You are on page 1of 11

ESTATSTICAS E INDICADORES DE COMRCIO EXTERNO

Nota prvia: O texto que se segue tem por nico objectivo servir de apoio s aulas das disciplinas de Economia Internacional na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Adoptando uma estrutura bastante informal, pretende-se proporcionar aos alunos uma breve explicao do significado e possvel utilizao dos indicadores de comrcio externo mais frequentemente utilizados, no tendo, contudo, qualquer pretenso a cobrir exaustivamente o tema. A base de partida deste texto foram notas mais ou menos dispersas preparadas por vrios dos docentes que ao longo da ltima dcada e meia leccionaram as disciplinas de Economia Internacional nas licenciaturas em Economia e em Gesto.

0. INTRODUO Nas diferentes teorias das trocas internacionais est, implcita ou explicitamente, sempre presente o fenmeno da especializao internacional. Este conceito procura realar a ocorrncia de uma diviso do trabalho entre pases, a qual se exprime nos saldos positivos ou negativos dos vrios ramos de actividade em termos de comrcio internacional. Assim, a especializao ser positiva se as exportaes forem superiores s importaes e negativa no caso contrrio. A noo de especializao importante para que tenhamos presente que optar pela produo e exportao de um determinado bem poder implicar a renncia produo de outro bem e consequente importao do mesmo. Mais ainda, este fenmeno resulta normalmente num acrscimo de riqueza para todos os pases participante, um resultado contra-intuitivo e, como tal, nem sempre fcil de demonstrar. A anlise emprica do comrcio externo, fenmeno necessariamente dinmico, exige uma desagregao bem maior que a fornecida pela Balana de Pagamentos ou pelas contas nacionais, onde os valores das exportaes e importaes se encontram apenas a um nvel agregado. Teremos, ento, que recorrer a estatsticas sectoriais, seja as publicadas pelos organismos estatsticos nacionais (o INE Instituto Nacional de Estatstica, para o caso portugus), quer por vrias organizaes internacionais, sendo de destacar a OCDE (Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico), a ONU (atravs da UNCTAD Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e Desenvolvimento), a OMC (Organizao Mundial do Comrcio), e o ITC (International Trade Centre). Este enorme volume de informao exige, no entanto, o recurso a instrumentos de anlise, isto , indicadores que sintetizem a informao e que, complementando-se uns em relao aos outros, permitem detectar as teias direccionais das relaes econmicas internacionais. Neste mbito, chamamos Indicadores do Comrcio Externo aos instrumentos de sntese descritiva e mensurao dos fenmenos relativos ao comrcio internacional. Os indicadores mais frequentemente utilizados so os que se baseiam nos fluxos de exportaes e importaes. De facto, na maioria das vezes a especializao no unvoca: excepto se se descer a um nvel de anlise extremamente desagregado, cada pas tende a conhecer uma dupla corrente de trocas para um mesmo grupo de produtos (sector, ramo, etc.). So vrios os indicadores que tm vindo a ser construdos com o objectivo de chegar a proposies empiricamente observveis. Contudo, no anlise que se segue deve ter-se presente o seguinte:
2

a enumerao dos indicadores no procura a exaustividade; cada indicador esclarecer mais cabalmente ou mais expeditamente esta ou aquela faceta da realidade do comrcio internacional, pelo que a escolha do indicador a utilizar depender em cada caso dos objectivos da anlise, do grau de agregao ou desagregao pretendido e da disponibilidade de dados estatsticos; alguns autores distinguem os indicadores em trs grandes categorias: indicadores de estrutura, indicadores de competitividade e indicadores de especializao; contudo, no iremos desenvolver esta problemtica. No mbito deste texto referir-nos-emos aos seguintes indicadores: 1. Grau de abertura 2. Coeficientes estruturais das exportaes ou das importaes 3. Taxa de cobertura (das importaes pelas exportaes) 4. Indicador das Vantagens Comparativas Reveladas 5. Coeficiente de especializao de Balassa 6. Indicador de comrcio intra-industrial 7. Indicadores dissimtricos (comparao de coeficientes estruturais) 1. GRAU DE ABERTURA Antes de qualquer outra tarefa, o estudo do comrcio externo de um pas dever comear por analisar a sua relevncia na economia nacional. Para isso, deve-se calcular o grau de abertura da economia (por vezes tambm chamado grau de extroverso). Este indicador mede o peso das relaes comerciais com o exterior no total do produto do pas:

GA =
onde: X representa o valor das exportaes M representa o valor das importaes PIB representa o Produto Interno Bruto.

