You are on page 1of 51

GUIA DE REFERNCIA PARA ESTDIOS

O trabalho a seguir baseado no livro STADIA Um guia de design e desenvolvimento, com consulta a algumas outras fontes devidamente indicadas no texto. Traduzido por Joo Henrique Areias e Alia Maass Reis. (JOHN, Geraint; SHEARD, Rod; VICKERY, Bem. STADIA A design and development guide. 4 ed. UK: Architectural Press, 2007. 306 p. ISBN 075-066844-6)

GUIA DE REFERNCIA PARA ESTDIOS 1. Estdio como uma tipologia de edifcio a. Arena e shopping center Este dever ser um dos mais importantes espaos de entretenimento e comercial da Regio dos Lagos, indito no Rio de Janeiro e no Brasil, gerando ateno natural da mdia e da populao. Portanto, ateno especial deve ser dada sua arquitetura para criar um ambiente agradvel com conforto e segurana. b. Convergncias e divergncias A principio vemos algumas divergncias, como uso de estacionamento e entrada na arena nos horrios em que shopping estiver funcionando, que devem ser discutidas com cuidado. Por outro lado vemos atividades convergentes, como o uso da arena pelos shopping e/ou lojistas como uma grande praa de eventos, salas para reunies, seminrios e congressos, etc. O campo pode ser utilizado para atividades recreativas e esportivas, onde as mes podero deixar os filhos e irem s compras. c. Requerimentos atuais O estdio-arena moderno tem como fatores crticos de sucesso o conforto, segurana e ambincia. Dever alm disso abrigar um calendrio de eventos esportivos, culturais, sociais, educacionais, religiosos, polticos dando-lhe o carter de multiuso. Todos estes requerimentos devero ser cuidadosamente planejados para que a arena seja auto-sustentvel financeiramente e que retorne e remunere o investimento realizado. 2. O futuro a. A importncia do estdio As arenas so obras arquitetnicas que podem marcar e at mesmo remodelar a urbanizao de uma cidade (exemplo Coliseu em Roma, maracan no Rio). Elas atraem o turismo de negcios e lazer, proporcionam entretenimento para a populao, visibilidade para o municpio gerando ganhos econmicos e sociais para sua populao. Da o envolvimento dos rgos governamentais serem importantes, para criar boas condies de acesso e toda a infraestrutura necessria para seu funcionamento. A prefeitura dever ser uma parceira importante na atrao de eventos para a arena, patrocinando e apoiando eventos com servios como transporte, policiamento e outros. b. Economia Estudos demonstram que a atrao de eventos gera benefcios econmicos e sociais, contribuindo para a gerao de empregos diretos e indiretos, fazendo com que as cidades disputem

acirradamente a sua realizao. Nos EUA, a maioria das cidades tem comits pblicos-privados constitudos com esta finalidade. c. Tecnologia O uso de tecnologia audiovisual, circuito fechado de tv, conexes wireless para a Internet, facilidades para a televiso e rdio, controles administrativo-operacionais e controles de fluxo de pblico, so fatores fundamentais para o uso da arena moderna. d. Ergonomia e o ambiente Assentos confortveis para os espectadores, como cadeiras com braos, banheiros e bares bem acabados so outros requisitos importante para termos um ambiente agradvel para o individuo e para a famlia. 3. Plano Mestre a. A necessidade de um plano mestre Precisamos de um plano mestre ou projeto bsico, onde todas as fases da construo estejam detalhadas para reviso dos players de investidores aos patrocinadores, promotores de eventos, etc., para que a arena se adeqe s necessidades de nossos futuros clientes. b. Orientao posio em relao sol. O campo de jogo deve ter a orientao que atenda a realizao dos diversos eventos que ali se realizaro e devero orientar o plano mestre. O posicionamento em relao ao sol dever considerar os goleiros no caso dos jogos de futebol, camarotes e cadeiras especiais, de forma a evitar a luz direta em sua direo. c. Zonas de Segurana e Evacuao Para efeito de segurana, em caso de emergncias e evacuao ordenada e rpida do pblico, devemos considerar 5 zonas que inclui desde o campo de jogo at a parte externa da arena: Zona 1 rea em que o evento se realiza (campo de jogo/sales) Zona 2 Cadeiras dos espectadores. Zona 3 Corredores de circulao dentro da arena Zona 4 Corredores de circulao fora da arena (entrada com ingresso) Zona 5 rea externa da arena (estacionamento, rua, praa, shopping, etc)

Estas zonas e reas de escape devem ser cuidadosamente discutidas, inclusive com rgos pblicos de segurana (PM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil). d. Sobreposio e flexibilidade A variedade de eventos faz com que o estdio tenha de se transformar para atender s necessidades especificas. Por exemplo,

num show que pode acomodar at 30 mil pessoas (10.000 nas cadeiras que j tm infra-estrutura adequada de banheiros, bares e outras facilidades) ser necessrio colocar banheiros e bares provisrios. Em volta do campo, entre a linha lateral e o inicio das cadeiras, podero ser colocados pontos de energia, hidrulicos e esgoto. e. Segurana contra vandalismo/terrorismo No mundo todo esta uma preocupao. A previso de facilidades para revista de veculos e pessoas, inclusive com acessos inteligentes (raio-x parecidos com os de aeroportos) devem ser considerados e analisados. f. Concluso Embora o shopping seja a base do projeto, gostaramos de discutir exaustivamente com os arquitetos o projeto bsico da arena, envolvendo os rgos citados e profissionais que possam contribuir nesta fase do projeto. 4. Plano Externo a. Local A localizao da arena excelente por estar no centro de Cabo Frio facilitando o acesso do pblico. Por outro lado, fundamental o planejamento do trnsito e segurana para a comunidade em torno da arena. b. Transporte Deveremos investigar in loco e conversar com as autoridades locais que tipos de transporte pblico ser disponibilizado para o pblico nos dias de evento, bem como vias de acesso, devendo considerar, desde j, o uso de ciclovias e incentivo caminhada devido s boas condies climticas da regio. A cidade pode inovar nesta rea com o firme envolvimento das autoridades nesta questo. Dependendo da negociao, entre a arena e o shopping por vagas no estacionamento, teramos de avaliar um outro local para os que chegam em automveis e criar um transporte especifico para os eventos. c. Proviso de estacionamento O nmero de vagas depender do plano de acesso ao estdio citado no item anterior. No entanto um nmero de vagas, para atender a patrocinadores, camarotes e servios dever ser alocado e esto detalhados a seguir. Para efeitos de clculo, pode-se considerar uma vaga para cada 10 a 15 espectadores. Ou seja o nmero de vagas ideal para a arena poderia chegar at 2.000 vagas para automveis em eventos com 30.000 pessoas, o que definitivamente no possvel por diversas razes. Para nibus, o clculo seria de 240 espectadores por nibus, ou seja, 125 vagas para um evento de 30.000 pessoas.

Motos e bicicletas Deficientes fsicos Jogadores e artistas rbitros Imprensa Entregas (transportadoras) e Servios (Corpo de bombeiros, PM, etc.).

Rotas de Pedestres, podero ser planejadas, com bom calamento, iluminao, paisagismo, sinalizao e com um mximo de 1,5 km (ideal no mais de 500m). A partir da devero estar previstos outros tipos de transporte. Nestas rotas de pedestres, podemos planejar a implantao de quiosques licenciados pela prefeitura que podem ser explorados pelos nossos concessionrios, evitando os ambulantes no autorizados. um desafio, mas seria um grande salto de qualidade. d. Exterior da arena (paisagismo) Embora a arena ser praticamente circundada pelo shopping a presena do verde torna o ambiente mais agradvel. Mais um tem que pode ser discutido e patrocinado pelas autoridades pblicas ou mesmo pela iniciativa privada. 5. Forma e Estrutura a. O estdio como uma obra de arquitetura O ideal seria que a arena proporcionasse ao pblico a mesma sensao de ida a um teatro ou cinema. A freqncia de um pblico com poder aquisitivo, da famlia, o que influenciar diretamente nas suas finanas, depender do ambiente que proporcionarmos. b. Estrutura e Forma impossvel estabelecer regras de design que garantiro uma boa arquitetura da arena. Mas os problemas inerentes circulao de muitas pessoas, como o impacto na entorno da arena, estacionamento, inflexibilidade dos elementos (cadeiras, escadas, rampas, portes de entradas, bilheterias, etc) e acabamentos prova de vandalismos (banheiros, assentos, etc.) so alguns dos fatores a serem levados em conta. Embora a idia seja de utilizao intensa, teremos dias de ociosidade que tambm requerem ateno. Visitar casas de shows (aqui no Rio), estdios (Volta Redonda, Atltico PR em Curitiba e, se possvel, dois ou trs nos Estados Unidos) alm de espaos para eventos seria importante. c. Materiais teto e fachada O ideal que teto e fachada tenham equilbrio e harmonia nas formas para no competirem entre si tentando refletir o urbanismo e/ou caractersticas da cidade. Outro ponto a considerar a ventilao interna da arena, assunto mais detalhado no capitulo sobre DESIGN AUTOSUSTENTVEL mais a frente.

d. Acessos Os acessos devem evitar escadas, priorizando rampas que facilitam a evacuao em caso de emergncia. e. O campo de jogo Recomendo fortemente o uso de grama sinttica, at porque num estdio fechado o uso de grama natural invivel. f. Cadeiras Embora mais caras, considerar pelo menos no setor central do estdio, cadeiras com apoio para os braos. g. Corredores, escadas e rampas Devem ser planejados visando o conforto e segurana do pblico. Evitar escadas uma boa medida. h. Teto Tenho um quadro elaborado por especialistas ingleses que mostra um comparativo de custos, durabilidade, tempo de combusto e transparncia que posso disponibilizar para arquitetos.Alem disso um artigo mostra as vantagens e desvantagens de cada tipo de material utilizado. 6. Segurana e medidas anti-vandalismo e terrorismo a. Introduo O desenho da edificao, assim como procedimentos operacionais, devem assegurar a segurana do pblico. Ver tambm o tem 14, que trata da circulao e evacuao de emergncia (subtem f). b. As ameaas do terrorismo/vandalismo Os eventos de grande porte que o espao vai abrigar podem atrair pessoas com o intuito de causar danos ao patrimnio ou outras pessoas. Deve-se dar ateno s possveis ameaas em reas externas, assim como em reas internas, do estdio. Deve-se prever meios de revista de veculos e de pessoas, alm de controle de acesso e aproximao destes. Pesquisar tecnologias de controle de acesso para deteco de metais, armas de fogo, agentes qumicos, biolgicos ou radiolgicos, etc. c. Autoridades Especialistas podem contribuir para a preveno de possveis riscos. Na fase de planejamento pode-se fazer uso de projetos/consultorias especializadas de medidas anti-terrorismo, combate incndio, e outros. A experincia de agentes da PM,do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil serve de contribuio ao planejamento dos espaos e procedimentos de segurana. d. Implicaes para o gerenciamento e operao Planos de contingncia devem ser preparados pela gerncia do evento, estabelecendo como agir nos vrios possveis incidentes.

Resposta qualquer possvel ameaa um esforo de equipe, e em situaes mais especficas podem ser gerenciadas por equipes de segurana governamentais. e. Resposta da equipe de design O desenho do estdio pode influenciar a maneira como autoridades de segurana e as multides iro se comportar. A equipe de design do estdio tem entre outros, os desafios de: afastar automveis do permetro do estdio com segurana reforada em dias de evento, porm garantindo o acesso fcil de veculos de emergncia; prover espaos para a revista (semelhante ao utilizado em aeroportos) em geral antes da entrega do ingresso (podendo ser depois em alguns casos); espaos de circulao e concentrao o mais simples e claros possveis, evitando recantos escondidos; estrutura capaz de suportar atos de vandalismo sem oferecer riscos de desmoronamento; entradas de ar que no possam ser prejudicadas em caso de incndio ou outros ; vidros de segurana (mais resistentes e com menos riscos de causar ferimentos). f. Concluso Nenhum conjunto de medidas de segurana consegue garantir 100% de certeza de proteo. O objetivo minimizar estes perigos, tanto em eventos esportivos ou outros grandes eventos que possam ocorrer na arena. A estrutura da edificao, os materiais, as tecnologias de informao e os procedimentos de segurana devem funcionar bem e de forma integrada. 7. rea de Atividades a. Superfcie de jogo (gramado, etc) Os gramados artificiais mais novos oferecem facilidades perante o gramado natural. Estes gramados requerem alguma manuteno como, por exemplo, serem molhados antes das partidas para evitar que poeira suba e para diminuir sua temperatura, alm de serem substitudos periodicamente, j que diferentemente da grama natural, ela no se recompe. A grama sinttica no requer proteo para receber shows ou eventos com grande quantidade de pessoas. Existem atualmente campos de grama natural e artificial combinada, que podem servir de alternativa para o estdio. b. Dimenses e marcaes do campo O campo de jogo deve ter comprimento entre 90 e 120 metros e largura entre 45 e 90 metros. Para partidas internacionais o regulamento da FIFA estabelece um comprimento mnimo de 100 e mximo de 110 metros com largura mnima de 64 e mxima de 75 metros. As margens de segurana devem ter 6m de largura atrs das linhas de meta (limites menores do campo) e 3m ao longo das linhas laterais (limites maiores do campo), com prolongamento da grama por pelo menos 3m e 2m respectivamente.

