You are on page 1of 4

AULA DIA 01/12/09 Maria Berenice Dias Manual das Sucesses NOVA SUCESSO 1.

1. TERMINOLOGIAS Autor da Herana ou falecido, extinto ou de cujus de cujus sucessionis agitur (aquele de quem a sucesso se trata). a pessoa que faleceu deixando bem a partilhar (patrimnio a ser dividido). Transmite as suas relaes patrimoniais (saisine). Sucessor a pessoa que ser convocada a dar continuidade relao jurdica titularizada pelo falecido. (a diviso depende do ttulo a que est sendo convocado) Herdeiro ttulo universal. A ele se aplica a Saisine (recebe posse e propriedade de forma automtica). Pode ter diferentes origens. Pode ser: Legtimo por meio de lei. Independe da vontade do titular. Podem ser (conforme a imprescindibilidade de sua presena): Necessrio imprescindvel art. 1.845, CC. (descendente, ascendente e cnjuge). E o companheiro? Sim, por interpretao constitucional (art. 226, 3, CF). A prpria lei (art. 1.790, CC) regula a sucesso na Unio Estvel. Facultativo previsto em lei, mas cuja presena no imprescindvel art. podem ser preteridos no sistema sucessrio. No precisa ser deserdado. Colaterais. Pode ser preterido pela simples manifestao de vontade do titular. Testamentrio beneficiado por testamento. Legatrio ttulo singular. Pessoa certa e determinada que sucede no bem certo e determinado. Beneficiado pela sentena de partilha. testamentrio. O sucessor quem impede a soluo de continuidade. Ser beneficiado por Saisine, mas somente o herdeiro. OBS: no confundir herdeiro testamentrio (pessoa que foi contemplada no testamento a ttulo universal) com o legatrio (benefcio a ttulo singular). OBS: Herdeiro universal aquele que sucede sozinho. No h concorrncia. Herdeiros legtimos Herana um conjunto de relaes jurdicas patrimoniais transmitidas pelo falecido. Este conceito eminentimente patrimonial. A herana um bem jurdi universal imvel e indivisvel. Significa que se o herdeiro quiser ceder direitos hereditrios deve faz-lo por escriturra pblica. O herdeiro q quer vender deve dar o direito de preferncia aos demais. Todos os herdeirtos so condminos entre si. O esplio a representao da herana em juzo e fora dele. O esplio representa as relaes jurdicas patrimoniais do falecido. Ex: quero promover ao para cobrar crdito de falecido. Posso cobrar do esplio dele. Se quero promover ao de investigao de paternidade contra falecido, promovo contra os prprios herdeiros. o esplio ser parte ilegtima quando se tratar de interesse existencial do morto. Ao de adoo pos mortem tambm ser contra os herdeiros. Se quero interesse existencial a legitimidade dos herdeiros Art. 12 CPC estabelece expressamente no inc.VI que o esplio ser representado pelo inventariante. Nos leva a crer que todo esplio se forma com um inventrio, mas isto no verdade. A pessoa ao morrer transmite automaticamente o patrimnio. Est formada a herana.

Enquanto no houver inventrio o esplio ser administrado por administrador provisrio. Ser administrador provisrio quem estiver na posse dos bens. Pode ser mais de uma pessoa. O esplio ser representado pelo inventariante. O esplio tem capacidade, mas no tem personalidade. ordem de vocao hereditria a ordem sucessria Cc16 Descendentes Ascendentes Cnjuge sobrevivente (e companheiro) Colaterais -4 Fazenda pblica Obs: Direito real de usufruto vidual (vem da viuvez) reconhecido ao cnjuge sobrevivente de ter a administrao e os frutos daquele patrimnio que foi transmitido para os descendentes ou ascendentes. Inescondvel fonte de conflitos.

CC 02 (art. 1.780 e art. 1.829) - descendentes (+ cnjuge ou companheiro) - ascendentes (+ cnjuge ou companheiro) - cnjuge (sozinho) - colaterais at o 4 grau (+ companheiro) - companheiro (sozinho)

Ps fim ao usufruto vidual. Mas compensou o cnjuge (inspirado no sistema alemo, o CC/02) sendo este herdeiro em concorrncia com o ascendente ou descendente. O cnjuge sobrevivente passou a ter herana.

Lei 9.278 ampliou a ordem de vocao sucessria . * o companheiro perdeu porque lhe foi tirado a paridade no CC/02. ESPCIES SUCESSRIAS a) DO DESCENDENTE Norteada por duas regras: Igualdade entre os descendentes; O mais prximo sempre afasta o mais remoto h hiptese em que diferentes graus sucedem juntos: no caso de indignidade, deserdao e pr-morte. Nesses casos haver sucesso por representao ou sucesso por estirpe (uma pessoa recebe o que caberia a outra). b) DO ASCENDENTE O mais prximo afasta o mais remoto. Igualdade entre os ascendentes. Peculiaridade a sucesso do ascendente alm dessas duas regras conta com um terceiro elemento: a nica que se organiza em linhas. E dividida em duas linhas * linha paterna * linha materna

