You are on page 1of 11

1

Polmeros So substncias que consistem de molculas muito grandes chamadas

macromolculas, as quais so compostos de subunidades que se repetem. Estas subunidades moleculares so chamadas de monmeros, e as reaes pelas quais os monmeros so ligados so chamadas reaes de polimerizao. Exemplo:
unidades monomricas polimerizao

m CH2 CH2 etileno monmero

CH2CH2

CH2CH2

CH2CH2

polmero polietileno (m e n so nmeros grandes)

Classificao dos Polmeros a) Quanto a origem do polmero

Naturais foram padres em que se basearam os pesquisadores para a busca de similares sintticos. Ex: seda e l, o amido de nossa dieta, celulose do algodo e da madeira, borracha de seringueira, etc.

b)

Sintticos Poliestireno e nilon. Quanto ao nmero de polmeros Homopolmero polmeros formados por uma nica unidade monomrica. Ex: cloreto de polivinila (PVC)
m CH2 CH polimerizao

Cl cloreto de vinila

n Cl cloreto de polivinila

CH2

CH

Copolmero so polmeros constitudos por duas (ou mais) unidades monomricas na mesma molcula. A distribuio destas unidades pode ir de uma distribuio completamente aleatria

(copolmero estatstico) a uma alternncia rigorosa da duas unidades ao longo da cadeia (copolmero alternado) .Ex: 75% de butadieno e 25% stireno.
CH2 CH CH CH2 1,3-butadieno + CH2 CH CH CH2 + CH2 CH + CH2 CH CH CH2

C 6H5 estireno iniciador

CH2

CH CH CH2

CH

CH CH2

CH2

CH CH2 C 6H5

CH CH CH2

CH2

SRB - borracha sinttica

c) Quanto ao mtodo de Preparao do polmero

Polmero de adio quando ocorre uma simples reao de adio, sem subprodutos. Ex:
m CH2 CH2 etileno polimerizao

CH2CH2

CH2CH2 polietileno

CH2CH2

Polmero de Condensao quando ocorre uma reao em que so abstradas dos monmeros pequenas molculas, como HCl, H2O, KCl, CH3OH. Ex:
O HO CH2CH2 etilenoglicol OH + HO C O C OH HA calor

cido tereftlico O O C O CH2CH2 n O O C O C + H2O

O CH2CH2

Polmeros por modificao de outros polmeros atravs de reaes qumicas como hidrlise, esterificao, etc., permitindo a modificao das propriedades iniciais em grau considervel. Ex:

H O

CH2OH O H OH H H OH

H O H OH H

OH H H O n CH3

O O

O CH3 O H

O CH2OH

H2SO 4

CH2OAc O H OAc H OAc

O H n

celulose

acetato de celulose

d) Conforme a estrutura qumica da cadeia polimrica conforme os grupos funcionais presentes na macromolcula, os polmeros podem ser arbitrariamente distribudos em inmeros grupos:

Polihidrocarbonetos podem Ter cadeia saturada ou insaturada, substitudos ou no por tomos (Cl, F, etc.) ou grupos como alquilas, carboxilatos, etc. Ex:
CH2 CH Cl n cloreto de polivinila

Poliamida Ex:
O NH C (CH2)5 O NH C nilon 6 (CH2)5 NH n O C

Polister Ex:
O C O C O CH2CH2 O n

f) Quanto fusibilidade e/ou solubilidade do polmero os polmeros podem ser agrupados em:

Termoplstico fundem por aquecimento e solidificam por resfriamento, em um processo reversvel. Os polmeros lineares ou ramificados pertencem a este grupo.

1) Polmeros lineares (cadeias sem ramificaes)

2) Polmeros ramificados (cadeias com ramificaes)

Esses polmeros tambm podem ser dissolvidos em solvente adequados.

Termorrgidos por aquecimento ou outra forma de tratamento, assumem estrutura reticulada, com ligaes cruzadas, tornando-se infusveis.

g) Quanto ao comportamento Mecnico os materias macromoleculares podem ser divididso em tr6es grandes grupos: borrachas, plsticos e fibras.

Borracha ou Elastmero um material macromolecular que exibe elasticidade em longa faixa, temperatura ambiente. Pode ser deformado esticado at oito vezes o seu comprimento original, por

exemplo e no entanto, retornar forma original. Em geral, os elastmeros no contm grupos fortemente ligados ou capazes de formar pontes de hidrognio; as cadeias distendidas no se ajustam umas as outras suficientemente bem para que as fors de van der Waals mantenham estas cadeias distendidas e alinhadas. Num elastmero a entropia vence a entalpia. A borracha natural ilustra estes requisitos estruturais de um elastmero: a) longas cadeias flexveis; b) fracas foras intermoleculares; c) reticulao ocasional Borracha Natural cis 1,4 poliisopreno (cauchu)

Guta-percha, o respectivo estereoismero natural

altamente cristalino, no elstico e muito duro. O produto no borrachoso.