As partes internas dos postes do gol devem estar afastadas 7,32m e a parte inferior do travesso de fechamento a 2,44m de altura do solo. A rea de meta e a rea penal so traadas 5,5 e 16,5 metros respectivamente a partir da parte interna de cada poste do gol e tm profundidade de 5,5 e 16,5 metros em direo ao centro do campo. O ponto penal (pnalti) fica a 11m do gol e o semicrculo penal tem centro neste ponto e raio de 9,15m. A circunferncia central tem raio de 9,15m. A rea de canto um quarto de crculo com raio de 1m. Todas as linhas de marcao devem ter largura mxima de 12cm, assim como os postes e travesso. (Fonte: FIFA - Federation International Football Association. Regras do Jogo 2004-2005.) 8. Esporte e mltiplos usos a. Introduo Uma das maneiras de aproximar custos e arrecadao, reduzir ao mximo o nmero de dias que o estdio fica sem uso e sem ganhar dinheiro. Para que isto seja possvel, o desenho do espao fsico deve permitir uma grande variedade de atividades, sejam elas esportivas ou no. b. Tradies dos esportes nacionais Cada pas tem o seu esporte tradicional e sua maneira de conformar os espaos destinados a eles. Estdios no Brasil devem buscar as solues mais modernas e que melhor se adaptem s caractersticas do pas. Por exemplo, na Europa continental estdios para vrios esportes so tradio. Freqentemente acomodam uma pista de atletismo ao redor do campo, mas o futebol esporte de mais peso. No Reino Unido os espaos so exclusivos para o futebol. Se tivessem uma pista de atletismo ao redor afastaria o espectador de 10 a 12 metros, e os ingleses preferem a concentrao e proximidade do jogo. possvel usar assentos removveis ou outros artifcios para combinar estas atividades. J nos EUA, estes espaos evoluram para combinar diferentes usos, e so os que conseguem melhor retorno financeiro. Solues procuradas so de cadeiras removveis, um equipamento onde dois diferentes estdios coexistem, ou uma arena anexa para basquete ou hockey no gelo. Abrigando tantas atividades a tabela anual no deixa a estrutura vazia, utilizando-a para outros eventos. c. Viabilidade financeira Mltiplos usos dentro de um estdio no tm que estar necessariamente ligados a esportes. Usos mais comerciais podem ser compatveis. Existem exemplos de estdios que abrigam rinques de boliche, espaos de treinamento que se transformam em salas funcionais, estdios de TV, cinemas, centros de sade, quadras de squash, piscinas, sales de beleza, espaos para atividades infantis,

edificao de escritrios ou centro de convenes em anexo, entre outros. Inserir usos posteriormente construo pode ser caro e difcil, devido inflexibilidade de um estdio, por isso a incluso destas instalaes deve estar planejada desde o comeo. Prever o suprimento de energia para um show ou estrutura para suportar equipamentos adicionais so algumas coisas que precisam ser previstas. Um estdio para ser bem utilizado e lucrativo deve ter as suas acomodaes adicionais com nfase em entretenimento e comercializao, mais do que em esportes, alm de ter foco no objetivo de maximizar os dias com eventos, que em estdios cobertos estima-se que deve ser de 200 a 250 dias por ano. Um restaurante ou lounge pode acomodar conferncias, jantares, e at casamentos em dias sem jogo, assim como os vestirios e reas de treinamento dos jogadores podem se tornar clubes de sade, ou boxes serem abertos e servir para reunies. Onde existir demanda, outras facilidades complementares podem fazer parte do projeto do estdio. d. Provimento de servios para diferentes esportes Tratando de aspectos mais especficos no design de estdios para mltiplos esportes, um esporte tem que ser primrio, aquele para o qual o estdio foi desenhado. Os demais so secundrios, que vo receber as adaptaes temporrias necessrias. e. Provimento de servios para eventos no-esportivos Com o maior estabelecimento de shows em estdios elementos passaram a ser incorporados ao desenho, diminuindo a necessidade de instalaes temporrias, a exemplo da posio do palco com uma fatia plana da arquibancada, com espao e fundaes adequadas, fileiras de assentos que permitam a multido danar, pontos de energia, camarins e outras reas para os artistas, espao de manobra e descarga de caminhes.

9. Controle do pblico a. Geral necessrio muito pouco para que uma multido se torne violenta e sem controle. Uma edificao de qualidade faz o espectador respeitar o que foi feito para ele. Se o estdio for construdo com o pensamento de que ser vandalizado, mais provvel que seja. A boa arquitetura e prestao de servios ao consumidor vo manter o bom comportamento do espectador. A invaso de espectadores na rea de jogo o problema mais primrio de um estdio. Trs tcnicas so comuns em um projeto destes: Cercas de proteo, fossos, e diferenas de nvel. b. Permetros cercas de proteo Cercas evitam o pisoteamento ou compactao da superfcie de grama e protegem os jogadores e oficiais. Representam, porm,

uma barreira visual e em caso de incndio ou outra emergncia, impedem a evacuao para o campo, uma zona mais segura. Um tipo de cerca modificada tem sido utilizada. Chamada de bero de gato, ela tem a altura de uma cerca baixa e sua armao de arame difcil de ultrapassar. A FIFA no permite que certas partidas de alto nvel sejam jogadas em estdios com cercas. Onde elas existem, devem haver portes para sadas de emergncia. c. Fossos Um fosso no permetro do campo no atrapalha a viso, pode facilmente ter revestimento que evita que seja escalado e tambm pode servir de rota de circulao para oficiais, equipe de segurana, veculos de emergncia e servir de lugar para a mdia. No entanto aumenta a distncia entre campo e espectadores. A largura mnima para um fosso deve ser de 2,5 metros e a profundidade de 3 metros. Em casos onde o campo rea de escape para emergncias, devem ser garantidas maneiras de cruzar o fosso, assim como do fosso para fora do estdio para situaes onde espectadores estaro na rea de campo (shows, feiras, etc). Tambm pode auxiliar na limpeza, sendo o lixo das arquibancadas varrido para baixo diretamente dentro de um container, ou abrigar quiosques para a venda de alimentos no intervalo. d. Mudanas de nvel Diferena de nvel uma barreira efetiva contra invases, caracterizando-se por ser uma depresso no to profunda quanto um fosso e uma barreira no to alta quanto uma cerca. A primeira fileira pode estar suficientemente suspensa da rea de jogo, dificultando, mas no impossibilitando a invaso. Mtodo bastante utilizado nos EUA, tem vantagens de poder abrigar grande nmero de oficiais, jogadores e outros, na lateral do campo, sem obstruir a viso do espectador. Detm somente os invasores menos motivados, sendo recomendado somente para pblicos mais comportados ou bem vigiados. A primeira fileira elevada cerca de 1,5 a 2 metros, com uma cerca de 1 metro, e a possibilidade de um fosso raso (cerca de 1,5 metro). 10. Proviso para deficientes fsicos a. Tratamento igualitrio Deficiente fsico no s aquele em cadeira de rodas, mas tambm pessoas com problemas auditivos, visuais, mentais, ou com dificuldades de aprendizado. O termo mais utilizado atualmente portador de necessidade especial, que inclui tambm idosos e aqueles com dificuldades provisrias, como grvidas ou pessoas que sofreram acidentes e esto em recuperao. Todos estes devem ter a possibilidade de participar de eventos em estdios, sejam eles espectadores ou funcionrios, sem sofrer nenhuma desvantagem perante outras pessoas. A maior incluso destas pessoas, alm do carter social e comercial, cada vez mais uma exigncia da lei.

b. Fontes de informao No Brasil a norma da ABNT, a NBR 9050, determina as dimenses e equipamentos que devem estar disponveis em uma edificao e deve ser tomada como base para o desenho de estdios acessveis. O guia Acessible Estadia publicado no Reino Unido pelo Football Stadia Improvement Fund e Football Licensing Authority pode auxiliar no projeto de estdios. Cada pas tem publicaes para acessibilidade em edifcios em geral, que podem complementar a norma brasileira, alguns exemplos so: ADA e ABA Acessibility Guidelines for Buildings (EUA); Inclusive Mobility (Reino Unido); British Standard BS 8300; Approved Document M (Inglaterra e Wales). c. Processo do design Imaginar todo o percurso que cada tipo de espectador, com suas dificuldades especficas, far, desde a busca por informaes, compra de ingresso, at o final do evento, pode auxiliar na elaborao do projeto. Outra sugesto no comear o projeto de forma generalista e tentar adaptar posteriormente, mas sim comear j com a elaborao de espaos que sejam acessveis e seguros queles com alguma necessidade especial. 11. Viso do espectador a. Introduo A partir da determinao do nmero de espectadores que o estdio vai ter, todos os lugares devem ter viso clara do campo. A previso da proporo de lugares de diretoria, VIP, para oficiais, para cadeirantes e deficientes fsicos que no usam cadeira de rodas (de acordo com a NBR 9050), lugares sentados e em p. b. Distncias visuais i. ngulo/linha de viso (sightline) viso da linha mais proxima do campo por cima da cabea da pessoa sentada na frente. ii. Distancia mxima ultimo assento at o corner lado oposto 1. Max = 190 m 2. Ideal = 150 m

c. Obstrues viso do espectador

i. Evitar qualquer obstruo nas arquibancadas, cadeiras e camarotes. 12. Assentos do espectador a. Decises bsicas Aps definir a geometria ideal do estdio para uma boa visualizao do campo, deve-se escolher os assentos com base no conforto, segurana, resistncia e economia. b. Assentos tipos Em ordem de conforto e preo, os assentos podem ser bancos contnuos (so pouco recomendados pelo desconforto), assentos individuais sem encosto (semelhantes ao anterior), assentos individuais com encosto e cadeiras com assento dobrvel, que tem sido o modelo mais utilizado. Mesmo sendo pouco resistentes e mais caros, so assentos confortveis, facilitam a limpeza e, o modelo que quando no utilizado retrai automaticamente, facilita a circulao. As reas mais caras do estdio tm assentos mais confortveis, com porta-copos, equipamentos eletrnicos, entre outros. c. Assentos materiais, acabamentos e cores. Deve-se buscar materiais resistentes incidncia solar, chuva, chuva cida, impactos, etc. Materiais que retardam o fogo tambm devem ser buscados. Algumas cores absorvem mais raios ultra-violeta, que alteram a cor originar e reduzem a vida til do material. Cadeiras devem ser presas por estrutura metlica no corrosiva, e se fixadas na parte vertical da arquibancada ajudam na limpeza e evitam o acmulo de lixo. Deve haver espao no assento para a fixao de um nmero, e talvez um patrocinador ou etiqueta. 13. Viso de reas privadas (camarotes) e facilidades a. Introduo Estas reas freqentemente subsidiam os preos dos demais assentos do estdio. Aqueles que pagam por lugares privilegiados tambm esto dispostos a gastar bastante com boa comida e bebida. A aparncia e qualidade do espao importante, iluminao dimerizvel e mveis de design por exemplo so freqentes. b. Tendncias Em todo o mundo estdios tm buscado maximizar os lugares VIP e o tempo de permanncia e consumo destes espectadores. c. Design Espaos Publicitrios A separao destas reas especiais por vidro controversa. Alguns preferem o ambiente isolado e silencioso outros dizem que envolvimento com o jogo fundamental, ficando a deciso a critrio do proprietrio. Os espaos privados podem ser boxes, sutes executivas, recintos de clube ou recintos de membros. As reas dos clubes

podem contar com: Sala de Convidados ou Lounge da Direo que so reas at 100m ligadas diretamente sala do diretor, para entretenimento de visitantes convidados do clube; Sala dos Visitantes, com o mesmo tamanho aproximado e servindo para os diretores e convidados do clube visitante; Lounge do Patrocinador, que tem de 50 a 150m e consiste de um ou mais boxes para recepo e entretenimento dos patrocinadores e seus convidados. Os recintos para membros so semelhantes aos de clube, porm menos luxuosos. d. Multi-uso Se projetadas cuidadosamente, estas reas podem servir a diversos usos. Paredes removveis ou a adaptao destes boxes para quartos de hotel (que tm tamanho similar) com pequeno acrscimo de custos no projeto dos banheiros, podem ser um bom recurso para maximizar o uso, como acontece no Skydome em Toronto e no Galpharm Stadium em Huddersfield.

14.

