You are on page 1of 8

reporterdecristo.

com

http://reporterdecristo.com/voce-conhece-o-ano-liturgico

Voc conhece o Ano Litrgico?


Por: Aline CODU Em: 18 de agosto de 2010 Ano litrgico ou calendrio litrgico o ciclo das celebraes litrgicas durante o ano da igreja crist que determina quando se celebram a festas, memorial, comemoraes e solenidades, e da pores das escrituras devem ser lidas. A igreja ocidental (Catlica e evanglica) e a oriental (Ortodoxa) tm diferentes datas para as diferentes festas mas a sequncia essencialmente a mesma.

DIFERENA ENTRE O ANO CIVIL E O ANO LITRGICO


Durante o ano inteiro celebramos a vida de Cristo, desde a sua em Encarnao no seio da Virgem Maria, passando pelo seu Nascimento, Paixo, Morte, Ressurreio, at a sua Ascenso e a vinda do Esprito Santo. Mas enquanto civilmente se comemoram fatos passados que aconteceram uma vez e no acontecero mais, (muito embora esses fatos influenciem a nossa vida at os dias de hoje), no Ano Litrgico, alm da comemorao, vivemos na atualidade, no dia-a-dia de nossas vidas, todos os aspectos da salvao operada por Cristo. A celebrao dos acontecimentos da Salvao actualizada, tornada presente na vida actual dos crentes. Por exemplo: no dia 7 de Setembro comemora-se o Dia da Independncia do Brasil. Pois bem, esse fato aconteceu uma nica vez na Histria do mundo. J do ponto de vista religioso, no Ano Litrgico, a cada Natal Cristo que nasce no meio das famlias humanas, Cristo que sofre e morre na cruz na Semana Santa, Cristo que ressuscita na Pscoa, Cristo que derrama o Esprito Santo sobre a Igreja no dia de Pentecostes. De forma que, ao fazermos memria das atitudes e dos fatos ocorridos com Jesus no passado, essas mesmas atitudes e fatos tornam-se presentes e actuantes,

acontecem hoje, no aqui e agora da vida dos cristos.

ORGANIZAO DO ANO LITRGICO


Com base no que foi comentado acima, podemos perceber que existiu a necessidade de se organizar essas comemoraes. E assim a Igreja fez, ao longo de sculos, estabelecendo um calendrio de datas a serem seguidas, que ficou sendo denominado de Ano Litrgico ou Calendrio Litrgico. O Ano Civil comea em 1 de Janeiro e termina em 31 de Dezembro. J o Ano Litrgico comea no 1 Domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do Natal) e termina no sbado anterior a ele. Podemos perceber, tambm, que o Ano Litrgico est dividido em Tempos Litrgicos, como veremos a seguir. Antes, porm, vale a pena lembrar que o Ano Litrgico composto de dias, e que esses dias so santificados pelas celebraes litrgicas do povo de Deus, principalmente pelo Sacrifcio Eucarstico e pela Liturgia das Horas. Por esses dias serem santificados, eles passam a ser denominados dias litrgicos. A celebrao do Domingo e das Solenidades, porm, comea com as Vsperas (na parte da tarde) do dia anterior. Dentre os Dias Litrgicos da semana, no primeiro dia, ou seja, no Domingo (Dia do Senhor), a Igreja celebra o Mistrio Pascal de Jesus, obedecendo tradio dos Apstolos. Por esse motivo, o Domingo deve ser tido como o principal dia de festa. Cada rito litrgico da Igreja Catlica tem o seu Calendrio Litrgico prprio, com mais ou menos diferenas em relao ao Calendrio Litrgico do Rito romano, o mais conhecido. No entanto, para todos os ritos litrgicos idntico o significado do Ano litrgico, assim como a existncia dos diversos tempos litrgicos e das principais festas litrgicas. A Igreja estabeleceu, para o Rito romano, uma seqncia de leituras bblicas que se repetem a cada trs anos, nos domingos e nas solenidades. As leituras desses dias so divididas em ano A, B e C. No ano A lem-se as leituras do Evangelho de So Mateus; no ano B, o de So Marcos e no ano C, o de So Lucas. J o Evangelho de So Joo reservado para as ocasies especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades. Nos dias da semana do Tempo Comum, h leituras diferentes para os anos pares e para os anos mpares, tirando o Evangelho, que se repete de ano a ano. Deste modo, os catlicos, de trs em trs anos, se acompanharem a liturgia diria, tero lido quase toda a Bblia. O Ano Litrgico da Igreja assim dividido:

