You are on page 1of 22

O ensino de lnguas estrangeiras e a sociedade

Francisco Carlos Fogaa


Universidade Estadual de Londrina - UEL

Telma Nunes Gimenez


Universidade Estadual de Londrina - UEL
Este trabalho tem por objetivo discutir a relao entre o ensino de lnguas estrangeiras e a sociedade, por meio de trs tendncias poltico-filosficas: a) educao como redeno, que v a prtica educacional como uma forma de redimir a sociedade de suas desigualdades; b) a viso reprodutivista, que v a educao como forma de reproduzir as condies de produo da sociedade, mantendo suas desigualdades; c) a tendncia transformadora, que entende que a educao tem um importante papel poltico e transformador a partir das necessidades e desejos das classes dominadas, buscando sua emancipao. Documentos oficiais como os Parmetros Curriculares Nacionais e as Orientaes Curriculares Nacionais foram analisados para identificao dessas tendncias. Os documentos revelaram traos das tendncias redentora e transformadora, configurando os embates deflagrados por uma sociedade marcada por excluso e diferentes interesses. This study aims at discussing the relationship between foreign language teaching and society through three political and philosophical approaches: a) education as the redemption of society, which sees it as a solution to all social inequalities; b) education as the as the reproduction of the social relations of production, which aims at keeping the status quo; c) a transformative approach to education, which attributes an important political and emancipatory role to education and takes into account the needs and ambitions of the dominated classes. This study analyzed some official documents issued by the Ministry of Education, which guide the educational process in this country, in the light of the three perspectives. The documents revealed traces of redemption and transformation as key elements in the learning/teaching of foreign languages, a result that translates the struggles of an unequal society.

Introduo Entender a relao entre educao e sociedade1 pode nos ajudar a entender o papel desempenhado pelo ensino de lnguas estrangeiras (LEs)
1

Sociedade aqui entendida como o conjunto de indivduos que compartilham objetivos comuns e se relacionam de modo interdependente.

162

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

ao longo das ltimas dcadas no contexto brasileiro. O processo educacional est repleto de conceitos, valores, e finalidades que lhe do sentido e direcionamento. O ensino de LEs, como parte do processo mais amplo da educao, est igualmente sujeito a esses valores, expressos de diversas formas, inclusive em documentos oficiais. Podemos entender, de forma geral, o papel da educao na sociedade por meio de trs tendncias poltico-filosficas, conforme postulado por Luckesi (1994): educao como redeno, educao como reproduo e educao como uma forma de transformao da sociedade. A primeira perspectiva v a educao como uma forma de redimir a sociedade de suas mazelas, desigualdades e injustias, ao tentar dar aos alunos uma formao tica, humanista e conteudista. A segunda v na educao uma forma de refletir as condies de produo da sociedade, com foco na preparao para o mercado de trabalho, cujo objetivo suprir as demandas desse mercado e da sociedade em geral. A terceira tendncia no v a educao nem como redentora e nem como reprodutora, mas como uma forma de transformar a sociedade, uma tendncia emancipatria que pretende formar alunos crticos e participativos. Longe de representar tendncias estanques, embora to diversas em relao a valores e objetivos, elas coexistem nos dias de hoje: em uma mesma instituio podemos ter mltiplas representaes do papel da educao e sua relao com a sociedade. Da mesma forma, documentos oficiais que procuram encapsular vises da sociedade a respeito dos valores que guiam o ensino de LEs expressam essas tendncias, muitas vezes de forma contraditria, ora reforando a perspectiva redentora que acaba naturalmente reproduzindo e mantendo o status quo ora a transformadora. Neste texto nos propomos a analisar os objetivos para o ensino de LEs em trs textos oficiais: os Parmetros Curriculares para o Ensino Fundamental (PCNEF, 1998), as Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio Lngua Estrangeira e as Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio Espanhol, luz das trs tendncias, ao mesmo tempo que analisamos o percurso histrico do ensino de LEs no Brasil. Justifica-se essa escolha em funo de serem esses os documentos em vigor para a educao bsica, embora j haja movimento para atualizao dos Parmetros no Ensino Fundamental.

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

163

Educao como Redeno A tendncia redentora v a educao como uma forma de estabelecer uma harmonia entre os membros da sociedade, integrando aqueles que estiverem margem. Nas palavras de Luckesi (1994, p. 38):
(...) a sociedade est naturalmente composta com todos os seus elementos; o que importa integrar em sua estrutura tanto os novos elementos (novas geraes), quanto os que, por qualquer motivo, se encontram sua margem. Importa, pois, manter e conservar a sociedade, integrando os indivduos no todo social.

A sociedade vista dessa forma concebida como harmoniosa; a marginalidade, que afeta alguns de seus membros, um desvio que precisa ser corrigido. A educao surge, ento, como um instrumento de correo dessas distores da sociedade, na tentativa de superar a marginalidade evitando sua desagregao, e, mais do que isso, garantindo a construo de uma sociedade igualitria (SAVIANI, 1986, p. 8). Essa viso pode ser considerada ingnua, ou no-crtica (SAVIANI, 1986), uma vez que considera a educao isenta de uma ao poltica, como se nenhum grupo social dela se beneficiasse para seus interesses prprios. A educao vista como uma instncia exterior e autnoma em relao sociedade, dando-lhe forma e garantindo a construo de um mundo mais justo. Saviani (1986) cita como exemplos dessa concepo redentora da educao: a pedagogia tradicional, a pedagogia nova e a pedagogia tecnicista. A essas trs concepes poderamos tambm juntar a perspectiva educacional do neoliberalismo, sobretudo a partir dos anos 80, que poderamos chamar de pedagogia neoliberal.
A pedagogia tradicional

