para a terra. Exemplo: um sistema de baixa tenso, trifsico, 3 fios com um quilmetro de cabo tem uma impedncia de fuga equivalente a uma impedncia de terra do neutro Zct de 3.000 a 4.000 .

Caractersticas dos esquemas de aterramento

Cada sistema de aterramento reflete trs escolhas tcnicas: n Mtodo de aterramento; n Disposio dos condutores de proteo; n Disposio da proteo contra contatos indiretos. Conseqncias: n Choque eltrico; n Fogo (Incndio); n Continuidade do sistema de fora; n Sobretenses; n Perturbaes eletromagnticas; n Projeto e Operao.

1.9

Esquema IT (neutro aterrado por impedncia)

2.1 2.1.1

Esquemas TN-C Caractersticas


n Mtodo de Aterramento:

Uma impedncia Zs (da ordem de 1.000 a 2.000 ohms) ligada permanentemente entre o neutro do enrolamento de BT do transformador e a terra. Todas as partes metlicas expostas e estranhas instalao so ligadas a um eletrodo de terra. As razes para esta forma de aterramento da fonte so: fixar o potencial de uma pequena rede em relao terra (Zs pequena quando comparada com a impedncia de fuga) e reduzir o nvel de sobretenses, tais como os surtos em relao terra transmitidos pelos enrolamentos de alta tenso, cargas estticas, etc.

O neutro ligado diretamente terra. O condutor neutro aterrado em tantos pontos quanto possvel. Partes metlicas expostas do equipamento e partes metlicas estranhas ao equipamento so ligadas ao condutor neutro; n Arranjo da proteo contra contatos indiretos

obrigatria a desconexo automtica no evento de uma falha na isolao. Esta desconexo deve ser provida por disjuntores (de preferncia) ou fusveis. Quando h o PEN os dispositivos de corrente residual no podem ser usados para essa finalidade desde que uma falta na isolao para terra tambm constitui um curto circuito fase/ neutro.

2.1.2

Conseqncias

Sobretenses: n durante uma falha na isolao de AT, ir aparecer uma tenso de freqncia industrial entre as partes metlicas expostas do equipamento de baixa tenso e um terra distante; n a continuidade do fornecimento de energia, a compatibilidade eletromagntica e o incndio: n a corrente de falta da isolao elevada (da ordem de vrios kA). n Durante uma falha da isolao BT a queda de tenso na fonte, as perturbaes eletromagnticas e o risco de danos ( incndio, enrolamentos de motores e estruturas magnticas) so altos; n sobretenses: durante uma falta a tenso entre fases e as massas sobe para um valor de 1,45 x Un O esquema TN-C proibido para circuitos com condutor 2 inferior a 10mm . tambm proibido para condutores flexveis. n Proteo contra Incndio: O esquema TN-C proibido em instalaes onde h um alto risco de incndio ou exploso A razo que a conexo das partes metlicas estranhas do edifcio ao condutor PEN cria um fluxo de corrente nas estruturas resultando em um risco de incndio e perturbaes eletromagnticas. Durante faltas da isolao estas correntes de circulao so consideravelmente aumentadas. Estes fenmenos constituem a razo da proibio do uso do esquema TN-C em instalaes em que o risco de incndio alto.
A presena de qualquer comprimento de condutor PEN em um edifcio leva ao fluxo de correntes nas partes metlicas expostas e na blindagem de equipamentos alimentados por um sistema TN-S.
L1 L1 L2 L2 L3 L3 N N PE PE

n compatibilidade eletromagntica: quando um condutor PEN instalado em um edifcio, independentemente do seu comprimento, ele leva a uma queda de tenso de freqncia industrial em condies normais de operao, criando diferenas de potencial e, portanto, o fluxo de correntes em qualquer circuito formado por partes metlicas expostas da instalao, partes metlicas estranhas do edifcio, cabos coaxiais e a blindagem de computadores ou sistemas de telecomunicaes. Estas quedas de tenses so amplificadas em instalaes modernas pela proliferao de equipamentos gerando harmnicos de terceira ordem. A grandeza desses harmnicos triplicada no condutor neutro ao invs de ser cancelada como no caso da fundamental; n em uma maneira menos aparente essas correntes de circulao correspondem a um desbalano das correntes no circuito de distribuio e portanto criao de campos magnticos que podem perturbar tubos de raios catdicos, monitores, certos equipamentos mdicos etc. em nveis to baixos quanto 0,7A/m (isto , 5 amperes passando a um metro de uma carga sensvel - EES). Esse fenmeno amplificado no evento de uma falta na isolao; n corroso: a corroso tem duas fontes, primeiro a componente CC que o condutor PEN pode conduzir e segundo, as correntes telricas que corroem os eletrodos de terra e as estruturas metlicas no caso de um aterramento mltiplo ; n arranjo da proteo contra contatos indiretos. Devido s altas correntes de curto e tenses de toque: n uma desconexo automtica obrigatria no evento de uma falha na isolao; n esta desconexo precisa ser provida por disjuntores ou fusveis. Nas instalaes com um condutor combinado neutro e proteo os dispositivos de correntes residuais no podem ser usadas com este propsito desde que uma falta da isolao para a terra tambm constitui um curto circuito fase/neutro; n incndio: a proteo no provida para certos tipos de faltas (faltas de alta impedncia) que no so instantaneamente transformadas em curto-circuitos francos. Somente dispositivos de corrente residual oferecem este tipo de proteo. Esta situao, portanto apresenta um risco de incndio; n projeto e operao: quando so usados disjuntores ou fusveis para proteo contra

