You are on page 1of 16

FORMAO INICIAL

Plano de Curso de Qualificao Profissional

AUXILIAR DE TESOURARIA

SENAI MATO GROSSO

Janeiro 2012

FEDERAO DAS INDSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO FIEMT

JANDIR JOS MILAN Presidente do Sistema FIEMT em exerccio

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI Departamento Regional de Mato Grosso

JANDIR JOS MILAN Presidente do Conselho Regional do SENAI/MT em exerccio

GILBERTO GOMES DE FIGUEIREDO Diretor Regional do SENAI/MT

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

MISSO DO SENAI

Promover a educao profissional e tecnolgica, a inovao e a transferncia de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indstria Brasileira.

POLITICA DE GESTO DO SENAI- MT

O SENAI - Departamento Regional de Mato Grosso, no cumprimento de sua misso, atravs de estratgias pautadas na tica e responsabilidade social se compromete a:

Satisfazer as necessidades dos clientes com produtos competitivos reconhecidos pelo mercado;

Intensificar aes de aperfeioamento e valorizao de competncias dos empregados;

Assegurar o aprimoramento contnuo dos processos e servios com padres de qualidade, para o alcance de resultados.

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

Dados do Curso de Auxiliar de Tesouraria CDIGO SIGE: 2256 CDIGO PAM SIGE: 2283

rea Tecnolgica: Gesto

Eixo Tecnolgico: Gesto e Negcios

Tipo de Curso: Formao Inicial

Modalidade de Curso: Qualificao Profissional

Cdigo CBO: 4102-35

Carga Horria Total: 160 horas

Quantidade de Alunos por Turma: 40 alunos

Esfera Administrativa: Particular

Endereo do SENAI-MT: Av Historiador Rubens de Mendona, 4.301 CEP: 78.050.000 Cidade: Cuiab Estado: MT

FUNDAMENTAO LEGAL . Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional . Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004 - Regulamenta o 2 do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n 9.394 e d outras providncias . Lei n 11.741, de 16 de julho de 2008 - Altera dispositivos da Lei no 9.394, para redimensionar, institucionalizar e integrar as aes da educao profissional tcnica de nvel mdio, da educao de jovens e adultos e da educao profissional e tecnolgica.

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

SUMRIO

1. JUSTIFICATIVA ..................................................................................................... 6 2. OBJETIVO .............................................................................................................. 7 3. REQUISITOS DE ACESSO .................................................................................... 7 4. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO .......................................................... 8 5. DESENHO CURRICULAR .................................................................................... 10 6. DESENVOLVIMENTO METODOLGICO ........................................................... 11 7. AVALIAO DA APRENDIZAGEM ..................................................................... 12 8. INSTALAES E EQUIPAMENTOS ................................................................... 14 9. DOCNCIA ........................................................................................................... 14 10.CERTIFICAO ................................................................................................... 14

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

1. JUSTIFICATIVA

A indstria mato-grossense vem realizando um notvel esforo para sua insero nos padres competitivos do mercado internacional. Em decorrncia, o desafio que se apresenta o de investir na qualidade da educao profissional e o de expandir a oferta de oportunidades de formao de recursos humanos com alta qualidade.

Cnscio desse desafio, o SENAI-MT concebe a educao profissional como a maneira de emancipar o indivduo pelo trabalho adotando um projeto educacional que visa formao de cidados capazes de atuar de maneira autnoma, crtica, consciente e participativa no ambiente de trabalho e na vida cotidiana, por meio de um processo permanente de aprendizagem e de incorporao de conhecimentos gerados pelo progresso cientfico e tecnolgico.

Nessa perspectiva de educao ao longo da vida, o SENAI-MT entende que a educao profissional aplica-se a todos, a qualquer tempo e com motivaes e objetivos os mais diversos. Assim, atua na Educao para o Trabalho, na Formao Inicial e na Formao Continuada, bem como na Educao Tcnica de Nvel Mdio e na Educao Superior, com o objetivo de desenvolver competncias para a vida produtiva e social por meio das modalidades de Qualificao profissional, aprendizagem industrial, qualificao, habilitao, graduao tecnolgica,

aperfeioamento e especializao, estruturados e ofertados segundo itinerrios formativos

Os itinerrios formativos so concebidos para proporcionar mobilidade ao aluno, permitindo-lhe planejar de forma personalizada e flexvel a sua educao, de forma continuada, no SENAI-MT.

