You are on page 1of 4

Panqueca ou massa frita?

Publicado por Dani Oliveira quinta-feira, 23 outubro 2008


Share on emailE-mail

A panqueca um tipo de massa frita, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variaes regionais de panquecas, algumas contendo fermento em p ou outros ingredientes. Muitas amigas me pedem a minha receita de panqueca, ento atendendo aos pedidos, fotografei a panqueca que fiz neste ltimo final de semana. Ficou deliciosa a Nvea e o Luz que o digam!!! Ingredientes (a receita d uma mdia de 6 a 7 panquecas) - 2 ovos - 3 colheres cheias de farinha de trigo - 1 copo de leite (200ml)

Preparo Bata todos os ingredientes no liquidificador. A massa vai ficar bem lquida e toda cheia de bolinhas de ar. No necessrio colocar sal, pois se for preparar um recheio salgado, corremos o risco de ficar exegarado. Para fazermos a panqueca muito simples e sem pnico rsrsrsrs Numa frigideira antiaderente, coloque um fio de leo ou azeite e espalhe. Despeje um pouquinho do lquido no meio da frigideira e mova a mesma, para que o lquido espalhe sobre toda a superfcie, fazendo o formato da panqueca.

No comeo, a massa vai ficar grudada, mas aps alguns segundos ela comear a desgrudar. Com a ajuda de uma esptula, v soltando as bordas e olhe, se estiver no ponto, vire a panqueca com cuidado para que ela asse do outro lado.

Disponha as massas num prato grande. Primeiro, faa todas as massas, s depois comee a reche-las. Quando estiver fazendo as panquecas, no descuide, pois muito rpido e elas podem queimar. O recheio, como sempre uma festa e voc precisa usar a sua criatividade. Normalmente eu fao com frango desfiado, milho, palmito, mas esta a eu fiz de carne moda, ervilha, palmito, azeitona verde e molho de tomate. Refogue a carne moda com olo, cebola e alho. Deixe refogar bem. Depois acrescente os outros ingredientes, acerte o sal e tampe, deixando por mais uns cinco minutos no fogo. Agora hora de rechear. Disponha o recheio na panqueca conforme a foto abaixo (coloque mais para a beirada do que para o meio). Salpique queijo ralado. Pode ser o parmeso ou outro queijo que voc tiver. Se preferir a mussarela fatiada, pique-a antes para facilitar a montagem. Depois s enrolar e coloc-las num refratrio, pois precisamos lev-las ao fogo para gratinar. Colocadas todas as panquecas no refratrio, espalhe um molho de sua preferncia, pode ser molho branco ou vermelho. Eu usei o branco. Rale mais queijo por cima, salpique salsinha desidratada ou organo e leve ao forno por uns 20 minutos para gratinar.

Pronto, agora s servir e se deliciar. Em breve colocarei a minha receita de American Pancakes para o caf-da-manh. A receita a mesma, s muda a montagem e o recheio.

You might also like