Vulcanizao da Borracha As ligaes duplas na molcula da borracha tm grande importncia, visto permitirem a vulcanizao, ou seja, a formao de pontes de enxofre entre as diferentes cadeias aparentemente por proporcionarem hidrognios allicos reativos. Esta reticulao torna a borracha mais dura e mais forte e elimina o carter pegajoso do produto tratado.
CH3 CH2 CH2 C C CH CH2 CH CH2 CH2 CH2 CH3 C C CH CH2 CH CH2 S, calor ou catalisadores CH S CH C CH CH2 CH2 CH3 C CH CH2 CH CH3 C S C CH CH CH CH2

CH3

CH3 Borracha Natural

CH3

CH3 Borracha Vulcanizada

Tudo que se exige de um elastmero suficiente insaturao para permitir reticulao. Na manufatura da borracha butlica, por exemplo, apenas 5% do isopreno copolimerizado com isotutileno. Exerccios 1. A vulcanizao da borracha natural permite a transformao de um material termoplstico, sem propriedades mecnicas teis, em uma borracha elstica, forte e resistente. Um dos processos de vulcanizao consiste no aquecimento do cis-poliisopreno (cis-poli2-metil1,3-butadieno) com enxofre e envolve a alta reatividade das posies allicas das unidades de isopreno. Assim, o aumento da resistncia mecnica da borracha vulcanizada deve-se : (A) diminuio da viscosidade do polmero. (B) Formao de ligaes cruzadas entre as cadeias polimricas. (C) Formao de ligaes de hidrognio entre as cadeias polimricas. (D) Inverso de configurao das cadeias polimricas para a forma trans. (E) Formao de copolmeros de alto peso molecular.

2. A resistncia gua em polmeros pode ser avaliada pela absoro de umidade. Dos polmeros abaixo, o que absorve mais umidade :
(A) O C (CH2)5 N H n (B) O O C H C O H n
CH2OH OH

C O

(CH2)4

(C)

H O H

(D)
O

O
OH H H OH

OH H H O CH2OH

(E)

CH2

CH Cl n

Fibras um termo geral que designa um corpo flexvel, cilndrico, pequeno, de reduzida seo transversal e elevada razo entre o comprimento e o dimetro (superior a 100).

a) b)

Classificao das Fibras Naturais de origem vegetal. Ex: algodo e linho. Sintticas Ex: poli(hexametileno-adipamida) Caractersticas Macroscpicas das fibras refletem-se a nvel molecular So molculas longas, finas e filamentosas que se alinham umas ao lado das outras, estendidas segundo o eixo longitudinal da fibra. A tenacidade d fibra (grande tenso a rotura, na direo da fibra) resulta essencialmente da fora das ligaes qumicas ao longo das cadeias do polmero.

Uma vez alinhadas, as molculas permanecem nessa posio; a tendncia para voltar ao enovelamento aleatrio vencida pelas fortes atraes intermoleculares. Numa fibra, a entalpia maior que a entropia.

Requisitos fundamentais para um polmero pode ser utilizado como fibra so: a) formato molecular, linear, que permita o alinhamento longitudinal. b) Foras intermoleculares suficientemente fortes para manterem este alinhamento e impedirem alm disso, o escoamento de umas molculas sobre as outras. Principais fibras sintticas a) Poliamidas ou nilon
O n HOC CH2
4

O COH + n H2N CH2


6

NH2

cido adpico O
-

hexametilenodiamina O NH CH2
6

O
4

O CH2
4

O C CH2

NH C

NH CH2 n NH3

+ (2n -1) H 2O

nailon 6.6

b) Polister
O HO CH2CH2 etilenoglicol O O CH2CH2 O C OH + HO C O C OH cido tereftlico O C O CH2CH2 Poli(etileno tereftalato) O O C n O C + H2O HA

c) Poliacrilonitrila

H2C

CH CN n

d) Poliuretano

O H O C N R N C O diisocianato + HO R OH diol C N

H O R N C O poliuretano R' O n

As amidas e as uretanas possuem grupos N-H capazes de formar pontes de hidrognio.

H C O H C O H C O N N H N N H O C N N H O C

O C C O H C O H C O N N

H N

Pontes de hidrognio na fibra nilon 6.6

Nos polisteres e no poliacrilonitrila, existem entre elas poderosas atraes dipolo-dipolo.

Plstico (do grego, adequado moldagem) um material macromolecular que, embora slido no estado final, em estgio do seu processamento pode tornar-se fludo e moldvel, por ao isolado ou conjunta de calor e presso.

10

So empregados na confeco de artefatos. Ex: tubos, filmes, brinquedos e recipientes; maanetas, interruptores eltricos, pratos, canetas de tinta permanente, escovas de dentes, vlvulas, etc.

Quando a estrutura permite o alinhamento das macromolculas por estiramento, o polmero pode ser utilizado como fibra.

Estrutura molecular dos plsticos:

a) longas molculas, quer lineares, quer ramificadas; b) molculas de rede tridimensional.


1)

Os plsticos lineares e ramificados ao serem aquecidos amolecem (termoplstico). neste estado amolecido que eles podem moldar. Ex:
cloreto de polivinila

Polietileno

CH2

CH2

Poliestireno

CH2

CH

CH2

CH Cl

Estes polmeros lineares e ramificados ocorrem quando cada molcula do monmero apresenta funcionalidade 2, isto , 2 stios que permitem o crescimento da cadeia, e em conseqncia, o crescimento ocorre apenas em duas direes.

2)

Os plsticos de rede tridimensional (ou resinas) so altamente reticulados para formar uma estrutura tridimensional rgida, mas irregular.

O polmero de rede tridimensional forma-se quando a reao puder ocorrer mais de duas posies num monmero. Os polmeros de rede tridimensional so quebradios; estas molculas por choque mecnico no podem absorver energia do impacto por deslizamento dos planos cristalinos uns sobre os outros; das duas uma, ou resistem ou quebram. Ex:

11

Resina Fenlica Bakelite

OH OH + fenol CH2 O OH etc OH etc OH

OH etc OH etc OH

formaldedo

Bakelite

etc

You might also like