You are on page 1of 35

1

TECNOLOGIAS DE MANIPULAO: FENMENO VIDA E O DESENVOLVIMENTO DA GENTICA PROFESSORA: FABOLA WEINHARDT JAZAR

RESUMO As inmeras possibilidades de manipulao gentica, por meio de tecnologias, so possveis na Biologia e permitem compreender melhor o fenmeno da Vida. Quais reas da Biologia esto sendo afetadas com as manipulaes genticas e quais as conseqncias destas manipulaes? Quais as tcnicas mais utilizadas e difundidas no mundo para manipular os seres vivos, sejam eles animais ou vegetais? Sabe-se que praticamente todos os ramos da biologia so empregados quando falamos em tecnologia da manipulao: Anatomia; Botnica; Biologia Celular; Ecologia; Embriologia; Evoluo; Fisiologia; Gentica; Histologia; Micologia; Microbiologia; Paleontologia; Protistologia; Zoologia. Atualmente a biotecnologia se modernizou e utiliza-se da informao gentica para manipular a vida.

Palavras-chave: Tecnologias de Manipulao; Fenmeno Vida; Desenvolvimento da Gentica.

INTRODUO

Nesta disciplina vamos rever os assuntos pertinentes Biologia, mas no somente em seus ramos compreendidos nas escolas, e sim, nas inmeras possibilidades de manipulao que podem ocorrer nas espcies com as tecnologias da manipulao gentica. Veremos que a VIDA, que a BIOlogia estuda no mais a mesma, pode ser alterada de vrias maneiras e para diversos fins. Analisaremos quais reas da Biologia esto sendo afetadas com as manipulaes genticas e quais as conseqncias destas manipulaes. Tambm observaremos quais as tcnicas mais utilizadas e difundidas no mundo para manipular os seres vivos, sejam eles animais ou vegetais. A biologia tem vrios ramos e a manipulao gentica atua na maioria deles. Vamos relembrar quais so estas subdivises? - Anatomia: estuda as estrutura interna e externa do corpo e as formas de organizao das clulas, tecidos, rgos e sistemas;

- Botnica: destina-se a estudar as plantas e algas (crescimento, desenvolvimento, reproduo, metabolismo e evoluo dos vegetais, alm de suas doenas); - Biologia Celular (tambm conhecida por Citologia): analisa as clulas dos seres vivos (formas de organizao, funes, estruturas e importncia); - Ecologia: estuda as relaes existentes entre os seres vivos com o meio ambiente e entre um ser vivo com outro; - Embriologia: responsvel por estudar tudo que se refere formao dos rgos e sistemas dos animais; - Evoluo: estuda o processo de mudana das caractersticas dos seres vivos ao longo do tempo; - Fisiologia: estuda os processos fsicos e bioqumicos resultantes do funcionamento do organismo; - Gentica: estuda os processos de transferncia de caractersticas de uma gerao para outra; - Histologia: analisa tudo o que se refere aos tecidos biolgicos; - Micologia: estuda os fungos (classificao, organizao, fisiologia, etc); - Microbiologia: estuda os microorganismos (vrus, bactrias); - Paleontologia: investiga a vida dos seres vivos de pocas remotas e seus registros (fsseis); - Protistologia: estuda os protistas uni e multicelulares (formas de organizao); - Zoologia: estuda os animais. Como podemos ver, praticamente todos os ramos da biologia so empregados quando falamos em tecnologia da manipulao. A biotecnologia o conjunto de conhecimentos que permite a utilizao de agentes biolgicos (organismos, clulas, organelas, molculas) para obter bens ou assegurar servios. a tecnologia baseada na biologia. Vem sendo utilizada na agricultura, pecuria, cincia dos alimentos e medicina. Engloba atividades que o homem vem desenvolvendo h milhares de anos, como a produo de alimentos fermentados (po, vinho, iogurte, cerveja e outros). Hoje, a biotecnologia se modernizou e utiliza-se da informao gentica para manipular a vida. As novas tcnicas, onde iniciou e a forma que a biotecnologia est sendo tratada so temas que trataremos na disciplina Tecnologias de manipulao: fenmeno vida e o desenvolvimento da gentica.

1 HISTRIA DA CINCIA E DAS TECNOLOGIAS

No sculo XVII a cincia desvenda o movimento dos corpos e a fsica torna-se a base de uma nova era industrial: - Robert Boyle (1627-1691) estuda a relao entre presso e volume de um gs; - Christian Huygens (1629-1695) descreve a luz como uma onda; - Isaac Newton (1643-1727) formula a lei da gravitao universal e as 3 leis da fsica. No sculo XVIII, sob domnio do Iluminismo, os pesquisadores vislumbraram o mundo da qumica e da eletricidade: - Benjamin Franklin (1706-1790) estabelece o conceito de carga eltrica positiva e negativa; - Antoine Lavoisier (1743-1794) define que, na natureza, a matria no criada, mas sim, transformada. Neste mesmo sculo comea a Revoluo das Mquinas: h o aperfeioamento da mquina a vapor, com 70% de aumento em sua eficincia. No sculo XIX, inicia-se a investigao sobre os tomos e a estrutura da matria. inaugurado um novo campo de pesquisas: a hereditariedade: - Charles Darwin (1809-1882) publica A Origem das Espcies (1859); - George Boole (1815-1864) cria a lgebra booleana, a base do sistema binrio, usado na computao; - Gregor Mendel (1822-1884) afirma que a cor das flores das ervilhas e o fato de serem lisas ou rugosas eram controlados por fatores transmitidos entre as geraes. A Revoluo Industrial expande-se pela Europa e surgem novos materiais como a Pilha e o Plstico Sinttico. O sculo XX inicia-se sendo o sculo da fsica, porm os bilogos entram em cena e mostram ao mundo como os seres vivos funcionam: - Albert Einstein (1879-1955) lana a Teoria da Relatividade; - James Watson (1928) e Francis Crick (1916-2004) descobrem a estrutura de dupla hlice do DNA; - Paul Berg (1926) obtm a primeira molcula de DNA com genes de seres vivos diferentes.

Na segunda metade deste sculo, o mundo mergulha na Revoluo Digital, aparecem os primeiros computadores e celulares. Aqui tambm nasce a Biotecnologia. No sculo XXI a cincia d novo salto ao mostrar que possvel reconstruir um ser vivo: - Craig Venter (1946) cria a primeira bactria em laboratrio usando dados armazenados num computador. Esta a era da exploso dos Bioprodutos: Novas fontes de energia renovvel (diesel de cana-de-acar) e Medicina personalizada.

2 BIOTECNOLOGIA

A moderna biotecnologia surgiu nos anos 70, quando cientistas interviram de forma direta e intencional no processo biolgico de um ser vivo. Nos ltimos anos, com o desenvolvimento das pesquisas na rea de engenharia gentica, diversos estudos e trabalhos cientficos tm demonstrado progressos importantes na manipulao de material gentico de planta, animais e seres humanos. Quando nos deparamos com as pesquisas genticas e as alteraes histricas ocorridas com auxlio da manipulao dos genes, podemos pensar... At onde a manipulao gentica pode chegar? Quais os benefcios que as novas tecnologias de manipulao podem trazer humanidade? O termo Biotecnologia designa um conjunto de tcnicas cujos avanos mais desconcertantes ocorreram nas ltimas trs dcadas. A maioria destas conquistas tecnolgicas est associada a descobertas sobre a estrutura e o funcionamento do DNA (cido Desoxirribonucleico). O DNA uma molcula enrolada nos cromossomos e confinada no ncleo das clulas. O espao que ela ocupa de 0,005 milmetro, mas desenrolada chega a medir 2 metros de comprimento. Ela traz longas seqncias de genes (no caso de uma pessoa, 28 mil) onde esto armazenadas as informaes com as caractersticas bsicas de tudo o que vive sobre a face da Terra. Esses dados so repassados geraes a fio. O feito mais notvel da biotecnologia foi conferir ao homem a habilidade de manipular esse cdigo gentico e reinventar a vida. possvel combinar genes como se fossem peas de um brinquedo de encaixar. Essa incrvel possibilidade de recombinaes rende inmeras aplicaes e j alcana mais de 200 produtos e servios no mundo.