A pedagogia tradicional data do incio do sculo XIX os enciclopedistas da Revoluo Francesa e v a educao como um direito de todos e um dever do Estado, consolidando uma sociedade burguesa emergente que busca vencer a barreira da ignorncia para superar a condio de opresso do regime poltico anterior, a monarquia. A marginalizao social a ser vencida pela educao se materializa, assim, na luta contra a ignorncia. No Brasil, conforme Franca (1952 apud LEFFA, 1999), durante o imprio colonial, o grego e o latim eram as disciplinas dominantes. As

164

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

demais (como Histria e Geografia) eram normalmente ensinadas utilizando-se as lnguas clssicas, em exerccios de traduo. Muito lentamente as LEs modernas foram adquirindo um status semelhante ao das lnguas clssicas: inicialmente com a chegada da famlia real em 1808, depois com a criao do Colgio D. Pedro II em 1837 e, finalmente, com a reforma de 1855. Chagas (1967) salienta que as lnguas modernas com maior prestgio no imprio eram o francs, o ingls e o alemo, de estudo obrigatrio; o italiano foi excludo em 1870, ressurgindo mais adiante em carter facultativo. Entre as lnguas clssicas, o grego e o latim eram obrigatrios. A partir de 1915 o grego foi retirado do currculo, e o latim passou a ocupar a metade (ou at dois teros) das horas destinadas ao estudo de lnguas. Durante a Repblica os idiomas vivos foram reduzidos a dois: francs e ingls, ou alemo, com uma mdia de trs anos letivos para cada um. A carga horria semanal destinada ao ensino de lnguas modernas no ensino bsico foi sendo aos poucos diluda pelas diversas reformas antes de 1931, tendo chegado a 47 horas em 1892, terminando com 17 horas obrigatrias em 1929, caracterizando um notrio desprestgio no ensino de lnguas. Segundo Chagas (1967), isso deveu-se, em grande parte, s deficincias de ordem didtica e ao liberalismo suicida que reduzia a escola secundria brasileira simples funo de diplomar estudantes presunosos e no raro analfabetos (p. 108). A escola ficou relegada funo burocrtica de aprovar e de fornecer diplomas, abstendo-se de sua funo primordial de ensinar e educar.
A Pedagogia Nova

A pedagogia nova surge no final do sculo XIX, mantendo de p a crena no poder da escola para corrigir as distores sociais no mais enfocando os ignorantes, mas agora os considerados anormais. O alvo dessa pedagogia so inicialmente os indivduos rejeitados socialmente, os que possuem deficincias neurofisiolgicas, dando origem a uma pedagogia que enfatiza as diferenas individuais e a necessidade de aceitarmos essas diferenas. A descoberta de que os seres humanos so essencialmente diferentes leva concluso de que educao ser vista como um instrumento de correo da marginalidade na medida em que contribuir para a constituio de uma sociedade cujos membros, no importam as diferenas de quaisquer tipos, se aceitem mutuamente e se respeitem na sua

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

165

individualidade especfica (SAVIANI, 1986, p. 12). Comparativamente pedagogia tradicional, h o deslocamento de alguns eixos: do intelecto para o sentimento, do lgico ao psicolgico, dos contedos para os processos pedaggicos (mtodos), do professor para o aluno, do aprender ao aprender a aprender. No Brasil, a reforma Francisco de Campos, de 1931, foi uma tentativa de resgatar a educao do declnio no qual se encontrava, propondo-se a democratizar a escola secundria. Extinguiu-se a freqncia livre, implantando-se o regime seriado obrigatrio com vistas a preparar o aluno para a universidade tambm por meio de cursos complementares de dois anos e a dar-lhe uma formao integral. O novo currculo procurou manter o equilbrio entre as cincias e as letras, entre o clssico e o moderno, entre o humanismo e a tcnica (CHAGAS, 1967, p. 109). Alm disso, a diminuio na carga horria para o ensino de latim representou um aumento para o ensino das demais lnguas estrangeiras. Nas palavras de Leffa (1999):
[e]m termos de contedo, foi dada mais nfase s lnguas modernas, no por um acrscimo em sua carga horria, mas pela diminuio da carga horria do latim. A grande mudana, porm, foi em termos de metodologia. Pela primeira vez introduzia-se oficialmente no Brasil o que tinha sido feito na Frana em 1901: instrues metodolgicas para o uso do mtodo direto, ou seja, o ensino da lngua atravs da prpria lngua.2

A implantao do mtodo direto ocorreu inicialmente no Colgio Pedro II, seguindo a tendncia da Escola Nova, que buscava encontrar uma metodologia centrada na motivao e no aluno. Essa metodologia enfatizava os seguintes pontos: a importncia de se ensinar a lngua estrangeira utilizando a prpria lngua; a seqncia ouvir, falar, ler e escrever; o uso de gravuras e objetos para a explicao de palavras desconhecidas, evitandose a traduo; a compreenso do aluno das regras gramaticais pelo uso, e no pela explicao de tais regras; leitura de autores indicados, e tambm de manuais, revistas, almanaques e impressos que possibilitassem ao aluno conhecer o idioma como ele utilizado no pas de origem. A Reforma Capanema, de 1942 (e as instrues que a seguiram), preocupou-se igualmente com a questo metodolgica. Recomendou-se a utilizao do mtodo direto nas escolas pblicas, mas indo alm de
2

Texto disponvel em: <http:// www.leffa.pro.br>. Acesso em: 15 Jul. 2006.

166

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

aspectos instrumentais. O prprio ministro Gustavo Capanema enfatizava que o ensino deveria propiciar ao aluno uma slida cultura geral, marcada pelo cultivo a um tempo das humanidades antigas e das humanidades modernas e, bem assim, de neles acentuar e elevar a conscincia patritica e a conscincia humanstica (apud CHAGAS, 1967, p. 115). A Reforma Capanema foi muito criticada por alguns educadores por suas caractersticas nacionalistas. Leffa (1999) ressalta que, no entanto, foi
(...) paradoxalmente, a reforma que deu mais importncia ao ensino das lnguas estrangeiras. Todos os alunos, desde o ginsio at o cientfico ou clssico, estudavam latim, francs, ingls e espanhol. Muitos terminavam o ensino mdio lendo os autores nos originais e, pelo que se pode perceber atravs de alguns depoimentos da poca, apreciando o que liam, desde as clogas de Virglio at os romances de Hemingway. Visto de uma perspectiva histrica, as dcadas de 40 e 50, sob a Reforma Capanema, foram os anos dourados das lnguas estrangeiras no Brasil.