O presente Plano de Curso referente modalidade Qualificao Profissional e contempla curso ou programa que visa ao desenvolvimento de competncias

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

profissionais de ocupaes reconhecidas no mercado de trabalho tendo como referncia a Classificao Brasileira de Ocupaes - CBO.

2. OBJETIVO

O curso de Qualificao Profissional Auxiliar de Tesouraria destinado a quem deseja o desenvolvimento de competncias profissionais de ocupaes

reconhecidas no mercado de trabalho.

Ao trmino do curso, o aluno ser capaz de atuar diretamente na emisso de notas fiscais (manual e/ou eletrnica), efetuar a classificao fiscal e contbil, auxiliar na apurao e preenchimento das guias de recolhimento dos impostos e organizar (guardar) arquivo de documentos, com base na legislao tributria, para registro da movimentao fiscal e atendimento ao Fisco de acordo com procedimentos tcnicos de qualidade, segurana, higiene e sade.

3. REQUISITOS DE ACESSO

Os candidatos ao curso de Qualificao Profissional Auxiliar de Tesouraria devero comprovar idade mnima de 15 anos e a concluso do Ensino Fundamental.

O ingresso no curso, quando a quantidade de candidatos for maior que o nmero de vagas, dar-se- atravs de processo seletivo, divulgado atravs de edital, com indicao dos requisitos, condies, sistemtica e nmero de vagas oferecidas.

Se o processo seletivo ocorrer por meio de provas escritas, as competncias e habilidades exigidas sero as que comprovem a capacidade de leitura e interpretao de textos sobre o cotidiano e a capacidade de resolver problemas de aritmtica com nmeros naturais.

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

Por razes de ordem didtica e/ou administrativa que justifiquem, podero ser solicitados requisitos de acesso diversificados, tais como definio de faixa de idade especfica, necessidade de indicao de empresa contribuinte do SENAI, diferente nvel de escolaridade. Nesse caso, os candidatos sero cientificados na ocasio de suas inscries.

4. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO

O perfil profissional de concluso do curso de Qualificao Profissional Auxiliar de Tesouraria foi elaborado com base na metodologia desenvolvida pelo SENAI para tanto1, envolvendo a participao de Comit Tcnico-Setorial2 especfico.

Competncia Geral Atuar diretamente na emisso de notas fiscais (manual e/ou eletrnica), efetuar a classificao fiscal e contbil, auxiliar na apurao e preenchimento das guias de recolhimento dos impostos e organizar (guardar) arquivo de documentos, com base na legislao tributria, para registro da movimentao fiscal e atendimento ao Fisco de acordo com procedimentos tcnicos de qualidade, segurana, higiene e sade. Elementos de Competncia Padres de Desempenho 1.1 Preparando o ambiente de trabalho 1.2 Priorizando necessidades; 1.3 Otimizando o tempo; 1.4 Verificando o cumprimento de prazos e metas; 1.5 Agindo em atendimento s normas e procedimentos estabelecidos.

1. Planejar a execuo do trabalho

2.1 Programando pagamentos 2. Atuar nos processos financeiros e de 2.2 Listando pagamentos a efetuar tesouraria 2.3 Conferindo pagamentos efetuados
1

SENAI/DN. Metodologias para Formao e Certificao Profissional baseadas em Competncias Elaborao de Perfis Profissionais. Braslia, SENAI/DN, 2002. SENAI/DN. Metodologias para Formao e Certificao Profissional baseadas em Competncias Comit Tcnico-Setorial Estrutura e Funcionament o. Braslia, SENAI/DN, 2002.

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

Elementos de Competncia

Padres de Desempenho 2.4 Acompanhando pedidos de compra da empresa 2.5 Examinando prestaes de contas 2.6 Negociando prazos de pagamentos com fornecedores 2.7 Registrando faturas 2.8 Controlando fundo fixo de caixa 2.9 Gerando documentos para contabilidade 2.10 Fazendo conciliao bancria 2.11 Realizando controles dirios de extratos bancrios 2.12 Lanando, conferindo e gerando relatrios dirios

Competncias de Gesto

- Adaptar-se cultura organizacional e s situaes novas que se apresentam no trabalho. - Adotar comportamento tico em relao s pessoas e s informaes. - Assumir e desenvolver suas atividades com iniciativa. - Comunicar-se de forma clara e adequada com todas as pessoas. - Colaborar com colegas de trabalho de forma comunicativa e construtiva. -- Buscar aperfeioar seus conhecimentos, habilidades e atitudes. - Localizar e selecionar informaes necessrias ao desenvolvimento do seu trabalho. - Zelar pela higiene, limpeza, conservao do ambiente de trabalho. - Compreender a importncia de suas atividades como parte do processo.