As ferramentas da biotecnologia permitem que as caractersticas de um microorganismo, uma planta ou um animal sejam transferidas para outro. Na medicina, abre perspectivas que beiram a fico que vemos nos filmes. Podemos citar o desenvolvimento de drogas mais eficazes no combate a doenas genticas, alm da produo de remdios personalizados e vacinas ultraeficientes. O uso dessas tcnicas avana sobre o meio ambiente com a chamada biorremediao, em que plantas so moldadas para remover poluentes do solo ou da gua. H uma dcada, a identificao de apenas uma letra do DNA custava US$ 1. Hoje, esse valor diminuiu um milho de vezes. A biotecnologia possibilita ao homem intervir no processo natural de seres vivos tanto microrganismos como plantas e animais. Com isso, possvel pinar a caracterstica de um organismo e aplic-lo em outro. O primeiro uso prtico da biotecnologia, que gerou um produto, foi a produo da insulina humana (hormnio que ajuda o organismo a converter glicose em energia), aprovada em 1982. A tcnica foi batizada de DNA recombinante. Como funciona a tcnica do DNA recombinante? Primeiramente escolhe-se o DNA com o gene que deve ser reproduzido. Vamos usar como exemplo o gene da insulina. Enzimas chamadas de restrio atuam como tesouras moleculares. Elas cortam o DNA humano, separando o gene que produz a insulina (tudo ocorre numa escala de milsimos de milmetro). Paralelamente, um DNA chamado plasmdio retirado de uma bactria, ele circular e se autorreplica. Enzimas chamadas de ligase colam o gene da insulina no plasmdio. O plasmdio recolocado na bactria e produz o que o gene inserido ordena. Assim, a bactria transforma-se numa espcie de mquina viva, uma fbrica de insulina humana. As bactrias multiplica-se rapidamente. Em alguns dias, obtm-se 1 metro cbico, com 1 trilho delas. Sempre que uma se reproduz, a insulina produzida. Em maio de 2010, a equipe do geneticista Craig Venter deu um salto brutal no processo biolgico de um ser vivo. Remontaram uma bactria em um laboratrio. Isso quase criar uma vida. O geneticista Venter um dos responsveis pelo mapeamento do genoma do ser humano. Ele provou que possvel projetar uma vida a partir de dados armazenados em um computador. O pesquisador tornou-se um biodesigner. Como foi feita a remontagem da bactria? Os cientistas extraram o genoma de uma bactria Mycoplasma mycoides e digitalizaram a seqencia do seu DNA. Depois, compraram as molculas que formam o DNA da bactria e as colocou num sintetizador.

Com a frmula digital da mycoides, o sintetizador recriou pedaos do DNA. Mas o material sofreu alteraes. Foi excludo, por exemplo, o gene responsvel pela patogenicidade (o que poderia oferecer riscos experincia). Com a ajuda de fungos, o quebra-cabea de fragmentos de DNA foi montado e o material gentico da bactria, reconstrudo. Paralelamente, os cientistas retiraram o DNA de outra bactria, a Mycoplasma capricolum e, em seu lugar, foi inserido o material da Mycoplasma mycoides. O DNA sinttico da mycoides passou a comandar as funes da capricolum. O experimento mostra que possvel criar microrganismos sintticos. Eles poderiam ser programados, por exemplo, para produzir biocombustveis ou absorver CO2 da atmosfera. Outra pesquisa que a biotecnologia responsvel a das armas biolgicas. Elas podem ser constitudas por microorganismos patognicos como vrus, bactrias, fungos, ou por toxinas elaboradas por um desses agentes. Os efeitos nocivos ao homem seriam causados direta ou indiretamente (pelas doenas ou por animais ou vegetais infectados). As armas biolgicas so confeccionadas com interesses diversos: territoriais, polticos, religiosos... Estas armas utilizam diferentes meios para dissipar a destruio da populao nos campos ou nas cidades: pelo ar, pela gua ou atravs dos alimentos. Exemplos de armas biolgicas utilizadas e suspostamente manipuladas durante a histria so: Bacillus anthracis que causa a doena Carbnculo; Clostridium botulinum, bacilo encontrado na gua ou nos alimentos; Orthopoxvirus, vrus da varola; bola, febre infeciosa hemorrgica.

3.1 TRANSGNICOS (OGM)

O homem utiliza a prtica do melhoramento gentico h sculos para aperfeioar espcies animais e vegetais de interesse. Essa prtica iniciou quando o homem comeou a cruzar variedades de interesse e fazia a seleo artificial. Assim que surgiram inmeras raas de animais e variedades vegetais que hoje, fazem parte do nosso dia a dia. Cavalos e jumentos, por exemplo, so utilizados para produzir hbridos, mula e burros, usados para servios de trao. A produtividade do gado de corte e de leite aumentou muito com a interferncia do homem na seleo e cruzamento dos animais de maior ganho produtivo.

Assim como os animais, as plantas tambm sofreram melhorias com a interferncia do homem quando de sua seleo e cruzamentos. Podemos citar o excelente aumento no valor nutritivo em plantas como o milho, feijo e a soja. Tambm temos uma maior longevidade em legumes e frutas, o que propicia menor perda econmica decorrente a demora em chegar ao destino pela distncia percorrida. O homem aprendeu a fazer a propagao vegetativa para preservar as qualidades das variedades vegetais obtidas em cruzamentos. Os principais processos usados para isso foram a estaquia (plantio de pedaos de caule) e o enxerto ou enxertia (unio de dois caules de vegetais diferentes) de plantas de boa qualidade. Essa reproduo assexuada forma clones de melhores caractersticas que as das plantas que lhes deram origem. Por meio da observao e da experimentao o homem aprendeu a praticar o melhoramento de espcies animais e vegetais que apresentam algum interesse econmico, alimentar ou medicinal. Foram essas bases que deram incio a biotecnologia. Biotecnologia pode ser definida como um conjunto de tcnicas que, visando a produo de produtos ou processos de usos especficos, utilizam organismos vivos ou partes deles. Podemos citar aqui a utilizao da biotecnologia a milhares de anos, quando o homem j utilizava microorganismos fermentadores para a produo de vinhos, iogurtes e pes. Hoje em dia so feitas modificaes genticas em laboratrios e centros de pesquisas para que a qualidade dos produtos seja aprimorada. Essas modificaes visam originar, principalmente, organismos com caractersticas novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Esses produtos podem ser de origem animal ou vegetal como gros e frutas. Se ampliada para a agricultura em geral, a ligao entre a roa e a biotecnlogia parece inesgotvel. Relatrio de uma entidade americana com nome pomposo, o Servio Internacional para a Aquisio de Aplicaes Agrobiotecnolgicas (Isaaa, na sigla em ingls), classificou o Brasil em segundo lugar entre os maiores produtores mundiais de alimentos geneticamente modificados, os transgnicos. O plantio desse tipo de produto, aplicado soja, ao milho e ao algodo, estende-se por 21,4 milhes de hectares em 2009, quando, em 2008, eram 15,8 milhes de hectares. Uma elevao de 35%. O pas ficou atrs somente dos Estados Unidos (64 milhes de hectares), mas ultrapassou a Argentina (21,3 milhes de hectares). No mundo, com 25 pases produtores, a rea total de transgnicos atingiu 134 milhes de hectares em 2009, um crescimento de 7% em relao ao ano anterior.

A cincia do transgnico est em pleno avano nos grandes laboratrios e universidades pelo mundo todo e tm despertado grande interesse, principalmente no que diz respeito a transgenia nos alimentos. Os alimentos transgnicos tm seu embrio modificado pela insero de pelo menos um gene de outra espcie. Esses materiais genticos so manipulados e recombinados e, depois de modificados em laboratrio, so implantados na agricultura ou na pecuria. A estrutura do DNA, seu processo de duplicao e sua participao na produo de protenas conhecida desde a dcada de 1950. Foi nesta poca que ela foi reconhecida como o principal constituinte dos genes. A partir da surgiu a Engenharia Gentica, uma vertente da Biotecnologia que, por meio da manipulao do DNA, permite a seleo e a modificao de organismos vivos. O grande desafio para os cientistas da poca era fazer uma anlise detalhada da sua composio nos diversos seres vivos. Sabia-se que as bases nitrogenadas adenina, timina, citosina e guanina, componentes dos nucleotdeos, guardavam relao com o processo do cdigo gentico que comandava a produo de protenas. Porm, no estavam respondidas todas as perguntas cientficas. No se sabia, por exemplo, onde comeava e onde terminava um gene, qual era sua seqencia de nucleotdeos e nem mesmo quantos genes existiam em cada espcie de ser vivo. Sabia-se apenas que os nucleotdeos eram mensagens genticas expressas em fragmentos de seqencias que compem o cdigo gentico. Para que os cientistas pudessem sanar essas dvidas e continuar com a manipulao do DNA e conseqentemente dos genes que surgiu um dos ramos mais promissores e espetaculares da biologia atual: a Engenharia Gentica. Os maiores motivos da manipulao de plantas so para que fiquem mais resistentes s pragas como insetos, fungos e bactrias, alm de herbicidas. Uma tcnica muito adotada na agricultura a introduo de um gene inseticida em plantas. Assim, a planta fica resistente a insetos. Os avanos da transgenia devem-se a manipulao de DNA e RNA proporcionados pela Engenharia Gentica. Podem ser recombinadas caractersticas de um ou mais organismos que, de forma natural, provavelmente no ocorreriam. A grande maioria das manipulaes genticas na rea da agricultura e pecuria so realizadas visando o aumento da produo ou a reduo dos custos produtivos. Um exemplo