Rn Rn

contatos indiretos a impedncia da fonte, os circuitos a montante e os circuitos a jusante (os nicos a serem protegidos) precisam ser conhecidos na fase de projeto e permanecerem inalterados a no ser que a proteo seja tambm alterada. Esta impedncia precisa ser medida depois da instalao e a partir de ento a intervalos regulares (dependendo do tipo da instalao considerada). As caractersticas dos dispositivos de proteo so determinadas por estes elementos; n quando a instalao pode ser suprida por duas fontes (UPS, conjunto motor - gerador, etc.), as caractersticas comandando a abertura do disjuntor ou a fuso do fusvel precisam ser determinadas para cada configurao e cada fonte usada;
TNC TNC 95 mm 44xx95 mm22
L1 L1 L2 L2 L3 L3 PEN

Devido s altas correntes e tenses de toque: uma desconexo automtica obrigatria no evento de uma falha da isolao, o Esta desconexo precisa ser provida por disjuntores, fusveis ou dispositivos de corrente residual desde que a proteo contra contatos indiretos possa ser separadas da proteo contra faltas fase/fase ou fase/neutro.

3.2

Conseqncias

n Mtodo de aterramento: O ponto neutro do transformador (ou do sistema de fornecimento se a distribuio usa um esquema TNC e a instalao um sistema TN-S) aterrado somente uma vez e na origem da instalao , as partes metlicas externas do equipamento e as partes metlicas externas ao equipamento so conectadas aos condutores de proteo os quais por sua vez so ligados ao neutro do transformador; n Sobretenses: Sob condies normais o neutro do transformador, as partes condutoras expostas e o eletrodo de terra esto ao mesmo potencial ainda que fenmenos transitrios no possam ser excludos e podem levar ao uso de pra-raios entre os condutores fase, neutro e partes metlicas externas; n A continuidade do fornecimento, a compatibilidade eltromagntica e o incndio: os efeitos de faltas entre a alta e baixa tenso, falhas na isolao de alta tenso e falhas na isolao de baixa tenso so semelhantes queles descritos para o sistema TN-C; em particular a corrente nas falhas de isolao no limitada por nenhuma impedncia do eletrodo terra e por isso alta (vrios kA) (Veja pontos 2, 3 e 4 da parte correspondente ao esquema TN-C); n O condutor neutro no pode ser aterrado. Isto evita a criao de um esquema TN-C com suas inerentes desvantagens, isto , queda de tenso e correntes de carga no condutor de proteo sob condies normais de operao; n Arranjos dos condutores de proteo Os condutores PE so separados dos condutores neutros e so dimensionados para a maior corrente de falta que possa ocorre.

16 mm2 16 mm2

10 mm2 10 mm2

6 mm22 6 mm

PEN 6 mm2 6 mm2

PEN PEN

correct correct

6 mm2 incorrect incorrect PEN connected to the neutral PEN connected to the neutral terminal prohibited terminal is prohibited

correct correct

incorrect incorrect 2 SS <10 mm2 < 10 mm TNC prohibited TNC prohibited

o cada circuito projetado de uma vez para sempre e no pode exceder um comprimento mximo especificado nas tabelas de projeto em funo do esquema de proteo utilizado; cabos superdimensionados podem ser necessrios em certos casos; Qualquer modificao na instalao requer um reclculo e uma verificao nas condies de proteo.

3.0
3.1

Esquema TN-S
Caractersticas
n mtodo de Aterramento:

o O ponto neutro do transformador (ou do sistema de suprimento se a distribuio usa um esquema TNC e a instalao o esquema TN-S) aterrado somente uma vez, na origem da instalao, o As partes metlicas expostas do equipamento e as partes estranhas tambm metlicas so ligadas aos condutores de proteo os quais por sua vez so ligados ao neutro do transformador; n Arranjo dos condutores de proteo PE Os condutores PE so separados dos condutores neutros e so dimensionados para a maior corrente de curto que possa ocorrer ; n Arranjo da proteo contra contatos indiretos

3.3

Compatibilidade Eletromagntica

Sob condies normais o condutor PE em oposio ao condutor PEN no sujeito a queda de tenso e todos as conseqncias resultantes do sistema TN-C so portanto eliminadas; o esquema TN-S semelhante nesse aspecto ao esquema TT, 6

No evento de uma falta na isolao aparece uma alta tenso de curta durao ao longo do condutor PE criando os mesmos problemas transitrios que no esquema TN-C;

4.0
4.1

Esquema TT
Caractersticas
n Mtodos de Aterramento

3.4

Arranjo da Proteo contra contatos indiretos e fogo

o O ponto neutro do transformador ligado diretamente terra, o As partes metslicas expostas do equipamento so ligadas por condutores de proteo ao eletrodo de terra da instalao o qual geralmente independente do condutor de aterramento do neutro do transformador; o Disposio dos condutores de proteo Os condutores PE so separados dos condutores neutro e so dimensionados para a maior corrente de falta que possa ocorrer; n Arranjo da proteo contra contatos indiretos A desconexo automtica obrigatria no evento de uma falta da isolao. Na prtica esta desconexo obtida por dispositivos de correntes residual. Suas correntes de operao precisam ser suficientemente baixas para os dispositivos detectarem a corrente de falta, limitada pelas duas resistncias em serie dos eletrodos de terra. n Mtodos de Aterramento

Devido s altas correntes de falta, e s tenses toque, obrigatria uma desconexo automtica no evento de uma falha da isolao,essa desconexo precisa ser proporcionada por disjuntores, fusveis ou dispositivos de corrente residual desde que a proteo contra os contatos indiretos possa ser separada da proteo contra os curtos circuitos fase/fase ou fase/neutro; se a proteo contra contatos indiretos for fornecida por dispositivos de proteo contra sobre correntes, as mesmas caractersticas se aplicam, como no esquema TN-C; Fogo: A proteo no provida para faltas impedantes levando a um risco de incndio;

3.5

Projeto e operao

A impedncia dos cabos das fontes e aquela do circuito a ser protegido, precissam ser verificadas por medio depois da instalao e a intervalos regulares, assim como uma dupla determinao das condies de desconexo quando a instalao pode ser suprida por duas pontes (UPS, gerador de reserva etc.), Os circuitos tm um comprimento mximo que no pode ser excedido.

