You are on page 1of 18

GUSTAVO THEODORO LASKOSKI

PADRES DE CABEAMENTO ANSI/TIA/EIA-568


Trabalho referente disciplina de redes de comunicaes 1 do Curso Superior de Tecnologia em Eletrnica da Universidade Tecnolgica Federal do Paran e realizado pelo aluno Gustavo Theodoro Laskoski. Orientado pelo Dr. Jean Carlos Cardozo.

CURITIBA DEZEMBRO 2005

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 CABO ScTP E UTP RESPECTIVAMENTE .........................................06 FIGURA 2 FIBRA PTICA MONOMODO ............................................................07 FIGURA 3 TOPOLOGIA ESTRELA HIERRQUICA ...........................................08 FIGURA 4 TOMADA DE TELECOMUNICAES MULTIUSURIO ...........09 FIGURA 5 PONTO DE CONSOLIDAO ............................................................10 FIGURA 6 CONECTOR PARA PAR TRANADO ...............................................12 FIGURA 7 CONECTOR DE FIBRA PTICA DUPLEX SFF ................................13

SUMRIO 1 INTRODUO ........................................................................................................05 2 CABOS RECONHECIDOS PELO PADRO ........................................................06 2.1 Cabos horizontais de par tranado .............................................................06 2.2 Cabos de backbone de par tranado ..........................................................06 2.3 Cabos de fibra ptica .................................................................................07 3 RECOMENDAES PARA CABEAMENTO ......................................................07 3.1 Cabeamento Horizontal .............................................................................07 3.2 Cabeamento de Backbone .........................................................................08 3.3 Cabeamento em escritrios abertos ...........................................................09 3.4 Cabeamento de fibra ptica centralizado ..................................................10 4 REQUISITOS PARA A INSTALAO DOS CABOS .........................................11 4.1 Raio de curvatura para cabeamento de par tranado .................................11 4.2 Raio de curvatura para cabeamento de fibra ptica ..................................12 4.3 Tomada de telecomunicaes para par tranado .......................................12 4.4 Tomada de telecomunicaes para fibra ptica ........................................13 4.5 Terminao de hardware de conexo ........................................................13 5 PARMETROS PARA TESTE DE CABEAMENTO ..........................................14 5.1 Requisitos para testes de fibra ptica ........................................................15 5.2 Medio de links horizontais .....................................................................15 5.3 Medio de links de backbone ...................................................................15 5.4 Medio de links de fibra ptica centralizados ..........................................15 5.5 Equao para atenuao de links ...............................................................16 6 CONCLUSO .........................................................................................................18

5 1 INTRODUO

A padronizao de cabeamento tem contribudo para o desenvolvimento e a expanso das redes de comunicaes. Esses padres so utilizados desde 1995 e tem contribudo para a interoperabilidade de redes. Esses padres so determinados principalmente pela TIA (Telecommunications Industry Association) e EIA (Electronic Industries Alliance), sendo o padro TIA/EIA-568-A e TIA/EIA-569-A, os mais utilizados em redes. Eles determinam respectivamente o padro para cabeamento, espaos e caminhos de telecomunicaes em prdios comerciais. Esse padro est sendo substitudo gradativamente pelos padres 568-B.1, B.2 e B.3. As organizaes TIA e EIA so americanas, por esse motivo o padro TIA/EIA-568A est de acordo com o padro ANSI, porm no seguem as normas internacionais. J os novos padres esto mais prximos das normas internacionais (ISO). O padro ANSI/TIA/EIA-568-B.1 determina os requisitos gerais para cabeamento e testes de campo em sistemas de cobre e fibra ptica. O padro 568-B.2 trata de requisitos para cabeamento e conectores para sistemas com cobre. E o padro 568-B.3 refere-se padres de cabeamento e conectores para sistemas com fibra ptica. Esses novos padres permitem a instalao de redes formadas por cabos de cobre e fibra ptica com largura de banda mais elevada.

6 2 CABOS RECONHECIDOS PELO PADRO 2.1 Cabos horizontais de par tranado De acordo com o padro ANSI/TIA/EIA-568-B.2 podem utilizar os cabo de par tranado isolado (ScTP) ou par tranado sem blindagem (UTP) de 100 de quatro pares de 22 e 24 AWG.