por no necessitar ou reduzir a necessidade de aplicao de defensivos. Com a diminuio no uso de defensivos agrcolas haver um menor risco ambiental pelo aparecimento de plantas resistentes a herbicidas, uma menor chance de contaminao dos terrenos, lenis de gua e principalmente, da contaminao direta do ser humano dada na aplicao dos produtos qumicos ou no consumo de plantas contaminadas por estes produtos. As culturas que prevalecem como transgnicos no mundo todo so as de milho, soja e algodo. Em 2009, o Brasil assumiu o posto de segundo maior produtor de transgnicos do mundo, perdendo apenas para os EUA. Quando de sua comercializao, os alimentos geneticamente modificados (AGM) no so bem vistos por alguns pases como o Japo. Porm os pases do Continente Americano e muitos pases Asiticos e Europeus no tm restries quanto a sua entrada ou cultivo. Ocorrem algumas manipulaes para produo de determinados compostos de interesse comercial, medicinal ou agronmico. Exemplos disso so a utilizao da bactria E. coli, modificada para produzir insulina humana. Tambm temos a manipulao de mosquitos bobucha resistentes ao parasita da malria (insero de gene que previne a infeco pelo parasita portador da malria). A transgenia continua sendo alvo de discusses sobre suas vantagens e desvantagens, principalmente crticas dos ambientalistas que afirmam que os alimentos transgnicos podem causar impactos irreversveis ao meio ambiente. Uma das preocupaes dos ambientalistas a possibilidade da ocorrncia da Polinizao Cruzada entre espcies da natureza e as transgnicas ou mesmo de culturas no modificadas com os transgnicos. Estudos demonstraram que pode realmente ocorrer polinizao cruzada, porm, respeitando-se uma distncia segura no plantio dos transgnicos, diminuiria muito esta possibilidade. A distncia segura entre as culturas transgnicas e convencionais vai depender ao tipo de cultura, pois varia de acordo com o tamanho, peso e meio de transporte dos diferentes gros de plen. Outra preocupao com relao s culturas transgnicas diz respeito a utilizao da tecnologia Terminator (Exterminador em portugus). Esta tecnologia baseia-se na adio de um gene planta para que esta no produza plen vivel e, conseqentemente no consiga se reproduzir. A vantagem desta tcnica que no haveria cruzamento entre as culturas transgnicas e as convencionais, porm, obrigaria os produtores a comprar novas sementes a cada safra, sem a possibilidade de proliferarem suas prprias sementes para a prxima temporada.

10

Quanto a possveis danos a sade humana ou animal provocados pelo consumo de OGM, h vrias informaes contraditrias de diversos setores sobre potenciais danos aos seus consumidores, porm, at hoje, nada foi provado cientificamente. Uma das alegaes dos defensores dos transgnicos era de que a biotecnologia, com o uso dos OGM, aumentaria a produtividade alimentar e poderia reduzir o problema da fome mundial. Essa alegao caiu por terra quando, em seus estudos, Amartya Sem, ganhador do Prmio Nobel de Economia, revelou que o problema da fome mundial no se deve a escassez alimentar ou a baixa produo de alimentos, mas sim a injusta distribuio de alimentos em funo da baixa renda das populaes pobres.

3.2 CLULAS TRONCO As clulas tronco encontram-se em vrios tecidos (medula ssea, sangue, fgado) de crianas e adultos. Porm a quantidade no grande e ainda no se sabe em que tecidos so capazes de se diferenciar. Clulas tronco retiradas da medula de pessoas com problemas cardacos foram capazes de reconstruir o msculo do seu corao. Isso abre perspectivas muito grande de tratamentos para pessoas com problemas cardacos. A maior limitao da tcnica do autotransplante que ela no serviria para pessoas portadoras de doenas genticas. As doenas genticas afetam 3-4% dos recm-nascidos. Est certo que nem toda doena gentica pode ser tratada com clulas tronco, mas se pensarmos somente nas doenas neuromusculares degenerativas, que afetam uma em cada mil pessoas, falamos ento em quase duzentas mil pessoas. O sangue do cordo umbilical e da placenta so ricos em clulas tronco, porm ainda no se sabe qual o potencial de diferenciao dessas clulas em diferentes tecidos. J se sabe que o sangue do cordo umbilical o melhor material para substituir a medula em casos de leucemia. Para resolver o problema de compatibilidade entre as clulas tronco do cordo doador e do receptor, teramos a necessidade da criao de bancos de cordo umbilical pblicos

11

semelhana dos bancos de sangue, pois quanto maior o nmero de amostras, maior a chance de se encontrar um compatvel. A partir do momento que for verificada a potencialidade das clulas tronco umbilical, a alternativa ser o uso de clulas tronco embrionrias, advindas de embries no utilizados que so descartados em clnicas de fertilizao. A partir de maio de 2008 as pesquisas com clulas tronco embrionrias foram aprovadas no Brasil. O artigo 5. da Lei de Biossegurana permite a utilizao, em pesquisas, dessas clulas fertilizadas in vitro e no utilizadas. O material biolgico no pode ser comercializado e, mediante autorizao do casal, s podero ser utilizados os embries que estejam congelados a trs anos ou mais. Diversos setores da sociedade questionam as pesquisas com clulas tronco embrionrias por considerarem uma vida em formao. Muitas pessoas, principalmente religiosos conservadores, defendem que manipular ou inutilizar embries humanos constitui um assassinato. Em pases mais conservadores as experincias esto paradas ou somente utilizam clulas adultas.

3.3 CLONAGEM

Em 1903, enquanto pesquisava plantas no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o botnico Herbert J. Webber criou o termo clone. O termo vem da palavra grega Klon, que significa broto vegetal. basicamente um conjunto de clulas, molculas ou organismos descendentes de uma clula e que so geneticamente idnticas a clula original. Clonagem o processo natural ou artificial, de reproduo assexuada, onde so produzidas cpias fiis geneticamente de outro ser. Processos de clonagem artificial so conhecidos desde o sculo XIX entre os agricultores. Eles j obtinham clones de plantas atravs de uma planta matriz que originava dezenas de novas plantas geneticamente idnticas. A primeira experincia com clonagem de animais ocorreu na Esccia, no Instituto de Embriologia Roslin. O doutor Ian Wilmut, embriologista de 52 anos, conseguiu clonar uma ovelha em fevereiro de 1997.

12

No h quem no se lembre da ovelha Dolly, o primeiro clone de animal adulto a ser divulgado. Wilmut eliminou, com seu clone, a necessidade de se formar um embrio da unio de um vulo e de um espermatozide. Ele produziu sua criatura usando um vulo no fecundado. Retirou o ncleo original desse vulo e, em seu lugar, colocou os genes de uma clula comum de outra ovelha. Portanto, o animal clonado foi a ovelha dona dos genes da clula, a que doou o vulo no teve nada de seu no novo animal gerado. O mais fantstico na clonagem da ovelha Dolly que os genes utilizados foram de uma clula comum, ou melhor, especializada. Foi pega uma clula da glndula mamria cuja nica funo era ser mama, nada mais, por isso especializada. Imagine pegar uma clula corriqueira e esta gerar um embrio... Dali nasceu uma ovelha geneticamente idntica dona da clula da mama. Para a maioria das espcies no existe clonagem natural (como h na estrela do mar e na bananeira). Apenas os vulos e os espermatozides participam da reproduo. A Teoria da Evoluo passa pelo sexo h cerca de 500 milhes de anos. Havendo espermatozides e vulos trocando cargas genticas, as possibilidades de nascerem indivduos diferentes maior, pois os genes do pai se misturam aos da me num organismo novo. A chance de aumentar a evoluo aumenta quanto maior for o nmero de indivduos diferentes. Se todos os indivduos fossem como as bananeiras ou as estrelas do mar, os filhotes seriam sempre idnticos aos pais, gerao aps gerao. Assim, a evoluo seria muito lenta e causada somente por uma ou outra mutao dos genes. A maioria das espcies se reproduzem por vulos e espermatozides e, para estas espcies, a natureza criou uma lei: s as clulas sexuais podem participar da reproduo e nenhuma outra clula do corpo est autorizada. O organismo uma mquina complexa e s funciona direito se cada parte tiver funo bem definida e todas elas estiverem bem coordenadas. Por isso que as clulas se especializam durante a gestao (umas viram olho, outras fgado, etc.). Porm, mesmo especializadas, todas as clulas tm os mesmos genes. No caso da ovelha Dolly, o embriologista Wilmut conseguiu desprogramar uma clula especializada e fazer com que seu ncleo, levado para dentro de um vulo, virasse um embrio. Ele apagou as instrues inscritas nos genes da clula tirada da ovelha adulta (a clula que seria a me de Dolly). Essa clula s sabia ser mama, porm, Wilmut deu uma nova ordem ela. Como ele conseguiu isso?

13

Primeiramente vamos ver como as clulas se especializam e aprendem a executar uma tarefa especfica, usando apenas alguns de seus genes. No incio, as clulas no sabem quais funes vo ter, assim como o embrio. Elas tm sua carga gentica dentro do ncleo, o DNA, que est livre para assumir qualquer funo. O embrio cresce porque as clulas se multiplicam e depois elas comeam a desligar os genes de que no vo mais precisar.

Fonte: www.biologiaonline.com.br, 23/09/2010 Portanto, se uma clula da mama est se desenvolvendo, ela s usar os genes que interessam sua funo, como o gene que manda fazer as protenas do leite. Ao final s ficaro ligados os genes que interessam funo da clula no organismo.