X+M PIB

Os resultados deste indicador no esto isentos de certa ambiguidade visto que, de entre o conjunto de pases caracterizados por um forte peso do comrcio externo em relao ao produto, vamos encontrar pases de tipo e caractersticas estruturais muito diferentes.
3

Assim, o grau de abertura pode esconder situaes muito diversas, sendo necessrio conjug-lo com, por exemplo, a taxa de cobertura (ver ponto 4.1) ou o peso do saldo comercial no PIB, ou seja: XM PIB 2. COEFICIENTES ESTRUTURAIS Uma vez estabelecida a importncia do comrcio externo na economia do pas, e supondo ser ele relevante, dever passar-se anlise da sua estrutura, isto , das relaes que, de um modo simples e duradouro, permitem a sua caracterizao. Esta anlise poder ser organizada de acordo com as seguintes pticas: 2.1. Composio do comrcio externo Corresponde desagregao das exportaes e importaes por grupos de produtos mais ou menos homogneos, cabendo finalidade e ao grau de apuramento da anlise determinar o tipo e a profundidade da desagregao a efectuar. Esta ptica permitir destacar quais os produtos com maior peso nas exportaes ou importaes. Assim:

X ij Xj M ij Mj

corresponde ao peso das exportaes do sector i no total das exportaes do pas j; representa o peso das importaes do sector i no total das importaes do pas j.

O Quadro I fornece um exemplo concreto deste tipo de estrutura.


QUADRO I. ESTRUTURA DAS EXPORTAES PORTUGUESAS POR PRODUTOS, 2001

Grupo de Produtos
Agrcolas e alimentares Txteis Vesturio Couro e calado Papel, madeira e cortia Combustveis Minerais Qumicos, plsticos, borracha Metais e minrios Mquinas e aparelhos Material de transporte Outros Produtos Total 4

(milhes de dlares)

Valor

Estrutura
(%)

1.878 2.020 3.053 1.806 2.603 505 2.003 2.506 5.470 4.629 850 27.323

6,9 7,4 11,2 6,6 9,5 1,8 7,3 9,2 20,0 16,9 3,1 100,0

Fonte: INE (2003), Comrcio Internacional, Infoline, 24.Fev.2003

2.2. Direco do comrcio externo Corresponde desagregao por pases ou grupos de pases de destino das exportaes ou de origem das importaes. Tal como no caso anterior, o grau de desagregao dever depender do objectivo da anlise. Esta ptica permitir analisar os pases com os quais o pas em causa estabelece as suas relaes comerciais, ainda que normalmente analise exportaes e importaes separadamente. Assim:
X ij Xj

corresponde ao peso das exportaes com destino ao pas i no total das exportaes do pas j;

M ij Mj

representa o peso das importaes com origem no pas i no total das importaes do pas j.

O Quadro II fornece um exemplo concreto deste tipo de estrutura.


Quadro II - Estrutura das exportaes portuguesas, principais pases (%)

Alemanha Espanha Frana Reino Unido Holanda EUA Belgica/Lux Itlia Sucia

1995 22,1 15,6 14,4 11,4 5,4 4,6 3,1 3,5 2,2 82,4

1998 20,3 15,9 14,2 12,0 4,8 4,8 4,8 4,1 1,9 82,8

2001 19,1 19,0 12,6 10,3 4,2 5,6 5,4 4,6 2,1 82,9

Fonte: INE (2003), Comrcio Internacional, Infoline, 24.Fev.2003

2.3. Estudo conjunto da composio e da direco do comrcio externo Utilizando uma matriz de dupla entrada, possvel combinar estrutura com direco tanto para as exportaes como para as importaes. Isto resultar num quadro de mais difcil leitura mas muito mais rico em termos de informao que permite comparar as diferenas estruturais entre vrios destinos/origens ou as diferentes origens/destinos para diferentes categorias de produtos.

3. TAXA DE COBERTURA 3.1. Taxa de cobertura global o indicador mais simples de todos, mostrando-nos a percentagem das importaes que coberta pelas exportaes. Definindo-se pelo quociente entre as exportaes e as importaes, tem-se:
c= X M

Uma taxa de cobertura superior a 1 (ou a 100%, se estiver expressa em percentagem) significa que o pas tem uma posio comercial forte (competitividade comercial), enquanto uma taxa inferior a 1 indica uma posio fraca ou dependncia comercial (saldo comercial negativo). Apesar da sua simplicidade, a taxa de cobertura deve ser utilizada com precauo pois no entra em linha de conta com a posio do comrcio externo na economia nacional. Vejamos o seguinte exemplo:
QUADRO III. PRODUO E COMRCIO EM DOIS PASES SELECCIONADOS