A Pedagogia Tecnicista

A pedagogia tecnicista surge em meados do sculo XX, a partir dos pressupostos da neutralidade cientfica, inspirada na racionalidade tcnica, e busca tornar o processo educativo objetivo e operacional de modo semelhante ao trabalho fabril (SAVIANI, 1986). A educao, nessa perspectiva, cumpre seu papel redentor ao contribuir para a superao da marginalidade medida que forma cidados eficientes, que podem dar uma contribuio efetiva para a sociedade, aumentando a produtividade da economia. A marginalidade aqui vista como ineficincia e improdutividade, constituindo-se como uma ameaa ao sistema. O que importa nessa pedagogia o aprender a fazer. As dcadas de 60 e 70 no Brasil foram marcadas por uma poltica educacional que priorizava a formao, no ensino mdio, de especialistas capacitados para dirigir processos de produo ou utilizar as maquinarias envolvidas nesses processos. O ensino propunha uma profissionalizao compulsria, que tambm tinha como finalidade diminuir o ingresso de alunos no ensino superior. Por conta dessa orientao profissionalizante, as escolas diminuram a carga horria destinada LE, a no ser nos casos em que a terminalidade profissional envolvesse o estudo da LE, como na formao para tradutor e intrprete. Um parecer do Conselho Federal de Educao determinou

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

167

que a lngua estrangeira fosse dada por acrscimo, agravando ainda mais a situao das LEs nas escolas pblicas. Muitas escolas preferiram retirar a lngua estrangeira do 1 grau, passando a oferecer no mais do que uma hora por semana, em alguns casos somente por um ano letivo. Um grande nmero de alunos terminou o 1 e o 2 graus (sobretudo os de supletivo) sem nunca terem visto uma lngua estrangeira (LEFFA, 1999). Diversos institutos de lnguas nos anos 70 passaram a utilizar o mtodo udio-lingual, ou o audiovisual, uma metodologia semelhante ao mtodo direto, mas com o embasamento terico advindo do behaviorismo e de uma concepo estruturalista de lngua. Essa abordagem de ensino valoriza a lngua como forma de interao social, em situaes concretas, numa perspectiva instrumental. O mtodo udio-lingual, porm, chegou muito timidamente escola pblica, permanecendo mais restrito ao contexto das escolas particulares de ensino de idiomas. Alm da soluo para os problemas da educao advir da tcnica (traduzida pelo mtodo eficaz), a escolha da lngua estrangeira no currculo escolar tambm denotava a guinada do pas para o desenvolvimento industrial, com a introduo da lngua inglesa como LE majoritria nas escolas. O humanismo cedia lugar ao modelo de desenvolvimento econmico do ps-guerra.
A Pedagogia Neoliberal

Mais recentemente, como uma vertente a partir da pedagogia tecnicista, o neoliberalismo vem exercendo grande influncia nas polticas educacionais, em grande parte por meio de agncias internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetrio Internacional. Diversos autores (BIANCHETTI, 2005; SHIROMA et al., 2002; GISI, 2004; SILVA, 2004; PALMA FILHO, 2005), apontam a influncia de tais agncias, que mediante diagnsticos, anlises e propostas de ajustes econmicos, definem os rumos da educao na Amrica Latina, moldando uma nova ordem mundial globalizada. Tais ajustes incluem cortes em polticas sociais e educacionais: o Estado no pode intervir na economia, que deve utilizar a lgica do mercado em todas as instncias. Qualquer interveno vista como injusta, uma vez que tal lgica deve permear todas as relaes sociais, no apenas as econmicas (BIANCHETTI, 2005; FRIGOTTO, 2005). o mercado quem deve regular o capital e o trabalho, e considera a interveno do estado como

168

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

cerceadora dos princpios da individualidade e da liberdade, colocando as polticas sociais como as maiores responsveis pela crise econmica dos pases em desenvolvimento. O neoliberalismo uma retomada de princpios liberais surgidos na dcada de 40, como forma de combate ao iderio do Estado de Bem-estar e s teses keynesianas,3 principalmente no que se refere aos direitos sociais e s conquistas da classe trabalhadora. Com a crise e o colapso do socialismo nos anos 80, as idias neoliberais ganham fora, sobretudo com Reagan nos Estados Unidos e Margaret Tatcher na Inglaterra. As teses do Estado Mnimo desregulamentao, privatizao e total liberdade de mercado se espalham pelo mundo inteiro (FRIGOTTO, 2005). O neoliberalismo dissemina a idia de que no h alternativas viveis a esse modelo polticoeconmico, a no ser adaptar-se a seus princpios. Na economia competitiva, conforme Butler (1987 apud BIANCHETTI, 2005), somente uma mistura de habilidade e sorte individuais poder determinar a posio das pessoas na escala de rendas e riqueza. Os conceitos de justo e injusto no se aplicam nova ordem social neoliberal, uma vez que os resultados da dinmica da sociedade no so orientados para esse fim. Os resultados individuais e coletivos esto orientados pela sorte e pela deciso individual; a justia, conforme salienta Bianchetti (2005, p. 91), considerada uma forma de interveno externa na busca de uma igualdade de resultados, contrariando a concepo liberal que defende a idia de igualdade de oportunidades. As desigualdades sociais so atribudas sorte e no s condies estruturais da sociedade. Assim, justificam-se os cortes oramentrios para as polticas sociais e educacionais. O pensamento neoliberal v uma forma de compensao a essas desigualdades naturais apenas por meio de instituies de beneficncia e de caridade, ou das fundaes. Atualmente organizaes do terceiro setor podem estar cumprindo em parte essa funo.