Fonte: www.biologiaonline.com.br, 23/09/2010

14

Bem, agora vamos ver como foi que Wilmut conseguiu reprogramar o ncleo da clula da mama de uma ovelha adulta que virou embrio quando levado para dentro de um vulo. Wilmut fez com que a clula da mama passasse fome, submetendo a clula a uma dieta de sais comuns (cloreto de clcio, sulfato de magnsio). Com isso, o ncleo reduziu suas atividades a quase zero, entrando num estado letrgico, que os embriologistas chamam de quiescente. Assim, a clula interrompe seu ciclo de crescimento normal. Isso foi feito quando a clula ainda era bem jovem, na fase G-Zero, que uma fase bem breve. Esse o nico instante em que os genes, dentro do ncleo, descansam e param de dar ordens de crescimento e multiplicao para a clula. Nessa fase, as protenas especiais do citoplasma entram no ncleo e preparam os genes para o incio de um novo ciclo de crescimento e reproduo. Foi nessa fase, antes das protenas do citoplasma entrarem no ncleo e prepararem os genes, que Wilmut transferiu o ncleo para o vulo (j sem seu ncleo original). Lembrando que vulos e espermatozides tm s metade do material gentico de uma clula normal, eles formariam um embrio somente aps fundidos, somando suas duas metades. Ao receber um ncleo novo, com material gentico completo, o citoplasma do vulo cai numa iluso biolgica. O citoplasma atua como se o ncleo fosse um embrio. Suas protenas entram no ncleo e reprogramam os genes (disparam o incio do crescimento e da multiplicao celular). Assim, os genes tambm so cmplices da iluso, pois ao invs de autorizar o crescimento de novas clulas de mama, assumem o papel de embrio. A tem incio uma multiplicao celular para formar uma nova ovelha.

Foi preciso interromper o ciclo normal de reproduo da clula da mama para que ela pudesse virar um clone. Acompanhe a experincia:

15

1. A clula comea o ciclo bem jovem 2. Na segunda fase do ciclo, a clula fica pronta para dividir-se em duas 3. J na terceira fase, a diviso celular j vai acontecer e dar origem a uma outra clula da mama

Foi nesse momento que a Wilmut interferiu no processo de diviso celular. A clula jovem recebeu uma dieta reduzida de sais O seu ncleo (azul) foi acomodado dentro de um vulo (verde) tirado de uma outra ovelha

Fonte: www.biologiaonline.com.br, 23/09/10 Existem reas que tero grande benefcio com a experincia da clonagem da ovelha Dolly. Uma destas o estudo do processo de envelhecimento das clulas, pois, sabendo o que se passa dentro das clulas, os cientistas podem investigar mistrios profundos como os do cncer. Tambm ficar mais fcil desvendar enfermidades genticas como doenas pulmonares nas crianas e fabricar drogas e terapias genticas por meio da tcnica de clones. Apesar do sucesso, a experincia demonstrou algumas falhas. Foram necessrios 277 embries para ento, um vingar. Alm disso, a ovelha no era to idntica a ovelha branca, doadora do ncleo da clula mamria. Isso porque tambm herdou o DNA contido nas mitocndrias e organelas que ficam no citoplasma da clula da ovelha preta que doou o vulo. Outro ponto a ser ressaltado que as extremidades dos cromossomos apresentavam-se diminudas gerando envelhecimento celular precoce. Sugere-se que isso ocorreu pelo fato de que tenha sido criada de uma clula adulta de seis anos (idade da ovelha doadora do ncleo) e no de um embrio.

16

A ovelha Dolly foi sacrificada aos seis anos, aps uma vida repleta de doenas advindas do seu envelhecimento precoce. Uma destas doenas era degenerativa e incurvel nos pulmes. Os problemas de sade de Dolly levantam ainda dvidas da possibilidade da prtica de copiar a vida. H pessoas que defendem a clonagem de seres humanos para propiciar a possibilidade de um filho a quem no os pode gerar. conveniente lembrar que, biologicamente, o clone de uma pessoa no seria seu filho, mas seu irmo. H tcnicas que misturam clonagem com beb de proveta. Estas consistem em utilizar um vulo doado e retirar seu ncleo. Ento uma clula da mulher estril (qualquer clula) colocada no vulo. Metade dos genes so retirados e, assim, o vulo torna-se haplide (23 cromossomos), podendo ser fecundado in vitro por um espermatozide e transformar-se num embrio. O Brasil foi o primeiro pas em desenvolvimento a dominar a tecnologia da clonagem. A primeira experincia de clonagem bem sucedida no pas foi uma bezerra da raa Simental (nascida em 17 de maro de 2001). Os pesquisadores da Embrapa, responsveis pela clonagem da bezerra, passaram a tentativa de criar vacas clonadas e transgnicas. Eles concluram que a combinao de clonagem com as demais tcnicas de multiplicao animal permite obter, em um ano, o ganho gentico equivalente a 12 anos de seleo e multiplicao pelos mtodos tradicionais. O domnio da biotecnologia pelo Brasil possibilitar a reproduo acelerada de animais geneticamente superiores. Alm disso, possibilita a conservao de animais ameaados de extino no territrio nacional. Mas importante lembrar que no se pode ignorar a necessidade de preservao e fiscalizao de reas florestais. Pois de nada adianta elevar as taxas de reproduo de uma espcie e no ter como devolv-la a seu habitat.

3.4 PROJETO GENOMA HUMANO

17

O projeto Genoma Humano surgiu em 1990 com a finalidade de identificar cada um dos 100 mil genes atravs do mapeamento gentico. Este mapeamento consiste em registrar cada um dos genes do cromossomo, determinando a ordem dos nucleotdeos e sua funo. O genoma um grupo de cromossomos que podem ser de origem materna ou paterna. Ele nos fornece o potencial para desvendar o mecanismo bsico das doenas, o que poder permitir o desenvolvimento de tratamentos mais direcionados. Primeiramente, necessrio dividir os cromossomos em fragmentos menores. Depois ordenar esses fragmentos de forma a corresponderem s suas respectivas posies no cromossomo (mapeamento). Depois de completo o mapeamento, o passo seguinte determinar a seqncia das bases de cada um dos fragmentos de DNA j ordenados. O Projeto Genoma Humano um consrcio internacional, composto pelos Estados Unidos, Europa e Japo. Os pases associados ao projeto foram: Alemanha, China, Frana e Reino Unido. Um dos pioneiros na realizao de teste de DNA no Brasil e o mais jovem dos dez integrantes brasileiros desse projeto o pediatra curitibano Salmo Raskin. Ele foi contatado por cientistas internacionais e passou a integrar a equipe do Projeto Genoma trabalhando daqui do Brasil e enviando os resultados de suas pesquisas para uma equipe no Canad. Ao todo, Salmo Raskin publicou mais de 20 trabalhos cientficos sobre genoma humano em revistas cientficas internacionais.

3.5 BIOINDSTRIA O Brasil tem grande vocao para atuar no campo da biotecnologia. Hoje temos mais de 100 companhias brasileiras de biotecnologia. A primeira empresa de seqenciamento gentico da Amrica Latina foi fundada em junho deste ano em Campinas-SP. As reas da biotecnologia em que o Brasil mais atua so a da agricultura, o que inclui a produo de energia renovvel (os biocombustveis), e a da sade. O governo federal estima que as empresas de biotecnologia do Brasil recebam US$ 1 bilho em investimentos por ano. Porm, o avano da bioindstria depende da maior oferta de mo de obra especializada e financiamentos de longo prazo. As empresas brasileiras ligadas biotecnologia, em sua maioria, iniciam nas universidades. Existem incubadoras tecnolgicas nas universidades onde as jovens empresas

18

iniciam e, no raramente, amadurecem e se associam a grandes conglomerados nacionais e internacionais. Depois, esse sistema complementado por Angel investors ( investidores anjos, normalmente pessoas fsicas) e investidores de risco, alm de fundos pblicos e privados de todos os portes. Temos exemplos de empresas brasileiras da biotecnologia que iniciaram nestes moldes. Podemos citar a empresa paulista Pele Nova, criada em 2003 por dois cientistas: Ftima Mru (mdica oncologista) e Joaquim Coutinho Netto (mdico especialista em bioqumica). Os dois trabalhavam como pesquisadores do Campus da USP em Ribeiro Preto onde desenvolveram um produto chamado BioCure, feito de ltex extrado da seringueira. A inovao uma membrana de borracha que funciona como um tecido artificial. O sucesso de uso desta tecnologia na cicatrizao de lceras crnicas e na regenerao de esfagos e tmpanos perfurados. Inicialmente a empresa arrecadou R$ 4 milhes, sendo parte deste valor advinda de investidores anjos como o ex-presidente da Embraer e Varig Ozires Silva e outra parte de um fundo semente (seed capital), da DGV Investment. Alm disso, outras trs empresas tambm aplicaram recursos no negcio. Foram arrecadados mais de R$ 2 milhes do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), mantido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que por sua vez ligada ao Ministrio da Cincia e Tecnologia. Estima-se que o faturamento gire em torno de R$ 3 milhes. Com o exemplo citado podemos observar como existem oportunidades de negcios no ramo da biotecnologia. Ha dez anos atrs havia 80 companhias com negcios ligados s cincias biolgicas no pas. Em 2009 foi identificada a existncia de 253 companhias, um crescimento de 200%. Estima-se que este ano j estejamos na casa dos 320 empreendimentos deste tipo. Das 253 companhias identificadas, um grupo de 110 emprega diretamente a biotecnologia, o restante inclui prestadores de servios e fornecedores de equipamentos. Entre as companhias biotecnolgicas predominam as ligadas agricultura (26,4%) e sade humana (20%). Os outros setores ligados a empresas de biotecnologia so: Meio ambiente (16,4%), Insumos (15,5%), Sade animal (14,5%) e Misto (7,3%). No fim de 2008, a Monsanto, a maior empresa de produtos agrcolas transgnicos do mundo, comprou as empresas brasileiras Alellyx e Cana Vialis, de Campinas. Elas haviam sido criadas em 2002 e 2003. A Cana Vialis a maior empresa privada de melhoramento de cana-de-acar do mundo e mantm contratos com dezenas de usinas nacionais.