Ciclo da Pscoa
QUARESMA INCIO: Quarta-Feira das Cinzas TRMINO: Quarta-feira da Semana Santa ESPIRITUALIDADE: Penitncia e converso ENSINAMENTO: A misericrdia de Deus COR: Roxa PSCOA INCIO: Quinta-feira Santa (Trduo Pascal) TRMINO: No Pentecostes ESPIRITUALIDADE: Alegria em Cristo Ressuscitado

ENSINAMENTO: Ressurreio e vida eterna COR: Branca

Ciclo do Natal
ADVENTO INCIO: 4 domingos antes do Natal TRMINO: 24 de dezembro tarde ESPIRITUALIDADE: Esperana e purificao da vida ENSINAMENTO: Anncio da vinda do Messias COR: Roxa NATAL INCIO: 25 de dezembro TRMINO: Na festa do Batismo de Jesus ESPIRITUALIDADE: F, alegria e acolhimento ENSINAMENTO: O filho de Deus se fez Homem COR: Branca * ADVENTO: Inicia-se o ano litrgico. Compe-se de 4 semanas. Comea 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. No um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparao para receber Jesus. * NATAL: 25 de dezembro. comemorado com alegria, pois a festa do Nascimento do Salvador. * EPIFANIA: E celebrada no domingo seguinte ao natal e dura 3 semanas. uma festa que lembra a manifestao de Jesus como Filho de Deus. No ciclo de Natal tambm so celebradas as festas da Apresentao do Senhor no dia 02 de fevereiro, da Sagrada Famlia, de Santa Maria Me de Deus e do Batismo de Jesus. Tempo comum

1 PARTE INCIO: 2 feira aps o Batismo de Jesus TRMINO: Vspera da Quarta-feira das Cinzas ESPIRITUALIDADE: Esperana e escuta da Palavra ENSINAMENTO: Anncio do Reino de Deus COR: Verde

* 1 PARTE: Comea aps o batismo de Jesus e acaba na tera antes da quarta-feira de Cinzas. 2 PARTE INCIO: Segunda-feira aps o Pentecostes TRMINO: Vspera do 1 Domingo do Advento ESPIRITUALIDADE: Vivncia do Reino de Deus ENSINAMENTO: Os Cristos so o sinal do Reino COR: Verde * 2 PARTE: Comea na segunda aps Pentecostes e vai at o sbado anterior ao 1 Domingo do advento. Ao todo so 34 semanas. um perodo sem grandes acontecimentos. um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. um tempo de esperana e acolhimento da Palavra de Deus. O Tempo comum no tempo vazio. tempo de a Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino. (CNBB Documento 43, 132)

Ciclo santoral
Ciclo destinado ao louvor das personalidades santificadas pela Igreja. Existe uma hierarquia nas festas dos Santos, encabeadas pelas da Virgem Maria, que define sua solenidade e posio no calendrio. Este Ano litrgico da Igreja tem leituras bblicas apropriadas para as comemoraes de cada santo em particular, perfazendo um total de 161 comemoraes. Destas, apenas 10 tm leituras prprias. A tambm esto as 15 solenidades e 25 festas, com leituras obrigatrias, as 64 comemoraes necessrias e 94 comemoraes facultativas, com leituras opcionais. O Calendrio apresenta tambm 44 leituras referentes ressurreio de Jesus Cristo, alm de diversas leituras para os Santos, Doutores da Igreja, Mrtires, Virgens, Pastores e Nossa Senhora.