4.2

Conseqncias
n O ponto de neutro do transformador ligado diretamente terra; n As partes metlicas expostas do equipamento so ligadas por condutores de proteo ao eletrodo de terra da instalao o qual geralmente independente do eletrodo de terra do neutro do transformador; n Sobretenses: ainda que, como no esquema TN o potencial das partes metlicas expostas e o eletrodo de terra sejam o mesmo isto pode no ser verdade para o condutor neutro o qual galvanicamente ligado a um eletrodo e partes metlicas expostas distintas e, em alguns casos, relativamente afastadas (freqentemente o caso para quedas de raio em reas rurais). Em reas industriais ou urbanas este no geralmente o caso. O acoplamento dos dois eletrodos de terra a partir de um ponto de vista geral um compromisso aceitvel. A instalao de praraios proporciona o nvel necessrio de proteo; n Compatibilidade Eletromagntica: no evento de uma falta da isolao a corrente de falta relativamente baixa. Por exemplo, com um

3.5

Qualquer modificao da instalao requer um rearranjo e verificao das condies de proteo.

Se a proteo contra contatos indiretos for provida por dispositivo de corrente residual: para evitar um disparo indesejvel freqentemente possvel usar correntes residuais altas da ordem de 1 ampere ou mais; n Fogo, Projeto e Operao o As condies acima discutidas so eliminadas e so obbtidas as vantagens do esquema TT. o O uso de dispositivo de corrente residual com condies correntes de operao de 500mA ajuda a prevenir danos de origem eltrica os quais podem ocorrer no evento de faltas de impedncia ou devido a altos nveis de faltas de isolao.

eletrodo com resistncia de um eltrodo de terra de 230V/100A igual aproximadamente a 2,3 ohms, a corrente de falta somente 100A. Como conseqncia a queda de tenso criada pela falta, as perturbaes eletromagnticas e a diferena de potencial transitria entre os aparelhos, (por exemplo dois PCs interligados) conectados por um cabo blindado so muito mais facilmente suportveis que para o esquema TN-S; n Arranjo dos condutores de Proteo Os condutores de proteo so separados do neutro e so dimensionados para a maior corrente de falta que possa ocorrer; n Compatibilidade Eletromagntica: sob condies normais o condutor PE no sujeito a queda de tenso e todas as inconvenincias do esquema TN-C so por isso eliminadas. Na eventualidade de uma falha da isolao a tenso de curta durao que aparece ao longo do condutor PE baixa e as perturbaes resultantes so desprezveis; n Projeto e Operao: para circuitos de distribuio a seo transversal do condutor PE pode ser menor que para o esquema TNS; n Arranjo da Proteo contra Contatos Indiretos: obrigatria desconexo automtica no evento de uma falha na isolao. n Na prtica, esta desconexo obtida por dispositivos de corrente residual. Suas correntes de operao precisam ser suficientemente baixas para os dispositivos detectarem as correntes de falta limitadas pelas resistncias de dois eletrodos de terra em serie. n Dispositivos de Correntes Residual so adicionados na forma de rels para disjuntores e na forma de RCCBs para fusveis. Eles podem proteger um circuito singelo ou um grupo de circuitos e suas correntes de operao so escolhidas de acordo com o mximo valor da resistncia R do eletrodo de terra para as partes condutoras expostas, n a presena de dispositivos de corrente residual minimiza as restries de projeto e operao. No necessria a impedncia da fonte a montante e no h limites em relao ao comprimento dos circuitos (exceto para evitar quedas de tenso excessivas). Uma instalao pode ser modificada ou ampliada sem clculos ou medies in-situ,

n o uso de uma fonte de reserva pela concessionria ou operadora executada facilmente; n fogo: o uso de dispositivos de corrente residual com correntes de operao 500mA previne os incndios de origem eltrica; n compatibilidade eletromagntica: correntes de falha de isolao duram um tempo muito curto, menos de 100ms ( ou menos que 400ms em circuitos de distribuio) e so de baixa amplitude.

5.0
5.1

Esquema IT
Caractersticas
n mtodo de aterramento o O neutro do transformador isolado da terra ou aterrado atravs de uma impedncia e um limitador de sobretenses. Sob condies normais, seu potencial mantido perto daquele das partes condutoras expostas pelas capacitncias do equipamento e barramento.

Partes metlicas expostas do equipamento e partes condutoras estranhas do edifcio so ligadas ao eletrodo de terra do edifcio; n arranjo dos condutores PE. Os condutores PE so separados dos condutores N e so dimensionados par a maior corrente de falta que possa ocorrer; n arranjo da proteo contra contatos indiretos. A corrente de falta no evento de uma nica falha da isolao baixa e no apresenta nenhum risco. A ocorrncia de um segunda falta deve ser tornada altamente improvvel pela instalao de um dispositivo de monitorao que ir detectar e indicar a ocorrncia da primeira falta que deve ser ento prontamente localizada e eliminada.