19

Em maro de 2010 a indstria dinamarquesa Novozymes, uma referncia de biotecnologia global, apresentou no Brasil duas enzimas geneticamente modificadas, a CellicCTec2 e a CellicHTec2, que podem transformar a palha, os restos de madeira e o bagao de cana em lcool. A Petrobrs tambm desenvolve pesquisas nesse campo, conhecido como etanol de segunda gerao (ou celulsico). Com a tecnologia, a empresa quer aumentar em 60% a produtividade do combustvel, sem ocupar um hectare a mais de plantio de cana-de-acar.

3.5.1

ETANOL

Um grande exemplo de produo utilizando a biotecnologia o etanol. Busca-se produzilo em maior quantidade e melhor. Esse um projeto de alcance global que envolve companhias de todo o mundo numa corrida em busca do combustvel renovvel ideal. O Brasil, com o conhecimento adquirido com o Pr-lcool na dcada de 70, larga na frente. O pas o maior produtor mundial de cana e o maior exportador de acar (45% de todo produto comercializado no planeta). Estamos no nico pas do mundo onde a gasolina pode ser chamada de combustvel alternativo, pois o consumo de etanol est maior que o de gasolina. Hoje, nove em cada dez carros que saem das montadoras brasileiras so flex, funcionam com gasolina e lcool. O Brasil transformou-se no maior laboratrio do mundo para o desenvolvimento de motores biocombustveis. As verses transgnicas da cana-de-acar podem torn-la mais resistente a intempries, produzir mais sacarose ou mesmo ter a espessura e a altura mais apropriadas ao corte mecanizado. Em 2009 a Empresa Basf (gigante qumica alem) e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) de Piracicaba-SP, firmaram parceria para criar, por artifcio biotecnolgico, um novo tipo de cana, cujas propriedades aumentariam em 25% a sua produtividade. A colheita nos canaviais, passaria de 80 para 100 toneladas por hectare. A meta da parceria alterar a estrutura gentica da cana, fazendo com que tolere terrenos mais secos. Assim poderia ser plantada em regies com perodos mais acentuados de estiagem, hoje considerados

20

inadequados para cana. As usinas brasileiras produziram 27,5 bilhes de litros de etanol em 2009. Em 2020 estima-se uma demanda superior ao dobro da atual, de 65 bilhes de litros. A Basf e a CTC calculam que a nova variedade chegue ao mercado em dez anos, pois considerase o prazo de desenvolvimento do produto e a sua aprovao pelos rgos de controle de transgnicos dentro e fora do Brasil. A companhia belga CropDesign, comprada pela Basf em 2006, faz uma seleo artificial de espcies. Ela analisa, utilizando fotografias computadorizadas, 5 mil genes por ano. As mudas so colocadas numa esteira onde so fotografadas e cadastradas. Os dados sobre o aumento do peso e da massa so registrados ao longo do tempo. No final, com base nesse darwinismo imagtico, vence a variedade com melhor combinao de genes. Agora, poderamos nos indagar se, com toda essa tecnologia que a Basf controla, precisaria fazer parceria com o CTC para conseguir a cana transgnica que almeja. Bem, precisamos aqui registrar que o Centro Tecnolgico de Piracicaba uma referncia global em se tratando de cana. Ele detm o maior banco de germoplasma (material gentico) de cana do Mundo, alm de pesquisadores que seriam titulares em qualquer time de cientistas do planeta. O CTC foi fundado em 1969 e sustentado por 182 usinas. Agora o Centro Tecnolgico vai se tornar uma empresa e tentar faturar com os royalties provenientes de suas descobertas. O Centro tambm tem um acordo com a Dow AgroSciences, brao da Dow Chemical para a produo de outra verso da tecnocana. Esse acordo para se criar uma variedade resistente a pragas como a broca-do-colmo (Diatraea saccharalis), responsvel por prejuzos de R$ 1 bilho por ano nos canaviais brasileiros. A doena disseminada por larvas de mariposas. Elas penetram na planta e reduzem seu teor de sacarose. A Dow AgroSciences entra no negcio com genes resistentes a esse tipo de praga, testados em culturas como milho, soja e algodo. Outra empresa que produz etanol com auxlio da manipulao gentica a Amyris, companhia com sede em Emeryville, no Vale do Silcio, Estados Unidos. Esta empresa aportou no Brasil em 2007 e tem uma meta bem mais ambiciosa. Ela alterou a estrutura gentica de uma levedura, a Saccharomyces cerevisiae, usada na fabricao do etanol. Com a mudana o microorganismo passou a gerar uma molcula chamada farneseno, um microcarboneto, semelhante ao empregado na produo de combustveis de origem fssil, como a gasolina e o diesel. A nova tecnologia permite que itens como o diesel ou o querosene de avies seja base de cana. Tm propriedades idnticas aos convencionais e,

21

sem adaptaes, podem ser lanados diretamente nos tanques de caminhes e aeronaves. A adio de at 20% do diesel de cana ao tradicional j foi aceita pela Agncia de Proteo Ambiental Americana (EPA, na sigla em ingls). A frota paulista de nibus tem seis nibus testando uma mistura com 10% deste novo produto. Esta levedura projetada pelos pesquisadores da Amyris multiuso. O farneseno, aps ligeiras modificaes, pode ser usado em linhas de produo to variadas como a de lubrificantes e de cosmticos. A inteno da empresa montar uma indstria flexvel, que produza o que for melhor em cada momento, sempre com base na cana, porm, sem correr os riscos da volatilidade do mercado de lcool e acar cujos preos oscilam muito de acordo com a safra. A Amyris foi fundada por um grupo de cientistas da Universidade da Califrnia, em Brekeley em 2003. Em 2004 j recebeu US$ 42 milhes da Fundao Bill&Melinda Gates que, com este investimento, financiou a criao de um mtodo mais barato para produzir a artemisina, droga usada no tratamento da malria. Os pesquisadores alteraram a estrutura gentica da levedura e descobriram, posteriormente, seu enorme potencial. Ela se alimenta naturalmente de acar como fonte de carbono para produzir todas as substncias de interesse: diesel, querosene, lubrificantes, cosmticos e o que mais surgir. A empresa Amyris instalouse no Brasil h trs anos em Campinas-SP. Prximo do projeto encontram-se plos tecnolgicos e universidades, de onde foi recrutada grande parte da sua equipe (70 Ph.Ds e Mestres). Em parceria com o grupo paulista So Martinho, a companhia adapta a sua primeira usina para a produo de farneseno na cidade de Pradpolis SP. A indstria dever processar 100 milhes de litros de diesel de cana a partir de 2012. No ano seguinte este volume produtivo dever dobrar. Como o mercado mundial muito maior (50 bilhes de litros anuais), a Amyris j firmou acordos com outros megagrupos sucroalcooleiros do pas para construir novas fbricas e multiplicar por dez a capacidade de produo de 2012.

3.5.2

BIOBUTANOL

Inovao ligada ao setor sucroalcooleiro, pois o butanol tem origem fssil e o biotutanol produzido a partir da cana-de acar. Em comparao com o etanol ele sutilmente superior, pois uma molcula de etanol tem dois tomos de carbono e uma molcula de biobutanol tem quatro tomos de carbono. O

22

resultado prtico dessa microscpica vantagem um rendimento 20% superior. Outra peculiaridade: ele no se mistura a gua. Pode sim, percorrer os mesmos dutos usados na distribuio de derivados de petrleo. O biobutanol no precisa de uma nova infraestrutura para ser colocado no mercado, isso reduz o custo operacional da introduo do produto. A empresa responsvel pelo biobutanol a Butamax Advanced Biofuels formada pela DuPont e British Petroleum (BP) em julho de 2009. A mdio prazo, faz parte dos planos da Butamax transformar o Brasil numa plataforma para a exportao do biobutanol. O Brasil disputa somente com os Estados Unidos a hegemonia dos biocombustveis.

