You are on page 1of 2

MamaImagem - Quando se pode dizer que a imagem descrita na mamografia pode ser enquadrada na categoria 3 do BI-RADS ? Dra.

Selma Bauab - Somente depois da avaliao completa da imagem: a) se for um ndulo, este no deve ser palpvel e no deve ter calcificaes, sendo que s podemos dizer que categoria 3 depois de termos feito a ultra-sonografia e constatado que o ndulo slido, ovide, com margens circunscritas ou com no mximo trs lobulaes e com ecotextura homognea. b) pode ser necessria tambm a avaliao mamogrfica complementar com radiografias com compresso seletiva para avaliao das margens. c) normalmente existe uma correlao entre os achados da mamografia e da ultrasonografia na avaliao das margens do ndulo. Se houver discrepncia, sempre categorizar pelo achado mais suspeito. d) se o achado representar microcalcificaes agrupadas, antes de se caracterizar como BI-RADS 3, devem ser feitas radiografias com compresso seletiva ampliada nas incidncias craniocaudal e mediolateral a 90 graus.. Nesta categoria, as calcificaes tm que ser redondas ou ovais, podendo ser do mesmo tamanho ou de tamanhos diferentes. e) e o achado representar assimetria focal, tem que ser feita a compresso seletiva, mostrando que a mesma se torna menos evidente com a compresso. A avaliao ecogrfica desta imagem deve corresponder a rea ecognica de tamanho semelhante da assimetria focal. Se houver distoro arquitetural associada assimetria focal, no categoria 3. MamaImagem - Por que se erra tanto na categorizao do BI-RADS 3 ? Dra. Selma Bauab- Porque se costuma utilizar uma abordagem intuitiva e, na verdade, devemos usar critrios rigorosos para definir a leso nesta categoria. MamaImagem - Qual a freqncia de leses esperadas na categoria 3, nos diversos mtodos de imagem utilizados ? Dra. Selma Bauab- Na mamografia, j est bem estabelecida a porcentagem de leses nesta categoria, ou seja, menos de 5% (1,2 a 9,8%), portanto, em 10 000 mamografias espera-se que apenas cerca de 120 sejam BI-RADS 3. Na ultra-sonografia esta porcentagem maior. No ultra-som h muitos achados incidentais de leses slidas circunscritas ou de imagens hipoecicas circunscritas. Aqui importante lembrar que a leso, para ser enquadrada nesta categoria no ultra-som, tem que apresentar margens regulares tanto no corte transversal quanto no longitudinal, no radial e no anti-radial, sem apresentar angulaes ou microlobulaes. Em nossa casustica obtivemos, em uma amostragem de um perodo de dois meses, cerca de 14% de leses nesta categoria, no havendo ainda, trabalhos na literatura mostrando qual a freqncia esperada, por este mtodo. Na ressonncia magntica, Liberman & Morris encontraram 24%. Destas, 10% representavam leses malignas e mais da metade era carcinoma ductal in situ, s detectado pela ressonncia magntica. MamaImagem - Quando a leso palpvel mas tem caractersticas de BI-RADS 3, o que

fazer ? Dra. Selma Bauab - Alguns trabalhos j mostraram que estas leses podem ser acompanhadas, como as no palpveis. Entretanto, ainda no h base cientfica para esta afirmao. As leses palpveis devem ser avaliadas com base em critrios clnicos e de imagem para, s ento, se definir a conduta, que geralmente envolve o diagnstico trplice: palpao, exames por imagem e cito ou histologia.

MamaImagem - Quando se trata de um achado novo em relao ao exame anterior, pode ser BI-RADS 3 ? Dra. Selma Bauab - No. A classificao BI-RADS 3 pressupe que no haja exame anterior para comparao (a no ser que j seja um exame de seguimento de uma leso nesta categoria). Se surge uma leso nova, conforme suas caractersticas, ser BI-RADS 2 ou BIRADS 4 ou BI RADS 5. MamaImagem - O controle de uma leso na categoria BI-RADS 3 feito de seis em seismeses ? Dra. Selma Bauab - No. Apenas o primeiro controle da mama em questo feito em seis meses. O segundo dali a seis meses, das duas mamas (sendo 12 meses aps o primeiro exame) e, os demais controles so anuais, por um perodo de dois a trs anos. Assim, na verdade, feita apenas uma mamografia a mais de uma s mama, seis meses aps a primeira. Lembretes finais: - o tempo de seguimento que aumenta a confiana de que uma leso provavelmente benigna (categoria 3) seja realmente benigna e no o primeiro controle em seis meses. - O seguimento mamogrfico uma boa alternativa para a bipsia em pacientes com leses provavelmente benignas. - O seguimento NO UM SUBSTITUTO para o estudo incompleto de um achado. - Alguns autores, como o Dr. Lazl Tabr, acreditam que esta categoria no beneficia nem a paciente (que fica ansiosa), nem o mdico (que fica em dvida sobre qual a melhor conduta ), no devendo portanto, ser utilizada. - Em nossa opinio, se utilizada corretamente, pode ajudar a evitar algumas bipsias desnecessrias.

You might also like