You are on page 1of 10

Sistemas de Comunicao I

Modelo de um Sistema de Transmisso


A finalidade dos sistemas de telecomunicaes a de transformar um ou mais pontos as informaes provenientes de uma ou mais fontes. Numa configurao tpica temos: Transmissor - transformar informao em sinal adequado para trafegar no meio de transmisso. Meio de transmisso - meio no qual o sinal transportado Receptor - captar, selecionar e condicionar o sinal decodificando-o e transformando-o, quando possvel na informao original num formato adequado para o destino da informao. Fonte Transmissor Meio de Transmisso Receptor Destino

A mensagem passa por uma srie de transformaes que podem ser detalhadas como: Transformao de informao em um sinal adequado para trafegar no meio de transmisso. Codificao - adequao da informao a ser enviada. Transmisso fsica - transformar a informao fisicamente de tal forma que possa ser recebida pelo meio de transmisso. Insero de rudo e distores no sinal durante sua passagem pelo meio de transmisso Captao - a fase em que o receptor recebe em conjunto de sinais do meio. Seleo - a fase em que extrado do conjunto de sinais recebidos do meio de transmisso aquele desejado. Decodificao corresponde traduo do sinal selecionado tal que possa ser reconhecido pelo ente que far a recomposio da informao final.

Principais Sistemas de Transmisso


Existem muitas formas de se transmitir informao, podem destacar as seguintes formas de transmisso: 1) 2) 3) 4) Sistemas de Radiovisibilidade Sistemas de Comunicao Via Satlite Sistemas de Comunicao ptica Sistemas de comunicao baseados em meio de cobre

Sistemas de Comunicao I

1)Sistemas de Radiovisibilidade So sistemas que se utilizam propagao de ondas eletromagnticas atravs da atmosfera. Dependendo da faixa de freqncia as ondas eletromagnticas tem caractersticas diferentes. Freqncia 300Hz a 3000Hz 3KHz 30KHz 30KHz 300KHz 300KHz 3MHz 3MHz 30MHz 30MHz 300MHz 300MHz 3GHz 3GHz 30GHz 30GHz 300GHz Designao ELF VLF LF MF HF VHF Freq. Muito alta UHF Freq. Ultra-alta SHF Freq super alta EHF Freq. Extremamente elevadas Microondas Denominao Ondas extremamente longas Ondas muito longas Ondas longas Ondas mdias Ondas Tropicais Ondas curtas Exemplos Submarinos Minas Navegao Area Servios Martimos Radiodifuso Local AM (107) canais Servios martimos Radiodifuso Local Radiodifuso Distante Transmisso de TV Segurana pblica Sistemas comerciais Sistemas particulares Sistemas celulares Comunicao pblica Sistemas Radiovisibilidade Sistemas Satlites

2) Sistemas de Comunicao Via Satlite Estes sistemas utilizam como estao repetidora um satlite artificial em rbita geoestacionria ou polar. Nestes satlites so instalados receptores e transmissores que basicamente recebem e retransmitem os sinais de volta para a Terra. Os satlites com uma rbita polar passam pelos plos a uma altura de aproximadamente 1.000 Km e so usados para fins meteorolgicos ou militares. Com trs satlites geoestacionrios pode-se cobrir todo o planeta, desde que estejam localizados a 120 graus um do outro e a uma altitude do plano equatorial de 35.800 Km, sendo estes utilizados nas redes telecomunicaes. Utilizam a faixa 4 a 6 GHz microondas

Sistemas de Comunicao I

3) Sistemas de comunicao pticos Utiliza transmissores e receptores de altssima confiabilidade podendo-se chegar a capacidades de transmisso 10.000 vezes superiores aos sistemas microondas. 4) Sistemas de transmisso via Meio de Metlico As linhas metlicas podem ser divididas em trs grupos conforme sua construo mecnica: linhas bifilares, linhas coaxiais e guias de onda. Linhas bifilares so construdas de dois condutores idnticos e paralelos, geralmente cobre ou alumnio, separados por um material no condutor. Ex: xDSL, telefonia. Linhas coaxiais so construdas mecanicamente por um condutor interno, envolto por um condutor externo de forma cilndrica, estes separados por um material isolante. Ex.: Cable Modem, Tv cabo Os guias de onda so construdos por um condutor externo e internamente por material isolante. Ex.:Microondas.

Perturbaes presentes em um sistema de transmisso


So todos os problemas que podem dificultar ou at mesmo impedir uma comunicao. Esses problemas so fenmenos que ocorrem com o sinal transmitido pelo meio de comunicao num sentido indesejvel, podemos citar as seguintes perturbaes: 1. Distoro em amplitude 2. Rudo branco 3. Rudo Impulsivo 4. Eco 5. Translao em freqncia 6. Diafonia 7. Distoro harmnica 8. Drop out 9. Desvanecimento 1. Distoro em amplitude A linha de transmisso pode interferir na amplitude do sinal de maneira desigual ao longo da faixa de freqncia, ou seja, atenuar mais algumas componentes do que outras. Esse efeito chamado de distoro de amplitude. Antigamente para compensar a distoro em amplitude presente nos pares fsicos, Michael Pupin props equalizar a resposta em freqncia inserindo bobinas distribudas ao longo da linha regularmente espaadas. Essas bobinas

