You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEREDEAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAO DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA INFORMAO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA BIB03343 TICA

EM INFORMAO Janana Vieira de Freitas Texto 1: A existncia tica CHAUI, Marilena. A existncia tica. In:___.Convite Filsosofia. 12.ed. So Paulo: tica , 1999. cap.4, p. 334-342. Principais pontos So apresentadas as definies de senso moral e conscincia moral: os princpios e valores, os sentimentos provocados por esses e as aes desencadeadas a partir dessa percepo em relao ao bem e o mal. Usamos desses em nosso dia-a-dia de forma indiscriminada e inconsciente: os juzos de valor avaliam as coisas enquanto os juzos ticos de valor nos dizem o que devemos fazer e como devemos agir para alcanarmos os nossos objetivos. Isso foi determinado culturalmente, a tica foi formada atravs da histria. Um sujeito, para ser moral deve entre outros ter conscincia da sua responsabilidade diante de suas aes e capacidade para controlar vontades e sentimentos, podendo decidir-se entre as opes existentes. A autora afirma que o sujeito pode ser passivo (induzido por impulsos entre outros) ou ativo (capaz de controlar suas aes), e ao final questiona se a nossa natureza de ser impulsivo, no um abuso nossa liberdade sermos doutrinados a sermos ativos.

Analise critica Diante dos conceitos apresentados pela autora, interessante fazer uma reflexo e uma reavaliao de todas as informaes e avaliaes de moral e tica que nos apresentado desde que adquirimos uma compreenso de mundo. Quando citado, que essa educao nos faz agir contra o que seria moral (agirmos conforme uma ao externa), d um entendimento contraditrio da ideia: ns como seres natos passivos, somos forados a sermos ativos, somos ensinados a no se deixar levar pela opinio alheia, quando essa j na verdade uma opinio alheia, formada cultural e historicamente, repassada de gerao em gerao. O quo disso realmente importante para manter a sociedade convivendo de forma harmnica e respeitosa? Se muitos dos que deveriam dar o exemplo e mostrar uma conduta tica com regrar morais irredutveis so os primeiros transgressores que priorizam os prprios desejos? So esses tambm, os governantes, que julgam o que tico e servem como juzes em muitos casos? So essas vozes que so ouvidas entre as pessoas que tenta ser morais e amorais que no entendem de regras que no venham a lhe benficiar.

Texto 2: Por que ser moral ou tico? MARINOFF, Lou. Por que ser moral ou tico? In.___Mais Plato menos Prozac. 13.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. cap.11, p. 221-226. Principais pontos O texto apresenta um caso que se deu nos Estados Unidos para levantar a questo do que so moral e tica. Um policial, afirma que devolveu uma grande quantia de dinheiro encontrada, apenas porque sua aposentadoria estava prxima e ultrapassaria esse valor. O autor afirma que sua atitude nada tinha de integra e honesta, pois a lei s foi obedecida nesse caso, por ser mais benfica ao policial. Uma reflexo sobre os conceitos de moral e tica partem de: moral sendo um conjunto de normas sobre o certo e o errado, que est conectado vida pessoal do individuo; a tica sendo um sistema que expe essas normas apontando o que bom e o que mal. Vrios pontos de vista a respeito do que o bem, so expostos ressaltando que grande parte das pessoas em geral, usa da religio para viver moralmente, fundamentado por um sistema tico j definido, enquanto outras partes da populao, os evolucionistas, usam a cincia para explicar a bondade e a maldade. Anlise crtica O caso apresentado no inicio do capitulo, por si s j polmico, e dificilmente algum que possua um conjunto de valores morais, v discordar do autor, que brilhantemente questiona a posio do policial, que s agiu com honestidade porque obteria mais vantagens. A atitude desse individuo corrobora para o trecho do texto, onde o autor coloca que o bem e o mal, so diferentes de forma individual e universal. O que bom para um, no ser de fato bom para outros, ou sequer todos, e se voc consegue justificar como bom o seu ato, ento esse passa a ser moral, como aparentemente concluiu o policial. Em alguns dicionrios, tica conceituada como um conjunto de regras, mas toda regra necessariamente moral? O texto fala que para saber o que bom e o que mal, necessrio conhecer as opes, pesar prs e contras. Sendo assim, se certa atitude me faz bem, mas definida como ruim pela sociedade, eu estou no meu direito de quebr-la porque em minha mente eu consigo formular justificativas morais para tal? O trecho lido finaliza com a reflexo do autor, de que so necessrios muitos princpios para moldar a sociedade e a ns mesmos. E se o bem tico e o certo moral, como se pode definir? Para mim, moral viver em busca das coisas que lhe fazem bem, mas sem ferir o direito do outro.

You might also like