FIGURA 1 CABO ScTP E UTP RESPECTIVAMENTE Para cabeamento UTP so reconhecidas as duas categorias:

Categoria 5e: para cabos UTP de 100 e transmisso de 100 MHz. Categoria 3: para cabos UTP de 100 e transmisso de 16 MHz.

Tambm possvel utilizar fibra ptica multimodo de 62.5/125m ou 50/125m em cabeamentos horizontais, desde que o cabos de fibra ptica estejam de acordo com o padro ANSI/TIA/EIA-568-B.3. 2.2 Cabos de backbone de par tranado No cabeamento de backbone disponibilizado vrios padres pela norma, pois o backbone suporta um grande nmero de servios. Sendo os principais:

Cabo de par tranado ANSI/TIA/EIA-568-B.2 de 100. Cabo de fibra ptica multimodo padro ANSI/TIA/EIA-568-B.3. Cabo de fibra ptica monomodo padro ANSI/TIA/EIA-568-B.3.

7 2.3 Cabos de fibra ptica Os cabos de fibra ptica so determinados pelo padro ANSI/TIA/EIA-568B.3, so eles:

Fibra ptica monomodo. Fibra ptica multimodo de 62.5/125m ou 50/125m.

FIGURA 2 FIBRA PTICA MONOMODO Tambm possvel utilizar as fibras individualmente ou uma combinao delas, desde que estejam de acordo com o padro ANSI/TIA/EIA-598-A.

3 RECOMENDAES PARA CABEAMENTO 3.1 Cabeamento Horizontal Para cada estao de trabalho recomendado no mnimo dois conectores, podendo ser ampliando dependendo da aplicao. Os conectores devem estar ligados a:

Um cabo de quatro pares de 100, categoria 3 ou superior de acordo com o padro ANSI/TIA/EIA/-568-B.2. O outro conector deve estar ligado um cabo de quatro pares de 100 categoria 5e de acordo com o padro ANSI/TIA/EIA/-568-B.2; ou um cabo de fibra ptica multimodo.

8 Os limites so baseados de no comprimento do cabo a partir da terminao da estao central de telecomunicaes at o conector localizado na rea de trabalho. Os limites so:

O comprimento mximo permitido de 90 m, independente do meio. O comprimento total para cada canal horizontal, incluindo cabos na rea de trabalho, patch cable, jumpers e equipamentos na sala de telecomunicaes no deve exceder 10 metros, com exceo se for utilizado tomadas multiusurios.

Recomenda-se que os patch cable e jumpers em conexo horizontal , incluindo conexes cruzadas horizontais e com backbones e outros equipamentos no
deve exceder 5 metros.

3.2 Cabeamento de Backbone Esse cabeamento de backbone deve seguir a topologia de estrela hierrquica, cada conexo cruzada horizontal conectada diretamente ou por uma conexo horizontal intermediria conexo horizontal principal.

FIGURA 3 TOPOLOGIA ESTRELA HIERRQUICA


No deve existir mais de dois nveis hierrquicos no cabeamento de backbone. As conexes entre duas conexes horizontais devem passar no mximo por trs instalaes de conexes horizontais. Derivaes de bridge no deve ser usado no backbone.

9 As limitaes de cabeamento de backbone dentro e entre edifcios incluem os comprimentos do cabo de backbone, patch cable, jumpers e os cabos dos equipamentos. O comprimento do cabeamento de backbone de 100 de Categoria 3, que suporta aplicaes de at 16 MHz, e categoria 5e de 100MHz deve ser limitado a um total de 90 m. Sendo permitido adicionar 5 metros em cada extremidade que estiver conectado ao backbone. O comprimento mximo de patch cables e de jumpers de conexo horizontal em conexes horizontais intermedirias e principais no deve ultrapassar 20 metros, e para conectar equipamentos de telecomunicaes diretamente a conexes horizontais intermedirias e principais no deve passar de 30 metros. 3.3 Cabeamento em escritrios abertos Em escritrios abertos pelo fato de que o ambiente frequentemente reorganizado, existem configuraes que permitem reorganizar o ambiente sem atrapalhar a configurao dos cabos. Uma soluo utilizar as tomadas de telecomunicaes multiusurio.

