You are on page 1of 7

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LFBS N 70012763223 2005/CVEL AGRAVO. REMOO DE CURADOR. TRANSFERNCIA DA CURATELA PROVISRIA SOB ALEGAO DE NEGLIGNCIA DA CURADORA. AGRAVAMENTO DA SITUAO DE SADE DO INTERDITO. RETORNO SITUAO ANTERIOR. 1. Consideradas as dificuldades naturais de cuidar de pessoa portadores de esquizofrenia paranide, com histrico de dependncia de lcool e drogas, no pode ser considerada negligente a curadora pelo fato de o incapaz, em crise de abstinncia e burlando a sua vigilncia, ter sido apreendido portando maconha. 2. O agravamento do quadro psiquitrico do interdito aps o cumprimento da deciso, ensejando inclusive internao sem previso de alta, somente confirma sua contrariedade em retornar aos cuidados do irmo e a preferncia por permanecer sob os cuidados e no convvio familiar da anterior curadora. DERAM PROVIMENTO. UNNIME.

AGRAVO DE INSTRUMENTO N 70012763223 G.M.C.P. .. R.A.P. .. J.A.P. ..

STIMA CMARA CVEL COMARCA DE RIO GRANDE AGRAVANTE AGRAVADO INTERESSADO

A D O C R
Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Stima Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em dar provimento ao agravo. Custas na forma da lei.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LFBS N 70012763223 2005/CVEL

Participaram do julgamento, alm do signatrio, os eminentes Senhores DESA. MARIA BERENICE DIAS (PRESIDENTE) E DES. SRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES. Porto Alegre, 16 de novembro de 2005.

DES. LUIZ FELIPE BRASIL SANTOS, Relator.

R ELA R T IO

DES. LUIZ FELIPE BRASIL SANTOS (RELATOR)

Trata-se de agravo de instrumento interposto por GILDA MARIA C. P., irresignada com deciso que revogou a curatela provisria estabelecida em favor de OSMAR A.P.

Suscita em preliminar exceo de suspeio do Cartrio da Vara de Famlia de Rio Grande, alegando que (1) os funcionrios sempre dificultaram seu acesso aos autos, comportando-se de modo a favorecer a parte contrria, retardando o cumprimento de decises que lhe so favorveis, quebrando o direito igualdade. Dita suspeio autoriza o deferimento do efeito suspensivo postulado. Quanto ao mrito sustenta que (2) sempre foi perseguida pelo agravado, que nunca aceitou a unio estvel existente entre a agravante e o interdito, justamente porque a condio de companheira lhe confere preferncia para exerccio da curatela; (3) os estudos sociais do conta que o interdito bem cuidado pela companheira, ora agravante, com quem manifestou desejo inequvoco de permanecer; (4) agiu ao amparo da lei, uma 2

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LFBS N 70012763223 2005/CVEL

vez que acionou a Brigada Militar para proteger o curatelado, sob a orientao do mdico psiquiatra que cuida dele; (5) a deciso agravada contraria a lei por desprezar o contedo dos laudos social e psiquitrico e a vontade do interdito; (6) a apreenso com drogas foi um fato isolado, que poderia ter acontecido em qualquer cidade, no significando que o interdito ande sempre em ms companhias; (7) em conseqncia do tratamento psiquitrico a que submetido, sofre severas crises de abstinncia que requerem internao; (8) na condio de companheira tem preferncia no exerccio da curatela, uma vez que o interditado tem direito convivncia familiar. Pede provimento.

Recebido em planto, foi indeferido efeito suspensivo, em razo do que foi interposto agravo interno (70012811931), que teve seguimento negado por deciso monocrtica.

Houve resposta.

O Ministrio pblico opina pelo conhecimento e no-provimento do agravo.

o relatrio.

VO S TO

DES. LUIZ FELIPE BRASIL SANTOS (RELATOR)

No de ser conhecida a indita exceo de suspeio do Cartrio da Vara De Famlia de Rio Grande. Ocorre que no h, em nosso ordenamento jurdico processual, previso de suspeio ou impedimento DE 3

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LFBS N 70012763223 2005/CVEL

UM CARTRIO!!! O art. 138, II, do CPC contempla a hiptese de impedimento ou suspeio de serventurio da justia, que deve ser devidamente individualizado, no se podendo lanar tais alegaes contra todo o conjunto de servidores de uma unidade judiciria. Ademais, mesmo que se admitisse que a alegao dirigida contra o respectivo escrivo, haveria que obedecer ao rito previsto no 1 do art. 138 do CPC, e no suscitar essa matria diretamente em sede de agravo, sem que sobre ela tenha ocorrido sequer manifestao do juzo de origem. Por tais razes, no conheo dessa parte da irresignao.

