You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIO DO PANTANAL UNIDERP Interativa

TCNOLOGIA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

TCNICA DE RECRUTAMENTO E SELEO

CAMPO GRANDE MS 3 SEMESTRE

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIO DO PANTANAL UNIDERP Interativa

Beatriz Matos Carvalho RA 223994 Elinir do Nascimento Ferreira RA 215742 Joice Arajo de Lima RA 270146 Neide Justino da Rocha RA 2157708 Patricia Caetano dos Santos RA 196545 Silmara Guimarans Ferreira RA 220661

TCNOLOGIA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

TCNICA DE RECRUTAMENTO E SELEO

Desafio de Aprendizagem elaborado para fins de avaliao do Mdulo de Tc. de Recrutamento e Seleo, do curso de Gesto em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera- UNIDERP, sob orientao da prof Ma Cristiane Vinholi de Brito e da professora local Andria Patrcia Rodrigueiro.

SUMRIO

INTRODUO..............................................................................................................04 1. Mercado de Trabalho e de recursos humanos:variaes de oferta e demanda.........................................................................................................................05 2. Levantamento e descrio de perfil profissional....................................................................................................................07 3.O processo de recrutamento tipos e ferramentas...................................................................................................................08 4. O processo da seleo:principais tcnicas, relao custos e benefcios, anlise de currculo........................................................................................................................09 5. Entrevista de seleo e jogos e dinmicas de grupo...............................................11 6. Ambientao e integrao de Pessoal.....................................................................12 7.CONSIDERAES FINAIS E SUGESTES ..15

8. REFERNCIAS

..16

INTRODUO

Este trabalho foi desenvolvido atravs das informaes fornecidas pela Prof Cristiane V. de Brito, a qual nos ensinou bastante sobre Recrutamento e Seleo, e pode nos orientar como fazer nosso diferencial diante do Mercado de Trabalho. Tcnicas de recrutamento e seleo exigi modificaes nas polticas e programas de gesto de pessoal nas empresas , novas tcnicas de seleo de manter pessoas nas organizaes ,atrair e manter talentos,o processo de recrutamento e seleo de pessoal.Com a Globalizao as organizaes comearam a visualizar a importncia que h em Recrutar e Selecionar pessoas, e que a mesma no to simples assim, pois requer toda ateno e profissionalismo do responsvel pelo mesmo. E sabendo que h mudanas constantes no mercado de trabalho preciso estar atento para selecionar pessoas capacitadas a desenvolverem atividades propostas.

Variaes de oferta e demanda

O recrutamento e seleo embora constituam um processo contnuo so conceitos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral, o recrutamento consiste na procura e atrao de candidatos para uma determinada funo, enquanto seleco consiste na escolha e tomada de deciso do candidato que ocupar o cargo disponvel. Recrutamento um conjunto de tcnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organizao. Alem disso o recrutamento pode ser avaliado como atrao de mo-de-obra, para que uma empresa tenha sucesso em sue recrutamento necessrio que a sua imagem perante a sociedade seja favorvel a mesma. basicamente um sistema de formao, atravs do qual a organizao divulga e oferece ao mercado oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento feito a partir das necessidades presentes no departamento que oferece a vaga. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento pois necessrio que se analise cada candidato de forma eficaz para diminuir a possibilidade de um erro. Os meios de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora, neste caso, correspondendo pesquisa no mercado. Exemplos de fontes de recrutamento so: recomendao ou indicao de empregados; anncios em jornais, revistas; Agencias de empregos; sindicatos dentre outros. A Seleo de pessoas funciona como uma espcie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organizao; aquelas que apresentam caractersticas desejadas pela organizao. Sem contar que ela busca aqueles que so mais adequados aos cargos existentes na organizao, ou seja, o melhor candidato aquele que alcanou o objetivo da empresa, visando manter e aumentar a eficincia o desempenho, bem como a eficcia da organizao. O processo de seleo constitudo pelas seguintes etapas: triagem, testes, entrevista de seleo, entrevista tcnica, exame mdico e referencias do candidato, essas etapas tem a finalidade de avaliar com mais clareza cada candidato e conseqentemente efetuar a contratao do mesmo. O Mercado de Trabalho de trabalho pode ser definido como a rea onde os diversos grupos de classes raas e cores buscam e encontram um emprego, esses grupos mudam de empregador ou onde encontram salrios relativamente uniformes. Diante disso podemos ver que o mercado de trabalho constitudo da demanda de mo de obra pelas empresas e oferta de trabalho pelos indivduos. A procura e a oferta desempenham um papel fundamental para a determinao dos preos e a quantidade dos produtos e servios que sero oferecidos, que, por sua vez, fornecem informao para que os consumidores faam as suas escolhas. Este resultado aponta de maneira eloqente o papel secundrio das condies da demanda na formao de preos em condies aproximadas ao oligoplio.