Sistemas de Comunicao I

compensam a distoro natural do par fsico, mas atualmente com esto caindo em desuso em virtude das centrais telefnicas manterem um distancia entre si de aproximadamente de 7 Km. Rudo a quantidade de sinal aleatrio que pode degradar o sinal transmitido. Podemos classificar em dois tipos: 2. Rudo Branco o sinal cujo espectro cobre toda a faixa de freqncia de - at +, ou seja,possui componentes em todas as freqncias. O rudo branco aparece somado ao sinal, na recepo, devido ao movimento aleatrio de eltrons nos pares telefnicos, e chamado tambm de rudo trmico. 3. Rudo Impulsivo Esse tipo de rudo pode aparecer na recepo, sendo definido como sinais ou pulsos eltricos no prognosticveis. 4. Eco A converso de sistema de 2 fios para 4 fios feita por um circuito conhecido como hbrida, constituda por dois transformadores.

O sinal de transmisso (Tx) encaminhado ao par de transmisso e atenuado para o par de recepo, devido a configurao dos enrolamentos dos transformadores da hbrida. A atenuao entre os dois pares do lado de 4 fios chamado de rejeio da hbrida e da ordem de 40 dB, dependendo da impedncia da linha do lado de 2 fios e da impedncia de casamento, Zl. Assim uma pequena parcela do sinal Rx ainda retorna para Tx. Esse retorno que chega ao lado emissor, dependendo do retardo total da linha telefnica chamado de eco.

Sistemas de Comunicao I

Para se evitar esta degenerao, costuma-se instalar um dispositivo chamado de supressor de eco, que na verdade um atenuador de 50 dB ativado pelo sinal de voz que trafega no outro par de fios.

5. Translao de freqncia As vezes se utiliza a multiplexao em freqncia, para agrupar vrios canais de voz e fazer uma nica transmisso. Os multiplexadores por diviso de freqncia (FDM) realizam esta tarefa, deslocando cada canal de voz para uma posio distinta no espectro de freqncia. Esse deslocamento feito multiplicando o sinal de udio por portadoras senoidais e filtrando as bandas laterias. Suponha que as duas freqncias intermediarias no sejam exatamente iguais, neste caso a freqncia da portadora do modem ou o canal de udio estar transladado na recepo.

6. Diafonia (Cross-Talk) a interferncia ocasionada em um circuito de comunicao por outro prximo do mesmo. A diafonia pode ocorrer entre fios ou pares de um cabo ou ainda entre canais multiplexados. 7. Distoro harmnica Essa distoro consiste na presena de tons estranhos ao sinal principal gerados por no linearidades do canal telefnico, tais como a limitao do sinal devido a saturao de circuitos amplificadores ou filtros. Esses tons indesejveis possuem freqncias mltiplas do sinal principal, ou seja, so harmnicos do sinal principal.

Sistemas de Comunicao I

8. Drop out a perda abrupta do sinal por um curto intervalo de tempo, ao longo do meio de comunicao. Este normalmente ocasionado por soldagem mau feita, mau contato e tambm pelo mau tempo atmosfrico em transmisso via rdio. 9. Desvanecimento O desvanecimento um fenmeno que surge quando os sinais de rdios so refletidos contra as diferentes camadas da atmosfera. O efeito do desvanecimento que depende da freqncia e das condies climticas, manifesta-se como variaes na amplitude e na fase do sinal. As causas mais comuns do desvanecimento so: deflexo anormal da onda de radio devido a refrao; propagao por vias mltiplas, devido as ondas de radio refletidas da Terra ou das camadas de ar com diferentes densidades; atenuao causada por precipitao atmosfrica.

Modo de Operao
O canal de comunicao definido como um meio eltrico que estabelecido entre duas ou mais estaes. Tem como finalidade especfica transportar informaes de um ponto da rede para outro, sendo que suas limitaes quanto capacidade dependem das caractersticas eltricas fsicas impostas pelos meios que podem ser de trs tipos bsicos: 1. Simplex Um sinal flui sempre da estao de origem para estao de destino. 2. Half Duplex Nesse modo de transmisso, geralmente o receptor do modem est apto para receber, embora no seja possvel a transmisso e recepo simultnea. 3. Full Duplex No modo de transmisso Full Duplex ou Duplex a transmisso ocorre nos dois sentidos simultaneamente e, pode ser empregada de dois ou quatro fios. Quando se emprega quatro fios, dois so reservados para transmisso e dois para recepo, ambos operando na mesma freqncia. Com dois fios so empregadas duas freqncias diferentes: uma para transmisso e outra para recepo.

Sistemas de Comunicao I

Tipos de Configurao
Aos enlaces de dados so possveis dois tipos de configuraes fsicas. 1- Ponto Ponto Ligaes ponto ponto caracterizam-se pela presena de apenas dois pontos de comunicao, um em cada extremidade do enlace 2- Multiponto Ligao multiponto pode ser definida como sendo aquela em que vrias estaes esto ligadas atravs do mesmo enlace. A controladora de terminais possui habilidade para contratar vrios terminais, cada um respondendo por um endereo; desta forma, o terminal reconhecido pela cede e por este endereo.

