You are on page 1of 3

RESUMO DA NARRAO DE "OS LUSADAS" CANTO I Depois do Conclio dos Deuses, a armada de Vasco da Gama chega a Moambique onde

pra para se abastecer. A recebe a bordo da nau alguns Mouros da Ilha. O Rgulo, isto , o chefe da Ilha, recebido por Vasco da Gama. O Mouro, quando verifica que os Portugueses eram Cristos, inspirados por Baco, resolve destru-los. Quando Vasco da Gama desembarca na ilha atacado traioeiramente, mas com a ajuda dos marinheiros portugueses consegue vencer os mouros. Aps o triunfo, Vasco da Gama recebe a bordo um piloto, que recebera ordens para levar os portugueses a cair numa cilada em Quloa. Quando a armada se aproximava de Quloa, Vnus, que descobrira a traio de Baco, afasta a armada da costa por meio de ventos contrrios, anulando assim a traio. O piloto mouro tenta outras vezes aproximar a armada da costa para a destruir, mas Vnus est atenta e impede que isso acontea. Entretanto os portugueses continuam a viagem para Norte e chegam a Mombaa, cujo rei fora avisado por Baco para receber os portugueses e os destruir. CANTO II O rei de Mombaa convida a armada portuguesa a entrar no porto a fim de a destruir. Vasco da Gama, por medida de segurana, manda desembarcar dois condenados portugueses, encarregados por ele de obterem informaes acerca da terra. Baco disfara-se de sacerdote cristo. Os dois portugueses so levados casa onde ele se encontra e vem em Baco um sacerdote cristo junto a um altar onde se representavam Cristo e os Apstolos. Quando os portugueses regressam armada, do informaes falsas a Vasco da Gama, convencidos de que estavam entre gente Crist. Vasco da Gama resolve entrar com a armada no porto de Mombaa. Vnus apercebe-se do perigo e, com a ajuda das Nereides, impede os barcos de entrar no porto. Perante o espanto de todos, apesar do vento empurrar os barcos em direco cilada, eles no avanam. O piloto mouro e os companheiros que tambm tinham sido embarcados na ilha de Moambique, pensando que os seus objectivos tinham sido descobertos, fogem precipitadamente lanando-se ao mar, perante a admirao de Vasco da Gama, que acaba por descobrir a traio que lhe estava preparada e qual escapou milagrosamente. Vasco da Gama agradece Divina Guarda o milagre concedido e pede-lhe que lhe mostre a terra que procura. Vnus, ouvindo as suas palavras, fica comovida e vai ao Olimpo queixar-se a Jpiter pela falta de proteco dispensada pelos deuses aos Portugueses. Jpiter fica comovido e manda Mercrio a terra para preparar uma recepo em Melinde aos Portugueses e inspirar a Vasco da Gama qual o caminho a seguir. A armada continua a viagem e chega a Melinde, onde magnificamente recebida. Vasco da Gama envia um embaixador a terra e o rei acolhe-o favoravelmente. Aps vrias manifestaes de contentamento em terra e na armada, o rei de Melinde visita a armada portuguesa.