Produo Pas A Pas B 1000 1000

Exportaes 20 400

Importaes 10 200

A taxa de cobertura , em ambos os casos, igual a 2 (ou 200%). No entanto, esta taxa no assume grande significado para o pas A, no qual as trocas externas so muito fracas (o grau de abertura apenas 3%), enquanto que ela traduz uma posio forte para o pas B, uma economia bastante aberta ao exterior (grau de abertura de 60%). 3.2. Taxa de cobertura sectorial O indicador de taxa de cobertura tambm pode ser desagregado a nvel de produto/sector, apresentando-se assim:
ci = Xi Mi

onde i representa um produto ou sector. Este clculo um primeiro indicador de competitividade sectorial, sendo que um valor positivo de ci traduzir uma especializao positiva, enquanto um valor negativo representa especializao negativa.

4. INDICADOR DE VANTAGENS COMPARATIVAS REVELADAS Indica o modo como as vantagens comparativas surgem reveladas, posteriori, nas estatsticas do comrcio externo, definindo-se do seguinte modo:

Xi M VCRi = c = i *100 X M
Na realidade, este indicador corresponde 'normalizao' da taxa de cobertura. Se o indicador superior a um 'revela' uma vantagem comparativa no sector i (quando comparada com a mdia da economia), j que traduz uma taxa de cobertura sectorial superior taxa de cobertura global. Se o indicador for inferior a um, o sector revela uma desvantagem competitiva. Este indicador tambm til para comparaes inter-temporais. Vejamos o seguinte exemplo:
QUADRO IV. COMRCIO EXTERNO TOTAL E DO SECTOR i EM t E EM t+s

Pas A Xi Mi X M

Ano t 500 250 1000 1000

Ano t+s 400 600 500 1500

As taxas de cobertura do sector i so iguais a 2 e 2/3, respectivamente, para o ano t e t+s, o que sugere uma forte reduo da competitividade do sector que passou de uma especializao positiva para uma especializao negativa. Contudo, a anlise das vantagens comparativas reveladas mostra uma estabilidade da competitividade do sector quando comparada com os restantes sectores desta economia. O indicador de VCR deste sector igual a 2 em ambos os anos, uma vez que a taxa de cobertura sectorial teve um comportamento totalmente paralelo taxa de cobertura mdia da economia (que diminuiu fortemente entre os anos t e t+s, passando de 1 para 1/3. A utilizao do indicador de vantagens comparativas reveladas em conjugao com a taxa de cobertura permite-nos sugerir que, neste caso, a quebra de competitividade verificada no sector i resulta de problemas estruturais ou conjunturais da economia como um todo e no de problemas especficos associados a este sector.

5. COEFICIENTE DE ESPECIALIZAO DE BALASSA Quando se analisam as trocas a um dado nvel de agregao, pode ser interessante medir os fenmenos de especializao que se situam a nveis mais finos. Fala-se, assim, de uma especializao intra-ramo - medida ao nvel de cada ramo - ou de uma especializao intraproduto - medida ao nvel de cada produto. O coeficiente de especializao proposto por Bela Balassa tenta apreender tais fenmenos atravs da relao entre o saldo da balana comercial do sector e o respectivo volume de trocas externas, ou seja:
bi = X i Mi X i + Mi

Este indicador assume valores enter -1 e 1, sendo que os valores extremos deste coeficiente correspondem a uma especializao unvoca, respectivamente importador e exportador. Se o coeficiente apresenta valores prximos de -1, o pas em questo tem uma fraca posio competitiva no sector i (Xi tende para zero). Se o coeficiente se aproximar de 1 (Xi-Mi prximo de Xi), significa uma forte especializao inter-ramo (exportaes do sector i muito importantes e importaes pouco significativas). Por outro lado, se o coeficiente se situar prximo de zero, as exportaes e as importaes equivalem-se. Tal significa que se est na presena de uma forte especializao intra-ramo do pas em questo (assumindo que Xi-Mi reduzido mas que Xi+Mi elevado j que, por definio, elevado comrcio intra-ramo significa elevados nveis de Xi e Mi). Convm notar que se o coeficiente de Balassa for igual a 1/3 ou 1/3 o sector apresenta um nvel idntico de trocas intra-ramo e inter-ramo, o que sugere que sempre que o indicador se afastar de um desses valores em direco a zero, estaremos, como referido acima, perante trocas intra-ramo cada vez mais relevantes no contexto das trocas sectoriais. O caso contrrio (valores cada vez mais distantes de 1/3 e mais prximos de 1) traduz um preponderncia crescente das trocas inter-ramo, ou inter-sectoriais. Deve ser tido em conta, contudo, que o resultado para este coeficiente depende bastante do nvel de desagregao adoptado. Uma agregao excessiva poder revelar erradamente trocas intra-sectoriais. Isto acontecer se por convenincia estatstica ou erro de anlise forem agrupados sectores estruturalmente bastante distintos que sejam uns predominantemente exportadores e outros predominantemente importadores.