John Maynard Keynes (1883-1946), economista ingls, era a favor da interveno do Estado na economia como forma de encontrar solues para o desemprego. Isso seria feito por meios democrticos sem que a economia capitalista fosse alterada fundamentalmente , mediante o aumento da produo, o que geraria uma oferta maior de emprego. Keynes entendia que era necessrio que o Estado orientasse o processo econmico, embora sem adquirir a propriedade dos meios de produo (LIMA FILHO, 2006).

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

169

A educao, na concepo neoliberal, tem o papel de preparar indivduos competentes e produtivos para esse mercado livre e competitivo. A noo de competncia surge em contraposio ao conceito de qualificao profissional, no contexto da crise do capital e de busca para sua superao, modificando as relaes entre capital e trabalho definindo formas diferentes de remunerao e de produo. Os trabalhadores tinham, historicamente, se organizado em sindicatos fortes a partir de suas qualificaes profissionais. O conceito de competncias, centrada no indivduo, dilui essa especificidade, rompendo a noo de classe e de sindicato, uma vez que cada indivduo passaria a negociar sua insero no mercado de trabalho (seu valor e suas condies) a partir de seu repertrio de competncias individuais. A escola passa a dar mais importncia s particularidades individuais, respondendo s novas exigncias da organizao do trabalho (CARVALHO, 2005). A pedagogia neoliberal estabelece um vnculo com a cidadania, mas uma cidadania baseada na livre expresso e na igualdade jurdica, que confunde sociedade civil com mercado, prefere ver excludos e no desiguais e objetiva a adequao funcional de todos lgica produtiva (CARVALHO, 2005, p. 13). H uma banalizao do conceito de cidadania, desprovido que est de qualquer conotao de participao poltica, uma cidadania que v apenas os direitos e deveres com relao ao estado e sociedade, mas no prev formas de participao poltica efetiva. Nas palavras de Gadotti (1997), a pedagogia neoliberal uma pedagogia da excluso justamente porque reduz o pedaggico ao estritamente pedaggico, buscando retirar da pedagogia a sua essncia poltica. No caso da lngua estrangeira, o discurso da globalizao passa a justificar, de modo mais contundente, as escolhas das lnguas nas escolas, sem que haja, necessariamente, mudanas na metodologia proposta. A lngua inglesa, como lngua franca, assume carter universalizante e se apresenta como requisito essencial no mercado de trabalho, que valoriza competncias. A TAB. 1, a seguir, traz um quadro sinttico das principais tendncias pedaggicas dentro da perspectiva da educao como redeno, mostrando como cada pedagogia v a marginalidade a ser combatida, para que a harmonia social seja estabelecida.

170

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

TABELA 1 Pedagogias e a Marginalidade


Marginalidade a ser combatida Pedagogia Ignorncia Tradicional A educao e o combate marginalidade Saber conteudista: aprender Professor/aluno

O professor o elemento organizador,decisivo e decisrio do processo educacional Valorizao da relao professoraluno; relao interpessoal e intersubjetiva Organizao racional dos meios; professor e aluno ocupam posio secundria,executores; valorizao de especialistas, neutros e imparciais; behaviorismo

Escola Nova Diferenas sociais, Insero social, anormalidades, valorizao do rejeio indivduo: aprender a aprender Pedagogia Tecnicista Ineficincia, improdutividade Formao de indivduos eficientes produtivos; nfase na qualificao profissional: aprender a fazer

Pedagogia Neoliberal

Ineficincia, improdutividade, incompetncia

Preparar indivduos Ensinar um ato exclusivamente competentes para pedaggico, apoltico; ensinar competir no mercado desenvolver competncias de trabalho e aptos para o mercado de consumo; nfase no indivduo e suas competncias

A educao como reproduo O primeiro grupo de teorias concebe a educao como uma forma de combater a marginalidade, que vista como um problema social, um desvio que precisa ser corrigido. A educao autnoma em relao sociedade estaria capacitada a torn-la melhor, corrigindo as injustias e promovendo a equalizao social. So teorias que consideram apenas a ao da educao sobre sociedade e desconhecem os condicionantes sociais no processo educacional (SAVIANI, 1986). A educao como reproduo, ao contrrio do primeiro grupo, entende o fenmeno educativo a partir de sua interdependncia em relao sociedade, uma instncia dentro da sociedade que reproduz o modelo vigente, perpetuando-o: a educao um elemento da prpria sociedade, determinada pelos seus condicionantes sociais, polticos e econmicos

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

171

(LUCKESI, 1994). Essa viso, de acordo com Saviani (1986) crtica medida que considera esses determinantes no processo educacional, mas de um ponto de vista pessimista, porque no v uma sada para tal determinismo. como se a educao estivesse fadada a simplesmente reproduzir a sociedade de classes e o modo de produo capitalista. Tais teorias no tm uma proposta pedaggica; apenas analisam o fenmeno educativo, entendendo-o como uma forma de reproduo dos prprios fatores que a condicionam. De acordo com Saviani (1986, p. 20), algumas das teorias que se incluem nessa tendncia so: a) a teoria do sistema de ensino enquanto violncia simblica; b) a teoria da escola como AIE (Aparelho Ideolgico do Estado); c) a teoria da escola dualista. Apenas para ilustrar essa tendncia, abordaremos a teoria que trata a escola como um aparelho ideolgico do Estado, conforme postulado por Althusser (2001). O autor analisa a reproduo das foras produtivas e das relaes de produo, fazendo uma distino entre os Aparelhos Repressivos do Estado nos quais se incluem o governo, o exrcito, a polcia, as prises, etc. e os Aparelhos Ideolgicos de Estado (AIE). Estes ltimos incluem a igreja, as escolas pblicas e privadas, a famlia, o sistema poltico, a mdia, a cultura e o sistema jurdico. Enquanto os Aparelhos Repressivos funcionam principalmente pela violncia, os AIE funcionam, sobretudo, pela ideologia (materializada nos aparelhos). A Escola, como um eficiente AIE, inculca nas crianas de todas as camadas da sociedade os saberes prticos necessrios para a reproduo das relaes de produo determinados pela ideologia dominante. Nas palavras de Althusser,
(...) a escola (mas tambm outras instituies do Estado, como a Igreja e outros aparelhos como o Exrcito) ensina o know-how, mas sob formas que asseguram a submisso ideologia dominante ou o domnio de sua prtica (ALTHUSSER, 2001, p. 58).