Passo ao mrito.

Como se infere do contedo dos estudos sociais realizados ao longo de cinco anos de tramitar processual, OSMAR est interditado desde 1997, quando teve nomeado curador seu irmo Rogrio (ora agravado), que o deixou morando sozinho em uma chcara.

A agravante, que prima do interdito foi contratada para cuid-lo em janeiro de 1999. Segundo informa, j tinham tido um envolvimento amoroso e ao reencontrarem-se, reataram o relacionamento, passando a conviver maritalmente. Tal envolvimento, ao que parece, desagradou o ento curador, que passou destratar a agravante, fazendo com que ela resolvesse retornar a Rio Grande, levando consigo o interdito OSMAR.

Sem auxlio do agravado, a agravante passou a sustentar a famlia com o seu trabalho de faxineira, o que deixou OSMAR muito deprimido, sem possibilidade de tratamento, j que o agravado resistia em repassar qualquer ajuda financeira. Essa situao levou ao ajuizamento de ao de 4

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LFBS N 70012763223 2005/CVEL

remoo de curador, pela agravante juntamente com a irm do interdito, de nome Jurema. Com base em estudo social fl. 35/36, obteve a curatela provisria. Surgiram divergncias e denncias ao longo do tempo, motivando a realizao de novos estudos sociais e percia mdica, apontando para a manuteno do interditado com a agravante.

OSMAR sofre de esquizofrenia paranide e eventualmente tem crises de abstinncia.

No fato envolvendo porte de drogas, que acabou culminando com a deciso agravada, foi a prpria agravante quem solicitou providncia da Brigada Militar, no sentido de localizar e conter o interdito, apanhado portando maconha. No vejo nesse fato risco de vida ao interdito por negligncia da agravante, inclusive porque pleiteou ajuda policial no sentido de localizar o companheiro.

Em diversas passagens nos autos, particularmente nos estudos sociais, os prprios irmos referem ter ele temperamento difcil talvez em virtude da esquizofrenia. Na fl. 46 a agravante afirmou que exerce vigilncia com relao a OSMAR, mas nem sempre consegue impedir que o mesmo consuma drogas. Como cedio, pessoas com distrbio psiquitrico, agravado pelo histrico de consumo de lcool e drogas, quando tm crises de abstinncia acabam burlando a vigilncia dos seus cuidadores, sem que isso represente negligncia destes.

O fato incontrastvel, revelado em todos os laudos e estudos sociais, que OSMAR passou a ter convvio familiar e efetivo tratamento para a sua enfermidade na companhia da agravante. Sempre que foi ouvido afirmou 5

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LFBS N 70012763223 2005/CVEL

no querer voltar para Santa Maria, no querer o agravado como seu curador, desejando permanecer com a agravante.

Tanto assim que aps o cumprimento da deciso agravada, conforme noticiado nas peties que acompanham as contra-razes, OSMAR precisou ser internado, e atualmente se mostra agressivo e sem condies de alta (fl. 214).

Ora, se a situao de sade do incapaz j grave, certamente recrudesceu em razo do afastamento abrupto da famlia com que convivia para retornar a uma situao por ele repelida reiteradas vezes, conforme os relatos de que o interdito por diversas oportunidades fugiu da Santa Maria a procura da agravante, com quem se sentia realmente bem.

Assim, considerando as dificuldades naturais de cuidar de algum com a enfermidade do interdito, no vejo negligncia nos cuidados despendidos pela agravante a justificar a remoo da curatela provisria. Sobreleva ressaltar o evidente agravamento da sade do interditado, noticiado pelo prprio agravado, aps a inverso da curatela.

Em demandas desse jaez, no h falar em interessados que no o prprio incapaz, em favor de quem devem ser tomadas todas a medidas de proteo possveis, respeitando o seu bem-estar e, na medida do possvel, a sua vontade legtima de manter um convvio familiar normal, o que, ao que tudo indica, est na sua manuteno sob o cuidados da agravante.

Nesses termos dou provimento ao agravo.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LFBS N 70012763223 2005/CVEL

DES. SRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES - De acordo.

DESA. MARIA BERENICE DIAS (PRESIDENTE) - De acordo.

DESA. MARIA BERENICE DIAS - Presidente - Agravo de Instrumento n 70012763223, Comarca de Rio Grande: "DERAM PROVIMENTO. UNNIME"

Julgador(a) de 1 Grau: SUZEL REGINE NEVES DE MESQUITA

You might also like