Ex. um paterno e dois maternos que tem direito a herana de 90 45 pra o av paterno e 45 para ser divida pelos avs maternos. Se no h uma linha, a herana ser acrescida outra. (se no h avs maternos, acrescer aos avs paternos).

c) DO CNJUGE E DO COMPANHEIRO DESCENDENTE ASCENDENTE COLATERAL SOZINHO CNJUGE - Depende do -independe do X -independentemente (art. 1.829, regime de bens regime de bens do regime de bens CC) - Incide sobre -todo patrimnio -todo o patrimnio bens particulares -percentual (onde h meao Se concorrer com no h herana). pai e me o Incide no percentual ser mesmo 1/3 percentual nos bens particulares. (art. 1.832) COMPANHEI - bens comuns - incidir sobre os - Bens comuns - s tem direito RO (art. mesmo bens comuns. Os - 1/3 sucessrio sobre os 1.790, CC) percentual (se ele bens particulares aquestos (bens for ascendente do sero transmitidos adquiridos descendente com diretamente aos onerosamente). S os quem estiver ascendentes (no bens comuns. concorrendo). tem direito - na interpretao - no tem a sucessrio sobre os construtiva o garantia de 1/4. bens particulares companheiro (art. - metade daquilo o companheiro). 1.790) ter direito a que tocar ao - 1/3 integralidade do descendente. patrimnio. O cnjuge e companheiro alm de meeiros so tambm herdeiros tambm dispem de direito real de habitao (que o direito real com oponibilidade erga omnes - na coisa alheia de moradia de continuar morando gratuitamente no imvel que servia de lar para o casal). Esse direito ser conhecido se houver um nico imvel residencial transmitido porque se houver mais de um imvel transmitido ai ele ter direito de preferncia sobre o bem e no mais direito de usufruto. (art. 1.831, CC direito real de habitao). Enquanto no morrer no perde o direito real de habitao. O direito real de habitao do companheiro est no art. 7, nico da L. 9.278/96. vitalcio o direito, mas condicionado (enquanto viver ou no constituir nova unio ou casamento). No casamento o direito de habitao incondicionado. Mas sempre ser gratuito para o cnjuge ou companheiro que estiver exercendo o direito. Se o falecido deixou filhos menores, que no so filhos do cnjuge sobrevivente, que recebiam penso. O pai deixou um nico imvel. Se os menores no tem onde morar no podem requerer dela devido oponibilidade erga omnes. Com base no art. 227, CF art. 1 e art. 4, ECA o juiz poder afastar o direito real de habitao aplicando a proteo integral e prioritria da criana e adolescente. Pressuposto da sucesso do cnjuge art. 1.830, CC o cnjuge somente ter direito a herana se ao tempo da abertura da sucesso do outro ainda estavam convivendo. (sem separao judicial, divrcio ou separado de fato h mais de dois anos). A separao de fato h mais de dois anos incoerncia com o cdigo se separado de fato independente de prazo j pode se caracterizar a unio estvel (art. 1723, 1, CC). E assim ele no ter direito sucessrio.

No pode haver culpa do sobrevivente culpa morturia ou culpa funerria culpa de quem j morreu. Concorrncia sucessria do cnjuge: com o descendente ter direito a herana a depender do regime de bens. Em trs hipteses no ter direito herana. (comunho universal, parcial sem bens particulares e separao obrigatria). Na comunho universal ele j tem metade de tudo e por isso ele no ter direito herana. Na comunho parcial sem bens particulares no ter direito herana porque na prtica se tem uma verdadeira comunho universal. Na separao obrigatria no h mistura de bens. Garantia de ao cnjuge. A maioria da doutrina vem entendendo que havendo filho comum para os filhos Viola a constituio na medida em que trata desigualmente os filhos 18xx se bota em rota de coliso J na concorrncia do cnjuge com ascendentes excluda a meao dos bens que ficarem o cnjuge volta a concorrer com o ascendente. Ex: Ficaram a esposa e os ascendentes. A esposa retira a meao sobre os bens comuns. Aquilo que ficou mais os bens particulares formam o todo. Concorrendo com o ascendente o cnjuge sucede duas vezes sobre o mesmo patrimnio Na concorrncia com o ascendente o cnjuge possui interesse maior na sucesso. O percentual do Cnjuge na concorrncia com o ascendente de 50% do patrimnio (art.1857 CC) O cnjuge leva a metade, exceto se concorrer com o pai e com a me. Neste caso concorrer a apenas 1/3.

A sucesso do companheiro est submetida a uma premissa tem todo o seu direito sucessrio submetido : o companheiro somente ter direito sucessrio sobre os bens adquiridos a ttulo oneroso na constncia da unio estvel. (Aquestos so bens adquiridos onerosamente na constncia). S que sobre estes bens o companheiro j tem meao (art. 1.725, CC) companheiro concorrendo com ascendente incide apenas sobre os bens comuns. O percentual de 1/3 (sobre os bens comuns). No havendo descendente ou ascendente o companheiro concorre com o colateral (at o 4 grau) e somente sobre os bens comuns. Os bens particulares iro diretamente para os colaterais. E o percentual de 1/3 sobre os bens comuns. Art. 1.790 considerado inconstitucional Maria Berenice Dias -

You might also like