3.6 MEDICINA

A histria da biotecnologia no Brasil um fator que contribui para a grande poro de empresas focadas em aplicaes na rea mdica. A primeira companhia nacional do ramo foi a Biobras fundada em Belo Horizonte em 1976. Em 2000, em parceria com o Laboratrio Eli Lilly, a companhia transformou-se na quarta maior fabricante de insulina geneticamente modificada, chamada de recombinante. No ano seguinte, a fbrica foi comprada pelo grupo Novo Nordisck, mas os scios mantiveram a patente e criaram uma sucessora: a Biomm. Uma das metas das bioempresas desenvolver anticorpo que combatam doenas genticas como o cncer. A biotecnologia ganhou real impulso no Brasil a partir de 1997. A primeira centelha surgiu numa conversa informal entre o fsico Jos Fernando Prez e o bilogo Fernando Reinach. O primeiro era diretor cientfico da Fapesp, o segundo, professor titular do Instituto de Qumica da USP. Ambos discorriam sobre a importncia desse conjunto de tcnicas para o desenvolvimento do pas. Era evidente a urgncia em criar competncias num campo de conhecimento com aplicaes voltadas para a biodiversidade, a agricultura, a pecuria e a sade, todos setores de alta relevncia e potencial- para a economia brasileira. A dupla concluiu que a forma mais eficaz de mergulhar nesse mundo seria por meio de uma pesquisa ousada: o seqenciamento do genoma de um ser vivo. Esse tipo de investida consolidaria o conhecimento necessrio para que os pesquisadores nacionais mergulhassem nesse brao da vanguarda da cincia.

23

O bilogo Reinach sugeriu que o alvo do seqenciamento do genoma fosse uma bactria. Optou-se pela Xylella fastidiosa, conhecida como amarelinho, que ataca os laranjais paulistas. A escolha no foi feita ao acaso. Penetrar nas mincias genticas do microorganismo era relevante em termos econmicos, pois ajudaria no combate praga. Alm do mais, a Xylella um organismo simples, tem 2,7 milhes de pares de letras qumicas, como AT, CG (um ser humano tem 3 trilhes de pares). Para executar a empreitada, foi montada uma rede virtual com 30 laboratrios e 192 pesquisadores, chamada ONSA (Organization for Nucleotide Sequencing and Analysis). O seqenciamento durou dois anos e foi concludo com sucesso. A iniciativa levou pela primeira vez uma pesquisa feita por cientistas brasileiros capa da prestigiada revista cientfica Nature, em junho de 2000. Simultaneamente ONSA, a Fapesp participou do seqenciamento do genoma humano do cncer, ao lado do Instituo Ludwig. A parceria destrinchou aproximadamente 1,2 milho de trechos de genes associados a diversos tipos da doena. O esforo teve um resultado notvel. O Brasil tornou-se o segundo pas do mundo a depositar seqncias de genes relacionadas a tumores no GenBank, o banco de dados pblico mundial. Perdeu apenas para os Estados Unidos. A tecnologia utilizada na empreitada foi criada no Brasil pelo bioqumico mineiro Emmanuel Dias Neto. A tcnica permitiu um seqenciamento mais veloz ao selecionar apenas o material gentico que produz protena, a parte mais rica do genoma. A bioinformtica empregada no processo foi desenvolvida pelo bilogo Sandro de Souza. O prmio por essas aes foi o nascimento da indstria brasileira de biotecnologia. O conhecimento produzido nas universidades serviu de argamassa para a estruturao das empresas. Em 2005, o fsico Jos Fernando Prez foi convidado pelo Instituto Ludwig a montar uma empresa de biotecnologia, a Recepta Biopharma. Para isso recebeu da instituio quatro molculas, chamadas de anticorpos monoclonais, consideradas promissoras no combate ao cncer. A Recepta trabalha com parceiros como o Instituto Butantan, o Ludwig e a Faculdade de Medicina da USP. Espalhados por essas instituies, a empresa conta com 32 pesquisadores. Os anticorpos monoclonais so protenas que reconhecem tumores nas superfcies das clulas. Eles funcionam como a tecla localizar dos editores de texto nos computadores. Identificam esses alvos (os focos dos tumores, tambm chamados de antgenos) e ativam o

24

sistema imunolgico dos pacientes para atac-los. No evitam a doena, mas podem conter a metstase. Os anticorpos so desenvolvidos em camundongos. Posteriormente, por meio da engenharia gentica, recebem uma espcie de capa de proteo para que possam ser aplicados em seres humanos. Hoje, a Recepta investiga a atuao desses anticorpos no tratamento de tumores de ovrio, estmago e mama. Essa anlise feita por meio de testes clnicos. Na chamada Fase I, o exame d-se com 10 ou 20 pacientes. So avaliados parmetros como a toxina da droga e suas eventuais reaes alrgicas. Na Fase II, verifica-se o efeito clnico, algo como uma eventual regresso do tumor. A Fase III dos testes, porm, envolve centenas de pessoas e seus custos so astronmicos. Por esse motivo as empresas de biotecnologia atuam at a segunda etapa dos testes, depois, licenciam o anticorpo. A Recepta j realiza anlises em Fase II, com registro na Agncia de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (a FDA). E isso uma faanha no mundo, somente sete empresas conseguiram desenvolver dez anticorpos. O guarda-chuva da biotecnologia aplicada medicina to amplo que a empresa carioca Cryopraxis encontrou um segmento totalmente diferente para explorar. Em 2001, o bioqumico Eduardo Cruz percebeu que havia espao para a formao de empresa voltada para a coleta e o armazenamento de cordes umbilicais. Eles so usados na obteno de clulas-troco (que do origem a outros tipos de clulas), empregadas em pesquisas para o tratamento de problemas cardiovasculares, neurodegenerativos (como Alzheimer) e diabetes. Hoje a companhia tem o maior banco do gnero do pas, com 18 mil amostras, cuidadas por 180 funcionrios. O Brasil tambm abriga a primeira empresa especializada no seqenciamento de genomas da Amrica Latina. Trata-se da empresa Helixxa, criada em maio de 2010 em Campinas SP. O nome uma referncia dupla hlice do DNA. Ela oferece como produto os mapas genticos de quaisquer seres vivos (de um microrganismo a uma pessoa). Os clientes em potencial da Helixxa esto em ramos como agronegcios (a pecuria, inclusive) e universidades, alm da indstria famacutica. Um enorme avano para o futuro da robtica e da produo de prteses foi conquistado aps cientistas especializados em biotecnologia desenvolverem uma pele eletrnica capaz de sentir o toque. O material responde quase s mesmas presses da pele humana e na mesma velocidade. Com este experimento avanamos para a substituio dos desajeitados braos robticos por verses mais inteligentes e sensveis ao toque.

25

O material desenvolvido foi batizado de e-skin (pele eletrnica) e compreende uma matriz de nanofios de germnio e silicone, enrolados em um filme pegajoso de poliamida. Abaixo desta estrutura foram instalados nanotransitores recobertos por uma borracha flexvel e sensvel ao toque. Num futuro, no to distante, a pele artificial poderia ser equipada com sensores que respondem a produtos qumicos, agentes biolgicos, temperatura, umidade, radioatividade ou poluentes. A moderna biologia e bioqumica fazem uso intensivo da tecnologia do DNA recombinante, introduzindo genes de interesse em organismos, com o objetivo de expressar uma protena recombinante concreta, que pode ser necessria para substituir a expresso de um gene endgeno danificado que seja causador de uma patologia, o que permitiria o restabelecimento da atividade da protena perdida e eventualmente a recuperao do estado fisiolgico normal, no patolgico. Este o objetivo da terapia gentica, um dos campos em que a medicina est trabalhando ativamente, analisando vantagens e inconvenientes de diferentes sistemas de administrao do gene (virais e no virais) e os mecanismos de seleo do ponto de integrao dos elementos genticos (distintos para os vrus) no genoma alvo. Neste caso, antes de apresentar-se a possibilidade de realizar uma terapia gnica numa determinada patologia, fundamental compreender o impacto do gene de interesse no desenvolvimento de dita patologia, para o qual necessrio o desenvolvimento de um modelo animal, eliminando ou modificando o dito gene num animal de laboratrio, mediante a tcnica nocaute. S no caso de os resultados no modelo animal serem satisfatrios poder ser analisada a possibilidade de restabelecer o gene danificado mediante terapia gnica. A tcnica do DNA recombiante tambm pode ser utilizada para enriquecer um alimento. Um exemplo seria na composio do leite (que uma importante fonte de protenas para o consumo humano e animal) pode modificar-se mediante a transgenia, adicionando genes exgenos e inativando genes endgenos para melhorar o seu valor nutricional, reduzir infeces nas glndulas mamrias, proporcionar aos consumidores protenas antipatogenicas e preparar protenas recombinantes para o uso farmacutico. A mesma tcnica recombiandte pode ser til para melhorar a resistncia do organismo transformado: por exemplo, em plantas podem-se introduzir genes que conferem resistncia a

26

agentes patogenicos (vrus, insetos, fungos), assim como a agentes estressantes abiticos (salinidade, seca, metais pesados). Na Medicina Forense pode utilizar o DNA presente no sangue, no semen, na pele, na saliva ou em pelos existentes na cena de um crime para identificar o responsvel. Esta tcnica denomina-se impresso gentica ou perfil de DNA. Ao realizar a impresso gentica, compara-se o comprimento de sees altamente variveis do DNA repetitivo, como os microssatlites, entre pessoas diferentes. Este mtodo muito confivel para identificar um criminoso. No entanto, a identificao pode complicar-se se a cena do crime estiver contaminada com DNA de pessoas diferentes. A tcnica da impresso gentica foi desenvolvida em 1984 pelo geneticista britnico Sir Alec Jeffreys, e utilizada pela primeira vez para condenar Colin Pitchfork por causa dos assassinatos de Narborough (Reino Unido) em 1983 e 1986. Pode-se requerer s pessoas acusadas de certos tipos de crimes que cedam uma amostra de DNA para ser introduzida numa base de dados. Isto tem facilitado o trabalho dos investigadores na resoluo de casos antigos, onde s se obteve uma amostra de DNA da cena do crime. A impresso gentica tambm pode ser utilizado para identificar vtimas de acidentes em massa, ou para realizar provas de consanguinidade.