FIGURA 4 TOMADA DE TELECOMUNICAES MULTIUSURIO As tomadas devem estar instaladas em lugares fixos e de fcil acesso, podendo atender no mximo 12 reas de trabalho. Os cabos que esto conectados nas tomadas multiusurio devem ser conectados diretamente ao equipamento de trabalho e identificados por uma etiqueta em ambas extremidades conforme sua aplicao. Outros requisitos como comprimento dos cabos da rea de trabalho devem ser considerados.

10

Outra soluo utilizar pontos de consolidao. Esse equipamento se difere dos conectores multiusurio pois necessitam de uma conexo adicional para cada lance de cabo horizontal.

FIGURA 5 PONTO DE CONSOLIDAO Os pontos de consolidao devem ser instalados em lugares fixos de fcil acesso, no podendo ser conectados diretamente em equipamentos ativos. Assim como as tomadas multiusurios podem ser conectados doze reas de trabalho distintas. Nesse equipamento recomendado utilizar conexes horizontais e deve ser instalado de acordo com a norma ANSI/TIA/EIA-568-B.1 e classificado para 200 ciclos de reconexo. 3.4 Cabeamento de fibra ptica centralizado Esse cabeamento utilizado em redes de dados com equipamentos eletrnicos centralizados, geralmente so instalados na sala de telecomunicaes e se estendem rea de trabalho por cabos pull-through, devendo obedecer alguns parmetros:

O cabo pull-through deve ter comprimento mximo de 90 metros e atender aos mesmos parmetros de cabos pticos horizontais, ANSI/TIA/EIA-568-B.3. A instalao deve ser limitado a um comprimento total de 300 metros, incluindo o comprimento de patch cables e backbone. O gerenciamento de mudanas deve ser feito na conexo horizontal central.

11

As instalaes de cabeamentos centralizados devem estar localizadas no mesmo prdio. O projeto de cabeamento centralizado deve permitir a migrao total ou parcial para um cabeamento horizontal, sendo necessrio deixar espao suficiente na sala de telecomunicaes para permitir essa migrao.

4 REQUISITOS PARA A INSTALAO DOS CABOS Os cabos e seus componentes devem inspecionados visualmente. A tenso no cabo deve ser minimizada, e amarraes devem estar frouxamente aplicada evitando deformaes no cabo. 4.1 Raio de curvatura para cabeamento de par tranado O raio mnimo de curvatura varia de acordo com a carga de tenso durante a instalao e em repouso quando o cabo j esta devidamente instalado. Devendo seguir as seguintes condices:

Cabeamento Horizontal: o raio mnimo de curvatura (sem carga) para cabos UTP de quatro pares deve ser maior que 4 vezes o dimetro do cabo, e para cabos ScTP de quatro pares deve ser maior que 8 vezes o dimetro do cabos.

Cabeamento de backbone: o raio mnimo de curvatura sem aplicao de carga deve ser dez vezes o dimetro do cabo. A tenso mxima aplicada sobre os cabos UTP de 4 pares de 110N, e para

cabos de backbone recomenda-se utilizar os parmetros do fabricante. Outro fator extremamente importante durante a instalao o aterramento de cabos ScTP. Um bom aterramento ajuda a reduzir o nvel de interferncias (EMI) e tenses induzidas. O aterramento deve seguir os requisitos ANSI/TIA/EIA-607; a blindagem do cabo ScTP deve ser ligado no barramento de aterramento de telecomunicaes (TGB), e as temso medida entre a blindagem e a tomada de energia no deve ultrapassar 1,0 V(RMS).

12 4.2 Raio de curvatura para cabeamento de fibra ptica

Cabeamento horizontal: o raio de curvatura mnimo de um cabo de fibra ptica horizontal de 2 a 4 fibras sem carga menor que 25 mm. Quando estiver
com uma carga de tenso mxima de 222N o raio de curvatura mnimo de 50 mm.