Circulao a. Princpios bsicos Conforto e segurana so prioridades. As pessoas devem conseguir encontrar facilmente os caminhos (seja para o banheiro, lanchonete, ou de volta ao seu assento) sem que as circulaes sejam excessivamente cheias e sem muitos desnveis ou degraus. b. Layout do estdio A circulao deve zonear o estdio para evacuao segura em caso de emergncia, e subdividi-lo para organizar a multido. Estdios modernos so projetados com 5 zonas concntricas: Zona 1 o campo, Zona 2 o local do espectador, Zona 3 a circulao interna, Zona 4 a circulao externa, e Zona 5 a rea externa cerca perimetral onde estaro os estacionamentos. Estdios pequenos podem combinar as zonas 3 e 4 ou suprimir cercas de proteo. Subdividir o total de espectadores em unidades menores facilita o controle e ajuda na distribuio de banheiros, lanchonetes, e outros. Deve-se separar ainda espectadores em p dos que estaro sentados, assim como separar torcidas oponentes. c. Acesso entre as zonas 5 e 4 Se o espao permitir, deve ser deixado pelo menos 20m de circulao externa, para permitir a circulao e para que os espectadores encontrem sua rea de cadeiras. O ingresso e revista podem ser feitos entre estas zonas ou entre a zona 4 e 3. Devem haver entradas para os assentos principais, entradas privadas para VIPs, jogadores e patrocinadores, entradas de servios de emergncia (ambulncia, bombeiro, etc), e sadas extras para situaes de emergncia. d. Acesso entre as zonas 4 e 3

Segue as mesmas regras bsicas para evitar tumultos. Pode servir de local para uma segunda conferncia do ingresso e direcionamento para as diferentes reas de cadeiras. e. Design geral para movimentos de entrada de pblico Deve-se ter como princpio a boa visibilidade de todo o estdio para que a pessoa possa se localizar, um sistema claro de sinalizao, funcionrios para fornecer informaes, e circulaes que permitam manter as decises simples, evitando assim que um pessoa se perca ou se confunda ao procurar o assento, banheiro, ou outro. Recuos para pessoas que param para esperar algum ou tomar uma deciso de direo podem ser um bom recurso para evitar o bloqueio das circulaes. f. Design geral para movimentos de sada de pblico Este layout deve seguir o formato das ramificaes de um tronco de rvore, saindo dos assentos individuais e levando a uma sada geral. Os ramos no devendo estar ligados diretamente ao tronco, o que causaria muita aglomerao. O clculo do tempo de sada deve ser a soma dos tempos gastos desde a sada vomitrio mais prxima at um lugar de segurana permanente, considerando que as pessoas se movem a uma velocidade de 150 metros por minuto em retas e rampas, e uma velocidade de 30 metros por minuto em descidas de escadas. g. Elementos Nas entradas e sadas, portes permitem passar mais espectadores por hora do que catracas, mas com um controle menor. Estima-se que um porto de um metro permita passar 4000 pessoas por hora, contra apenas 500 a 7050 em uma catraca. Estima-se calcular 660 pessoas por hora a cada catraca ou porto, e o nmero destes acessos deve estar de acordo com o tempo estimado para encher cada seo do estdio. O controle das filas deve ter barreiras, e nos locais de revista deve haver espao para armazenamento de bens confiscados. As circulaes horizontais e verticais devem ser dimensionadas para evitar congestionamentos e evacuao rpida sem riscos. O uso de escadas rolantes deve ser visto com cuidado, j que nem sempre so apropriadas para grande volume de pessoas, e elevadores so usados somente parqa reas restritas e VIP. h. Facilidades para indivduos com deficincia fsica Ver item 10. 15. Alimentos e Bebidas a. Introduo O desafio dos estdios fornecer os mais variados tipos de alimentao, desde servios rpidos at luxuosos sales de jantar privativos, balanceando corretamente a disposio dos espaos com a quantidade de pblico, seu poder aquisitivo e qualidade da prestao do servio. Conseguindo isso, e maximizando o uso desta

infra-estrutura de cozinha e espaos de alimentao, pode-se obter bastante lucro para o estdio. Os espectadores devem ser incentivados a chegar antes e ficar depois, reduzindo o problema de trfico e multido ao fim do evento. Os assentos na arquibancada devem prover espao adequado para a circulao com bandejas, se for o caso, ou acomodar bebidas, incentivando o consumo. Proprietrios de estdios podem assumir o controle do fornecimento da alimentao ou podem firmar parcerias com empresas j estabelecidas que tm experincia no ramo para dividir os custos e lucros. Certos tipos de eventos requerem estruturas temporrias. O suprimento alimentcio permanente do estdio pode estar estruturado com uma cozinha central atendendo a todas as reas de alimentao, cozinhas dispersas servindo reas individuais, ou uma cozinha central com cozinhas satlite ligadas a ela. importante que os sales de jantar sejam espaos flexveis (reunies, convenes, festas, etc), podendo ter at paredes mveis, j que um restaurante que atende os dias de jogo, dificilmente ficar cheio em dias de semana ou eventos menores. b. Mquinas automticas de venda a forma mais rpida e simples de venda de suprimentos alimentcios, ajudam nos momentos de pico, ocupam pouco espao, podem ser distribudas por todo o estdio e no requerem mo-deobra. Por outro lado esto sujeitas a vandalismo e no substituem o atendimento pessoal. Apesar de simples, requerem a previso de uma superfcie de limpeza fcil e impermevel, ponto eltrico, ponto de gua para certas mquinas de bebida, e em local prximo recipientes de lixo, ponto de gua e sistema de drenagem para limpeza. c. Concesses Forma tambm simples de venda, com vantagem de ter atendimento mais caloroso e sem risco de parar com a falta de energia. Podem ser quiosques de alimentos prontos que no requerem cozinha, podem ser quiosques de snack bar que tm alimentos e bebidas aquecidos e necessitam de um mnimo de equipamentos, ou ainda fast-foods que requerem mais estrutura fsica. Os espaos devem: permitir servio rpido onde o atendente se desloque o mnimo possvel para servir e sem esbarrar com outros funcionrios; estar prximos aos acesos sem que as filas bloqueiem as circulaes; ter fornecimento de gua quente e fria, ventilao mecnica, exausto e climatizao adequada para os funcionrios. d. Bares Mesmo que no seja permitida a venda de lcool durante os jogos, bares so necessrios para uso do estdio em outras situaes. Uma rea central servindo a vrios bares mais econmica, com bar tenders atendendo onde for necessrio. A infra-

estrutura semelhante de fast-foods, com lugar de estoque de bebidas e, se necessrio, de comidas. Requerem a existncia de banheiros prximos. e. Self-services, praa de alimentao e restaurantes Normalmente situados na parte baixa do estdio, prximos cozinha principal e s ruas de servio, requerem grandes espaos. So maneiras rpidas de alimentao, necessrios em locais de esportes, e requerem infra-estrutura de restaurante completa. f. Restaurante de luxo Clientes que ficaro mais tempo no espao, dispostos a gastar mais dinheiro e em busca da melhor comida e servio. Normalmente estes restaurantes ficam localizados prximo s reas dos boxes privados e dos espaos de clube. 16. Proviso de banheiros a. Quantidade total de banheiros Distribudos por todo o estdio devem estar a uma distncia mxima de 60 metros (40 metros para deficientes fsicos) e de preferncia no mesmo nvel do espectador. Deve-se buscar uma otimizao das instalaes hidrosanitrias, agrupando estas facilidades, e em estdios menores pode-se utilizar estes espaos para mais de um tipo de usurio, avaliando a necessidade da individualizao de sanitrios para estes pblicos especficos (donos de boxes privados, vips, imprensa, equipe administrativa, auxiliares dos jogos, policiais, juzes, jogadores, equipe mdica, e toda a massa de espectadores). b. Banheiros para espectadores Espectadores em fila para entrar no estdio (zona 5), ou que ainda no tenham encontrado o seu setor, devem ter banheiros disponveis, mas em menor quantidade do que os que esto disponveis na parte interna. Cabines sanitrias Pias Mnimo de 01 at 250 01 por homens, a partir da, sanitrio, ou 01 a mais a cada 500 01 a cada 05 ou frao. mictrios. Feminino Mnimo de 02 at 50 Mnimo de 01 mulheres, 03 de 51 a para cada 02 100, a partir da, 01 a sanitrios. mais a cada 40 ou frao. *Recomendaes para cinemas, casas de espetculos, e edifcios similares. No existem recomendaes oficiais especficas para arenas de esportes. Masculino Mictrios Mnimo de 02 at 100 homens, a partir da, 01 a mais a cada 80 ou frao. Sem recomendao

c. Escala de proviso de banheiros para espectadores.

Se um estdio tem a previso de abrigar diversos eventos, ento a proporo de homens e mulheres considerada 1:1. Clubes ou eventos de tnis ou atletismo, clubes de padro mais elevado, em partes interessantes da cidade, ou onde a maioria de scios so famlias, tendem a ter uma proporo maior de mulheres. Setores privados ou reservados para famlias tem mais mulheres que os terraos para assistir em p. No setor do time da casa o nmero de mulheres maior do que no setor dos visitantes. Devido variao de proporo de pblico feminino e masculino em cada tipo de evento que o estdio ir abrigar, sugerese que os WCs sejam flexveis, com partes mveis ou sees que possam ser nomeadas feminino ou masculino de acordo com a necessidade. O fluxo deve ser trabalhado cuidadosamente para prover um uso rpido do banheiro nos momentos de pico. O projeto deve prever uma porta somente para entrada, layout de acordo com a seqncia de uso dos equipamentos sanitrios e porta de sada. Os banheiros para cadeirantes so separados. d. Localizao dos banheiros Facilidades menores e distribudas pelo estdio so mais desejveis do que banheiros muito grandes e distantes do espectador. Preferencialmente, os sanitrios devem ter aberturas de iluminao e ventilao naturais para o exterior. Sistemas mecnicos so mais caros, e se quebrarem causam condies bastante desagradveis. e. Design detalhado Todas as superfcies devem ser resistentes, impermeveis, e de fcil limpeza, com ngulos arredondados. Deve ser possvel lavar com mangueira, possuindo drenagem apropriada. 17. Bilheterias, Lojas e Feiras a. Introduo O pblico de estdios, por estar em momento de lazer e em estado possivelmente eufrico, uma clientela fcil e que muitas vezes quer levar alguma memria da ocasio. Pontos de venda dentro e no entorno do estdio so essenciais. b. Venda antecipada de ingressos Espectadores que se divertiram no estdio esto em um estado mental ideal para comprar tickets para um evento futuro. Ingressos devem ser vendidos antes, durante e depois de cada jogo. Alm das bilheterias centrais, deve haver cabines distribudas pelo estdio e bem visveis no percurso de sada do espectador. Estas cabines devem ter pelo menos uma abertura voltada para a zona 5 a cada 1000 espectadores, e uma abertura para a zona 4 a cada 5000 espectadores. c. Programa do Evento

A venda de programas vital pra qualquer estdio, e devem ser disponibilizados quiosques para isso nas diversas zonas, com 1 para cada cerca de 3000, alm de vendedores ambulantes. d. Lojas de presentes e souvenires Uma loja de presentes permanente deve vender tens relacionados ao estdio ou ao time. Peas de vesturio so as mais vendidas, e portanto o espao deve prover depsito, prateleiras e araras prprias para isto. Deve ter acessos tanto por dentro (zonas 3 e 4) quanto por fora (zona 5) do estdio. Este ltimo para funcionar em dias sem jogo. Localizada prximo rea de venda de tickets e com estacionamento, de modo que fique visvel e acessvel. s vezes, uma loja remota, em local mais central na cidade (em caso de estdios afastados), pode ser importante. e. Museu do futebol, exposio permanente e tour pelo estdio/arena Existem exemplos de estdios com museus que tm mais pblico ao longo do ano, que espectadores em jogos. As exposies trazem mdias interativas, maquetes do estdio, trofus, fotografias, e recursos udio-visuais. Museu uma fonte majoritria de verba para o estdio, funcionando quase todos os dias da semana. Geralmente planejado para dias sem jogo, deve ser acessvel pelo lado externo do estdio. O visitante em alguns estdios tem a possibilidade de explorar as reas atrs do palco, os vestirios, e ter a sensao de passar pelo tnel dos jogadores. 18. Imprensa, Mdia a. Plano bsico Facilidades para as mdias so parte integral de um estdio, tambm por causa das grandes quantias dos direitos de cobertura de eventos esportivos. Deve-se considerar a imprensa escrita, rdio e TV, alm das necessidades do clube (TV interna ou website). Todas as facilidades para as mdias devem estar agrupadas no mesmo lado dos vestirios, devem ser facilmente acessveis a partir do estacionamento prprio veculos de transmisso e devem estar prximos da rea de estacionamento de representantes da imprensa. Uma das sees de assentos para espectadores deve ser acessvel a partir da rea de imprensa para eventos com muita cobertura da mdia. essencial consultar representantes da mdia para fazer este planejamento. Cobertura direta do evento requer uma excelente vista do campo, plataformas para cmeras de TV e assentos para todos os tipos de mdia. Entrevistas com o time e outros acontecem antes e depois do jogo, longe do campo. Requerem salas e facilidades de suporte. Preparao e transmisso de cpia requer uma rea para trabalho da imprensa e facilidades de telecomunicao associadas. b. Facilidades/instalaes externas

Prximo entrada da rea de imprensa deve haver estacionamento para os carros das equipes de mdia. Em algumas situaes pode ser necessria a instalao temporria de banheiros e alimentao, que devem estar em uma rea separada com drenagem, pontos de gua e eletricidade. Veculos de suporte para rdio e TV requerem a passagem de cabeamento pesado at as partes relevantes do estdio. Se estes cabos j no estiverem instalados, sugere-se a colocao de dutos permanentes para a passagem dos cabos. c. Facilidades/instalaes para a imprensa Lugares cobertos, na mesma lateral do campo que os vestirios, com tima viso do campo, separados do pblico geral e sem a incidncia frontal de sol. O acesso deve ser separado e pode ser combinado com a entrada VIP. A imprensa escrita deve ter uma mesa fixa ou dobrvel, com condies adequadas de trabalho, que pode ser escrever, ligaes telefnicas ou uso de computador. Cada mesa tem um ponto de telefone, ponto de rede e iluminao, para cobertura de eventos noturnos. Uma configurao usual a de uma mesa para dois, dividindo os pontos centrais e garantindo privacidade no espao de trabalho. Nas situaes em que um setor de cadeiras precisa ser adaptado para a imprensa, o projeto precisa prever isto e oferecer as mesmas condies aos jornalistas. d. Facilidades/instalaes para transmisses radiofnicas O comentarista deve poder ver todo o campo e a entrada dos jogadores, confortavelmente sentado no seu lugar. A cabine do comentarista deve ter janela que permita ser aberta para ouvir o barulho da multido quando desejado. As cabines devem se abrir a um lobby protegido e seguro. Deve ter uma bancada contra a janela voltada para o campo, cadeiras mveis, monitores, entre outros. Usualmente so trs comentaristas por cabine, afastados cerca de 1,5 a 1,8 metro um do outro e separados por painis prova de som. Estas cabines tm cerca de 15m cada e tratamento acstico necessrio. e. Facilidades/instalaes para transmisses televisivas (e Internet). Similares s instalaes para rdio, alguns comentaristas podem preferir estar em rea aberta como os da mdia escrita. Plataformas para cmera tm pelo menos 2m x 2m, nas posies indicadas pelas emissoras de TV, e em eventos maiores instalao de plataformas provisrias pode ser necessrio. Alguns clubes filmam e vendem cpias aos torcedores (O Arsenal vende cerca de 30.000). f. Salas de recepo, entrevistas e coletivas. Mesa de recepo da mdia para controle do acesso, identificao e informaes. Banheiros devem estar logo depois da mesa de recepo, por onde passam todos que entram e saem.