5.2 Conseqncias
n mtodo de aterramento. O neutro do transformador isolado da terra ou aterrado atravs de uma impedncia e um limitador de sobretenses. Sob condies normais , seu potencial mantido prximo daquele das partes condutoras expostas pelas capacitncias do equipamento. As partes condutoras expostas do equipamento e partes condutoras estranhas do edifcio so ligadas ao eletrodo de terra do edifcio:

n sobretenses: n sob condies normais , o condutor , as partes condutoras expostas e o eletrodo esto virtualmente ao mesmo potencial, n um limitador de sobretenses deve ser instalado para evitar uma elevao de potencial entre as partes vivas e as partes expostas condutoras o que pode exceder a suportabilidade do equipamento de BT no evento de uma falta originada na instalao de alta tenso. A proteo contra sobretenses deve ser implementada de acordo com o critrio comum a todos os esquemas de aterramento; n continuidade de energia da fonte e a compatibilidade eletromagntica: n a corrente da primeira falta da isolao baixa, como resultado da capacitncia entre os condutores vivos e as partes condutoras expostas tais como aquelas do circuito de carga e filtros HF, n uma primeira falta da isolao no produz qualquer queda de tenso na rede ou perturbaes eletromagnticas em uma larga faixa de freqncias correspondente ocorrncia de uma clssica corrente de falta de isolao. n Sobretenses: depois de uma primeira falta, o equipamento continua a ser energizado e uma tenso fase-fase gradualmente aparece entre as fases ss e as partes metlicas expostas. O equipamento precisa ser escolhido tendo em mente esta situao. Notas: n A norma IEC 950 ( ou EN 60950) define a categoria do equipamento de processamento de dados que pode ser usado em sistemas IT; n Se forem usados pra-raios, a norma estipula que suas tenses nominais devem ser escolhidas de acordo com a tenso fase-fase. n Continuidade do fornecimento de energia e compatibilidade eletromagntica: uma segunda falta de isolao pode ocorrer em uma outra fase, dando origem a um novo curto-circuito com os respectivos riscos. O usurio de um sistema IT deve admitir que esta situao nunca pode ocorrer, ainda que nas normas, por uma questo de segurana essa possibilidade admitida; n Arranjos dos condutores PE. Os condutores PE so separados dos condutores neutro e so dimensionados para a mxima corrente de falta que possa ocorrer; n Compatibilidade eletromagntica: sob condies normais, e ainda quando ocorra uma primeira falta,

os condutores PE no devem apresentar queda de tenso. mantido um alto nvel de eqipotencialidade entre os condutores de proteo, condutores funcionais de aterramento, partes metlicas expostas e partes condutoras estranhas do edifcio ao qual elas so interligadas; n Arranjo da proteo contra contatos indiretos. A corrente de falta na eventualidade de uma nica falta da isolao baixa e no representa risco. A ocorrncia de uma segunda falta deve ser considerada altamente improvvel pela instalao de um dispositivo de monitorao que ir detectar e indicar a ocorrncia de uma primeira falta que deve ser prontamente localizada e eliminada. Os dispositivos de proteo so projetados para operar no evento de uma dupla falta. Se forem usados disjuntores e fusveis, as regras so semelhantes quelas usadas no esquema TN. Podem ser usados tambm dispositivos de corrente residual. Se ocorrerem faltas a juzante do mesmo dispositivo de corrente residual, o dispositivo considera a corrente de falta como uma corrente de carga e pode no disparar. Um dispositivo de corrente residual separado ento requerido para cada circuito. Se dois locais tm a mesma instalao usando um esquema IT, e seu sistema de eletrodos de terra no so conectados, um dispositivo de corrente residual precisa ser sempre incluido no incio de cada instalao. Esta medida previne a criao de uma situao perigosa, uma falta de isolao na fase 1 do primeiro local e outra na fase 2 no segundo local. incndio: o uso de um dispositivo de monitorao da isolao e possivelmente dispositivos de corrente residual operando com correntes inferiores a 500mA previne incndio de origem eltrica.

5.3

Projeto e operao:
n pessoal de manuteno treinado precisa ser disponvel para localizar e eliminar prontamente a primeira corrente de falta de isolao, n a instalao precisa ser projetada com grande cuidado: o uso de esquema IT aonde justificvel pelos requisitos relacionados continuidade do fornecimento de energia, isolao das cargas com correntes de fuga elevadas (certos fornos e certos tpos de hardware para computadores), verificao da influncia de correntes de fuga, em particular com respeito a dispositivos de corrente residual, diviso da instalao, etc,. n se forem usados dispositivos de corrente residual de 30mA para proteger os circuitos das tomadas:

a corrente de fuga capacitiva total a juzante de um dispositivo no pode exceder 10mA. O valor estimado usando a tenso fase-fase para a fase e a tenso fase/ neutro para o neutro; 9

se as cargas energizadas por um tal circuito no so crticas, o dispositivo de corrente residual pode disparar em uma primeira falta de isolao, eliminando-o ento imediatamente. Por outro lado deve ser evitado o uso de tomadas ou outras medidas devem ser implementadas, n comentrio: o condutor terra, se distribuido, precisa ser protegido por dispositivos tetrapolares incluindo proteo de neutro ou dispositivos bipolares. Em caixas terminais de distribuio, o uso de dispositivo de proteo uni-polar + neutro permitido se as caractersticas nominais para a fase e neutro so as mesmas ou prximas, e um dispositivo de corrente residual est instalado a montante.

os condutores Neutro e Proteo devem ser separados ( i.., deve ser adotado o sistema TN-S na instalao). 5.as faltas terra devem ser eliminadas por dispositivos de proteo contra sobrecorrente, i. . fusveis ou disjuntores. A lista a seguir indica as condies a serem respeitadas para a implementao de um sistema TN para a proteo contra contatos indiretos.

5 5 22 5 PEN 1 2 2

PEN
3

PE N 4 4

PE N

TN-C

6.0
6.1

Implementao do sistema TN
RpnA

TN-C

TN-C-S TN-C-S

RpnA

Condies peliminares
notas (1) o esquema TN requer que o neutro da baixa tenso de um transformador MT/BT, e as partes condutoras expostas da SE e da instalao sejam todas aterradas em um sistema nico de aterramento. (2) quando a medio da SE for na baixa tenso, exigido um meio de isolao (chave seccionadora, por ex. ) na origem da instalao da BT que torne visvel a isolao. (3) um condutor PEN no deve ser interrompido em nenhuma circunstncia. Os dispositivos de controle e comando para os diversos arranjos TN devem ser:

No estgio de projeto, precisa ser calculado o comprimento mximo dos cabos a jusante de um disjuntor de controle (ou conjunto de fusveis) e durante a execuo precisam ser obedecidas certas regras.