CANTO III O narrador comea por invocar Calope, musa da poesia pica, para que lhe ensine o que Vasco da Gama contou ao rei de Melinde. A partir daqui o narrador passa a ser Vasco da Gama. Segundo ele, no contar histria estranha, mas ir ser obrigado a louvar os seus, o que, segundo ele, no ser o mais correcto. Por outro lado, receia que o tempo de que dispe, por mais longo que seja, se torne curto para tantos e to grandiosos feitos. Mas obedecer ao seu pedido, indo contra o que deve e procurando ser breve. E, para que a ordem leve e siga, ir primeiro tratar da larga terra e, em seguida, falar da sanguinosa guerra. Aps a descrio da Europa, Vasco da Gama fala das origens de Portugal, desde Luso a Viriato, indicando tambm a situao geogrfica do seu pas relativamente ao resto da Europa. A partir da estncia 23, comea a narrar a Histria de Portugal desde o conde D. Henrique at D. Fernando, ltimo rei da primeira dinastia. Os principais episdios narrados dizem respeito aos reinados de D. Afonso Henriques e a D. Afonso IV. Relativamente ao primeiro rei de Portugal, refere as diferentes lutas travadas por ele: contra sua me, D. Teresa, contra D. Afonso VII e contra os mouros, para alargamento das fronteiras em direco ao sul. So de destacar os episdios referentes a Egas Moniz (estncias 35-41) e a Batalha de Ourique (estncias 42-54). No reinado de D. Afonso IV, destacam-se os episdios da formosssima Maria, em que sua filha lhe vem pedir ajuda para seu marido, rei de Castela, em virtude de o gro rei de Marrocos ter invadido a nobre Espanha para a conquistar; o episdio da batalha do Salado, em que juntos os dois Afonsos vencem o exrcito rabe; e, finalmente, o episdio de Ins de Castro, a msera e mesquinha que depois de morta foi rainha. CANTO IV O canto IV comea por referir o interregno que se seguiu morte de D. Fernando, entre 1383-85, e, em seguida, foca o reinado de D. Joo I, apresentando-nos os preparativos para a guerra com Castela, a figura de D. Nuno Alvares Pereira, o seu insurgimento contra aqueles que se colocaram ao lado de Castela, entre os quais se contam os seus prprios irmos, e a Batalha de Aljubarrota, que ops D. Joo I de Portugal a D. Joo I de Castela. Em seguida, narrada a conquista de Ceuta e o martrio de D. Fernando, o Infante Santo. So a seguir apresentados os reinados a seguir a D. Joo I, entre os quais os de D. Afonso V e de D. Joo II. No reinado de D. Manuel I, apresentado o seu sonho proftico (estncias 67-75). D. Manuel I confia a Vasco da Gama o descobrimento do caminho martimo para a ndia e -nos depois apresentada a partida das naus, com os preparativos para a viagem, as despedidas na praia de Belm e, finalmente, o episdio do velho do Restelo, no qual um velho de aspecto venerando critica os descobrimentos, apontando os seus inconvenientes e criticando mesmo o prprio rei D. Manuel I, que deixava criar s portas o inimigo, no Norte de frica, para ir buscar outro to longe, despovoando-se o reino e enfraquecendo-o consequentemente.

CANTO V Vasco da Gama, que continua a sua narrao ao rei de Melinde, apresenta agora, no comeo deste canto, a largada de Lisboa e o afastamento da armada at ao desaparecimento no horizonte da fresca serra de Sintra. A viagem prossegue normalmente at passagem do Equador, momento a partir do qual Vasco da Gama refere diversos fenmenos meteorolgicos, tais como sbitas e medonhas trovoadas, o fogo-de-santelmo e a tromba martima (estncias 16-23). Chegados ilha de Santa Helena, os portugueses contactam com um nativo, a quem oferecem vrios objectos. Crendo haver conquistado a confiana dos nativos, Ferno Veloso aventura-se a penetrar na ilha de Santa Helena. A certa altura, surge a correr a toda pressa, perseguido por vrios nativos, tendo Vasco da Gama de ir em seu socorro, travando-se uma pequena luta entre eles, da qual saiu Vasco da Gama ferido numa perna. Regressados aos barcos, os marinheiros procuram gozar com Ferno Veloso, dizendolhe que o outeiro fora melhor de descer do que subir. Este, sem se desconcertar, respondeu-lhes que correra frente dos nativos por se ter lembrado que os companheiros estavam ali sem a sua ajuda (estncias 24-36). Junto ao Cabo das Tormentas, ocorre o episdio do Gigante Adamastor (estncias 3760), o qual faz diversas profecias aos portugueses e, em seguida, interpelado por Vasco da Gama, conta a sua histria. Vasco da Gama relata o resto da viagem at Melinde, tendo referido tambm a mais crua e feia doena jamais por ele vista: o escorbuto. O canto termina com os elogios feitos pelo Gama tenacidade portuguesa e com a invectiva do poeta contra os portugueses seus contemporneos por desprezarem a poesia e a tcnica que lhe corresponde.

You might also like