3.7 BIOINFORMTICA

A cincia computacional e a biologia molecular juntaram-se para formar a bioinformtica. Nesta tecnologia utiliza-se conhecimentos da fsica, biologia, qumica, informtica, cincia da computao e matemtica para processar os dados com softwares que consigam distinguir diferentes genes, prever a configurao das protenas, encontrar o que consegue inibir a ao das enzimas e vrias outras.

Precisou-se esperar 42 anos para que a bioinformtica ganhasse destaque no mundo cientfico. S em 1995, depois de Watson e Crick descobrirem que o DNA estruturado com dupla hlice em 1953, foi percebido que se precisava reformular os computadores, pois os mesmos possuam alfabeto binrio e as informaes genticas precisariam de uma alfabeto quaternrio que fosse A, C, G e T. Alm disso, foi preciso que uma eficiente lente de aumento proporcionasse o aumento significativo das minsculas letras dos genomas para que estas pudessem ser lidas.

27

Apesar dos benefcios que a bioinformtica trouxe facilitando a leitura dos genes, ainda encontra-se dificuldade na leitura de alguns genomas, pois alguns possuem 4 milhes de bases e as mquinas normalmente lem 1000 bases por vez, assim o genoma no torna-se conhecido em sua totalidade.

3.8 BIORREMEDIAO

O uso de microrganismos ou plantas para a limpeza ou descontaminao de reas ambientais afetadas por poluentes diversos chamada de biorremediao. At bem pouco tempo, as atitudes tomadas para reconstruir reas afetadas eram coleta e retirada do material contaminado sem saber que destino dar a este ou ento, isolar a rea e aguardar que ela, por si s, decompusesse as toxinas e promovesse sua limpeza. O crescimento da atividade humana trouxe vrias conseqncias ambientais como liberao de petrleo no mar ou em rios, vazamento de combustveis que atingem o lenol fretico, contaminao das guas e do solo por substncias txicas, esgoto e lixes, entre outras. A biorremediao minimiza as conseqncias destes desastres ambientais. Visando promover a restaurao do equilbrio ecolgico do ambiente afetado e proteger as espcies buscando tambm a preservao da cadeia alimentar, nasceu a biorremediao, usando seres vivos no processo de degradao ou neutralizao de substancias nocivas ao meio ambiente. Algumas plantas possuem a capacidade de absorver substncias qumicas pesadas, atuando como acumuladores naturais desses poluentes. O trabalho das empresas de biotecnologia tem se concentrado na pesquisa e desenvolvimento gentico dos organismos que fazem a limpeza do que polumos. Busca-se modificar os genes desses microrganimos para aumentar sua eficincia despoluidora, j que sua ao no imediata e sim, condicionada s condies encontradas no local afetado.

4 BIOTICA

28

Na dcada de 1970, surgiu o termo Biotica, que tinha por objetivo, tratar as discusses dos novos problemas advindos do desenvolvimento tecnolgico, antes com vis tecnicista, para um caminho mais humanista. Assim reduziria-se a distancia entre fatos explicveis pela cincia e os valores estudveis pela tica. A biotica um estudo transdisciplinar entre biologia, medicina, filosofia e direito que investiga as condies necessrias para uma administrao responsvel da vida humana, animal e ambiental. Considera-se questes onde no existe consenso moral como a fertilizao in vitro, aborto, clonagem, eutansia, transgnicos, pesquisas com clulas tronco, intervenes genticas em seres humanos, biossegurana, enfim, biotecnologia. Tambm analisa a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e aplicaes. Aps a tragdia do holocausto da Segunda Guerra Mundial, comearam a consolidar-se as diretrizes filosficas. Foi a que o mundo ocidental, chocado com prticas abusivas por parte de mdicos nazistas, cria um cdigo para limitar os estudos em nome da Ciencia. Ai tambm se formula a idia que a cincia no mais importante que o homem. O termo biotica foi mencionado pela primeira vez em 1971, no livro do bilogo e oncologista americano Van R. Potter, Biotica: ponte para o futuro. Em outubro de 2005, a Declarao Universal sobre Biotica e Direitos Humanos foi adotada pela UNESCO. A Declarao consolida os princpios fundamentais da biotica e visa definir e promover um quadro tico normativo comum para formular e implementar legislaes nacionais. Com os avanos nas pesquisas da biotecnologia e a utilizao constante da manipulao gentica, a sociedade demonstra, a cada dia, mais preocupaes de carter tico. Alguns temores dizem respeito a problemas sociais como exigir teste de DNA de funcionrios de empresas, para se detectar probabilidade (no certeza) de alguma doena futura. Isso levaria a uma excluso social e conseqente criao de novo grupo de trabalhadores desempregados no sculo da biotecnologia, baseado em seus gentipos. Para evitar uma possvel classe de desempregados descriminados geneticamente, ser preciso fixar limites e impedir que instituies pratiquem a discriminao. As pessoas poderiam ser esteriotipadas pelo gentipo e o poder institucional tornar-se-ia mais absoluto.

29

Haveria diviso da sociedade em indivduos e grupos superiores e geneticamente inferiores, surgindo uma nova classe social poderosa. Isso no nos lembra algo que j estudamos na Histria da Segunda Guerra? Outro aspecto que preocupa a sociedade a probabilidade de, as seguradoras, cobrarem o chamado agravo em caso de doenas pr-existentes utilizando os testes de DNA (agravo uma cobrana j assegurada por lei federal). Quando se trata de reproduo humana, a biotica traz vrios temas a serem discutidos. As preocupaes iniciam-se em 1978, quando nasce o primeiro beb de proveta, Louise Brown, na Inglaterra. Depois, em 1984, nasce na Austrlia, o primeiro ser humano desenvolvido a partir de um embrio criopreservado (preservao via congelamento). Em 1987 a Igreja Catlica publica um documento que estabelece a sua posio sobre os assuntos tratados pela biotica Instruo sobre o respeito vida humana e a dignidade da procriao. E, a partir de 1990, inmeras sociedades mdicas e pases estabelecem diretrizes ticas e legislao para as tecnologias reprodutivas. Em 1992 o Conselho Federal de Medicina do Brasil instituiu as Normas ticas para a Utilizao das Tcnicas de Reproduo Assistida, atravs da Resoluo CFM 1358/92. Para compreendermos alguns entendimentos da Biotica, precisamos conhecer os critrios que estabelecem o comeo da vida de um ser humano: -Vida Celular: a fecundao; - Vida cardaca: incio dos batimentos cardacos, por volta das 3 a 4 semanas; - Vida enceflica: atividade do tronco cerebral, por volta de 8 semanas; - Vida neocortical: incio da atividade neocortical, s 12 semanas; - Vida respiratria: movimentos respiratrios, por volta das 20 semanas; - Vida neocortical ritmo: incio do sono-viglia, s 28 semanas;

30

- Vida moral: atividades de comunicao, a partir de 18 a 24 meses ps-parto. Este critrio baseado na possibilidade de comportamento moral e extremamente controverso, mas defendido por alguns autores da Biotica. Com relao a reproduo humana os aspectos ticos mais importantes so os relativos utilizao do consentimento informado; seleo de sexo; doao de espermatozides, vulo, pr-embries e embries; seleo de embries com base na evidencia de doenas ou problemas associados; maternidade substitutiva; reduo embrionria; clonagem; pesquisa e criopreservao (congelamento) de embries. O aborto um importante assunto e de crescente discusso tica, pois existe um conflito entre a autonomia, a beneficncia, a no-maleficencia e a justia da me, do feto e do mdico, independentemente da questo legal. Os julgamentos morais sobre a justificativa do aborto dependem mais das convices sobre a natureza e desenvolvimento do ser humano do que das regras e princpios. Outra questo bastante complexa a que envolve casais homosexuais e reproduo. Casais homosexuais femininos podem pedir um servio de reproduo assistida possibilitando a gerao de uma criana em uma das parceiras, utilizando smen de doador. Outra questo que chama ateno da sociedade, do ponto de vista coletivo, o princpio da justia e sua aplicao na alocao de recursos escassos na rea da sade. Os avanos da biotecnologia so procedimentos complexos e inevitavelmente caros. Portanto, uma grande parcela da sociedade acredita que deveriam ser estudados se os conhecimentos alcanados com os estudos e pesquisas maior que os custos que estes geram. No podemos confundir prtica mdica com pesquisa mdica, pois a prtica mdica representa as intervenes planejadas visando somente o bem estar do paciente e que apresenta razovel expectativa de sucesso. Enquanto a pesquisa mdica traz subsdios para que a prtica mdica possa ser planejada a partir de conhecimentos pr-adquiridos atravs de estudos, pesquisas e experimentos. Para que uma pesquisa mdica seja caracterizada como tal, ela deve seguir uma sequencia que inclui a preparao de um projeto de pesquisa a ser aprovada por um Comit de tica em

31

Pesquisa e dever seguir as normas brasileiras e internacionais de pesquisas em seres humanos. Portanto, novas tecnologias s podem ser empregadas aos pacientes, quando forem previa e formalmente pesquisadas. O impacto da informtica tambm reserva algumas inquietudes na prtica mdica e da biotecnologia, pois o banco de dados com a identificao do paciente e suas informaes confidenciais como testes de DNA e informaes genticas devem ser controlados por senhas. O acesso a informaes das pessoas deve ser restrito aos mdicos e pesquisadores para que no haja constrangimentos ou mesmo discriminaes. A competncia tica uma necessidade atual e cada vez mais necessria a medida que os conhecimentos cientficos e tecnolgicos evoluem. Os juristas, os cientistas, os mdicos devem dar a sua contribuio para a busca da justia, da vida, da liberdade, para que se possa, eticamente, formar a conscincia das pessoas que discutem sobre biotica a cada momento em que um novo estudo, uma nova pesquisa divulgada. necessrio que a humanidade reflita sobre o princpio da responsabilidade cientfica e social e que a racionalidade tica caminhe rapidamente, disputando espao junto ao progresso cientfico e tecnolgico.