O coeficiente de Balassa pode ser derivado da taxa de cobertura dado que, se dividirmos o numerador e o denominador por Mi obtemos:
bi = ci 1 ci + 1

Devido a esta relao entre o coeficiente de especializao de Balassa e a taxa de cobertura, os reparos aos cuidados necessrios na interpretao desta so tambm vlidos para o primeiro. Por outro lado, a referncia aos riscos da agregao desaconselham o clculo do coeficiente de Balassa para a economia como um todo quando o objectivo seja aferir da importncia relativa das trocas intra-sectoriais e inter-sectoriais. Vejamos um exemplo:
QUADRO V. PRODUO E COMRCIO EM DOIS PASES SELECCIONADOS

Produo Pas A Pas B 1000 1000

Exportaes 11 300

Importaes 10 200

O coeficiente de Balassa igual a 0.05 para o pas A e a 0.2 para o pas B. Ora, seria manifestamente errado concluir que a especializao intra-ramo mais forte em A do que em B uma vez que o comrcio externo detm uma posio bastante mais fraca no primeiro pas.

6. INDICADOR DE COMRCIO INTRA-INDUSTRIAL Tambm conhecido por indicador de Grubel-Lloyd, nome dos seus autores, este indicador mede a incidncia de comrcio intra-industrial da seguinte forma:
n

ICIIi = 1

j =1 n

| Xj Mj | ( Xj + Mj)

j =1

onde i representa um determinado sector e j os vrios sub-sectores em que i pode ser dividido. Este indicador varia entre zero, caso as trocas sejam na sua totalidade de tipo inter-sectorial, e um, no caso em que as exportaes e as importaes de todos os sub-sectores j so de tipo intra-sectorial.

Como pode ser facilmente constatado, na base da construo do indicador de comrcio intraindustrial est o coeficiente de Balassa. Contudo, a forma como o indicador est construdo permite ultrapassar as limitaes da agregao que condicionam a utilizao do coeficiente de Balassa enquanto medidor da incidncia de trocas intra-ramo na presena de um nvel de agregao estatstica muito elevado. 7. INDICADORES DISSIMTRICOS So frequentemente utilizados para analisar os processos de especializao sectorial (anlise das tendncias de especializao dentro de espaos geogrficos) mas tambm so teis na comparao de estruturas, quer da direco quer da composio do comrcio. O indicador dissimtrico das exportaes calcula-se da seguinte forma:

X ij sx = Xj X ik Xk

Onde:

j o pas em anlise k um pas ou uma zona de referncia; i um sector de actividade. Xij representa as exportaes de bens do sector i pelo pas j Xj corresponde ao total das exportaes do pas j Xik representa as exportaes do sector i no pas/regio k Xk corresponde ao total das exportaes do pas/regio k.
O indicador dissimtrico das exportaes compara a importncia que um sector i tem nas exportaes do pas j com o peso desse sector nas exportaes de uma zona de referncia. Especificamente, o numerador representa o peso das exportaes do sector i no total das exportaes do pas j, enquanto o denominador representa a mesma informao para a zona de referncia. Naturalmente que se o indicador for maior que um significa maior especializao relativa do pas j no sector i. Um valor inferior a 1 traduz uma menor concentrao relativa das exportaes do pas j no sector i.

10

Por sua vez, o indicador dissimtrico das importaes calcula-se da seguinte forma:

M ij sm = Mj M ik Mk

Como pode ser intudo, existe uma total analogia com o indicador dissimtrico das exportaes, sendo a sua interpretao em tudo semelhante descrita para aquele indicador. Complementarmente, se ao ndice i fizermos associar no um sector de actividade mas um pas de destino, no caso das exportaes, ou de origem, no caso das importaes, obteremos indicadores dissimtricos para a direco do comrcio externo do pas j relativamente ao pas ou zona de referncia k. A sua interpretao ser em tudo idntica descrita anteriormente para os indicadores dissimtricos da composio do comrcio externo.

11

You might also like