You are on page 1of 17

PROFISSIONAL DE VENDAS

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 70 (setenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:
Conhecimentos Bsicos Lngua Portuguesa Questes 1 a 10 Pontuao 1,0 cada Conhecimentos Gerais Questes 11 a 15 Pontuao 1,0 cada Informtica Questes 16 a 20 Pontuao 1,0 cada Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada Conhecimentos Especficos Bloco 2 Questes 41 a 55 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 56 a 70 Pontuao 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s marcaes das respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs.: O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE a LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS E 30 (TRINTA) MINUTOS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

PROFISSIONAL DE VENDAS

PSP - 01/2012

EDITAL No 1, LIQUIGS

LIQUIGS

LIQUIGS
CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA
Eu sei, mas no devia Eu sei que a gente se acostuma. Mas no devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a no ter outra vista que no as janelas ao redor. E, porque no tem vista, logo se acostuma a no olhar para fora. E, porque no olha para fora, logo se acostuma a no abrir de todo as cortinas. E, porque no abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplido. A gente se acostuma a acordar de manh sobressaltado porque est na hora. A tomar o caf correndo porque est atrasado. A ler o jornal no nibus porque no pode perder o tempo da viagem. A comer sanduche porque no d para almoar. A sair do trabalho porque j noite. A cochilar no nibus porque est cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja nmeros para os mortos. E, aceitando os nmeros, aceita no acreditar nas negociaes de paz. E, no acreditando nas negociaes de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos nmeros, da longa durao. A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir ao telefone: hoje no posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto. A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. [...] E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. [...] A gente se acostuma poluio. s salas fechadas de ar-condicionado e cheiro de cigarro. luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. s bactrias da gua potvel. contaminao da gua do mar. lenta morte dos rios. Se acostuma a no ouvir passarinho, a no ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos ces, a no colher fruta no p, a no ter sequer uma planta. A gente se acostuma a coisas de mais, para no sofrer. Em doses pequenas, tentando no perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acol. Se o cinema est cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoo. Se a praia est contaminada, a gente molha s os ps e sua no resto do corpo. [...] E se no fim de semana no h muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda
55

fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado. A gente se acostuma para no se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.
COLASANTI, Marina. Eu sei, mas no devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. p. 9. Adaptado.

1
A partir da leitura do texto, pode-se inferir que o leitor conduzido a construir uma(um) (A) reao ignorante diante das constantes atitudes de indiferena. (B) reflexo sobre o fato de muitos se mostrarem inertes diante da vida. (C) viso pejorativa dos que se acostumam s situaes complexas da vida. (D) viso revoltada acerca dos frequentes noticirios sobre guerras e mortos. (E) estmulo a um posicionamento spero em relao complexidade da vida.

10

15

20

2
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos. ( . 2-3) Ns nos acostumamos a morar em apartamentos de fundos. A troca de pronomes tambm respeita as regras de concordncia estabelecidas na norma-padro em: (A) Tu te acostuma / Voc se acostuma. (B) Tu se acostuma / Voc se acostumas. (C) Tu te acostumas / Voc se acostuma. (D) Tu te acostumas / Voc vos acostuma. (E) Tu te acostumas / Voc vos acostumais.

25

30

35

40

3
No segundo pargrafo do texto, a autora prope uma relao de causa e efeito para justificar seu ponto de vista sobre o tema abordado a partir do emprego do conectivo porque, cuja grafia orientada por seu valor gramatical. Est tambm grafado corretamente o que se destaca em: (A) Sei porqu voc chorou ontem. (B) No sei o por qu de tanta pressa. (C) Ele est triste porqu foi transferido. (D) No sei o motivo por que ele no veio. (E) Quero saber porque voc no foi festa.

45

50

PROFISSIONAL DE VENDAS

LIQUIGS
4
A leitura do trecho A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar ( . 30-32) permite concluir que as preposies so exigidas, respectivamente, pelos seguintes verbos: (A) desejar e ganhar. (B) desejar e pagar. (C) pagar e desejar. (D) necessitar e ganhar. (E) necessitar e pagar.

9
De acordo com as regras de acentuao, o grupo de palavras que foi acentuado pela mesma razo : (A) cu, j, trofu, ba (B) heri, j, paraso, pde (C) jquei, osis, sade, tm (D) baa, cafena, exrcito, sade (E) amide, cafena, grado, sanduche

10
As palavras destacadas abaixo no se diferem somente quanto pronncia mais ou menos forte. A gente se acostuma a coisas de mais. ( . 45) no h muito o que fazer ( . 51-52 ) A frase em que a palavra destacada foi usada adequadamente norma-padro a seguinte: (A) Sua casa fica a muitos quilmetros daqui. (B) Visitarei meu irmo daqui h dois dias. (C) Passei no vestibular a cerca de sete anos. (D) H muitas crianas dediquei a minha vida. (E) A dois dias cheguei da viagem ao Par.

5
As crases grafadas no incio de cada uma das seguintes frases do texto se justificam pela exigncia do verbo acostumar: s bactrias de gua potvel. contaminao da gua do mar. lenta morte dos rios. ( . 40-41) Uma quarta frase que poderia estar nessa sequncia, grafada de acordo com a norma-padro, seria a seguinte: (A) ver injustias. (B) vida sem prazer. (C) alguma forma de tristeza. (D) todas as mazelas do mundo. (E) essa correria em busca do sucesso.