A escola, segundo Althusser, (op. cit.) ensina um conhecimento que pode ser diretamente utilizvel em diferentes postos da produo, uma instruo para os operrios, uma outra para os tcnicos, uma terceira para os engenheiros, uma ltima para os quadros superiores, etc. (p. 58). Alm dessas tcnicas e conhecimentos, aprende-se na escola as regras de bom comportamento, isto ,

172

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

[a]s convenincias que devem ser observadas por todo agente da diviso do trabalho conforme o posto que ele esteja destinado a ocupar; as regras de moral e de conscincia cvica e profissional, o que na realidade so regras de respeito diviso social-tcnica do trabalho e, em definitivo, regras de ordem estabelecida pela dominao de classe. Aprende-se tambm a falar bem o idioma, a redigir bem, o que na verdade significa (para os futuros capitalistas e seus servidores) saber dar ordens, isto , (soluo ideal) dirigir-se adequadamente aos operrios, etc. (ALTHUSSER, 2001, p. 58).

Althusser, (op. cit.) entende que no ocorre somente a reproduo da qualificao da fora de trabalho mas tambm a reproduo da submisso dos futuros operrios ideologia dominante por parte dos agentes da explorao e represso (p. 58). O predomnio da classe dominante assegurado tambm pelo discurso. Para muitos, ainda hoje o professor de lnguas, sobretudo o de ingls (por se tratar de uma lngua hegemnica), visto como algum que representa o colonizador em sala de aula. O professor, mentalmente colonizado, agiria como o vrus de computador chamado de Cavalo de Tria, invadindo as mquinas (as mentes dos alunos) para abrir caminho aos reais invasores, os hackers colonizadores (LEFFA, 2005). Contudo, a conscientizao de que a lngua inglesa hoje em dia uma lngua franca, e vista no mais como a lngua do colonizador somente, traz importantes mudanas na prtica de sala de aula: a cultura do outro no mais vista como a cultura a ser ensinada (e assimilada), mas no encontro com o outro que nos vemos e construmos nossas prprias identidades (GIMENEZ, 2005). Essa percepo faz cair por terra tambm a idia de que o modelo de LE a ser ensinado o do falante nativo, j que todas as variantes lingsticas so igualmente vlidas. A Educao como Transformao da Sociedade Enquanto as teorias da tendncia redentora pretendem resolver o problema da marginalidade de forma ingnua, sem nenhum xito, as teorias crtico-reprodutivistas procuram explicar a razo de tal fracasso (SAVIANI, 1986). De fato, estas teorias entendem que a educao existe para reproduzir as relaes de produo da sociedade capitalista, entre dominados e exploradores. A primeira viso ingnua, e a segunda pessimista. Conforme Saviani:

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

173

[e]m ambos os casos, a Histria sacrificada. No primeiro caso, sacrificase a Histria na idia em cuja harmonia se pretende anular as contradies do real. No segundo caso, a Histria sacrificada na reificao da estrutura social em que as contradies ficam aprisionadas (SAVIANI, 1986, p. 35).

Uma teoria crtica, transformadora, deveria ser formulada do ponto de vista dos interesses dos dominados, j que a classe dominante pretende apenas acionar mecanismos de adaptao que evitem a transformao (SAVIANI, 1986). A educao deve, nessa concepo, entender a escola como um instrumento que contribua para a superao da marginalidade, mas sem cair nas armadilhas colocadas pelos interesses dominantes, que no aceitam a transformao. Para Saviani:
(...) o caminho repleto de armadilhas, j que os mecanismos de adaptao acionados periodicamente a partir dos interesses dominantes podem ser confundidos com os anseios da classe dominada. Para evitar esse risco, necessrio avanar no sentido de captar a natureza especfica da educao que nos levar compreenso das complexas mediaes pelas quais se d sua insero contraditria na sociedade capitalista (SAVIANI, 1986, p. 36).

No contexto do ensino de lnguas estrangeiras, esses mecanismos de adaptao, de que nos fala Saviani, se dariam por meio de discursos globalizantes, em sua maioria construdos em ingls, fortemente influenciados pelo capitalismo norte-americano. A mdia como a televiso e a internet cumpre o papel de disseminar tais discursos, reproduzindo e reforando as relaes de produo do mundo capitalista. No entanto, alguns autores acreditam na fora da transformao que pode advir do ensino da lngua estrangeira. Para Moita Lopes (2003) e Leffa (2005) o professor de LEs tem um importante papel poltico. Professores e alunos precisam entender o mundo em que vivem, em seus aspectos polticos, sociais, econmicos e tecnolgicos, para poder participar de uma educao transformadora. Segundo Moita Lopes (2003, p. 31), no se pode transformar o que no se entende bem, acrescentando que sem a compreenso do que se vive, no h poltica. O ensino de lnguas, e, portanto, o professor de LE, est no centro da vida contempornea, dada a importncia que a linguagem tem na vida social. Moita Lopes (2003) salienta que h o perigo do discurso nico, global, que atravessa o mundo em tempo real, tornando as massas mais facilmente manipulveis (p. 35). O discurso da lgica neoliberal, do capitalismo