6.2

Condies impostas

Precisam ser observadas certas condies, de acordo com a listagem a seguir e ilustradas na fig.40.

n tripolares quando o circuito inclui um condutor PEN, n


preferivelmente tetrapolares (3 fases + neutro) quando o circuito inclui um neutro e um condutor PE separados.

6.3

Proteo contra contatos indiretos

So normalmente usados trs mtodos de clculo: 1.Precisam ser instalados eletrodos de aterramento distribuidos regularmente (tanto quanto possvel) ao longo do condutor PE. Nota: Isto no normalmente feito nas instalaes de residncias singelas; nestes casos suficiente a instalao de um eletrodo na entrada da instalao. 2. o condutor PE no deve passar atravs de conduites ferromagnticos, dutos, etc. ou ser instalado sobre estrutura metlica, desde que os efeitos indutivos e de proximidade podem aumentar a impedncia efetiva do condutor. 3. no caso de um condutor PEN (um neutro que serve tambm como condutor de proteo), precisa ser feita a conexo direta ao terminal terra de um aparelho (vide 3 na fig. 40) antes de lig-lo ao terminal neutro desse aparelho. 4.se o condutor tiver seo inferior a 6mm para o cobre 2 ou 10 mm para o alumnio, ou quando o cabo for mvel,
2

n o mtodo das impedncias, baseado na soma trigronomtrica das resistncias e indutncias do circuito. n o mtodo da composio. n o mtodo convencional, baseado em quedas de tenso assumidas e em tabelas existentes.

6.4

Mtodos de determinao do nvel de corrente de curto circuito

Em sistemas TN um curto circuito para terra, em princpio, sempre proporciona corrente suficiente para operar um dispositivo de sobrecorrente. A impedncia da fonte e da rede de alimentao so muito menores que as dos circuitos da instalao, de modo que qualquer restrio na intensidade das correntes de falta proporcionada pelos condutores da instalao (cabos longos flexveis aumentam consideravelmente a 10

impedncia do lao de falta, com uma reduo correspondente da corrente de falta). As recomendaes mais recentes da IEC para proteo contra contatos indiretos somente em sistemas TN relaciona os mximos tempos permissveis de disparo com a tenso nominal do sistema. (vide tabela 13). A razo embutida nestas recomendaes que, para sistemas TN, a corrente que precisa passar para elevar o potencial de uma parte condutora a mais de 50V to alta que uma das duas possibilidades acontecer: n o circuito de falta ser interrompido (por ruptura do condutor) quase instantaneamente, ou n o condutor se soldar em uma falta slida e proporcionar corrente adequada para operar os dispositivos de sobrecorrente. Para assegurar a operao dos dispositivos de sobrecorrente no ltimo caso, necessria uma avaliao razoavelmente precisa do nvel de corrente de falta, na etapa de projeto. Uma anlise rigorosa requer o uso das tcnicas das componentes simtricas aplicadas individualmente a cada circuito. O princpio correto, mas a quantidade de clculo no considerada justificvel, especialmente porque as impedncias de sequncia zero so extremamente difceis de calcular com razovel preciso em uma instalao mdia de BT. So preferveis outros mtodos de preciso adequada. Trs mtodos prticos so: n o mtodo das impedncias , baseado na soma de todas impedncias (somente as de sequncia positiva) ao longo do lao de falta para cada circuito, n o mtodo da composio o qual uma estimativa do nvel de corrente de curto circuito em um terminal remoto do lao quando o nvel de corrente de curto circuito no terminal prximo do lao for conhecido, n o mtodo convencional com o clculo dos nveis mnimos de correntes de falta terra, junto com o uso de tabelas para obteno rpida dos resultados. Estes mtodos somente so aplicveis nos casos em que os cabos que constituem o lao de corrente de falta esto prximos uns dos outros e no separados por materiais ferromagnticos.

corrente de curto circuito calculada usando a frmula: I = U/ ( R)


2

+ ( X)

onde as duas parcelas (dentro do radical) so respectivamente a soma de todas as resistncias no lao e a soma de todas as reatncias indutivas no lao ambas elevadas ao quadrado e U a tenso nominal fase-neutro do sistema. A aplicao do mtodo nem sempre fcil, porque ele supe o conhecimento dos valores de todos os parmetros no lao. Em muitos casos, um guia, ou manual pode fornecer valores tpicos para estimativa.

6.6

Mtodo da composio

Este mtodo permite a determinao da corrente de curto circuito no terminal de um lao a partir do conhecimento da corrente de c.c. no terminal da fonte pela seguinte frmula: I = U.Isc/ U + Zsc.Isc Nota: neste mtodo as impedncias individuais so somadas aritmeticamente* como no procedimento do mtodo anterior. * Isto resulta em um valor de
corrente o qual menor que o real. Se os ajustes de sobrecorrente forem baseados no valor calculado acima, ento a operao do rel ou do fusvel est assegurada.

6.7

Mtodo convencional

Este mtodo geralmente considerado como suficientemente preciso para fixar o limite superior dos comprimentos dos cabos. Princpio: O princpio basea-se no clculo da corrente de curto circuito considerando que a tenso na origem do circuito ( i. . o ponto no qual o dispositivo de proteo est localizado) permanece a 80% ou mais da tenso nominal fase-neutro. O valor de 80% usado juntamente com a impedncia do circuito do lao, para calcular a corrente de curto circuito. Este coeficiente leva em considerao todas as quedas de tenso a montante do ponto considerado. Em cabos de BT, quando todos os condutores de um circuito trifsico de 4 fios esto prximos entre si ( o que o caso normal), a reatncia indutiva interna para* e entre os condutores desprezivel em relao resistncia do cabo.