6
A opo por uma linguagem informal, em algumas passagens do texto, permite jogos de palavras como o que se verifica no emprego de Se nas seguintes frases: Se o cinema est cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoo. ( . 48-49) Se acostuma para evitar feridas, sangramentos. ( . 55-56) Nos trechos acima, as palavras em destaque classificam-se, respectivamente, como (A) conjuno e pronome (B) conjuno e preposio (C) pronome e preposio (D) pronome e conjuno (E) conjuno e conjuno

CONHECIMENTOS GERAIS
11
No dia em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Comisso da Verdade para apurar violaes dos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 e 1988, a Organizao das Naes Unidas (ONU), apesar de elogiar o Pas pela medida, pediu explicitamente a revogao da Lei da Anistia de 1979. No comunicado da ONU, a alta comissria de Direitos Humanos, a indiana Navi Pillay, incentiva o Pas a adotar medidas adicionais que facilitem a punio daqueles que foram responsveis pela violao de direitos humanos no passado. E acrescenta: Tais medidas devem incluir a aprovao de uma nova legislao para revogar a Lei da Anistia ou declar-la inaplicvel, pois impede a investigao e o fim da impunidade de graves violaes dos direitos humanos.
Disponvel em:<http://www.estadao.com.br>. Acesso: 4 jan. 2012.

7
A palavra que ( . 1) tem o mesmo valor sinttico e morfolgico do que se destaca em: (A) Vamos ao Maranho, que a passagem est barata. (B) Ainda que chova, irei ao encontro. (C) H mais razes para sorrir que para chorar. (D) Ele espera que tudo d certo. (E) A cidade em que nascemos s prospera.

8
Em Se acostuma a no ouvir passarinho ( . 42), o pronome no est colocado de acordo com a norma-padro. Esse desvio da norma-padro ocorre tambm em: (A) Ele estava-nos seguindo. (B) Espero que nunca nos julgue. (C) No me disseram a verdade. (D) Sempre valorizaram-me muito! (E) A mulher encheu-se de esperanas.

Diante de um cenrio de dificuldade devido incapacidade de a sociedade brasileira elaborar sua histria, alguns segmentos sociais consideram que a Comisso da Verdade pode representar um passo inicial e fundamental para o pas (A) (B) (C) (D) (E) cicatrizar erros do passado. reconciliar militares e civis. desmontar o modus operandi de corrupo. eliminar possibilidades de golpes militares. romper definitivamente com a tortura policial.

PROFISSIONAL DE VENDAS

LIQUIGS
12
A vitria dos aliados na Segunda Guerra Mundial fez a democracia retornar a muitos governos derrotados, incluindo a Alemanha Ocidental e o Japo. O comeo do fim do domnio colonial levou a democracia a algumas naes da frica e de outros lugares. Alguns pases latino-americanos, inclusive o Brasil, com o fim da era Vargas, constituram democracias limitadas e instveis. Nessa onda democrtica, o Brasil passou por um perodo de grandes transformaes. Embora no se possa falar de uma liberdade plena, houve intensa efervescncia poltica entre 1946 e 1964. Multiplicaram-se os movimentos sociais e a participao organizada de diferentes setores da sociedade passou a ecoar na atividade poltica.
BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bssola para um novo mundo. So Paulo: Thomson Learning, 2006, p.342. Adaptado.

Alguns cientistas sociais consideram a existncia de algumas ondas democrticas importantes na histria mundial. Uma dessas ondas inicia-se com o fim da Segunda Guerra Mundial, conforme apresentado no texto. Um exemplo marcante desse contexto no Brasil representado por (A) greves de metalrgicos na regio industrial chamada ABC paulista (B) movimento pela reforma agrria no Sudeste, chamado de Ligas Camponesas (C) campanha em defesa da nacionalizao do petrleo, chamada O petrleo nosso (D) criao de novos partidos polticos, inclusive o chamado Partido dos Trabalhadores (E) manifestao em defesa do ensino de horrio integral, chamada Pelo horrio integral no ensino pblico

13
Levando em conta as inovaes cientficas na atualidade, os transgnicos so organismos geneticamente modificados com DNA modificado pela introduo de novos genes vindos de outras espcies, visando a adquirir novas propriedades, como a ampliao da resistncia a herbicidas ou a doenas. Do ponto de vista do impacto na sociedade contempornea, h polmica envolvendo segmentos sociais diferentes. Os ambientalistas temem que os genes modificados contaminem lavouras tradicionais ou reas nativas e anunciam que no h estudos expressivos que comprovem a segurana do uso de transgnicos para a sade humana. Um argumento daqueles segmentos sociais que defendem os transgnicos e as principais lavouras que deles fazem uso, no Brasil, so, respectivamente, (A) arma contra fome soja, milho e algodo (B) recurso contra a misria milho, feijo e hortalias (C) aumento da produtividade trigo, laranja e algodo (D) acelerao do rendimento das lavouras soja, laranja e trigo (E) reduo da pobreza feijo, hortalias e algodo

14

Transcrevem-se estrofes de poemas de Gonalves Dias e de Oswald de Andrade. Cano do exlio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. [...]
Disponvel em:<http://www.horizonte.unam.mx/brasil/ gdias.html>. Acesso em: 11 mar. 2012. Adaptado.