Cabeamento de backbone: o raio de curvatura mnimo deve ser utilizado com padro o recomendado pelo fabricante. Se nenhuma recomendao for especificada pelo fabricante, o raio de curvatura mnimo deve ser 10 vezes o dimetro externo do cabo sem carga e 15 vezes sobre aplicao de tenso para instalaes internas e entre edifcios recomenda-se no mnimo 20 vezes o dimetro externo do cabo quando estiver sob uma carga de tenso at sua capacidade mxima.

4.3 Tomada de telecomunicaes para par tranado Os conectores para cabos de UTP e ScTP de 100 devem atender aos requisitos do padro ANSI/TIA/EIA-568-B.2 e a instalao deve seguir o padro ANSI/TIA/EIA-570-A. As atribuies de pinos e pares devem estar de acordo com a seguinte figura:

FIGURA 6 CONECTOR PARA PAR TRANADO

13 4.4 Tomada de telecomunicaes para fibra ptica Os conectores de fibra ptica devem estar de acordo com os parmetros de desempenho do padro ANSI/TIA/EIA-568-B.3. O projeto com conectores de fibra ptica deve estar de acordo com a documentao Fiber Optic Connector Intermateability Standart (FOCIS) do padro TIA. O conector e adaptador multimodo deve ser identificado pela cor bege, e para fibra monomodo deve estar na cor azul. 4.5 Terminao de hardware de conexo Os seguintes parmetros devem ser seguidos para no prejudicar o desempenho de transmisso. Para cabos de par tranado deve-se seguir os requisitos:

Para retirar a capa do cabo deve seguir as instrues do fabricante. A terminao de cabos de categoria 3 deve ter as tranas dos pares numa distncia menor que 75 mm a partir do ponto de terminao. A terminao de cabos de categoria 5e e categorias superiores deve ter a tranas dos pares uma distncia menor que 13 mm a partir do ponto de terminao. Para cabos de fibra ptica deve-se seguir os seguintes requisitos:

Cada segmento do cabeamento deve estar configurado de tal forma que as fibras de nmero mpar fiquem conectadas com as fibras de nmero par de outro segmento em ambas extremidades.

Para os conectores de fibra ptica SFF a polaridade dos pinos deve ser 1,2,3 e 4 respectivamente e para o par reverso a ordem 2,1,4,3 respectivamente.

FIGURA 7 CONECTOR DE FIBRA PTICA DUPLEX SFF

14 5 PARMETROS PARA TESTE DE CABEAMENTO Os principais parmetros de teste so:

Mapa de fios: tem a finalidade de verificar a terminao de cada pino em cada extremidade, a conectividade. Alm de verificar para cada condutor a continuidade, curto entre os condutores, pares divididos, transpostos einvertidos.

Comprimento: define a partir do comprimento fsico o atraso do de propagao dos sinais. Perda por insero: a medida de perda dos sinais no canal, sendo determinado pela soma das perdas de insero dos hardwares de conexo, do segmento do cabo e dos equipamentos e patch cables.

Near-and cross talk (NEXT): a medida de acoplamento do sinal de um par para outro de um enlace de cabeamento de par tranado. Power sum near-and cross talk (PSNEXT): mede a diafonia em um par de recepo a partir de perturbadores prximo operando simultaneamente. O calculo feito com o ASTM4566.

Equal-level far-end cross talk (ELFEXT): medida em dB e expressa a diferena entre a medio de acoplamento de sinal indesejado e a perda por insero.

Power sum equal-level far-end cross talk (PSELFEXT): a razo que expressa a diafonia combinada em um par de recepo a partir dos elementos perturbadores na outra extremidade operando simultaneamente.

Perda de retorno: a medida de energia refletida provocada pela variao de impedncia do cabeamento. Atraso de propagao: o tempo que o sinal leva para se propagar de uma extremidade at a outra. Desvio de atraso: a diferena do atraso de sinalizao dos pares mais rpido e lento.