TEMPOS LITRGICOS
Estes tempos litrgicos existem em toda a Igreja Catlica. H apenas algumas diferenas entre os vrios ritos, nomeadamente em relao durao de cada um e data e importncia de determinadas festividades. A descrio que se segue corresponde ao Rito romano.

Tempo do Advento
O Tempo do Advento possui dupla caracterstica: sendo um tempo de preparao para as

solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, tambm um tempo em que, por meio desta lembrana, se voltam os coraes para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa expectativa da vinda do Messias, alm de se apresentar como um tempo de purificao de vida. O tempo do Advento inicia-se quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de Dezembro, desembocando na comemorao do nascimento de Cristo. um tempo de festa, mas de alegria moderada.

Tempo do Natal
Aps a celebrao anual da Pscoa, a comemorao mais venervel para a Igreja o Natal do Senhor e suas primeiras manifestaes, pois o Natal um tempo de f, alegria e acolhimento do Filho de Deus que se fez Homem. O tempo do Natal vai da vspera do Natal de Nosso Senhor at o domingo depois da festa da apario divina, em que se comemora o Batismo de Jesus. No ciclo do Natal so celebradas as festas da Sagrada Famlia, de Maria, me de Jesus e do Batismo de Jesus.

Tempo da Quaresma
O Tempo da Quaresma um tempo forte de converso e penitncia, jejum, esmola e orao. um tempo de preparao para a Pscoa do Senhor, e dura cerca de quarenta dias. Neste perodo no se diz o Aleluia, nem se colocam flores na Igreja, no devem ser usados muitos instrumentos e no se canta o Glria a Deus nas alturas, para que as manifestaes de alegria sejam expressadas de forma mais intensa no tempo que se segue, a Pscoa. A Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, e termina na manh de Quinta-feira Santa.

Trduo Pascal
O Trduo Pascal comea com a Missa da Santa Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa. Neste dia, celebrada a Instituio da Eucaristia e do Sacerdcio, e comemora-se o gesto de humildade de Jesus ao lavar os ps dos discpulos. Na Sexta-Feira Santa celebra-se a Paixo e Morte de Jesus Cristo. o nico dia do ano que no tem Missa, acontece apenas uma Celebrao da Palavra chamada de Ao ou Ato Litrgico. Durante o Sbado Santo, a Igreja no exerce qualquer acto litrgico, permanecendo em contemplao de Jesus morto e sepultado. Na noite de Sbado Santo, j pertencente ao Domingo de Pscoa, acontece a solene Viglia pascal. Conclui-se, ento, o Trduo Pascal, que compreende a Quinta-Feira, Sexta-Feira e o Sbado Santo, que prepara o ponto mximo da Pscoa: o Domingo da Ressurreio.

Tempo Pascal
A Festa da Pscoa ou da Ressurreio do Senhor, se estende por cinqenta dias entre o domingo de Pscoa e o domingo de Pentecostes, comemorando a volta de Cristo ao Pai na Ascenso, e o envio do Esprito Santo. Estas sete semanas devem ser celebradas com alegria e exultao, como se fosse um s dia de festa, ou, melhor ainda, como se fossem um grande domingo, vivendo uma espiritualidade de alegria no Cristo Ressuscitado e crendo firmemente na vida eterna.

Tempo Comum
Alm dos tempos que tm caractersticas prprias, restam no ciclo anual trinta e trs ou trinta e quatro semanas nas quais so celebrados, na sua globalidade os Mistrios de Cristo. Comemora-

se o prprio Mistrio de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos. um perodo sem grandes acontecimentos, mas que nos mostra que Deus se faz presente nas coisas mais simples. um tempo de esperana acolhimento da Palavra de Deus. Este tempo chamado de Tempo Comum, mas no tem nada de vazio. o tempo da Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e no trabalho pelo Reino. O Tempo Comum dividido em duas partes: a primeira fica compreendida entre os tempos do Natal e da Quaresma, e um momento de esperana e de escuta da Palavra onde devemos anunciar o Reino de Deus; a segunda parte fica entre os tempos da Pscoa e do Advento, e o momento do cristo colocar em prtica a vivncia do reino e ser sinal de Cristo no mundo, ou como o mesmo Jesus disse, ser sal da terra e luz do mundo. O Tempo Comum ainda tempo privilegiado para celebrar as memrias da Virgem Maria e dos Santos.