Canto de regresso ptria Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui No cantam como os de l Minha terra tem mais rosas E quase que mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra
Disponvel em:<http://www.releituras.com/oandrade_ canto.asp>. Acesso em: 11 mar. 2012. Adaptado.

A substituio de palmeiras por palmares (nome do mais famoso quilombo para onde fugiam os negros no perodo da escravido no Brasil) representa uma crtica dos modernistas ao nacionalismo idealizador dos romnticos, como uma forma de denncia contra o(a) (A) ufanismo dos polticos e artistas progressistas (B) desmatamento das reas de florestas tropicais (C) manifestao patriota dos artistas engajados na poltica partidria (D) explorao do trabalho no segmento mais pobre da populao (E) reao agressiva da polcia no combate violncia urbana

PROFISSIONAL DE VENDAS

LIQUIGS
15
A visita de Christine Lagarde, atual diretora-gerente do Fundo, obedeceu a um roteiro desprovido da carga emocional de antanho, mas, nem por isso, a imprensa economizou tinta: FMI pede dinheiro ao Brasil [...]. Detalhes importantes foram deixados de lado pela maioria [...]. A senhora Lagarde foi a Braslia pedir a cooperao do Estado brasileiro para a soluo de um grave problema internacional, aumentando sua participao no capital do FMI. Isso tem carter simblico importante, pois a demonstrao que mudou a posio do Brasil no mundo, tanto sob a tica da economia quanto no nvel poltico [...]. As declaraes de Christine Lagarde, em Braslia, abriram espao para outra compreenso da magnitude do problema, com um diagnstico mais abrangente. So um alerta aos demais pases para as consequncias do prolongamento da crise da dvida. Ela no veio aqui de pires na mo. Veio confirmar o reconhecimento de que o Brasil um novo parceiro com quem se pode contar para ajudar na soluo de problemas que exigem a cooperao estreita entre as naes.
DELFIM NETO, Antonio. Revista Carta Capital, 14 dez. 2011, ano XVII, n. 676, p.87.

Uma das razes do reconhecimento de que o Brasil representa um importante parceiro o fato de que o pas, recentemente, foi favorecido por (A) aumento do preo das matrias-primas, o que permitiu um superavit em conta-corrente maior do que a de toda a histria de reservas europeias e estadunidenses. (B) capacidade de aproveitamento das oportunidades, o que contribuiu para certo crescimento da economia e para o investimento no desenvolvimento social, com marcas na reduo das desigualdades de renda. (C) superioridade econmica em relao a todos os pases emergentes, o que facilitou o enfrentamento dos problemas que constrangem os Estados Unidos e os pases europeus. (D) expanso da economia mundial durante a segunda metade do sculo XX, o que solucionou, antes da virada para o sculo XXI, o problema do deficit permanente em conta-corrente. (E) desaquecimento das economias mais prsperas com encolhimento do comrcio internacional e aumento da insegurana nos mercados financeiros, o que promoveu a maior taxa de crescimento econmico de toda a histria da economia nacional.

INFORMTICA
Considere a sute Microsoft Office 2003 para responder s questes de nos 16 a 18.

16
No aplicativo PowerPoint, qual o tipo de efeito de animao em que o slide apresentado por meio de um efeito do tipo padro quadriculado ou de exibio gradativa? (A) Extenso (B) Marcao (C) Transio (D) Trajetria da animao (E) nfase ou esmaecimento

17
A figura 1 representa parte da barra de ferramentas do aplicativo Microsoft Office Word, em sua configurao padro.

figura 1

Foram destacados nessa figura, respectivamente, os botes (A) Pesquisar e Recortar texto. (B) Pesquisar e Ortografia e gramtica. (C) Visualizar impresso e Ortografia e gramtica. (D) Visualizar impresso e Recortar texto. (E) Inserir planilha do Microsoft Excel e Estrutura do documento.

, que se referem aos comandos

PROFISSIONAL DE VENDAS

LIQUIGS
18
A figura 2 a representao de uma planilha do Microsoft Office Excel, digitada na configurao padro do aplicativo.

figura 2 Digitando-se na clula C1 a frmula =SOMA(A1: B3), aps a confirmao da digitao, o valor apresentado nessa clula ser (A) 0 (B) 6 (C) 7 (D) 12 (E) 19

19
Para que possa aproveitar adequadamente os servios que a internet disponibiliza, o usurio deve instalar em seu computador, dentre outros recursos, um software que permita a visualizao correta das pginas da web. Esse software denominado web (A) accelerator (B) generator (C) browser (D) mail (E) site

20
A tecnologia utilizada na internet que se refere segurana da informao (A) criptografia (B) download (C) streaming (D) mailing lists (E) web feed

A
PROFISSIONAL DE VENDAS

S
6

U N

LIQUIGS
CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1
21
So documentos de comprovao obrigatria, a fim de que a pessoa jurdica se habilite a receber autorizao para o exerccio da atividade de distribuio do GLP: I - Comprovante de inscrio no CNPJ e de situao cadastral referente a quaisquer de suas sedes e liais. II - Cpia do estatuto e da ata de eleio dos administradores, comprovando a investidura. III - Estudo tcnico-econmico do empreendimento que contemple, entre outros itens, a modalidade de comercializao do GLP. IV - Estudo tcnico-econmico que identique os investimentos diretos e indiretos necessrios para a execuo da atividade.