A seleo de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convvio com o mercado de trabalho e mercado de recursos humanos ou seja indivduos adequados para o trabalho. Tais mercados so regulados pela lei da oferta e da procura. Em plena era do conhecimento, toma-se como base da excelncia empresarial o capital humano. A capacidade e sobrevivncia das empresas dependem das pessoas agregadas aos seus valores patrimnios para o desenvolvimento tecnolgico, mudana e enfrentamento da globalizao. Os subsistemas de proviso de recursos humanos providenciam de forma inesgotvel valores e talentos humanos capazes de formar o crebro e o sistema nervoso da empresa moderna.

Descrio de Cargo

TITULO DO CARGO: ESTOQUISTA UNIDADE: Materiais DESCRIO DETALHADA: Verifica o estoque.

Recebe e verifica as mercadorias a serem armazenadas.

Acompanha datas e validades de todas as mercadorias, e suas quantidades.

Elabora um relatrio com todos os dados para serem entregues, sempre em uma data determinada pelo seu superior.

ESPECIFICAO: 1. CONHECIMENTOS

-Formao escolar:

Curso de 2 grau completo

Curso bsico em computao

2. EXPERIENCIA

Dois anos no cargo de estoquista

3. RESPONSABILIDADE PELOS TRODUTOS

Venha a sua responsabilidade de todos os produtos, desde sua entrada e sua sada.

4. RESPONSABILIDADE POR ERROS

Os erros dos produto podem ocasionar em sua entrada ou mesmo sada, isso ser visto o detectado com o balano final, visto que poder causar a empresa grandes problemas financeiro.

5. ESFORO FISICO

O estoquista na sua maior parte do dia estar sempre em p, causando em desconforto no final de sua jornada.

6. ESFORO VISUAL

O estoquista ter que esta sempre atento as validades e vencimentos da mercadorias que vo para o estoque.

7. AMBIENTE

Todo o ambiente estar sujeito a poeira e umidade, de sua responsabilidade deixar sempre o seu meio de trabalho sempre limpo e organizado, essa tarefa ser realizada todos os dias.

O processo de recrutamento tipos e ferramentas

O recrutamento fase inicial para a captao de um candidato vaga oferecida, esse processo exige muita criatividade dos gestores para atrair as pessoas e isso depende muito da posio da empresa perante a comunidade, assim como os valores e benefcios que ela oferece aos seus colaboradores. O sucesso no processo de seleo depende de um bom recrutamento. Como a empresa no tem o setor de Recursos Humanos e precisa de um profissional urgentemente para suprir essa necessidade, podemos utilizar para o cargo de Analista de Recursos Humanos as fontes internas (recrutando na prpria empresa) e externas que podem ser: Recrutamento por meio de funcionrios rpido e sem custo algum; Anncios classificados em jornais; Classificados em revistas especializadas na rea; Internet; Agncias de emprego que prestam consultorias para as empresas.