5 BIOTECNOLOGIA NO BRASIL

O desenvolvimento tecnolgico e a inovao de um pas dependem, em grande parte, da formao de recursos humanos capacitados, bem como de investimentos consistentes, contnuos, de longo prazo e de porte. Houve no Brasil um grande avano cientfico nos ltimos trinta anos. A iniciativa consistente para construir a competncia cientfica, atravs do treinamento de pessoal qualificado dentro e fora do pas, foi indiferente s oscilaes polticoeconmicas, tanto em nvel federal como estadual: hoje o Brasil responde por 1,3% dos artigos cientficos publicados em revistas indexadas internacionais. Estabeleceu-se ainda no pas uma forte estrutura de ps-graduao, responsvel pela formao de cerca de 10 mil

32

doutores por ano e que, em trinta anos, levou o Brasil a triplicar sua contribuio cientfica relativa no mundo. sabido, contudo, que a produo cientfica no gera como conseqncia imediata a produo tecnolgica, o que pode ser comprovado pelo reduzido nmero de patentes depositadas por universidades e institutos de pesquisa brasileiros no exterior (cerca de cem patentes por ano, ao passo que a Coria chega a 2 mil patentes por ano). De fato, o desenvolvimento cientfico no gera automaticamente o desenvolvimento tecnolgico com inovao. A aprovao e a regulamentao da Lei de Inovao em 2005 estabeleceram regras para efetivar uma parceria produtiva entre os setores pblico e privado que pode beneficiar ambas as partes, com conseqentes resultados positivos. Os Fruns de Competitividade so ferramentas estratgicas nesse contexto. Tm como foco principal elevar a competitividade industrial das principais cadeias produtivas do pas no mercado mundial, com aes relativas gerao de emprego, ocupao e renda, ao desenvolvimento e desconcentrao regional da produo, ao aumento das exportaes, substituio competitiva das importaes e capacitao tecnolgica das empresas. Considerando o potencial promissor da rea de biotecnologia em diversos campos de aplicao, foi instaurado no fim de 2004 o Frum de Competitividade em Biotecnologia, que no curso de mais de cinqenta reunies teve por objetivo identificar as melhores estratgias para definio de uma poltica industrial voltada ao desenvolvimento do setor. Foram definidos como foco de trabalho os seguintes aspectos: marcos regulatrios; recursos humanos e infra-estrutura; investimentos; agropecuria; sade humana; biotecnologia industrial e a rea de biotecnologia ambiental. A poltica de desenvolvimento da biotecnologia, lanada em fevereiro de 2007, veio complementar os trabalhos do Frum. Com a previso de destinar R$ 10 bilhes ao setor ao longo dos prximos dez anos, a poltica traz uma proposta de como focar e viabilizar a interao entre governo, academia e setor empresarial, visando catalisar o processo de gerao de produtos, processos e patentes, especialmente nas reas de sade humana, agropecuria, indstria e ambiente.

33

CONSIDERAES FINAIS

O mapeamento gentico, a biotecnologia, a nanotecnologia e a cincia da informao traam os caminhos da nova agricultura que ter usos diversos como o complemento do petrleo da matriz energtica e o uso da indstria de plsticos e sucedneos. Na agropecuria so inmeros os usos da engenharia gentica e o seu produto mais conhecido so os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), mais comumente conhecidos como Transgenicos. A construo de mapas genticos contribui tambm para o melhoramento de cultivares, acelerando o desenvolvimento das variedades de sementes, por exemplo. As pesquisas em biotecnologia buscam no somente reduzir os custos inerentes ao manejo das lavouras, mas tambm incorporar benefcios ao consumidor. Os alimentos enriquecidos para atender as necessidades nutricionais e tambm os destinados a produo de energia j so realidade. Alm disso h aumento na produo que traz, para o consumidor, queda no preo dos produtos e, para o mundo, o aumento de alimentos para uma populao com alta taxa de crescimento. Mesmo com produtividade superando recordes a cada safra, o uso de produtos agropecurios para a produo de energia (agroenergia) tem dividido a comunidade cientfica. A recente elevao dos preos dos alimentos despertou diversas ondas contrrias ao uso diverso da produo agrcola e novamente pos em debate a questo de fome no mundo. De acordo com a FAO (Organizao das Naes Unidas para a Agriculura e a Alimentao), o mundo precisar produzir 70% a mais de alimentos at 2050 para alimentar uma populao projetada em 9 bilhes de pessoas. Alm de ganhos tecnolgicos na agricultura, pecuria e gerao de energia, no podemos deixar de lembrar que o maior sucesso da manipulao gentica se d no campo da medicina, onde o mapeamento gentico possibilita a manipulao de genes e a adoo de tcnicas que trazem benefcios a toda a humanidade. Pela sua natureza, o desenvolvimento da engenharia gentica convive com problemas legais e ticos. Um dos principais fatores que exigem um controle rgido pela sociedade organizada, e tem gerado polmicas tico-morais, a manipulao do genoma de seres vivos

34

com fins de depurao da espcie. Outro caso a retirada de clulas tronco de embries humanos, principalmente contrariada por religies, que consideram o ato uma agresso vida. A engenharia gentica oferece, a partir do estudo e manuseio bio-molecular, a obteno de materiais orgnicos sintticos. Estes, por sua vez, trazem grandes benefcios humanidade.

REFERNCIAS Abud, S. et all. 2007. Gene flow from transgenic to nontransgenic soybean plants in the Cerrado region of Brazil. Genet. Mol. Res. 6 (2): 445-452 Aps 12 anos, Europa aprova batata e milho transgnicos - O Estado de S.Paulo, 3 de maro de 2010 <http://servicos.estadao.com.br/login/?url=http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/201003 03/not_imp518640,0.php?target_url=http%3A%2F%2Fdigital.estadao.com.br%2Fhome.asp> (visitado em 3-3-2010) BARBOSA, Avelino Alves. A responsabilidade do pesquisador no uso do material gentico no Brasil. 01/03/2009. Disponvel em: http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2009433131015003P5 acessos em 23 out. 2010. BATISTA, Rita, Baltazar Nunes, Manuela Carmo, Carlos Cardoso, Helena So Jos, Antnio Bugalho de Almeida, Alda Manique, Leonor Bento, Cndido Pinto Ricardo and Maria Margarida Oliveira. 2005. Lack of detectable allergenicity of transgenic maize and soya samples. Journal of Allergy and Clinical Immunology 116(2):403-410 C. James. 2006. BRIEF 35: Situao Global das Lavouras GM: 2006. International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications. CHEVITARESE, Alssia Barroso Lima Brito Campos. Democracia e Biossegurana: Aportes para um novo cenrio. 01/07/2009. Disponvel em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20094453005015001P1> acessos em 23 out. 2010. Goldim, Jos Roberto ; Biotica e reproduo humana. Disponvel em: URL: http://www.ufrgs.br/HCPA/gppg/biorepr.htm (15/12/2003) http://www.projgenoma.hpg.ig.com.br (28/10/2010) http://www.projgenoma.hpg.ig.com.br/ (07/10/2010) www.biotica.com.br/professorjoseroberto (25/09/2010)

35

LEITE, Marcelo. Retrica determinista no genoma humano. Sci. stud., So Paulo, v. 4, n. 3, set. 2006 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167831662006000300005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 out. 2010. doi: 10.1590/S167831662006000300005. O Big Bang da Bioindstria, Revista poca Negcios, Editora Globo, ago. 2010, pag. 140161. SOUSA, Alberto Marques de. Biotica crist segundo Engelhardt. 01/04/2009. Dipsonvel em: < http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2009133005010009P0> acessos em 23 out. 2010. www.biologiaonline.com.br, Clonagem, 23/09/2010 www.geocites.com/copecanaverral/hall/645/projetogenoma.htm (25/09/2010) www.mazen.hhg.com.br/saude/10/index.int.4.htm (25/09/2010) www.sobiologia.com.br, DNA Recombinante, 24/09/2010

You might also like