23
Fixam critrios de segurana das reas de armazenamento de recipientes transportveis de GLP as normas emitidas pelo(a) (A) INMETRO (B) CNPQ (C) ANVISA (D) ABNT (E) PETROQUISA

24
Com referncia ao exerccio da atividade de revenda de GLP, afirma-se que a (A) atividade deve ser constituda segundo as leis brasileiras, sendo denominada de posto comercializador. (B) atividade de revenda de GLP pode ser exercida por pessoa fsica ou jurdica, desde que autorizadas pela ANP. (C) atividade de revenda de GLP compreende o transporte e a comercializao desse produto, a granel ou envasado. (D) atividade de revenda, uma vez concedida a autorizao para o seu exerccio, no poder mais ser revogada pela ANP. (E) pessoa jurdica s poder exercer a atividade de revenda de GLP aps a publicao da autorizao concedida pela ANP.

So corretas as afirmaes (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.

25
Bujes Brasil Me celebrou contrato de venda com Bujes Maravilha Ltda., relativo a 100 recipientes de GLP, com capacidade para 250 quilogramas. Nesse caso, devem ser observadas as seguintes regras: I - Os recipientes, vazios ou cheios, devem estar devidamente lacrados. II - Deve haver autorizao expressa da ANP para que a operao comercial se efetive. III - O rtulo da Bujes Brasil Me, que efetua a venda, deve estar axado nos recipientes. IV - Os recipientes transportveis cheios devem ser da marca do mesmo distribuidor. So corretas as afirmaes (A) I e II, apenas. (B) II e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

22
A Resoluo ANP no 15, de 2005, regula as atividades relativas ao abastecimento nacional de combustveis. Considere as afirmaes a seguir sobre essas regulaes. - O distribuidor de GLP que operar na modalidade envasado e a granel deve ter instalaes prprias para o envasilhamento, vedada a utilizao de instalaes de terceiro. II - O distribuidor deve possuir capacidade de tancagem operacional para receber a quantidade mensal de GLP que tiver sido homologada pela ANP. III - O distribuidor pode adquirir GLP de importador, produtor, de outro distribuidor e de comerciante, desde que este ltimo seja autorizado pela ANP. IV - O distribuidor, para atender ao consumidor, poder receber recipiente transportvel vazio de outra marca, realizando depois a destroca. So corretas as afirmaes (A) (B) (C) (D) (E) I e III, apenas. II e IV, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV. I

26
De acordo com a doutrina, o sentido do termo isonomia contratual (A) traduz o princpio da autonomia da vontade. (B) representa prestaes idnticas para ambas as partes. (C) denota a vulnerabilidade de um dos contratantes. (D) significa o equilbrio das prestaes das partes. (E) se vincula aos chamados contratos de adeso.

PROFISSIONAL DE VENDAS

LIQUIGS
27
APA HOTEL ingressou com ao contra a AGILIGS. Reclama que esta no considera, na formao do preo de seu produto (gs GLP), as sobras que ficam no recipiente. Quer ser indenizada por tal fato. A percia feita comprovou que, efetivamente, h sobra de gs nos botijes devolvidos, sendo invivel sua utilizao at o final devido forma pela qual o produto acondicionado. A APA Hotel, tendo em vista essas circunstncias, (A) tem direito compensao, se o preo do GLP for fixado de acordo com a quantidade nominal em unidade de massa encontrada no recipiente. (B) tem direito a receber uma compensao pecuniria pelo gs no consumido, mas tal compensao deve ser paga pela ANP. (C) tem direito compensao financeira, em valor correspondente ao que for efetivamente medido e devolvido. (D) no tem direito a receber indenizao pelas sobras, em virtude de no ser considerada consumidora do produto. (E) no tem direito a receber indenizao, uma vez que a sobra do gs no interior do recipiente considerada fortuita na atividade de revenda do produto.

31
A anlise das demonstraes financeiras envolve mtodos de calcular e interpretar ndices para avaliar o desempenho da empresa. Os insumos bsicos para a anlise de ndices so a demonstrao de resultado do exerccio e o balano patrimonial da empresa. A relao entre a dvida da empresa a curto prazo e o seu capital prprio representada por (A) = Ativo Circulante / Passivo Circulante (B) = (Ativo Circulante Estoques) / Passivo Circulante (C) = Ativo Circulante / Vendas Mensais (D) = Patrimnio Lquido / Vendas Mensais (E) = Passivo Circulante / Patrimnio Lquido

32
O ponto de equilbrio em volume e valor situa-se onde a curva de custo total intercepta a da receita total.
Dados: Custo fixo total = R$ 200.000,00 Preo unitrio = R$ 20,00 Custo varivel unitrio = R$ 4,00

28

Qual princpio orienta a elaborao, execuo e interpretao dos contratos? (A) Probidade (B) Modicidade (C) Boa-f (D) Razoabilidade (E) Interesse pblico

Os pontos de equilbrio, respectivamente, em unidades e em valor, so: (A) 10.000 e R$ 200.000,00 (B) 12.500 e R$ 200.000,00 (C) 12.500 e R$ 250.000,00 (D) 50.000 e R$ 800.000,00 (E) 50.000 e R$ 1.000.000,00