B A PE

6.5

Mtodo das impedncias

Id L

Neste mtodo so somadas as impedncias de sequncia positiva de cada item (cabo, condutor PE, transformador, etc.) incluido no lao de falta terra e a

SPE C

Sph

11

Esta aproximao considerada vlida para cabos de 2 seo at 120mm . Acima desta seo o valor da resistncia aumentado como indicado abaixo: 2 seo (mm ) valor da resistncia
150 185 240 * causada pelos efeitos de proximidde e pelicular, aumento aparente da resistncia.
nominal crosssectional area of conductors mm 2 12500 1.5 2.5 4 6 10 16 25 35 50 70 95 120 150 185 240

R + 15% R + 20% R + 25% i. ., h um

instantaneous or short-time-delayed tripping current Im (amperes) 50 103 171 274 410 63 81 136 217 326 80 64 107 171 256 427 100 125 160 200 250 320 400 500 560 630 700 800 875 1000112012501600200025003200400050006300800010000 51 85 137 205 342 41 66 109 164 273 436 32 53 85 126 214 342 25 42 68 102 171 274 428 20 34 54 82 137 219 342 479 16 26 43 64 107 171 267 374 13 21 34 51 85 137 213 299 406 10 17 27 41 68 109 171 239 325 479 9 15 24 36 61 97 152 214 290 427 8 13 21 32 54 87 135 190 258 380 7 12 19 29 49 78 122 171 232 342 464 6 10 17 25 42 68 107 150 203 299 406 6 10 16 23 39 62 98 136 185 274 371 469 5 8 14 20 34 55 85 120 162 239 325 410 446

8 12 18 30 49 76 107 145 214 290 366 398 471

7 11 16 27 44 66 96 130 191 260 328 357 422

5 8 13 21 34 53 75 101 150 203 256 279 329 410

7 10 17 27 43 80 81 120 162 205 223 264 328

5 8 14 21 34 48 65 96 130 165 178 211 263

6 10 17 27 37 50 75 101 128 139 165 205

5 8 13 21 30 40 60 81 102 111 132 164

7 11 17 24 32 48 65 82 89 105 131

5 8 13 19 26 38 51 65 71 84 104

7 10 15 20 30 40 51 56 66 82

5 8 12 16 24 32 41 44 53 66

7 9 12 19 26 33 36 42 52

SPH mm2 1.5 2.5 4 6 10 16 25 35 50

rated current (A) 1 2 3 4 1227 613 409 307 681 511 1090 818

6 204 341 545 818

8 10 153 123 256 204 409 327 613 491 1022 818

13 16 94 77 157 128 252 204 377 307 629 511 1006 818

20 25 61 49 102 82 164 131 245 196 409 327 654 523 1022 818

32 38 64 102 153 256 409 639 894

40 31 51 82 123 204 327 511 716

45 27 45 73 109 182 291 454 636

50 25 41 65 98 164 262 409 572 777

63 19 32 52 78 130 208 325 454 617

80 15 28 41 61 102 164 258 358 485

100 12 20 33 49 82 131 204 288 388

SPH mm2 1.5 2.5 4 6 10 16 25 35 50

rated current (A) 1 2 3 4 6 613 307 204 153 102 1022 511 341 256 170 818 545 409 273 818 613 409 1022 681

8 77 128 204 307 511 818

10 13 61 47 102 79 164 126 245 189 409 315 654 503 1022 786

16 38 64 102 153 256 409 639 894

20 31 51 82 123 204 327 511 716

25 25 41 65 98 164 262 409 572 777

32 19 32 51 77 128 204 319 447 607

40 15 26 41 61 102 164 256 358 485

45 14 23 36 55 91 145 227 318 431

50 12 20 33 49 82 131 204 286 389

63 10 16 26 39 65 104 162 227 309

80 8 13 20 31 51 82 128 179 243

100 6 10 16 25 41 65 102 143 194

SPH 1.5 2.5 4 6 10 16 25 35 50

rated current (A) 1.6 2 2.5 3 4 6 6.3 8 70 53 10 44 12.5 13 35 73 93 34 58 90 16 27 56 73 20 22 46 58 25 18 37 47 70 32 14 29 37 55 40 11 23 29 44 73 45 10 18 26 39 65 50 9 16 23 35 58 63 7 15 19 28 46 74 80 5 12 14 21 35 58 100 4 9 12 18 29 47 73 7 438 274 219 175 146 110 73 730

mm2 1

456 365 292 243 183 122 116 88 876 701 584 438 292 279 211 175 974 730 487 465 352 292 779 743 564 467 881 730

730 584 467 389 292 195 186 141 117

140 135 110 88

234 225 183 146 117 91

374 359 292 234 187 146 117 104 93

584 562 456 365 292 228 183 162 146 116 88

1022 818 786 639 511 409 319 258 227 204 162 123 102 867 692 558 432 347 308 277 220 174 139