174

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

global, transforma tudo em produtos a serem consumidos incluindo a prpria educao , dando-nos a falsa impresso de que todos podem participar desse grande bazar que se tornou a vida contempornea (p. 36), mas que na verdade beneficia apenas uma pequena parte da populao mundial. Alm disso, os discursos moldam nossas identidades sociais e determinam formas de participao poltica. O professor de lnguas, nesse contexto, pode mediar a compreenso de como os discursos circulam nas prticas sociais, contribuindo para a desconstruo de discursos nicos, globais, e colaborando para a reconstruo de prticas sociais fundamentadas em princpios ticos. Os documentos oficiais e as tendncias da educao Os textos produzidos pelo MEC para orientar o trabalho de professores representam vises sobre o papel da lngua estrangeira na sociedade brasileira. Para a anlise a que nos propusemos, selecionamos, sobretudo, excertos que tinham relao direta com a especificao de objetivos, uma vez que so eles que apontam mais claramente os propsitos que se pretende alcanar com o ensino de lnguas estrangeiras. Os objetivos expressos nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNEF - Brasil, 1998) para o ensino de lngua estrangeira, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, acompanhando a tendncia da globalizao e do conceito de cidadania global, ressaltam a importncia da integrao do indivduo no mundo, conhecendo diferentes culturas. Aqui a idia redimir o mundo todo, no mais as sociedades locais, de suas mazelas. Aprender uma LE uma forma de fazer parte do mundo, de ser um cidado global, com direitos e deveres para com essa sociedade plural e mundial. Tais objetivos so orientados pelos seguintes focos: o mundo multilnge e multicultural em que o aluno vive; a compreenso global (escrita e oral); e o empenho na negociao do significado e no na correo. Os objetivos a seguir, extrados dos PCNEF (1998) de Lngua Estrangeira, ilustram essa viso:
[v]ivenciar uma experincia de comunicao humana, pelo uso de uma lngua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir e as vises de seu prprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu prprio papel como cidado de seu pas e do mundo ( p. 67);

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

175

[r]econhecer que o aprendizado de uma ou mais lnguas lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construdos em outras partes do mundo (p. 67); [i]dentificar no universo que o cerca, as lnguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicao, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilnge e compreendendo o papel hegemnico que algumas lnguas desempenham em determinado momento histrico (p. 66).

O ltimo objetivo citado menciona o papel hegemnico das lnguas estrangeiras em determinado momento histrico. Seria entendido como um objetivo que desenvolve a conscincia crtica do aluno, medida que poderia questionar as relaes de poder entre os pases e as desigualdades na qualidade de vida de alguns grupos sociais em relao a outros, investigando as causas e as conseqncias de tal hegemonia. Contudo, ao restringir a compreenso como objetivo, deixa de explorar as possibilidades de transformao a partir do questionamento da ordem vigente. Os Temas Transversais (BRASIL, 1998), que complementam os PCNEF (BRASIL, 1998), propem uma educao para a cidadania por meio de questes sociais para a reflexo dos alunos, temas que podem ser contextualizados e priorizados conforme as diferentes realidades locais e regionais. O documento aprofunda o debate sobre a questo da cidadania, relacionada com a discusso sobre o significado e o contedo da democracia, sobre perspectivas e possibilidades de construo de uma sociedade democrtica (p. 20). A noo de cidadania trazida pelos Temas Transversais amplia a compreenso do cidado como portador de direitos e deveres para algum que produz tais direitos e cria condies para a possibilidade de participao da gesto pblica. O documento aponta para a necessidade de transformao da sociedade em suas dimenses econmica, poltica e cultural, elegendo para isso os seguintes princpios: dignidade da pessoa humana; igualdade de direitos; participao (cidadania ativa) e co-responsabilidade pela vida social. Os temas sugeridos so a tica, a pluralidade cultural, o meio ambiente, a sade, a orientao sexual, e o trabalho e consumo. As novas Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio Lngua Estrangeira (OCEM LE) aprofundam as discusses em torno da questo da cidadania e do papel educacional das lnguas estrangeiras na escola pblica, da incluso e da excluso, do global e do local uma reflexo

176

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

sobre o aprendizado de LEs numa sociedade globalizada. A proposta pretende aproveitar as contribuies trazidas pelos PCNs (1998), sobretudo os Temas Transversais, partindo do princpio de que seria incoerente abandonar por completo o conhecimento anterior dos leitores deste documento, substituindo-o pelo novo(p. 110). As OCEM-LE reconhecem o papel educacional da lngua estrangeira e propem o letramento crtico como suporte terico para a incluso social. Para os autores do documento, a excluso est implcita em concepes de lngua e cultura como totalidades abstratas, fixas, estveis e homogneas (p. 96). Ao salientar que o valor educacional da aprendizagem de uma lngua estrangeira vai muito alm de meramente capacitar o aprendiz a usar uma determinada lngua estrangeira para fins comunicativos (p. 86), a proposta do documento que o ensino de lngua estrangeira trabalhe a favor da incluso. Embora reconhecendo que vrios fatores concorrem para a excluso, admite que essa incluso poder ser por meio do ensino de lnguas estrangeiras por si mesmo, atendendo a objetivos lingsticos e instrumentais. No entanto, prosseguem os autores na argumentao de que outros objetivos (culturais e educacionais) podero contribuir de modo valioso, porque propem trabalhar no mbito da formao de indivduos, de cidados se focalizar um aspecto j mencionado anteriormente: o de trabalhar em prol de uma alfabetizao dos alunos (indivduos, cidados) (SOARES, 2004), condizente com as necessidades da sociedade (grifo nosso), porque interpelada por uma histria e uma cultura em constante construo e reconstruo (p. 97). Observe-se que essa proposta, apesar de salientar aspectos de desigualdades sociais pelo paradigma da incluso/excluso, no nega a instrumentalizao lingstica acrescenta-lhe valores educacionais e culturais em sintonia com as necessidades da sociedade. Ao no problematizar os conflitos inerentes s sociedades marcadas por profundas desigualdades e focalizar o problema como sendo de conscincia crtica sobre heterogeneidade discursiva e diversidade sociocultural, as OCEM LE parecem se alinhar paradoxalmente com as tendncias redentora e transformadora. O documento preconiza que a transformao social pode ser operada a partir de um ensino que desperte a conscincia crtica para as diferentes vises de mundo expressas na e pela linguagem, mas admite

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

177

que um bom aprendizado da lngua para uso em situaes de comunicao tambm pode proporcionar a incluso social. Outra postura adotada no documento dedicado ao Espanhol. As Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio, Conhecimento de Espanhol (OCEM-CE), trazem uma perspectiva que enfatiza aspectos educacionais do ensino de lnguas, entendendo que que a funo maior de uma lngua estrangeira no contexto escolar a de contribuir para a formao do cidado (p. 146). A orientaes acrescentam ainda que a proposta considera
o papel educativo que pode ou deve ter o ensino de lnguas, em especial do Espanhol, na formao do estudante, naquilo que este lhe proporciona em termos de incluso social e tnica, na constituio de sua cidadania (OCEM-CE, p. 129).