33
A viabilidade de um projeto depende do investimento inicial e dos benefcios sucessivos de entrada ao longo de um perodo de tempo. Considerando um investimento inicial de 600 mil reais, sendo as entradas apresentadas no quadro e um custo de capital de 10% a.a., possvel avaliar o projeto. Anos 0 1 2 3 4 5 6 Fluxo de Caixa (R$ 600.000) R$ 200.000 R$ 100.000 R$ 200.000 R$ 250.000 R$ 80.000 R$ 100.000

29

Gs Brasil Ltda., que revende GLP devidamente acondicionado em bujes, recusa-se a entregar o produto aos clientes que, eventualmente, adquirem o GLP de outro revendedor. Nesse caso, a Gs Brasil Ltda. atua de forma (A) antitica, uma vez que pretende dominar o mercado. (B) lcita, para se proteger da concorrncia. (C) ilcita, pois inviabiliza a livre concorrncia. (D) regular, j que no obrigada a vender a quem no quer. (E) abusiva, pois a revenda de GLP livre e pode ser exercida por todos os interessados.

30

infrao ordem econmica (A) efetuar promoes do tipo queima de estoque. (B) fazer reduo de preos com relao a itens fora do mercado. (C) estabelecer condies de pagamento quando a venda no vista. (D) interromper a venda de um produto, quando apresente defeito. (E) subordinar a venda de um bem aquisio de outro bem.

Dentre as tcnicas de anlise de investimento se destaca o payback. O payback simples e o payback descontado do projeto so, respectivamente, (A) 3,4 e 4,3 (B) 3,4 e 5,3 (C) 4,0 e 3,4 (D) 4,0 e 5,3 (E) 4,3 e 5,3

PROFISSIONAL DE VENDAS

LIQUIGS
34
Uma empresa constri relacionamentos de longo prazo com clientes atravs de processos erguidos sobre os valores da cooperao, confiana e dedicao. A venda orientada para relacionamentos possui a caracterstica de (A) focalizar a venda imediata, mesmo que seja por apenas uma vez. (B) vender para qualquer um, desde que o cliente efetue o pagamento vista. (C) vender a maior quantidade possvel ao cliente, mesmo que tal quantidade no seja demandada. (D) induzir vendas a clientes estimulados por reduo de preos. (E) controlar e garantir o bom andamento e feedback aos pedidos das contas selecionadas.

38
No custeio varivel, o valor que resulta da diferena entre o preo de venda e os gastos referentes aos custos e despesas variveis denominado (A) ponto de equilbrio (B) custo direto (C) margem de contribuio (D) custeio marginal (E) custeio por absoro

39
Os valores referentes aplicao dos recursos de uma empresa so informados no ativo do Balano Patrimonial. Se forem buscados valores referentes ao capital de terceiros, esses valores encontram-se no(a) (A) ativo (B) patrimnio lquido (C) capital social (D) passivo (E) situao lquida

35
O processo de planejamento prev determinados procedimentos, como na declarao a seguir. Ser a lder de mercado atuando de forma inovadora, visando ampliao do mercado e disseminao da imagem do Sistema Petrobras.
Disponvel em: <http://www.liquigas.com.br.> Acesso em: 29 fev. 2012.

40
Os gastos realizados por uma indstria de embalagens plsticas com a compra de plstico reciclado para transformao em matria-prima chegam a 30% do valor total do produto. Os gastos com a referida matria-prima so classificados como (A) perda (B) despesa direta (C) investimento (D) custo indireto (E) custo direto

Tal texto se refere declarao inserida no planejamento estratgico, que relata (A) a misso (B) a viso (C) as polticas (D) as tticas (E) os valores

36
As vendas de um produto ou servio so previstas por mtodos pertencentes a trs categorias gerais: os mtodos de pesquisa, os matemticos e os operacionais. (A) modelos de regresso (B) modelos de mdia mvel (C) opinies dos executivos (D) intenes dos compradores (E) avaliaes baseadas na capacidade de vendas

A Contabilidade tem como objetivo o controle do patrimnio, ou seja, dos bens, dos direitos e das obrigaes. A equao bsica do patrimnio representada pela expresso (A) (B) (C) (D) (E) Situao Lquida = Ativo + Patrimnio Lquido Ativo = Passivo + Patrimnio Lquido Patrimnio Lquido = Ativo + Passivo Passivo = Ativo + Patrimnio Lquido Passivo = Situao Lquida + Ativo

37

A
PROFISSIONAL DE VENDAS

So considerados mtodos operacionais os(as)

LIQUIGS
BLOCO 2
41
Gasolina, representada pelo hidrocarboneto C8H18, e etanol tm sido muito usados no Brasil como combustveis. Na composio da gasolina comercial comum, alm da gasolina, h 25%, em volume, de etanol. Considere as reaes termoqumicas a seguir. CH3CH2OH( ) + 3 O2(g) 2 CO2(g) + 3 H2O( ) 2 C8H18( ) + 25 O2(g) 16 CO2(g) + 18 H2O( ) A partir das informaes, tem-se que a(o) (A) quantidade, em mol, de CO2 emitido pela gasolina menor do que a emitida por uma quantidade equivalente de etanol. (B) calor liberado por mol de gasolina menor do que o liberado por uma quantidade equivalente de etanol. (C) calor de combusto liberado pela gasolina comercial comum menor que o liberado por uma massa equivalente de gasolina sem etanol. (D) combusto na gasolina exotrmica enquanto a do etanol endotrmica. (E) C8H18 um hidrocarboneto enquanto CH3CH2OH um aldedo. H = 1.368 kJ/mol H = 10.940 kJ/mol