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

5. DESENHO CURRICULAR

O curso de Qualificao Profissional Auxiliar de Tesouraria ser desenvolvido em uma nica Unidade Curricular com durao de 160 horas, abrangendo a ementa que segue:

Linguagem e Comunicao 30 h Trabalhando com a comunicao oral e escrita Erro na transmisso de uma mensagem Comunicao gestual Linguagem corporal Passos para redao eficaz Orientaes bsicas sobre o ato de escrever Concordncia/pronomes de tratamento Redao oficial comercial Exercitando a escrita Redaes tcnicas Relatrio administrativo Dicas para sua redao Tesouraria 130 horas Perfil do profissional da rea financeira Tesouraria: funes e procedimentos Rotinas do setor financeiro e tesouraria Estrutura e funcionamento das operaes bancrias e financeiras Fluxo de caixa atravs das provises de recebimentos e pagamentos Controle dirio de extratos bancrios: pagamentos, recebimentos, saldos, taxas e limites
GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

10

Acompanhamento e controle das operaes financeiras Emisso de notas fiscais (manual e/ou eletrnica) Classificao fiscal e contbil Apurao e preenchimento das guias de recolhimento dos impostos Organizao e arquivo de documentos Lanamento, conferncia e gerao de relatrios dirios sobre a guarda de dinheiro, tales de cheques e recebveis da empresa, seus recebimentos e desembolsos, juros e encargos financeiros pagos ou recebidos Conciliao bancria Legislao tributria

6. DESENVOLVIMENTO METODOLGICO

A proposta de organizao curricular contida neste Plano de Curso se traduz em um referencial a ser trabalhado ainda pelo docente. A partir das informaes contidas neste Plano de Curso, o docente deve planejar estratgias pedaggicas e atividades de avaliao a serem implementadas, visando ao alcance do objetivo e ao desenvolvimento das competncias previstas.

Para tanto, necessrio que o docente: tenha um claro entendimento da expresso competncia profissional, definida como a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ao, valores, conhecimentos e habilidades necessrios para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. Essa definio traz uma questo-chave: a mobilizao pressupondo que saberes conhecimentos, habilidades e atitudes tm sentido, se mobilizados e articulados, permitindo enfrentar diferentes problemas.

Recomenda-se, assim, que as atividades a serem propostas aos alunos devam propiciar
3

experincia

de

situaes-problema3

variadas,

de

diferentes

Entende-se por situao-problema uma proposio que pode ser hipottica ou no, de ordem terica ou prtica, que envolve elementos relevantes na caracterizao de um desempenho GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia 11 UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

complexidades, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de lidar com situaes desafiadoras, e exercitado o desenvolvimento da iniciativa, tomada de deciso, criatividade, relacionamento e liderana.

Preconiza-se para o desenvolvimento dos trabalhos didticos, o relato por parte dos alunos sobre as suas vivncias em situao real, sempre de forma planejada e integrada ao desenvolvimento curricular.

No deve haver dissociao entre teoria e prtica. A prtica deve ser vista como metodologia de ensino que contextualiza e pe em ao o aprendizado. Nesse sentido, os contedos tericos sero ministrados coletivamente, por meio de estratgias diversificadas que facilitem sua apreenso, possibilitando ao aluno, perceber a aplicabilidade dos conceitos em situaes reais, contextualizando os conhecimentos aprendidos. Os contedos prticos sero desenvolvidos por meio de estratgias que possibilitem a realizao individual ou coletiva de atividades, ao longo de todo o curso.

Ressalte-se que o docente deve atentar para a coerncia entre competncias, contedos, estratgias e atividades de avaliao, bem como para a necessidade de caminhar de experincias e avaliaes mais estruturadas para experincias a serem desenvolvidas sob o controle do aluno, visando construir sua autonomia e independncia no desempenho das competncias.

7. AVALIAO DA APRENDIZAGEM

A avaliao com base em competncias se desenvolve como um processo contnuo para coletar evidncias a partir de indicadores e critrios de desempenho relativos (s) competncia(s) profissional (is) definida(s) no perfil profissional de concluso do curso.

profissional, levando a pessoa a mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes na busca de alternativas de soluo. GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia 12 UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

A avaliao deve centrar-se no aluno e na qualidade do desempenho requerido pelo contexto do trabalho, utilizando-se de: a) Estratgias, como a simulao de situaes reais de trabalho, o trabalho em grupo, o desenvolvimento de projetos e aes de inovaes tecnolgicas e outros; b) Tcnicas, como a observao, a entrevista, pesquisa, o depoimento de pares e outros; c) Instrumentos, como provas escritas e de execuo, trabalhos, a lista de verificao (check-list), a auto-avaliao e outros.