ANNCIO DE JORNAL

Bia Star Calados LTDA Rua Salgado Filho, 318 Taveirpolis CEP: 79075-113 Campo Grande MS Fone: (67) 3321-4056 Empresa de calados est selecionando: Vendedores REQUISITOS: ensino fundamental completo, experincia com vendas em atacado por mais de 1 ano e disponibilidade de horrio. Os interessados devero encaminhar o currculo para o endereo acima em horrio comercial.

Principais tcnicas, relao custos e benefcios, anlise de currculo

Aps o Recrutamento, o qual se faz uma triagem entre as pessoas com maiores requisitos para a vaga acontece a seleo para que ento possa sair dali a pessoa que possivelmente ser a que substituir a vaga proposta. A seleo do Currculo o passo inicial, o qual atravs dele se pode ter noo do individuo, suas experincias profissionais, suas realizaes. importante que ao selecionar currculos se tenha em mente o perfil desejado. As etapas para o processo de seleo so: Candidatos recrutados Triagem:entrevista, anlise de currculo Teste:conhecimento,desempenho,psicolgico Entrevista de seleo Entrevista tcnica Exame mdico Referencias do candidato Enfim a admisso

Algumas competncias Universais: * capacidade empreendedora; * capacidade de trabalhar sob presso; * comunicao; * criatividade e inovao; * cultura da qualidade; * liderana; * planejamento e organizao; * tomada de deciso; * viso sistmica. A tomada de deciso capacidade de buscar e selecionar alternativas, identificando aquela que garanta o melhor resultado, cumprindo prazos definidos e considerando limites e riscos. Pelo fato da empresa no possuir o departamento, ser feito recrutamento interno, ou at mesmo externo, sendo anunciado a vaga em jornais, agencias de emprego, site da internet,

tanto como atravs dos prprios funcionrios indicando pessoas para a vaga, a fim de passar por todo o processo. Talvez um dos maiores desafios dos profissionais de Recursos Humanos, poder garantir igualdade independentemente de raa, idade, religio, sexo, aparncia fsica, estado civil, aos candidatos a vagas anunciadas. Pois o que mais presenciamos so pessoas preconceituosas, as quais acabam prejudicando outras por motivos fteis como o preconceito. preciso focar nos requisitos da vaga, para que possa admitir pessoas qualificadas.

Entrevista de seleo e jogos e dinmicas de grupo

A seleo de pessoal: Os principais elementos usados na seleo de pessoal e a entrevistas, buscas de referencias, as provas de conhecimento ou de capacitao, teste de habilidades, os testes cognitivas os profissionais de RH aplicaro os teste que julgarem necessrio no desempenho das funes mais mesmo assim deve verificar a integrao de cargo e candidatos. Os testes de seleo: As principais caractersticas de teste aplicado pelas empresas e WARTEGG e ZULLIGER comea pelo WARTEGG teste da arvore, de KARL KOCH, teste de figura humana, de KAREM MACHOVER, tcnica, dramatizao, dinmicas e jogos de grupos, mais utilizado pelas empresas hoje em dia que avalia a estrutura bsica da personalidade incluindo sentimentos evidenciando seus medos e preconceitos. Apesar o que vai ser estudado pelo selecionador e a capacidade e a personalidade do candidato. A entrevista de seleo: Normalmente a entrevista e feita face a face, telefone ou pela internet, no deve substituir a entrevista face a face, vale ressaltar que no existe candidato bom ou ruim ma sim candidato com um perfil adequado para o cargo oferecido pela empresa ou organizao. Processo de integrao do novo funcionrio: O processo de adaptao do candidato novo na organizao e a integrao do individuo ao trabalho, ao cargo e suas atividades permite amenizar alguns problemas a integrao e ambientao recomenda-se uma visita as instalaes da empresa e apresentao ao colega.