rea de trabalho da imprensa um aglomerado de salas voltadas para a rea comum de entrada da mdia. Inclui sala de informaes, lounge, sala de entrevistas (pode requerer facilidades para filmagem e sala de controle nos fundos), sala de trabalho central (pode ser temporria, com proviso generosa de pontos de telefone, vdeo e rede). Salas administrativas relacionadas imprensa devem estar prximas a estas reas. Salas para entrevistar jogadores devem estar prximas das demais facilidades de imprensa e prximas ao campo, com mobilirio confortvel. Backdrops podem ser usados. Uma rea mista, onde a mdia consegue acessar o jogador depois do jogo, importante. Um estdio com vistas panormicas do estdio, largas janelas, sem obstrues viso, s vezes exigida pelas emissoras, e pode estar em uma localizao remota, sem acesso a partir das facilidades citadas neste item. Estes so espaos sugeridos, mas essencial consultar representantes da mdia para as decises do projeto de arquitetura. g. Previso para deficientes fsicos As reas de imprensa devem seguir as mesmas regras de acessibilidade para os outros espaos. 19. Operaes e administrao a. Plano bsico A maior parte do pessoal administrativo est presente no diaa-dia do estdio. Alguns eventos ocasionais podem trazer equipes temporrias, na fase de planejamento e no dia do evento, que tambm precisam de acomodaes. O Diagrama mostra os acessos dos principais grupos de usurios ao estdio:

Organizaode evento Serviosde gerncia Espectadores

Estdio
Mdia

VIPse Patrocinadores

Oficiaisrbitros

Jogadores Atletas

b. Instalaes para staff permanente

Deve-se prever, de acordo com as necessidades especficas da arena, acomodaes para staff de marketing, promoo, propaganda, e ingressos, acomodao para administrao e finanas, acomodao para responsveis pelo funcionamento da edificao (energia eltrica, som, equipamentos mecnicos), e acomodaes para pessoal de manuteno, segurana e operaes de emergncia. Entre as acomodaes deste ltimo item, est a sala de controle, que deve ter viso direta do campo, sem obstrues, e atravs de circuito interno de TV deve visualizar as reas de circulao e espectadores. c. Instalaes para staff temporrio de eventos Estudar necessidades junto ao cliente, e prover espaos adaptveis para uso temporrio. d. Instalaes para visitantes Os meios para uma visita agradvel, confortvel e sem contratempos devem ser garantidos. Incluem salas de hospitalidade para VIPs, Bar dos jogadores, e facilidades para os recepcionistas que orientam o visitante em dias de jogo. e. Previso para pessoal de apoio e recepo posso ajudar? (stewards) Instalaes para recepcionistas e pessoal de segurana contratados para dias de jogo so parte vital do servio para os clientes. Entre suas atribuies esto indicar o assento aos espectadores, fornecer informaes, e manter certo grau de ordem. Geralmente o pessoal de apoio est locado como recepcionista nas catracas e nas portas, recepcionistas para superviso de setores, assessores para a multido, apoio de segurana da multido, brigadistas de incndio, e aqueles responsveis pela segurana, que pode chegar 50% do nmero total do pessoal de apoio. Sugere-se como acomodao para este pessoal uma sala de briefing (1,5m por pessoa de apoio), sala para a troca de roupas (onde os funcionrios possam deixar seus pertences em um armrio trancado), depsito para as roupas oficiais, uma pequena cozinha, e uma rea de lanches/refrescos para os recepcionistas e funcionrios temporrios para incentivar que cheguem cedo ao estdio. Estes espaos so somente sugestes, e deve-se avaliar a necessidade local e a possibilidade de um uso compartilhado de espaos existentes para outros funcionrios. f. Instalaes para polcia e pessoal de segurana (e corpo de bombeiros) A quantidade de policiais varia de acordo com o pblico esperado para o evento, o histrico do comportamento da torcida do clube, a quantidade e tipo da torcida visitante, o tipo e localidade do estdio, experincia dos funcionrios. Clubes menores podem

requerer de 30 a 40 oficiais, j clubes das primeiras divises podem exigir 300 oficiais em um jogo normal. Sala de controle com viso do campo, salas de deteno com banheiros, sala de lanche/refrescos e toaletes para a polcia, sala de espera e informao, instalaes para deteno em massa (dois espaos com banheiro para cerca de 30 espectadores cada) esto entre os possveis espaos necessrios. Em estdios maiores, subdivididos em setores, estas instalaes podem ser necessrias em cada setor. g. Banheiros Todas as reas administrativas acima devem ter acesso a banheiros para ambos os sexos. Prever 1m para mictrio, vaso sanitrio e pia a cada 3 homens, e 1m para o vaso sanitrio e a pia a cada 3 mulheres (ver tambm itens 10 e 16). h. Sala de primeiros socorros para staff e espectadores Recomenda-se que salas de primeiros-socorros estejam distribudas pelo estdio, de modo que sejam de fcil acesso a todos. Seu tamanho deve permitir atendimento simultneo de trs pessoas com certa privacidade, ter acesso de veculos de emergncia e telefone para contato interno e externo ao estdio. A sinalizao deve indicar a localizao da sala claramente. i. Previso para deficientes fsicos Espaos administrativos devem seguir as mesmas regras de acessibilidade dos outros espaos. 20. Instalaes para jogadores e juzes a. Plano bsico A quantidade de acomodaes para jogadores e oficiais varia bastante, de acordo com o tipo de esporte e competio praticada. Podem ser por exemplo apenas dois times de futebol com rbitro e bandeirinhas, ou podem ser centenas de atletas de atletismo, que tambm requerem vestirios, armrios, etc. Instalaes permanentes para grandes eventos so inviveis, e pode ser necessrio o uso de acomodaes temporrias. O time residente deve ser consultado, j que tem nestas instalaes a sua casa. Se o estdio abrigar mais de um time residente ou tiver a previso de abrigar shows e outros eventos, isso deve ser levado em conta e deve ser estudada a possibilidade de dividirem as instalaes. Os vestirios devem ter acesso direto rua, com a via de servio do estdio acessando a entrada do time e o campo. Deve-se permitir que treinadores levando seus times tenham entrada fcil e direta s suas facilidades e permitir que jogadores feridos sejam rapidamente acessados por ambulncias. Os vestirios e o campo, se possvel, devem estar no mesmo nvel. A circulao entre eles deve ser direta e protegida do pblico, com o tnel de acesso saindo ao centro do campo.

Instalaes razoveis incluem os espaos e seguem a disposio do esquema a seguir:

b. Instalaes para jogadores (vestirios) Portas e corredores devem ser generosos, pos esta uma rea concorrida. A medida de 1,20m no mnimo, com 1,5m de preferncia. A boa ventilao necessria e sistemas de aquecimento/resfriamento vo depender das condies locais. Se estas instalaes no estiverem em nvel trreo, deve haver um elevador. Todos estes espaos devem ser protegidos contra a entrada de pessoas no-autorizadas. Cada time da casa deve ter seu vestirio e para o time visitante deve existir um vestirio tambm. Cada vestirio deve ter bancos e espao para pendurar roupas para cada um dos jogadores e reservas, com pelo menos 60cm de largura e pelo menos 1,20m de profundidade. A FIFA exige 20 destas posies no vestirio. Deve existir pelo menos uma mesa de massagem para cada vestirio, e em estdios maiores pelo menos duas. Facilidades de banho devem acessar diretamente as reas de troca, sem passar pelos sanitrios, com um chuveiro para cada 1,5 ou 2 jogadores e sanitrios, pelo menos, um para cada 3 jogadores. Sala de aquecimento necessria em cada vestirio, e sala de primeiros socorros de jogadores deve estar prxima ao campo.

Uma rea de jogos ou bar recomendvel para os jogadores relaxarem aps o treino ou jogo. Lavanderia, rea de limpeza dos calados, sala de espera e banheiro para os parentes e amigos dos jogadores, sauna, hidroterapia, academia, e sala de armazenamento de equipamentos so outros que podem ser necessrios.

c. Instalaes para a diretoria do time Geralmente na lateral principal do estdio, no mesmo lado da administrao, porm em um nvel mais baixo. Quando a administrao do time fica no estdio, as suas instalaes dependem do tamanho dos times envolvidos. Consta basicamente de uma rea de recepo, um escritrio geral com rea

para secretariado, escritrios executivos com entrada privada, sala de reunies com cerca de 25m e facilidades de bar, sala do gerente do time (aproximadamente 18m), sala do gerente assistente (12m), sala do treinador (12 a 18m), possivelmente uma sala para um treinador assistente, sala do presidente conectada aos escritrios executivos. d. Instalaes para rbitros (vestirios) Oficiais, rbitros, juzes e outros requerem vestirios separados e alguma rea administrativa. Instalaes prximas aos vestirios dos jogadores, porm sem acesso direto a estes, devem ser inacessveis ao pblico e ter acesso protegido e direto ao campo. Vestirios para rbitros e bandeirinhas devem prever quatro espaos de 2,5m por oficial, com sanitrios, chuveiros, e armrios, mais privativa, porm prxima, deve estar uma rea com mesa e cadeira para relatrios escritos. Uma sala de julgamento, para aqueles jogadores que quebraram as regras, deve acomodar um jri de 5 a 6 pessoas e mais cerca de 3 pessoas, no necessitando ser um espao exclusivo para isto. A FIFA recomenda uma sala para os delegados de jogo, que sentam no banco central do campo. Prximo rea de vestirios, deve ter cerca de 16m e incluir uma mesa, trs cadeiras um armrio com chave para roupas, e telefone. e. Instalaes para atendimento mdico A sala de exame mdico deve estar prxima aos vestirios e tambm ter acesso fcil a partir da entrada externa e do campo. Em estdios maiores, o mdico do time deve ter sua prpria sala (100m) adjacente sala de exame mdico e com acesso interno ela. Onde for justificvel, pode haver uma sala de raio-X. Estdios para competies maiores requerem uma sala para teste de dopping, com pelo menos 16m e equipada com mesa, duas cadeiras, lavatrio, telefone, e um banheiro com acesso privado contendo lavatrio, vaso sanitrio e chuveiro. Prximo sala de dopping deve haver uma rea de espera com banco para 8 pessoas, facilidades para pendurar roupa e armrios com tranca para 4 pessoas e uma geladeira. f. Instalaes auxiliares A depender do tamanho do estdio outras facilidades podem ser includas, como por exemplo sala de aquecimento para uso antes do jogo, toaletes e bebedouros prximos entrada do campo, sala de entrevista com a mdia, e outras. g. Previso para atletas com deficincia fsica As instalaes para atletas e oficiais devem ser tambm acessveis queles com deficincia fsica. No Brasil, ver a norma da ABNT - NBR 9050. Ver tambm o tem 10 deste guia. 21. Servios iluminao CFTV som refrigerao sprinklers gua

a. Sistema de Iluminao So dois principais sistemas de iluminao no estdio. Um deles a iluminao dos corredores e rotas de escape para que os espectadores possam entrar e sair de forma segura. O outro a iluminao da rea de jogo, para que jogadores e espectadores possam ver as aes claramente e sem esforo. Quando houver previso de transmisso de tv, a iluminao para as cmeras tm exigncias mais rigorosas. As nicas situaes em que somente o primeiro sistema de iluminao necessrio so shows noturnos com iluminao do palco prpria, ou eventos esportivos que terminem enquanto ainda dia, mas que quando escurece os espectadores ainda esto no edifcio. Para iluminao de emergncia as luminrias devem estar dispostas ao longo de cada corredor e passagem que sirvam de rota de fuga, de modo a evitar riscos de tropeos e quedas neste percurso e para que no haja nenhuma rea escura, especialmente em escadas e paradas. Toda iluminao de emergncia deve continuar funcionando mesmo que o sistema geral de fornecimento de energia entre em colapso, comeando a funcionar em at cinco segundos aps a falha. No Reino Unido exigncia que haja na linha central da rota de escape de uso geral uma iluminao de pelo menos 1 Lux, em reas maiores de 60m pelo menos 0,5 Lux no centro, e em rotas de fuga permanentemente desobstrudas deve haver na linha de centro iluminao de pelo menos 0,2 Lux. Algumas vezes difcil alcanar este nvel de iluminao. Arandelas e placas luminosas (em especial os nons) podem ser solues. Luminrias devem estar a no mximo 2 metros de cada sada e em todos os pontos que precisam ser enfatizados, como em escadarias para iluminar as arestas viradas para fora, intersees, em cada mudana de nvel, na frente de cada porta de sada e porta corta-fogo, em cada placa de segurana ou de sada, onde houver equipamentos de combate a incndio e pontos de chamadas de alarme. Deve haver sempre um gerador de energia em caso de falha do sistema de fornecimento. O gerador deve operar para, no mnimo, um circuito separado que permita a movimentao de sada das pessoas durante pelo menos 2 horas. Mais ambiciosamente, pode haver geradores para toda a iluminao do estdio, inclusive o campo. Ambos os mtodos, ligando automaticamente em no mximo 5 segundos. Alguns esportes requerem luzes de segurana (diferentes de iluminao de emergncia) para permitir que um evento seja parado de forma segura em caso de falta de energia. O nvel de iluminao de um esporte jogado a noite mais baixo do que o mesmo esporte jogado em local fechado. Isso se deve ao melhor contraste e adaptao quando as cenas so vistas contra o cu escuro. Os nveis de iluminao variam de acordo com cada esporte por causa das diferentes velocidades de ao, distncias de viso, tamanho dos objetos de jogo, e contraste de cores envolvidas. Quanto mais idoso for o pblico ou quanto mais