42
Quando se dissolve cloreto de amnio (NH4Cl) em gua, a temperatura da soluo formada diminui, pois a dissociao desse sal um processo endotrmico. A variao de entalpia (calor de reao presso constante) na dissoluo de 1 mol de NH4Cl igual a 15 kJ. Se a preparao de uma soluo aquosa desse sal produziu 3 kJ, medidos em um calormetro, a massa, em gramas, dissolvida foi
Dado: MMcloreto de amnio = 53,5 g/mol

(A) (B) (C) (D) (E)

5,4 10,7 15,1 26,8 53,5

Em um laboratrio, foi feita a seguinte experincia: certa quantidade de gs recebe 5,0 x 105 J de calor de uma fonte externa e sofre uma transformao reversvel do estado A para o estado B, como mostra o diagrama.

43

De acordo com a primeira lei da termodinmica, a energia interna do gs sofre um(a) (A) aumento de 2 x 105 J (B) diminuio de 2 x 105 J (C) aumento de 3 x 105 J (D) diminuio de 3 x 105 J (E) aumento de 5 x 105 J

PROFISSIONAL DE VENDAS

10

LIQUIGS
44
Um qumico pretende sintetizar sabo a partir do triacilglicerol, visto a seguir, submetendo-o hidrlise bsica (saponificao) com hidrxido de sdio sob aquecimento em presena de gua.

OBS.: R1, R2 e R3 representam cadeias carbnicas longas.

Um sal de cido graxo que pode ser obtido a partir da saponificao do triacilglicerol representado acima

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

45
A enrofloxacina representada a seguir uma substncia utilizada em medicina veterinria no tratamento de infeces respiratrias.

Na estrutura da enrofloxacina, esto presentes os seguintes grupos funcionais: (A) (B) (C) (D) (E) amida, cetona, fluoreto e cido carboxlico amina, ster, fluoreto e fenol amina, cetona, haleto e cido carboxlico ter, cido carboxlico, amina e haleto nitrila, haleto, cetona e aldedo

11

PROFISSIONAL DE VENDAS

LIQUIGS
46
Um tcnico de uma indstria qumica precisa sintetizar o nilon 6,6, uma poliamida utilizada para confeccionar fibras txteis. Como no h reagentes disponveis no laboratrio, ele precisar solicitar a compra de reagentes. No catlogo de um fornecedor, esto presentes as cinco substncias a seguir.

Dentre as substncias presentes no catlogo, quais devem ser compradas para que o tcnico sintetize o nilon 6,6? (A) (B) (C) (D) (E) Etileno e cloreto de vinila Etileno e cido actico cido actico e cido adpico cido adpico e hexametilenodiamina Hexametilenodiamina e cloreto de vinila

47
Uma massa de 2,00 g de um gs, considerado ideal, ocupa, na CNTP o volume de 2,80 L. Esse gs pode ser o (A) (B) (C) (D) (E) CH4 N2 O2 H 2S CO2

48
Considere o esquema de uma garrafa trmica.
Bulbo de vidro com paredes espelhadas

vcuo invlucro plstico

Certas caractersticas da garrafa trmica so responsveis pela reduo das trocas de calor entre o interior e o exterior da garrafa. A transferncia de calor por conveco e por radiao so reduzidas, respectivamente, por causa do (A) invlucro de plstico e do vcuo entre as paredes de vidro (B) espelhamento das paredes de vidro e do vcuo entre as paredes de vidro (C) espelhamento das paredes de vidro e do invlucro de plstico (D) vcuo entre as paredes de vidro e do invlucro de plstico (E) vcuo entre as paredes de vidro e do espelhamento das paredes de vidro

PROFISSIONAL DE VENDAS

12

LIQUIGS
49
Quando se dissolve um sal em gua, ele se dissocia nos seus ons. Na representao do sal dissolvido em gua, costuma-se acrescentar (aq) ao lado da frmula. Na reao entre dois sais dissolvidos em gua com formao de um produto slido, costume acrescentar (s) ao lado da frmula dessa substncia. Por outro lado, aqueles ons que, numa reao, entram e saem sem sofrer qualquer alterao so conhecidos como ons espectadores. Considere as reaes representadas pelas equaes abaixo: (I) (II) NaC HgC
(aq)

+ AgNO3(aq)

NaNO3(aq) + AgC

(s)

2(aq)

+ Na2CO3(aq) HgCO3(s) + 2 NaC 2KNO3(aq) + PbI2(s)

(aq)

(III) Pb(NO3)2(aq) + 2 KI(aq) So ons espectadores: (A) (B) (C) (D) (E)

Ag+ e C em (I) Hg+ e CO32 em (II) K+ e NO3 em (III) Ag+ e NO3 em (I), e Pb2+ e NO3 em (III) Hg2+ e C em (II), e K+ e I em (III)

50
Considere as reaes representadas pelas seguintes equaes: (I) (II) CH4(g) + 2 O2(g) CO2(g) + 2 H2O( )

CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g) 2 NH3(g)

(III) N2(g)+ 3 H2(g)

(IV) H+(aq) + OH(aq) H2O( ) (V) SnC


2(aq)

+ 2 FeC

3(aq)

SnC

4(aq)

+ 2 FeC

2(aq)

Observando as equaes, nota-se que a reao (A) (B) (C) (D) (E) (I) de combusto incompleta. (II) de oxirreduo. (III) de decomposio trmica. (IV) de neutralizao cido-base. (V) a espcie Fe2+ oxida o Sn4+ a Sn2+.