12

O mximo comprimento de um circuito de uma instalao em um sistema TN dado pela frmula: Lmx. = 0,8 Uo Sph/ (1+m) Ia, onde: Lmax.= comprimento mximo em metros Uo= tenso de fase = 220 V para um sistema 220/380 V = resistividade sob temperatura normal em ohm-mm2 / metro =22,5x 10-3 para o cobre = 36x 10-3 para o alumnio Ia = corrente de disparo de ajuste para operao instantnea do disjuntor ou, Ia = a corrente que assegura a operao do fusvel respectivo, no tempo especificado m = Sph / SPE Sph = seo transversal dos condutores fase do circuito em mm2 SPE = seo transversal do condutor de proteo em mm2 tabelas As tabelas seguintes aplicveis a sistemas TN foram estabelecidas de acordo com o mtodo convencional descrito acima. As tabelas, de acordo com o guia UTE C15-105, do o comprimento mximo dos circuitos alem dos quais a resistncia hmica dos condutores iro limitar a intensidade da corrente de curto circuito a um nvel abaixo do requerido para disparar o disjuntor (ou fundir o fusvel) protegendo o circuito, com suficiente rapidez para assegurar segurana contra contato indireto. fator de correo A tabela 42 indica o fator de correo a aplicar aos valores dados nas tabelas 43 a 46 de acordo com a relao Sph / SPE, o tipo do circuito e o material dos
condutores.
circuito 3P + N or P + N metlico material cobre alumnio m = SPH/SPE (or PEN) m=1 m=2 m=3 m=4 1 0.67 0.50 0.40 0.62 0.42 0.31 0.25

partes metlicas expostas sejam ligadas a um eletrodo de aterramento independente. A sensibilidade do DCD precisa ser adaptada resistncia do eletrodo (RA2 na figura 47). A jusante do DCD, o esquema precisa ser TNS.

RA11 RA

RA22 RA a distant location a distant location

DCD de alta sensibilidade A IEC 364-4-471 recomenda fortemente o uso de um DCD de alta sensibilidade ( 30 mA) nos seguintes casos: n circuitos de tomadas com correntes nominais 32 A em qualquer local, n circuitos de tomadas em locais midos e qualquer corrente, n circuitos de tomadas em instalaes temporrias, n circuitos alimentando lavanderias e piscinas, n circuitos de alimentao de campings, barcos de recreio e feiras ambulantes. Esta proteo pode ser para circuitos individuais ou para grupos de circuitos, n fortemente recomendado para circuitos de tomadas 20 A ( obrigatrio se eles so destinados ou podem alimentar equipamentos portteis para uso ao tempo), n em alguns paises, estes requisitos so obrigatrios para todos os circuitos de tomadas 32 A.

Uma instalao trifsica 4 fios (220/380 V) do tipo TNC. Um circuito protegido por um disjuntor de 63A e possui cabos de alumnio com 50mm2 nos condutores fase (Sph) e 25 mm2 (Spen) no condutor PEN. Qual o mximo comprimento do circuito, abaixo do qual a proteo das pessoas contra contatos indiretos, assegurada pelo disparo do rel magntico instantneo do disjuntor? A tabela 44 d 617 metros, para o qual deve ser aplicado o fator 0,42 (tabela 42 para cabo de alumnio e m=2). O comprimento mximo do circuito ser: 617x0,42 = 259metros. caso particular em que uma ou mais partes condutoras expostas (so) aterrada(s) em um eletrodo de aterramento separado Precisa ser prevista proteo contra contatos indiretos por um DCD na origem de qualquer circuito que alimente um aparelho e ou grupo de aparelhos, cujas

7.0

Proteo em reas de alto risco

Em locais em que o risco de incndio elevado, o esquema TN-C proibido e o sistema TN-S precisa ser adotado. A proteo por um DCD de sensibilidade 500 mA na origem do circuito que alimenta locais com risco de incndio obrigatrio em alguns paises. quando a impedncia do lao de corrente de falta particularmente alto Quando a corrente de falta terra restrita devido a uma impedncia inevitavelmente alta, de modo que a proteo de sobrecorrente no pode ser baseada no disparo do disjuntor do circuito dentro do tempo prescrito, as seguintes possibilidades devem ser consideradas: 13

Sugesto 1: instalar um disjuntor que tenha um disparo magntico instantneo com um nvel de operao menor que o ajuste usual, por exemplo: 2In Irm 4In Isto proporciona proteo para pessoas em circuitos que so normalmente longos. Precisa ser verificado, entretanto, se altas correntes transitrias tais como correntes de partida de motores no iro causar desligamentos indesejados. Sugesto 2: instalar um DCD no circuito. O dispositivo no precisa sensibilidade muito alta (HS) (vrios amperes a poucos dezenas de amp.). Quando so envolvidas tomadas, os circuitos precisam em qualquer caso ser protegidos por DCD de alta sensibilidade (HS) ( 30 mA); geralmente um DCD para cada tomada em um circuito comum. Sugesto 3: aumentar a bitola dos condutores PE ou PEN e/ou condutores de fase, para reduzir a impedncia do lao. Sugesto 4: adicionar condutores equipotenciais suplementares. Isto ter um efeito similar ao da sugesto 3. i ., uma reduo na resistncia do lao de falta terra, enquanto que ao mesmo tempo melhora as medidas existentes de proteo contra tenses de toque. A eficincia desta melhoria pode ser verificada pelo teste da resistncia entre cada parte condutora exposta e o condutor de proteo principal. Para instalaes TN-C, no so permitidas interligaes como mostradas na fig. 52 e a sugesto 3 no deve ser adotada.

relao terra, com anncio audvel ou visvel quando da ocorrncia da primeira falta, n um dispositivo capaz de limitar a tenso que o neutro do transformador pode atingir, em relao terra, n uma rotina de localizao da primeira falta por um pessoal eficiente de manuteno. A localizao de uma falta muito facilitada pelo uso de dispositivos localizadores que so disponveis no mercado, n disparo automtico de alta velocidade de disjuntores adequados que devem atuar no caso de uma segunda falta ocorrer antes de ser reparada a primeira falta. A segunda falta, por definio uma falta terra que afeta uma outra fase que no aquela da primeira falta ou um condutor neutro*. n A segunda falta resulta em um curto circuito atravs da terra e/ou atravs dos condutores PE. * em sistemas em que o neutor distribuido, como mostrado na fig. 58.