15 5.1 Requisitos para testes de fibra ptica Esses requisitos para teste e desempenho de cabeamento ptico deve estar de acordo com o padro ANSI/TIA/EIA-568B.1. Os testes so realizados no segmento de enlace, ou seja, um cabeamento passivo que inclui cabos, conectores e emendas. Sendo classificado em trs segmentos de links de backbone tpicos: cabeamento horizontal principal at a conexo horizontal intermediria, cabeamento horizontal principal at a conexo cruzada horizontal, e conexo horizontal intermediria at a conexo cruzada horizontal. 5.2 Medio de links horizontais Os segmentos de links horizontais podem ser testados em 1 comprimento de onda. Devendo ser testados em 850nm ou 1300nm em uma determinada direo de acordo
com o padro ANSI/TIA/EIA-526-14-A. O teste de atenuao deve ser menor que 2 dB, para instalaes com dois pares de conectores, um par na tomada de telecomunicaes e um par na conexo cruzada horizontal para mais de 90m de fibra ptica. Para escritrios abertos com ponto de consolidao a atenuao deve ser menor que 2,75 dB e com tomada multiusurio deve ser menor que 2 dB.

5.3 Medio de links de backbone Os segmentos de links de backbone devem ser testados em ambos os comprimentos de onda de operao. Sendo testados os links backbone de fibras monomodo em 1310nm e 1550nm de acordo com os requisitos ANSI/TIA/EIA-526-7. Para segmentos de links de backbone com fibra multimodo os comprimentos de onda testados so 850nm e 1300nm de acordo com o requisitos ANSI/TIA/EIA-526-14-A. 5.4 Medio de links de fibra ptica centralizados Os links de fibra ptica centralizado deve ser medido em apenas um comprimento de onda, sendo testado em 850nm ou 1300nm.

16 Os resultados da atenuao devem ser menores que 3,3 dB para um sistema de trs pares de conectores ( um par de tomada de telecomunicaes, um par no centro da interconexo sala de telecomunicaes e um par na conexo horizontal centralizada para mais de 300m de fibra ptica. Para escritrios abertos com ponto de consolidao a atenuao deve ser menor que 4,1 dB.

5.5 Equao para atenuao de links Atenuao do link obtida a partir do seguinte clculo: Atenuao total [dB]= atenuao do cabo + perda do conector +perda por emenda Atenuao do cabo [dB] = coeficiente de atenuao [dB/Km] * comprimento [Km] Os principais coeficientes de atenuao so:

3,5 dB/Km para fibra ptica multimodo de 850nm. 1,5 dB/Km para fibra ptica multimodo de 1330nm. 0,5 dB/Km para cabo de planta externa monomodo de 1310nm. 0,5 dB/Km para cabo de planta externa monomodo de 1550nm. 1,0 dB/Km para cabo de planta interna monomodo de 1310nm. 1,0 dB/Km para cabo de planta interna monomodo de 1550nm.

Perda do conector [dB] = nmero de pares de conectores * perda de cada conector. A atenuao dos conectores no deve ultrapassar 0,75 dB de acordo com os padres de testes de campo ANSI/TIA/EIA-455-59 e mtodo de teste de referncia de um jumper ANSI/TIA/EIA-526-14-A. Perda por emenda [dB] = nmero de emendas * perda de cada emenda A atenuao de emendas no deve ultrapassar 0,3 dB de acordo com os parmetros de testes de campo ANSI/TIA/EIA-455-59 e testes de fbrica ANSI/TIA/EIA-455-34.

17 Outro parmetro importante a perda de retorno, sendo determinada pelo padro ANSI/TIA/EIA-455-107. Para fibras pticas multimodo a perda de 20 dB, e 26 dB para fibras pticas monomodo.

18 CONCLUSO Esse trabalho apresentou os principais requisitos para cabeamento de telecomunicaes. Esses requisitos foram elaborados de acordo com o padro americano (ANSI) em conjunto com a associao da indstrias de telecomunicaes (TIA) e com a aliana das indstrias de eletrnica (EIA), tendo como principal objetivo determinar os novos padres de cabeamento devido as surgimento de novas tecnologias que vem contribuindo para o desenvolvimento das redes de comunicaes. Outra vantagem desse novo padro proximidade com o padro internacional, alm de facilitar a interoperabilidade entre sistemas de cabeamento de prdios comerciais.. Com o surgimento dessas novas tecnologias em conectores, equipamentos e cabos contriburam para as transmisses na faixa de Giga Hertz. Esses fatores contriburam para o aumento e capacidade e velocidade de transmisso, alm do custo-benefcio.

You might also like