rpido os objetos se moverem em determinado esporte, mais iluminao necessria. O tamanho do estdio tambm influencia. Guias de iluminao para esportes, padres internacionais de iluminao, e recomendaes das associaes/federaes envolvidas devem ser consultadas para o projeto. Os refletores de um estdio devem ter alta proteo contra a entrada de sujeira e gua, para garantir um mximo de eficincia na iluminao nos perodos entre as trocas de lmpada e limpezas. Um dos maiores fatores a serem considerados o ofuscamento para jogadores e espectadores. Alguns tipos de refletores diminuem isso evitando a viso direta da lmpada, outra soluo coloc-los fora da linha de viso do espectador. A luz do dia tambm causa ofuscamento e as sombras podem apresentar um problema inclusive para as transmisses de tv. Coberturas translcidas podem minimizar esse problema, deixando alguma luz passar e diminuindo os contrastes no campo. A seqncia correta do planejamento decidir que performance a iluminao do estdio deve alcanar, o oramento para isto, e s depois decidir a quantidade de refletores, sua posio e altura. S depois de escolher o refletor que o posicionamento deve ser determinado, j que cada tipo de lmpada e modelo de refletor tem caractersticas prprias. Pequenos estdios usam um sistema de iluminao, de pelo menos 12m de altura em um lado do campo, com um ngulo entre o equipamento e o centro do campo de 20 a 30 graus, e o ngulo entre o equipamento e a linha lateral de 45 a 75 graus, garantindo uma iluminao adequada dos jogadores na faixas ao redor do campo. Mastros ou colunas nas quinas, s vezes com um nmero de equipamentos ao longo das laterais, tm a vantagem de no obstruir a viso. Devem estar afastados pelo menos 5 graus da lateral e 15 graus do final da rea de jogo, a partir do centro da respectiva linha, para garantir que fique fora das principais direes de viso dos espectadores e jogadores. A altura dos mastros so pelo menos 0,4 vezes a distncia horizontal do centro do campo at o mastro. Para estdios cobertos, se a iluminao for em faixas contnuas ao longo das laterais, esta deve estar pelo menos 30 metros acima da superfcie de jogo. Mesmo sendo boa para transmisses de tv, iluminao a esta altura constitui um problema, j que a luz atinge o espectador quase horizontalmente. Sugere-se dois ou trs nveis de iluminao para iluminar desde treinos a jogos televisionados, e pode ser necessrio tambm o uso de refletores rotacionveis. Deve-se discutir estas questes com o cliente em um estgio inicial. b. Circuito Fechado de TV(CFTV) e Sistema de Monitoramento CFTV pode ser usado para segurana e controle da multido alm de servir para informar e entreter os espectadores, uso ainda no explorado em todo seu potencial. Monitoramento deve ser visto em um contexto de todo um sistema de comunicao, incluindo

telefonia, vigilncia da multido, monitoramento de fogo, alarme de incndio, etc. A qualidade das imagens das cmeras tm melhorado a ponto de permitir a identificao de espectadores. Alguns estdios j monitoram as principais vias de acesso ao estdio, j identificando e acompanhando espectadores e possveis focos de problemas desde a sua chegada ao estdio e at o seu assento. Um CFTV tambm permite entreter o pblico, mostrando informaes dos jogadores, comentrios do jogo, replays, flashes de outros jogos, e outras possibilidades ainda no pensadas para esta mdia. Estes recursos no so somente acessrios mas essenciais ao conjunto de estratgias para ganhar o espectador, que poderia estar assistindo aos eventos esportivos de graa e no conforto de sua casa. Vai chegar o dia em que os espectadores vo ter acesso a um pequeno aparelho de transmisso com fone de ouvido, como acontece em avies, inclusos no preo do ingresso e que transmitem uma srie de servios, que podem incluir comentrios, replays, etc. A previso de um placar numrico ou de texto (com pontuao, nome dos times, tempo de jogo, etc) sobre o campo j lugar-comum e se no for pensado em um estgio inicial do planejamento pode ser impossvel instal-lo depois. Um outro sistema, bem mais caro porm mais comovente que o anterior, a instalao de um display de vdeo em cores. Funciona como se fosse uma televiso gigante, que pode exibir replays, flashes de outros jogos, comerciais, etc. Este tipo de entretenimento, pode reduzir a velocidade com que as pessoas deixam o estdio aps o fim do jogo, ou incentiv-las a chegar antes se a programao dos vdeos for interessante. Existe a possibilidade de alugar estes artifcios para determinados eventos. A posio de instalao deve ser planejada de modo que no obstrua a viso de nenhum espectador e que no receba luz solar direta. c. Sistema de som Sistemas de som mal projetados ou inapropriados comprometem o desempenho do estdio. Existem casos nos Estados Unidos em que espectadores precisavam usar tampes de ouvido para concentrar no jogo, ou muitas situaes de espectadores irritados com o excesso de volume dos anncios, por no conseguirem decifrar o que estava sendo dito ou de no conseguirem escutar devido ao o barulho do estdio e das torcidas. Quatro diferentes funes empregam o sistema de som. Por ordem de prioridade nos anncios esto: informar e instruir nas emergncias (Primeiramente anncios da sala de controle da polcia, em segundo, avisos da administrao, vindos da sala de controle de eventos); Funo de se comunicar com os espectadores (Informaes que precedem o jogo, comentrios e anncios gerais); prover entretenimento (Msica e outros); e propaganda. O barulho da multido constante e em cerca de 10% do tempo (marcao de gols, pnalti, etc) atinge picos de volume e isto deve ser considerado no clculo do volume dos equipamentos de

som. Como referncia, o sistema de som deve estar 6dB mais alto que o barulho da multido. A distribuio do som deve ser uniforme, variando em no mximo 6dB acima e 3dB abaixo em 95% da rea dos espectadores. Este som deve atingir pelo menos 75 a 80% das reas menos importantes, como entradas e corredores. Os amplificadores devem ter capacidade de fora para manter a performance mencionada acima, independente das variaes de rudo. Sistemas modernos so capazes disso, ajustando automaticamente ao nvel de barulho da multido. Volume suficiente nem sempre garante a inteligibilidade. necessrio medir, especificar e calcular os nveis de som em banda de oitava de 4kHz. Avisos de emergncia devem ser claramente entendidos, e os testes do sistema de som devem simular situaes reais e no devem se restringir repetio do um, dois, trs, testando.... Se o estdio for programado para receber shows, deve haver uma preocupao acstica e de como o sistema de som temporrio vai funcionar e ser instalado. Instalaes permanentes de som so muito caras e podem no ser viveis j que o estdio no recebe tantos shows assim. Pode ser feita a proviso de sistema de emissor para receptores auriculares em algumas reas para cegos e surdos. Os materiais de construo do estdio, principalmente se ele for totalmente coberto, influenciam na acstica. As quinas de um estdio, e os espaos, os assentos abaixo dos balces superiores ou abaixo da cobertura so reas problemticas, e recomenda-se superfcies acusticamente absorventes. Um especialista deve ser consultado. A localizao dos auto-falantes pode ser centralizada que mais barata, mas tm menos controle da distribuio do som, ficando muito alta ou muito baixa em alguns lugares. Em estdios abertos, fica normalmente no final do estdio, ou como parte do display de vdeo. Em estdios totalmente cobertos, fica geralmente suspenso sobre o campo, no centro, a melhor soluo mas apresenta problemas de reverberao. Uma localizao dos auto-falantes parcialmente distribuda tem grupos de auto-falantes em diversas localidades, e uma localizao totalmente distribuda tem espaamentos regulares por todo o espao. Este ltimo o mtodo mais caro por causa de todo o cabeamento necessrio, mas permite a melhor qualidade de som e distribuio. A sala de controle de som deve ter viso do campo e ter um controle secundrio a partir da sala de controle da polcia. Deve ser possvel a presena de comentaristas pelas reas do estdio, com previso de ligar microfones. Em situaes de falta de energia, deve ser possvel fornecer os avisos de emergncia. d. Sistemas de refrigerao Como muitos esportes so praticados em rea aberta, as reas fechadas dos estdios foram mantidas sem ar-condicionado. Muitas reas do estdio requerem refrigerao/aquecimento como

qualquer outro edifcio. Por exemplo, os restaurantes, boxes privados, espaos administrativos ou do clube e outras reas de permanncia maior. Estdios fechados (cobertos) tm a opo de serem refrigerados, mas o custo financeiro e ambiental disso deve ser analisado. e. Sistemas de deteco e combate a incndio A segurana contra fogo comea no layout do edifcio e mtodo construtivo. Bombeiros e autoridades de segurana locais devem ser consultados. O projeto deve alcanar um equilbrio na avaliao dos riscos do surgimento de focos de incndio, de propagao, das maneiras de deteco, de controle e do sistema de sadas de emergncia. Separar espaos de alto-risco (reas de cozinha por exemplo) de outras reas atravs de portas corta-fogo evita a quantidade de portas em corredores e escadas que normalmente seriam necessrias, e dificultariam a fuga nas emergncias. Deteco de incndio, alarmes, e equipamentos de combate so necessrios, em especial nas reas de risco. Em caso de arenas cobertas, em que o espao pode ser usado por feiras ou exibies com materiais combustveis, estes elementos de deteco e combate so necessrios por todos os espaos. f. Sistemas hidrulicos, fornecimento de gua e drenagem/irrigao Milhares de pessoas em um mesmo lugar representa um enorme volume de consumo de gua. A depender da durao e tipo do evento, deve ser previsto um consumo de 5 a 10 litros por pessoa para no faltar gua. A velocidade de distribuio ao redor do estdio tambm importante, garantindo uma presso semelhante em todos os nveis da edificao. O armazenamento de gua pode ser em grandes tanques subterrneos de armazenamento com sistema de bombeamento, caixas dgua menores servindo cada rea individual, ou uma combinao de ambos. Em Curitiba, por exemplo, o estdio incorporou torres de caixa dgua ao design da arena. Algumas autoridades exigem que gua de bebedouros sejam ligadas diretamente ao fornecimento, para no haver o risco de contaminao na caixa dgua. Isto pode ser difcil, j que a presso local nem sempre suficiente para atingir os 20 ou 30 metros de altura de um estdio. O sistema hidrulico fica sem uso por muito tempo, e a depender de quanto for este tempo, pode ser necessrio drenar. Estdios inseridos em todo um contexto urbano, e no somente feitos para uso em dias de jogo, encontram menos problemas deste tipo. g. Placar eletrnico Teles Palco Um pouco j foi tratado no item b deste captulo sobre Circuito Fechado de TV. Estas tecnologias mudam muito rapidamente, mas atualmente quatro tipos de teles so os mais usados: Tubo de

Raios de Catdicos (CRT), Tubo de Descarga Fluorescente, Matriz Base, Diodos Emissores de Luz (LED). A altura da tela deve ser de 3 a 5 porcento da distncia mxima do observador, e altura X largura devem ter uma proporo de 3 X 4. Por exemplo, onde a distncia do observador for 200m, a tela deve ter 6m de altura por 8 ou 10 de largura, o que resulta em um telo de 48 ou 60 metros quadrados, com um peso de aproximadamente 5 toneladas se for tela CRT ou 3,5 toneladas para telo de LEDs. 22. Manuteno a. Introduo Os planejadores do estdio devem criar um ciclo de manuteno para o estdio e campo, que pode ser passado aos proprietrios na forma de um Manual de Manuteno. Para uma boa manuteno do estdio, o gerenciamento do estdio requer equipes bem-treinadas, equipamento apropriado para este pessoal trabalhar, suprimento de materiais em quantidade e qualidade corretas, espaos adequados no estdio para armazenagem e oficinas. b. Manuteno do gramado Teoricamente, grama natural tem durao indefinida perante a grama sinttica que precisa ser substituda a cada 5 a 10 anos. Grama natural: A intensidade de desgaste e o tipo de uso vo interferir na durabilidade. O fornecedor da grama pode dar melhores informaes sobre quais cuidados tomar. Para o futebol, ao atingir uma altura de 60mm, a grama deve ser cortada a 40mm. A adio peridica de nutrientes necessria, e um espalhador de sementes e fertilizantes deve ser usado para garantir a correta quantidade e uniformidade. Um sistema de irrigao automtico, controlado centralmente, deve complementar a quantidade de gua da chuva recebida. Irrigao normalmente feita noite, quando haver menos perda por evaporao. Se o oramento permitir, uma rede de canos porosos sob a superfcie do gramado, serve para alimentar de nutrientes e gua as razes. Muitos estdios tm reaproveitado gua da chuva para irrigao. Um sistema de drenagem do tipo passivo ou ativo deve ser instalada para retirar o excesso de gua do campo. Grama sinttica e superfcies polimricas para atletismo: A grama para futebol normalmente preenchida com uma combinao de areia de slica e granulados de borracha que deve ser mantida uniforme. Incises na grama para aliviar a compactao podem ser necessrias para manter essa uniformidade. As linhas podem ser recortadas ou pintadas neste tipo de grama. Em caso de pintura, a tinta no dura permanentemente e repinturas podem ser necessrias.