Medidas de um Sistema de Transmisso


Considerando um determinado valor de potencia para o sinal de entrada (P1) e outro determinado valor para o sinal de sada (P2). P1 Entrada P2

Quadripolo

Sada

O ganho do quadrpolo(G) dado pela seguinte equao:

G=

nvel do sin al sada nvel do sin al entrada

P2 P 1

Podemos definir como atenuao a relao mostrada na seguinte equao:

A=

nvel do sin al entrada nvel do sin al sada

P 1 P2

Sistemas de Comunicao I

A unidade de transmisso para expressar os valores contidos na atenuao chamou-se inicialmente Bell. Esta unidade tem valores muito grandes, desta forma passou-se a adotar o valor de decibel (dB) como uma unidade de medio de ganho e atenuao a relao de corrente ou tenso. A expresso abaixo define a relao em decibis tomando-se como base os valores de potncia: P2 P 1 Ex.: 1. Um amplificador que libera uma potncia de 2 Watts na sada, quando so colocados 10 mW na entrada. Qual o valor do ganho em dB? dB = 10 log

Nvel Absoluto O dBm a relao entre potncia P e uma outra potncia com valor de referncia fixo. O valor fixo em telecomunicaes foi definido internacionalmente em 1mW. Utilizando a mesma expresso referente ao dB e atribuindo o valor 1mW para o valor de P1 teremos como calcular o valor em dBm. dBm = 10 log P2 1mW

Ex.: 2. Determine a potncia em dBm relativa a 2 watts. Ex.: 3. Converta o valor de 300 mW em dBm. Os valores em nveis absolutos em dBm nunca podem ser somados, multiplicados ou divididos. O valor de potncia em dBm somente pode ser somado ao dB.. Nvel Relativo onde U2 representa o valor U1 eficaz da tenso em um ponto considerado e U1 o valor de referncia de tenso dado como igual a 0,775 Volts. P dB = 10 log 2 P 1 Substituindo a potncia de entrada e a potncia de sada pelos seus valores em funo da tenso U e a de uma impedncia Z, temos: O dBu a relao em dB das tenses U 2

Sistemas de Comunicao I

(U 2 ) 2 dBu = 10 log (U1 ) 2

Z2 Z1

ou

dBu = 10 log U2 Z + 10 log 1 U1 Z2

(U 2 ) 2 Z + 10 log 1 2 (U1 ) Z2

dBu = 20 log

Tomando-se como base a funo, para o dBm da potncia de referncia de 1mW, teremos os valores de tenso e impedncia: U1 = 0,775 Volts Z1= 600 ohms dBu = 20 log U2 600 + 10 log 0,775 Z2

Relao Sinal/Rudo (S/N) a soma das contribuies de rudo do equipamento no canal de transmisso, comparada com a potncia de sinal definido como referncia. S (dB) = 10 log PS N PN Ex.: 4. Dado o esquema abaixo, determine a relao sinal/rudo. Ps = 1 mW Figura de (F) PN= 1pW S/N = ? Sistema Rudo

o parmetro que permite avaliar a contribuio de rudo apresentada pelo prprio sistema em funo do rudo total existente na sada do mesmo. S entrada do sistema N F= S sada do sistema N F (dB) = S N entrada(dB) S N sada (dB)

A Figura de Rudo pode ainda ser expressa pelos seguintes parmetros: PN F= K To B G

Sistemas de Comunicao I

onde: PN Potncia de Rudo K Constante de Boltzman = 1,38 * 10-23 J/K To - 290o K B Banda de Freqncia G Ganho de Potncia A Potncia de Rudo pode ser expressa por: PN = F K To B G Taxa de erros de bits Outro padro de medidas da qualidade das redes digitais a taxa de erros de bits (BER Bit Error Rate). Ao enviar um padro conhecido de bits e contar a quantidade de bits recebidos incorretamente no receptor, podemos medir a qualidade da conexo, expressa como a mdia de bits recebidos incorretamente dentre a quantidade total de bits transmitidos. Se a taxa de erros na transmisso de voz em uma conexo digital de 64 Kbits/s for de 10-6 ou menos, durante um perodo arbitrrio de tempo, o ouvinte no notar qualquer degradao na qualidade. Se a taxa de erros for de 10-4 o distrbio considerado um pouco irritante e a uma taxa de erros de 10-3 a degradao da qualidade severa. Na recomendao G.821, a ITU-T define os seguintes parmetros para uma conexo entre dois assinantes, comutada a 64 kbist/s: ! Minuto degradado (DM): menos de 10% de uma quantidade de intervalos de um minuto tem uma taxa de erros de bits de 1.10-6 ou pior; Segundo errado (ES): menos de 8% de uma quantidade de intervalos de segundo so prejudicados por erros de bit; Segundo severamente errado (SES): menos de 0,2% de uma quantidade de intervalos de um segundo tem uma taxa de erros de 1.10-3 ou pior.

! !

10

You might also like