CORES LITRGICAS
Quando vamos igreja, notamos que o altar, o tabernculo, o ambo, e at mesmo a estola e a casula usadas pelo sacerdote, combinam todos com uma mesma cor. Percebemos tambm que, a cada semana que passa, essa cor pode permanecer a mesma ou variar. Se acontecer de no mesmo dia irmos a duas igrejas diferentes, comprovaremos que ambas usam a mesma cor, com exceo, claro, da igreja que celebra o seu padroeiro. Na verdade, a cor usada um certo dia vlida para a Igreja em todo o mundo, que obedece a um mesmo calendrio litrgico. Conforme a missa do dia, indicada pelo calendrio, fica estabelecida uma determinada cor. Desta forma, conclumos que as diferentes cores possuem algum significado para a Igreja: elas visam manifestar externamente o carter dos Mistrios celebrados e tambm a conscincia de uma vida crist que progride com o desenrolar do Ano Litrgico. Manifesta tambm, de maneira admirvel, a unidade da Igreja. No incio havia uma certa preferncia pelo branco. No existiam ainda as chamadas cores litrgicas. Estas s foram fixadas em Roma no sculo XII. Em pouco tempo, devido ao seu alto valor teolgico e explicativo, os cristos do mundo inteiro aderiram a esse costume, que tomou assim, carter universal. As cores litrgicas so seis, como veremos a seguir.

Branco
Simboliza alegria, ressurreio, vitria, pureza. usada na Pscoa, no Natal, nas solenidades e

festas do Senhor, nas festas de Nossa Senhora ,de So joo evangelista(apstolo) e dos santos (excepto dos apstolos e dos mrtires).

Vermelho
Lembra o fogo do Esprito Santo e tambm o sangue. a cor usada na liturgia dos apstolos (exceto S.joo evangelista), dos mrtires, no Domingo de Ramos, na Sexta-feira Santa e no Pentecostes.

Verde
Simboliza o crescimento e a esperana. usada no Tempo Comum.

Roxo
smbolo da penitncia e da converso. usada nos tempos do Advento e da Quaresma, e tambm nas Missas dos Fiis Defuntos e no sacramento da confisso.

Preto
sinal de tristeza e luto. Antigamente era usada na Sexta-feira Santa simbolizando o luto pela morte de Cristo.

Rosa
A cor rosa pode ser usada no 3 domingo do Advento e no 4 domingo da Quaresma. Simboliza uma breve pausa, um certo alvio no rigor da penitncia da Quaresma e na preparao do Advento.

CLCULO DO ATUAL ANO LITRGICO


O Ano Litrgico passa por trs ciclos, tambm chamado de anos A, B, C. A cada ano tem uma sequncia de leituras prprias, ou seja, leituras para o ano A, ano B e para o ano C. Para saber de que ciclo um determinado ano, parte-se deste princpio: o ano que mltiplo de 3 do ciclo C. Para saber se um nmero mltiplo de 3, basta somar todos os algarismos, e se o resultado for mltiplo de 3, o nmero tambm o . Exemplo: 1998 1+9+9+8 = 27 ( mltiplo de trs) logo ano C 1999 1 + 9 + 9 + 9 = 28 (27+1) = ano A 2000 2+0+0+0 = 2 = ano B 2001 2+0+0+1 = 3 = ano C 2002 2+0+0+2 = 4 (3+1) = Ano A . 2008 2+0+0+8 = 10 (9+1) = Ano A 2009 2+0+0+9 = 11 Fontes: Ano Litrgico Wikilingue Parquia N. Sra. Auxiliadora

Devocionrio popular aos santos Wikipdia

Mais Reportagens:
Tags: advento, ano, calendario, ciclo, comum, cores, liturgia, liturgico, Natal, PASCAL, PSCOA, quaresma, rito, santoral, tempo

You might also like