O documento no traz, contudo, um elenco de objetivos educacionais explcitos a serem atingidos com o ensino de espanhol no ensino mdio, sendo genrico em relao a eles. Alguns deles podem ser inferidos, mas no so claramente expressos em termos de objetivos. Traz, por outro lado, longas consideraes sobre qual variante da lngua espanhola deve ser ensinada, e aponta para a necessidade de substituirmos o discurso hegemnico pela pluralidade lingstica e cultural do universo hispanofalante (OCEM-EC, p. 134). As OCEM-CE no pretendem apresentar uma proposta metodolgica especfica, atividades e seqncias de contedos, mas, acima de tudo, proporcionar algumas reflexes de carter terico-prtico que nos levem a compreender um pouco mais os conflitos inerentes educao, ao ato de ensinar, cultura que consolida a profisso de professor (p. 129). Por um lado, ao mesmo tempo em que as OCEM-CE advogam que o ensino de LEs deva ocupar um papel diferenciado na construo coletiva do conhecimento e na formao do cidado (p. 131), reiterando os objetivos da Carta de Pelotas (segundo os quais o ensino de LEs no deve atender apenas a objetivos instrumentais), por outro lado, propem o desenvolvimento de competncias e habilidades, a saber: competncia (inter)pluricultural; competncia comunicativa; compreenso oral; produo oral; compreenso leitora; e produo escrita. O enfoque educacional proposto nos parece instrumental, embora o documento afirme que o foco do ensino no pode estar, ao menos de modo exclusivo e predominante, na preparao para o trabalho ou para a superao de provas seletivas, como o vestibular (p.147).

178

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

No podemos afirmar, assim, que as OCEM-CE tenham de fato um carter transformador na perspectiva de Saviani (1986). Trazem uma perspectiva educacional que oscila entre a pedagogia neoliberal, voltada para o desenvolvimento de competncias (e tambm para o mercado de trabalho), e uma perspectiva humanista, redentora, que busca a insero do aluno cidado num mundo multicultural, no chegando realmente a problematizar as grandes desigualdades que marcam nossa sociedade. Desse modo, possvel dizer que h traos das tendncias de redeno e transformao nos documentos oficiais analisados, o que evidencia que essas tendncias no so vistas como excludentes. Se, por um lado, o aprendizado bem-sucedido de uma lngua estrangeira pode levar incluso em esferas de comunicao antes no possibilitadas pelo monolinguismo; por outro lado, esse aprendizado no traz necessariamente a semente da transformao. Consideraes Finais Como vimos, ao longo deste trabalho, a educao e sua relao com a sociedade pode ser entendida por meio de trs tendncias: a educao como redeno, aqui analisada na pedagogia tradicional, na escola nova, na pedagogia tecnicista e na pedagogia neoliberal; a educao como reproduo das estruturas e das relaes de produo da sociedade; e a educao como transformao da sociedade. A primeira v a educao como independente da sociedade e busca vrias formas de resolver o problema da marginalidade com uma expectativa otimista, porm ingnua, que Saviani (1986) chama de no-crtica. Os tericos da tendncia crticoreprodutivista concebem a educao como parte da sociedade e consideram os fatores econmicos, polticos, histricos e sociais como parte integrante do processo educacional; contudo, no apresentam nenhuma proposta pedaggica e tm uma postura pessimista, j que entendem que a escola est fadada a reproduzir as relaes de produo da sociedade. A terceira tendncia v a educao e sociedade de forma integrada, buscando tambm a superao do problema da marginalidade, porm do ponto de vista das classes menos favorecidas, dominadas poltica e economicamente. Desde o tempo em que estvamos sob o jugo portugus, o ensino de lnguas estrangeiras no Brasil vem passando por transformaes. De uma poca em que servia a uma classe dominante (que precisava estudar no exterior ou circular pelos sales europeus com desenvoltura) at chegar

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

179

aos nossos dias, em que seu aprendizado tem sido freqentemente equacionado com a lngua inglesa, foram muitas as mudanas sociais. Durante o Imprio e mesmo durante o incio da Repblica, aprender lngua estrangeira era algo reservado minoria. As lnguas clssicas e europias modernas eram privilegiadas em um currculo voltado para o desenvolvimento cultural e humanstico. Com o processo de industrializao do pas e a democratizao da escola, os objetivos de aprendizado da lngua estrangeira voltaram-se para questes mais instrumentais. A sociedade passou a valorizar seu aprendizado como forma de aumentar o capital simblico no mercado de trabalho. A legislao, contudo, no acompanhou esses desenvolvimentos e previa que a comunidade escolar deveria escolher qual lngua estrangeira ensinar. O francs deu lugar ao ingls na dcada de 70, acompanhando a tendncia do pas em alinhar-se culturalmente aos Estados Unidos no ps-guerra. Comeava a se desatrelar o ensino da lngua estrangeira a uma funo de enriquecimento cultural e iniciava-se um processo de crescente interesse em tornar seu aprendizado mais imediato e voltado para situaes de comunicao especficas, em funo das demandas trazidas pelos processos de internacionalizao da economia. Florescem as escolas de lnguas particulares diante do fracasso da escola regular em cumprir esses objetivos. A tendncia atual no ensino de LEs a de problematizar com os alunos questes de relevncia social, de forma a desconstruir discursos hegemnicos, globalizantes, e de propiciar o desenvolvimento de uma conscincia crtica que permita uma maior participao social e poltica. Os professores de LEs, conforme Leffa (2005) e Moita Lopes (2003), tm um importante papel poltico nas escolas, medida que so mediadores do processo construo de sentidos pelos alunos e de questionamento desses discursos hegemnicos em sua maioria produzidos em lngua inglesa que circulam em tempo real pelo mundo todo, devido ao grande desenvolvimento tecnolgico dos ltimos anos. Para tentar resolver essas questes, as autoridades educacionais a cada dcada divulgam orientaes curriculares sem que, contudo, os professores consigam conciliar os objetivos ali expressos com a realidade da sala de aula. O conflito dos diferentes papis que a lngua estrangeira tem na sociedade se revela at mesmo em uma nica fonte, que so os documentos oficiais. Quando levados para a sala de aula, mesclam-se com os objetivos dos prprios alunos, que podem ter outras vises sobre esses papis.