Grama sinttica requer menos manuteno que grama natural, mas isso no quer dizer que aps a instalao ela pode ser esquecida. As recomendaes de manuteno do fabricante devem ser seguidas. Alm disso existem limitaes, como por exemplo no tamanho dos pinos do calado dos atletas Papis, chiclete, poeira, formao de algas, leo de veculos, folhas, areia, outras impurezas trazidas pelo vento e poluio. Tudo isto deve ser limpo da superfcie, seja manualmente ou mecanicamente. O campo deve oferecer os pontos de gua, energia e/ou outros necessrios. recomendvel proteger a superfcie quando usada para outras atividades, em especial quando houver uso de veculos pesados. c. Manuteno das arquibancadas/estdio As superfcies devem ser desobstrudas, sem recantos que acumulem sujeira ou que impeam as mquinas de limpeza de chegar perto. As cadeiras com fixao suspensa so preferveis, por deixarem o piso desobstrudo. O design deve considerar os seguintes pontos: A largura das fileiras de assentos, a largura de passagem em frente primeira fileira de assentos para permitir a veculo de coleta de lixo, calhas de coleta de lixo prximas a corredores, pontos de gua e sistema de ar comprimido em pontos convenientes e com sadas distribudas por todas as arquibancadas, compactadores de lixo no trreo com acesso a veculos pesados, containeres de lixo em cada nvel do estdio, drenagem para a gua usada na limpeza das arquibancadas, painis na balaustrada que se abram para varrer/lavar pra fora o lixo e se possvel colocar um container embaixo para j receber o lixo. No se deve esperar para limpar o estdio quando um prximo evento for ocorrer, como de costume. A limpeza deve ocorrer logo aps cada evento, quando muito mais fcil remover a sujeira e quando as bebidas e comidas derramadas ainda no mancharam o piso. Limpeza pode demandar muito equipamento e pessoal, por isso deve ser pensada na fase de projeto do estdio. Calcula-se de 30 a 40 horas de trabalho para cada 10.000 cadeiras. 23. Design sustentvel a. O que ? uma das questes dominantes do nosso tempo. Segundo o Relatrio de Brundtland (1987), sustentabilidade : desenvolvimento que supre as necessidades da gerao presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir as suas. Design sustentvel reconhece a interdependncia dos ambientes construdos e natural, procura aproveitar energia natural de processos naturais, eliminando a necessidade de combustveis fsseis e materiais txicos, e busca melhorar a eficincia dos recursos.

b. Consideraes ambientais Gerar energia prximo de onde ela vai ser consumida um processo mais limpo, mais barato para construir e para o consumidor, com menos emisso de dixido de carbono e mais seguro que gerao centralizada de energia (hidreltricas, por exemplo no Brasil). Usar fontes renovveis de energia o ideal (fontes como o vento, sol, ondas, energia geotrmica, etc). Aproximadamente metade das emisses de dixido de carbono das naes mais industrializadas provm de edificaes. Duas caractersticas devem ser consideradas no design: A enegia usada para a construo do edifcio e a energia necessria para o seu uso. O custo do ciclo de vida e o impacto ambiental dos materiais usados devem ser considerados, usando materiais naturais sempre que possvel, como por exemplo materiais reciclados e/ou madeira de fontes certificadas ao invs de ao e concreto. Considerar fatores como energia gasta e poluio gerada durante a extrao, processamento, fabricao, transporte, tratamento e descarte destes materiais. Materiais produzidos usando subtncias txicas devem ser evitados (ex: preferir tintas base de gua ao invs de tintas base de solvente; evitar componentes que usem CFCs ou HCFCs como o poliestireno extrudado ou que emitam substncias orgnicas volteis). A gua um recurso valioso e mtodos de economia devem ser usados, como exemplo coleta e armazenamento de gua da chuva para usos em descargas, limpeza e irrigao do gramado. Reciclagem da gua cinza, equipamentos que restrinjam o uso, controle de cisterna, toaletes vcuo, detectores de vazamentos so outros mtodos de economia e preservao. A gesto estratgica dos lixo primordial para a reduo de custos, no somente no uso dos materiais, mas no seu descarte e impactos ambientais relacionados. Os resduos devem ser avaliados a partir da matria-prima ao invs de somente considerar o processo de demolio. Estratgias de aquisio e reciclagem so importantes para se incorporar gesto dos resduos. A quantidade de lixo gerada pelos espectadores de um estdio enorme. Embalagens e bens de consumo devem ser considerados no planejamento, tendo em mente que eles sejam produzidos a partir de materiais reciclados e feitos para que possam ser reciclados. Deve-se oferecer alimentos e bebidas a atletas e espectadores, mas de maneira que minimize os efeitos no meio ambiente. c. O movimento olmpico e o meio ambiente Os aspectos ambientais tm chamado a ateno do Comit Olmpico Internacional (COI) que acrescentou o cuidado com o meio ambiente aos seus objetivos de Esporte e Cultura. Todo grande evento requer uma multido aglomerada, que precisa ser recebida, alimentada, entretida, informada, e outros, que causam um impacto significante no meio ambiente. Esporte e meio ambiente fazem parte do bem-estar da humanidade, e um

fator influencia no outro e vice-versa. O Movimento Olmpico universal e composto de jovens atletas e voluntrios. Como parte integral da sociedade, eles tm a aspirao de viver em paz em um mundo sem poluio, onde o planeta com sua fauna e flora estejam protegidos para o bem-estar do homem. O COI publicou um guia terico e prtico para membros do Movimento Olmpico e pessoas do esporte em geral. a Agenda 21: Esporte para o Desenvolvimento Sustentvel que promove uma atuao ativa no desenvolvimento sustentvel do nosso planeta. Na lista de especificaes para as cidades que querem sediar os jogos, o COI acrescentou novas exigncias ambientais. So elas: Uma garantia oficial das autoridades competentes de que todo o trabalho para a organizao dos Jogos vai cumprir a legislao e regulaes de planejamento urbano da cidade e do pas e a proteo ao meio ambiente; Indicar se foram feitos estudos de impacto com vista integrao harmoniosa e natural dos Jogos Olmpicos com o meio ambiente e se os estudos foram feitos por autoridades oficiais ou reconhecidas como autoridades e cientificamente competentes; Indicar se as organizaes ecolgicas na cidade, regio, ou pas foram informadas ou consultadas. Caso afirmativo, saber a sua opinio e atitudes a respeito da candidatura da cidade, indicando o tamanho destas organizaes e sua representatividade; Descrever os planos para o tratamento de resduos e gesto energtica, especialmente para a Vila Olmpica, locais de competio e locais para a mdia; Indicar se tecnologias avanadas que esto sendo desenvolvidas na rea da proteo ambiental sero usadas e se afirmativo, descrev-las; Indicar os esforos a serem tomados em relao ao transporte, principalmente no sentido de diminuir poluio atmosfrica.

Os aspectos ambientais so de particular importncia na escolha de uma cidade sede, e a comisso do COI agora inclui um especialista ambiental. vital que todos os estudos relacionados infra-estrutura levem em considerao os parmetros ambientais, evitando ou pelo menos minimizando os impactos. d. Uso de energia J falado no item b, retomamos com mais detalhe o tema. So trs os principais objetivos para o uso de energia em um estdio. Primeiro, minimizar a demanda por energia. Alm das tecnologias para isto, polticas de educao tambm so necessrias para ajudar a sensibilizar os usurios. Segundo, suprir a demanda reduzida com energia vinda de fontes renovveis. Deve-se considerar a demanda por energia nos

picos de uso e em dias sem evento, onde a demanda relativamente baixa. E em terceiro, a energia restante necessria deve ser suprida com uso eficiente da energia no-renovvel mais limpa que houver. imperativo minimizar as emisses de CO em todo o ciclo de vida do edifcio, desde a construo at o uso, e eventualmente sua demolio. Energia eltrica aparenta ser um combustvel limpo para muitas pessoas, mas sua produo tem um significativo impacto. Energia gerada por carvo emite altos ndices de CO e permite que apenas 35% da energia gerada seja efetivamente usada. Os outros 65% perdido na transmisso e por calor nas torres de resfriamento. Aquecimento de gua por gs pode emitir 70% menos CO do que por eletricidade, e o aquecimento solar de gua complementado por aquecimento a gs, pode atingir 90% de reduo. O uso de painis fotovoltaicos (energia solar) nos estdios tem se tornado cada vez mais vivel. O uso de painis fotovoltaicos um estdio de 2500m pode gerar 40% da energia necessria a um estdio. e. Iluminao Quanto mais iluminao natural o estdio permitir, melhor. A luz do dia deve entrar o mximo possvel, de modo a evitar a necessidade de iluminao artificial. Tetos translcidos permitem passagem de luz e oferecem um ambiente mais agradvel que costuma ser preferido pelos espectadores. Os refletores requerem muita energia (algo em torno de 100 a 150 Mwh/ano) e economia pode ser feita atravs de equipamentos melhores, racionalizao dos nveis de iluminao, distribuio melhorada, etc. Lmpadas de enxofre tm uma tima durabilidade. Funcionam atravs de microondas que convertem o gs em um plasma que produz uma luz branca pura, muito similar luz do dia que ideal na iluminao de arenas. Alm da iluminao da rea de eventos, a iluminao interna do estdio essencial. Ela deve seguir a legislao local, mas para ser ecologicamente sustentvel deve minimizar a necessidade de iluminao artificial, usando artifcios como aberturas, poos de iluminao e trios para reas mais internas da edificao, prateleiras nas laterais do edifcio que reflitam a luz para dentro, etc. Deve-se pensar cuidadosamente tambm na iluminao das reas externas ao estdio, para segurana e acesso do pblico. A correta distribuio e quantificao podem resultar em economia. Lmpadas, equipamentos de controle da iluminao e luminrias tm evoludo muito, e se tornando cada vez mais eficientes e econmicas. f. Aquecimento de gua Pases frios requerem aquecimento de gua nos banheiros pblicos, mas foi constatado que torneiras de gua quente nestes

banheiros so raramente usadas e estas instalaes podem ser minimizadas. Uma avaliao cautelosa deve ser feita. O uso de misturadores nas torneiras, sadas eficientes nos chuveiros dos vestirios, e outros equipamentos. Energia solar pode contribuir significativamente para o aquecimento de gua, mas com o problema de que em estdios o uso intermitente e ao ser armazenada a gua j aquecida se perde. Um sistema de aquecimento de gua gs tm eficincia global e deve ser considerado para os picos de uso. g. Aquecimento dos ambientes Alguns locais podem exigir aquecimento de ambientes auxiliares do estdio, o que no o caso na maior parte do Brasil. O aquecimento deve ser calculado com objetivo de diminuir a energia necessria para atingir a temperatura ideal. A massa trmica do edifcio juntamente com os ganhos secundrios de calor vindo dos espectadores e dos equipamentos (mquinas, fornos, etc) devem ser levadas em considerao no clculo. A abertura de janelas e sua orientao so fatores importantes tanto para a ventilao natural e resfriamento quanto para o aquecimento. O aquecimento solar e o correto posicionamento da insuflao (evitando pegar correntes frias) pode reduzir bastante o gasto de energia. h. Ventilao e refrigerao A rea de eventos o foco primrio de um estdio, mas as reas fora de campo tambm desempenham um importante papel em dias com e sem eventos. Se o estdio for para ser usado em uma gama de funes, ele deve ser comercialmente bem sucedido, e estes espaos devem oferecer um nvel aceitvel de conforto em termos de temperatura, qualidade do ar e umidade. A energia usada para resfriamento e ar-condicionado pode ser significante, e as reas que requerem este tipo de controle de temperatura devem ser cuidadosamente consideradas. Condies confortveis podem ser atingidas em muitas partes do estdio, inclusive reas de circulao do pblico, atravs de ventilao natural. Condies confortveis podem ser conseguidas com ventilao natural atravs do efeito chamin e sada por efeito Venturi suplementados por ventiladores para a sada do ar, sem recorrer ventilao artificial. A posio das vidraas deve ser controlada para evitar a incidncia solar direta. A temperatura ideal para uma rea de escritrios ou administrativa de 20 a 22 graus, enquanto a temperatura para quem assiste aos jogos aceitvel entre 18 e 26 graus, lembrando que o movimento do ar pode reduzir sensao da temperatura em muitos graus. Por exemplo, ventos com uma velocidade mdia de 0,23 metros/segundo pode reduzir a temperatura em cerca de 1 a 1,5C. i. Ciclo de vida e anlise de custo Algumas tecnologias ajudam a reduzir no somente as despesas correntes, mas tambm os investimentos na construo.

Outras so inicialmente mais caras, mas por reduzir os custos correntes, comprovam ser mais baratas ao longo do tempo. Ventilao e iluminao naturais podem levar a estdios mais baratos que os convencionais, por isso importante analisar o uso energtico de qualquer estdio. No s os seus custos iniciais, mas os custos a longo prazo, levando em conta alm do custo capital os custos de uso, manuteno e reposio ao longo do ciclo de vida do estdio. uma ferramenta de design para assegurar o melhor valor ao estdio, que inclui os custos iniciais (custos de capital e investimentos), custos utilitrios (energia eltrica); consumo de gua, destinao de guas residuais, custos de operao e manuteno, e custos peridicos de reposio. j. Estdio amigo do meio ambiente Existem poucos exemplos de estdios com responsabilidade ambiental. O novo Emirates Stadium do Arsenal (Londres) ir separar lixo para reciclagem, reutilizar gua da chuva, o acesso ser por transporte pblico, ser usada madeira certificada e produtos prejudiciais de PVC sero evitados. O Wembley Stadium (Londres) foi desenhado de modo a evitar sobras/faltas nos cortes e aterros, para no fosse necessrio deslocar muita terra por rodovias. Rejeitos sero reciclados, toda a eletricidade gerada por fontes verdes, as condies de luz do dia so excelentes e o acesso de espectadores feito por transporte pblico. O Sydney Telestra teve materiais bem selecionados, evitando aqueles prejudiciais natureza na etapa de extrao, produo ou instalao. Uma anlise do uso de energia no ciclo de vida dos materiais de construo foi usada na escolha deles. O estdio usa gua da chuva para os toaletes e algumas reas tm sistema de resfriamento com correntes naturais. Deve ser dada a devida ateno s informaes fornecidas aqui, para saber o que pode ser feito.

24.