Ambientao e integrao de Pessoal

O processo de seleo e constitudo de etapas, com finalidade de levar a contratao de candidatos para o cargo para que ele possa desenvolver competncia e habilidades e alcanar o objetivo da organizao. A empresa solicita para o preenchimento do cargo: Analista de Recursos Humanos, com experincia profissional, experincia em Office, recrutamento e seleo pessoas, inicia-se o processo de recrutamento onde os candidatos passara por uma triagem:

- entrevista rpida - anlise de currculo ou ficha de inscrio - descrio de cargo. - verificar se o candidato possui os requisitos exigidos pelo cargo. O candidato recrutado passara por um teste de seleo: Candidato recrutado: triagem, testes, entrevista de seleo, entrevista tcnica, exame mdico, referencia dos candidatos. O processo de seleo e a escolha perfeita entre as caractersticas do candidato e os requisitos exigido pelo cargo, e importante a definio clara do perfil das exigncias dos cargos e o planejamento das tcnicas a serem utilizadas, a melhor forma e a utilizao de entrevista e anlise de currculo e obteno de referencias em empresas anteriores . O candidato selecionado para funo de analista de sistema em RH ser analisado seu currculo para conferir os requisitos exigidos pela a empresa, este currculo deve costas com transparncia as experincia profissional, escolaridade, cursos de especializao, dados pessoas, caso e empresa esteja com duvida, analisar a carteira de trabalho que consta a trajetria de experincias profissional. O candidato passara por teste de conhecimento e psicolgico que avalia o grau de conhecimento, personalidade e habilidade, podem ser aplicados atravs de estudo ou pratica escrita e oral. Alguns cuidados devem cuidados devem ser tomados na seleo dos testes: as frases devem ser preferencialmente curtas, no ter duplo sentido, evitar um numero grande de teste que so: teste de desempenho, psicolgico. Para entrevista e necessrio um roteiro e planejar as perguntam e o ambiente da entrevista para que o candidato se sinta mais a vontade. A Integrao do candidato a organizao e um processo de adaptao com programa de apresentao do novo empregado:,historia da empresa benficos cultura e valores da empresa . Este programa ser conduzido por a chefia, e planejada pela rea de Recursos Humanos. Talentos so pessoas inovadoras com varias habilidades, competncia, criatividade, atitude e iniciativa e com grande senso de negociao, podemos considerar essas pessoas como empreendedor que tem uma grande importncia na organizao. Recrutamento procura candidatos para ocupar as vagas existentes. O recrutamento interno preenchido por meio de programa interno, atravs de promoo e transferncia do candidato valorizando o profissional. Recrutamento externo entrada de novos profissionais por meio de: funcionrios, currculo ou ficha, jornais, revistas ou escolas. A seleo de pessoas exige uma srie de passos especficos para escolher a pessoa certa para o cargo que a empresa solicita, essa pessoa passada por vrios testes. Esses testes e processos so constitudos de etapas, onde a finalidade a contratao. O processo de seleo : seleo

de pessoal, recrutamento, analise de currculo, teste de seleo, entrevista de seleo e integrao de pessoas.

Consideraes Finais

As empresas estava preocupadas com as concorrncias, mo-de-obra produtiva, nmeros de produtividade, hoje se tem uma viso moderna, atualizada com novas tecnologias as empresas esto acompanhado a evoluo,descobrindo que valorizado o capital humano e preparando para juntos chegar ao sucesso, assim unido,capital humano,qualidade, aumento da produo ,crescimento econmico,que as pessoas so importante para o crescimento da empresa tanto quanto a lucratividade, assim esto investido nas pessoas Tcnicas de recrutamento e seleo exigi modificaes nas polticas e programas de gesto de pessoal nas empresas , novas tcnicas de seleo de manter pessoas nas organizaes ,atrair e manter talentos,o processo de recrutamento e seleo de pessoal.

Referncias Bibliogrficas

PONTES 2005, Planejamento, recrutamento e seleo. 5 ed. So Paulo

http://www.baixeja.com/filmes/a-procurada-felicidade-dublado/>Acesso

http://www.administradores.com.br/artigos/_mercado_de_recursos_humanos/10967/

http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=4vlukd9rd

You might also like