180

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

Amplia-se o conflito medida que diversos interesses so representados por diferentes grupos sociais, ampliando a multiplicidade de perspectivas sobre a relao entre o aprendizado de uma lngua estrangeira e a sociedade. Analisar parmetros ou orientaes curriculares sob esse prisma nos permite vislumbrar, de modo mais claro, esses embates. Bibliografia
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideolgicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideolgicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 2001. BIANCHETTI, R. G. Modelo Neoliberal e Polticas Educacionais. 4. ed. So Paulo: Cortez Editora, 2005. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino do ensino fundamental: lngua estrangeira/Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. ______. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentao dos temas transversais /Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. ______. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros curriculares nacionais: ensino mdio. Braslia: MEC/SEMTEC, 1998. BUTLER, E. Hakey: as idias polticas e econmicas de nosso tempo. Rio de Janeiro: Nrdica, 1987. Apud BIANCHETTI, R. G. Modelo Neoliberal e Polticas Educacionais. 4. ed. So Paulo: Cortez Editora, 2005. CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. In: Applied Linguistics, 1(1), 1980. CHAGAS, R. V. C. Didtica especial de lnguas modernas. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967. CARVALHO, C. O trabalho educativo no contexto das reformas do ensino mdio na dcada de 1990. CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAO E TRABALHO: REPRESENTAES SOCIAIS, COMPETNCIAS E TRAJETRIAS PROFISSIONAIS. Anais... Aveiro, Portugal, 2005, v. 1, p.35-58.

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

181

CHOMSKY, N. Aspectos da Teoria da Sintaxe. In: SAUSSURE, F.; JAKOBSON, R.; HJELMSLEV, L. T.; CHOMSKY, N. Textos Selecionados / Coleo Os Pensadores. 3. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1985. FERREIRA, N. S. C. Polticas de ensino e polticas de formao: compromissos da gesto da educao. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L.; JUNQUEIRA, J. P. (Org.). Conhecimento Local e conhecimento universal. Curitiba: Champagnat, 2004. v. 4, p. 257-268. FRANCA, Leonel. O mtodo pedaggico dos jesutas. Rio de Janeiro: Agir, 1952. Apud LEFFA, V. J. O ensino de lnguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999. FRIGOTTO, G. Prefcio. In: BIANCHETTI, R. G. Modelo Neoliberal e Polticas Educacionais. 4. ed. So Paulo: Cortez Editora, 2005. GADOTTI, M. LIES DE FREIRE. Rev. Fac. Educ. [online]. Jan./Dec. 1997, v.23, n.1-2. Disponvel em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010225551997000100002&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 13 Jul. 2006. GIMENEZ, T. Lnguas Estrangeiras Modernas - Questes para Debate. In: Diretrizes Curriculares da Educao Fundamental da Rede de Educao Bsica do Estado do Paran. Curitiba: Secretaria do Estado do Paran, 2005. p. 168-173. GISI, M. L. Acesso e permanncia na educao superior: as polticas educacionais em questo. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L.; JUNQUEIRA, J. P. (Org.). Conhecimento Local e conhecimento universal. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 257-268. LEFFA, V. J. O ensino de lnguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999. ______. O professor de lnguas estrangeiras: do corpo mole ao corpo dcil. In: FREIRE, M. M.; ABRAHO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F. (Org.). Lingstica Aplicada e contemporaneidade. So Paulo: ALAB/Pontes, 2005. p. 203-218. LIMA FILHO, F. das C. O Estado Social: modelo espanhol e modelo brasileiro. Revista O Trabalho, Curitiba, ano 24, p. 3094, jan. 2006. HYMES, D. On Communicative Competence. In: PRIDE, J. B.; HOMES, J. (Org.). Sociolinguistics. Harmondsworth: Penguin, 1972. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educao. So Paulo: Cortez. 1994.

182

Rev. Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, n. 1, 2007

MOITA LOPES, L. P. de. A nova ordem mundial, os parmetros curriculares nacionais e o ensino de ingls no Brasil: a base intelectual para uma ao poltica. In: BARBARA, L.; RAMOS, R. C. G. (Org.). Reflexo e Aes no Ensinoaprendizagem de Lnguas. So Paulo: Mercado de Letras, 2003. p. 29-57. PALMA FILHO, J. C. A Poltica nacional de formao de professores. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Trajetrias e perspectivas da formao de educadores. So Paulo: Editora UNESP, 2005. SAVIANI, D. Escola e Democracia. So Paulo: Cortez Editora, 1986. SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de. Poltica Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. SILVA, W. C. da. Formao de Professores para a educao bsica na universidade e as polticas neoliberais. In: LINHARES, C. F. S. (Org.). Formao continuada de professores: comunidade cientfica e potica uma busca de So Lus do Maranho. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 113-132. SOARES, M. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica, 2004.

You might also like