Estdio e Turismo a. Introduo Estdios tm um papel de ajudar a criar uma imagem vibrante para o municpio, e podem ser parte da infra-estrutura de turismo e atrativo para a cidade. Muitas cidades clamam por novos estdios e arenas, por seu potencial em causar uma regenerao urbana e desenvolver distritos de entretenimento. b. Estdio/arena e turismo O conceito de utilizao multi-uso pode ajudar a estimular larga regenerao econmica regional, como tem sido nos EUA. Propostas de muitos novos estdios so notveis como projetos de regenerao onde tm um importante potencial para o turismo. Estdios tm sido cada vez mais aceitos como um componente da indstria de lazer. Um elemento essencial para uma

cidade poder abrigar um grande time, um evento esportivo ou festival, a presena de um estdio moderno e de alta capacidade. As recompensas econmicas inerentes s principais atividades esportivas estimularam um desenvolvimento considervel nestas infra-estruturas. O setor pblico j reconheceu o valor somado ao investimento em estdios, e aceita que raramente se pode esperar que dem lucro e que os riscos polticos envolvidos so compensados por ganhos econmicos maiores para a comunidade. Um bom exemplo de estdio integrado em um contexto maior de planejamento urbano de uma cidade em Baltimore, EUA, onde o Oriole Park foi implantado como ncora da regenerao da margem sul do rio da cidade. Uma rea antes degradada, se transformou na extenso de um centro prspero de entretenimento e turismo, onde 46% dos torcedores do estdio vm de fora, muitas vezes passando a noite e gastando seu dinheiro na cidade. A habilidade de gerar gastos secundrios um fator crtico. Investir em negcios dentro do estdio, alm de investir em hotis, postos de gasolina, restaurantes, lojas locais, vai reverberar na economia local com um efeito multiplicador de cerca de cinco ou seis vezes o investimento. c. O estdio/arena como uma atrao O potencial comercial e cultural de um estdio comparvel a um gigante adormecido, capaz de enormes contribuies sua vizinhana, cidade, ou regio, atravs do desenvolvimento de atraes ao longo de todo o ano. O potencial dos estdios de atrair visitantes continuamente est diretamente relacionado ao crescimento do mercado do visitante de um s dia e do turismo de interesses especiais, assim como ao marketing de turismo urbano, que inclui viajar para assistir a esportes. Estdios tm sido um roteiro turstico em muitas cidades, a exemplo de Barcelona que aps abrigar os Jogos Olmpicos reestruturou o produto turstico da cidade com base na sua infraestrutura de estdio. Em instalaes novas, como em Atlanta (Georgia Dome), Toronto (Skydome) e Japo (Fukuoka Dome), este conceito estendido, oferecendo facilidades para mltiplos usos, em especial conferncias e convenes. No FC Barcelona (Espanha) o museu do estdio atrai 500.000 visitantes/ano, muitos em passeios dirios vindos dos resorts na Costa Brava. A introduo de atividades comerciais essencial para garantir novas fontes de renda ao estdio. Atraes baseadas no esporte so o maior potencial dos estdios, como um lugar onde heris jogaram e lendas do esporte foram criadas. Exposies tradicionais de museu so comuns, mas existe uma necessidade de inovar nas tcnicas, design, e tecnologias (inspirando-se mais em parques temticos do que em museus) para atrair o visitante, oferecendo uma experincia estimulante. O potencial real de um estdio ou arena depende muito das inter-relaes entre fatores como localizao, captao, a estrutura, natureza e organizao do esporte ali praticado, as caractersticas e exigncias do espectador e tendncias do mercado, e o estgio de desenvolvimento do estdio.

d. Um potencial abrangente Com o amadurecimento dos mercados, o desenvolvimento de novas tecnologias para a indstria do lazer (tecnologias para parques temticos em especial) provvel que permita que estdios sejam explorados no seu mximo potencial, atuando como local para uma grande gama de atividades de lazer e existindo como significantes espaos prprios para o entretenimento. Estdios, sejam como locais de grandes eventos esportivos, espaos que abrigam atraes para o visitante, ou catedrais de apelo arquitetnico inerente, so parte fundamental da infraestrutura de um destino turstico. Assim como grandes patrimnios herdados se tornam cones na promoo de um lugar, os estdios estaro inseridos entre estes cones. 25. a. b. c. d. 26. Grade de programao Eventos esportivos Eventos culturais, religiosos, polticos, estudantis e sociais. Eventos corporativos Feiras e Congressos

Pesquisa de mercado a. IPDM ? IBOPE ? b. Internet c. Patrocinadores & Promotores de Eventos Analise da concorrncia a. IPDM ? b. Internet Localizao e Capacidade de pblico Camarotes (Privados, Corporativos, Oficiais) Clube VIP Setor Tribuna de Honra + Promotores e Patrocinadores + Imprensa Setor Cadeiras Especiais Arquibancadas e cadeiras Campo Salas para eventos corporativos embaixo do campo

27.

28. a. b. c. d. e. f. g. 29.

Financiamento e Oramento (receitas e despesas) a. Budget do empreendimento Estudos de viabilidade devem ser feitos visando o custo inicial do projeto, os custos de operacionalizao previstos, e a gerao de recursos financeiros previstos. Este estudo vai influenciar o design, forma e contedo do projeto final. b. Custo de capital

difceis a comparao de custos da construo com o tamanho de um estdio. Os valores variam muito e algumas vezes estdios com custo elevado de construo por nmero de espectadores trazem muito mais retorno financeiro que estdios mais baratos. Um novo estdio requer muitos gastos adicionais alm dos valores de construo. Por exemplo, a compra do terreno, arranjos de emprstimos (se houverem), pagamento de consultores ou de taxas locais, entre outros. rea de eventos influenciada por diversos fatores, como as condies de clima local que influenciam a irrigao e aquecimento necessrios e o calendrio de eventos que interfere no tipo e construo do piso da arena. Os assentos de espectadores quanto mais confortveis maior o custo com cadeiras e espao, mas o retorno tambm ser maior, pois os espectadores se sentiro incentivados a ficar no estdio por mais tempo e o conforto vai permitir eventos mais longos como por exemplo festivais de msica que vo alm dos tradicionais 90 minutos do futebol. Porm, quanto mais assentos, maior o estdio e maiores sero os gastos com estrutura e complexidade da construo. Algumas vezes o custo em se rebaixar o campo pode ser compensado com a reduo das estruturas de apoio, estando uma parte da arquibancada apoiada sobre o solo escavado, e reduzindo a circulao vertical. A cobertura de grandes estdios pode representar um alto custo e quanto maior for o vo mais estrutura metlica necessria para suportar as telhas. Um estudo comparativo entre estdios de diferentes capacidades mostra que o custo por espectador no aumenta linearmente, mas segue um padro exponencial. Estdios exclusivos de futebol tm alm do campo e arquibancada, uma rea de cerca de 1m por espectador para as demais acomodaes (banheiros, corredores, etc). Estas reas podem ser divididas em cinco categorias: Facilidades do espectador; facilidades de hospitalidade; facilidades operacionais; facilidades dos participantes; facilidades secundrias, que so lojas, escritrios comerciais e outros espaos incorporados arena, que tm um custo menor do que se fossem edifcios independentes, e que ajudam a gerar renda alm do calendrio normal de eventos. Quanto ao transporte vertical, em um estdio de 40.000 espectadores, cerca de 75% do pblico consegue chegar sua arquibancada sem precisar subir nenhuma escada. Em um de 80.000, apenas 40% do pblico consegue isso. Com o aumento da capacidade do estdio passam a ser necessrios elevadores, grandes escadarias e algumas vezes escadas rolantes. Os seguintes fatores tm um significativo impacto nos custos do estdio, e devem ser discutidos em uma etapa inicial do design: Tipo de estrutura; nmero de assentos e fileiras; programao das fases de construo; qualidade de acabamento interno e externo; extenso da cobertura; qualidade e quantidade de estacionamento; qualidade e extenso dos trabalhos externos; mtodo construtivo a ser usado.

A diviso de custos na construo de estdios de diferentes capacidades aparece nos grficos a seguir:

c. Custos operacionais Na fase de design costuma-se priorizar os custos de construo, e esquece-se de planejar os custos de operao. Os custos operacionais no devem ser considerados no seu mnimo, mas sim o mnimo necessrio para manter um estdio agradvel, atraente e efetivo. Atraindo clientes pagantes a nica maneira de retornar o investimento aos proprietrios. Manuteno e limpeza so tratados no captulo 22, iluminao, segurana e outros servios esto no captulo 21. Alm disse, deve ser pensada a equipe de funcionrios, suas acomodaes e equipamentos que o seu trabalho vai exigir (captulo 19). d. Gerao de receita Estdios menores conseguem acomodar at 200 eventos por ano, contra de 20 a 75 eventos em estdios maiores. Isto porque restrita a quantidade de eventos que atraem 50.000 ou 100.000 pessoas. Bandas pop, por exemplo, tm preferido fazer trs noites de show em uma arena de 20.000 espectadores do que uma noite de 60.000. Se os ingressos no forem todos vendidos, eles podem sempre cancelar a ltima noite, ao invs de fazer um show com arena vazia e sem atmosfera pro show. Estdios completamente cobertos conseguem alcanar at 200 dias com evento. 250 a 300 dias so possveis com os multiusos oferecidos. Uma combinao de investimentos privados e pblicos financiam os estdios atualmente. A seguir esto explicados vrios dos mtodos com que isto acontece. Patrocinadores injetam dinheiro no desenvolvimento de estdios por diversas razes, desde paixo pelo esporte at um investimento comercial planejado em retorno para alguma forma de franquia. Fast-foods ou empresa de bebidas podem injetar milhes em troca de exclusividade na venda de seus produtos no estdio. Os direitos de propaganda em um estdio tem mais valor quanto maior o nmero de eventos acontecendo ali. Se os eventos forem televisionados ento, esta arrecadao ainda maior. Um estdio oferece muitos lugares para a colocao de propagandas, desde placas fixas ao redor do terreno a placas fixas ou mveis nas bordas do campo. A parte frontal das coberturas ou os balces superiores podem ser usados, mas com o devido cuidado esttico. Displays de vdeo e placares com matriz de cores podem exibir propagandas antes e depois do jogo. Os assentos so a forma mais comum de arrecadao, e oferecer uma variedade de padres e posies essencial para maximizar o retorno financeiro. reas de hospitalidade privadas e recintos de clube so parte dessa variedade de oferta a todos que queiram freqentar um evento e tm a vantagem de serem geralmente pagos com antecedncia. Vender com antecedncia de at vrios anos uma maneira de garantir a renda. Nomeao do estdio (naming rights) tem sido feita em muitos estdios pelo mundo, onde um estdio recebe o nome de uma empresa que o financie largamente.

As concesses so basicamente feitas com os espaos para a venda de bebidas e alimentos, cujo pagamento pode ser feito de diversas formas, mas geralmente uma porcentagem das vendas. O estacionamento costuma ser em nmero limitado e isso pode ser explorado como fonte de renda. Os preos so geralmente um quarto at metade do preo do ingresso. O financiamento por parte de um clube acontece se o estdio pertence a uma organizao independente e usado por um clube que investe um capital inicial e em troca recebe parte dos ingressos ou da renda do jogo. Negociar terrenos de propriedade de um clube pode ajud-lo a comprar um espao mais barato e sobrar dinheiro para investir em melhorias para o clube. Um cartel de empresas ou indivduos com motivaes variadas podem se juntar para financiar melhorias para o estdio. Doao de terras para a construo por parte das autoridades pblicas pode se justificar com os benefcios que trar para a comunidade. A autoridade pblica pode tambm reduzir impostos para incentivar a instalao do estdio, ou aumentar impostos dos cidados para financiar a construo (nos EUA, existe a taxa do turista, acrescentada s contas de hotis). Ttulos governamentais so vendidos para custear o estdio, e so pagos de volta com a receita dos fundos da cidade ou com o que for arrecadado aps o incio de funcionamento da edificao. Os direitos de transmisso da televiso costumam ser pagos ao organizador do evento, mas o proprietrio do estdio tambm pode ser pago para permitir certas transmisses. No Reino Unido um tipo diferente de ttulo tem sido vendido, onde o pblico pode comprar os direitos por uma cadeira por um perodo de alguns anos at 125 anos (perodo recentemente adotado por alguns clubes). Isto ajuda os clubes a financiar novas melhorias e ainda continuar ganhando com a venda de cadeiras. Ofertas como relatado ter acontecido na Flrida (EUA) por exemplo, onde foi oferecido 30 milhes de dlares para um time profissional se mudar para o seu estado so uma forma bastante atrativa de financiamento. Isto pode acontecer tambm com a infraestrutura necessria ao estdio. Apostas geram bastante dinheiro tambm, mas alguns pases no permitem que tal prtica se reverta ao estdio. Unir o estdio com outras atividades mais rentveis pode ser uma boa soluo, como por exemplo, abrigar atividades relacionadas esportes, academia de ginstica, ou mesmo atividades sem nenhuma relao direta, como edifcio de escritrios o cursos. Mesmo sendo pouco provvel que sejam um contribuidor principal para a renda geral, permitir as reas de clube, restaurante, boxes para eventos como conferncias, casamentos, festas, ou para o que mais estes espaos servirem, pode contribuir no quadro financeiro geral. e. Controle de custos e receitas