8.1

Condies preliminares

8.0

Implementao do sistema IT

A caracterstica bsica do sistema IT que, no evento de uma falta terra, o sistema pode continuar operando sem interrupo. Uma falta desse tipo denominada primeira falta. Neste esquema, todas as pate condutora expostas de uma instalao so conectadas via cindutor PE ao eletrodo de terra da instalao, enquanto o ponto Neutro do transformador de alimentao isolado da tera ou aterrado atravs de um resistor de valor elevado (comumente 1000 ohms ou mais). Isto significa que a corrente de uma falta terra ser medida em miliamps, que no causar danos srios no ponto de falta, e no gerar tenses de toque elevadas ou riscos de incndio. O sistema pode, dessa maneira, ser deixado em servio at que seja conveniente isolar a parte defeituosa para reparos. Na prtica, o esquema requer certas medidas especficas para seu funcionamento satisfatrio: n monitorao permanente da isolao em

As condies preliminares so resumidas na tabela 53 e na fig. 54 funes mnimas requeridas componentes e dispositivos exemplos (MG) proteo contra sobretenses na frequncia do sistema (1) limitador de tenso Cardew C resitor de aterramento do neutro (para variao da impedncia de aterramento) (2) resistor impedncia Zx monitor de falta terra com alarme na condio de primeira falta (3) monitor permanente de isolao (PIM ou MPI) com alarme Vigilohm TR22A ou XM 200 eliminao automtica de uma segunda falta e proteo do condutor neutro contra sobrecorrente (4) disjuntores tetra polares (se o neutro for distribudo) todos quatro polos + disparo Disjuntor Compact ou RCD-MS localizao da primeira falta (5) dispositivo para localizao da falta com o sistema energizado, ou por aberturas sucessivas dos circuitos Sistema Vigilohm

8.2

Condio de primeira falta

A corrente de falta terraque flui nas condies de primeira falta medida em mili-amps. A tenso de toque em relao terra o produto desta corrente pela resistncia de terrado eletrodo da instalao e do condutor PE (desde o pnto de falta at o eletrodo). Este valor claramente seguro e pode atingir vrios Volts somente no pior caso ( por um resistor de aterramento de resistncia 1000 ohms passar uma corrente de

14

220mA* e um mau eletrodo de aterramento da instalao com 50 ohms de resistncia dar uma tenso de 11 V, por exemplo). O monitor de falta a terra dar um alarme.

toroidais de vrios circuiots , como mostrado na fir. 57, proporciona os meios para essa explorao automtica.

8.5

Implemtao de dispositivios de monitorao permanente de isolao (PIM)


n conexo

8.3

Princpio da monitorao de falta terra

Um gerador de corrente alternada de frequncia muito baixa, ou um gerador de corrente contnua (para reduzir os efeitos das capacitncias dos cabos a valores desprezveis) aplica uma tenso entre o neutro do transformador de alimentao e a terra. Esta tenso causa o fluxo de uma pequena corrente de acordo com a resistncia total da instalao mais a de qualquer aparelho a ela ligado. Podem ser usados instrumentos de baixa frequncia em sistemas em C.A. que geram transientes de C.C. sob condies de falta. Certas verses podem distinguir entre componentes capacitivas e resistivas da corrente de fuga. Desenvolvimentosmais modernos permitem a medio da evoluo da corrente de fuga de modo que se pode conseguir a preveno da primeira falta.

O dispositivo PIM noralmente ligado entre o Neutro (ou neutro artificial) do transformador de fora e seu eletrodo de terra. n fonte A alimentao de um PIM deve ser tirada de uma fonte altamente confivel. Na prtica, isto obtido diretamente da instalao que est sendo monitorda, atravs de dispositivos de proteo contra sobrecorrentes de corrente nominal de curto circuito adequada, n impedncia do dispositivo PIM De modo a manter o nvel de corrente de falta dentro de limites seguros, a corrente que passa em um dispositivo PIM durante um curto circuito terra normalmente limitada a um valor < 30 mA. Quando o neutro aterrado atravs de uma impedncia, a corrente total que passa pelo dispositivo PIM e pela impedncia ( em paralelo com ele) deve ser < 500 mA. n Isto significa que a tenso de toque estar limitada a valores inferiores a 50 V em toda instalao desde que a resistncia de terra do eletrodo seja inferior a 100 ohms, e que o risco eltrico de incndio seja evitado.

8.4

Exemplos de equipamentos e dispositivos**


n localizador manual de falta (fig. 55) O gerador pode ser fixo (exemplo: XM200) ou porttil (exemplo: XGR, que permite a verificao de circuitos desligados) e o receptor junto com o sensor magntico tipo alicate so portteis.

* Em um sistema 380/220 Volts, trifsico. ** O equipamento e os dispositivos usados para ilustrar o princpio de localizao de faltas, so fabricados pela M.G.

n localizador fixo automtico (Fig. 56) O rel de monitorao XM200 junnto com os deterores fixos XD 301(cada um alimentado por um ncleo toroidal abraando os condutores do circuitos correspondentes) constituem um sistema automtico de localizao de falta em um sistema energizado. Alm disso, indicado o nvel de isolao em cada circuito monitorado e so verificados dois nveis: o primeiro nvel indica uma resistncia de isolao no usualmente baixa de modo que possam ser tomadas medidas preventivas, enquanto o segundo nvel indica uma situao de falta e d um alarme. n monitorao automtica, armazenamento e localizao de faltas. O sistema Vigilohm tambm permite acesso a uma impressora e/ou um PC o qual proporciona uma reviso global do nvel da isolao de uma instalao inteira e grava a evoluo cronolgica do nvel da isolao de cada circuito. O monitor central XM300C junto com os detetores localizadores XL308 e XL316 associados com TCs

15

You might also like