51
Uma expedio de pesquisa chega a um local ermo. Os pesquisadores descobrem que levaram o termmetro errado para medir a temperatura ambiente. Ele havia sido graduado em uma escala X que, em gua fervente a 1 atm, indica 80 X e que, em gelo fundente a 1 atm, indica 30 X. Qual a temperatura em C que esse termmetro mede quando indica 40 X? (A) 10 (B) 20 (C) 30 (D) 40 (E) 50

13

PROFISSIONAL DE VENDAS

LIQUIGS
Considere as informaes a seguir para responder s questes de nos 52 e 53. Um material, inicialmente no estado gasoso, recebe calor de uma fonte. O aquecimento ocorre presso constante, e a curva de aquecimento mostrada na figura.

52 As temperaturas de fuso e vaporizao do material, em C, valem, respectivamente, (A) 100 e 50 (B) 50 e 250 (C) 250 e 450 (D) 100 e 450 (E) 50 e 450

53
Qual , em J C1, a capacidade calorfica do material no estado lquido? (A) 20 (B) 30 (C) 50 (D) 100 (E) 200

54
A sacarose, o acar de mesa, hidrolisada a 120 C para formar a glicose conforme a reao a seguir. C12H22O11(aq) + H2O( ) 2 C6H12O6(aq) O valor da constante de velocidade dessa reao, a 120 C, 7,0L/mol.s, a reao de 2a ordem e a gua no tem influncia na velocidade da reao. A velocidade inicial de hidrlise, em mol/L.s, de uma soluo de sacarose, cuja concentrao inicial 17,1 g/L,
Dado: M (C12H22O11) = 342 g/mol

(A) 0,0085

(B) 0,0100

(C) 0,0120

(D) 0,0175

(E) 0,0225

PROFISSIONAL DE VENDAS

14

LIQUIGS
55
Um motorista sai de um tnel com seu automvel em ponto morto a 108 km/h. Em seguida, o automvel sobe um viaduto e chega ao topo a 72 km/h, conforme mostra a figura.
72 km/h

108 km/h
5,0 m

O trabalho, em Joules, realizado pelas foras dissipativas que atuam sobre o automvel durante esse percurso, vale, aproximadamente,
Dados: Massa do automvel = 1,0 x 103 kg Acelerao da gravidade = 10 m/s2

(A) 5,0 x 104 (B) 1,0 x 105 (C) 2,0 x 105 (D) 3,0 x 105 (E) 4,5 x 105

A
15

PROFISSIONAL DE VENDAS

LIQUIGS
BLOCO 3
56
Em determinada rea geogrfica e para um perodo de tempo especfico, a previso de vendas da empresa definida como o (A) melhor nvel de vendas possvel do mercado (B) melhor nvel de vendas possvel da empresa (C) nvel de vendas que iguala receitas e despesas da empresa. (D) nvel esperado de vendas da empresa, dada uma estratgia especfica. (E) nvel esperado de vendas do mercado, dada uma estratgia especfica.

61
As etapas que compem o processo de vendas obedecem seguinte sequncia: (A) abordagem, prospeco, apresentao de vendas, fechamento, tratamento de objees, atendimento ps-venda (B) abordagem, prospeco, apresentao de vendas, tratamento de objees, fechamento, atendimento ps-venda (C) prospeco, abordagem, apresentao de vendas, tratamento de objees, atendimento ps-venda, fechamento (D) prospeco, abordagem, apresentao de vendas, fechamento, tratamento de objees, atendimento ps-venda (E) prospeco, abordagem, apresentao de vendas, tratamento de objees, fechamento, atendimento ps-venda

57

Ao dividir o pblico-alvo com base em seus conhecimentos, atitude, uso e resposta a um produto, a empresa pratica a segmentao (A) comportamental (B) demogrfica (C) geogrfica (D) operacional (E) psicogrfica

62
Para comunicar de maneira persuasiva o valor para o cliente e construir relacionamentos com ele, as empresas fazem uso do mix de comunicaes de marketing. Esse mix inclui as seguintes ferramentas: (A) internet, propaganda, promoo de vendas, relaes pblicas, marketing direto (B) internet, redes sociais, promoo de vendas, relaes pblicas, marketing direto (C) internet, redes sociais, promoo de vendas, vendas pessoais, marketing direto (D) propaganda, distribuio, relaes pblicas, venda pessoal, marketing direto (E) propaganda, promoo de vendas, relaes pblicas, venda pessoal, marketing direto

58

A ao de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do pblico-alvo traduz o conceito de (A) distribuio (B) negociao (C) segmentao (D) planejamento (E) posicionamento