Se o projeto vivel financeiramente, deve-se ento assegurar um controle financeiro efetivo em todas as partes do estabelecimento. Isto inclui manter registro cuidadoso e conferncia de todas as transaes seja de entrada ou sada de dinheiro. As fontes individuais de arrecadao e gastos devem ser estar identificadas para conferncias posteriores. Estas fontes individuais so listadas a seguir. Arrecadao: Presena de espectadores Visitantes na arena em dias sem jogo Arrecadao de scios do clube/time Arrecadao de propaganda Arrecadao da TV Aluguel dos espaos para eventos Gastos: Custos com empregados Custos administrativos Custos de manuteno Relaes pblicas Custos operacionais Combustvel e energia Maquinrio e reparos Custos de eventos Impostos Financiamento e depreciao Um importante aspecto de um estdio administrado e sob a propriedade de um time so os jogadores. So os jogadores, treinadores, e administradores que determinam o sucesso de um time e o seu sucesso determina a sua fora financeira. Alm disso, um time pode representar diversos ganhos para a cidade onde est instalado, e isto lhe d um forte poder de negociao. Estdios devem ser projetados de forma a maximizar o seu potencial de gerar renda. Estas novas construes podem ser modernas, seguras, eficientes e bonitas, mas precisam sobreviver, estando com suas contas equilibradas. 30. a. b. c. d. e. f. g. h. 31. Shopping Costa do Sol Prazo de construo Inaugurao Numero de lojas Volume e tipo de pblico esperado i. Perodos de maior movimento Horrio de funcionamento. Estacionamento nmero de vagas Acessos Atraes

Plano de Negcios a. Sumrio Executivo

b. Anlise do Mercado e Competitividade i. Macroambiente do empreendimento: oportunidades ii. Anlise do mercado 1. Definio do mercado-alvo 2. Potencial de mercado 3. Influncias cclicas 4. Sazonalidade 5. Ciclo de vida do servio/mercado 6. O consumidor 7. Fornecedores 8. Concorrncia 9. Promotores de eventos 10.Patrocinadores c. Investimentos d. Estudo de Viabilidade econmico-financeira e. Aspectos organizacionais da Gesto - Operao f. Planejamento estratgico.

ameaas

ANEXOS
Anexo I Estdio Verde e Neutralizao de Carbono (Rmulo Macedo)

Conceito de Estdio Verde


No Brasil no existe uma certificao especfica para uma edificao "verde". Ns seguimos na maioria das vezes as normas americanas para adquirir a certificao chamada de LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. Estas normas definem critrios a serem atendidos pelo empreendimento, considerando seis grandes captulos: 1-Escolha sustentvel do terreno 2-Uso racional da gua 3-Uso racional de energia e emisses atmosfricas 4-Consumo de materiais e gerao de resduos 5-Qualidade do Ambiente Construdo 6-Processo de Inovao e Projeto Nos estados Unidos o Conceito de "Estdio Verde" j est em prtica, o recm inaugurado Nationals Park Estadium em Washington considerado o primeiro estdio verde dos EUA. O estdio possui uma preocupao particular com os pontos que possam afetar a qualidade do Rio Anacostia, como reaproveitamento da gua da chuva. O estdio foi construdo com 20% de materiais reciclados. E seguindo uma orientao do COI o estdio possui poucas vagas de estacionamento, obrigando aos espectadores optarem pelo transporte pblico. Entre os principais patrocinadores do estdio podemos destacar a petroleira ExxonMobil, que por sua natureza uma grande agressora do meio ambiente. E o banco PNC que um dos maiores investidores de programas de proteo ambiental dos EUA. Outro estdio "verde" est sendo construdo em Minnesota e ser a casa do time de futebol americano da universidade local. Reportagem Discovery News sobre http://br.youtube.com/watch?v=zggKmRvqM0A o novo estdio de Minnesota.

FIFA
A FIFA tambm segue a onda de preocupao com o meio ambiente desde 2005 a entidade assinou a declarao de Aichi da UNEP, acordando em adotar e promover medidas que ajudem a combater os problemas ambientais. Criando atravs do esporte uma sociedade sustentvel. Na Copa do Mundo de 2006 foi lanado o projeto "Green Goal" que tem como objetivo neutralizar a emisso de gs carbnico gerada durante os jogos da Copa do Mundo. A FIFA est financiando a neutralizao de 40.000 tons de gs carbnico na frica do Sul. Reltorio final sobre o programa Green Goal na Copa de 2006: http://www.oeko.de/oekodoc/292/2006-011-en.pdf

Programa Social da Fifa: http://www.fifa.com/aboutfifa/worldwideprograms/footballforhope/environment.html

COPA 2014
O comit organizador da campanha Brasil 2014, sempre mostrou preocupado com as questes ambientais, o projeto entregue a FIFA foi feito em papel reciclado e a preocupao com os impactos ambientais gerados pelo evento um dos principais motes do comit. "O Mundial brasileiro ser o primeiro megaevento a reunir bilhes de pessoas em torno da preservao do meio-ambiente e do combate ao aquecimento global. Contribuir com o desenvolvimento sustentvel e ajudar na conservao deste insubstituvel patrimnio ambiental"Discurso do governado do Amazonas, Eduardo Braga, na apresentao brasileira a FIFA "Fiquei impressionado. Eu no deveria dizer, mas vou dizer. Fiquei impressionado com a preocupao ecolgica", disse Blatter aps a apresentao brasileira.

Neutralizao de CO2
adotado, aqui no Brasil, para efeito de clculos, da quantidade de gases CO2 emitidos, os mtodos propostos pelo Intergovernamental Panel on Climate Change IPCC. O clculo extremamente complexo e vem sofrendo constantes modificaes. levado em considerao para efeitos de clculo da neutralizao de carbono, todo combustvel usado pelas pessoas ligadas ao evento (transporte: areo, martimo e terrestre), consumo de energia do evento, consumo de gs natural e emisso de lixo. Segundo especialistas da USP as rvores que mais absorvem CO2 so: feijo-domato (expectativa de vida: 5 a 10 anos), guapuruvu (25 a 30 anos), pau-jacar (25 a 30 anos), jacarand-da-bahia (50 a 100 anos) e jatob (acima de 100 anos). Como o calculo difcil de ser feito e a contratao de um consultor ambiental oneraria o custo do empreendimento/evento, as grandes corporaes esto fazendo parcerias com ONG's ou com Secretarias de Meio Ambiente. ONG's como Iniciativa Verde e SOS Mata atlntica fazem o calculo do carbono emitido, e plantam as rvores com a ajuda financeira da empresa parceira. Alguns Programas Ecolgicos da Secretaria de Meio Ambiente do ES Corredores ecolgicos Qualidade do AR ZEE Global Water Partnership ONG'S AMBIENTALISTAS CADASTRADAS NO ES 1 Grupo Ambientalista do Cricar Rua Rio Branco, n. 53 - Beira Rio - Nova Vencia/ES Cep: 29.830-000 Tel: (27) 3752.3374 Fax: (27) 3752.2236 E-mail: gracong@hotmail.com

2 Instituto Goiamum Av. Central, n. 35, CPC: 161 Balnerio Carapebus Serra/ES Cep: 29.164-992 Telefax: (27) 3238.7219 E-mail: goiamum@goiamum.org.br 3 IHABI Rua Agenor Luiz Heringer, n. 162 Centro Pinheiros/ES Cep: 29.980-000 Telefax: (27) 3765.2114 E-mail: ihabi.es.ong@gmail.com 4 SINH LAURINHA Rua Antnio Sobreiro n. 164, apto. 101 Praia do Morro Guarapari/ES Cep: 29.215-670 Celular: 9251-3997 E-mail: laurinha@sinhalaurinha.org ONG'S especializadas em firmar parcerias com empresas para neutralizar o Carbono emitido. Iniciativa verde - http://www.iniciativaverde.org.br SOS Mata Atlntica - www.sosma.org.br Vale da cidadania - http://www.valedacidadania.org.br

ANEXO II Sugestes sustentveis (Rmulo Macedo) NA CONSTRUO DO ESTDIO: Buscar a obteno do certificado internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para a construo do estdio. Utilizao de madeira de reflorestamento ou madeira nativa com certificao ambiental (ex.: Forest Stewardship Council FSC). Utilizao de material reciclvel (ao, tijolos, assentos do estdio, divisrias, etc.), onde possvel, sem prejuzo segurana da construo. Utilizao de tintas a base de gua, que emitem menos poluentes na atmosfera em sua produo. Utilizao com baixa concentrao de COV (Compostos Orgnicos Volteis). Construo de sistema de coleta e armazenamento da gua da chuva para uso em banheiros, irrigao dos campos, lavanderia, limpeza, etc. Construo de sistema de reutilizao da gua.

Utilizao de painis de energia solar. Utilizao de ar-condicionado eficiente (resfriamento a base de ar e no de gua) Utilizao de sistemas econmicos de consumo de gua - instalao de torneiras com mecanismo de desligamento automtico, instalao de aeradores de torneiras (dispositivos que espalham a gua e diminuem o volume necessrio sem comprometer a eficincia), adoo de vasos com consumo reduzido de gua, como alguns modelos com caixa dgua embutida, etc. Utilizao de lmpadas fluorescentes ou eletrnicas. Utilizao de sensores de presena que desligam a luz e os equipamentos depois de um longo perodo de ausncia de pessoas. Nas reas de circulao, salas, camarotes (onde possvel) - ampliao das reas de janela, utilizao de telhas transparente, utilizao de tijolos de vidro e utilizao de isolamento trmico para minimizao da necessidade do uso de ar condicionado. Utilizao de equipamentos com baixo consumo de energia (selo PROCEL). Utilizao de sistema de coleta seletiva de lixo, com recipiente especfico para pilhas e baterias. Criao de sistemtica de neutralizao do CO2 emitido na construo do estdio, atravs de convnios com rgos devidamente credenciados e de renome, ligados a projetos de reflorestamento ou plantio de arvores. Reduzir a contaminao procedente das atividades da construo atravs do controle da eroso do solo, da sedimentao dos rios e gerao de p no ar. Construo de bicicletrios. Extenso da ciclovia da praia at o estdio. Construo de rea verde ao redor do estdio. Busca de fornecedores que tenham preocupao com meio ambiente.

PARA UTILIZAO NOS EVENTOS DO ESTDIO: Criao de sistemtica de neutralizao do CO2 emitido nos eventos promovidos, atravs de convnios com rgos devidamente credenciados e de renome, ligados a projetos de reflorestamento ou plantio de arvores. Utilizao de papel reciclado (inclusive ingressos) ou produzidos de maneira ecologicamente correta, ou ento utilizao de ingressos em cartes magnticos reutilizveis.

Utilizao mxima de venda de ingressos via internet, evitando-se deslocamento das pessoas via veculos para compra dos ingressos. Utilizao de coleta seletiva de lixo - fazendo, inclusive, parceira com cooperativas de catadores. Irrigar o campo e jardins, somente de manh bem cedo ou no final do dia, evitando que o calor do sol evapore a gua utilizada. Nos eventos em que se faam necessrios o uso de geradores de energia, utilizar geradores movidos a bio-combustvel. Desenvolver campanhas de utilizao consciente de energia, de gua e reciclagem de lixo. Criao de transfers para os eventos, saindo de pontos estratgicos, utilizando nibus movidos a bio-disel. Tarifas de estacionamento reduzidas para carros movidos a gs natural Desenvolver campanhas de incentivo de transporte solidrio e uso de transporte coletivo.

PARA AS ATIVIDADES J EM FUNCIONAMENTO: Utilizao de papel reciclado (inclusive ingressos) ou produzidos de maneira ecologicamente correta ou utilizao de ingressos em cartes magnticos reutilizveis. Utilizao de coleta seletiva de lixo - fazendo, inclusive, parceira com cooperativas de catadores. Reduo de lixo - evitar copos, talheres e pratos descartveis. Utilizao de embalagens reaproveitveis - preferir toalhas de pano e esponjas em vez de toalhas de papel. Construo de sistema de coleta e armazenamento da gua da chuva para uso em banheiros, irrigao dos campos, lavanderia, limpeza, etc. Reduo do consumo de gua - verificar vazamentos em torneiras ou descargas, instalar torneiras com mecanismo de desligamento automtico, instalar aeradores de torneiras (dispositivos que espalham a gua e diminuem o volume necessrio sem comprometer a eficincia), adotar vasos com consumo reduzido de gua, como alguns modelos com caixa dgua embutida, etc. Reduo do consumo de papel - programar impressoras para impresso frente e verso, utilizar papeis usados como rascunho, evitar imprimir emails e outros documentos da internet. Criar o hbito de ler os

documentos no computador. Configurar impressoras para o modo rascunho, que gasta menos tinta. Iluminao - trocar lmpadas incandescentes comuns por lmpadas fluorescente ou eletrnicas. Adotar sensores de presena que desligam a luz e os equipamentos depois de um longo perodo de ausncia de pessoas. Nas reas de circulao, salas, camarotes (onde possvel) - ampliar as reas de janela, utilizar telhas transparente, utilizar tijolos de vidro e desligar o ar-condicionado sempre que possvel. Evitar fechar cortinas ou persianas, permitindo a entrada de luz natural. Adquirir equipamentos com baixo consumo de energia (selo PROCEL). Cultivar uma pequena Horta onde os alimentos poderiam ser consumidos no refeitrio e os restos de alimento poderiam ser usados como adubo orgnico. Irrigar o campo ou regar os jardins, somente de manh bem cedo ou no final do dia, evitando que o calor do sol evapore a gua utilizada. Regular os chuveiros para as estaes do ano. Desenvolver campanhas para reduo do consumo de gua: no chuveiro: reduo do tempo e desligamento da gua quando estiver se ensaboando ou lavando a cabea. na pia : fechando as torneiras enquanto escova os dentes ou faz a barba. Evitar utilizao de banheiras (consomem 3 vezes mais gua que chuveiros). Utilizao de mquinas de lavar loua ou roupa somente quando estiverem cheias, sempre que possvel preferir lavagem somente com gua fria, evitando o consumo de energia. Adotar receitas que faam utilizao integral dos alimentos. Utilizar aquecedores solares para piscina e chuveiros. Buscar fornecedores que tenham preocupao com meio ambiente Desenvolvercampanhasdeincentivodetransportesolidrioentrefuncionrioseatletas.

You might also like