As evidncias so demonstraes ou comprovaes (manifestao, expresso, comportamento) de que o padro de desempenho estabelecido foi alcanado. Nesse sentido, evidncia significa informao sobre o desempenho que, coletada, reunida e interpretada, propicia um juzo de valor sobre uma competncia profissional.

As evidncias podem ser de execuo, de conhecimento e de atitudes e se referem aos saberes: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, devendo ser observadas de forma integrada.

Evidncias de execuo so aferidas pelo produto (o que o aluno produziu, em que trabalhou, que documentos foram produzidos e quais os resultados alcanados) e pelo processo (refere-se forma como o aluno realizou suas atividades).

Evidncias de conhecimento so dadas tanto pelos conhecimentos de base (princpios, regras, teorias e mtodos) quanto pelos conhecimentos aplicados (informao tecnolgica de equipamentos, materiais, instrumentos) necessrios para alcanar o desempenho descrito. O conhecimento faz parte do desempenho competente e se refere ao saber o que deve ser feito, como deve ser feito, por que deve ser feito e o que fazer em diferentes circunstncias.

Evidncias

de

atitudes

so

aferidas

pelos

comportamentos

valores

demonstrados pelo aluno no contexto do trabalho, para alcanar o desempenho descrito.


GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

13

As expresses das evidncias de desempenho atravs de progressos e dificuldades demonstradas pelo aluno durante o processo formativo sero registradas, conforme Regimento Interno Unificado do SENAI MT.

Para cada Unidade Curricular/Curso o docente dever registrar a avaliao final do aluno e as respectivas freqncias.

8. INSTALAES E EQUIPAMENTOS

O curso de Qualificao Profissional Auxiliar de Tesouraria ser desenvolvido com a utilizao de: Sala de Aula Material didtico (quadro branco, apostila, CD)

9. DOCNCIA

O docente do curso de Qualificao Profissional Auxiliar de Tesouraria profissional tcnico, com formao e experincia profissional condizentes com a organizao curricular do curso.

10. CERTIFICAO

O aluno que, nos termos do Regimento Escolar Unificado das Unidades Operacionais, concluir o curso com desempenho satisfatrio e comprovar freqncia mnima de 75% da carga horria far jus ao Certificado de Qualificao Profissional Auxiliar de Tesouraria.

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

14

SENAI/DR
GETEC GERNCIA DE EDUCAO E TECNOLOGIA

Llia Rocha Abadio Brun Gerente da GETEC

UEDE UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO EM EDUCAO INICIAL E CONTINUADA

Silvania Maria Holanda


Coordenadora da UEDE

EQUIPE TCNICA DE ELABORAO

Tcnicas de Desenvolvimento: Deuzalina Maria de Arruda Assumpo Silva Luciana Gonzaga Costa

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

15

Elaborao, Reviso, Anlise Crtica, Verificao e Aprovao do Plano de Curso de Qualificao Profissional Auxiliar de Tesouraria.

Elaborao/ Reviso Responsveis Tcnicos:

Tcnicos de Desenvolvimento UEDE Deuzalina M. A. A. Silva Luciana Gonzaga Costa ________________________ ________________________ Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada - UEDE ________________________ Coordenadora: Silvania Maria de Holanda Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada - UEDE ________________________ Coordenadora: Silvania Maria de Holanda Gerncia de Educao e Tecnologia GETEC Data: 16/01/2012 Data: 16/01/2012 Data: 13/01/2012

Anlise Crtica/ Coordenao Responsvel UEDE

Verificao/ Coordenao Responsvel - UEDE

Aprovao GETEC

________________________ Gerente: Llia Rocha Abadio Brun

Data: 17/01/2012

REVISO DATA NATUREZA DA ALTERAO 00 08/08/2011 Elaborao do Plano de Curso Reviso quanto : 01 23/08/2011 - Alterao do item 3 Requisitos de acesso. Reviso quanto : Alterao no requisito de acesso 02 18/01/2012 reduzindo a idade mnima de 16 para 15 anos. Obs.: Reviso em Vigor

RESPONSVEL UEDE UEDE

UEDE

GETEC Gerncia de Educao e Tecnologia UEDE Unidade de Desenvolvimento em Educao Inicial e Continuada

16

You might also like