59

As vendas realizadas por uma empresa no ano de 2011 totalizaram R$ 100 milhes. Considerando-se uma previso de crescimento de 10% ao ano, nos prximos anos, qual ser, em reais, a previso de vendas da empresa daqui a dois anos? (A) 110 milhes (B) 111 milhes (C) 120 milhes (D) 121 milhes (E) 200 milhes

63
Nas ltimas dcadas, principalmente em funo da fragmentao dos mercados e dos avanos da tecnologia da informao, as empresas tm implementado planos de comunicao caracterizados pela utilizao de diversas mdias. Nesse contexto, o conceito de comunicao integrada de marketing estabelece que a empresa deve (A) definir seus canais de comunicao prioritrios em funo da reduo de custo proporcionada pelas novas tecnologias de informao. (B) priorizar os canais de comunicao digitais e as vendas pessoais em detrimento da comunicao de massa. (C) priorizar os canais de comunicao de massa, deixando para as comunicaes digitais e as vendas pessoais um papel de suporte. (D) integrar e coordenar seus diversos canais de comunicao para transmitir uma mensagem clara, consistente e atraente sobre a organizao e suas marcas. (E) coordenar seus canais de comunicao de modo que as mensagens institucionais sejam veiculadas em anncios televisivos, e as mensagens comerciais em comunicaes de e-mail e vendas pessoais.

60

Em muitas organizaes, buscando garantir que os vendedores entendam mais profundamente o comportamento de compra e o uso que os clientes fazem de seus produtos, os vendedores especializam-se em atender a um setor especfico e a um certo tipo de cliente. A organizao da fora de vendas dessas empresas segue uma especializao (A) funcional (B) geogrfica (C) hbrida (D) por produto (E) por mercado

PROFISSIONAL DE VENDAS

16

LIQUIGS
64
O processo de pesquisa de marketing inicia-se com a(o) (A) coleta de dados internos da empresa (B) definio do plano de amostragem (C) definio do problema de pesquisa (D) escolha da metodologia a ser empregada (E) desenvolvimento do plano de pesquisa

67
O centro de compra de uma organizao composto por todas as pessoas e grupos que participam do processo decisrio de compra e que compartilham algumas metas e riscos provenientes das decises. Verifica-se que o centro de compras composto por (A) membros do departamento de compras da empresa, sendo vedada a participao de membros de outros departamentos. (B) membros da empresa que exercem um determinado papel no processo de compra, independente de seu nvel hierrquico. (C) membros da empresa que, exclusivamente, detenham poder de deciso no processo de compra. (D) nmero igual de representantes da empresa compradora e da empresa fornecedora de bens ou servios. (E) pessoas de fora da empresa, como consultores ou funcionrios do governo, exclusivamente.

65
Regio 1 Vendas (em R$) Despesas de vendas (em R$) No de visitas de vendas No de propostas No de vendedores 2.000,00 9.000 220 20 Regio 2 2.500,00 7.500 200 25 Regio 3 3.000,00 12.000 270 30 22.000,00 25.000,00 24.000,00

A fora de vendas da empresa Alpha est dividida em trs regies, conforme o quadro acima. Aps realizar uma anlise de produtividade por vendedor, verifica-se que a(s) (A) regio de maior volume total de vendas a que apresenta maior produtividade por vendedor. (B) regio de menor volume total de vendas a que apresenta a maior produtividade por vendedor. (C) regio 1 apresenta a menor despesa por vendedor. (D) regio 3 apresenta maior ndice de visitas por vendedor do que a regio 1. (E) regies 1, 2 e 3 apresentam as mesmas despesas de vendas.

68
Uma empresa que adota a orientao de marketing societal conduz suas atividades com nfase na(o) (A) entrega de valor para os clientes visando manuteno ou melhoria do bem-estar tanto dos clientes quanto da sociedade no longo prazo. (B) fabricao de produtos de qualidade e no seu aperfeioamento ao longo do tempo. (C) maximizao do volume de vendas, da participao de mercado e dos lucros. (D) alcance de alta eficincia de produo, baixos custos e distribuio em massa. (E) conhecimento das necessidades e dos desejos dos mercados-alvo e na entrega da satisfao desejada com mais eficincia que os concorrentes.

66
Considere as afirmaes sobre a previso de vendas da empresa. I - A previso de vendas baseia-se no oramento de vendas e deve ser idntica ao potencial de vendas da empresa. II - Se a previso de vendas for demasiadamente alta, a empresa poder sofrer perdas em funo de gastos efetivados com base numa previso de receita no realizada. III - Se a previso de vendas for demasiadamente baixa, a empresa poder no estar preparada para atender demanda do mercado, perdendo lucro e dando oportunidade concorrncia para realizar vendas adicionais. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

69
A abordagem de venda na qual o vendedor representa os papis de estrategista, consultor de negcios e aliado de longo prazo denomina-se: (A) consultiva (B) de alta presso (C) em estados mentais (D) por resposta a estmulos (E) para satisfao de necessidades

70
Uma empresa compete no mercado com uma estratgia baseada, exclusivamente, no atendimento a um nicho de mercado, com uma oferta de produto sem similar no mercado. De acordo com a tipologia de estratgias genricas de Michael Porter, essa empresa pratica uma estratgia de (A) liderana total de custo (B) diferenciao (C) meio-termo (D) enfoque baseado em custo (E) enfoque baseado em diferenciao

17

PROFISSIONAL DE VENDAS

You might also like